10/07/2022 Por Bárbara Rocha
22 Curiosidades da Índia que vão te surpreender
Quer saber algumas curiosidades sobre a Índia antes de embarcar? Então chegou ao lugar certo! Neste post, apresentamos 22 fatos curiosos que provam que a Índia é um dos lugares mais bizarros, loucos, agitados, mágicos e sensacionais do planeta.
Com mais de 1 bilhão de habitantes, 2 milhões de templos, 300 mil mesquitas, centenas de palácios, 400 idiomas e dialetos, incontáveis deusas e deuses e diversas especiarias, a Índia é um país da Ásia com uma diversidade cultural, religiosa e linguística, que oferece um turbilhão de sensações aos seus visitantes.
Ainda não se convenceu de que a Índia é um país super intenso que tem tudo para ser o seu próximo roteiro de férias? Leia nosso post até o final. Ele vai te convencer!
1. A Índia é um destino que cabe no bolso.
Se você está planejando uma viagem para este destino, essa é uma das curiosidades sobre a Índia que vai te agradar muito!
De acordo com o Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo do Fórum Econômico Mundial, a Índia ocupa o 10º melhor lugar em “competitividade de preços”.
O custo médio de hospedagem com conforto por lá é de USD 40 e as refeições geralmente custam de USD 5 a 10. Mas, claro, essa é uma viagem que pode ser feita com muito mais ou muito menos.
O segmento de luxo do mercado oferece algumas opções de hospedagem verdadeiramente espetaculares, como hotéis cinco estrelas que já foram palácios. Você pode literalmente viver como um rei por bem menos do que gastaria em outros países.
O Rajmahal Palace RAAS, por exemplo, é um dos mais antigos e valiosos palácios da cidade de Jaipur. Com uma decoração que mistura o estilo indiano com o clássico inglês, móveis elegantes e suítes luxuosas repleta de curiosidades do passado, ele é considerado um dos hotéis mais bonitos do mundo!
Outra alternativa para se sentir parte da realeza, é o Taj Lake Palace Udaipur. Localizado no meio do Lago Pichola, a construção de 1746 tem uma linda arquitetura de mármore e conta com uma vista deslumbrante para as colinas Aravalli. As suítes são decoradas com cores ricas e tecidos indianos de qualidade e para experiência ser completa, há até serviço de mordomo 24 horas.
Conheça aqui outras opções na lista completa de hotéis na Índia.
2. A comida indiana é deliciosa.
Uma das curiosidades da Índia que você possivelmente já sabe é que a comida indiana é recheada de cores, sabores e aromas bem variados.
Os indianos levam a comida muito a sério e a culinária, assim como o próprio país, é incrivelmente diversificada, com cada região tendo suas tradições e receitas típicas.
A maioria delas leva muitas ervas e especiarias, como o curry e a masala que combinam diferentes temperos como açafrão, canela, cravo, cardamomo, gengibre e noz-moscada .
Entre os pratos típicos, recomendamos que você prove o Chicken Lasooni Tikka, um frango marinado em iogurte que costuma ser servido com arroz e vegetais.
Outra dica é experimentar o Naan, um pão preparado com água, fermento, trigo e sal. Também vale a pena provar o Palak Paneer, um curry cremoso feito com espinafre e queijo cozido.
Os vegetarianos também são bem servidos na Índia, por conta da grande proporção de hindus que são vegetarianos. A venda de carne, especialmente a carne bovina, é até mesmo proibida em todo o território indiano.
Ao viajar por lá, tente se aventurar na gastronomia o máximo que puder, e anote aí: se você não gosta de nada apimentado, peça seus pratos com o mínimo de spice possível, já que os temperos utilizados quase sempre já contam com pimenta na sua composição!
3. É o segundo país mais populoso do mundo.
A Índia tem cerca de 1,38 bilhão de habitantes! O país perde apenas para China, mas a estimativa é que ele se torne o mais populoso do mundo até o ano de 2050.
4. O calendário hindu tem seis estações.
Outra das curiosidades da Índia é que, em vez do ciclo típico de quatro estações que a maioria dos países reconhece, ela segue um calendário de seis estações, reconhecendo primavera, verão, monções, outono, pré-inverno e inverno.
5. Teve um mausoléu construído como prova de amor.
O Taj Mahal, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, classificado como Patrimônio Mundial da Unesco, é um mausoléu construído pelo imperador Shah Jahan para homenagear sua esposa favorita.
Segundo a lenda, o imperador mandou decepar as mãos dos 20 mil artesãos que trabalhavam na construção para que eles nunca construíssem nada parecido.
A melhor hora para ver de perto uma das curiosidades da Índia mais impressionantes, é no início da manhã, com relativamente poucas multidões, enquanto o palácio está encharcado de um brilho vermelho suave.
6. A Índia tem 22 línguas oficiais e centenas de dialetos.
Apesar do híndi e o inglês serem considerados os idiomas oficiais em âmbito federal, uma das curiosidades sobre a Índia é que ela tem mais 20 idiomas oficiais em contextos estaduais e centenas de dialetos diferentes. Por isso, pode não ser uma tarefa tão simples se comunicar no país!
Tá tentando entender o motivo de tantos idiomas? Vamos explicar.
O inglês foi classificado como língua oficial por causa da colonização inglesa e é o idioma aprendido nas escolas. No entanto, como há muitos analfabetos no país, boa parte das população se comunica através dos dialetos e idiomas locais, marcantes na cultura indiana.
Um deles é o sânscrito. Considerado o idioma mais antigo do mundo, “mãe de todas as línguas”, ele está presente em todos livros hindu e acredita-se que é a língua dos semideuses.
7. A maioria dos indianos comem apenas com os dedos.
Esta é uma daquelas curiosidades sobre a Índia que você vai achar interessante ou nojenta.
No país, é um costume comum comer alimentos como arroz, carnes e vegetais com os dedos. Inclusive, alguns afirmam que somente comendo o autêntico curry indiano com a mão, é que você desfrutará verdadeiramente do prato!
Essa tradição tem dois motivos: religião e higiene. De acordo com os valores da medicina Ayurveda, o toque do alimento com a mão estabelece uma troca de energia importante para o processo digestivo.
Pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples, já que a comida indiana é feita à base de molhos. Por isso, não precisa ter medo de deixar os talheres de lado durante sua viagem para a Índia.
Observe os habitantes locais e experimente! Você pode mergulhar o pão nas porções e utilizá-lo como talher. No entanto, caso não se sinta confortável com a situação, basta pedir garfo, faca e colher, todos os restaurantes oferecem!
8. Apenas a mão direita é usada para comer.
Uma das curiosidades sobre a Índia que você não deve esquecer, principalmente se pretende comer com as mãos em respeito à tradição, é que deve utilizar apenas a mão direita para comer.
A razão é que a mão esquerda é considerada impura e suja, já que é utilizada para a higienização corporal, após usar o banheiro.
Falando nisso, os indianos usam também um jarro de água ou uma mangueira para se limpar. Nada de papel higiênico. Por causa desse hábito, tirando os destinos sofisticados e turísticos, você não vai encontrar papel nos banheiros. Caso não queira seguir esse costume indiano, é bom levar alguns rolos na sua bolsa!
9. É o lar do famoso festival Holi.
Entre as curiosidades da Índia, está o Holi, um feriado hindu celebrado o dia seguinte à lua cheia, no início de março, que glorifica a boa colheita e a fertilidade da terra na Índia (e em todo o mundo).
Ele ficou popularmente conhecido como o festival das cores e é considerado um dos melhores festivais do mundo. E, apesar de ser conhecido pelo uso de pó colorido, a água também é protagonista no evento, já que muitos participantes usam balões de água para se divertir em lutinhas com os amigos e a família.
10. Varanasi é a cidade sobrevivente mais antiga do mundo.
Se você gosta de história, provavelmente essa é uma das curiosidades da Índia que vai achar interessante. O país abriga Varanasi, uma das mais antigas “cidades vivas do mundo”.
Mark Twain, escritor, chegou a dizer que ela é até mesmo “mais antiga que a história, mais antiga que a tradição, mais antiga até mesmo que as lendas e as escrituras”.
Pois é. E de fato, ela é realmente antiga. Acredita-se que a Cidade da Luz, como é conhecida, tenha sido fundada no século 11 a.C.!
Além de histórica, Varanasi é também um lugar sagrado. Considerada a capital espiritual da Índia, ela abriga mais de 2.000 templos e tem forte relação com o hinduísmo. Todos os anos, milhares de pessoas visitam-a para experimentar sua divindade, se banhar nas águas sagradas do rio Ganges e muitos hindus devotos a escolhem para passar seus últimos dias na Terra.
Outras das curiosidades da Índia interessantes é que esse destino também é conhecida como lugar do nascimento do Yoga e do Ayurveda, o sistema de medicina mais antigo que se tem notícia.
11. Cerca de 70% das especiarias do mundo vêm da Índia.
A Índia usa muitos temperos para suas receitas de curry que dão água na boca, o que provavelmente é parte da razão pela qual essa culinária se tornou tão popular em todo o mundo.
Essa possivelmente é uma das curiosidades da Índia que você já sabia, né? O que talvez não saiba é que hoje, cerca de 70% das especiarias do mundo vêm do país, o que é uma quantidade absurda! Algumas das espécies mais populares incluem pimenta preta, canela, gengibre, noz-moscada, páprica, açafrão e baunilha.
12. Curiosidades sobre a Índia: incontáveis deuses e deusas.
Mais uma das curiosidades da Índia é que o número de deusas e deuses adorados é basicamente incalculável. Tendo em vista que é o lar das principais religiões do mundo e berço do budismo, hinduísmo, jainismo e sikhismo.
Algumas fontes afirmam cerca de 33 milhões de deuses/deusas, outras 330 milhões… Não sabemos qual está correta, mas podemos te contar quais são os principais.
Para o hinduísmo, são Brahma, Shiva e Vishnu. Enquanto Brahma é considerado o criador do universo, do pensamento e consciência humana, Shiva é um dos deuses surpresos, criador do Yoga, conhecido também como deus “transformador” ou “o destruidor e regenerador”, aquele que destrói algo ruim, para criar algo novo e bom.
Já Vishnu, é o deus da manutenção, responsável pela preservação do mundo. Os três, Brahma, Shiva e Vishnu, fazem parte do panteão dos deuses indianos.
Durante uma viagem para a Índia, observar a população local engajada em seus rituais diários é uma experiência profundamente íntima que vai fazer você descobrir mais curiosidades da Índia. Muitas pessoas também visitam o país para encontrar espiritualidade, praticar yoga ou participar de um retiro de meditação em um ashram.
13. O álcool é proibido em alguns estados.
Para os que curtem uma cervejinha, vinho e outras bebidas alcoólicas, essa é uma das curiosidades sobre a Índia que não vai agradar muito.
Em Bihar, Gujarat, Nagaland e em Territórios da União de Laquedivas, não é possível comprar álcool. Já no restante dos estados, a idade para beber varia de 18 a 30 anos.
Muitos destinos, também realizam nos feriados religiosos os chamados “dias secos”, quando é proibida a venda de álcool.
14. O tigre de bengala é o animal nacional da Índia.
Quando se trata de animais e símbolos nacionais, o da Índia é provavelmente o mais legal! É o tigre de Bengala, que infelizmente é uma espécie em extinção.
No entanto, uma das curiosidades sobre a Índia interessantes é que graças aos esforços de conservação, o número de tigres no país está finalmente aumentando!
Desde 2006, estima-se que a quantidade de tigres dobrou, o que nos dá grande esperança para esta bela espécie. Agora a Índia abriga cerca de 3/4 da população mundial de tigres, o que é muito especial.
Existem muitos parques nacionais por todo o país, onde tigres podem ser vistos e, se você tiver a sorte de ver um deles, será uma experiência inesquecível! Alguns dos parques nacionais mais populares para visitar são: Parque Nacional Ranthambore, Parque Nacional Bandhavgarh e o Parque Nacional Tadoba.
15. A vaca é sagrada.
Se os hambúrgueres são uma parte regular da sua dieta, você vai precisar fazer alguns ajustes antes de visitar a Índia! As vacas aqui são protegidas por um conjunto de regras na Constituição, e é crime matar ou vender uma vaca.
Parar o trânsito na rua, deitar-se casualmente na praia, cheirar a porta da frente das pessoas… Uma das curiosidades sobre a Índia é que as vacas estão por toda parte! Mesmo nas ruas lotadas da cidade, elas têm a liberdade de circular onde quiserem, sem medo de serem assediadas por humanos.
16. A Índia tem mais de 300.000 mesquitas e mais de 2 milhões de templos hindus.
É isso mesmo! Uma das mais interessantes curiosidades da Índia é que ela é o lar de mais de 300 mil mesquitas e cerca de 2 milhões de templos hindus que atendem respectivamente 15% da população muçulmana do país e 79,8% da população hindu.
A terra dos templos conta com algumas pequenas construções e outras imensas e famosas, como a Jama Masjid em Nova Délhi e a Mecca Masjid em Hyderabad. De qualquer forma, todas possuem uma arquitetura impressionante que, com certeza, vai te surpreender!
17. Rajasthan tem um Templo de Ratos.
Essa é uma daquelas curiosidades sobre a Índia que você provavelmente vai achar bem estranha. Em meio a tantos templos, o Templo Karni Mata é o lar de milhares de ratos, que acreditam ser os ancestrais dos Charans, comunidade que reside nos estados do Rajastão e Gujarat.
Aberto ao público, o local recebe turistas curiosos de todo o mundo e indianos que o visitam para adorar os ratos e oferecer oferendas como queijo e doces.
18. O rio mais sagrado do mundo fica na Índia.
Com águas que se deslocam por cerca de 2.525 km do norte do Himalaia até a Baía de Bengala, o rio Ganges, para os hindus, é muito mais que um rio que fornece sustento para indústria e agricultura.
Para eles, o Ganges é uma força vital que transporta orações para o céu. Outra das curiosidades da Índia sobre esse rio é que acredita-se que suas águas purificam a alma e que se as cinzas de alguém forem lavadas nelas, a alma da pessoa irá para o céu e escapará do renascimento.
19. Bollywood brilha no cenário mundial.
Bollywood é o maior produtor mundial de filmes, superando Nollywood (Cinema Nigeriano) e até Hollywood. Em média, Bollywood produz entre 1.500 e 2.000 longas-metragens por ano.
O mais legal, é que é possível ver de perto o funcionamento de uma das curiosidades da Índia durante a sua viagem pelo país. Em Mumbai, você pode participar de um tour pelo Complexo Film City, onde vai saber mais sobre o Cinema Indiano e Bollywood, conferir uma apresentação de dança e uma filmagem ao vivo de um filme ou programa de TV.
Agora se está curioso para assistir alguma das produções de Bollywood, alguns exemplos são “Chamada Explosiva”, “Como Estrelas na Terra” ou “Um loop eterno”. Todos esses e muitos outros estão disponíveis na Netflix.
20. A Índia abriga a estátua mais alta atual do mundo.
Com 182 metros de altura, a Estátua da Unidade, localizada em Gujarat, é considerada a mais alta do mundo! Para você ter uma noção, ela é quase duas vezes mais alta que a Estátua da Liberdade que tem 93m.
Dedicada ao líder do Movimento de independência da Índia, Vallabhbhai Patel, a Estátua da Liberdade tem cerca de 67 mil toneladas e foi feita com mais de 12 mil painéis de bronze.
21. Purifique sua água.
Se você está planejando uma viagem para o país, essa é uma das curiosidades da Índia que é bom lembrar: a água de torneira não é purificada. Por esse motivo, é melhor evitá-la.
No entanto, a solução mais simples não é comprar água mineral. Isso vai custar caro para o seu bolso e para o meio ambiente! Uma solução mais ecológica e econômica é purificar a água. Parece complicado, porém é bem simples.
Antes de viajar, compre uma garrafa com filtro ou um purificador portátil. Basta pesquisar e você vai encontrar diversas opções capazes de remover as impurezas e tornar a água cristalina água de osmose reversa (RO) gratuitamente. Não precisa se preocupar, pois ela é ecologicamente correta e é super seguro bebê-la!
22. Você vai receber perguntas embaraçosas... Constantemente.
Fechando nossa lista de curiosidades sobre a Índia, está um fato que pode te incomodar um pouco, mas é algo muito comum no país.
Se for conversar com algum habitante local, provavelmente vão te perguntar coisas como: Quantos namorados (as) você já teve? Qual o seu salário? Por qual motivo você não tem filhos? É casado (a)? E outras coisas do tipo.
Caso não queira dizer, seja educado (a) ou invente respostas…
Mais curiosidades sobre a Índia
População: 1,38 bilhão
Área: 3.287.000 km²
Localização: A Índia está localizada no sul da Ásia e faz fronteira com Bangladesh, Butão, China, Mianmar, Nepal e Paquistão.
Capital: Nova Delhi
Fuso horário: + 8 horas e 30 minutos do horário oficial de Brasília. Ou seja, se são 10h no Brasil, são 18h30 na Índia.
Clima: O clima na Índia varia bastante de acordo com a região. Os que predominam são o Clima de Monção (temperaturas médias acima de 18ºC e muitas chuvas) e Clima Temperado (verões secos e invernos chuvosos e suaves).
Moeda: Rúpia indiana. Uma das curiosidades da Índia que é importante saber, é que não é permitido levar a rupia para dentro ou fora do país. Mas, é possível encontrar facilmente caixas eletrônicos nos bancos das principais cidades, vilas e áreas turísticas da Índia.
Idioma: Como mencionamos na lista de curiosidades da Índia, o país tem mais de 20 línguas oficiais e cerca de 400 dialetos. Mas, os principais são o hindi, que é utilizado por 40% da população e o inglês que é ensinado nas escolas.
Sistema de governo: O sistema político da Índia é parlamentarista. O país possui um presidente (chefe de estado) que recebe aconselhamento de um primeiro-ministro (chefe de governo) que é nomeado pelo presidente e assume um mandato de 5 anos.
Religião: A principal religião é o hinduísmo, mas há também pessoas que seguem o islamismo, cristianismo, sikhismo, budismo, jainismo ou outras crenças.
Melhores destinos: Com 29 estados, a Índia possui vários lugares que merecem a sua atenção. Cachoeiras fascinantes, museus iluminados, belas praias… e muito mais! Não deixe de visitar esses destinos: Amer Palace, Agra Fort, City Palace, Taj Mahal, Hawa Mahal, Red Fort, Ranthambore National Park, Qutub Minar.
Gostou de saber curiosidades sobre a Índia?
Abraçar o caos é uma parte importante de qualquer viagem à Índia!
Haverá engarrafamentos sem fim, ruas lotadas, atrasos, buzinas incessantes, motos e riquixás desviando e muitas invasões do espaço pessoal.
Aprender a relaxar, seguir o fluxo e estar em paz com as coisas que acontecem no ‘ritmo indiano’ vai facilitar uma compreensão muito mais profunda da nação, da cultura e das curiosidades da Índia.
Você literalmente nunca sabe o que vai acontecer a seguir, mas uma coisa é certa: você vai descobrir que este é um dos lugares mais emocionantes para viajar. E, o mais importante, não vai voltar para casa do mesmo jeito depois da aventura!
Vá sem medo e de coração aberto.
Você também pode gostar de ler:
- 10 lugares baratos para viajar no mundo – menos de US$30 por dia
- 26 curiosidades da Indonésia para saber antes de embarcar
- Vai viajar para a Tailândia? Conheça os 14 melhores destinos (norte a sul)!
- Festivais pelo mundo: Conheça aqui os 16 melhores
- O que fazer em Bali: 52 atrações imperdíveis da Ilha dos Deuses
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: