13/09/2024 Por Bárbara Rocha
Localizado em meio às montanhas da Serra Nevada, o Parque Nacional de Yosemite é um dos destinos mais bonitos dos Estados Unidos.
Ao todo, esse parque cobre uma área de 3.081 km², onde estão espalhadas diversas cascatas – inclusive uma das cachoeiras mais bonitas do mundo –, bosques de sequoias gigantes, vales, desfiladeiros de granito, trilhas, plantas raríssimas, animais e lagos, entre outros atrativos, que lhe renderam o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Para os viajantes que, como nós, amam uma boa aventura, não tem destino melhor!
Faz parte desse time? Nós realizamos o sonho de conhecer esse paraíso e vamos te ajudar a fazer o mesmo, contando quando visitar, como chegar, o que levar, onde se hospedar, o que fazer e até onde comer no Yosemite.
Onde fica o Parque Nacional de Yosemite
O Parque Nacional de Yosemite fica no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, a aproximadamente 270 km de San Francisco – geralmente a cidade escolhida como ponto de partida para a viagem.
Outra alternativa é partir de Los Angeles, o que dura em torno de 4h30, ou de San José, o que leva, em média, 3h30.
Quanto custa e onde comprar o ingresso do Yosemite Park
O preço do ingresso do Parque Nacional de Yosemite varia de acordo com o tipo de entrada e a duração da sua estadia.
Para você ter uma ideia, essas são algumas das opções disponíveis:
- Passe de veículo: Abrange todos os passageiros de um carro particular.
- Passe de motocicleta: Tarifa destinada a motociclistas.
- Passe individual: Para visitantes sem veículo, como aqueles que chegam a pé, de bicicleta, a cavalo ou via transporte público.
- Passe anual: Como o nome entrega, oferece acesso ilimitado ao parque durante um ano.
Basta acessar o site oficial do National Park Service U.S. para consultar o valor atual e garantir o seu ingresso, ou comparar na hora na entrada do parque. Só não esqueça de guardar o recibo, pois ele será solicitado tanto na entrada como na saída.
Dica extra: Se você planeja visitar mais de três parques nacionais nos Estados Unidos dentro de um ano, é muito mais vantajoso adquirir o “America the Beautiful”, passe que permite entrada em todos os parques nacionais e terras federais recreativas dos EUA, e é vendido pelo site do United States Geological Survey ou em qualquer parque nacional que cobra uma entrada.
Funcionamento do Parque Nacional de Yosemite
O Parque Nacional de Yosemite está aberto diariamente, 24 horas por dia – exceto a portaria Hetch Hetchy. Ao chegar, se não tiver nenhum funcionário, basta entrar e pagar o seu ingresso depois, no centro de visitantes.
Mas é importante ficar ligado(a) com o estacionamento! Em alguns meses, durante o horário de pico (de 6h até 16h), para estacionar no Yosemite ou atravessar o parque de carro, é necessário uma reserva pelo Recreation.gov. Em caso de hospedagem no território, são necessárias reservas em qualquer época do ano, pelo mesmo site.
Quantos dias ficar no Parque de Yosemite
Com seu ingresso garantido, você tem até sete dias para curtir Yosemite ao máximo. Se der, fique o máximo de dias possível para realmente absorver tudo que o parque tem a oferecer.
Nós ficamos três dias e achamos suficiente. Deu para fazer as trilhas mais legais e ver os pontos mais famosos sem correria. Um dia só até rola, mas é bem corrido e você vai perder muita coisa legal.
Como chegar no Parque Nacional Yosemite
Chegar ao Parque Nacional de Yosemite depende de onde você está partindo. Nós recomendamos partir de alguma cidade grande próxima, como São Francisco (4 horas de viagem) ou Los Angeles (6 horas de viagem) . Nesse caso, essas são as melhores opções:
- Carro: Você pode alugar um carro com a RentCars para fazer a viagem com mais liberdade.
- Transporte público: Saindo de Los Angeles, o acesso pode ser feito via trem Amtrak até Merced ou Fresno, seguido de ônibus YARTS até o parque.
- Avião: Fresno, Merced e Modesto são os aeroportos mais próximos de Yosemite. De lá, a alternativa é alugar um carro ou pegar o ônibus YARTS para completar o trajeto.
- Excursão: Se você quer algo mais prático, uma excursão turística é a melhor opção de todas. Essas são as mais recomendadas:
Quando visitar o Parque de Yosemite
A melhor época para visitar o Parque Nacional Yosemite vai depender muito do que você espera ver e do quanto pode/quer gastar.
Na nossa opinião, esse lugar é lindo em qualquer época do ano! Confira como é cada estação para escolher a sua preferida:
Primavera (abril a junho): Para admirar a paisagem, a Primavera é disparada a melhor época para visitar o Parque Nacional Yosemite, com dias mais quentes e noites mais frias. E o valor de tudo está mais acessível!
Verão (julho a setembro): Prepare-se para encontrar tudo muito lotado, pois essa estação marca o período de férias escolares e alta temporada nos EUA. Para lidar com o calor, qualquer lugar com água vira praia.
Outono (outubro a novembro): No outono, a maioria dos lagos e cachoeiras estão secos no Yosemite, o que torna a estação perfeita para quem quer fazer trilhas e caminhadas.
Inverno (novembro a março): Por ser a estação das chuvas, todas as cachoeiras ficam bem cheias, assim como os lagos. Quando neva, a visão é incrível, como se o mundo tivesse sido salpicado de açúcar!
Onde se hospedar para conhecer o Parque de Yosemite
Na hora de decidir onde se hospedar para conhecer o Parque de Yosemite as opções são duas: dentro ou fora do parque.
As acomodações dentro do parque de Yosemite, facilitam muito a vida de quem quer explorar e aproveitar o máximo possível da natureza, mas costumam ser mais caras e esgotam rápido. Se essa for a ideia, já adianto: faça sua reserva o quanto antes!
As que estão fora do parque têm preços melhores, e muitas ficam bem pertinho, o que permite um fácil acesso ao parque nacional de Yosemite.
Mas é aquilo, quanto mais perto, mais disputado. Ou seja, é melhor não perder tempo e garantir o quanto antes um cantinho para você, independente da sua escolha.
Casas de temporada dentro do Parque Yosemite
- Inside Yosemite Mountain Beauty: Bem próxima ao Yosemite Valley, a Inside Yosemite Mountain Beauty é uma casa incrível de três quartos, com lareira, cozinha equipada e uma mesa de bilhar.
- Clark Cabin: Essa casa oferece uma experiência mais próxima de um chalé! Ela é toda de madeira e suspensa em colunas, o que faz com que a varanda tenha uma vista sensacional.
- Inside Yosemite Winter Wonderland: Para quem viajar com um grupo de mais de 10 pessoas, é a casa ideal. Ao todo, são três quartos, duas salas de estar, varanda térrea e, no segundo andar, sinuca, jogos de tabuleiro e churrasqueira.
Acampamentos de Yosemite
Acampar no Parque Yosemite é uma experiência e tanto. Mas, para isso, você precisa se planejar com muita antecedência, no mínimo seis meses antes!
Isso porque, dentre os 13 locais de acampamento que operam dentro do parque, somente 7 aceitam reservas antecipadas – e as vagas desaparecem em um piscar de olhos. Cada um dos locais tem uma estrutura diferente – alguns são especializados em motorhomes, outros em barracas, etc.
Para realizar sua reserva, acesse o site oficial do Recreation sempre no primeiro dia do mês e o mais cedo possível.
Hotéis perto do Parque de Yosemite
- Echo Adventure’s Yosemite Basecamp: Localizado a apenas 7km do portão norte do Parque Nacional Yosemite, esse hotel é ideal para quem quer ficar bem pertinho das atrações. Tem acomodações para a família inteira, quartos antialérgicos e área externa com churrasqueira.
- Sierra Sky Ranch, Ascend Hotel Collection: Um pouco mais distante – a 16 km do Parque Nacional Yosemite -, o Sierra Sky Ranch, Ascend Hotel Collection é uma antiga fazenda de gado, que foi toda reformada para oferecer o melhor da acomodação estilo “ranch”. Conta com uma confortável área de estar com lareira e um restaurante para refeições e bebidas.
- Hampton Inn Oakhurst-Yosemite: A 5 km do Yosemite, esse achado maravilhoso conta com piscina coberta e serve um ótimo café da manhã estilo colonial.
O que fazer no Parque Yosemite
1. Visitar o Yosemite Visitor Center
Nós começamos nosso roteiro pelo Visitor Center, o centro de visitantes do Yosemite, e recomendamos que você faça o mesmo!
Nele, você vai encontrar um museu que conta a história dos primeiros habitantes do parque, da chegada até as descobertas realizadas – com todas as fotos, documentos e objetos que fazem os viajantes entrarem no clima de aventura!
Na saída, aproveite para tirar qualquer dúvida que tenha sobre a sua locomoção ou sobre as áreas e pegue um mapa do local – ficará muito mais fácil para se situar ao longo da sua estadia.
2. Explorar o Tuolumne Grove
Assim que você chegar ao Parque Nacional de Yosemite, vai se deparar com o Tuolumne Grove, atrativo que abriga um bosque onde é possível admirar as gigantescas e centenárias sequóias – árvores de mais de 100 metros de altura, nativas das florestas do norte da Califórnia e oeste de Oregon.
Como o acesso é bem fácil, é normal ter muitas pessoas visitando o local ao mesmo tempo, o que pode atrapalhar um pouco as suas fotos ou caminhada. Mas não desista, porque o tour vale super a pena!
O ponto alto é uma enorme sequóia, que possui uma espécie de passagem em seu tronco. Em épocas antigas, esse espaço era utilizado para a passagem de carroças. Nós ficamos impressionados!
3. Admirar a Bridalveil Fall
Provavelmente, a primeira das cataratas de Yosemite que você conhecerá é a Bridalveil Fall, por ficar próxima ao início do parque. Ela é simplesmente sensacional, com quase 200 metros de uma cascata deslumbrante e, em épocas de alto volume de água, é difícil não se molhar.
A trilha de acesso é fácil, não apresentando grandes dificuldades, e é possível, inclusive, chegar bem pertinho da base, onde se forma uma espécie de lago!
Algumas pessoas se arriscam ainda a subir nas pedras que ficam nas laterais, mas não recomendamos, pois normalmente é escorregadio e pode causar acidentes.
4. Conhecer as melhores atrações do Yosemite Valley
Yosemite Valley é a grande área que concentra a maior parte dos atrativos e pontos turísticos do Parque Yosemite. Fizemos uma seleção abaixo dos lugares que amamos conhecer e que recomendamos com força que esteja no seu roteiro:
- Tunnel View: Esse mirante ficou famoso quando Ansel Adams fez, aqui, a famosa foto “Gates of Paradise”, onde é possível visualizar todo o vale, incluindo a Bridal Veil, o El Capitan e Half Dome. Imperdível!
- El Capitan: Essa formação rochosa, com mais de 900 metros de altura, é super conhecida por causa do documentário “Free Solo”, e é um dos pontos mais difíceis do mundo para a prática de alpinismo.
- Glacier Point: Mais um mirante com uma vista espetacular para as montanhas rochosas. Para pegar esta parte mais vazia, nossa recomendação é incluir como o primeiro ponto de visitação dentro do Parque Nacional de Yosemite. Venha direto do Tunnel View e admire a vista do Half of Dome.
- Yosemite Falls: Essa é, disparada, a mais bonita entre as cataratas de Yosemite, além de ser uma das quatro mais altas de todo o mundo e uma das cachoeiras mais bonitas do mundo. Aproveite a trilha de 15 km de nível médio para apreciar uma bela vista das montanhas e áreas verdes e observar as quedas de água de vários ângulos diferentes!
5. Fazer trilhas
Mas, na nossa opinião, o mais agradável de explorá-lo é realizando os percursos através de caminhadas.
Concorda? Separamos as três melhores trilhas do Yosemite para você. Mas, claro, entenda seus limites para curtir sem perrengues!
- Upper Yosemite Falls: Com quase 12km de percurso de nível médio, essa é uma das trilhas mais queridinhas, já que termina em um delicioso banho de cachoeira, direto na nascente.
- Four Mile Trail – Glacier Point: Começa na Bridal Veil e, durante os 15km, proporciona uma vista completa do Yosemite Valley. E ainda dá para conhecer a Nevada e a Fernal Falls.
- Half Dome: Para fazer essa trilha é necessário muito preparo e planejamento, já que o acesso só é permitido com autorização especial (verifique detalhes no site do Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos). Ao todo, são mais de 26km de uma subida gigantesca, e tão íngreme, que os últimos metros são realizados com apoio de grades de ferro!
6. Relaxar em Sentinel Beach
Vai viajar para os Estados Unidos no Verão e calor está reinando? Inclua a Sentinel Beach em sua visita ao Parque Nacional de Yosemite.
Essa praia, formada à beira do Rio Merced, pode ser acessada facilmente durante todo o ano, mas na estação mais quente é que vira realmente queridinha.
É muito comum que as famílias com filhos pequenos passem bastante tempo por lá, desfrutando da água e realizando atividades na areia. É possível, inclusive, praticar algumas atividades como flutuação, passeio de jangada e natação.
7. Fotografar a Yosemite Chapel
Construída em 1879, a Yosemite Chapel é uma simpática capela com uma fachada vermelha e uma pontiaguda torre do sino, normalmente utilizada para casamentos, missas e celebrações dos habitantes locais e turistas.
O cenário é completado pela visão do vale, dos morros e montanhas ao redor e da Yosemite Falls – não é à toa que muitas pessoas escolhem esse lugar para realizar seus votos de amor eterno.
8. Se divertir muito na neve!
Devido às baixas temperaturas, visitar o Parque Nacional de Yosemite no inverno pode ser uma verdadeira aventura, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Vai exigir somente que você tenha experiência e saiba se locomover!
A boa notícia, é que durante esse período, os gramados do parque viram verdadeiros playgrounds, ideais para fazer bonecos de neve, guerra de bolas e anjinhos se deitando e mexendo os braços e as pernas.
Não se esqueça de ir muito bem agasalhado, com isolantes térmicos, casacos que esquentam verdadeiramente, gorros e luvas. Além disso, os calçados propícios são essenciais, para evitar escorregões e acidentes.
9. Se aventurar na Badger Pass Ski Area
Ao planejar o que fazer no Parque Yosemite no inverno, é impossível não incluir a Badger Pass Ski Area, área de esqui situada dentro do parque. Outras atividades que podem ser feitas são: boia cross na neve, viagem noturna de esqui, trilhas, passeios de teleféricos e de tours personalizados.
Além de suas diversas atrações, dois pontos são o grande destaque do Badger Pass Ski Area: os preços são 3x mais baratos que outros locais de esportes de neve na Califórnia e praticamente 85% das pistas são para níveis iniciantes e intermediários.
Se interessou? Os ingressos podem ser comprados no site Travel Yosemite.
10. Patinar no gelo em Curry Village
Um dos pontos turísticos do Parque Yosemite mais gostosos de se conhecer no inverno é a pista de gelo na Curry Village, que está em funcionamento desde o ano de 1928 apenas nesta estação, pois é quando o gelo está tão denso que não há a possibilidade de quebrar!
Para curtir as atividades por lá, você pode alugar todo o equipamento ao chegar, mas, caso tenha, também pode trazer de casa.
Quando cansar, ou estiver só acompanhando alguém que está patinando, aproveite a aconchegante fogueira do local, ao mesmo tempo em que aprecia a vista do Half Dome.
Como se locomover no Parque Nacional de Yosemite
Há três formas de se locomover dentro do Parque Yosemite. Confira, abaixo, os detalhes sobre cada uma delas:
- Carro: É uma boa alternativa, principalmente para chegar às áreas mais afastadas e não depender dos horários de transportes privativos. Pode ser alugado através da RentCars.
- Shuttle: O shuttle é um ônibus gratuito que leva os turistas a vários pontos dentro do parque. É especialmente útil durante a alta temporada, quando a quantidade de carros circulando é restringida.
- Bicicleta: Como há duas ciclovias super bem sinalizadas no parque, a bicicleta pode ser uma boa opção para distâncias maiores. O aluguel pode ser realizado dentro do próprio Yosemite.
Onde comer no Parque Nacional de Yosemite
- River Restaurant & Lounge: Na hora que a fome bate pra valer, o River Restaurant & Lounge é a melhor alternativa. O restaurante possui um cardápio a la carte com boas opções de carne e um buffet de sopas e saladas em que você pode se servir à vontade.
- Degnan’s Kitchen: Esse restaurante tem muitas opções de sanduíches, pizzas, bebidas quentes como café e chocolate, café da manhã completo, além de diversas bebidas e outros itens de conveniência.
- The Ahwahnee Dining Room: Esse restaurante luxuoso, com direito a estrutura em madeiras e pedras, serve uma comida deliciosa, com destaque para a Cesar Salad que é muito gostosa. No jantar, há um pianista deixando o ambiente ainda mais aconchegante. Adoramos!
- Village Store: Essa loja é literalmente 3 em 1! Tem um mercado, uma lojinha de souvenirs e até uma livraria.
- The Mountain Room: Com uma vista privilegiada para a Yosemite Falls, esse restaurante serve bifes, frutos do mar e massas saborosas.
O que fazer no Yosemite Park em 3 dias: nosso roteiro no parque
1º dia no Yosemite Park:
- Manhã: Inicie seu tour pelo Parque Nacional de Yosemite pelo Visitor Center, conhecendo o museu e pegando seu mapinha.
- Tarde: Tire muitas fotos na Tuolumne Grove – não esqueça da árvore que tem a passagem para carruagem e vá conferir a linda Bridalveil Fall.
- Noite: Em sua primeira noite, com certeza a fome vai bater mais forte, então vá ao River Restaurant & Lounge.
2º dia no Yosemite Park:
- Manhã: Comece o dia fazendo a trilha Four Mile Trail para conhecer vários pontos turísticos do Parque Yosemite como o Valley e Glacier Point.
- Tarde: Ainda tem energia? Dê uma passada na charmosa Yosemite Chapel para tirar fotos lindas.
- Noite: Jante com uma vista espetacular no The Mountain Room!
3º dia no Yosemite Park:
- Manhã: Vai no inverno? Passe o dia inteiro entre a Badger Pass Ski Area e a Curry Village. Caso vá no verão, curta a deliciosa Sentinel Beach.
- Tarde: Conheça as cataratas de Yosemite – seu top 1 deve ser a Yosemite Falls.
- Noite: Reserve as últimas horas para comprar lembrancinhas na Village Store e ir ao Degnan’s Kitchen.
O que levar para o Yosemite Park
- Roupas confortáveis: O clima pode variar bastante ao longo do dia, então é bom estar preparado para qualquer temperatura. Não esqueça de levar um bom casaco para as noites frias e roupas leves para as trilhas durante o dia.
- Calçados apropriados: Um bom par de botas de caminhada é essencial. Você vai andar muito, e seus pés vão agradecer!
- Protetor solar e chapéu: O sol pode ser intenso. Acredite! É bom proteger sua pele.
- Garrafa de água reutilizável: Mantenha-se hidratado! Existem vários pontos de reabastecimento no parque.
- Lanches saudáveis: Barras de cereais, frutas secas e nozes são ótimos para manter a energia durante as caminhadas.
- Repelente: Esse item é especialmente útil durante os meses mais quentes!
- Mapa do parque: Mesmo que você tenha GPS, um mapa físico é sempre útil para se localizar nas trilhas.
- Mochila: Além da sua mala de viagem, não esqueça de uma mochila leve e confortável para carregar apenas seus pertences essenciais durante as trilhas.
- Câmera: Yosemite é absurdamente fotogênico. Você vai querer registrar cada momento.
- Kit de primeiros socorros: Pequenos acidentes acontecem. Ter um kit básico com band-aids, antissépticos e medicamentos pessoais nunca é demais!
Qual dos pontos turísticos do Parque Yosemite você gostou mais?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para os Estados Unidos, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Onde ficar em Yosemite: Top áreas, hotéis, cabanas e campings
- O que fazer nos Estados Unidos: 20 atrações imperdíveis para visitar
- 25 Curiosidades sobre os Estados Unidos para saber antes de embarcar
- O que fazer em San Diego: Guia completo
- O que fazer em San Francisco EUA: Guia completo
- O que fazer em Los Angeles: Guia completo
- Onde ficar em Los Angeles: melhores áreas e hotéis
- O que fazer em Las Vegas: Guia completo
25 pratos típicos dos Estados Unidos que você precisa provar
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
Respostas de 2
Adorei o POST, é o melhor que achei sobre o Yosemite, agora tenho algumas dúvidas ☺️
Vou visitar o parque no fim de setembro, desço em Los Angeles, vou parar em Visalia para ver as Sequoias e depois sigo até Mariposa.
Pretendo ficar dois dias no Yosemite, dias 29 e 30 setembro; no dia 30 no fim da tarde já queria ir direto dali para Mammoth Lakes, ficar um dia e depois passar pelo Dead Valley até Las Vegas, parando no Parque Nacional do Dead Valley
Gostaria de saber se é viável esse trajeto, se vou pegar estradas boas, se não corro o risco de pegar neve, chuvas ou estradas fechadas
E também o que priorizar no Yosemite em dois dias e em Mammoth Lakes em apenas um dia.
Muito obrigado
Oii Luiz! Muito obrigada por esse feedback incrível 🙂
Sobre as estradas: nessa época, elas devem estar abertas e acessíveis, já que a temporada de neve ainda não começou. Mas é bom dar uma olhada no site oficial do Yosemite National Park https://www.nps.gov/yose/index.htm) para conferir informações atualizadas sobre as condições das estradas.
Já sobre o roteiro, é interessante e viável sim. No Yosemite a dica é priorizar a Yosemite Falls, o El Capitan e o Glacier Point. Você também pode explorar trilhas curtas, como a trilha da Upper Yosemite Falls. Já no Mammoth Lakes dá para aproveitar o dia para fazer uma caminhada em uma das trilhas da área, como a trilha do Lago Mary ou do Lago Convict.
Boa viagem!!