09/10/2021 Por Bárbara Rocha

8 melhores lugares para viajar em Minas Gerais

Quer conhecer os melhores lugares para viajar em Minas Gerais? Neste post, te mostramos um guia completo com 8 atrações imperdíveis para você aproveitar o melhor do estado mineiro.

Você já deve saber que Minas foi palco de acontecimentos históricos importantes do nosso país e, por isso, há muitos patrimônios históricos preservados com ares dos séculos passados para conhecer.

Também já deve ter ouvido falar da famosa culinária mineira, e seus pratos típicos, como o frango com quiabo, o feijão tropeiro e, é claro, o pão de queijo mineiro, que confirmamos: é uma delícia! Ou seja, há muito o que experimentar.

O que muita gente não sabe é que o estado também é repleto de cachoeiras e paisagens incríveis, por isso, é um ótimo destino para quem quer curtir a natureza.

art

Curioso(a) para descobrir tudo o que fazer em Minas Gerais? É só continuar lendo!

1. Serra do Cipó (Santana do Riacho)

bicicleta em rio em Serra do Cipó, um dos melhores lugares para viajar em minas gerais
Foto: Jaime Dantas on Unsplash

O primeiro destino da nossa lista dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais é a famosa Serra do Cipó, que está apenas 100 km da capital mineira e onde você vai encontrar o melhor do ecoturismo da região! 

Além de oferecer inúmeras cachoeiras e trilhas para serem exploradas, a região é convidativa para quem busca apenas descanso, com pousadinhas deliciosas e tem opções para todos os gostos e bolsos. 

A Serra do Cipó não é exatamente uma cidade e sim uma região. Por isso, é preciso escolher alguma cidade base onde ficar. Uma das melhores cidades para se hospedar é Santana do Riacho, que fica próxima aos principais passeios.

Quando ir para Serra do Cipó

O melhor período para visitar a Serra do Cipó é entre os meses de maio a setembro. Isso porque nessa época chove pouco e você vai encontrar as cachoeiras com um nível de água ideal para banho. 

Esse não é um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais de dezembro a março, pois é quando chove bastante e corre o risco de ter trombas d’água.

Relógio e ferramentas antigas em cima de mesa de madeira
Foto: Júlio César Santos on Unsplash

Como chegar a Serra do Cipó

De carro: Conforme já mencionado anteriormente, a Serra do Cipó está situada apenas 100 km de BH e a melhor forma de chegar até lá é pela Linha Verde, através da Avenida Antônio Carlos sentido aeroporto Internacional de Confins. 

Em seguida, no trevo de Lagoa Santa entrar a direita sentido Conceição do Mato Dentro e seguir por 60 km até encontrar as placas de Santana do Riacho. 

De ônibus: É importante dizer que a rota rodoviária muda em MG com frequência, o que pode dificultar o acesso aos melhores lugares para viajar em Minas Gerais. Atualmente a empresa que realiza o transporte para Santana do Riacho é a Saritur. (setembro/2021)

Principais passeios na Serra do Cipó​

  • Estátua do Juquinha: conheça a estátua do famoso Juquinha, um andarilho que vivia nas montanhas e costumava colher flores para dar aos turistas em troca de roupas, comidas e etc.  
  • Cachoeira Grande: essa é a cachoeira que tem o acesso mais fácil da região. Valor: R$35,00 por pessoa.
  • Cachoeira Véu da Noiva: para acessar essa cachoeira é necessário fazer uma trilha curta de apenas 400 metros. Valor: R$40,00 por pessoa.
  • Cachoeira da Farofa: essa cachoeira está dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó e é possível acessá-la a pé ou de bicicleta em uma trilha de 16 km (ida e volta). Gratuita.

Onde ficar na Serra do Cipó​

cadeiras em mesas em área de lazer de Pousada Flor de Pequi
Foto divulgação: Pousada Flor de Pequi

Santana do Riacho é um município pequeno, no entanto existem pousadas bem no centrinho (próximas aos restaurantes, bares e comércios) e também algumas mais afastadas para quem prefere se isolar em um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais. 

Confira algumas opções de onde ficar na Serra do Cipó:

Confira a lista completa de hotéis em Serra do Cipó.

2. Inhotim (Brumadinho)

Foto Inhotim
Foto: Flávio Jota de Paula

Inhotim é nada mais, nada menos, do que o maior museu a céu aberto do mundo!!! Demais, né!? Por isso, este parque, localizado em Brumadinho, não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores lugares para viajar em Minas Gerais!

O que mais impressiona por lá é o encontro de arte e natureza: o jardim está no encontro da Mata Atlântica com o Cerrado e são mais de cem hectares que podem ser visitados, com 4 mil espécies botânicas vindas de todo o globo. Isso, claro, sem falar nas 700 obras de mais de 60 artistas de 40 nacionalidades. Consegue imaginar a imensidão?

Por isso, é preciso reservar, no mínimo, dois dias inteiros para conhecer todo o parque.

Quando ir para Inhotim

A melhor época para visitar esse que é um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais, é entre os meses de maio a setembro, que são mais secos e, portanto, chove pouco. Evite visitar no período que vai de novembro a fevereiro, quando as chuvas são mais frequentes.

Como chegar a Inhotim​

De carro: Partindo da capital mineira que está 55 km de Inhotim, a maneira mais fácil de chegar à Inhotim é pegar a BR 381 sentido São Paulo. Em seguida, pegar a saída para Brumadinho/Inhotim. As placas te levarão até o parque, a estrada é bem sinalizada.

De ônibus:  Atualmente a única empresa que realiza o transporte de Belo Horizonte para Inhotim é a Atual.

Principais passeios em Inhotim

A principal atração em Inhotim é o parque. O passeio por Inhotim mescla arte e natureza. As obras de destaque estão nas galerias: Claudia Andujar, True Rouge, Psicoativa Tunga e a Galeria Adriana Varejão.

Estrutura artística em Inhotim, um dos lugares para viajar em minas gerais
Foto: Mario Gogh on Unsplash

Onde ficar em Inhotim​

Piscinas de pousada Só Alegria em Inhotin, um dos lugares para viajar em minas gerais
Foto divulgação: Pousada Só Alegria

Próximo ao Parque de Inhotim não existem muitas opções, a grande maioria está a cerca de 6 a 10 quilômetros da região. 

Confira algumas opções de onde ficar em Inhotim:

Confira a lista completa de hotéis em Brumadinho.

3. Ibitipoca

Cachoeira caindo sobre as pedras em Ibitipoca, um dos lugares para viajar em minas gerais
Foto: WILLIAN REIS on Unsplash

É na famosa Conceição de Ibitipoca que fica a belíssima janela do céu, que rende ótimas fotos! É literalmente uma janela para a natureza. 

Além disso, essa cidade abriga um parque estadual imenso que tem mais de 48 cachoeiras!!!! Para quem gosta de natureza e trilhas, certamente, essa é a melhor opção entre os lugares para viajar em Minas Gerais. 

A Vilazinha de Conceição do Ibitipoca é um charme que só e tem um estilo rústico diferenciado.