12/06/2024 Por Bárbara Rocha Por Bárbara Rocha Alcantelado
O que fazer em Bali? A resposta é simples: viver experiências! É isso que a Ilha de Bali oferece de melhor!
Cercada por mares azuis e praias de areia dourada, Bali é a mais famosa das 17 mil ilhas da Indonésia e um paraíso para todos os estilos.
Você pode se aventurar na natureza, visitar templos, explorar cavernas, recarregar as energias em cachoeiras, conhecer belos campos de arroz e fazer compras em mercados intermináveis.
Resumindo, o que quer que você busque, provavelmente vai encontrar em Bali. Mesmo que passe alguns meses aqui (como nós, que ficamos 2 meses), ainda terá visto apenas uma fração de tudo o que Bali oferece.
Nossa lista é grande e completa, reunindo um pouco de tudo que esse paraíso proporciona.
Mas lembre-se: Bali é um lugar para relaxar e explorar sem pressa. Se o tempo for curto, selecione o que mais chamar a sua atenção e deixe o restante para uma próxima visita. Afinal, você vai querer voltar muitas vezes!
Mapa das principais atrações de Bali
1. Decida quais áreas visitar (e onde se hospedar)
Bali é uma ilha cheia de diversidade, e o primeiro passo do seu planejamento é escolher quais áreas explorar e onde se hospedar. Isso vai influenciar totalmente na vibe e nos passeios.
Bali tem cinco regiões principais: sul, centro, leste, norte e oeste. Aqui estão algumas áreas populares:
- Ubud (Centro): Arte e cultura.
- Seminyak (Sul): Luxo e sofisticação.
- Kuta (Sul): Praias e vida noturna.
- Lovina (Norte): Praias de areia preta e golfinhos.
- Uluwatu (Sul): Surf e templos.
- Munduk (Norte): Cachoeiras e tranquilidade.
Queríamos explorar tanto o sul quanto o norte de Bali, e ficamos como ciganos, trocando de acomodação a cada cinco dias! Se você puder, recomendo fazer o mesmo. É bem legal experimentar as várias vibes dessa ilha.
Achamos lugares incríveis e baratos no Booking.com. Dica: escolha acomodações com café da manhã incluso, ajuda a economizar bastante!
Confira alguns lugares que ficamos e amamos em Bali:
- Sanak Retreat (Munduk): Passamos uma semana no Sanak Retreat e só a hospedagem já vale a visita a Munduk! Onze bangalôs de madeira, espaçosos e equipados, com terraço ou varanda privativa e vista para os arrozais, foram projetados para quem valoriza um estilo de vida simples, sem abrir mão do conforto. Uma oportunidade única de explorar a natureza e buscar uma sensação mais profunda de serenidade.
- Bali Villas Arta (Seminyak): Pertinho de bares, clubes, restaurantes e da Praia Petitenget, a Bali Villas Arta tem villas bem iluminadas e arejadas, com uma decoração minimalista. Elas possuem suítes aconchegantes, uma cozinha espaçosa e uma piscina privativa.
- Sri Ratih Cottages (Ubud): Cercado de árvores, oferece quartos amplos com uma decoração balinesa, móveis de madeira, varanda com vista para a área verde e uma banheira relaxante. Na área de lazer, você pode aproveitar uma piscina paisagística e há ainda um restaurante de especialidades indonésias.
2. Explore as melhores praias de Bali
Não dá para falar de Bali sem mencionar as praias. Nesse paraíso, as praias vêm acompanhadas de surf da melhor qualidade, esportes aquáticos radicais, bares e restaurantes animados à beira-mar.
Aqui estão algumas praias que recomendamos no seu roteiro Bali:
- Nusa Dua: Areias brancas e águas calmas, perfeito para uma viagem romântica ou em família. Você pode até fazer windsurf por lá.
- Jimbaran: Tranquila, com águas calmas e restaurantes de frutos do mar deliciosos. Perfeita para relaxar.
- Sanur: Praia calma, boa para caminhadas e ciclismo. Tem muitos hotéis e cafés agradáveis.
- Canggu: Popular entre os surfistas e os nômades digitais, por suas ondas, cafés descolados e vida noturna vibrante.
- Seminyak: Praia mais sofisticada, com hotéis e lojas chiques. Ótima para caminhar, assistir ao pôr do sol e experimentar a culinária internacional.
- Uluwatu: Conhecida mundialmente entre os surfistas, oferece ondas incríveis e vistas do alto das falésias. Não perca o Pura Luhur Uluwatu, um dos templos mais icônicos de Bali, onde você pode assistir a um espetáculo de dança Kecak ao pôr do sol.
3. Escolha seu meio de transporte para passear pela Ilha
Para explorar Bali, escolher o meio de transporte certo é essencial. Aqui estão algumas opções para te ajudar a decidir:
- Scooter/Moto: O meio de transporte mais popular entre os turistas – inclusive, nós escolhemos esse. Alugar uma scooter é barato e prático, perfeito para explorar a ilha com liberdade. Só lembre-se de usar capacete e ter atenção, pois as estradas têm muitos buracos.
- Carro com motorista: Ideal para quem quer conforto e segurança. Alugar um carro com motorista local é ótimo para viagens mais longas ou se você não se sente à vontade dirigindo uma moto. Os motoristas conhecem bem a área e podem te levar a lugares menos turísticos.
- Táxi/Grab: Para trajetos curtos ou se você não quer se preocupar com a direção, os táxis e o aplicativo Grab (similar ao Uber) são bastante convenientes. Eles estão amplamente disponíveis nas áreas turísticas de Bali.
- Bicicleta: Se você está em Ubud ou outras áreas mais tranquilas, alugar uma bicicleta pode ser uma excelente forma de explorar a região e ainda se exercitar.
- Ônibus turístico: Existem algumas rotas de ônibus turístico que conectam as principais áreas de Bali. É uma opção econômica e confortável para quem não tem pressa.
Para distâncias curtas, o ideal é caminhar! É uma ótima maneira de absorver a cultura local e descobrir detalhes que você perderia em um veículo.
4. Maravilhe-se com os templos
Um dos motivos pelos quais tantas pessoas se apaixonam por Bali é a cultura: dá para ver esses sinais em todos os lugares, dos santuários até as procissões de balineses que andam pelas ruas vestidos de brancos.
E para mergulhar nessa cultura tão interessante, nada melhor do que conhecer alguns dos templos mais icônicos:
- Besakih: Conhecido como o “Templo Mãe” de Bali, Besakih é o maior e mais importante complexo de templos da ilha, com cerca de 23 templos separados, cada um com sua própria função e festivais. Como ele fica localizado nas encostas do Monte Agung oferece vistas incríveis!
- Lempuyang: Famoso por seu “Portal do Céu”, Lempuyang é um dos templos mais fotografados de Bali. Fica no leste da ilha, oferecendo vistas espetaculares do Monte Agung e é um local de peregrinação importante. A escadaria até o topo pode ser desafiadora, mas as vistas valem o esforço.
- Tanah Lot: Situado em uma formação rochosa no mar, Tanah Lot é um dos templos mais icônicos de Bali. Ele é especialmente popular ao pôr do sol, quando a paisagem fica ainda mais mágica. O templo é dedicado aos deuses do mar e é cercado por lendas e mitos locais.
- Gunung Kawi: Localizado em Tampaksiring, Gunung Kawi é famoso por seus santuários esculpidos na rocha. O templo está situado em um vale lindo, cercado por arrozais e uma vegetação deslumbrante. É um lugar perfeito para quem busca paz e meditação!
5. Conheça cachoeiras bonitas e refrescantes
Se você ama a natureza, incluir uma visita às cachoeiras de Bali na sua lista de atividades é essencial. Na maior parte delas, você pode pular, nadar ou apenas admirar à distância – você escolhe. Estas são as nossas preferidas:
- Aling-Aling: Amamos esse lugar por conta do seu escorrega natural, que se formou ao longo dos anos. Pegue uma boia e deslize pela borda rochosa lisa e aproveite! Além do escorrega, há várias piscinas naturais para nadar e se refrescar.
- Tegenungan: Localizada perto de Ubud, Tegenungan é uma das cachoeiras mais acessíveis e populares de Bali. Com uma queda d’água poderosa, é um ótimo lugar para nadar e tirar fotos incríveis. Há também uma área de observação e várias plataformas para apreciar a vista.
- Sekumpul: Conhecida como uma das cachoeiras mais belas de Bali, Sekumpul é formada por sete quedas d’água que descem por um vale. O caminho até lá é um pouco desafiador, mas a paisagem compensa.
- Blahmantung: Localizada na região de Pupuan, é menos turística, o que significa que você pode desfrutar da beleza natural em um ambiente mais tranquilo. A caminhada até a cachoeira é cercada por plantações de café, e a água cristalina é ideal para um mergulho refrescante.
- Leke Leke: Leke Leke é uma cachoeira escondida, cercada por uma vegetação linda! A caminhada até a cachoeira é relativamente curta. A queda d’água fina e alta é perfeita para fotos.
6.Visite a Floresta dos Macacos
Localizada em Ubud, a Floresta dos Macacos (Monkey Forest) – um complexo com 3 templos hindus, do século XIV – merece uma descrição à parte.
Toda a área é uma reserva natural! Você pode passear, curtir a paisagem e tirar fotos com alguns dos mais de 500 macacos que moram por lá. Se quiser, pode comprar, na entrada, bananas para alimentar os primatas, mas cuidado…
Os macacos costumam pegar o que conseguem dos visitantes: óculos de sol, garrafas de água, qualquer coisa!
7. Se surpreenda com os campos de arroz
Bali é famosa por seus campos de arroz, e se você tiver que escolher apenas um, recomendamos os Tegallalang Rice Terraces em Ubud.
Esses são os mais famosos da ilha, graças aos belos vales de arrozais que se estendem por quilômetros. Em todas as direções, você verá um mar de campos de arroz em forma de escada, pontilhados por agricultores que trabalham duro cuidando de suas colheitas preciosas.
Mas se você quiser evitar as multidões de turistas, vá para Jatiluwih, ao norte da cidade de Tabanan. Esses terraços são provavelmente os mais belos de Bali e oferecem uma experiência mais tranquila e autêntica.
8. Assista a uma dança balinesa
A dança balinesa é uma tradição antiga, que permanece forte na cultura balinesa e, definitivamente, vale a pena assistir.
Você pode ir até o Templo Pura Luhur Uluwatu para ver a famosa Dança Kecak em um anfiteatro, executada por mais de cem homens em volta de uma fogueira.
Outra alternativa é ir ao Palácio de Ubud, onde balinesas em trajes cerimoniais te hipnotizam ao interpretarem antigas crônicas.
Nós vimos as duas apresentações e garantimos que você não vai se arrepender, ambas são incríveis!
9. Relaxe com uma massagem
Nenhuma viagem a Bali fica completa sem uma massagem balinesa. As técnicas tradicionais usadas pelos terapeutas balineses são incrivelmente relaxantes. Eles utilizam movimentos longos, pressões firmes, alongamentos e óleos essenciais perfumados – tudo isso por menos de US$ 8 por hora.
Você encontra massagens balinesas em todos os cantos – nas ruas, hotéis e spas econômicos. Mas nossa dica é conferir o The Spa at The Edge, na encosta de um penhasco em Pecatu. Além de relaxar, você vai aproveitar uma vista incrível! Os pacotes incluem flores, arroz e água benta – foi uma das nossas melhores experiências de spa na ilha!
E se estiver em uma viagem a dois, experimente o tratamento de spa para casais com ritual de banho e espumante.
10. Recarregue as energias em um estúdio de yoga
Bali tem muitos estúdios de yoga, mas os melhores são aqueles com vistas espetaculares – nada como praticar olhando para a selva ou para um campo de arroz.
Em Canggu e Ubud, você encontra estúdios incríveis como o Yoga Barn, The Practice e Desa Seni.
Quer melhorar sua prática? Há ótimos cursos de formação de professores de yoga em toda a ilha! O Yoga Barn, localizado na tranquila Ubud, oferece cinco estúdios distintos e programas para todos os níveis. É o lugar perfeito para se desconectar do mundo exterior e se reconectar consigo mesmo.
