21/01/2023 Por Bárbara Rocha

Onde se hospedar em Bariloche: melhores áreas e dicas de hotéis

Para decidir facilmente onde ficar em Bariloche, primeiro você precisa ter em mente o objetivo de sua viagem: ficar perto de tudo, relaxar com uma vista para o lago ou esquiar todos os dias?

Também é preciso saber quanto você está disposto (a) a gastar. 

Há hotéis em Bariloche super sofisticados, ao mesmo tempo em que existem hostels simples, mas bem aconchegantes, cabanas completas para quem quer mais privacidade, e lugares espaçosos para toda a família.

Já tem essas respostas? Então, temos certeza que você vai encontrar a opção perfeita neste post. Só não esqueça de reservar seu hotel preferido com antecedência, para não perder sua vaga!

mountain

Onde ficar em Bariloche: melhores áreas

durante o dia, casas em topo de colina cercada por árvores, e ao fundo, montanhas coberta por neve
Foto: Thayran Melo no Unsplash

Apesar de ser uma cidade pequena, Bariloche tem uma rede hoteleira muito ampla, com opções que acomodam desde viajantes solo a casais em lua de mel e até grupo de amigos ou família.

A maior parte dos hotéis em Bariloche estão em basicamente três áreas: Avenida Bustillo, Centro e Cerro Catedral.

A primeira delas é recomendada para quem quer ficar em uma das típicas cabanas em Bariloche, curtindo dias de muito sossego às margens do Lago Nahuel Huapi.

Já o Centro, é melhor para quem quer estar perto dos principais comércios, bares, restaurantes e pontos turísticos. 

Por fim, o Cerro Catedral é a opção certa para quem procura onde ficar em Bariloche para esquiar, já que é o lar da principal estação de ski da cidade.

Para decidir qual dessas áreas é a melhor para ficar, é só continuar lendo que você encontra mais detalhes de cada uma, além de dicas dos melhores hotéis em Bariloche!

1. Centro de Bariloche: onde ficar em Bariloche pela primeira vez

Centrodurante o dia, restaurante com telhado de tijolo preto em centro, lugar onde ficar em bariloche
Foto: Thayran Melo no Unsplash

O Centro é um dos melhores lugares onde se hospedar Bariloche se a ideia é ficar perto de tudo. Nele, estão diversos comércios, agências de turismo e restaurantes, além de bares para quem quer curtir a noitada. Sem contar, a proximidade com o Lago Nahuel Huapi, a Torre do Relógio e o Museu da Patagônia. 

Escolhendo essa região, fica muito simples fazer quase tudo a pé e, para ficar ainda melhor localizado, vale a pena procurar por hospedagens próximas ao Centro Cívico – o melhor lugar para fazer tudo a pé! – que concentra, em sua praça retangular, belas construções inspiradas nos Alpes! 

Já se a sua procura é por um lugar onde ficar em Bariloche para esquiar, não recomendamos o centro, a menos que você pretenda alugar um carro. 

Nesse caso, em cerca de 30 minutos, é possível chegar ao Cerro Catedral (que apresentamos abaixo) – um dos locais mais famosos para prática do esporte. Se essa for sua escolha, cheque com sua hospedagem se há estacionamento privado, para que você não precise estacionar na rua.

Vantagens de escolher seu hotel em Bariloche no Centro

  • Se for sem carro é a opção ideal, e se for de carro, muitos hotéis possuem estacionamento.
  • É também o centro comercial da cidade, com muitas das melhores lojas localizadas ao longo da rua principal.
  • Há desde albergues a hotéis de preço médio e hotéis de 5 estrelas e os preços são acessíveis.
  • Algumas de suas acomodações ficam no centro, ou a duas ou três quadras dele, mas na beira do lago, se você quiser ter uma vista legal e estar perto de tudo ao mesmo tempo.

Desvantagens de escolher seu hotel em Bariloche no Centro

  • É uma zona um pouco barulhenta e com muita gente nas ruas, ao contrário de outras áreas mais calmas e pitorescas.

Onde ficar em Bariloche no Centro

durante o dia, cama de casal, poltrona e mesa de escritório e cadeira, em suite com vista para o lago
Foto divulgação: Hampton By Hilton Bariloche
Luxo: 
  • Para quem quer ficar bem localizado, uma ótima opção de hotel em Bariloche é o Nativo Boutique Hotel, perto de tudo e, ao mesmo tempo, num local silencioso. Ficam a apenas um quarteirão do Lago Nahuel Huapi e oferece quartos aconchegantes, sendo alguns com vista para o lago.
  • Já o Vista Al Lago Apartments tem uma localização muito boa, a 150 metros do centrinho, permitindo conhecer tudo a pé, e com tudo por perto: supermercados, restaurantes, pontos de táxi e ônibus. Os apartamentos são muito confortáveis, equipados com tudo o que você precisa para uma boa estadia, vista para o lago e o fato de estar no centro cívico é espetacular.
Custo x benefício
  • Quem procura alternativas com um excelente custo x benefício, deve buscar hotéis próximos ao Centro Cívico, como o Hotel Aspen Ski , com quartos rústicos charmosos! Fica perto aos principais restaurantes e lojas da cidades, tem pontos de ônibus próximos e equipe muito atenciosa e solícita. 
  • O Cacique Inacayal Lake Hotel & Spa é outro belo hotel 4 estrelas, que combina o conforto de estar a poucos metros do centro e, ao mesmo tempo, estar no lago com uma bela vista. Eles oferecem um buffet de café da manhã, assim como Wi-Fi de alta velocidade por toda parte. O armazenamento de esqui está disponível no local, e eles também têm excelentes instalações de spa para que você possa relaxar depois de um dia de esqui ou passeios.
Econômico: 
  • A Hospedaje Penthouse 1004 não é apenas o melhor albergue em Bariloche, mas talvez um dos melhores do mundo! Além das excelentes vistas, eles oferecem um farto café da manhã todas as manhãs. Eles também organizam eventos sociais regulares, incluindo noites de vinho e passeios pela cidade. A cereja do bolo é, claro, o preço acessível.
  • Os que vão fazer uma viagem solo também podem se interessar pelo Patagonia Jazz Hostel, com uma área comum com cozinha compartilhada e um café da manhã simples, mas muito gostoso, com pão caseiro novinho todo dia, doce de leite, geleias, frutas, café, leite, chá, entre outros.

2. Avenida Bustillo: onde ficar em Bariloche com vista para o lago

durante dia nublado, casas de tijolos laranja em topo de colina cercada por árvores e ao fundo, montanhas coberta por neve
Foto: Geronimo Giqueaux no Unsplash

Situada à beira do Lago Nahuel Huapi e a cerca de 15 minutos do centro, a Avenida Bustillo oferece hospedagens tranquilas – perfeitas para famílias – e algumas com vista incrível para as águas.

É a área mais interessante onde se hospedar em Bariloche se o objetivo é alugar uma cabana com estrutura mais rústica. A maioria, geralmente, é super completa, com suíte, cozinha e estacionamento.

Para completar, ao longo da avenida, estão vários restaurantes e bares, o que a torna uma das melhores regiões onde ficar em Bariloche.

Vantagens de escolher seu hotel em Bariloche na Avenida Bustillo

  • Se estiver de carro próprio ou alugado, escolher um hotel na Avenida Bustillo com vista para o lago vai ser muito prazeroso.
  • Há várias opções de acomodações charmosas e super tranquilas, e algumas bem próximas ao centro ou a poucos quarteirões de distância.
  • Na hora de jantar não vai ser preciso ir longe. Ao longo da avenida, há  bons restaurantes, e vários hotéis também têm restaurantes próprios.

Desvantagens de escolher seu hotel em Bariloche na Avenida Bustillo

  • É desconfortável sem um carro.

Onde ficar em Bariloche na Avenida Bustillo

durante o dia, cama de casal, armário, sofás e banheira de hidromassagem em suite com vista para o lago em um dos hotéis em bariloche
Foto divulgação: Nido del Condor Hotel & Spa
Luxo: 
  • Se você busca onde se hospedar em Bariloche com sofisticação, recomendamos o La Cascada Casa Patagónica by DON – que fica em frente ao Lago Nahuel Huapi, tem cachoeira própria, e todos os ingredientes para uma estadia mágica. Um plus é que a reserva inclui uma bebida de boas-vindas, e é possível desfrutar das vistas deslumbrantes do terraço do hotel e descer até à praia privada que faz parte das instalações. 
  • Já o Nido del Cóndor Hotel & Spa, localizado próximo à Praia Bonita, tem decoração típica de casa de montanha e um café da manhã argentino delicioso, além de um restaurante para você provar o melhor da gastronomia local. Mesmo afastado, fica numa localização privilegiada de bons restaurantes, supermercado, em frente ao lago Nahuel Huapi.
Custo x benefício
  • Caso queira ficar em um chalé em Bariloche com um bom custo x benefício, dê uma olhada no Mont Blanc Bungalows. O ambiente é agradável e as cabanas são bem completas e espaçosas, com tudo o que você precisa. Há, também, um espaço arborizado e com mesas e churrasqueiras para relaxar depois de um dia agitado. E, por fim, a localização é boa, bem em frente ao ponto de ônibus para o Cerro Catedral.
  • Óutra acomodação nesta área com um ótimo valor para tudo o que oferece é a Las Liebres. As unidades possuem piso em parquet, cozinha totalmente equipada com micro-ondas, área para refeições, TV de tela plana a cabo e banheiro privativo com bidê e secador de cabelo. Uma geladeira, forno, fogão e chaleira também são fornecidos. Alguns quartos têm linda vista do lago.
Econômico: 
  • Para quem vai viajar sozinho, o Hostel Like Quijote é um dos mais indicados onde ficar em Bariloche próximo a Avenida Bustillo, a apenas 900 metros do cênico Lago Nahuel Huapi. As acomodações, localizadas numa casa típica de estilo alpino, são um verdadeiro charme! 

3. Cerro Catedral: onde ficar em Bariloche para esportes de neve e caminhadas

durante dia nublado, árvores cobertas de neve e névoa ao fundo em cerro central, melhor lugar onde ficar em bariloche para esquiar
Foto: Federico Persiani no Unsplash

Se você procura onde ficar em Bariloche para esquiar, o Cerro Catedral deve ser a sua escolha. 

Conhecida por abrigar uma das estações de ski mais famosas da cidade, ela também é o lar de escolas de esqui, lojas de roupas de neve, bares e restaurantes. Ou seja, é perfeita para quem vai conhecer Bariloche no inverno e quer aproveitar ao máximo os dias de neve.

Por outro lado, se sua trip vai ser em outra época do ano, não recomendamos essa região. Como seu principal atrativo é a neve, que só ocorre no inverno, não há muito o que ser feito em outras estações. 

Vantagens de escolher seu hotel em Bariloche no Cerro Catedral

  • É a melhor opção para se hospedar em Bariloche para esquiar, já que estará muito perto das pistas e não é necessário se deslocar para esquiar.
  • Há vários hotéis, restaurantes, bares e tudo o que você precisa para uma boa estadia.
  • Fica a 18 quilômetros do centro de Bariloche e você pode ir de táxi ou de transporte público com o ônibus 55.

Desvantagens de escolher seu hotel em Bariloche no Cerro Catedral

  • É uma área cara, pois tem menos hotéis e tem a vantagem de estar muito perto das pistas, mas se você puder ficar aqui, economizará transporte do centro e o tempo necessário para ir e voltar todos os dias.

Onde ficar em Bariloche no Cerro Catedral

durante dia, uma das cabanas em bariloche, coberta de neve
Foto divulgação: Galileo Boutique Hotel
Luxo: 
  • Quer um lugar onde ficar em Bariloche para esquiar e também muito conforto? Confira o Galileo Boutique Hotelsituado a apenas 350 m dos teleféricos de esqui de Cerro Catedral, com quartos luxuosos e completos com banheira de hidromassagem, lareira e TV de tela plana.
  • Já o Kurtem Lodge tem cabines confortáveis e espaçosas, com todos os eletrodomésticos necessários, uma vista excepcional para a montanha (super próximo ao acesso aos teleféricos), e detalhes que denotam que é um local bem cuidado pelos donos. 
Custo x benefício
  • Se o orçamento estiver um pouco mais apertado, uma boa opção de hotel em Bariloche para esquiar com um bom custo benefício é o Cabañas Don Pepe. Além de prático e ideal para esquiar, o atendimento é muito bom e os funcionários são prestativos. 
  • Já o Cerro Catedral Dpto. Turistico en la base 4/5 pax tem cabanas aconchegantes em meio a natureza e fica a apenas 450 m da Estação de Esqui Cerro Catedral.

Bônus: melhores hotéis em Bariloche para família

durante o dia, sofá em frente a lareira e ao fundo, ampla janela com vista para o lago em um dos melhores hoteis em bariloche para família
Foto divulgação: Peninsula Petit

Bariloche está entre um dos melhores lugares para viajar com crianças do mundo e, por isso, não faltam hotéis com uma excelente infraestrutura e quartos espaçosos para acomodar todos confortavelmente. Confira algumas opções de hotéis em Bariloche para família:

Bônus 2: cabanas em Bariloche

durante o dia, cama de casal e banheira de hidromassagem em suite com vista para o lago em uma das cabanas em bariloche
Foto divulgação: Cabanas Puerto Pireo

Se a ideia é ter uma experiência mais intimista, recomendamos reservar uma das cabanas em Bariloche. Separamos, abaixo, as melhores da região, perfeitas para você viver dias inesquecíveis:

Bônus 3: Hotéis em Bariloche 5 estrelas

durante o dia, piscina em área externa cheia de neve e ao fundo, construção de tijolos laranjas onde funciona um dos hotéis em bariloche 5 estrelas
Foto divulgação: Charming Luxury Lodge & Private Spa

Busca lugares luxuosos e sofisticados? Então veja a nossa lista de hotéis em Bariloche 5 estrelas, alguns possuem piscina, banheiras de hidromassagem, spa, restaurantes que servem pratos internacionais, entre muitas outras experiências sensacionais. Confira: