Faça Aqui Sua Reserva ×

Cidades perto de Tokyo: 12 sugestões de bate volta imperdíveis

Vista aérea noturna de prédios iluminados em Tokyo
23/05/2024 Por Bárbara Rocha

Cidades perto de Tokyo: 12 sugestões de bate volta imperdíveis

Sim, sabemos que a capital japonesa é sensacional, mas que tal dar uma chance para as cidades perto de Tokyo? Garantimos que elas também são interessantes (ou até mais!).

Para você ter uma ideia, há lugares perto de Tóquio onde é possível visitar castelos que contam histórias milenares, monumentos que desafiam o tempo, belos santuários e templos classificados como patrimônios da humanidade, além de relaxar em belas praias, passear em lagos tranquilos, escalar montanhas e até ver macacos tomando banho em águas termais!

Tenho certeza de que a sua curiosidade está a mil, né? Mas esse é só o começo. Para saber mais, leia todas as nossas dicas. 

Preparamos um guia bem completo, com 12 opções incríveis para um bate e volta de Tokyo inesquecível, incluindo opções de transporte, atrações imperdíveis em cada cidade e os  melhores lugares para se hospedar. Aproveite ao máximo cada minuto da sua escapada!

simbolo da bandeira shizuoka japao

1. Yokohama: cidade perto de Tokyo com a maior Chinatown do Japão

Vista aérea noturna de luminados às margens de porto em Yokohama, uma das cidades perto de tokyo.

Localizada a menos de 1 hora de Tokyo, Yokohama, que era uma pequena vila de pescadores, graças ao comércio internacional através de seu porto, atualmente, é considerada a segunda maior cidade do Japão

Embora muitas vezes ofuscada pela capital, essa cidade perto de Tokyo oferece uma mistura perfeita de modernidade e tradição, encantando os visitantes com sua rica cultura, arquitetura impressionante e uma variedade de atrações emocionantes. Não faltam centros de lazer, restaurantes de primeira classe, hotéis luxuosos, shoppings completos e arranha-céus imponentes!

Mas a grande atração é a sua Chinatown, classificada como a maior do Japão (e uma das maiores do mundo!), que é um verdadeiro pedaço da China em terras japonesas, com centenas de estabelecimentos. E ainda nem falamos das vistas para o Monte Fuji e os parques lindos que ganham vida na primavera (de março a abril), quando as cerejeiras desabrocham.

Enfim, se você estiver planejando visitar cidades próximas de Tóquio, não deixe de separar um dia para explorar Yokohama. Você não vai se arrepender de descobrir todos os encantos e atrações que essa cidade cosmopolita tem a oferecer!

O que fazer em Yokohama

  • Visitar o porto: Yokohama tem um dos maiores portos do mundo, com muitas opções de entretenimento, como o parque temático de diversões Cosmo World e o Museu Marítimo.
  • Passear pela Chinatown: a  Chinatown de Yokohama é parada obrigatória desta cidade perto de Tokyo. Além dos  tradicionais portões chineses, aqui você encontra mais de 600 estabelecimentos, incluindo lojas, restaurantes e templos impressionantes, como o Templo Kuan Ti Miao e o Ma Zu Miao. À noite, as luzes da maior chinatown do mundo criam um espetáculo encantador! Ah, não deixe de experimentar o famoso “shumai” em uma das barraquinhas locais!
  • Landmark Tower: suba os 70 andares desta torre, uma das mais altas do Japão, e desfrute da vista panorâmica da cidade e do Monte Fuji a partir do observatório no 69º andar. Também vale a pena explorar o shopping que há por lá.
  • Parque Yamashita: relaxe neste agradável parque à beira-mar, com belas paisagens, o famoso relógio da torre, um jardim de rosas e um museu marítimo.
  • Conhecer o templo Sankeien: construído em 1906, este templo tradicional japonês oferece um ambiente tranquilo e bonito para relaxar e apreciar a natureza.
  • Cosmo World: divirta-se neste parque com uma roda-gigante maneiríssima (está entre as maiores do mundo),  montanha-russa de mergulho e muitas outras atrações.

Melhores hotéis em Yokohama

Vista panorâmica durante o dia de cadeiras e mesas em um restaurante de hotel com vista para o mar em Yokohama.
Foto divulgação-InterContinental Yokohama Grand, an IHG Hotel
  • Luxo: Com uma vista maravilhosa para a Baía, o Hotel New Grand é uma hospedagem tradicional, de quase um século, recomendada para quem quer ter uma experiência luxuosa em Yokohama. Quartos elegantes com grandes janelas panorâmicas e banheira, spa com massagens relaxantes e café da manhã impecável são as principais comodidades oferecidas por esse hotel pertinho da Chinatown e da Estação JR Yokohama.
  • Custo x benefício: Já o InterContinental Yokohama Grand, an IHG Hotel é a alternativa certa para os viajantes que buscam custo x benefício, mas sem perder o conforto em uma das melhores cidades perto de Tokyo. Aqui você vai poder relaxar no spa, na sauna ou na piscina, manter sua rotina de exercícios em uma academia moderna,  experimentar pratos típicos em mais de 6 opções gastronômicas, aproveitar diariamente um café da manhã excelente e descansar em quartos espaçosos (a maioria com banheira e vista para da cidade ou da baía).
  • Econômico: Quer economizar em seu bate e volta de Tóquio? Não há opção melhor do que o Chillulu Hostel, a 300 m do centro e a cerca de 400 metros de estações de metrô (Motomachi-chukagai) e trem (Ishikawacho). Por aqui são oferecidas camas confortáveis em dormitórios limpinhos, uma cozinha compacta, espaços confortáveis para para trabalhar e café e lanches gratuitos pela manhã.

Como fazer um bate e volta de Tóquio para Yokohama

  • Trem: A maneira mais conveniente e rápida de fazer um bate e volta de Tóquio para Yokohama é pegar um trem na linha JR Tokaido. A viagem dura apenas 20 minutos e há trens frequentes partindo de Tokyo Station.
  • Metrô: Outra opção é pegar a Linha Azul (linha Tōkyū Tōyoko) do metrô de Tokyo até a Estação de Yokohama. A viagem dura aproximadamente 40 minutos.
  • Ônibus: Os ônibus de Tóquio para Yokohama partem de várias rodoviárias, como a Tōkyō Ekimae Bus Terminal e a Shinjuku Bus Terminal, e a viagem pode  levar entre 45 minutos a 1 hora, dependendo do trânsito.
  • Táxi: Se você prefere uma opção mais confortável ou está viajando em grupo, pode fazer o bate e volta de Tóquio para Yokohama de táxi, o que leva cerca de 30 minutos. No entanto, essa alternativa pode ser bem mais cara, especialmente durante o horário de pico.

2. Monte Fuji: a montanha mais alta do Japão

Vista aérea durante o dia de um templo com arquitetura típica japonesa, com o Monte Fuji (montanha mais alta do Japão) ao fundo.
Foto de Tomas Malik na Unsplash

Com uma altura impressionante de 3.776 metros, o Monte Fuji é a montanha mais alta do país e um dos símbolos mais famosos do Japão. 

Localizado a menos de 3 horas da capital japonesa, nas proximidades de Fuji-Yoshida e Gotemba, esse é um dos lugares perto de Tóquio que atrai visitantes do mundo inteiro durante todo ano, mas especialmente nos meses de verão (de  julho a setembro), quando está aberto para diversas caminhadas e escaladas, cada uma com diferentes níveis de dificuldade.

A paisagem e as atrações ao redor do Monte Fuji também não deixam a desejar! Há lindas florestas, cidades tranquilas, termais relaxantes e lagos tranquilos, incluindo o Lago Kawaguchi, o Lago Yamanaka e o Lago Saiko aos pés da montanha, onde é possível encontrar a oferta de passeios de barco, teleféricos e mirantes com  vistas panorâmicas, ideal para os que preferem uma aventura mais tranquila.

Outro detalhe interessante é que, além de ser um ponto turístico famoso, o Monte Fuji desempenha um papel importante na cultura japonesa e é considerado um local sagrado para o xintoísmo e o budismo – inclusive, é comum encontrar muitos peregrinos visitando a montanha em busca de iluminação espiritual.

Seja qual for o seu objetivo, sem dúvida alguma, incluir esse bate e volta de Tokyo em seu roteiro vai tornar a sua viagem para o Japão ainda mais inesquecível!

O que fazer no Monte Fuji

  • Subir até o topo: muitas pessoas fazem um bate e volta de Tokyo para o Monte Fuji com o objetivo de alcançar o seu topo. Mas tenha em mente que isso só é recomendado na temporada de escalada (de julho a setembro), quando as trilhas estão abertas, os  abrigos de montanha estão disponíveis e as condições climáticas são mais estáveis e seguras. Também é importante ter bastante preparo físico, pois a escalada pode levar de 5 a 10 horas, dependendo da rota e do seu ritmo. 
  • Parque Nacional do Monte Fuji: além da  escalada até o topo do Monte Fuji, o parque oferece várias trilhas curtas, mas igualmente encantadoras para explorar a paisagem ao redor, como florestas, lagos e formações rochosas. Há também templos, santuários e museus que dão  informações detalhadas sobre a história, geologia, cultura e ecologia da região.
  • Lago Kawaguchiko: esse é o lago mais famoso e acessível da região. Aproveite para fazer um passeio de barco, tirar fotos ou apenas apreciar as vistas incríveis para o Monte Fuji 
  • Andar no teleférico de Hakone: o percurso do teleférico começa na Estação de Gôndola Togendai, localizada nas margens do Lago Ashi. Durante o trajeto você vai poder curtir vistas sensacionais das montanhas ao redor, incluindo o Monte Fuji em dias de céu claro.
  • Gotemba e Gotemba Premium Outlets: localizado em Gotemba, uma cidade  na base do Monte Fuji, esse centro comercial é um paraíso para os amantes de compras, com mais de 200 lojas, que oferecem uma ampla variedade de marcas de renome internacional, incluindo moda, calçados, acessórios, artigos esportivos e muito mais. 
  • Torre Chureito: a Torre Chureito, na cidade de Fujiyoshida é famosa por seu mirante que oferece uma vista panorâmica do Monte Fuji, especialmente durante a temporada de sakura (cerejeiras em flor). Só tenha em mente que é necessário subir uma escadaria de 400 degraus. Mas vale a pena – o visual é realmente mágico e dá pra tirar fotos ótimas!

Melhores hotéis perto do Monte Fuji

Sofás, poltronas, mesa e televisão dispostos em uma suíte de hotel com vista para o Monte Fuji durante o dia.
Foto divulgação-Highland Resort Hotel & Spa
  • Luxo: Com vista para o Monte Fuji e a poucos minutos das principais atrações da região – incluindo os pés da montanha -, o  Fuji Gran Villa é uma boa opção para quem quer luxo, privacidade e praticidade em um dos melhores lugares perto de Tóquio. Por aqui são oferecidas villas espaçosas (para até 4 pessoas) com suíte, cozinha, banheira e varanda. Além disso, os hóspedes podem utilizar um estacionamento gratuito e aproveitar um bom café da manhã diariamente com várias delícias típicas!
  • Custo x benefícios: Localizado ao lado do Parque de Diversões Fuji-Q Highland, o Highland Resort Hotel & Spa é um resort encantador que oferece tudo o que você precisa para uma experiência inesquecível. Há grandes banheiras de água termal para você relaxar depois de um dia de aventuras, um delicioso buffet de café da manhã, com pratos ocidentais e japoneses, estacionamento e translado gratuitos, para tornar a sua estadia ainda mais conveniente, e suítes aconchegantes com vistas para o Monte Fuji.
  • Econômico: Procurando uma opção econômica para descansar em seu bate e volta de Tóquio para o Monte Fuji? Nossa dica é o Hotel Route-Inn Fuji Chuo Koen Higashi, com suítes confortáveis (são equipadas com chaleira e banheira), estacionamento gratuito e um bom café da manhã, a 10 minutos de carro da Estação Yoshiwarahoncho. E se você conseguir um quarto no último andar ainda vai ter vista para o Monte Fuji!

Como fazer um bate e volta de Tóquio para o Monte Fuji

Os 150 km de distância de Tokyo até o Monte Fuji podem ser percorridos de diversas formas. Confira:

  • Trem: A forma mais rápida e conveniente de fazer um bate e volta de Tóquio para o Monte Fuji é pegar o trem-bala (Shinkansen) da linha Tokaido-Sanyo até a estação de Shin-Fuji. De lá, é possível pegar um ônibus que leva até o Monte Fuji. A viagem de trem dura cerca de 1 hora e 30 minutos e o de ônibus aproximadamente 1 hora.
  • Ônibus: Keio Dentetsu Bus, Fujikyu Bus e Highway Bus Fuji-Q Highland são alguns exemplos de empresas de ônibus que operam rotas de bate e volta de Tokyo para o Monte Fuji. Os ônibus costumam partir de estações rodoviárias ou terminais da capital japonesa e vão para diferentes destinos na área do Monte Fuji, em uma viagem de 2 a 3 horas.
  • Carro: Se você preferir, pode alugar um carro fazer o bate e volta de Tokyo até o Monte Fuji com mais liberdade. A viagem de carro leva aproximadamente duas horas e meia, dependendo do trânsito.
  • Excursão: Uma opção conveniente para quem deseja aproveitar uma experiência completa e não se preocupar com o transporte é participar de uma excursão organizada que inclui transporte de ida e volta de Tokyo até o Monte Fuji, além de guia turístico e outras atividades.

3. Kamakura: cidade perto de Tokyo conhecida por sua rica herança histórica e belas praias

Durante o dia, Buda Gigante, uma estátua de 11 metros, iluminada pela luz do sol em Kamakura, uma das cidades perto de tokyo.
Foto de charlesdeluvio na Unsplash

Kamakura, uma cidade costeira rica em história e cultura, é um dos destinos mais fascinantes para um bate e volta de Tóquio, especialmente por estar a apenas cerca de uma hora de trem da capital japonesa.

Ao explorar Kamakura, você vai poder conferir o impressionante Buda Gigante, uma estátua icônica que atrai visitantes do mundo inteiro, o Santuário Tsurugaoka Hachimangu, um dos principais santuários xintoístas do Japão, que  oferece uma experiência espiritual única, além do Templo Hasedera e o Templo Engakuji, que encantam com seus belos jardins e arquitetura tradicional.

Mas tem mais! Essa cidade perto de Tokyo também é o lar de Yuigahama, uma das praias perto de Tokyo, conhecida por suas águas tranquilas, faixa de areia extensa e bem limpa, onde é possível relaxar, tomar sol e mergulhar. E ainda há várias lojinhas de artesanato, brechós e comércios espalhados pela cidade, que oferecem produtos autênticos para você levar de lembrança.

Não temos dúvidas de que você vai amar conhecer essa cidade perto de Tokyo, principalmente se estiver procurando por um refúgio relaxante para fazer uma pausa da agitação da capital do Japão!

O que fazer em Kamakura

  • Grande Buda de Kamakura: construída no século XIII, essa estátua imensa do Buda, mede mais de 11 metros e é a segunda mais alta do país!  Não saia do Japão sem conhecer este símbolo nacional. 
  • Santuário Tsurugaoka Hachimangu: com jardins, lagos e pontes encantadores, além de um altar dedicado ao deus da guerra, Hachiman, este santuário é um dos mais importantes do Japão e oferece vistas panorâmicas da cidade e do oceano. Também é conhecido por seus festivais coloridos e emocionantes, que ocorrem durante todo o ano, como o Festival Yabusame. 
  • Templo Hase-dera: cercado de jardins, este templo com uma clássica arquitetura japonesa abriga a estátua de Kannon, a Deusa da Misericórdia, diversas pinturas, esculturas e artefatos religiosos e, dependendo da época, você vai poder testemunhar a linda  floração das cerejeiras na primavera ou o  espetáculo colorido das folhas de outono!
  • Museu da Era Kamakura: este museu oferece uma visão da história e cultura da cidade apresentando uma coleção de artefatos históricos que datam do período Kamakura (1185-1333), incluindo esculturas em madeira, estátuas de Buda, armaduras samurais e até mesmo objetos cotidianos da época.
  • Templo Engaku-ji: conhecido por suas belas paisagens naturais, esse templo é considerado um dos  principais templos zen da região. Uma das principais atrações é a grande sala principal, onde os monges meditam. Ao entrar nesse espaço sagrado, você vai sentir uma sensação de tranquilidade única! Aproveite também para apreciar os lindos jardins e visitar o museu local que exibe itens  relacionados à prática zen. 
  • Passeio na rua Komachi: essa rua comercial movimentada oferece uma ampla variedade de lojas, restaurantes e cafés. É a oportunidade perfeita de comprar  lembranças tradicionais e  se deliciar com a culinária local. Não deixe de provar os pratos japoneses autênticos, como sushi, tempura e ramen, além dos ótimos doces, incluindo mochi e dorayaki.
  • Praias de Kamakura: essa é uma das cidades perto de Tokyo com belas praias! Nossas sugestões são a Praia Yuigahama (no centro da cidade, com uma extensa faixa de areia), a Praia Zaimokuza (ao sul de Yuigahama, mais tran trilha e com vistas panorâmicas do Monte Fuji em dias claros.) e a Praia Shichirigahama (um pouco mais distante do centro, com ondas suaves).

Melhores hotéis em Kamakura

Durante um dia ensolarado, diversas espreguiçadeiras brancas em frente a grande piscina retangular ao ar livre em área de lazer de hotel.
Foto divulgação-Kamakura Prince Hotel
  • Luxo: O Kamakura Prince Hotel é o refúgio perfeito para uma experiência luxuosa em Kamakura. Localizado na famosa Praia de Shichirigahama, este hotel oferece piscina ao ar livre (disponível no verão), campo de golfe exclusivo, suítes com vista panorâmica do mar (ou até mesmo do Monte Fuji) e ótimos restaurantes para experimentar o melhor da culinária japonesa.
  • Custo x benefícios: Outra opção interessante, próxima às belas praias de Yuigahama e Zaimokuza, e do  Santuário Tsurugaoka Hachimangu, é o Hotel Metropolitan Kamakura, um hotel 4 estrelas que oferece quartos confortáveis (a maioria com banheira) e um delicioso café da manhã para você começar o dia com energia. 
  • Econômico: Também perto dos principais templos e praias, além de a poucos minutos da estação de trem, o Plat hostel keikyu kamakura wave é uma boa alternativa para economizar no bate e volta de Tóquio para Kamakura, mas ficar no coração da cidade. Por aqui você vai poder descansar em camas de qualidade, preparar suas refeições em uma boa cozinha compartilhada e relaxar ou socializar com outros viajantes no bar ou no terraço ao ar livre com ótimas vistas para a região.

Como fazer um bate e volta de Tóquio para Kamakura

  • Trem: A forma mais simples de fazer esse bate e volta de Tokyo é pegar a linha JR Yokosuka da Estação de Tóquio ou da Estação de Shinagawa até a Estação de Kamakura. A viagem leva cerca de uma hora.
  • Ônibus: A empresa de ônibus Keikyu Bus costuma fazer a rota entre as duas cidades. Os ônibus partem de várias paradas em Tóquio, como a Estação de Tóquio, a Estação de Shinagawa e a Estação de Yokohama, e chegam à Estação de Kamakura. O tempo de viagem pode variar dependendo do trânsito, mas geralmente leva cerca de 1 hora e meia.
  • Carro: Você pode fazer um bate e volta de Tóquio para Kamakura em cerca de uma hora de carro, dependendo do trânsito.

4. Tokyo Disneyland (Urayasu): o melhor bate e volta de Tóquio para quem vai viajar com crianças

Durante o dia, diversas pessoas caminhando em Tokyo Disneyland, parque temático que é um dos lugares perto de Tokyo.
Foto de Colton Jones na Unsplash

Classificado com um dos um dos parques temáticos mais visitados do mundo – perdendo apenas para os seus “irmãos” nos Estados Unidos – o Tokyo Disneyland atrai anualmente mais de 6 milhões de visitantes e é um bate e volta de Tokyo que você não pode perder, principalmente se estiver viajando com os pequenos!

Apesar do nome, ele não fica na capital japonesa, mas sim em Urayasu – uma viagem que pode ser feita em apenas 15 minutos – e tem atrações para todos os gostos e idades, desde  montanhas-russas emocionantes, como a Space Mountain e a Big Thunder Mountain, até passeios clássicos como o Pirates of the Caribbean e o It’s a Small World, para toda a família.

Há também diversas lojas temáticas, onde é possível encontrar produtos exclusivos, restaurantes que oferecem comidas deliciosas, shows e desfiles lindos e, claro, muitos personagens da Disney por todo o parque para você tirar fotos maneiríssimas!

Resumindo: é um dos lugares perto de Tóquio onde os sonhos se tornam realidade e a diversão é garantida. Seja você fã da Disney ou não, o Tokyo Disneyland, certamente, vai te proporcionar momentos mágicos e inesquecíveis.

O que fazer na Tokyo Disneyland (Urayasu)

  • Atrações temáticas da Disney: o Pirates of the Caribbean (passeio de barco que leva os visitantes para uma aventura pirata emocionante), a Space Mountain (uma montanha-russa no escuro que simula uma viagem espacial), o It’s a Small World (passeio de barco em um  mundo encantado, repleto de bonecos animados e música contagiante), o Peter Pan’s Flight (passeio no mundo encantado da Terra do Nunca) são só algumas das atrações temáticas da Tokyo Disneyland.
  • Desfiles e shows: o parque apresenta desfiles e shows diários, incluindo o popular Tokyo Disneyland Electrical Parade Dream Lights, que apresenta carros alegóricos iluminados e personagens da Disney, e o Happily Ever After com lindos fogos de artifício.
  • Encontros com personagens: na Tokyo Disneyland, os visitantes têm a oportunidade de encontrar, tirar fotos e conseguir autógrafos de seus personagens favoritos da Disney-Pixar, como o Mickey, a Minnie, as princesas, o Pato Donald, o Woody, o Sulley, o Mike Wazowski e muitos outros.
  • Compras e restaurantes: a Tokyo Disneyland oferece uma variedade de restaurantes e lojas, incluindo opções ocidentais e japonesas, além de restaurantes inspirados em filmes, como o Queen of Hearts Banquet Hall, restaurante temático do filme “Alice no País das Maravilhas”. Já as lojas, têm vários brinquedos, roupas e acessórios relacionados aos personagens do filme.
  • Áreas temáticas: a Tokyo Disneyland está dividida em diversas áreas temáticas incríveis, cada uma com  seu próprio estilo. Há, por exemplo, a Adventureland, ideal para quem quer adrenalina, com várias atrações mais radicais, e a Fantasyland, conhecida como a área mais mágica da Tokyo Disneyland, com atrações baseadas em contos de fadas.

Melhores hotéis perto da Tokyo Disneyland (Urayasu)

Durante o dia, cama de casal, poltrona, cadeiras ao redor de mesa e TV em cima de estante de madeira, em suíte de hotel com vista para o mar.
Foto divulgação-Hotel Okura Tokyo Bay
  • Luxo: No Hotel Okura Tokyo Bay seu dia vai começar com diversos quitutes franceses, japoneses, chineses e ocidentais, e vai ser fácil visitar a Tokyo Disneyland já que este hotel localizado bem em frente à Estação Bayside, que leva para o parque. E depois de um dia agitado, você vai ter uma suíte espaçosa e confortável te esperando, com sala de estar e uma banheira de hidromassagem relaxante.
  • Custo x benefícios: Outro hotel bem completo e com preço mais atrativo é o Comfort Suites Tokyo Bay, que oferece diariamente transfer gratuito para a Tokyo Disneyland, um parquinho para os pequenos se divertirem, uma academia moderna, quartos com bastante espaço para toda a família (a maioria com banheira) e um café da manhã delicioso, que inclui um buffet colorido feito especialmente para as crianças!
  • Econômico: O ibis Styles Tokyo Bay é uma alternativa mais simples, mas muito limpa e organizada, com tudo que você precisa para ter uma estadia confortável nesta cidade perto de Tokyo. Há um buffet de café da manhã ocidental e japonês diariamente, transfer gratuito para a Tokyo Disneyland, área infantil e suítes confortáveis com chaleira e TV com canais Disney.

Como fazer um bate e volta de Tóquio para Tokyo Disneyland (Urayasu)

  • Trem: a opção mais conveniente e econômica para visitar essa cidade perto de Tokyo é de trem! Basta pegar a linha JR Keiyo ou a linha Musashino da Estação de Tokyo até a Estação Maihama, que é a estação mais próxima da Tokyo Disneyland. A viagem leva apenas 15 minutos!
  • Ônibus: Há ônibus diretos da Estação de Tóquio para a Tokyo Disneyland, que levam cerca de 35-40 minutos, dependendo do trânsito.
  • Táxi: Os táxis são uma opção confortável para fazer esse bate e volta de Tokyo, mas podem ser caros. Ao todo a viagem leva cerca de 20-30 minutos.

5. Nikko: cidade perto de Tokyo com diversos Patrimônios da Humanidade

Durante o dia, vista panorâmica de um templo típico japonês, rodeado por árvores em Nikko, uma cidade perto de Tokyo.
Foto de Julius Yls na Unsplash

Localizada  na Província de Tochigi e rodeada por belas montanhas, a cerca de 149 km da capital japonesa, Nikko é uma das cidades perto de Tokyo que precisa estar em seu roteiro se você ama a natureza ou passeios culturais.

Templos históricos, estátuas sagradas, construções tradicionais, trilhas por florestas, cachoeiras e fontes termais são só alguns dos atrativos por aqui.

Mas o grande destaque são os mais de 100 santuários, incluindo o Santuário Toshogu, construído em 1617 e classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, famoso por suas estátuas dos três macaquinhos sábios, que simbolizam a filosofia de “não ver o mal, não ouvir o mal, não falar mal”.

Com certeza, a sua estadia nessa cidade perto de Tokyo conhecida por sua mistura única de história, espiritualidade e beleza natural, vai ser uma experiência memorável!

O que fazer em Nikko  

  • Ponte Shinkyo: cartão-postal da cidade, essa ponte chamada de “Ponte Sagrada” é considerada uma das três pontes mais belas do Japão e leva aos principais templos de Nike.
  • Santuário Toshogu: formado por 12 construções com uma belíssima arquitetura japonesa tradicional cheia de cores e detalhes maravilhosos, este santuário é Patrimônio Mundial da UNESCO e parada obrigatória em seu  bate e volta de Tóquio para Nikko – não deixe de tirar fotos do lindo pagoda de 5 andares em frente ao portão principal.
  • Kanmangafuchi Abyss: essas são cerca de 70 estátuas de mães e seus filhos, no meio da floresta, que simbolizam a maternidade, fertilidade e proteção dos deuses a filhos perdidos. Cada uma delas têm um formato e expressões diferentes para serem observados com calma. A energia desse lugar também é bem intensa e emocionante!
  • Templo Rinno-ji: este templo budista é um dos mais antigos e importantes dessa cidade perto de Tokyo e oferece uma visão da arquitetura e da história religiosa do Japão.
  • Edo Wonderland Nikko Edomura: um parque temático de uma pequena cidade recriada para relembrar o período EDO. Nele, os funcionários vestem roupas de época e os visitantes também podem entrar  no clima, vestindo os trajes. Há diversas experiências disponíveis, como a ”Experiência Ninja”, exposições interessantes, espetáculos teatrais e restaurantes 
  • Nasu Alpaca Farm: esta fazenda de alpacas é um destino popular para famílias com crianças, que podem interagir com os animais, alimentá-los e aprender mais sobre a vida rural no Japão.
  • Kegon Falls: localizadas no Parque Nacional de Nikko, as belas cataratas de Kegon têm cerca de 97 metros e podem ser apreciadas de um deck de observação – o cenário fica ainda mais bonito durante a primeira, com a presença das famosas cerejeiras!
  • Compras e gastronomia: essa cidade perto de Tokyo é conhecida por sua produção de produtos artesanais, incluindo lacas e tecidos, e também pela sua culinária regional, conhecida por seus produtos à base de yuba (tofu skin) e feijão, como o  “yuba manju”, um bolinho recheado com pasta de feijão e envolto em yuba. Nossa dica é visitar a rua principal de Nikko, chamada de “Higiriya”, onde há muitas lojas e restaurantes. 

Melhores hotéis em Nikko

Durante o dia, árvores ao redor de grande piscina retangular em área de lazer de um hotel.
Foto divulgação-Nikko Kanaya Hotel
  • Luxo: Com uma localização privilegiada à beira do Lago Chuzenji e das Cascatas Kegon, além de vista para o Monte Nantai, o The Ritz-Carlton, Nikko é um hotel 5 estrelas para quem quer aproveitar momentos de pura tranquilidade. Aqui você vai poder curtir um banho termal relaxante, se mimar com uma sessão de spa revigorante, relaxar na sauna ou apenas descansar em suítes luxuosas com vista para o lago (até mesmo do banheiro com janelas do chão ao teto e uma banheira maravilhosa!).
  • Custo x benefícios: O Nikko Kanaya Hotel é um típico ryokan japonês, ideal para os viajantes que querem aproveitar uma estadia mais autêntica nessa cidade perto de Tokyo. A apenas 6 minutos de carro do Nikko Toshogu Shrine, Patrimônio Mundial da UNESCO, ele oferece suítes com móveis tradicionais japoneses (a maioria com banheira), piscina ao ar livre e um ótimo café da manhã (inclui opções ocidentais), além de estacionamento e traslado (até a Estação Tobu Nikko) gratuitos.
  • Econômico: O Kinugawa apartment é uma opção mais simples, mas capricha na limpeza, organização e conforto. Com espaço para até 5 pessoas, dois quartos, cozinha, sala de estar, banheira e máquina de lavar, esse apartamento é perfeito para quem quer se sentir em casa em uma das melhores cidades perto de Tokyo!

Como fazer um bate e volta de Tóquio para Nikko 

Os 149 quilômetros de Nikko até Tóquio podem ser percorridos de carro, ônibus ou trem. A última opção é a mais popular e dura cerca de 1h47 minutos. Confira mais detalhes:

  • Trem: Para fazer o bate e volta de Tóqui para Nikko de trem, pegue a linha Tohoku Shinkansen na Estação de Tóquio em direção a Utsunomiya. Lá, troque para a linha JR Nikko para seguir até a Estação Nikko. Ao todo, a viagem  dura aproximadamente 2 horas.
  • Trem expresso limitado: Pegue o trem expresso limitado Spacia Kinugawa ou o trem expresso limitado Revaty Kinugawa diretamente da Estação de Asakusa, em Tóquio, até a Estação de Tobu Nikko. Esse bate e volta de Tokyo leva cerca de 2 horas e o grande diferencial é a vista panorâmica da paisagem rural japonesa ao longo do caminho. 
  • Ônibus: Vá para a Estação de Tóquio e procure pelo ônibus direto para Nikko. Existem várias empresas de ônibus que operam essa rota, como a Tobu Bus e a JR Bus, em cerca de 2 a 3 horas, dependendo do trânsito.
  • Carro: O bate e volta de Tóquio para Nikko leva, em média, 2-3 horas. Caso opte por essa opção, basta alugar um carro na capital japonesa e partir pela estrada Tohoku Expressway até a saída de Utsunomiya IC, e, depois, seguir as placas para Nikko. Só lembre-de de diregir com cuidado, pois em Nikko as estradas são estreitas e sinuosas

6. Hakone: uma das melhores cidades perto de Tokyo para relaxar em águas termais (onsen)

Durante um dia ensolarado, árvores ao redor de lago e, ao fundo, Monte Fuji, um dos lugares perto de Tóquio mais famosos.
Foto de Kunal Sahu na Unsplash

A apenas 90 km da capital, a charmosa e pequena Hakone, é mais uma das cidades perto de Tokyo para quem quer relaxar e se conectar com a natureza. 

Aqui você vai poder curtir fontes termais deliciosas, explorar museus ao ar livre cheios de arte e cultura, passear por belos parques com jardins de rosas, observar e fotografar casinhas pitorescas e visitar várias lojinhas interessantes. E claro, não dá para esquecer que ela está cercada pelo Parque Nacional Fuji Hakone Izu e oferece vistas incríveis do Monte Fuji.

E você ainda pode visitar o Lago Ashinoko – que completa esse cenário surreal – para fazer um passeio de barco! Também há diversas trilhas disponíveis e santuários interessantes, incluindo o o Santuário Hakone, com seu famoso Torii flutuante. Aproveite!

O que fazer em Hakone

  • Passeio de barco no Lago Ashi: com vistas panorâmicas das montanhas ao redor, incluindo o icônico Monte Fuji em dias de céu claro, o passeio de barco no Ashi pode ser feito em barcos piratas tradicionais ou crzeiros mais modernos e é uma  experiência imperdível durante um bate e volta de Tóquio para Hakone.
  • Teleférico de Hakone: o teleférico de Hakone é uma forma popular de apreciar a paisagem da região, incluindo vistas do Monte Fuji, do Lago Ashi e das montanhas circundantes.
  • Fontes termais naturais (onsen): Hakone é conhecida por suas fontes termais naturais e há muitos hotéis e resorts que oferecem banhos termais ao ar livre para os hóspedes, incluindo o Hakone Lake Hotel e o Odakyu Hotel de Yama.
  • Museus: Hakone é o lar de vários museus de arte importantes, incluindo o Museu de Arte de Hakone, o Museu Pola de Arte, o Museu de Fotografia de Arte Contemporânea e o Hakone Open-Air Museum, um museu ao ar livre com uma grande coleção de esculturas modernas e contemporâneas, além de uma área de banho de pés.
  • Compras e gastronomia: essa cidade perto de Tokyo é famosa por suas lojas de lembranças, que vendem souvenirs tradicionais, e por sua culinária regional, que inclui pratos como tempura de camarão e ovo cozido em água quente (onsen tamago).
  • Santuário de Hakone: criado em 757 dC, este é um local sagrado e encantador localizado nas montanhas de Hakone. O grande destaque é o Torii de Vermelho, um portão tradicional japonês que marca a entrada para o santuário e é um ótimo cenário fotográfico!

Melhores hotéis em Hakone

Durante o dia, piscina termal em varanda rodeada por árvores em um hotel em Hakone.
Foto divulgação-Yumoto Fujiya Hotel
  • Luxo: Localizado nas montanhas, o HAKONE RETREAT FÖRE by Onko Chishin é o hotel perfeito para quem quer relaxar e se conectar com a natureza no bate e volta de Tokyo. Águas termais ao ar livre,  restaurante com ingredientes locais deliciosos, padaria com pães frescos todas as manhãs, suítes enormes (a maioria com varanda, banheira e vista para as montanhas) são só algumas das coisas que você vai poder aproveitar!
  • Custo x benefícios: Para uma opção mais em conta, mas também relaxante, indicamos o Yumoto Fujiya Hotel, um típico ryokan japonês, que oferece sauna, piscina ao ar livre (no verão), banhos termais, tratamentos de reflexologia, massagens, jogos de mahjong, karaokê, comidas para todos os gostos e suítes com banheira.
  • Econômico: O Onsen Guest House Tsutaya também é um ótimo ryokan para ter uma experiência autêntica em uma das principais cidades perto de Tokyo, com piscinas termais, quartos privativos/compartilhados em estilo japonês, cozinha compartilhada e boa localização por um preço justo.

Como  fazer um bate e volta de Tóquio para Hakone

  • Trem: Pegue a linha JR Tokaido Shinkansen de Tóquio até a Estação de Odawara e, em seguida, troque para a linha ferroviária Hakone Tozan até a Estação de Hakone Yumoto. A viagem leva cerca de 1 hora e 45 minutos.
  • Trem expresso Romancecar: Para fazer um bate e volta de Tóquio mais confortável e luxuoso, essa opção pode ser melhor. Basta pegar o trem expresso Romancecar da Odakyu Electric Railway a partir da Estação de Shinjuku, em Tóquio, que vai direito para a Estação de Hakone-Yumoto em pouco mais de 1 hora. 
  • Ônibus: Se você está com o orçamento mais apertado, nossa dica é pegar um dos ônibus diretos de Tóquio para Hakone-Yumoto, que levam cerca de 2 horas e 15 minutos, dependendo do trânsito.
  • Carro: Caso você vá alugar um carro, pode conhecer essa cidade perto de Tokyo dirigindo. São 100 km até lá, que podem ser percorridos em 2 horas.

7. Enoshima: a ilha da Deusa da música e das artes

Durante um entardecer, diversas pessoas sentadas em grama, em frente ao mar, observando o sol de pôr no horizonte de Enoshima, um dos lugares perto de Tóquio.
Foto de natsuki na Unsplash

Conhecida por sua atmosfera tranquila, ruas charmosas, trilhas agradáveis, praias pitorescas e marcos históricos, Enoshima é uma bela ilha localizada na Baía de Sagami, parte da província de Kanagawa, a 52 km da capital japonesa.

Anualmente, essa cidade perto de Tokyo atrai muitos visitantes em busca de boa sorte e bênçãos, por causa de suas lendas e mitos, como a lenda de Benzaiten, deusa japonesa da música e das artes, conhecimento e aprendizado.

Mas Enoshima é muito mais que isso. Aqui, além de explorar esculturas, santuários e templos antigos, é possível visitar jardins bem cuidados, mergulhar em águas tranquilas, visitar diversas lojas e curtir vistas maravilhosas para o famoso Monte Fuji, em vários lugares.

Para completar, esse destino é um paraíso para os amantes de frutos do mar, com uma variedade de restaurantes que servem peixes e frutos do mar fresquinhos.

O que fazer em Enoshima

  • Farol de Enoshima: este farol é um dos pontos mais emblemáticos da ilha e oferece vistas incríveis do oceano e das montanhas ao redor.
  • Templo Enoshima Daishi:este é um local sagrado para o povo desta cidade perto de Tokyo. A visita de estrangeiros costuma ser permitida, mas é preciso manter silêncio e não usar roupas decotadas ou pernas e barriga de fora.
  • Santuário Enoshima: dedicado a três deidades: Benzaiten, o deus do mar e da sabedoria; Daikokuten, o deus da fortuna e da riqueza; e Hotei, o deus da felicidade e da abundância, este santuário está localizado em uma colina e oferece vistas maravilhosas da costa e do Monte Fuji.
  • Cavernas Iwaya: local de peregrinação importante para os visitantes em busca de conexão espiritual, essas cavernas naturais são lindas e oferecem a oportunidade de conhecer mais da história e natureza da região.
  • Praias de Enoshima: Enoshima é um ótimo lugar para quem procura praias perto de Tokyo. Entre as melhores estão a Praia de Enoshima (conhecida por suas águas calmas e ambiente descontraído) e a Praia de Kugenuma (popular para banhos de sol, surf e outras atividades aquáticas).
  • Jardim Samuel Cocking: localizado na encosta da ilha e é um lugar ideal para relaxar e apreciar a paisagem.
  • Compras e gastronomia: Enoshima oferece muitas lojas de lembranças, restaurantes e cafés, onde os visitantes podem experimentar a culinária local, incluindo frutos do mar frescos e soba (macarrão de trigo sarraceno).

Melhores hotéis em Enoshima

Entardecer em uma suíte de hotel com cama de casal em frente a uma TV suspensa no teto, sofás e poltronas dispostas, varanda com banheira e vista panorâmica da cidade.
Foto divulgação-BREATH HOTEL
  • Luxo: No BREATH HOTEL você vai ser recebido (a) com uma bebida de boas-vindas e uma infinidade de produtos de cuidados, vai poder relaxar em uma jacuzzi com vista para o mar, aproveitar uma ótima sauna e dormir em camas super confortáveis. O café da manhã (americano/asiático) também é divino e eles oferecem estacionamento gratuito e empréstimo de bicicletas para tornar a estadia mais conveniente.  
  • Custo x benefício: Perfeito para casais, o Sou é um apartamento moderno, bem cuidado e limpinho, com suíte, cozinha totalmente equipada, banheira de hidromassagem e máquina de lavar roupa. 
  • Econômico: A apenas 3 minutos a pé da Estação Enoshima e a 5 minutos a pé da Estação Katase-Enoshima, o IZA Enoshima Guest House and Bar é uma opção econômica com quartos privativos/compartilhados em estilo europeu, um agradável lounge compartilhado, onde é possível conferir shows de músicos locais e socializar com outros viajantes, além de um bar, que oferece 20% de desconto em bebidas alcoólicas para os hóspedes.

Como  fazer um bate e volta de Tóquio para Enoshima

  • Trem: Para fazer o bate e volta de Tokyo até Enoshima de maneira rápida, pegue a linha ferroviária Odakyu Odawara até a Estação de Fujisawa e, em seguida, troque para a linha Enoden até a Estação de Enoshima. A viagem leva cerca de 1 hora e 20 minutos. 
  • Trem + Monotrilho: Pegue a linha ferroviária JR Tokaido até a Estação de Ofuna, em seguida, troque para a linha ferroviária Enoden até a Estação de Enoshima, e, finalmente, pegue o monotrilho de Enoshima até a Ilha de Enoshima. Essa viagem demora um pouco mais (cerca de 1 hora e 30 minutos), mas é uma opção interessante e divertida.
  • Ônibus: Há ônibus diretos de Tóquio para Enoshima que levam cerca de 1 hora e 30 minutos, dependendo do trânsito.
  • Carro: Por fim, você pode percorrer os 50 km até essa cidade perto de Tokyo em uma viagem de carro, o que leva, em média, 1 hora.

8. Nagano: cidade perto de Tokyo famosa pelos macacos da neve

Pessoas esquiando em Nagano durante o dia, com a vista de montanhas cobertas de neve.
Foto de Andi Winata na Unsplash

A 233 km da capital, Nagano pode parecer um pouco distante, mas não se preocupe, dá para fazer um bate e volta de Tóquio e conhecer essa cidade incrível, amada por turistas e fotógrafos do mundo todo.

Aqui você encontra as montanhas mais altas do Japão, perfeitas para esquiar e, é claro, a atração mais famosa de Nagano: o parque Jigokudani, onde é comum avistar macacos tomando um banho termal pertinho das pessoas, para se aquecer. É uma experiência que todo mundo quer ter! Por isso, a melhor época para visitar essa cidade perto de Tóquio é no inverno.

E tem mais! Esse é um dos lugares perto de Tóquio que preserva a cultura rural e é o lar de diversas aldeias rústicas milenares, que parecem saídas diretamente de um filme de samurai, além de encontrar muralhas intocadas e parques naturais com paisagens cinematográficas – tudo isso rodeado por montanhas gigantes.

Então, se você está procurando aventura, cultura e cenários impressionantes, Nagano é o lugar certo para um bate e volta de Tóquio inesquecível.

O que fazer em Nagano 

  • Yamanouchi & Jigokudani Monkey Park: Um parque com paisagens maravilhosas. No inverno, o local fica ainda mais belo com a neve que cobre pinheiros, pontes e casas, deixando a paisagem linda! Também é o habitat de macacos da montanha que dão um show se banhando nas águas termais bem próximas do público.
  • Kiso Valley: Uma vila histórica com incríveis construções medievais datadas do período Edo que impressionam os visitantes.
  • Castelo de Matsumoto: Uma linda construção japonesa e o segundo maior castelo do Japão!
  • Montanha Togakushi: Esta montanha é um destino popular para caminhadas e esportes de inverno, como esqui e snowboard.
  • Templo Zenko-ji: Este templo histórico, com uma estátua do Buda de Amida,  é um dos mais antigos e importantes do Japão, e um lugar sagrado para muitos japoneses.

Melhores hotéis em Nagano

Cadeiras e mesas em estilo japonês, com design minimalista e baixas ao chão, dispostas em uma suíte de ryokan em Nagano.
Foto divulgação-Shibu Onsen KOKUYA
  • Luxo: Se você quer ter uma experiência de primeira em um clássico ryokan, indicamos se hospedar no Shibu Onsen KOKUYA, que tem uma linda e tradicional decoração japonesa, 2 restaurantes com pratos típicos frescos e deliciosos, quartos com banheira de hidromassagem privativa ao ar livre, um spa e cerca de 9 fontes termais interiores e exteriores. E ainda tem estacionamento e traslado gratuito da Estação Yudanaka.
  • Custo x benefício: A poucos minutos a pé de duas estações de trem (Gondo e Shiyakusho Mae), o Kokusai 21 International Hotel oferece quartos espaçosos e modernos, um bom buffet de café da manhã com opções japonesas e ocidentais, além de um ótimo restaurante de grelhados com vista  para a cidade.
  • Econômico: Já o Sotetsu Fresa Inn Nagano-Zenkojiguchi, é uma alternativa econômica basicamente ao lado da Estação de trem de Nagano, o que é ótimo para quem vai fazer um bate e volta de Tokyo! Os quartos por aqui são simples, mas aconchegantes e limpos, a equipe é super atenciosa e diariamente há um café da manhã tradicional muito bom.

Como fazer um bate e volta de Tóquio para Nagano

  • Trem: Essa é a maneira mais fácil e rápida de chegar a Nagano. Basta pegar um trem na linha ferroviária Shinkansen Hokuriku até a Estação de Nagano. A viagem leva cerca de 1 hora e 20 minutos e você vai desembarcar pertinho das principais atrações da cidade, como o Templo Zenko-ji e a Vila Olímpica de Inverno de Nagano.
  • Ônibus: É possível visitar essa cidade perto de Tokyo com ônibus direitos que partem das rodoviárias na capital japonesa. Geralmente, o trajeto leva cerca de  2 horas e 30 minutos.
  • Carro: Nagano fica a cerca de 230 km ao norte de Tóquio esse bate e volta de Tokyo pode ser feito em cerca de 3 horas de carro, dependendo do trânsito.

9. Kanazawa: cidade perto de Tokyo com um dos jardins mais bonitos do Japão

durante um dia nublado, lago rodeado de árvores em Kanazawa, uma das cidades próximas de tokyo.
Foto de Vladimir Haltakov na Unsplash

Apesar de estar a aproximadamente 450 km da capital japonesa, Kanazawa é considerada uma cidade perto de Tokyo, graças ao shinkansen (trem-bala japonês), que conecta as duas cidades em apenas 2 horas e 30 minutos.

Capital de Ishikawa, ela é famosa por seus monumentos históricos, museus interessantes, belos jardins, casinhas charmosas com uma típica arquitetura  japonesa, castelos antigos e até bairros de gueixas e samurais. É uma verdadeira viagem no tempo!

Não deixe de conhecer o Kenroku-en, um dos jardins mais bonitos do Japão, o Castelo de Kanazawa, que remonta ao século XVI e o Higashi Chaya District e um antigo distrito de casas de chá.

Também não pode faltar uma parada em um (ou vários) dos restaurantes, famosos por seus frutos do mar frescos e deliciosos, como sashimi de caranguejo e sushi. Nós amamos a especialidade local, o “Kanazawa Curry”, um curry japonês com um toque único – experimente, você não vai se arrepender!

O que fazer em Kanazawa

  • Cerejeiras (sakura): Quem tem o privilégio de visitar o Japão em abril, não pode perder este espetáculo divino. As cerejeiras são famosas em todo o país, mas em Kanazawa elas são ainda mais lindas! Para vê-las, o lugar mais famoso é o Kenrokuen, um dos jardins mais bonitos do país, com belas lagoas e pontes
  • Castelo de Kanazawa: Construído no século XVI, este castelo histórico é um exemplo impressionante da arquitetura japonesa da época.
  • Bairro de Higashi Chaya: Este bairro é um dos mais antigos e bem preservados de Kanazawa, conhecido por suas casas tradicionais de chá.
  • Mercado Omicho: Famoso por seus frutos do mar frescos e produtos locais, este mercado é um dos mais movimentados de Kanazawa e um paraíso para os amantes da gastronomia. Não deixe de provar algumas iguarias especiais,  como o peixe de rio doce e o famoso sushi de ouro! 
  • National Crafts Museum: Em Kanazawa todo tipo de arte é valorizado, especialmente o artesanato, e esse é um museu incrível para conferir isso de perto. Aqui estão diversas obras-primas de cerâmica, tecelagem, lacquerware, metalurgia, madeira e muitas outras formas de artesanato. Inclusive, a cidade foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa de Artesanato e Arte Folclórica.
  • Museu de Arte Contemporânea de Kanazawa: Este museu é um verdadeiro ponto de referência para os amantes da arte contemporânea. Em seu acervo, estão pinturas, esculturas, fotografias e instalações multimídia.

Melhores hotéis em Kanazawa

cama de casal, sofá, cadeira, mesa e TV dispostos em suíte de hotel com vista para a cidade, durante o dia.
Foto divulgação-Hyatt Centric Kanazawa
  • Luxo: Para ter uma estadia de luxo nessa cidade perto de Tokyo, o Hyatt Centric Kanazawa é uma das melhores opções. Este hotel dispõe de restaurante sofisticado, academia moderna, serviço de concierge, lounge no terraço com uma vista incrível do pôr do sol e suítes enormes com sala de estar, cama king, banheira e vista panorâmica da cidade.
  • Custo x benefício: Já o Kanazawa Hakuchoro Hotel Sanraku, com uma clássica decoração japonesa e lindos vitrais coloridos, é uma alternativa para ter uma experiência confortável por um preço justo. Buffet de  café da manhã japonês variado, piscina termal e quartos confortáveis (a maioria com banheira) são as principais comodidades oferecidas, ao lado do parque Kanazawa Castle.
  • Econômico: Apesar do preço, o The square hotel KANAZAWA não deixa nada a desejar. Este hotel oferece um ótimo café da manhã americano diariamente, piscina de águas termais, sauna e quartos pequenos, mas aconchegantes (alguns com banheira), bem perto dos santuários de Ozaki e Oyama.

Como fazer um bate e volta de Tóquio para Kanazawa

  • Trem: A maneira mais rápida para fazer esse bate e volta de Tokyo é pegar a linha ferroviária Hokuriku Shinkansen até a Estação de Kanazawa, em uma viagem que leva cerca de 2 horas e 30 minutos.
  • Ônibus: Os ônibus diretos de Tokyo para Kanazawa levam cerca de 4 horas, dependendo do trânsito.
  • Avião: Há voos diários de Tokyo para o Aeroporto de Komatsu (percurso de 1 hora), que fica a cerca de 30 minutos de carro ou ônibus da Estação de Kanazawa.
  • Carro: Os 450 km que separam Kanazawa e a capital japonesa, podem ser percorridos em uma viagem de carro de 5 horas, dependendo do trânsito. 

10. Miyajima: a ilha sagrada do Japão

Entardecer no mar de Miyajima, com um torii flutuante, um icônico portão japonês, refletindo na água.
Foto de Beau Swierstra na Unsplash

Com uma linda floresta, trilhas incríveis e um icônico Torii flutuante no meio do mar, Miyajima é simplesmente espetacular! Essa ilha é tão linda que muitos consideram uma das mais belas do Japão, e não é para menos! Além disso, ela é considerada sagrada, com um nome que significa “onde Deus reside” – Itsuko-shima.

Apesar de estar a 834 km da capital japonesa, ela entrou na nossa lista de cidades perto de Tokyo, pois pode ser alcançada rapidamente em uma viagem de  trem-bala.

Aqui, além do cenário natural lindo, você vai encontrar templos e santuários, que resistiram até mesmo à explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki – o que reforçou ainda mais a sua importância e espiritualidade -, e ruas cheias de lojinhas e restaurantes charmosos.

E ainda nem falamos do principal destaque: os cervos lindos que vivem livremente pela ilha e são considerados animais sagrados e mensageiros da paz no Japão. Não há lugar melhor para recarregar as energias!

O que fazer em Miyajima

  • Praia de Miyajima: Esta praia é um ótimo lugar para nadar, fazer paddleboarding e outras atividades aquáticas.
  • Grande Torii flutuante de Miyajima: O torii é um “portão” sagrado que fica dentro do mar, em frente à praia. Nos dias de maré alta, o monumento parece flutuar sobre as águas. E nos dias de maré baixa, é possível caminhar pela praia até ele.
  • Santuário de Itsukushima: Localizado na mesma praia do grande Torii, esse é o templo que deu nome à ilha, erguido em 1168 sobre palafitas. O interessante, além da beleza desse templo, é que ele também fica cercado de água quando a maré sobe, proporcionando uma linda paisagem.
  • Monte Misen: Esta montanha é um destino popular para caminhadas e oferece vistas sensacionais da ilha e do Mar Interior de Seto.
  • Pagoda de Miyajima: Um lindo e imponente pagoda de 5 andares, que mistura elementos das arquiteturas japonesa e chinesa.
  • Parque Momijidani: Este parque é famoso por suas belas folhas de outono e é um ótimo lugar para fazer uma caminhada ou piquenique.
  • Gastronomia: Miyajima oferece muitas opções de comida local, incluindo ostras frescas, momiji manju (bolinhos de arroz recheados com feijão doce) e saquê local. Não deixe de provar!

Melhores hotéis em Miyajima

durante um entardecer, poltronas e mesas em suíte de hotel com vista para o mar.
Foto divulgação-Itsukusima Iroha
  • Luxo: A 5 minutos a pé do Santuário Itsukushima Shinto e do Cais de Miyajima, o Itsukusima Iroha é um ryokan 5 estrelas excelente com quartos elegantes em estilo japonês (equipados com pisos em tatami, banheira e vista para o mar), piscinas termais e um ótimo restaurante, onde é possível aproveitar um café da manhã incrível diariamente.
  • Custo x benefício: Já o Aki Grand Hotel & Spa, oferece piscina ao ar livre, sauna, academia, uma casa de banho termal,  3 restaurantes (com pratos japoneses e italianos), academia, estacionamento gratuito e acomodações para todos os gostos, desde quartos em estilo japonês até suítes modernas (a maioria com varanda e vista para o mar). 
  • Econômico: Já o Sakuraya é um ryokan japonês charmoso com decoração tradicional e quartos com vista para a montanha ou para o mar (todos equipados com cama japonesa do tipo futon, piso em tatame  e chaleira elétrica com saquinhos de chá verde), a apenas 3 minutos a pé do Terminal de Balsas, o que é bem conveniente para quem vai fazer um bate e volta de Tokyo.

Como  fazer um bate e volta de Tóquio para Miyajima

Para fazer um bate e volta de Tóquio para Miyajima você vai precisar pegar um trem-bala da Linha Tokaido-Sanyo Shinkansen de Tóquio para Hiroshima (cerca de 4 horas). Lá, vai ser preciso pegar a Linha Sanyo da Japan Railways (JR) até a estação de Miyajimaguchi (cerca de 30 minutos) e, em Miyajimaguchi, a balsa JR para Miyajima (cerca de 10 minutos).

Como a viagem é um pouco longa e há diversas coisas para visitar nesta cidade perto de Tokyo, recomendamos reservar, ao menos, um dia inteiro para esse passeio e dormir por aqui antes de retornar para a capital japonesa.

11. Osaka: um dos melhores lugares perto de Tóquio para os amantes da gastronomia

Pessoas caminhando à noite em ruas com letreiros iluminados, à margem de um rio em Osaka, uma das cidades perto de Tokyo.
Foto de Juliana Barquero na Unsplash

Localizada a cerca de 500 km da capital japonesa, Osaka, conhecida como a “Cozinha do Japão”, é uma cidade vibrante e ideal para um bate volta de Tokyo divertido e sabores incríveis.

Os motivos? Osaka oferece uma experiência única, com inúmeros restaurantes e barracas de rua que servem takoyaki, okonomiyaki, sushi fresco e muitas outras gostosuras que vão encantar seu paladar, além de ser lar do Universal Studios Japan, um parque temático imperdível, repleto de atrações maneiras inspiradas em filmes famosos.

Além da diversão e comida deliciosa, essa cidade perto de Tokyo também é famosa por sua rica história e ótimas opções de compras. Não deixe de visitar o icônico Castelo de Osaka,  mergulhar na agitação da rua Dotonbori e explorar as lojas na famosa Shinsaibashi.

O que fazer em Osaka

  • Explore o Castelo de Osaka: Visite o imponente Castelo de Osaka, um dos marcos históricos mais importantes da cidade, construído no século XVI, para para explorar os seus jardins, admirar a arquitetura tradicional e aprender mais sobre a história do país.
  • Divirta-se na Universal Studios Japan: Faça uma visita ao Universal Studios Japan, um dos parques temáticos mais populares do país. Divirta-se com as atrações, assista a shows ao vivo e encontre seus personagens favoritos dos filmes da Universal.
  • Passeie pelo Dotonbori: Explore a animada região de Dotonbori, conhecida por sua vibrante vida noturna e deliciosa culinária. Caminhe ao longo do canal, observe os icônicos letreiros luminosos e experimente a gastronomia local, incluindo o famoso takoyaki e okonomiyaki.
  • Passeie pelo Distrito de Shinsekai: Visite o pitoresco bairro de Shinsekai, conhecido por sua atmosfera retrô e suas tradicionais lojas e restaurantes. Não deixe de subir na Torre Tsutenkaku para ter uma vista panorâmica da cidade.
  • Faça compras em Shinsaibashi: Desfrute de uma sessão de compras em Shinsaibashi, uma das ruas comerciais mais famosas de Osaka, onde estão diversas lojas, boutiques de moda, restaurantes e cafés.
  • Visite o Templo Shitennoji: Descubra o Templo Shitennoji, um dos templos budistas mais antigos do Japão, com belos jardins, pagodes e salas de oração.

Melhores hotéis em Osaka

Diversas espreguiçadeiras em frente a uma grande piscina retangular em uma área de lazer coberta de um hotel, com vista panorâmica da cidade durante o dia.
Foto divulgação-Swissotel Nankai Osaka
  • Luxo: Com localização privilegiada acima da Estação Namba, o Swissotel Nankai Osaka oferece conveniência e facilidade de acesso, incluindo uma conexão direta com o Aeroporto Internacional de Kansai – não tem opção melhor para um bate e volta de Tóquio! Mas esse é só o começo! Estão disponíveis uma piscina maravilhosa, spa academia de última geração, sauna, banheira de hidromassagem, diversas opções gastronômicas (incluindo jantares mediterrâneos com música ao vivo), suítes luxuosas e muito mais!
  • Custo x benefício: A apenas 300 metros do Universal Studios Japan, o Hotel Keihan Universal Tower é uma ótima opção para quem quer aproveitar um dos parques mais famosos do Japão. Depois de um dia divertido, você vai poder recarregar suas energias na sauna, nas banheiras de água termal ou nas suítes com banheira, além de jantar no 32º andar com uma vista maravilhosa do  horizonte de Osaka. Tudo isso a poucos minutos da Estação Ferroviária JR Osaka e sem pesar no bolso!
  • Econômico: Embora ofereça um preço mais atrativo, o APA Hotel & Resort Midosuji Hommachi Eki Tower não deixa a desejar no conforto. As suítes por aqui são bem espaçosas (a maioria tem sala de estar, banheira e vista da cidade), o  buffet de café da manhã é delicioso e ainda há área de lazer com uma ótima piscina e espreguiçadeiras para relaxar .

Como fazer um bate e volta de Tóquio para Osaka 

Osaka está localizada a cerca de 500 km de Tóquio, mas existem diversas opções para chegar até lá. Confira:

  • Trem: A forma mais comum e conveniente de fazer o bate e volta de Tokyo até Osaka é de trem-bala (Shinkansen). Você pode pegar o trem-bala da linha Tokaido-Sanyo na estação de Tóquio ou na estação de Shinagawa, e seguir até a estação de Shin-Osaka em Osaka, em uma viagem que leva aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
  • Avião: Se preferir fazer um bate e volta de Tóquio para Osaka mais rápido, você pode voar do Aeroporto de Tóquio para o Aeroporto Internacional de Osaka, conhecido como Aeroporto de Kansai. O voo leva cerca de 1 hora. Do aeroporto, é possível pegar um trem ou ônibus para o centro de Osaka.
  • Ônibus: Existem ônibus que fazem o trajeto entre Tóquio e Osaka, operados pela JR Buses. Essa é a opção mais econômica, mas também mais demorada, já que a viagem de ônibus pode levar de 6 a 8 horas, dependendo do trânsito e das condições da estrada.
  • Carro: Se você preferir dirigir, pode alugar um carro e seguir pela Rodovia Chuo para conhecer essa cisade perto de Tokyo. A viagem de carro dura cerca de 6 a 7 horas, dependendo das paradas ao longo do caminho.

12. Kyoto: uma das cidades próximas de Tokyo para experimentar a autêntica cultura japonesa

Entardecer em Kyoto, com geishas elegantemente vestidas com kimonos caminhando pelas ruas.
Foto de Sorasak na Unsplash

Por último, mas não menos importante, uma das cidades perto de Tokyo que você precisa conhecer é Kyoto, a antiga capital do Japão.

Ao explorar Kyoto, com suas ruas de paralelepípedos, casas de chá tradicionais e geishas elegantemente vestidas, a sensação é de ser transportado (a) para uma era passada! 

As atrações mais famosas são o Templo Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado), o Templo Kiyomizu-dera, o Fushimi Inari Taisha (santuário dos portões vermelhos) e o Castelo Nijo, todos eles oferecendo uma visão fascinante da história e da arquitetura japonesa.

Você também pode participar de uma cerimônia do chá, vestir um quimono tradicional e passear pelos belos jardins de pedra dos templos zen, além de provar as maravilhas da culinária local, incluindo pratos como kaiseki (refeição tradicional de múltiplos pratos) e sushi de alta qualidade.

Sem dúvidas, essa é a melhor cidade perto de Tokyo para mergulhar na história do Japão e experimentar a cultura japonesa de forma autêntica. Não deixe de incluí-la em seu roteiro!

O que fazer em Kyoto

  • Explore os Templos e Santuários: essa cidade perto de Tokyo é conhecida por sua rica herança cultural e abriga muitos templos e santuários históricos. Não deixe de visitar o Templo Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado), o Templo Fushimi Inari-taisha com seus milhares de torii vermelhos e o Templo Kiyomizu-dera com suas vistas sensacionais.
  • Passeie pelo Bairro de Gion: explore o encantador Bairro de Gion, famoso por ser o lar das gueixas. Caminhe pelas ruas de paralelepípedos com calma para observar as casas tradicionais e, quem sabe, alguma gueixa vestida em seu belo quimono.
  • Visite o Castelo de Nijo: construída no século XVII, essa fortaleza histórica tem uma linda arquitetura imponente e cercada por belos jardins. Reserve um tempo para observar tudo e descobrir os segredos escondidos em suas salas de tatami.
  • Visite o Mercado de Nishiki: esse mercado local é repleto de barracas de alimentos frescos, especiarias, souvenirs e muito mais. Não deixe de experimentar algumas iguarias locais, como o sushi fresco, os doces tradicionais e o delicioso chá verde.
  • Faça um passeio de bicicleta pelo Bosque de Bambu de Arashiyama: explore a beleza natural e a tranquilidade de Arashiyama, pedalando por trilhas cercadas por altas hastes de bambu.
  • Participe de uma Cerimônia do Chá: experimente uma autêntica Cerimônia do Chá em um dos tradicionais salões de chá de Kyoto. A preparação do chá verde matcha é bem bacana e, além dele, você pode provar vários doces japoneses.

Melhores hotéis em Kyoto

cidades perto de tokyo hotel 12
Foto divulgação-Ryokan Genhouin
  • Luxo: Com quartos elegantemente decorados em madeira, que refletem a autêntica arquitetura de Kyoto, o Cross Hotel Kyoto oferece uma atmosfera acolhedora e localização perfeita para explorar a cidade – são apenas alguns minutos a pé até as estações de trem e metrô, a área de Gion e o Mercado Nishiki. Outros destaques são as suítes luxuosas (com banheira, para você relaxar depois de um de passeios), o delicioso buffet de café da manhã servido diariamente e a equipe super simpática.
  • Custo x benefício: Se você está em busca de uma experiência mais autêntica, o Hotel Resol Kyoto Kawaramachi Sanjo é a opção perfeita. Aqui você vai começar o dia com um farto café da manhã japonês, que inclui opções ocidentais e dormir em quartos aconchegantes com uma banheira relaxante, pijamas confortáveis  e até um kit para fazer sua própria cerimônia do chá. E o melhor: perto do  animado Pontocho Alley e do encantador bairro de Gion, mas com um ótimo isolamento acústico para garantir uma boa noite de sono.
  • Econômico: Por fim, o  Hotel Elcient Kyoto (formerly El Inn Kyoto) é uma alternativa com quartos pequenos e simples, mas aconchegantes (a maioria com banheira), um bom café da manhã (com opções ocidentais/japonesas), além de spa com sauna e é água termal para relaxar.

Como fazer um bate e volta de Tóquio para Kyoto 

Kyoto está localizada a cerca de 450 km de Tóquio e pode ser visitada através de trem, ônibus, avião e carro, a partir da capital japonesa. Confira:

  • Trem: A forma mais comum e conveniente de fazer um bate e volta de Tóquio para Kyoto é de trem-bala (Shinkansen) da linha Tokaido-Sanyo, com saída da estação de Shinagawa e da estação de Tóquio, em um percurso que leva cerca de  2 horas e 20 minutos.
  • Ônibus: Os ônibus que fazem o trajeto entre Tóquio e Kyoto são operados pela JR Bus Kanto e a viagem pode levar de 7 a 9 horas, dependendo do trânsito.
  • Avião: Se preferir uma opção mais rápida, você pode voar do Aeroporto de Tóquio para o Aeroporto de Osaka, que fica a cerca de 1 hora de trem ou ônibus de Kyoto.
  • Carro: O bate e volta de Tóquio para Kyoto também pode ser feito de carro, caso você alugue um. Basta seguir pela Rodovia Chuo, em uma viagem de aproximadamente 6 horas, dependendo do tráfego e das paradas ao longo do caminho.

Perguntas frequentes sobre as cidades perto de Tokyo

Rua movimentada durante a noite, com carros e pessoas passando, cercada por prédios com vibrantes letreiros coloridos.
Foto de Louie Nicolo Nimor na Unsplash

Quais são as melhores cidades perto de Tokyo?

Yokohama, Kamakura, Nikko e Hakone são algumas das melhores cidades perto de Tokyo. Outros luhares perto de Tokyo famosos são Enoshima, Nagano e Kyoto.

Quais são as principais cidades do Japão para visitar?

Além de Tokyo e arredores, as principais cidades do Japão para visitar incluem Osaka, Hiroshima, Nara e Sapporo.

O que fazer perto de Tokyo?

Há muito o que fazer perto de Tokyo. Você pode, por exemplo, fazer uma rápida viagem de trem para explorar Yokohama, a segunda maior cidade do Japão, ou se divertir na famosa Tokyo Disneyland.

Quais são as melhores praias perto de Tokyo?

As melhores praias perto de Tokyo são a Praia de Kamakura (em Kamura, a 1 hroa de trem da capital japonesa), a Praia de Zushi (também em Kamakura), a Praia de Enoshima (destino muito popular durante os meses de verão) e a Praia de Chigasaki (conhecida por suas ondas favoráveis ao surf).

Qual cidade perto de Tokyo você mais gostou?

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para o Japão, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler: 

PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.