Faça Aqui Sua Reserva ×

Museus em Amsterdam: ingressos, programação e passeios

durante o dia, vista panorâmica de prédio de tijolos vermelhos, com telhado preto, onde funciona um dos museus em amsterdam
30/06/2023

Conheça os 10 melhores museus de Amsterdam

Obras de Van Gogh, Rembrandt, Mondrian e Dalí são só alguns tesouros que te esperam nos museus em Amsterdam!

Conhecida por sua cena cultural impecável, a cidade dos canais e das tulipas tem museus com coleções para todos os gostos, incluindo desde pinturas, esculturas e gravuras para os amantes de arte até fotos, documentos e objetos pessoais de figuras notáveis para os fãs de história, além de exposições interativas para quem adora ciência e tecnologia.

Para você não se perder com tantas opções, neste post, vamos falar sobre os principais museus da capital holandesa, com informações sobre o acervo, tours disponíveis, preço e horário de funcionamento de cada um.

Mas atenção! Tenha em mente que os museus em Amsterdam são disputados e as filas podem ser longas. Por isso, depois de decidir qual deles você quer visitar, não deixe de reservar seu ingresso online para garantir sua entrada!

ícone de uma pessoa andando de bicileta

1. Rijksmuseum

durante o dia, vista panorâmica de lago e árvores em frente a prédio de tijolos vermelhos, com telhado preto, onde funciona um museu em amsterdam
Foto de Frans Ruiter na Unsplash

Não tem como falar dos museus de Amsterdam sem mencionar o Rijksmuseum, um dos museus mais importantes do mundo!

Localizado na famosa Museumplein, esse museu é uma verdadeira joia cultural, com diversas obras-primas impressionantes, como a famosa “Ronda Noturna” de Rembrandt, “A Leiteira” de Vermeer e “Auto-Retrato” de Van Gogh. 

Mas esse é só o começo! Prepare sua câmera e seu espírito curioso, pois há muito o que ver por aqui. Ao todo, são mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas e artefatos que contam a história da Holanda e de seus grandes artistas, espalhadas por dezenas de salas. 

E, para aproveitar ao máximo sua visita, reserve um tour guiado por esse museu em Amsterdam, assim você vai descobrir diversas histórias e curiosidades sobre as obras e os artistas.

Sugestão de passeio guiado no Rijksmuseum

2. Museu Van Gogh

durante entardecer, vista panorâmica de prédio com formato circular e paredes de vidro onde funciona o Museu Van Gogh
Foto de Frans Ruiter na Unsplash

Também localizado na Museumplein, o Museu Van Gogh é um museu em Amsterdam imperdível para os viajantes que querem mergulhar na mente brilhante de Vincent Van Gogh, um dos pintores mais famosos do mundo.

Ao entrar, você vai ser recebido (a) por uma coleção maravilhosa, que inclui o ‘Quarto em Arles’, a ‘Vista de Arles com Lírios’, a ‘A Casa Amarela’ e ‘Os comedores de batatas’ e muitas outras obras.

Só tenha em mente que esse é um dos museus mais disputados da capital holandesa. Caso queira visitá-lo é importante comprar o seu ingresso com antecedência, pois quase sempre eles esgotam!

Sugestões de passeios guiados no Museu Van Gogh

3. Stedelijk Museum

durante o dia, prédio com paredes de vidro e grande telhado branco, onde funciona Stedelijk, um dos principais museus de amsterdam
Foto de Frans Ruiter na Unsplash

Depois de visitar o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh, aproveite para conhecer outro museu em Amsterdam na Museumplein: o Stedelijk.

Conhecido por seu design futurista e único – que vai te fazer tirar várias fotos antes mesmo de entrar – este museu guarda um rico acervo de arte, com diversas pinturas, esculturas, instalações e outras formas de arte que desafiam os limites da imaginação, criadas por  artistas renomados como Van Gogh, Picasso, Mondrian e muitos outros.

Reserve um tempo para observar tudo com calma e não se esqueça de visitar o subsolo, onde costumam rolar exposições temporárias bem bacanas.

4. Casa de Anne Frank

porta preta de casa de anne frank
Foto de Teresita Biafore na Unsplash

Localizada na Prinsengracht, a Casa de Anne Frank é uma casa histórica onde Anne e sua família se esconderam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O acervo é composto por diversas fotos, documentos e objetos pessoais, espalhados por corredores estreitos e em cômodos secretos onde Anne escreveu o famoso diário, que se tornou um dos livros mais vendidos do mundo e símbolo de esperança e resistência.

Prepare-se para se emocionar, pois a visita a este museu em Amsterdam é intensa e faz a gente refletir sobre os horrores da guerra e a importância da tolerância e do respeito. E, caso você queira se aprofundar ainda mais na história de Anne Frank e na Amsterdam da Segunda Guerra Mundial, recomendamos reservar também um dos tours a pé pelo Bairro Judeu, feito com guias que compartilham diversos fatos e histórias comoventes ao longo do caminho. 

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 22h.
  • Ingresso para a Casa de Anne Frank a partir de € 16 por pessoa no site oficial Anne Frank House.

Sugestões de passeio guiado sobre a história de Anne Frank

  • Amsterdã: Excursão a pé sobre a vida de Anne Frank e a Segunda Guerra Mundial (a partir de € 28,50 por pessoa): com duração de 2 horas, este tour está disponível em diversos idiomas, incluindo português, e é realizado com um guia super gentil, que vai te contar sobre a dinâmica familiar de Anne Frank, sua mudança da Alemanha, seu amor pela escrita, as condições pelas quais ela viveu nas décadas de 1930 e 1940 em Amsterdam, entre outros detalhes, enquanto você conhece o bairro judeu da capital.

5. Casa de Rembrandt

pinturas, telas de pintura e móveis em sala de Casa de Rembrandt, um dos melhores museus de amsterdam
Kotomi, (CC BY-NC 2.0)

Outra casa da capital que virou um dos museus de Amsterdam mais famosos é a Casa de Rembrandt, mansão histórica onde Rembrandt van Rijn viveu e trabalhou no século XVII.

Localizada no charmoso bairro de Jodenbreestraat, ela tem uma fachada linda e cômodos cuidadosamente preservados, que guardam móveis, pinturas, desenhos e objetos de arte que pertenceram ao próprio Rembrandt e à sua família, além de das gravuras mais famosas do artista. A sensação que tivemos foi de fazer realmente uma viagem no tempo!

Para completar, ainda é possível conferir demonstrações ao vivo de técnicas de pintura do século XVII, com apresentações realizadas por artistas. Só é bom chegar cedo, pois os quartos são pequenos e costumam lotar.

6. Museu da Ciência NEMO

durante entardecer, vista aérea de prédio em forma de navio, às margens de rio em Amsterdam
Foto de Jonas Schone na Unsplash

Se você ama ciência e tecnologia, definitivamente deve visitar o NEMO!

Localizado às margens do canal Oosterdok, esse museu em Amsterdam funciona em um prédio em forma de navio que é impossível não notar. Mas a arquitetura é só um dos detalhes interessantes por aqui.

No acervo, com mais de 17 mil itens, dividido em diferentes coleções, como Iluminação, Engenharia Elétrica, Geração e Armazenamento de Energia e Tecnologia em Casa, estão diversos objetos raros, além de exposições interativas onde os visitantes podem participar de experiências práticas.

Um dos principais atrativos é o laboratório de bolhas de sabão gigantes, onde você pode criar bolhas enormes – tão grandes que dá pra ficar em pé dentro delas. Com certeza, o melhor museu em Amsterdam para se divertir e aprender ao mesmo tempo!

7. Madame Tussauds de Amsterdam

estátua de Iron Man com a mão para frente, em exibição em um dos museus de amsterdam
Foto de Igor Bumba na Unsplash

Qual tal tirar algumas fotos ao lado de Beyoncé, Rihanna, DiCaprio, Jennifer Aniston, Robert Pattinson e muitas outras celebridades e artistas mundialmente famosos, como Van Gogh e Rembrandt?

Basta visitar o Madame Tussauds, um museu em Amsterdam com uma coleção incrível de estátuas de cera extremamente realistas, retratando personalidades famosas do mundo todo, desde estrelas e personagens de cinema até líderes políticos e ícones da música. 

E tem mais! Além de fazer poses e tirar selfies ao lado das estátuas, é possível participar de experiências interativas, incluindo gravar um dueto com Adele em um estúdio de gravação.

8. Museu Moco

durante o dia, pessoas caminhando em frente a prédio marrom com paredes de tijolos, onde funciona o Museu Moco
Foto de Itay Libenson na Unsplash

Um pouco menos conhecido do que seus vizinhos na Museumplein, mas bem interessante, o Museu Moco, localizado ao lado do famoso Museu Van Gogh, é parada obrigatória para os fãs de arte moderna e contemporânea.

Nele, você encontra as icônicas pinturas de Dalí, obras provocativas de Banksy, além de trabalhos de Andy Warhol, Roy Lichtenstein e diversos outros artistas consagrados e novos talentos.

9. Ripley's Believe It or Not!

placa amarela escrito '' Ripley's Believe It or Not!'' em fachada de um dos principais museus de amsterdam
Foto divulgação Get your Guide

O Ripley’s Believe It or Not! é um lugar totalmente fora do comum. Localizado no coração da movimentada Dam Square, este museu em Amsterdam é conhecido por seus artefatos bizarros e exposições peculiares.

Não vamos dar muitos spoilers, pois a graça é se surpreender. Mas, só para você ter uma ideia do que te espera, estão no acervo, por exemplo, esqueletos de animais exóticos, as unhas mais longas do mundo, uma réplica de um moinho de vento tradicional, a miniatura da bíblia que foi levada a bordo da Apollo 14 e um robô de 7 metros feito com peças de automóveis.

Há também diversos espaços instagramáveis, galerias temáticas, exposições interativas, jogos de realidade virtual e muitas outras surpresas divertidas pelo caminho. Não deixe de visitá-lo, principalmente se estiver viajando com crianças!

10. Museu Marítimo Nacional

durante o dia, grande prédio branco em às margens de rio, onde funciona um dos museus em amsterdam
Foto divulgação Get your Guide

Por fim, para quem quer embarcar em uma jornada pelo passado marítimo da Holanda, é apaixonado (a) por navios, história ou apenas quer aprender mais sobre a cultura e tradições do país, a nossa dica é o Museu Marítimo Nacional.

Localizado em um antigo depósito naval, esse museu em Amsterdam guarda armas, pinturas, maquetes, mapas, documentos históricos e muitos outros artefatos  relacionados à navegação.

Mas o grande destaque é a réplica do Amsterdam – um  navio do século XVIII que navegou da Holanda para as Índias Orientais -, localizada na área externa, que pode ser explorada por todos os visitantes. E ainda há, dentro desse navio, um simulador de realidade virtual. É bem legal!

Perguntas frequentes sobre os passeios em Paris

Diversos barcos navegando em um dos canais de Amsterdam durante o dia. Ao fundo, prédios coloridos complementam a paisagem.
Foto de Rifad Lafir na Unsplash

Quais os dias de funcionamento dos museus em Amsterdam?

Os museus em Amsterdam geralmente têm horários de funcionamento de terça a domingo. Mas alguns abrem todos os dias.

Onde comprar passe para museus em Amsterdam?

Não há venda exclusiva de passe para museus em Amsterdam, mas há cartões turísticos que dão acesso às principais atrações da cidade, incluindo, além dos museus, entrada em diferentes pontos turísticos, aluguel de bicicletas e excursões. Um exemplo disso é o “Amsterdã: passe Go City de 1, 2, 3 ou 5 dias com tudo incluído” que inclui passe livre para 25 atrações, como o Museu do Moco, o Rijksmuseum, o Heineken Experience e muitos outros atrativos bacanas.

Quais são os museus em Amsterdam gratuitos?

Não há museus em Amsterdam museus em Amsterdam, mas alguns oferecem entrada gratuita para todos os visitantes menores de 18 anos, incluindo o Rijksmuseum.

Quais são os principais museus de Amsterdam?

Cada museu em Amsterdam tem sua importância. Mas, sem dúvida alguma, os museus de Amsterdam mais renomados são o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh, o Stedelijk Museum, a Casa de Rembrandt e a Casa de Anne Frank.

Qual o preço dos museus em Amsterdam?

O preço dos museus em Amsterdam varia bastante. Mas, no geral, a entrada para um museu de Paris custa cerca de € 16-22 euros.

Onde ficar em Amsterdam?

O Amsterdam Centrum e o Distrito da Luz Vermelha, são os melhores lugares para se hospedar em Amsterdam em uma primeira estadia na cidade. Algumas dicas nessas regiões são o Boutique Hotel The Noblemen, o The Flying Pig Downtown e o Hotel TwentySeven. No entanto, há muitas outras áreas e hotéis interessantes pela cidade – não deixe de ler nosso post sobre onde se hospedar em Amsterdam para descobrir!

Agora você já sabe quais são os melhores museus em Amsterdam.

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para Amsterdam, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler:
  •  
PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.