25 Curiosidades sobre a Itália para conhecer antes de embarcar!

vista aérea de casas em topo de montanhas às margens do mar

25 Curiosidades sobre a Itália que vão surpreender você!

05/10/2023

Com certeza, você já deve conhecer algumas curiosidades sobre a Itália e suas maravilhas, como as melhores pizzas e massas do mundo, as paisagens lindas da Toscana e de Veneza, os vestígios históricos e o clima romântico em Roma e, é claro, a alta moda de Milão.

Mas você sabia que a Itália tem o maior número de Patrimônios da Humanidade da UNESCO e é o lar de mais de 3 mil museus? Ou que os italianos não bebem cappuccino depois das 11h da manhã e consomem 14 bilhões de expressos por ano?

Interessante, né?! Esses são apenas alguns exemplos das curiosidades da Itália que você vai descobrir nesta lista. Continue lendo para entender cada uma delas, mergulhar na cultura italiana e se convencer a visitar de uma vez por todas este país!

greek column
Aqui você encontra: ocultar

1. A Itália só se tornou uma nação unificada em 1861.

Fórum Romano, esculturas de mármore e cobre iluminadas pelo sol da tarde, com o céu azul ao fundo e as bandeiras da Itália tremulando
Foto de Michele Bitetto na Unsplash

Quem é fã de história talvez saiba disso, mas essa curiosidade sobre a Itália costuma ser uma surpresa para muitos! O que conhecemos hoje como Itália não é tão antigo quanto se imagina. Na verdade, até 1861, esse país era uma mistura de reinos e estados independentes.

Tudo começou a mudar em 1848 com o processo de unificação da Itália, conhecido como “Risorgimento”, e a mudança se concretizou em 1861, quando o Rei Vítor Emanuel II foi proclamado o primeiro monarca da Itália unificada.

E o que isso significa em termos de turismo? Significa que a diversidade prevalece em toda a Itália! Você vai perceber que cada região possui suas próprias tradições, arquitetura e dialetos – e é justamente essa diversidade da cultura italiana que torna o país tão interessante!

2. A cidade de Roma tem mais de 2.500 anos.

durante o dia, vista aérea de monumentos históricos em roma
Foto de Massimo Virgilio na Unsplash

Sim, é isso mesmo! Outra curiosidade sobre a Itália é que a famosa Cidade Eterna não tem esse apelido à toa! Roma, fundada, segundo a lenda, por Rômulo e Remo, tem mais de 2.500 anos.

E acredite, você vai notar cada detalhe desses longos anos ao explorá-la, em diversas ruínas e monumentos espalhados por diferentes áreas, incluindo o Coliseu, construído na época em que a cidade era o coração do Império Romano. Incrível, né?

3. Existem mais de 3.000 museus na Itália.

Pintura da Vênus de Botticelli, mostrando a icônica obra de arte renascentista que retrata a deusa Vênus, sendo admirada em museu
Foto de Elena Popova na Unsplash

Se você ama arte e história, essa é uma das curiosidades sobre a Itália que você vai amar: esse país abriga mais de 3.000 museus, galerias e sítios arqueológicos. É ou não é um verdadeiro paraíso para os viajantes que procuram saber mais da cultura italiana?

A cada esquina há um pedacinho da história aguardando para ser descoberto!

A Galeria Uffizi em Florença, o Museu Egípcio em Turim, a Galeria Borghese em Roma, o Museu Arqueológico Nacional em Nápoles e a Pinacoteca di Brera em Milão são só alguns exemplos.

E a melhor parte é que nem só de passado vivem esses museus! Muitos deles recebem exposições temporárias para agradar os que amam uma novidade.

4. A Itália tem o maior número de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

durante o dia, pessoas passeando em gôndolas em um dos canais de veneza, rodeado por edifícios coloridos
Canal de Veneza - Foto de Kit Suman na Unsplash

58 e contando! Uma curiosidade sobre a Itália impressionante é que ela tem mais locais de Patrimônio Mundial da UNESCO do que qualquer outro país no mundo!

Entre eles, estão desde pinturas rupestres até cidades inteiras, como Verona, além de muitos centros históricos, incluindo os de Roma, Florença, San Gimignano, Nápoles e Siena…A lista de tesouros da cultura italiana é extensa – cerca de 53 para sermos mais exatos.

E ainda tem 5 patrimônios naturais, como a bela ilha de Asinara. Dá até para fazer um roteiro só com essas maravilhas!

5. Os italianos consomem 14 bilhões de expressos por ano.

máquina de café produzindo café expresso em xícara branca
Foto de Tabitha Turner na Unsplash

Quem não ama um cafezinho, não é mesmo? Mas os italianos levam essa paixão bem a sério. 

Parte importante da cultura italiana, o expresso é consumido pela maioria dos italianos, geralmente no café da manhã e após as refeições. Tão consumido que o número impressiona: 14 bilhões de expressos são apreciados anualmente em terras italianas!

Para fazer parte da cultura da Itália e dessa estatística, não deixe de pedir uma xícara de café expresso (ou “un caffè”, como dizem em italiano), em uma das várias cafeterias da Itália, onde a bebida é preparada com grãos cuidadosamente selecionados e torrados.

6. Os italianos não bebem cappuccino depois das 11h da manhã.

pessoa preparando xícara de café especial com leiteira
Foto de Taylor Franz na Unsplash

Falando em café… Outra curiosidade da cultura italiana sobre essa bebida é que há uma ”regra” não escrita sobre o cappuccino: ele só deve ser consumido no café da manhã ou, no máximo, até às 11h da manhã.

O motivo? Os italianos acreditam que o leite no cappuccino é pesado para o estômago durante o dia, então, eles preferem tomar um expresso ou um macchiato após o almoço ou jantar. 

Se você adora tomar um cappuccino à tarde ou à noite e quer se misturar com os moradores locais, é bom se lembrar desse fato da cultura italiana!

7. A pizza foi inventada em Nápoles durante o século 19.

pizza marguerita servida em mesa com forro xadrez vermelho
Foto de Anastasiia Chepinska na Unsplash

Ah, pizza! Com certeza, esse é um dos alimentos mais amados do mundo. E você já deve saber essa curiosidade sobre a Itália, mas não dá pra deixar de mencionar.

Apesar dos antigos egípcios terem criado os pães com uma massa fina e em formato redondo, foram os italianos, mais especificamente os padeiros de Nápoles, que começaram a combinar tomate, queijo e massa para criar a pizza que conhecemos e amamos hoje.

Para você ter uma ideia de como ela é importante e única para a cultura da Itália, a pizza napolitana é protegida pela União Europeia, o que significa que, para ser considerada verdadeira, ela precisa atender a todos os critérios de preparo.

Outra curiosidade da Itália é que dentre as pizzas tradicionais a mais famosa delas é a pizza margherita. Reza a lenda que esse sabor – diga-se de passagem, delicioso – foi criado para representar as cores da bandeira italiana (vermelho para o tomate, branco para o queijo mozzarella e verde para o manjericão) e foi nomeado em homenagem à rainha Margherita da Itália, depois dela ter experimentado e aprovado essa iguaria.

Ao visitar Nápoles, faça como a rainha: experimente a autêntica pizza napolitana em uma das muitas pizzarias da cidade – sem dúvida, é um sabor que seu estômago não vai esquecer!

8. A Itália é o maior produtor e exportador de vinho do mundo.

adega de vinhos com mesas e cadeiras de madeira e chão de pedra
Foto de Gabriella Clare Marino na Unsplash

Barolo, Brunello di Montalcino, Amarone della Valpolicella… Se você gosta de um bom vinho italiano, deve conhecer esses nomes e saber que uma das curiosidades sobre a Itália é que, além de produzir alguns dos melhores vinhos do mundo, o país é o maior produtor e exportador de vinho do planeta!

E sabe o que é melhor? Em sua viagem, você pode visitar algumas vinícolas, principalmente em Veneto, Piemonte e Toscana, para conhecer mais dessa bebida maravilhosa e da cultura italiana. Mas se nenhum desses destinos está no seu roteiro, sem problemas, dá para experimentar um pouco da cultura da Itália provando o “vino locale” em diversos bares e restaurantes, que, inclusive, combinam muito bem com uma boa massa. Salute!

9. O italiano não é a língua oficial de 15% dos italianos.

jornais e revistas em italino, idioma falado por 85% dos italianos, segundo curiosidades sobre a Itália
Foto de Emily Levine na Unsplash

Como em muitos países, a língua falada na Itália varia bastante dependendo da região.

Apesar do italiano ser o idioma oficial de 85% da população, outros idiomas fazem parte da cultura italiana e, inclusive, cerca de 15% dos italianos têm outros idiomas como sua primeira língua, incluindo alemão, francês, esloveno, além de dialetos regionais, como o lombardo, napolitano e sardo, só para citar alguns.

Ou seja, mesmo que você tenha estudado italiano, pode se surpreender com alguns dialetos diferentes ao explorar mais da cultura italiana – o que é ótimo para quem quer aprender ainda mais sobre a cultura italiana e treinar outros idiomas da Europa!

10. A Itália tem um vulcão ativo. A Itália tem um vulcão ativo.

vulcão em erupção ao anoitecer
Foto de Shawn Appel na Unsplash

Já pensou em ver de perto um vulcão ativo? Uma das curiosidades sobre a Itália que os mais aventureiros vão amar é que essa é uma possibilidade no país!

Basta ir até a bela ilha da Sicília para visitar o Monte Etna, que, com cerca de 3.350 metros, é o vulcão mais alto da Europa e um dos mais famosos do mundo. Anualmente, pessoas do mundo inteiro exploram a área ao redor do vulcão, fazem caminhadas nas encostas, visitam as crateras e pegam teleféricos ou veículos off-road para ir aos pontos mais altos e conferir as vistas da paisagem vulcânica e do mar Mediterrâneo.

Só que para que essa aventura aconteça, você precisa ter um pouquinho de sorte! Esse vulcão é bem conhecido por suas erupções frequentes, que podem variar de pequenas explosões a grandes erupções que afetam diversas áreas ao redor. Inclusive, em uma das erupções mais recentes, o Etna cobriu várias cidades italianas com cinzas.

Mas não precisa se preocupar! A área é bem monitorada por cientistas, que trabalham para prever possíveis erupções e garantir a segurança dos visitantes. É só ficar de olho nas notícias antes de planejar o seu passeio até lá!

11. O Coliseu de Roma é o maior anfiteatro construído.

durante o dia, vista aérea de coliseu, que, segundo , curiosidades sobre a Itália, é o maior anfiteatro do mundo
Foto de Hank Paul na Unsplash

Não tem como falar das curiosidades da Itália sem mencionar o Coliseu de Roma, um dos símbolos mais famosos do país.

Algumas curiosidades sobre a Itália incluem a construção dele no século I d.C., ele é o maior anfiteatro já construído e, em seus dias de glória, podia acomodar até 80.000 espectadores, que iam conferir lutas de gladiadores, dramatizações de batalhas navais e reconstituições de eventos históricos. Incrível, não?

Hoje, o Coliseu é um dos pontos turísticos mais visitados da Itália, atraindo milhões de turistas todos os anos. Nem preciso dizer que ele precisa estar no seu roteiro, né?

12. A Torre de Pisa levou 177 anos para ser concluída.

ao entardecer, pessoas em frente a torre de Pizza, uma torre inclinada
Foto de Heidi Kade na Unsplash

Outro ponto turístico italiano muito popular e peculiar é a Torre de Pisa. 

A primeira curiosidade da Itália sobre essa atração que você precisa saber – caso ainda não saiba – é que esse ícone arquitetônico não era para ser inclinado!

Logo após o início da construção, parte de um complexo de edifícios da Catedral de Pisa, percebeu-se que a torre começou a se inclinar por causa do solo instável da região. Essa questão gerou vários conflitos e instabilidades políticas, o que levou a obra a ser interrompida várias vezes e durar cerca de 177 anos.

Hoje, esse acidente arquitetônico é um dos mais famosos e queridinhos do mundo, e atrai visitantes do planeta inteiro, que podem subir os degraus em espiral da torre para curtir uma vista panorâmica da cidade de Pisa ou apenas tirar fotos clássicas ’empurrando’ ou ‘segurando’ a torre – não deixe de passar por lá para fazer o mesmo!

13. O Vaticano e San Marino, ambos localizados dentro da Itália, são independentes do país.

durante o dia, exterior do Vaticano
Foto de Fabio Fistarol na Unsplash

Parece estranho, mas uma curiosidade da Itália bastante interessante é que ela abriga dois países independentes em suas fronteiras!

O primeiro é o Vaticano, localizado dentro da cidade de Roma, que é o menor Estado soberano do mundo, sede da Igreja Católica Romana e residência oficial do Papa, com direito ao seu próprio chefe de estado (o Papa), sua própria polícia, correios e até mesmo sua própria emissora de rádio.

O segundo é San Marino, uma das menores e mais antigas repúblicas do mundo, localizada na região da Emília-Romanha, com vistas incríveis da paisagem italiana a partir de seu ponto mais alto, o Monte Titano.

E sabe o que isso quer dizer? Que, ao visitar a Itália, você pode explorar não apenas um, mas três países!

14. A Itália é um dos maiores produtores de azeite do mundo.

mesa com foro branco, vaso de lavanda e pote de azeite
Foto de Dimitri Karastelev na Unsplash

Perdendo apenas para a Espanha, a Itália é um dos maiores produtores de azeite do mundo.

E quem não ama o azeite italiano, né? Esse ouro líquido, ingrediente essencial na culinária italiana, é produzido principalmente nas regiões da Apúlia e da Toscana, ambas famosas por seus azeites de alta qualidade.

A fama é tanta que muitos turistas até fazem “tours de azeite” nessas áreas, para visitar os olivais, aprender sobre o processo de produção dessa iguaria e, claro, provar esse delicioso produto. Se você ama um passeio gastronômico e quer mergulhar na cultura italiana, essa é uma experiência que definitivamente vale a pena!

15. Os italianos consomem em média 25 kg de massas por ano.

vista de cima de pratos de massa, que, segundo curiosidades da Itália, cada italiano consume 25 kg por ano
Foto de Nerfee Mirandilla na Unsplash

Sim, essa curiosidade sobre a Itália é real! Cada italiano consome, em média, 25 kg de massa por ano.

E quem pode culpá-los? É difícil resistir à tentação da lasanha, da carbonara, do pesto… A variedade de pratos de massas italianas é infinita e divina! Para melhorar, cada região tem suas próprias receitas e tradições, o que torna cada prato ainda mais especial.

Então, quando você estiver viajando pelo país, aproveite para experimentar o máximo de massas que puder. Afinal, a Itália é o melhor lugar do mundo para isso!

16. A Itália tem mais hotéis do que qualquer outro país da Europa.

cruz, vela e cama de casal em interior de caverna iluminada pela luz do sol
Foto divulgação Sextantio Le Grotte Della Civita

Hotéis boutiques acolhedores, resorts luxuosos à beira-mar, hotéis históricos… a Itália tem de tudo quando se trata de hospedagem e oferece mais opções do que qualquer outro país da Europa – no Booking.com, por exemplo, são quase 300 mil opções.

O mais interessante é que, além de ter alternativas para todos os orçamentos, existem hotéis muito peculiares, perfeitos para os viajantes que desejam ter uma experiência diferente para tornar a viagem ainda mais especial.

O Sextantio Le Grotte della Civita, por exemplo, localizado em Matera, oferece quartos em cavernas históricas do século XII. Já o Vigilius Mountain Resort é um hotel super exclusivo, acessível apenas por teleférico, enquanto o Sextantio Albergo Diffuso disponibiliza suítes em uma vila medieval preservada, com vários detalhes originais, incluindo tetos do século XVII, lareiras e móveis de madeira, o que faz você se sentir em uma viagem no tempo – não deixe de conferir as fotos e, quem sabe, reservar uns dias em um deles!

17. A Itália tem mais de 1.500 lagos.

durante o dia, casas e montanhas às margens de lago
Foto de Luca Florio na Unsplash

Como você já deve ter percebido nesta lista de curiosidades sobre a Itália, esse país lidera vários rankings. E tem mais um!

Ao todo, a Itália tem mais de 1.500 lagos, que vão desde lagos minúsculos até lagos enormes, como o Lago de Garda, também chamado de Benaco, que é o maior da Itália, com cerca de 370 km².

Independentemente do tamanho, boa parte deles é conhecida pela beleza e pelas oportunidades de atividades ao ar livre. Então, se você ama um passeio na natureza, quer relaxar ou tirar fotos incríveis, já sabe, né? Vale a pena incluir um (ou vários) dos lagos italianos no seu roteiro!

18. A Itália tem um dos sistemas ferroviários mais extensos da Europa.

durante o dia, trem passando em trilho às margens de mar
Getty Images

E lá vem mais um recorde… A Itália é conhecida pela pizza, vinho, arte, história, lagos e também por ter um dos maiores sistemas ferroviários da Europa!

E sabe o que isso quer dizer? Que é incrivelmente fácil viajar pelo país, utilizando trens de alta velocidade que cortam o território italiano em poucas horas, além de visitar outros destinos europeus, como França, Suíça, Áustria e Alemanha em viagens confortáveis e com paisagens lindas. E o melhor: de maneira mais ecológica e mais econômica.

19. As primeiras universidades do mundo ocidental foram fundadas na Itália

mini biblioteca de livros coloridos
Foto de Iñaki del Olmo na Unsplash

Bora voltar um pouquinho no tempo? Sabia que a Itália foi pioneira no sistema de educação superior que conhecemos hoje?

Pois é! Mais uma curiosidade da Itália que envolve história é que as primeiras universidades do mundo ocidental foram fundadas no país durante a Idade Média.

A Universidade de Bolonha, por exemplo, que começou a funcionar em 1088, é muitas vezes citada como a universidade em funcionamento contínuo mais antiga do mundo.

Outra universidade histórica é a Universidade de Pádua, fundada em 1222, que desempenhou um papel importante na medicina, sendo uma das primeiras instituições a realizar pesquisas e a oferecer cursos de anatomia e fisiologia.

Bacana, né? Se você é um apaixonado por história acadêmica ou deseja dar um up no currículo estudando fora, a Itália tem muito a oferecer.

20. A família Médici foi uma das mais ricas da história da Itália.

Pinturas em teto de capela Sistina vista debaixo pra cima
Foto de Calvin Craig na Unsplash

Se você já leu um pouco sobre a história e cultura da Itália, certamente já ouviu falar sobre os Médici, uma família com grande relevância na história do país, especialmente nos séculos 15 e 16. Eles eram basicamente as Kardashians do Renascimento, só que com mais poder político e menos reality shows.

Tudo começou com Cosimo de’ Medici, também conhecido como Cosimo, o Velho, que se tornou o patriarca da família no século XV, enriqueceu com atividades bancárias e criou uma extensa rede de relações políticas e comerciais.

Ao longo dos anos, os Médici ficaram conhecidos como patronos das artes e das ciências por apoiarem artistas renomados. Da Vinci, Michelangelo, Galileu… a lista de gênios apoiados por essa família é longa.

Para entender um pouco mais dessa história e da cultura italiana, a dica é assistir “Médici: O Magnífico”, série disponível na HBO Max, que é baseada na história da família mais famosa da Itália.

21. A Itália tem uma das maiores expectativas de vida do mundo.

dois idosos jogando xadrez em mesa de praça com mais 3 homens e árvores ao fundo
Foto de Vlad Sargu na Unsplash

Como se não bastassem tantas maravilhas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma das curiosidades da Itália é que o país tem uma das maiores expectativas de vida do mundo.

O segredo? Além da genética, o estilo de vida saudável dos italianos, que inclui a famosa dieta mediterrânea (rica em frutas, vegetais, azeite de oliva e peixes), o uso de bicicletas como meio de transporte, o costume de caminhar e uma forte valorização da família e do relaxamento, entre outros hábitos.

Se você quer aprender a viver a vida ao máximo – e o máximo possível -, a Itália é uma excelente professora!

22. O idioma italiano deriva do latim.

estante com livros antigos
Foto de Gabriella Clare Marino na Unsplash

Isso aí, você não leu errado! O italiano moderno que conhecemos hoje é, na verdade, uma espécie de “descendente” direto do latim, idioma que era falado pelos antigos romanos e se espalhou por toda a região da península Itálica durante o período do Império Romano.

Com o tempo, é claro, ele passou por muitas mudanças, mas a sua essência é a mesma. 

Se você já está planejando aprender um dos dois idiomas, vai encontrar várias semelhanças na estrutura gramatical, no vocabulário e na pronúncia. O mesmo acontece com o português que também deveria do latim. Aliás, essa é uma boa dica para quem gosta de estudar idiomas e quer aprender vários de uma vez só!

23. A Itália é famosa por suas marcas de luxo, como Gucci, Prada e Armani.

durante o dia, fachada de loja da gucci na itália
Foto de Julien Tondu na Unsplash

Amantes da moda, essa curiosidade da Itália vai deixar vocês felizes! A Itália é um paraíso quando se trata de marcas de luxo.

Empresas como Gucci, Prada, Armani, Versace e Dolce & Gabbana, para citar apenas algumas, são todas italianas e tem lojas espalhadas por todo o país. E isso sem falar nas marcas de carros de luxo, incluindo Ferrari, Lamborghini e Maserati. 

Animou? Prepare o bolso para um tour de compras inesquecível na Itália!

24. A Itália é um dos países mais industrializados do mundo.

Homem manuseando queijos em fábrica
Getty Images

Além de ser conhecida por suas marcas de luxo, a Itália é um importante player na economia global em vários setores, como automotivo, maquinário, químico, alimentício, entre outros, sendo considerada um dos países mais industrializados do mundo.

E essa curiosidade sobre a Itália não é relevante apenas para os interessados em negócios ou economia, viu? Ela é importante para qualquer viajante, já que a industrialização trouxe a presença de uma rede de transporte eficiente, estradas bem conservadas, aeroportos modernos, diversas lojas, restaurantes ótimos e até festivais, eventos e exposições que podem tornar sua viagem mais interessante!

25. Na Itália, uma sesta da tarde, ou "riposo", é comum.

gato dormindo deitado. Ao fundo, árvore
Foto de Nadine Marfurt na Unsplash

Sabe aquele cochilinho depois do almoço que a gente ama?

Na cultura italiana, ele tem um nome oficial: “riposo”. E não é só uma tradição, é praticamente uma lei! Que sonho, né? Especialmente nas regiões mais quentes do sul do país, onde o calor do meio-dia costuma ser muito forte,  é comum que as pessoas façam uma pausa para descansar. 

Em todo o país, várias lojas e empresas também fecham durante o riposo, então planeje-se e faça como os italianos: tire um bom cochilo em seu hotel após experimentar uma boa massa italiana! 

Perguntas frequentes sobre a Itália e a cultura italiana.

bandeira da Italia, hasteada em prédio amarelo
Foto de Jametlene Reskp na Unsplash

Onde fica a Itália?

A Itália é um país localizado na parte sul da Europa

Qual o tamanho da Itália?

A Itália tem uma área total de aproximadamente 301.340 km². Em comparação ao Brasil, que possui 8.515.767 quilômetros quadrados, a Itália é um país bem menor. Para você ter uma ideia, o Brasil é cerca de 28 vezes maior que a Itália em termos de área.

Qual a capital da Itália?

A capital da Itália é Roma, localizada na região central do país.

Que língua se fala na Itália?

A língua oficial da Itália é o italiano. Porém, existem algumas línguas regionais reconhecidas no país, incluindo o lombardo, napolitano e sardo, e outros idiomas europeus são falados por aqui, como o alemão, o esloveno e o francês.

Qual a moeda da Itália?

A moeda oficial da Itália é o Euro.

Quais são os países que fazem fronteira com a Itália?

A Itália  faz fronteira com vários países, incluindo França, Suíça, Áustria e Eslovênia.

Em qual região da Itália nasceu o famoso molho pesto?

A cidade de Gênova é conhecida como o berço do molho pesto. Um molho feito com manjericão fresco, pinhões, queijo parmesão ou pecorino, alho e azeite de oliva, geralmente servido com massas, em saladas e sanduíches.

Qual é o maior time da Itália?

Em termos de títulos, a Juventus é o maior time da Itália. Mas muitos outros clubes são populares no mundo inteiro, como Milan e Inter de Milão, times onde diversos jogadores brasileiros fizeram história. 

Quais são as coisas que os italianos odeiam?

Os gostos das pessoas podem variar, e nem todos os italianos compartilham exatamente as mesmas opiniões.  Porém, há algumas coisas que alguns italianos podem ter uma tendência a não gostar, como comidas que não seguem as tradições da cultura italiana (é melhor evitar pedir para incluir ou retirar algum ingrediente do seu prato…) e atrasos constantes.

O que os italianos comem no café da manhã?

O café da manhã italiano, conhecido como “colazione”, geralmente inclui café, pães frescos (como ciabatta, baguete ou pão italiano, acompanhado de manteiga, geleia ou Nutella) ou croissants, biscoitos secos e crocantes, iogurte com granola e frutas, além de sucos e smoothies.

O que os italianos comem no almoço?

O almoço dos italianos costuma ter várias etapas. Geralmente, a refeição começa com ”antipasti”, uma seleção de aperitivos e petiscos, que pode incluir presunto, salame, queijos, azeitonas e legumes, depois vem o “primo piatto” (primeiro prato) que pode ser massa, arroz, risoto, polenta ou sopa, o “secondo piatto”, que é o prato principal, normalmente uma porção de carne, peixe ou frango, acompanhada de  vegetais cozidos ou salada. E ainda pode ter um queijo italiano, uvas, figos, laranjas ou uma sobremesa e um café para fechar com chave de ouro.

Quais filmes que falam sobre a Itália?

“A Vida é Bela”, “O Poderoso Chefão”, ”Bandidos de Milão”, ”Sob o Sol de Toscana”, ”Para Roma Com Amor” e ”Anjos e Demônios” são só alguns exemplos de filmes que falam algo sobre a Itália ou têm a Itália como cenário.

Qual a curiosidade da Itália que mais te surpreendeu?

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para a Itália, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

 

Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars

admin
Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram