25/10/2024 Por Bárbara Rocha
30 Curiosidades sobre a Espanha que vão te surpreender!
Há muitas curiosidades sobre a Espanha que você já deve saber, como o fato dela ser um dos melhores destinos da Europa para curtir praias paradisíacas, visitar monumentos históricos, aproveitar uma vida noturna animada e experimentar o melhor da culinária mediterrânea.
Mas você sabia que dá para visitar um museu subaquático na Espanha, que vários hotéis por aqui funcionam em verdadeiros castelos e ele é um paraíso para os aventureiros, além de ser palco de festivais bem diferentes, onde é possível entrar em ”guerras” de tomate, vinho e talco?
Surpreendente, né?! Leia nossa lista completa para descobrir esses e vários outros fatos interessantes sobre a Espanha e a cultura espanhola.
1. É o único país da Europa a ter uma fronteira física com um país africano.
Começamos com um dos fatos geográficos mais interessantes sobre a Espanha: ela tem fronteira terrestre com o Marrocos, um país africano.
Mas como pode isso? Simples: a Espanha mantém um pequeno posto avançado no continente africano chamado Ceuta, cidade de grande importância estratégica desde o primeiro milênio aC, que passou por muitas mãos diferentes antes de chegar à Espanha em 1668.
2. Não é apenas um destino de praia.
Se você juntar todas as praias espanholas em um trecho, terá 8.000 quilômetros de extensão. Portanto, não é surpresa que a Espanha seja um dos destinos mais procurados para as férias de verão na Europa!
No entanto, o país vai muito além do clima ensolarado e das praias maravilhosas. Você sabia, por exemplo, que a Espanha tem montanhas de sobra para os turistas curtirem trilhas e esportes de inverno?
Pois é, eis um fato interessante sobre a Espanha: ela é o segundo país mais montanhoso da Europa, depois da Suíça!
Algumas das melhores cordilheiras da Espanha incluem a Sierra Nevada (tem uma ótima estação de esqui), os Pirineus (com diversas trilhas e resorts) e as cordilheiras de Montserrat (lar de muitas trilhas, um mosteiro e vistas impressionantes).
3. É considerado um dos países mais tolerantes do mundo.
Uma das curiosidades da Espanha que poderia ser realidade em outros países! A Espanha conta com mais de sete milhões de imigrantes integrados ao seu mercado de trabalho, sistema de saúde e educação.
O mesmo nível de tolerância é visível na diversidade sexual e na identidade de gênero na Espanha. O país, inclusive foi o terceiro no mundo a legalizar o casamento gay em 2005.
Outros destaques são a diversidade étnica, o multiculturalismo e a participação ativa das mulheres na força de trabalho.
4. Aproveitar a vida é uma parte importante da cultura espanhola.
Se tem uma coisa que os espanhóis levam a sério é o lema “viver a vida ao máximo”. Há até uma expressão “Mañana, Mañana” (em portguês “amanhã, amanhã”) usada para dizer “sem estresse” ou para expressar que não há necessidade de se preocupar, pois as coisas vão dar certo.
Essa expressão também significa aproveitar a vida e relaxar sempre que possível. Talvez seja por isso que a família, a comida e o vinho sejam tão importantes no país!
E esse conceito é vivido em todos os sentidos. As pausas de trabalho também são bem aproveitadas e os espanhóis têm trabalhado cada vez menos.
Enquanto, nas Américas, as pessoas costumam trabalhar de 10 a 12 horas por dia, em terras espanholas a jornada de trabalho só vem diminuindo. Em 2021, por exemplo, a Espanha começou a testar jornada de trabalho com apenas 4 dias por semana. Um sonho, né?!
5. A Espanha é um ímã turístico.
Você já deve saber essa curiosidade da Espanha, mas é preciso dizer: a Espanha é o segundo país mais visitado do mundo!
Perdendo apenas para França, o país atrai turistas em massa do Reino Unido, Irlanda, Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Estados Unidos, além de outros países.
Para você ter ideia, em 2019 a Espanha registrou 83,7 milhões de turistas, quase o dobro da população do país, que é de 46,7 milhões. E essa popularidade nem surpreende, afinal, há de tudo por aqui: praias, sol o ano inteiro, diversas atividades de aventura, uma culinária fantástica e inúmeros atrativos históricos e culturais, só para citar alguns exemplos… Tem como não gostar?
6. A cultura espanhola é uma das mais diversas do mundo.
Falando nas maravilhas do país, outra curiosidade sobre a Espanha interessante é que os costumes da cultura espanhola são totalmente diferentes em cada região – cada uma tem suas próprias tradições e particularidades. Então, vale visitar vários destinos da Espanha para conhecer suas diversas faces.
Como os espanhóis vêm de vários grupos tradicionais que se reuniram em um único país, você vai encontrar, em alguns locais, por exemplo, povos que têm língua própria e querem recuperar a independência, como a Catalunha e o País Basco, além de belas danças tradicionais espanholas e muitos queijos espanhóis deliciosos. Não deixe de provar o Manchego!
7. O espanhol é a língua oficial em 21 países, mas não é o único idioma na Espanha.
21 países adotaram o espanhol como língua oficial, incluindo Argentina, Chile, México e Uruguai. O que significa que aprender espanhol pode abrir caminhos incríveis, especialmente como viajante, pois você pode interagir com os locais e assimilar a cultura em diversos destinos do mundo!
Mas, embora o espanhol também seja a língua oficial (e majoritária) do país, uma curiosidade sobre a Espanha é que ela não é a única língua falada por aqui.
Além do espanhol (chamado pelos nativos de “castelhano”), a cultura espanhola conta quatro línguas cooficiais: catalão, galego, basco, occitano. Mas sabendo um pouco de espanhol você já vira perfeitamente em todo o país.
8. A Espanha é responsável por algumas invenções 'básicas'.
Um fato interessante sobre a Espanha é que o país foi um importante centro de aprendizado e conhecimento no período medieval.
Com isso, ele deu ao mundo bem mais do que a Sangria, o Flamenco e a Zara, mundialmente conhecidos.
O grampeador, o esfregão e o apontador de lápis, por exemplo, são algumas das invenções espanholas super úteis que ganharam o globo.
Mas tem mais itens nesta lista, como a boina, originalmente projetada por pastores nas montanhas do País Basco para se protegerem do frio e da chuva, o traje espacial, a cadeira de rodas e até o design do famoso pirulito Chupa Chups – elaborado por ninguém menos que Salvador Dali!
9. Abriga o terceiro maior número de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Um fato muito legal sobre a Espanha, principalmente para os viajantes que amam História, é que o país é terceiro no mundo com o maior número de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Perdendo apenas para Itália (55) e China (55), a Espanha abriga 48 patrimônios, nove deles apenas em Barcelona.
Destacam-se, na lista, o centro histórico de Córdoba, a cidade murada de Cuenca, o Caminho de Santiago e as obras artísticas de Antonio Gaudí, incluindo o Parque Güell e La Sagrada Família.
10. La Sagrada Família está em construção há mais de 130 anos!
E por falar nela, a “La Sagrada Família”, em português ”A Sagrada Família”, é uma basílica católica romana inacabada, localizada em Barcelona.
A igreja, que começou a ser feita em 1882, é um exemplo brilhante do trabalho arquitetônico único de Gaudí, que foi um famoso arquiteto espanhol.
Apesar de não ter sido totalmente construída, é um dos edifícios mais emblemáticos da Espanha e, provavelmente, a obra mais visitada do mundo, atraindo 2,8 milhões de visitantes por ano!
Espera-se que a obra seja concluída até 2026 (centenário da morte de Gaudí).
Leia também: O que fazer em Barcelona Espanha: Guia completo
11. A Espanha é o lar do restaurante mais antigo do mundo e também do restaurante mais caro do mundo.
Dê uma olhada no Guinness Book of Records e você vai descobrir que uma das curiosidades da Espanha é que ela é o lar do restaurante mais antigo do mundo!
Inaugurado em 1725, o Restaurante Botín, localizado na Calle Cuchilleros, no coração de Madri, é um restaurante espanhol aconchegante que funciona até hoje e se tornou uma das atrações turísticas mais movimentadas da capital.
Por ali, passaram diversas pessoas famosas, incluindo o pintor Francisco de Goya, que chegou a trabalhar como lavador de pratos antes de ser admitido na Real Academia de Belas Artes. Não deixe de passar por lá para provar o cochinillo assado (leitão assado), que até Hemingway mencionou em um de seus romances!
Ainda em relação à gastronomia, outro fato sobre a Espanha é que ela também abriga o restaurante mais caro do mundo. Chamado de “El Sublimotion”, o estabelecimento está localizado em Ibiza e jantar por lá pode custar mais de 1700 euros por pessoa.
Mas não se preocupe! Existem muitos restaurantes, espalhados por toda a Espanha, onde você consegue tomar uma cerveja com um tapa por menos de 3 euros e comer um prato requintado por cerca de 10-15 euros.
12. A Espanha tem um enorme mercado clandestino.
Um fato maluco sobre a Espanha é que a economia do mercado clandestino constitui 20% do PIB! É o segundo maior da União Europeia, logo atrás da Itália.
Porém, este mercado não é formado apenas por violência ou atividades ilícitas. Vários procedimentos comerciais passam despercebidos devido à evasão fiscal deliberada.
Isso também explica as altas taxas de desemprego na Espanha, já que mais de um milhão de espanhóis estão empregados pela economia informal do país e, portanto, desempregados de acordo com os registros oficiais.
13. Existe uma tradição única na cultura da Espanha: La Tomatina.
Realizada, anualmente, em Buñol, na última quarta-feira de Agosto, a La Tomatina é um dos festivais mais famosos da cultura da Espanha.
Tudo começou em 1945, quando um cara começou a jogar tomates em seus amigos. No entanto, a tradição foi proibida na década de 1950 e reintegrada apenas em 1957, quando os moradores realizaram um funeral para a festa, com direito a um tomate em um caixão.
Ao todo, por ano, mais de 20.000 pessoas participam da festa, que é considerada a maior luta de tomate do mundo. No final, as ruas de Buñol parecem uma piscina de molho de tomate! Há quem critique o festival, alegando o desperdício dos frutos, mas os moradores defendem a diversão, garantindo que usam frutos prestes a apodrecer.
14. Muitos festivais malucos fazem parte da cultura espanhola.
La Tomatina não parece maluca o suficiente? Calma. Há muitos outros festivais estranhos que fazem parte da cultura espanhola.
Só neste país, você pode ser perseguido na rua por touros (durante o San Fermin em Pamplona), jogar vinho nos outros (no Haro Wine Festival realizado em Haro), ou se vestir de branco e se envolver em uma luta com talco (no Los Indianos em La Palma).
Tirando o San Fermin, que não recomendamos, pois geralmente envolve animais sendo torturados, esses festivais podem ser divertidos e interessantes para quem quer mergulhar na cultura espanhola.
Outros destaques bem divertidos são o Sonar Music Festival (festival de música e arte que recebe 40 mil visitantes todos os anos) e a Madrid Pride Week (uma das maiores celebrações do Orgulho LGBT do mundo.
Resumindo: dá para se divertir, e muito, na Espanha!
15. A Espanha tem a segunda maior expectativa de vida do mundo.
As mulheres na Espanha têm uma expectativa de vida de 85 anos e os homens têm uma expectativa de vida de 79 anos. Fato bem interessante, né?
Muitos especialistas atribuem essa alta expectativa de vida à dieta mediterrânea, que é especialmente rica em frutas e vegetais (acessíveis e abundantes no país), e reduz a ingestão de carne, laticínios e alimentos processados.
Isso, combinado com um excelente sistema público de saúde e um foco cultural no bem-estar da comunidade e aos laços familiares para que os espanhóis vivam vidas mais longas e felizes. Mais um dos costumes da cultura espanhola que vale copiar!
16. Alguns dos maiores artistas do mundo eram espanhóis.
Diego Velázquez, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya, El Greco e Joan Miró são alguns dos maiores talentos artísticos do mundo nascidos na Espanha.
Para ver de perto o talento deles em sua viagem, você pode visitar o Teatro-Museu Dalí em Figueres, Catalunha e o Museu Picasso em Barcelona, por exemplo.
Outros talentos contemporâneos nascidos em terras espanholas, que provavelmente você deve conhecer, são Penélope Cruz (atriz), Antonio Banderas (ator, cantor e diretor), Pedro Almodóvar (cineasta e ator), Rafael Nadal (tenista), Andrés Iniesta (jogador de futebol) e Úrsula Corberó (atriz conhecida por interpretar a personagem Tóquio na série La Casa de Papel).
17. O catolicismo é predominante na Espanha.
70% dos espanhóis se identificam como católicos romanos, enquanto apenas cerca de 1% se identificam como protestantes, sendo a maioria de origem imigrante. No entanto, a maioria das pessoas na Espanha não participa regularmente de cultos religiosos.
Além disso, boa parte delas, especialmente da geração mais jovem, tende a menosprezar as doutrinas morais da igreja em assuntos como identidade de gênero, sexo antes do casamento, homossexualidade e contracepção.
18. Madri é literalmente o centro da Espanha.
Você já deve saber que Madri é a capital da Espanha.
No entanto, uma curiosidade da Espanha que talvez você não saiba é que a capital é literalmente o centro geográfico do país. Inclusive, todas as grandes auto estradas espanholas começam em Madri, no quilômetro 0: a “Puerta del Sol”, que é até um ponto turístico.
19. Curiosamente, a nudez é legal na Espanha, mas dirigir descalço é contra a lei.
Sim, esse fato sobre a Espanha é real: embora a nudez pública seja proibida na maior parte do mundo, não há leis contra isso na Espanha.
Mas não significa que seja apropriado! Apesar do topless não ser visto como um tabu, principalmente nas praias, não é uma boa ideia passear completamente nu pelo país… Em muitos locais isso é completamente inapropriado e em cidades como Barcelona há leis regionais que proíbem esse ato. Portanto, se informe antes de se despir!
Por outro lado, é bom não esquecer o sapato na hora de dirigir em qualquer lugar da Espanha, pois dirigir descalço ou com chinelos é ilegal. Acredita?!
20. As sestas são levadas a sério na Espanha!
Para quem não sabe, sesta (também chamada de siesta) é uma curta soneca tirada à tarde, geralmente após a refeição do meio-dia. E esse é um dos costumes da cultura espanhola que é levado bem a sério pelo povo!
Você vai notar, durante a sua viagem, muitos comércios fechados entre 14h e 17h, principalmente em Madri, cidade onde os moradores são famosos por aproveitar bem as sestas.
Essa soneca permite que as pessoas descansem, desfrutem de uma pausa no trabalho e relaxem no horário que costuma ser o mais quente do dia. Maravilhoso, né? Deve ser por isso que os espanhóis têm uma das maiores expectativas de vida do mundo!
21. As refeições na cultura espanhola são diferentes.
Uma das coisas sobre a Espanha que você pode demorar um pouco para entender são os vários horários das refeições no país. Mas a gente fez um resuminho para ficar mais simples:
- Os espanhóis normalmente fazem quatro refeições por dia: café da manhã, almoço, aperitivo e jantar. E estes são intercalados com lanches no meio da refeição.
- O café da manhã costuma ser feito em dois turnos. As pessoas geralmente comem algo em casa às 7h da manhã e depois nas cafeterias e bares que servem café das 8h até 12h.
- A hora do almoço normalmente é entre 14h e 15h30, seguida de um lanche no meio da tarde.
- O aperitivo começa por volta das 18h30 e é o ponto alto da alimentação na Espanha. É nessa hora que saem as tapas e os pinchos – na maioria dos bares você pode pedir uma bebida e ganhar uma tapa grátis!
- O jantar na Espanha acontece depois das 21h e é bem mais leve do que na maioria dos países.
22. Há uma cidade japonesa na Espanha.
Um fato sobre a Espanha que você provavelmente não sabe é que existe uma pequena cidade chamada Coria del Río, perto de Sevilha, que segue tradições japonesas.
Tudo começou em 1617, quando seis samurais foram enviados à Espanha como parte da delegação de Hasekura Tsunenaga para estabelecer a primeira embaixada japonesa no país. Até hoje, eles têm mais de 700 descendentes que usam o sobrenome raro de Japon.
Além disso, a bandeira do Japão segue hasteada na prefeitura da vila e o lugar costuma ser palco de cerimônias tradicionais japonesas bem legais, como concursos de haicai (poesia japonesa), festivais de primavera e o Toro Nagashi (festival japonês em respeito aos ancestrais).
23. A Espanha levou o chocolate para a Europa.
Existem teorias conflitantes sobre quando o chocolate chegou à Europa, mas não há dúvidas de que ele entrou no continente pela Espanha.
Os exploradores espanhóis que viajaram pela América Central e América do Sul, voltaram para casa com grãos de cacau e, no final dos anos 1500, a moda do chocolate tomou conta da Espanha. Gradualmente, outros países como França e Itália começaram a visitar as colônias da América Central e pegar cacau, o que aumentou a popularidade do item em toda a Europa.
No entanto, os espanhóis que inventaram a receita de chocolate quente como conhecemos hoje, depois de adicionar açúcar, canela e outros aromas para mudar um pouco o sabor da bebida asteca, que eles consideravam amargo.
24. O hino nacional espanhol não tem letra.
Acha difícil decorar o hino nacional? Os espanhóis não passam por isso.
Na Espanha, o hino é formado apenas por uma melodia chamada “Marcha Real”, que é, inclusive, um dos hinos nacionais mais antigos do mundo, escrito em 1761. Até tentaram, ao longo dos anos, colocar uma letra no hino, mas não foi pra frente.
E o país não está sozinho nessa! Outros 3 países com hinos nacionais completamente instrumentais são Kosovo, Bósnia e Herzegovina e San Marino.
25. É o maior produtor mundial de azeite.
Não é segredo pra ninguém que o azeite é um pré-requisito na cozinha mediterrânica. O que talvez você não saiba sobre a Espanha é que ela é líder mundial na produção e fornecimento de azeite, chegando a produzir cerca de 50% do azeite mundial e exportando quase metade disso!
A maior parte da produção vem da parte sul da Andaluzia. No entanto, existe uma grande variedade de azeitonas nativas que representam a diversidade geográfica do país. Na Andaluzia, a principal é a Picual, enquanto na Espanha Central é a Cornicabra.
O mais interessante é que dá para ver a beleza das oliveiras de perto, principalmente na zona rural da Andaluzia, onde estão várias hospedagens maravilhosas, como a Hospederia la Era e a Hacienda el Tarajal, perfeitas para quem quer curtir a natureza e aproveitar o melhor da culinária mediterrânea.
26. O único museu subaquático da Europa fica em na Espanha.
Já imaginou ter que mergulhar para conferir uma exposição de arte? É o que os visitantes fazem no Museo Atlántico Lanzarote, o primeiro e único museu subaquático da Europa, localizado na costa sul de Lanzarote.
Para ver de perto as esculturas de Jason deCaires Taylor – escultor britânico famoso por ter criado o primeiro parque de esculturas subaquáticas do mundo (em Cancún) – é preciso ter certificado para mergulhar a 15 metros de profundidade. Caso você não tenha, sem problemas, o local oferece um curso básico para iniciantes.
27. Os Tapas, símbolo da cozinha espanhola, tem uma origem curiosa.
As tapas (porção de alimentos servida com bebida) são essenciais em qualquer bar espanhol e um símbolo da gastronomia espanhola. Essa curiosidade da Espanha você já sabe, né? Mas a origem das tapas tem muitas teorias interessantes.
Uma delas diz que tudo surgiu devido à presença de moscas em uma taberna, justamente durante a visita de um rei espanhol. Para evitar que as moscas entrassem na taça da Sua Majestade, o estalajadeiro resolveu colocar uma fatia de presunto em cima do vinho. O rei ficou encantado com a invenção e pediu outro vinho ”com tampa”. Apesar do relato não ter nenhuma base documental, é uma teoria bem famosa na Espanha.
28. Há hotéis na Espanha que funcionam em castelos.
Uma das curiosidades sobre a Espanha mais legais para quem vai turistar pelo país. Em várias cidades você encontra hotéis que funcionam em castelos históricos!
Vale reservar ao menos uma noite em um deles para você se sentir pelo menos uma vez na vida como parte da realeza. Confira os melhores:
- Parador de Cardona: Que tal dormir em um castelo medieval do século IX? Reza a lenda que foi aqui que o Senhor e a Senhora de Cardona prenderam a filha apaixonada por um jovem soldado muçulmano, para evitar que os amantes se encontrassem. Até hoje, o espaço é formado por tetos abobadados, paredes de pedra da época, camas com dossel e móveis inspirados no período medieval catalão, mas ganhou também academia e sauna.
- Parador de Turismo de León: Considerado um dos edifícios mais importantes do Renascimento espanhol, esse castelo do século XVI guarda um conjunto de obras da coleção original, com destaque para obra do escultor Juan de Juni, tapeçarias e diversos móveis antigos.
- Parador de Granada: Localizado em um antigo convento na região medieval de Alhambra, esse palácio do século XV, atualmente, é um hotel luxuoso, que mantém as características originais, como arcos de pedra, tetos em vigas e móveis antigos. As áreas mais lindas são o salão árabe e o mirante com uma cúpula de muqarnas (elemento arquitetônico que lembra estalactites).
- Parador de Siguenza: Reis, cardeais e bispos já moraram nesta fortaleza do século XII, construída sobre uma cidade árabe. Hoje, ela funciona como um hotel luxuoso, mas guarda várias características da época, como paredes de pedra equipada com arcos, uma capela Românica do século XIII e quartos com varandas de madeira e móveis no estilo Castelhano.
- Hostal Reis Catolicos: Construído por reis católicos em 1499, esse castelo do século XV funcionou por muitos anos como alojamento para peregrinos. Atualmente, qualquer visitante de Santiago de Compostela pode fazer uma reserva por aqui para descansar em suítes que incluem camas com dossel e banheira, passear para observar as características originais do prédio (tetos abobadados, arcos de pedra e tapeçaria), além de experimentar pratos deliciosos no restaurante local que conta com paredes de pedras e candelabros.
29. A Espanha é a Capital Europeia dos bares.
Ama tomar uma cervejinha gelada? Essa é uma das curiosidades sobre a Espanha que você vai amar. É muito fácil encontrar um bom bar nas cidades espanholas. Aliás, a Espanha é o país com mais bares da Europa – ao todo são 3,50 mil bares e restaurantes na Espanha (um para cada 132 habitantes), e é fácil encontrar opções abertas a qualquer hora do dia!
No entanto, a ‘vida boêmia’ na Espanha é bem diferente, de outros países do continente, como o Reino Unido. Por aqui as pessoas vão a bares e pubs mesmo durante o dia para coffee breaks. Inclusive, alguns bares servem doces e bolos e são conhecidos como ‘café-pub’.
Outro fato interessante sobre bares, é que eles são um importante símbolo da cultura espanhola. De acordo com uma pesquisa, a maioria dos espanhóis afirma saber o nome dos garçons de seu bar favorito e confiar nos funcionários a ponto de entregar as chaves de casa.
30. O futebol é extremamente popular na cultura espanhola.
Você já sabe, a Espanha é o berço de alguns dos times de futebol mais famosos e bem-sucedidos do mundo, como Real Madrid e Barcelona, e outros 28 mil clubes. Além disso, a seleção nacional chegou a conquistar a Copa do Mundo em 2010.
Por isso, é claro, uma das curiosidades sobre a Espanha é que a maioria das pessoas por aqui é fã de futebol e às vezes enlouquecem com isso, principalmente durante o El Clásico — confronto entre Real Madrid e Barcelona, que é considerado o maior da Europa e um dos maiores do mundo.
Também é fácil encontrar estádios e campos de futebol por todo território espanhol, e alguns dos jogadores mais conhecidos do mundo nasceram na Espanha, incluindo Sergio Ramos e Andrés Iniesta.
Outras curiosidades da Espanha
População total: 46,5 milhões
Capital: Madri
Continente: Europa
Expectativa de vida : 83,2 anos
Montanha mais alta: Monte Teide – 3.718 metros acima do nível do mar.
Área do terreno: 990 km 2.
Maior lago: Lago Sanabria
Governo: monarquia parlamentar
Monarca: Rey Felipe VI
Moeda: euro
Idioma Oficial: espanhol
Visto: Os brasileiros não necessitam de visto para fazer turismo na Espanha por 90 dias (contínuos ou intercalados dentro de 180 dias).
Línguas co-oficiais: catalão, galego, basco, occitano
Religião : 68% católicos romanos (cristianismo)
Membro da OTAN: sim
Membro da UE: sim
Número/prefixo do país: +34
Código do país: ES
Qual a curiosidade da Espanha que mais te surpreendeu?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para a Espanha, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- O que fazer em Barcelona Espanha: Guia completo
- Onde ficar em Madri, Espanha: melhores áreas e hotéis
- O que fazer em Sevilha Espanha: Guia completo
- Onde ficar em Sevilha, Espanha: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Ibiza, Espanha: melhores áreas e hotéis
- Roteiro França: o que fazer em 7, 15, 20 e 30 dias pelo país
- 18 curiosidades sobre o Marrocos para saber antes de embarcar
- 25 Curiosidades sobre a Alemanha para saber antes de ir
- 20 curiosidades sobre a Croácia para saber antes de embarcar
- 20 Curiosidades sobre a Grécia para saber antes de embarcar
- Os 10 melhores destinos de praia na Europa
- 30 curiosidades sobre a Irlanda para saber antes de viajar!
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.