E se você quiser uma experiência ainda mais profunda, pode reservar uma estadia para um retiro de vários dias. É uma oportunidade incrível de mergulhar totalmente na atmosfera de paz e tranquilidade de Bali.
11. Banhe-se nas nas águas sagradas de Tirta Empul
Você não se lembra, mas já deve ter visto o Tirta Empul, ele aparece no filme Comer, Rezar, Amar, com Julia Roberts.
Esse complexo de templos maravilhoso, localizado perto de Ubud, é composto por várias piscinas preenchidas por fontes.
As águas aqui são consideradas sagradas e os hindus de toda Bali vêm aqui para se banhar, mas qualquer um pode nadar em suas águas ou caminhar pelo complexo e conferir a bela arquitetura e a infinidade de estátuas do lugar.
12. Beba as águas de Goa Gajah
Tá procurando a fonte da juventude? Vá à Goa Gajah, um complexo de cavernas que quer dizer “Caverna do Elefante” em indonésio.
A caverna é mais conhecida por suas estátuas de seis mulheres carregando potes de água, que também são fontes.
Você pode beber da água que sai das fontes e… Reza a lenda que ela tem propriedades curativas que vão te deixar jovem por muitos anos. Não custa tentar né?
A caverna data do século 9 e você pode fazer uma excursão guiada ao redor do complexo. Assim, dá para conhecer todo o significado histórico e cultural desta parte de Bali.
13. Escale o Monte Batur
Quando foi a última vez que você marcou um compromisso às duas da manhã?
Confie em mim, neste caso, o motivo é nobre, e perder algumas horas de sono é um preço pequeno a pagar para ver o nascer do sol do topo de um vulcão ativo.
O Monte Batur, que fica a 1.700 metros acima do nível do mar, é um dos vulcões mais famosos de Bali e você pode escalar até o topo, o que geralmente começa por volta das 4 da manhã.
Você chega ao topo a tempo de assistir ao nascer do sol sobre a cratera, com a vista da montanha cercada por um lago maravilhoso. Espetacular!
Esta também é uma das escaladas mais fáceis de Bali (em comparação às outras montanhas vulcânicas maiores), então, se você quer dizer que escalou um vulcão, esta é uma boa escolha.
Se interessou? Uma boa é comprar um ingresso que inclui a ida de guia experiente e um café da manhã maravilhoso (vai por mim, você vai estar com fome depois da caminhada)!
14. Coma em um warung à beira da estrada
Um warung é um pequeno restaurante que normalmente serve pratos tradicionais indonésios e balineses. Comer um deles à beira da estrada é algo que você precisa incluir na sua lista de o que fazer em Bali!
Por apenas US$2, você pode aproveitar um monte de comidas deliciosas, incluindo os pratos nasi goreng, babi guling, beef rendang, tempe manis e muito mais.
15. Jante em um restaurante premiado
Prefere algo mais sofisticado? Você pode conhecer alguns dos restaurantes premiados de Bali.
Nós fomos no Locavore, localizado em Ubud, que oferece um menu degustação incrível, com uma combinação super criativa para quem quer mergulhar na culinária local de um jeito único.
Mas não faltam opções incríveis. Vá com apetite – você vai precisar dele!
16. Participe de uma aula de culinária para aprender os segredos da cozinha balinesa
Se você ama cozinhar, participar de uma aula de culinária em Bali deve ser prioridade entre muito o que fazer na Ilha de Bali.
São tantas ervas aromáticas, especiarias, produtos agrícolas frescos e sabores únicos disponíveis que a gente se perde!!
Nós fizemos uma aula de culinária balinesa em uma fazenda orgânica e foi bem bacana.
Depois de aprender as técnicas tradicionais, e comprar os melhores ingredientes dos mercados locais, você vai saber como preparar um Sambal, e um verdadeiro Nasi Goreng, pratos típicos de Bali (deliciosos!).
17. Observe os golfinhos em Lovina
Bali é cheia de praias, mas uma que se destaca é a Lovina. Diferente das outras, sua areia é negra por causa do mineral e cinzas vulcânicas.
O principal motivo para as pessoas visitarem Lovina, são os golfinhos, moradores dessa praia.
Não é difícil encontrar eles mas, para facilitar, é melhor fazer um passeio de barco no início da manhã, é a melhor hora para vê-los.
Para muitos visitantes, este é um dos pontos altos de uma viagem a Bali. Pelo menos para nós, valeu a pena acordar cedo para conhecer essas criaturas lindas, nadando tranquilamente em seu ambiente natural.
18. Aprenda a surfar
Quer aprender a surfar? Bali é o lugar certo!
As ondas em Bali são de nível mundial, atraindo muitos profissionais que vêm à ilha para pegar algumas das melhores ondas do planeta.
Há diversos tipos de ondas na ilha, desde as mais tranquilas em Kuta, perfeitas para iniciantes, até as ondas desafiadoras em Uluwatu, ideais para os experts. Faça sua escolha!
E se você nunca surfou, há muitas escolas de surfe onde você pode aprender, como a Odyssey Surf School. Com a orientação atenciosa dos instrutores locais, você vai conseguir dominar o básico do surfe em apenas uma hora.
19. Faça um mergulho de batismo
Já fizemos muitos mergulhos pela Indonésia, mas Bali sempre terá um lugar especial nos nossos corações (afinal, fizemos nosso curso de mergulho avançado em Bali).
Alguns dos melhores mergulhos acontecem nas ilhas de Nusa Penida e Nusa Lembongan, onde você pode ver a famosa Mola Mola e também nadar com arraias no Ponto de Manta (ambos altamente recomendados).
Uma boa alternativa, além das duas Nusas, é Tulamben, com seus mergulhos em naufrágios, a bela parede de coral e a Ilha Menjangan.
Fizemos nossos mergulhos com a empresa Atlantis Bali e foi maravilhoso.
20. Nade com tartarugas marinhas, peixinhos e dugongos em praias paradisíacas
Bali e várias ilhas próximas abrigam algumas das paisagens subaquáticas e da vida marinha mais lindas da Indonésia.
Não deixe de alugar snorkel e máscara para procurar por tartarugas marinhas em Gilis!
Você também pode nadar em Nusa Lembongan para encontrar o Peixe Palhaço, que inspirou o famoso personagem Nemo.
Em Bali, você também pode encontrar um dugongo… Já ouviu falar? É um animal roliço que se movimenta lentamente, mas consegue nadar a uma velocidade de 10-12 nós quando foge.
Se quiser encontrar um, aproveite as ondas de Padang Padang e Nusa Dua… É uma experiência única!
21. Voe entre as árvores
Já viu aquelas fotos surreais de balanços pendurados em árvores altíssimas, às vezes à beira de um penhasco? Ou no meio da floresta?
Em Bali, você encontra balanços nesse estilo! Além da vista incrível que se tem do balanço, do céu e da mata, a sensação é maravilhosa, quase como voar, e dá para tirar fotos maneiríssimas.
O Bali Swing, nas colinas de Ubud, é um dos mais famosos – mas não é o único incrível de Bali. Há outros como o Wanagiri Swings, Tegalalang Pirinç Tarlası e Uma Pakel Agro Tourism Swing. Vale dar uma pesquisada!
22. Faça rafting no rio Ayung
Bali oferece uma grande variedade de esportes aquáticos, mas, com certeza, um dos mais emocionantes é o rafting pelo rio Ayung.
Esse rio é coberto por corredeiras de água branca que tornam o passeio selvagem e, enquanto você flutua no Ayung, passa por pequenas vilas locais e florestas, conhecemos várias paisagens lindas de um ponto de vista completamente diferente. Inesquecível!l
23. Curta a noite de Bali nas áreas mais badaladas
Quer curtir a noite? Então já inclui Jalan Legian, em Kuta, no seu roteiro na Ilha de Bali.
Esta área é conhecida como o principal centro da vida noturna de Bali, com várias casas noturnas, eventos de música ao vivo e cafés descolados. As festas vão até o amanhecer, então, se a fome bater, é só passar em algum dos muitos restaurantes do local.
Outro lugar bem animado é Seminyak, com muitos clubes e restaurantes à beira-mar, sendo os mais famosos o Ku De Ta e o Potato Head, ambos beach clubs animados, sempre movimentados à noite com um público jovem.
24. Consulte um curandeiro tradicional
Se você está enfrentando problemas físicos, mentais ou espirituais que não consegue resolver, pode considerar consultar um curandeiro tradicional balinês. Eles oferecem remédios tradicionais para problemas físicos e emocionais.
Por anos, o antigo ritual de cura tradicional tem sido usado para tratar doenças com energia divina, medicamentos à base de ervas e massagens para equilibrar a mente e o espírito.
Não critique antes de experimentar – os melhores curandeiros de Bali realmente fazem maravilhas!
Claro que o mais famoso é Ketut, do filme Comer, Rezar e Amar. Mas existem diversos curandeiros na ilha com um bom histórico de ajudar as pessoas a superar seus problemas. Aqui estão alguns dos mais renomados:
Curandeiros recomendados:
Pak Sirkus (Pak Man): Uma lenda em Bali, conhecido por realizar verdadeiros milagres, como curar ossos quebrados e dores extremas. Usa um bastão de madeira e suas mãos para encontrar pontos de pressão entre os dedos dos pés e diagnosticar problemas. Onde encontrá-lo: Tibubeneng, Kuta Utara, Bali.
Bali Chy Healing (Sami): Oferece massagem de cura balinesa com técnicas de massagem profunda, equilíbrio de chakras, limpeza de energia, Reiki, reflexologia e acupressão. As sessões podem durar até 2 horas, dependendo das necessidades do paciente. Onde encontrá-lo: Tibubeneng, Kuta Utara, Bali.
Agus Sihman Bali Palm Reading: Conhecido por suas unhas extremamente longas e habilidades em leitura de mãos. Oferece leituras de mãos, leituras corporais completas e cerimônias de purificação de três dias para limpeza de energia. Onde encontrá-lo: Pondok Intan Asri, Banjar Aseman, Ubud, Bali.
Ubud Bodyworks Centre (Ketut Arsana): Fundado em 1987, utiliza técnicas de Balian Usada e Ayurveda, adaptadas às necessidades específicas de cada paciente. As sessões duram de 30 a 90 minutos. Onde encontrá-lo: Jl. Hanoman No. 25, Ubud, Bali.
Jero Balian Mangku I Wayan Sumawijaya: Praticando desde 1964, usa ervas naturais e textos espirituais antigos para curar doenças, incluindo câncer e hérnia. Trabalha de casa e não cobra por seus serviços, mas aceita doações. Onde encontrá-lo: Jalan Kenanga III No. 11, Banjar Sigaran, Mekar Bhuwana, Bali.
25. Assista a um funeral balinês para uma experiência cultural única
Tenho certeza de que assistir a um funeral não está na sua lista de coisas para fazer em Bali… mas inclua. Você deve estar se perguntando… Que? Como assim? Mas, é sério… se você estiver em Bali e souber de um grande funeral, compareça!
Os funerais em Bali são geralmente eventos públicos e oferecem uma visão profunda e interessante da cultura local.
Uma vez, fomos a um funeral de um membro da família real de Ubud, e nunca vou me esquecer deste momento. Contou com a presença de milhares de pessoas, houve um grande desfile e terminou em uma pira funerária. É uma experiência muito diferente do que estamos acostumados e incrivelmente enriquecedora.
Se tiver a chance, aproveite essa oportunidade para mergulhar ainda mais na rica cultura balinesa.
26. Navegue em um barco de pesca local
Não há nada melhor do que cruzar o oceano com a brisa salgada do mar nos cabelos e uma bebida gelada na mão.
Na ilha de Bali, você pode escolher entre iates sofisticados, barcos de mergulho, ou até mesmo barcos de pesca locais, como o Black Pearl em Jimbaran, que te leva para passear pela costa de Bali e ver o pôr do sol.
Há também passeios românticos oferecidos em Ubud, onde você pode passar a tarde de boa na lagoa em um barco com o seu amor, comendo um almoço delicioso.
27. Confira as esculturas de pedra em Batubulan
Localizada a 2 km de Denpasar, a capital e porta de entrada de Bali, Villa de Batubulan é conhecida por abrigar algumas das esculturas em pedra mais bonitas da ilha, feitas, em maioria, com pedras azuis e pretas.
Não deixe de andar com calma por lá para observar as diversas esculturas tradicionais de deuses e deusas balineses, assim como cenas de épicos famosos, como o Mahabharata e o Ramayana.
28. Faça uma tatuagem
Que tal levar uma lembrança única de Bali? Se estiver querendo se rabiscar, vale a epna procurar por um estúdio no bairro hipster de Canggu, ou em Seminyak.
A arte balinesa é incrível, não é à toa que as tatuagens de Bali se tornaram cada vez mais populares ao longo dos anos. Há uma infinidade de ornamentos e designs que são inspirados por sua cultura e expressão única do hinduísmo.
Nossa sugestão? Vá para Artful Ink em Seminyak ou Babayaga Tattoo Bali em Canggu – ambos são ótimas opções!
29. Experimente o glamping e acorde com os sons da natureza
Se você gosta de estar em contato com a natureza, adicionar o glamping ao seu roteiro em Bali é uma ótima ideia. A ilha tem vários “acampamentos de luxo” onde você pode acordar com ar fresco, vistas deslumbrantes e o canto dos pássaros.
Para uma experiência mais tradicional, há campings perto dos lagos de Bali onde você pode montar sua própria barraca e conhecer outros campistas.
Mas, se você prefere o clima de camping com conforto, confira alguns dos melhores lugares para glamping em Bali:
- Nadi Nature Resort (Tabanan): Um retiro exclusivo com apenas quatro tendas luxuosas, oferece vistas incríveis das montanhas, cachoeiras privativas e um restaurante farm-to-table.
- Capella Ubud (Ubud): Este premiado resort de luxo tem tendas com piscinas de água salgada e diversas atividades de bem-estar e aventura na selva.
- Sandat Glamping Tents (Ubud): Tendas estilo safári com piscinas privativas e um restaurante que serve pratos italianos e balineses. Ideal para um contato próximo com a natureza.
- Bali Beach Glamping (Tabanan): Localizado na costa oeste, oferece tendas luxuosas com vista para o mar, uma piscina infinita e diversas atividades como ioga e passeios a cavalo.
- Menjangan Dynasty Resort (Buleleng): Além do glamping de luxo, é um destino de mergulho de classe mundial. Possui tendas na praia e vilas com piscinas privativas.
30. Converse com os habitantes locais
Por último, mas não menos importante (e primordial para sua viagem ser ainda melhor!): converse com os habitantes locais.
Nós, particularmente, amamos aprender sobre a história dos lugares que visitamos, e não há forma melhor de fazer isso do que conversando com os locais.
Em Bali, isso é algo muito fácil de fazer, já que os balineses são extremamente simpáticos e respeitosos com os estrangeiros. Na verdade, eles até param o que estão fazendo, só para te dar atenção, e adoram ficar jogando conversa fora!
Não importa se você esteja na movimentada de Ubud, ou no meio do nada, você vai se sentir bem recebido(a) nesta ilha!
Gostou de saber o que fazer em Bali?
A lista chegou ao fim… Mas é claro que há ainda muito mais o que ver neste lugar, que merece ser explorado com toda a calma do mundo! Bali é um lugar único!
O que listamos aqui foram as melhores coisas que vimos e fizemos em 2 meses na ilha, aquelas que adoraríamos que alguém nos tivesse recomendado antes de embarcarmos para lá.
Mas, se você tem alguma a acrescentar a lista, compartilhe com a gente nos comentários.
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Onde ficar em Bali: 20 bangalôs fantásticos na natureza
- 26 curiosidades da Indonésia para saber antes de embarcar
- Passo a passo para viver em Bali como um nômade digital
- 19 comidas típicas de Bali: melhores pratos e onde comer na ilha
- 10 lugares baratos para viajar no mundo – menos de US$30 por dia
- TOP 12 melhores lugares para mergulhar no mundo
- TOP 17 ilhas mais bonitas do mundo que merecem a sua visita
- TOP 20 hotéis mais bonitos do mundo para te inspirar!
PLANEJE A TRIP
SEGURO VIAGEM
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
PASSAGENS AÉREAS
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
ACOMODAÇÃO
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
ALUGUEL DE CARRO
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: