27/05/2024 Por Bárbara Rocha
Não importa qual seja o seu estilo, esteja você viajando sozinho (a), com os amigos, a família ou em casal, vai encontrar o que fazer em Barcelona e vai sentir vontade de voltar várias vezes para esse destino encantador – e vamos provar isso nesta lista!
Curte passeios culturais? Há museus e patrimônios mundiais de sobra em Barcelona. É fã de arquitetura? Aqui você vai poder ver alguns dos edifícios mais bonitos da Espanha. Ama futebol? Dá para visitar a casa do Barcelona FC! Gosta de se aventurar? Tem várias trilhas, praias e montanhas te esperando. É baladeiro (a)? As casas noturnas funcionam até o amanhecer. Prefere um vinhozinho e um bom prato de comida? Restaurantes maravilhosos estão por toda parte.
E se você estiver viajando com crianças, não precisa se preocupar. Barcelona possui vários parques temáticos e áreas ao ar livre onde os pequenos podem se divertir.
Para aproveitar ao máximo sua visita a Barcelona, recomendamos que você leia todo o nosso guia, onde apresentamos as principais atrações da cidade, além de ótimas opções de hotéis para todos os tipos de orçamento. Anote as melhores dicas e inclua-as no seu roteiro. Barcelona certamente vai te encantar e deixar vontade de voltar várias vezes a esse destino encantador!
O que fazer em Barcelona: 25 atrações imperdíveis
1. Passeie por Las Ramblas
Com um quilômetro e meio, que vai da Plaza Catalunya ao Monumento a Colombo, Las Ramblas é a rua mais famosa da cidade e um excelente ponto de partida para começar o seu dia de passeios em Barcelona.
Nossa dica é iniciar pela Plaza Catalunya. Estando lá, faça uma parada para beber na fonte das Canaletas, famosa por ser o local onde os torcedores do Barcelona FC comemoram os títulos – dizem também que quem bebe desta água volta a Barcelona… Não custa tentar, né?
Depois, vá até o monumento a Colombo e visite mais alguns pontos turísticos de Barcelona, como o Gran Teatre del Liceu (a ópera) e um mosaico de Miró.
Pelo caminho, você vai encontrar dezenas de restaurantes, lojinhas de souvenirs, agências de turismo, hotéis, além de músicos de rua, dançarinos e estátuas humanas (que cobram para tirar uma foto com elas!). Pare para fotografar, observar a diversidade cultural que rodeia a cidade e recarregar as energias!
Só é bom (como em qualquer cidade grande) cuidar bem dos seus pertences, ficar alerta com os ”golpes pega-turista” e evitar comer e beber por aqui, já que a relação custo x benefício não é das melhores e muitos estabelecimentos da área oferecem um péssimo serviço.
Dica extra: Em uma das ruas adjacentes está o Palácio Güell, uma das obras maravilhosas de Gaudí (famoso arquiteto espanhol). O passeio por dentro até o terraço, repleto de chaminés coloridas, é especial para quem curte arte e arquitetura!
2. Visite o mercado La Boquería
Frutas, verduras, doces, carnes, peixes, nozes, doces, vinhos, tapas… Você vai encontrar de tudo em La Boquería, mercado que é um ponto turístico de Barcelona obrigatório para os foodies.
Eleito o melhor mercado público do mundo em 2016, ele foi inaugurado em 1840 e funciona em um prédio histórico, com uma bela entrada de ferro.
Nós chegamos por lá pela manhã e recomendamos que você faça mesmo, pois é a hora que ele ainda não está lotado de turistas! Passamos 2 horas explorando as barraquinhas porque resolvemos experimentar alguns pratos típicos, mas se você não for comer nada, 1 hora por aqui é o suficiente.
Apesar das refeições não serem tão baratas, vale experimentar, ao menos, uma opção. Há muitos frutos do mar, incluindo camarões, polvos e ostras. Nós paramos no Bar Restaurante Pinotxo que serve mariscos frescos e um chopp excelente!
- Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 20h30.
- Endereço: Rambla, 91.
3. Se perca pelas ruas antigas do Bairro Gótico (Barri Gòtic)
Andar pelo antigo Bairro Gótico de Barcelona (Barri Gotic) foi um dos passeios em Barcelona que mais gostamos de fazer. Passe algumas horas por aqui, especialmente ao anoitecer, quando as luzes se acendem e o visual fica ainda mais lindo! Você não vai se arrepender!
Em seus becos medievais e ruas sinuosas, que parecem ter parado no tempo, esse bairro abriga vários monumentos, museus e praças, como a Plaça Reial, que foi cenário do filme “Perfume – A História de um Assassino”, além de clubes, bares e restaurantes ótimos, incluindo o Le Quinze Nits, que serve o melhor da culinária espanhola por um preço justo, na Pl. Reial, 6.
Para não se perder, anote no seu roteiro de viagem para Barcelona as melhores atrações do Bairro Gótico:
- Museu de História de Barcelona: Inaugurado em 1943, conta a história de Barcelona do início do século X até o presente, através de painéis informativos, atividades interativas e instalações de cinema. Há também minifilmes, fotos, vídeos animados e exposições de túmulos de diferentes períodos. Mesmo que você não seja tão fã de História, vai encontrar algo interessante. Preço: 7 euros por pessoa.
- Catedral de Barcelona: Construída entre o final do século 13 e o início do século 15, é uma catedral gótica clássica com torres enormes (elas tem mais de 53 metros de altura!), vitrais coloridos e esculturas incríveis em madeira. Não deixe de visitar os terraços, que revelam uma vista linda de Barcelona. Preço: 9 euros por pessoa.
- Plaça de Sant Felip Neri: Charmosa, isolada e pouco conhecida por quem faz turismo em Barcelona, essa praça apareceu em vários filmes, como “Vicky Cristina Barcelona” (de Woody Allen), ”Perfume – A História de um Assassino” e no clipe da música “My Immortal” de Evanescence. Ela fica perto da Catedral de Barcelona, mas é um pouco difícil encontrá-la no Bairro Gótico – use Google Maps para não se perder nas ruas estreitas!
- Hash Marihuana & Hemp Museum Barcelona: Localizado em um palácio modernista, com belos vitrais e piso de madeira, este museu abriga a maior coleção do mundo dedicada à cannabis. Através de pinturas, fotos, vídeos e itens exclusivos você vai aprender mais sobre essa planta tão famosa e observar várias plantas nas varandas.
4. Dê um rolé na Plaça de Catalunya
A Plaça de Catalunya é um daqueles lugares que precisa estar na sua lista do que fazer em Barcelona. Afinal, essa é a principal praça da cidade!
Ao todo, são quase 30.000 metros quadrados cercados por diversas lojas, shoppings e hotéis, além de restaurantes e bares que ficam bem animados o dia inteiro. Essa praça também costuma ser palco de vários eventos culturais.
Resumindo, é um ótimo ponto turístico de Barcelona para você tirar fotos, comer, beber, se divertir e bater pena. Apple (loja gigante!), Zara, Fnac, C&A, Mango, H&M são algumas das lojas que você vai encontrar por aqui.
5. Se emocione com a Sagrada Família
Há vários edifícios de Gaudí espalhados por Barcelona, mas a Sagrada Família, com certeza, é a mais famosa das suas obras.
Embora ainda não esteja concluída (a construção começou em 1882 e está programada para ser concluída em 2026, centenário da morte de Gaudí), ela é um dos edifícios mais emblemáticos da Espanha e, provavelmente, o ponto turístico mais visitado de Barcelona (e uma das obras mais visitadas do mundo), atraindo 2,8 milhões de visitantes por ano!
Basta ver uma foto e você vai entender. É difícil não ficar impressionado (a) com esse templo em estilo neogótico, que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Mas o mais especial talvez seja a história por trás da obra e o empenho de Gaudí com ela. Inicialmente o projeto nem era dele, mas depois da renúncia de Joan Martorell, ele assumiu a obra e modificou todo o projeto, trabalhando nele por mais de 40 anos de vida. Para você ter uma ideia, ele chegou a morar por lá!
Vitrais alveolados, torres coroadas com formas geométricas, esculturas de anjos músicos, colunas imponentes… são muitos detalhes bonitos para ver neste ponto turístico de Barcelona. Se puder, reserve um bom tempo para explorar a igreja, de preferência entre o meio da manhã e o final da tarde para ver o brilho do sol por todo o vitral.
- Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 20h e aos domingos, das 10h30 às 20h (de abril a setembro). Em março e outubro encerra às 19h e nos demais meses às 18h.
- Endereço: Plaça de la Sagrada Familia.
6. Caminhe pela Avenida Gaudí
Depois de absorver as maravilhas da Sagrada Família, você pode caminhar pela Avenida Gaudí, uma rua comercial arborizada que nós amamos e leva até o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, outro ponto turístico de Barcelona imperdível.
Projetado por Lluís Domènech i Montaner, a obra de 1401, que liga 6 hospitais antigos da cidade, é uma das principais do modernismo catalão e Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Por lá você vai poder, além de tirar muitas fotos com a bela fachada cheia de esculturas e mosaicos, visitar exposições que contam a história do local e explorar túneis subterrâneos que ligam os prédios.
A entrada deste ponto turístico em Barcelona não é gratuita (custa a partir de €16), mas vale passar por lá nem que seja para admirar e fotografar a construção.
7. Se encante com as vistas do Parque Güell
Ao planejar o que fazer em Barcelona, outra atração que não pode ficar de fora é o Parque Güell.
Ele fica bem perto da Sagrada Família, então, vale a pena fazer os dois passeios no mesmo dia. Mas tenha em mente que você vai passar metade do dia por aqui, se quiser conhecer o lugar por completo.
Declarado Patrimônio da Humanidade, o Parque Güell é mais uma das obras que teve Gaudí como arquiteto – ele também chegou a morar anos por aqui – e guarda diversas esculturas, fontes e edifícios inspirados em formas da natureza, como a Plaza de la Naturaleza, que tem em um de seus lados um banco ondulado em forma de serpente marinha cheio de mosaicos preciosos e vistas incríveis de toda a cidade. Sem dúvidas, um dos parques mais bonitos do mundo!
No total, são cerca de 17 hectares para explorar, por isso, é bom usar roupas e sapatos confortáveis! Observe com atenção cada detalhe (em todos os lados tem algo diferente), visite os mirantes com vista para o mar, relaxe nas áreas verdes e tire muitas fotos!
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 19h30, de abril a outubro (os horários de fechamento variam no inverno e na primavera). A entrada só é permitida a cada meia hora para uma cota de 400 pessoas, motivo pelo qual se formam longas filas, principalmente na alta temporada e nos finais de semana.
- Endereço: Carrer d’Olot 08024, Barcelona, Espanha.
- Preço: Gratuito até 6 anos | entre 7-12 anos 7 € | +12 anos 10 €
8. Visite a Casa Batlló e a Casa Milà
Sim, esses são mais dois dos pontos turísticos de Barcelona projetados por Gaudí. Afinal, o arquiteto morou por boa parte de sua vida na cidade, então, suas obras estão por toda parte!
Na Casa Batlló, onde o design Art Nouveau predomina, você vai encontrar um belo mosaico feito de telhas de cerâmicas quebradas (criados com um lixo que Gaudí recolheu de uma vidraçaria próxima), que brilham com a luz do sol, e um telhado arqueado de azulejos, que parece as costas de um dragão. Foi um dos edifícios que mais gostamos!
Já a Casa Milà, a apenas 500 metros da Batlló, tem uma fachada de pedra calcária, e foi planejada pelo arquiteto com o objetivo de lembrar uma montanha nevada e ser símbolo espiritual (ele era um católico devoto). O estilo predominante por aqui é o Art déco e há muitos elementos religiosos, como um trecho da oração do terço ao longo da fachada e estátuas de Maria, São Miguel e São Gabriel. De junho a julho, esse ponto turístico de Barcelona também é palco do “Talents Jazz a La Pedrera”, evento bem bacana, com diversos concertos no terraço!
Casa Batlló:
- Horário de funcionamento: Aberto diariamente, das 9h às 20h15.
- Endereço: Passeig de Gràcia, 43.
- Preço: 35 euros online e 39 euros na porta.
Casa Milà:
- Horário de funcionamento: Aberto diariamente, das 9h às 20h30 e das 20h40 às 22h.
- Endereço: Passeig de Gràcia 92.
- Preço: 25 euros online e 28 euros na porta (os ingressos incluem um guia de áudio gratuito).
9. Explore o Bairro da Gràcia
Uma lista do que fazer em Barcelona não fica completa sem um bom lugar para comer as famosas tapas espanholas e experimentar os pratos típicos da cozinha catalã.
E um dos melhores lugares em Barcelona para isso é Gràcia, bairro repleto de muitos restaurantes e tabernas maravilhosas. La Pubilla (especializado na gastronomia Catalunha) e Gasterea (ótimos pinchos e tapas) são as nossas dicas.
Além de ser famoso pela comida maravilhosa, Gràcia é conhecido por ser a casa de inúmeros artistas e boêmios, que encontraram neste bairro, que foi uma cidade independente até o final do século XIX e ainda mantém esse charme, um lugar para chamar de lar. O amor e identificação pelo bairro é tanto que não dizem “eu sou de Barcelona” , mas sim ”eu sou de Gràcia”.
Não deixe de passear por lá para entender porque ele é tão queridinho, tomar um drink nas esplanadas das praias mais famosas, como Virreina, Sol, Revolución e Diamante, e depois recarregar as energias em um dos restaurantes.
10. Caminhe por Barceloneta
Que tal pegar uma praia durante a viagem para Barcelona?
Basta ir até La Barceloneta, que abriga uma praia conhecida pelo mesmo nome do bairro e também por Sant Sebastià.
Antes uma área de pescadores, a área foi revitalizada em 1992 e recebeu vários bares, banheiros e um amplo calçadão. Hoje, os moradores e turistas tomam conta do espaço para aproveitar o espaço agradável de 1.100 metros e o mar tranquilo, que só recomendamos mergulhar no verão – em outros meses costuma estar super gelado!
Só é bom ter em mente que o topless é bem normal pela Espanha. Então, provavelmente, você vai encontrar muitas nativas pegando sol sem a parte de cima do biquíni.
Também é válido aproveitar a visita para conhecer o restante do bairro, que guarda muitos restaurantes ótimos para experimentar frutos do mar, bares de tapas e atrações interessantes, como o Parque de Barceloneta, o Mercado de Barceloneta e o Museu de História de Cataluña.
11. Conheça o Museu Picasso
Inaugurado em 1963, com um acervo de mais de 4 mil itens, o Museu Picasso guarda a maior exposição de obras de Pablo Picasso no mundo!
Pinturas, cartas, peças em cerâmica são algumas das coisas que você vai poder conferir. Achamos incrível ver como a arte de Picasso mudou e evoluiu ao longo de sua vida. Com certeza, para quem ama arte e quer aprender mais sobre a vida e obra de um dos artistas mais influentes do século XX é um dos melhores pontos turísticos de Barcelona!
- Horário de funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 10h às 19h.
- Endereço: Carrer Montcada 15-23.
- Preço: A partir de 14 euros por pessoa, com entrada gratuita às quintas-feiras das 16h às 19h e no primeiro domingo do mês.
12. Faça um passeio guiado em Barcelona
Somos fãs de passeios a pé, e sempre procuramos um assim que chegamos em um destino novo e não foi diferente na viagem para Barcelona!
Além de visitar os principais pontos turísticos do local e fazer amizades com outros viajantes, é uma ótima forma de aprender com um guia local especializado que vai, inclusive, compartilhar suas dicas e conselhos.
Esses são alguns que recomendamos adicionar ao seu roteiro Barcelona:
13. Descubra o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA).
Se você é fã de arte moderna, não deixe de incluir o MACBA em seu roteiro Barcelona!
Este museu possui uma extensa coleção de peças de artistas espanhóis como Joan Miró e Pablo Picasso, além de obras dos americanos Andy Warhol e Alexander Calder, que vão de meados do século 20 até os dias atuais.
- Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 11h às 19h30, sábados das 10h às 20h e domingos/feriados das 10h às 15h (fechado às terças, exceto feriados).
- Endereço: Plaça dels Àngels 1.
- Preço: A partir de 11 euros (inclui visitas de retorno ilimitadas dentro de um mês após a compra). A entrada é gratuita aos sábados a partir das 16h.
14. Faça um tour gastronômico e/ou uma aula de culinária.
Se você é um viajante gastronômico, aspirante a chef de cozinha, ou simplesmente gosta de aprender sobre a cultura e gastronomia dos lugares que visita, colocando a mão na massa (ou melhor, no marisco), recomendo fazer uma aula de culinária ou um tour gastronômico (ou ambos!) durante a viagem para Barcelona.
É uma ótima chance de aprender sobre a culinária tradicional catalã, visitar mercados locais com um guia (que vai te explicar tudo e dar dicas excelentes!) e experimentar ingredientes frescos.
Confira algumas das melhores opções:
15. Assista a uma partida de futebol no Camp Nou.
Quem ama futebol, não consegue sair de Barcelona sem conhecer o Camp Nou, casa do famoso FC Barcelona, mais conhecido como Barça, time que já teve entre seus craques Messi, Xavi, Iniesta, Maradona, Puyol, Guardiola e até Ronaldinho e Neymar.
Assim como os brasileiros, a maioria dos espanhóis é obcecada por futebol e a torcida do Barça faz um espetáculo incrível e barulhento no estádio Camp Nou, que comporta cerca de 100.000 pessoas. Vale a pena fazer parte disso, independente do seu time!
Normalmente, os ingressos custam cerca de 30 euros. Mas, caso não esteja rolando nenhum jogo durante a sua viagem para Barcelona, não precisa se preocupar. O estádio está aberto para visitas guiadas, onde é possível conhecer vestiários, estúdio de televisão, zona mista, sala de imprensa, o túnel que dá acesso ao campo e as arquibancadas, que revelam uma vista panorâmica de todo o estádio. Sem dúvidas, um passeio inesquecível para os fãs de futebol!
- Preço: a partir de € 28 por pessoa.
16. Descubra os passeios em Barcelona menos óbvios!
Embora existam muitos pontos turísticos em Barcelona super interessantes (e lotados), há também muitas coisas peculiares e fora do comum para ver na cidade.
Então, se você quer explorar algumas atrações menos movimentadas (e até mais estranhas) anote essas dicas em sua lista do que fazer em Barcelona:
- Barcelona Erotic Museum: Localizado em frente ao mercado La Boqueria, este é o unico museu erótico da Espanha e conta como o sexo foi visto ao longo dos tempos, com obras da Europa Medieval e do Japão Imperial até o presente, além de falar sobre a diversidade e a tolerância sexual na cidade. Você também vai poder conferir várias pinturas, desenhos, artefatos, esculturas, fotografias e filmes. Preço: a partir de € 12 por pessoa.
- Bunkers of Carmel: Construído em 1938, durante a Guerra Civil Espanhola, no topo do Turó de la Rovira, que tem 262 metros de altura, este espaço, hoje, oferece vistas 360º maravilhosas da cidade. Nossa dica é visitar esse ponto turístico de Barcelona durante o nascer do sol, porque enche bastante ao no restante do dia, especialmente ao entardecer. Também é bom levar água e usar roupas confortáveis, pois a caminhada até lá é um pouco puxada.
- Colunas do Templo de Augusto: Escondido no Bairro Gótico, mais especificamente no Centre Excursionista de Catalunya (rua Paradís, 10), há um conjunto de colunas com mais de 2.000 anos, tirados dos restos de um antigo templo romano. Para quem curte História, é incrível ver de perto vestígios do Império Romano.
17. Explore o Parque de Montjuïc
Se você estiver com tempo de sobra, vale visitar Montjuïc, parque enorme que guarda vários pontos turísticos de Barcelona em um só lugar e leva um um dia inteiro para ser percorrido.
Como ele fica em uma colina a 178 m, o passeio começa no teleférico, onde você vai poder curtir vistas maneiríssimas de toda a cidade.
Ao descer do teleférico, você pode visitar os Jardines del Mirador del Alcalde, que oferecem uma vista panorâmica de Barcelona, e subir até o Castelo de Montjuic, uma antiga fortaleza militar que impressiona por seus baluartes, peças de artilharia e vista fantástica para o Mediterrâneo.
Outros destaques são as instalações esportivas construídas para os Jogos Olímpicos de 1992, como o Estádio Olímpico Lluís Companys, o Palau Sant Jordi, as Piscinas Bernat Picornell e a Torre Calatrava, além do Museu Nacional de Arte de Catalunha (MNAC), um dos melhores museus de Barcelona que possui dois terraços gratuitos com excelentes vistas.
Pensa que acabou? Você também pode descer a montanha pelas escadas rolantes para conhecer a Fonte Mágica de Montjuic, onde todas as noites rola um show de águas em sincronia com músicas de várias bandas famosas, incluindo Queen.
Para não se perder, confira e anote em seu roteiro Barcelona o que fazer em Montjuïc:
- Castelo de Montjuïc: antiga fortaleza com exibições militares e informações sobre a história do castelo. Preço: 5 euros (ou 9 euros incluindo uma visita guiada). É grátis aos domingos após as 15h, assim como no primeiro domingo do mês.
- Fundação Joan Miró: Miró foi um dos artistas surrealistas mais famosos da Catalunha. Muitas de suas obras (mais de 14.000 delas) estão em exibição neste museu, a maioria doada pelo próprio Miró. Há também uma coleção de arte contemporânea, que foi montada em homenagem ao artista no ano seguinte à sua morte. Preço: 13 euros.
- Museu Nacional d’Art de Catalunya: guarda diversas obras góticas, renascentistas e barrocas. Preço: 12 euros (gratuita aos sábados a partir das 15h e no primeiro domingo do mês).
- Poble Espanyol (Vila Espanhola): construída em 1929 para se assemelhar a uma vila tradicional real, abriga 117 edifícios de diferentes regiões espanholas. Há um bairro andaluz, uma secção do Caminho, um mosteiro e muito mais. Todos bem interessantes! Preço:11,20 euros antecipadamente | 14 euros no mesmo dia (online ou na bilheteria).
- Anel Olímpico: Barcelona sediou os Jogos Olímpicos de 1992, e toda a emoção se concentrou em torno do Anel Olímpico. Atualmente, todo o espaço pode ser visitado gratuitamente.
Dica: para chegar em Montjuïc, pegue um metrô até a estação Paral·lel, e depois um funicular (integração gratuita com o metrô) até a estação do teleférico, que leva ao topo da colina. Achamos essa a forma mais prática e divertida, mas quem não quiser pegar o teleférico, pode ir para a Plaça de Espanya de metrô e, de lá, o ônibus 150, que deixa no Castelo de Montjuïc
- Barcelona: Bilhete de Ida e Volta Teleférico de Montjuïc – a partir de € 12,78 por pessoa.
18. Conheça Barcelona de bicicleta.
Se, assim como a gente, você ama pedalar, reserve no roteiro um dia de passeios em Barcelona para percorrer a cidade de bike!
Várias empresas oferecem excursões de bicicleta que incluem, além de uma boa bicicleta, capacete e seguro, a companhia de um guia, que vai percorrer com você o Bairro Gótico, o mercado de La Boqueria, La Sagrada Família, o Arco do Triunfo e muito mais, contado várias curiosidades e fatos históricos.
Essas são as alternativas mais recomendadas:
19. Assista a um show de flamenco.
Para quem não sabe, o flamenco é um estilo tradicional de música e dança espanhola bem conhecido pelos movimentos animados de pés e mãos. Apesar de ter nascido na região da Andaluzia, também é famoso em Barcelona, palco de vários shows de flamenco.
Caso queira ver de perto esse espetáculo em sua viagem para Barcelona, esses são os lugares que recomendamos:
- Barcelona: Show de Flamenco no Los Tarantos (a partir de € 17): localizado na Plaça Reial, é o local de flamenco mais antigo e mais famoso da cidade. As apresentações (18h30, 19h30 e 20h30) duram apenas 40 minutos, por isso é um bom lugar para uma que vai ver o espetáculo pela primeira vez.
- Barcelona: Espetáculo de Flamenco no Palau Dalmases (a partir de € 25, com acesso à galeria de arte Palau Dalmases): uma das melhores coisas sobre esse show de flamenco, que costuma acontecer às 18h, 19h30 e 21h, é que ele é realizado em um palácio histórico lindo, localizado na Carrer de Montcada, 20.
- Barcelona: Show de Flamenco no Tablao Flamenco Cordobes (a partir de € 46 com 1 bebida de cortesia e € 82 com bebida + jantar): este show acontece na passarela principal de Barcelona (La Rambla, 35), geralmente duas vezes por noite. É um dos mais caros da cidade, mas vale a pena. O público por aqui fica pertinho do palco e um jantar é servido antes do show.
20. Curta a vida noturna de Barcelona.
Se você é baladeiro (a), temos uma ótima notícia: não falta o que fazer em Barcelona à noite!
A vida noturna dessa cidade é uma das mais animadas da Espanha, com várias baladas (para todos os estilos) que funcionam até de manhã! Basta escolher a que você achar mais interessante:
- Jamboree: para quem curte jazz é um lugar obrigatório na viagem para Barcelona. Além de assistir a ótimos shows, dá pra beber bons drinks no bar e dançar bastante (depois das apresentações os DJs agitam a casa).
- Moog: se você curte techno é a balada certa. Porém, pode ser difícil dançar à vontade, pois o local é pequeno e normalmente fica lotado!
- Opium Mar: localizada em frente ao mar, é uma das casas noturnas mais famosas e completas de Barcelona. Há um ótimo espaço para dançar, mesas ao ar livre, restaurante e bar. Mas os preços são bem salgados!
- Pacha: também à beira-mar, é um clube moderno, que sempre recebe os melhores DJs nacionais e internacionais, além de abrigar um restaurante que serve ótimos pratos da cozinha mediterrânica.
- Razzmatazz: Arctic Monkeys, Sofi Tukker, Confidence Man, Parrots e Django Django são alguns nomes que já passaram por aqui. É o melhor lugar para os ecléticos, já que tem uma programação diversificada, com shows de pop, house, techno, rock e muito mais.
- Sala Apolo: semanalmente palco de festas animadas, essa casa é para todos os estilos. Cada dia da semana há uma festa com temática e ritmos diferentes. Segunda-feira, por exemplo, tem indie, electro-rock, pop e disco, enquanto na quinta-feira rola dance, rock, hip-hop old school, trap e reggaeton.
21. Brinque em um parque de diversões super antigo.
Inaugurado em 1901, na Serra de Collserola, o Tibidabo Barcelona é um dos parques de diversões mais antigos do mundo e oferece uma das melhores vistas da cidade!
Castelo, carrinho de bate-bate, carrossel, um espaço cheio de legos, cinema 4d, camas elásticas, montanha-russa, roda-gigante e trenzinhos são só algumas das atrações disponíveis neste ponto turístico de Barcelona para toda a família.
Há, também, vários espaços gastronômicos, com opções para todos os gostos (hambúrgueres , cachorro-quente, pipoca, tapas, saladas, sorvetes, nachos, pizzas e muito mais). Tudo isso em meio a uma área verde super agradável!
- Horário de funcionamento: Os horários variam de acordo com a estação. Dê uma olhada no site do Tibidabo Barcelona para planejar a sua visita.
- Endereço: Praça Tibidabo, 3-4, Barcelona.
- Preço: 35 euros.
22. Relaxe no Parque da Ciutadella.
Ao planejar o que fazer em Barcelona com crianças, outra atração que não pode faltar é o Parque da Ciutadella. Mas não espere por playgrounds (existem alguns, mas não são fáceis de encontrar, pois não estão localizados perto da área principal), mas sim uma grande área verde, lagos, fontes, jardins e diversos monumentos.
Nossa dica é preparar alguns lanches para fazer um piquenique na sombra, andar de pedalinho e tirar muitas fotos. Mesmo que você não esteja com crianças, vale a visita. Muitos nativos aproveitam o silêncio do lugar para ler um livro e tomar um vinho com os amigos. Faça como eles!
- Horário de funcionamento: Diariamente das 10h às 22h30.
- Endereço: Passeig de Picasso, 21, 08003, Barcelona.
- Preço: Gratuito.
23. Experimente chocolate quente com churros.
Com crianças ou não, você vai precisar visitar a Petritxol na viagem para Barcelona. Essa rua é famosa por vender chocolate quente e churros ma-ra-vi-lho-sos!
Sim, em Barcelona eles misturam 2 gostosuras de uma vez: chocolate quente e churros. Pode parecer estranho, mas a gente garante que fica ótimo. Nossa dica é visitar a Granja Viader, um clássico de Barcelona, fundado em 1870, localizado a uma distância de La Rambla, e pedir um chocolate quente com chantilly por cima (chamado de “Swiss”) e um prato de churros.
Quando o pedido chegar, é só fazer como os locais: mergulhar o churros no chocolate e aproveitar!
Se os pequenos preferirem algo mais leve, peça o Cacaolat, uma bebida parecida com milkshake de chocolate, que foi inventada justamente neste café em 1931, e que você encontra em diversos bares e supermercados de Barcelona.
- Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 13h45 e das 17h às 20h45.
- Endereço: Carrer d’en Xuclà, 4, Barcelona.
24. Visite a Gaudí Experiència.
Não teve tempo de explicar para as crianças quem foi Gaudí? O Gaudí Experiència é um ponto turístico de Barcelona que pode te ajudar.
A poucos passos do Parque Güell, é um local fácil de combinar com a visita ao parque (só confirme o horário de funcionamento de cada um com antecedência) e ótimo para os pequenos aprenderem enquanto se divertem.
Telas interativas, maquetes e uma experiência cinematográfica em 4D são alguns dos atrativos disponíveis para conhecer mais da vida e obra de um dos arquitetos mais famosos da Espanha.
- Horário de funcionamento: Diariamente das 10h às 17h.
- Endereço: Carrer de Larrard, 41.
- Preço: Gratuito até 6 anos | 7-13 anos 7.50 € | 14+ anos 9 €
25. Divirta-se na Catalunya en Miniatura.
Que tal observar os pontos turísticos de Barcelona por um ângulo diferente? O Catalunya en Miniatura, como o nome entrega, apresenta a Catedral, o Camp Nou, a Plaza del Rey, a Montserrat e várias outras atrações da cidade em miniatura, além de várias outras regiões da Espanha, incluindo Girona e Lérida.
As crianças, geralmente, adoram… Mas sabemos que alguns podem achar entediante. Por isso, o parque oferece vários circuitos de tirolesas para eles se divertirem na natureza. O melhor é que os adultos também podem ir!
- Horário de funcionamento: Diariamente das 10h às 16h30.
- Endereço: Can Balasch de Baix, s/n, 08629 Torrelles de Llobregat.
- Preço: 10 € 3-12 anos | +13 anos 14 €.
Onde comer em Barcelona: dicas de restaurantes e outras gostosuras
- Bistrot Levante: localizado no Bairro Gótico, é um dos tesouros gastronômicos de Barcelona, oferecendo vários pratos da cozinha mediterrânea. Eles também servem vinhos naturais maravilhosos!
- Les Quinze Nits: apesar de ser um pouco turístico, até os moradores vêm aqui pelo valor e o tempero delicioso! De noite é bem cheio e a fila para jantar costuma ser longa, por isso, é melhor ir para almoçar.
- Quimet & Quimet: tapas e sanduíches deliciosos em um ambiente aconchegante. Há mais de 500 tipos de vinho no menu também!
- Bar Pinotxo: localizada no mercado Boqueria, essa barraquinha está sempre lotada e serve algumas das tapas mais famosas da região.
- El Casal: Ambiente relativamente simples, mas muito acolhedor, com preços justos e pratos incríveis e frescos. Já saímos com vontade de voltar! Tem ostra gratinada, tapas, sangria, sopas, saladas, cheesecake (divino) e muito mais.
- Els 4Gats: quase um ponto turístico de Barcelona, esse restaurante era um dos preferidos de Picasso e point de vários artistas no início de 1900. Peça uma bebida e algumas tapas (as patatas bravas são deliciosas!) e aproveite!
- Koku Kitchen: quer variar um pouco? passe nesse restaurante em Barcelona para experimentar algumas delícias da culinária asiática. Amamos e recomendamos o lámen.
- La Paradeta: com várias unidades espalhadas pela cidade, esse é um restaurante self-service muito bom para almoçar em qualquer dia de passeios em Barcelona se você gosta de frutos do mar.
- Cervecería Catalana: bar de tapas excelente para tomar uma cerveja e experimentar a melhor paella de marisco de Barcelona.
Roteiro completo de 3 dias em Barcelona
1º dia:
Manhã:
- Comece seu passeio pela famosa Las Ramblas.
- Tire fotos na Plaza Catalunya.
- Beba água da fonte das Canaletas.
- Curta os músicos de rua e as estátuas humanas.
Tarde:
- Almoce mariscos frescos no Bar Restaurante Pinotxo, na La Boquería.
- Descanse um pouco no hotel.
- Explore o Bairro Gótico: visite o Museu de História de Barcelona e a Catedral de Barcelona.
Noite:
- Jante no Le Quinze Nits e aproveite os bares da região.
2º dia:
Manhã:
- Visite as obras de Gaudí, começando pela Sagrada Família.
Tarde:
- Almoce no La Paradeta (mariscos frescos).
- Passeie pelo Parque Güell e relaxe nas áreas verdes.
Noite:
- Assista a um show de flamenco.
- Termine a noite com tapas na Cervecería Catalana.
3º dia:
Manhã e Tarde:
- Faça um passeio de bike e conheça vários pontos turísticos.
- Almoce no Les Quinze Nits.
- Visite o Camp Nou, estádio do FC Barcelona.
Noite:
- Explore o Bairro da Gràcia.
- Jante tapas e experimente a culinária catalã.
Onde ficar em Barcelona: dicas de hotéis
Neste outro post, fizemos uma seleção dos melhores hotéis em Barcelona, separados por bairros e categorias (barato, custo x benefício e luxo). Vale a pena dar uma olhada se você quer conhecer bem a cidade antes de decidir onde ficar.
Mas já adiantamos que se você vai fazer turismo em Barcelona pela primeira vez, deve ficar em alguns dos bairros da zona central, perto do metrô (foi o transporte que nós usamos e recomendamos). Boas opções são o Bairro Gótico, El Born, La Rambla, Passeig Gràcia e Vila Olímpica – todas elas com fácil acesso ao metrô e aos principais pontos turísticos de Barcelona!
Prefere decidir o hotel de acordo com o seu orçamento? Dê uma olhada nos hotéis em Barcelona que separamos abaixo – todos estão bem localizados e são bem avaliados. Confira!
Hotéis de Luxo em Barcelona:
- Se você é fã de futebol, o Hotel Sofia é a escolha ideal, pois fica a 5 minutos do famoso estádio Camp Nou (a casa do Barcelona FC!), um dos principais pontos turísticos de Barcelona. Não é fã? Sem problemas, com certeza você vai amar este hotel por tudo que ele oferece, como piscinas (coberta e ao ar livre), academia moderna, um café literário charmoso, SPA e saunas.
- Outro hotel 5 estrelas em Barcelona maravilhoso é o Alma Barcelona GL, ao lado da Passeig de Gràcia, que apresenta decoração elegante, um spa com piscina interior, hammam, sauna e ginásio, além de um terraço perfeito para descansar e relaxar após um dia de passeios em Barcelona.
Hotéis em Barcelona com um bom custo-benefício:
- Também no famoso Passeig de Gràcia, ideal para quem quer explorar os pontos turísticos de Barcelona com facilidade, está o moderno e acolhedor Hostalin Barcelona Passeig de Gràcia, que dispõe de suítes aconchegantes (todas com isolamento acústico, ar-condicionado e aquecimento) e tem funcionários super atenciosos.
- A Uma Suites Pau Claris é outra opção que oferece um excelente custo-benefício. Estão disponíveis acomodações espaçosas para até 4 pessoas, equipadas com camas confortáveis e uma varanda agradável, a poucos passos da Estação de Metrô Passeig de Gracia, Passeig de Gracia e a Catedral de Barcelona, pontos turísticos de Barcelona.
Hotéis baratos em Barcelona:
- Ao lado do parque Palau Robert Gardens, o Rodamón Barcelona Hostel é perfeito para quem quer curtir a natureza e economizar. Todos os cômodos deste albergue são bem limpos e organizados, a decoração é um charme e há várias áreas de convivência ótimas para conhecer outros viajantes.
- Indicamos também o Hostel One Paralelo, a 2 de minutos a pé da Estação de metrô Paral·lel, que oferece várias comodidades e atividades gratuitas, como passeios a pé todas as manhãs e jantar todas as noites! Além disso, dá para usar uma cozinha compartilhada aberta 24 horas, alugar bicicletas, patins e skates e, claro, dormir em camas confortáveis em quartos privativos/compartilhados.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Barcelona.
Leia também: Onde ficar em Barcelona: 6 melhores áreas e hotéis
Perguntas frequentes
Quantos dias ficar em Barcelona?
Fique pelo menos três dias para conhecer as principais atrações. Se tiver mais tempo, uma semana permite explorar mais a fundo.
Quando ir para Barcelona?
A melhor época é na primavera (março a maio) ou no outono (setembro a novembro) por causa do clima ameno e menos turistas. No verão (junho a agosto), a cidade está cheia devido ao calor e férias. No inverno (dezembro a fevereiro), as temperaturas são mais baixas, mas ainda dá para aproveitar.
Como circular em Barcelona?
Barcelona tem um ótimo transporte público com metrô, ônibus e bonde. Muitos pontos turísticos estão próximos, então caminhar é uma boa opção. O cartão de transporte TMB oferece acesso ilimitado ao transporte público.
O que fazer em Barcelona à noite?
À noite, jante com vista para o mar em Barceloneta, veja um show de flamenco, aproveite a vida noturna em El Raval, ou relaxe em um bar de rooftop com vistas incríveis.
O que fazer em Barcelona com chuva?
Em dias de chuva, visite museus como o Museu Picasso e o Museu Nacional de Arte da Catalunha. Explore mercados cobertos como o Mercat de Sant Josep de la Boqueria ou passe o dia no shopping Maremagnum.
Onde encontrar a melhor comida típica em Barcelona?
Experimente paella, tapas, fideuà, pan con tomate e frutos do mar frescos em restaurantes no Bairro Gótico, El Raval e El Born.
O que fazer em Barcelona no inverno?
No inverno, visite mercados de Natal como o Mercat de Santa Llúcia, explore museus como o Museu Picasso e o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, e aprecie a vista do Parque Güell.
O que fazer em Barcelona em lua de mel?
Desfrute de passeios na praia de Barceloneta, jante em restaurantes com vistas deslumbrantes como o Miramar, e visite a Sagrada Família. Explore bairros charmosos como El Born e Gràcia para uma experiência romântica.
Dicas extras de viagem para Barcelona
- Reserve os ingressos com antecedência: Os pontos turísticos de Barcelona são bem concorridos. Evite filas e a chance de ficar sem ingresso comprando online. Alguns locais oferecem descontos para compras pelo site.
- Fique atento (a) ao horário de funcionamento dos restaurantes: Em toda a Espanha, inclusive nos bairros turísticos, o almoço é servido a partir das 14h e há uma pausa para a siesta. O jantar é servido até às 21h. Adapte seu horário de refeições e garanta lanchinhos no mercado.
- Aprenda algumas palavras de espanhol antes da viagem para Barcelona: “Hola!” (Olá), “Bona tarda” (Boa tarde), “Gràcies” (Obrigado), “Perdó” (Desculpe), “Adéu” (Tchau), “Bona nit” (Boa noite)… É bom aprender o básico para falar com os espanhóis nos hotéis, bares e restaurantes. Parece pouco, mas o atendimento muda para muito melhor quando você fala o idioma local.
- Confira alguns filmes que se passam em Barcelona: Entre no clima da cidade assistindo “Perfume – A História de um Assassino” e “Vicky Cristina Barcelona” (de Woody Allen).
Qual dos pontos turísticos de Barcelona você mais gostou?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossa viagem para Barcelona, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e recomendamos que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, ficaremos felizes em te ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- 30 Curiosidades sobre a Espanha para conhecer antes de embarcar!
- Onde ficar em Barcelona: 6 melhores áreas e hotéis
- Réveillon em Barcelona: melhores festas e hotéis
- Onde ficar em Madri, Espanha: melhores áreas e hotéis
- O que fazer em Sevilha Espanha: Guia completo
- Onde ficar em Sevilha, Espanha: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Ibiza, Espanha: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Lisboa, Portugal: 5 melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Londres: 8 melhores áreas e dicas de hotéis
- Onde ficar em Paris, França: melhores áreas e dicas de hotéis
- 15 países mais baratos para viajar na Europa
- Roteiro França: o que fazer em 7, 15, 20 e 30 dias pelo país
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.