O que fazer em Santorini: seu guia completo de viagem
Se você não sabe o que fazer em Santorini, fique tranquilo (a), que neste post lhe mostramos tudo sobre as melhores atrações, hospedagem, alimentação e até quanto gastar nesta que é uma das ilhas mais icônicas da Grécia.
Apesar de Santorini não ser a nossa ilha favorita da Grécia, a sua beleza é indiscutível, e recomendamos visitá-la ao menos uma vez na vida. Além de suas belas praias de areia preta, ruínas históricas, vinhedos, igrejas com tetos azuis e casinhas brancas à beira-mar, Santorini também é famosa por seus inesquecíveis pores do sol, que encantam visitantes de todo o mundo e dão a ela sua fama de uma das ilhas mais bonitas do mundo.
Além disso, há muitas atividades divertidas para aproveitar em Santorini, como passeios de barco e mergulhos, e cada canto da ilha rende fotos espetaculares.
Não perca tempo e aproveite ao máximo seu tempo em Santorini, confira nosso guia de viagem para descobrir tudo o que precisa saber!
Por que visitar Santorini?
- Pode ser que você não saiba, mas essa ilha, na verdade, é um vulcão ativo que teve sua última erupção em 1950 (leia as 20 Curiosidades sobre a Grécia para saber mais). Isso fez com que ela tivesse uma bela formação e uma privilegiada para uma caldeira vulcânica, que é de tirar o fôlego!
- O pôr-do-sol nessa ilha é simplesmente mágico! Impossível visitar Santorini e não dedicar ao menos um dia para assistir a esse espetáculo que, durante o verão, é sempre garantido!
- Com suas casinhas brancas, igrejas de teto azul no topo das falésias, vistas fantásticas para o Mar Egeu, amanheceres e entardeceres surreais, restaurantes e vinhos fantásticos, Santorini é um dos destinos mais românticos do mundo que deve ser visitado se você busca um lugar para viajar a dois!
- Se você ama fotografar, prepare sua câmera, pois Santorini vai render muitos cliques! Essa ilha é extremamente fotogênica. É sério! Pessoas do mundo inteiro vem até aqui para admirá-la e fotografá-la.
- Se você ama paisagens naturais, não vai faltar o que fazer em Santorini, pois há muitas trilhas e percursos bem sinalizados formados por belas paisagens.
- Outro destaque de Santorini são seus hotéis: um melhor que o outro! A maioria tem grandes piscinas, suites elegantes e espaçosas e, claro, vista para o mar!
- Por último, mas não menos importante, Santorini é que a ilha oferece conexões de balsa excelentes para outras ilhas gregas, como Mykonos, um destino paradisíaco que abriga um dos hotéis mais bonitos do mundo!
Onde fica Santorini
Onde ficar em Santorini: sugestões de hotéis
Antes de partirmos para descobrir os melhores pontos turísticos de Santorini, vamos falar sobre a escolha do hotel ideal para a sua estadia na ilha. Afinal, a localização do hotel pode fazer toda a diferença na sua experiência na cidade.
Se você está visitando Santorini pela primeira vez, nossa dica é ficar na área central, que é próxima a várias atrações turísticas e oferece uma vida noturna animada. Os bairros de Fira e Oia são excelentes opções para quem deseja se hospedar nessa região e mergulhar no clima charmoso da ilha.
Se você busca um ambiente mais tranquilo e sofisticado, com hotéis e restaurantes de alto padrão, as áreas de Perivolos e Perissa são as escolhas perfeitas. Agora, se o seu orçamento está mais apertado, a região de Kamari é mais acessível, mas é importante ficar atento à segurança, principalmente à noite.
Mas não se preocupe, para te ajudar na escolha do hotel ideal, preparamos um post completo com dicas de melhores bairros e hotéis em Santorini. De qualquer forma, aqui estão algumas sugestões para diferentes gostos e orçamentos que você pode conferir antes de embarcar nessa aventura na Grécia!
Hotéis 5 estrelas em Santorini:
- Santorini tem alguns dos mais belos hotéis da Grécia (e também alguns dos mais caros!), como o Atrina Canava 1894, situado em um edifício antigo e charmoso, construído em estilo cicládico, dentro de uma rocha vulcânica, e com vista para o belo aglomerado de casas à beira do penhasco.
- Se você quer se sentir como uma estrela em Santorini, o Grace Hotel Santorini é o lugar perfeito para isso! Com quartos e suítes elegantes, alguns com banheiras de hidromassagem privativas e terraços espaçosos, você pode se sentir totalmente mimado e relaxado. E não para por aí: o hotel ainda conta com uma piscina com borda infinita, tratamentos de spa no conforto do seu quarto, uma culinária mediterrânea deliciosa e um café da manhã de 5 pratos, que inclui até champanhe.
- Já o Kasimatis by La Perla tem localização mais que privilegiada: bem no topo das falésias de Imerovigli, com uma vista maravilhosa do Mar Egeu e da ilha vulcânica de Santorini. As suítes, com seu estilo minimalista e elegante, são pura luxúria e possuem uma varanda privativa com banheira de hidromassagem ao ar livre, de onde é possível desfrutar de vistas inesquecíveis do mar, da caldeira e do pôr-do-sol mais incrível que você já viu! O café da manhã é simplesmente suntuoso e pode ser saboreado na varanda da sua suíte, com direito a um delicioso crepe de queijo grego e uma torta de espinafre que vai deixar você com água na boca!
Hotéis em Santorini com bom custo x benefício:
- Para quem busca uma opção de hotel em Santorini à beira mar, com um ótimo custo x benefício, o Veggera Beach Hotel é uma excelente escolha. Localizado em Perissa, a poucos passos da praia de areia preta, o hotel oferece quartos charmosos e confortáveis (todos com varanda privativa, com vista para o mar), duas piscinas ao ar livre, restaurante com culinária grega e um bar na piscina para relaxar e aproveitar o sol.
- Já o Oia’s Secret, que fica a poucos minutos a pé das vistas privilegiadas da Caldeira, é uma villa em estilo apartamento com 2 quartos, cozinha bem equipada, área de estar, banheira, terraço com uma grande piscina e uma entrada privativa, o que a torna perfeita para quem busca um cantinho com privacidade!
- Outra opção com bom custo-benefício é o Porto Fira Suites, localizado na cidade de Fira. Com quartos e suítes espaçosos, com cama king size è varanda com vistas do pör do sol mundialmente famoso de Santorini, o hotel oferece piscina ao ar livre, com vista para o mar Egeu, um delicioso café da manhã e uma localização privilegiada, a apenas alguns minutos a pé do centro de Fira e do teleférico que leva até o porto antigo de Santorini.
Hotéis baratos em Santorini:
- Se você quer um lugar para se hospedar em Santorini que seja confortável e com preço justo, o Smaragdi Hotel é a escolha perfeita! Localizado a apenas 50 metros da deslumbrante praia de areia preta de Perivolos e a uma curta caminhada do centro de Perissa, este hotel oferece quartos charmosos e aconchegantes – alguns com banheira de hidromassagem ao ar livre – para tornar a sua estadia ainda mais relaxante. Com um bar acolhedor e piscina ao ar livre, o Smaragdi Hotel proporciona aos seus hóspedes uma excelente relação custo-benefício. Não deixe de experimentar um delicioso cocktail enquanto admira a vista da piscina ou relaxa na hidromassagem do seu quarto.
- Já o Family Village Santorini é ideal para quem quer economizar em refeições, com apartamentos equipados com cozinha, varanda e piscina ao ar livre. A localização é privilegiada, a 100 metros da praia de Vlychada e próximo à marina, com restaurantes com vista para o mar.
- Por fim, se você quer se hospedar em um hotel charmoso e tranquilo em Santorini sem gastar muito, o Milos Villas Hotel é uma excelente opção. Com quartos confortáveis (alguns com vista para o mar), um delicioso café da manhã e uma piscina incrível para relaxar, você pode aproveitar suas férias ao máximo. Além disso, a localização privilegiada, a apenas 10 minutos a pé do centro de Fira, torna fácil explorar lojas, restaurantes e bares animados da região.
Acesse a lista completa de hotéis em Santorini.
Leia também: Onde ficar em Santorini: melhores áreas e hotéis
O que fazer em Santorini: principais passeios e pontos turísticos
1. Comece pela capital, Fira
Comece sua visita em Santorini caminhando pela capital, Fira, que, apesar de turística e sempre cheia, é animada e deliciosa para um passeio.
A vila é um convite a uma longa caminhada por suas vielas, com direito a muitas paradas pelo caminho para apreciar a caldeira do vulcão de Santorini que, em Fira, tem uma vista privilegiada do alto do penhasco com 260m de altura.
Ela também guarda excelentes restaurantes e hotéis bem estruturados para todos os gostos e bolsos! Além de oferecer várias agências de turismo para quem quer fazer tours e passeios pela ilha.
Por fim, com uma grande variedade de boutiques, lojinhas de lembranças e presentes, joalherias, livrarias e também o maior shopping center da ilha, vai ser difícil resistir à tentação das compras. Não resista, pois sair às compras é uma das melhores coisas para fazer em Fira.
Para os que amam história, recomendamos visitar os seguintes museus em Fira, para saber mais sobre Santorini:
- Museu da Pré-história de Thera: Construído no local da antiga Igreja Ypapanti, destruída em um terremoto em 1956, ele abriga artefatos antigos de várias escavações realizadas em Santorini.
- Museu arqueológico: Fundado em 1902, este museu reúne diversas obras de arte, além de ferramentas e cerâmicas escavadas em Akrotiri.
2. Faça a trilha de Fira até Oia
Descobrimos que uma das melhores coisas da lista com o que fazer em Santorini é a “trilha da Caldeira“ que conecta as cidades de Fira e Oia.
Com 10 km de extensão, essa trilha vai beirando as encostas, sempre com o visual espetacular do Mar Egeu e do vulcão. Você vai parar várias vezes para tirar fotos lindas, pois a vista é absurdamente bonita! É claramente um dos melhores pontos de interesse de Santorini. De Fira, você chegará a Oia em cerca de 2 horas. A trilha não é difícil, mas recomendamos calçar sapatos confortáveis (há trechos calçados e outros de terra batida), levar um pouco de água e partir de manhã cedo ou no final da tarde para evitar o forte sol do meio-dia.
Dica extra:
Planeje sua caminhada para chegar a Oia para o pôr do sol. Pode ser uma boa, no caminho, parar em Firostefani ou Imerovigli, para tomar fôlego e, quem sabe, um bom vinho grego. Você vai recarregar as energias para fazer o resto do trajeto, mas, neste caso, inclua o tempo a mais no planejamento do percurso.
Para voltar para Fira, você pode utilizar o ônibus, mas é bom saber que há poucos ônibus e, na maioria das vezes, estão lotados.
3. Passeie e veja o pôr do sol em Oia
Localizada na ponta norte extrema, Oía é considerado o local mais charmoso da ilha, com seus ótimos restaurantes, lojinhas e belos hotéis debruçados sobre os penhascos da ilha. É famosa por suas casas brancas, igrejas com cúpula azul e moinhos de vento.
Tanto de dia quanto à noite, a boa, por aqui, é passear, tirar muitas fotos, visitar a livraria famosa, desfrutar de uma refeição à beira da caldeira, ou bebida (cara por aqui!), e assistir ao pôr do sol, que é espetacular! Aliás, escolher o melhor ponto para apreciar o pôr do sol parece ser o objetivo de todos os visitantes desta parte da ilha, principalmente nos restaurantes, view points e no castelinho antigo, que fica entupido de gente.
4. Visite as praias de Santorini
Não espere encontrar, em Santorini, o tipo de praia com a qual estamos acostumados no Brasil, com areia branca e fofa. Aqui, elas são feitas de rocha vulcânica e seixos, a água é fria (como em toda a ilha) e, no lugar de areia, muitas vezes encontramos pedras grandes.
Ainda assim, elas são agradáveis, têm um belo cenário e valem a visita e o mergulho! Inclusive, você vai encontrar muitas delas bem cheias, especialmente no verão.
As melhores praias de Santorini ficam na costa leste e sul da ilha, na direção contrária dos destinos populares como Fira e Oia, que ficam na costa oeste e parte mais alta de Santorini. Algumas das principais praias em Santorini são:
- As praias de Perissa, Perivolos: vizinhas e emendadas pela mesma faixa de areia, as duas praias são formadas por pequenas pedrinhas de origem vulcânica. Apesar da tonalidade da areia, o mar é cristalino e ótimo para um bom banho.
- Kamari Beach, outra grande praia toda feita de pedrinhas pretas, com mar calmo e convidativo, onde você pode alugar espreguiçadeiras e desfrutar de diversas atividades náuticas. É necessário usar sapatilha para entrar no mar por causa das pedras).
- Red Beach, a praia mais famosa e impressionante em Santorini, por conta do contraste entre o vermelho das suas falésias (resultado das erupções vulcânicas que formaram a ilha) e o azul do mar. Você pode chegar lá em apenas 5 minutos por uma trilha.
- White Beach, ao lado da Praia Vermelha. Você vai precisar pegar um barco para chegar aqui.
- Praia de Vlihada e suas pedras brancas.
- Praia de Monilithos, ideal para crianças por suas águas rasas.
- Praia Kolumbo, acessível apenas a pé e frequentada por nudistas.
5. Surpreenda-se com a Baía de Amoudi
Cercada de penhascos e vilarejos, nas altas falésias da ilha, a Baía de Amoudi é uma atração imperdível para quem procura o que fazer em Santorini.
Mas, para conhecê-la, é necessário subir nada mais nada menos que 250 degraus grandes e íngremes! Garantimos que o esforço vale a pena: você vai dar de cara com uma das paisagens mais deslumbrantes de Santorini.
Lá, você também vai encontrar restaurantes e tabernas agradáveis à beira-mar, que servem peixes fresquinhos! E, para os que querem dar um mergulho, basta seguir a trilha depois dos restaurantes, e vão encontrar um lugar maravilhoso para nadar.
6. Se aventure em um mergulho autônomo
Quem busca o que fazer em Santorini vai encontrar com frequência a indicação de mergulhar nas águas cristalinas de Santorini.
Neste mergulho a cerca de 14 metros de profundidade, você não vai encontrar muito corais, mas sim destroços de naufrágios e cavernas que são também super interessantes. É uma experiência única!
Entre os principais pontos de mergulho estão White Island, Adiavatous Reef e The Caves. O valor com dois tanques, geralmente, é de 90 euros. Acesse o site da Aegean Divers, agência de mergulho em Santoni, para conferir mais informações.
7. Faça um passeio de barco
Para que uma viagem a Santorini seja completa, você não pode deixar de incluir um passeio de barco!
Nele, você vai poder conhecer ilhas paradisíacas, mergulhar em águas transparentes, além de passar um tempinho se bronzeando e experimentando petiscos e bebidas gregas. A melhor hora é durante o pôr do sol, quando o cenário fica ainda mais lindo. Mas saiba que esse horário é bem disputado, então você precisa reservar o passeio com antecedência.
Aqui estão algumas opções de passeios de barco em Santorini:
- Sunset Oia Sailing Cruises: A equipe te busca no hotel para que você possa embarcar em um catamarã que passa por Red Beach, White Beach, Pharos – Indian Rock, Hot Springs, Palea Kameni e Caldera. Há uma refeição inclusa no pacote, além de bebidas como água, sucos, refrigerantes e vinhos. Só a cerveja não está inclusa!
- Samboat: Essa opção é para quem quer alugar um barco. Eles oferecem iates, pequenos barcos, barcos a motor, veleiros e iates.
- Cruzeiro Privado Personalizado com Skipper: Você vai passear a bordo de um iate e poderá montar seu próprio itinerário de passeio em Santorini. Há almoço/jantar, open bar com vinho branco, cerveja e ouzo e estão inclusos o translado de ida e volta para o seu hotel, além do equipamento de snorkel para mergulho com snorkel!
8. Explore Ancient Thera (Antiga Thera)
Ao planejar o que fazer em Santorini, Ancient Thera (Antiga Thera) é mais uma das atrações que não pode ficar de fora do seu roteiro!
Esta cidade antiga construída no topo de uma montanha chamada Messavouno, com 360 m de altura, foi habitada do século 9 AC até 726 DC e teve diferentes funções ao longo do tempo, dentre elas, ter sido o centro de uma colonização do Império Romano, por conta da sua localização estratégica.
Por isso, você vai encontrar no local resquícios da arquitetura, um ginásio, templos, mercados, um anfiteatro, termas e obras de arte da época, o que torna este um dos mais belos passeios em Santorini.
Para chegar lá, primeiro é preciso ir até Kamari, o que pode ser feito de carro ou de ônibus a partir de Fira. Em seguida, é necessário estacionar e seguir a pé.
Devido a altura da montanha, a caminhada é longa, mas, desde o início, você vai ver os vestígios das ruínas e perceber que o esforço vale a pena.
E ao chegar no topo, vai ficar impressionado(a) com a vista das praias de Perissa e Kamari e poder ver Santorini por um outro ângulo!
Se você está se perguntando sobre o valor para acessar a Ancient Thera, o ingresso custa €4.
Para ver tudo com calma, separe pelo menos duas horas para esse passeio. E não deixe de levar um chapéu, água e protetor solar para a caminhada, pois faz muito calor lá em cima.
9. Descubra o Sítio Arqueológico de Akrotiri
Para os amantes de história, outro lugar histórico que não pode ficar de fora do roteiro sobre o que fazer em Santorini é Akrotiri, cidade que foi soterrada devido à erupção de um vulcão em 1.613 a.C, e redescoberta e restaurada em 1967!
É considerada um dos lugares mais importantes do Mar Egeu e, por lá, é possível caminhar por passarelas de madeira e ver edifícios antigos, ruas e muita cerâmica.
Apesar de já haver bastante coisa para o que ver por aqui, possivelmente os artefatos vão aumentar com o tempo, já que as escavações continuam em pleno vapor neste grande sítio que muitas vezes é comparado a Pompéia.
Mas, ao contrário da cidade da Itália, aqui não foram encontrados restos humanos, portanto, acredita-se que a cidade não estava habitada quando a erupção ocorreu.
Por isso, fica o mistério: o que aconteceu com essas pessoas? Especula-se que eles tenham navegado para Creta ou outra ilha da Grécia, ou mesmo se mudado para outro lugar de Santorini. Será?
Dica:
Se quiser conhecer Ancient Thera e Akrotiri num mesmo dia, é possível reservar uma excursão a pé com um guia. Assim, você já faz os dois passeios em Santorini e ainda descobre os antigos mitos e contos por trás de cada cantinho da ilha.
10. Vá às vinícolas para provar os melhores vinhos de Santorini
Para os que amam um bom vinho, não pode faltar na lista de passeios em Santorini, uma visita às vinícolas. Afinal, essa ilha é famosa por seus excelentes vinhos brancos, considerados os melhores da Grécia!
Esses são os tours de vinho em Santorini que recomendamos:
Estradas do vinho de Santorini: passeio que dura cerca de 4-5 horas, acompanhado de um sommelier, no qual você visita 3 vinícolas tradicionais para uma degustação única!
Tour de vinhos com pôr do sol em Oia: Com um guia, você vaivisitar duas vinícolas, aprender as etapas do processo de vinificação, provar 8 vinhos diferentes e finalizar em grande estilo: apreciando a vista do pôr do sol no Sun Spirit Bar, em Oia, com uma taça de vinho branco, é claro!
11. Relaxe em Pyrgos
Quem busca um cantinho tranquilo para passear em Santorini, precisa visitar Pyrgos, que se parece com Oia, mas sem a multidão de turistas!
Cercada por vinhedos que produzem os famosos vinhos brancos, essa aldeia, que já foi capital da ilha, tem muitas casinhas brancas, capelas e ruazinhas medievais íngremes cheias de tabernas, boutiques e bares.
Aproveite para caminhar sem pressa, provar pratos e bebidas gregas sem enfrentar filas, e visitar pontos interessantes, como o museu Santorini of the Past e a capela Agia Triada.
12. Conheça outras aldeia em Santorini
Além de Pyrgos, há outras aldeias em Santorini que valem uma visita. São elas:
- Megalochori: aldeia cheia de casinhas pintadas de branco, igrejinhas construídas em penhascos e ruas sinuosas, além de tabernas e hotéis com uma vista excelente para o mar.
- Mesaria: Localizado no meio da ilha e cercado por vinhas, este vilarejo é encantador, com suas construções neoclássicas, igrejas de pedras e bares com terraços perfeitos para ver o pôr do sol.
- Emporio: Com vielas medievais cheias de igrejas ortodoxas, hotéis boutique dentro de cavernas, tabernas e bares ao ar livre, essa é uma vila charmosa, onde se encontra o castelo medieval de Goulas.
13. Apaixone-se pela ilha de Thirassia
Separada de Santorini devido a uma grande erupção vulcânica, Thirassia é uma pequena ilha que tem um formato de crocodilo e está localizada em frente a Oia.
Por ser mais silenciosa, ela é ideal para os que buscam um pouco de sossego! Estando aqui, você vai poder comer em excelentes tabernas e curtir uma vista encantadora de Santorini!
Para visitá-la, é possível reservar uma excursão de balsa com um guia ou pegar um barco na Baía de Amoudi.
14. Assista a um filme no cinema ao ar livre de Santorini
Para finalizar nossas dicas de passeios em Santorini, uma boa pedida para quem procura o que fazer em Santorini à noite é assistir a um filme no cinema ao ar livre da ilha.
O cinema, conhecido como Kamari Open Air Cinema (ou Cine Kamari), é super original e fica no meio de uma floresta! De maio a outubro, eles passam filmes todas as noites, a partir das 21h30, em inglês (legendados em grego) e o ingresso custa cerca de 8 € por pessoa.
É uma experiência maravilhosa, ideal para qualquer tipo de viagem, seja ela com o seu amor, os amigos ou a família!
Para mais informações, acesse o site oficial do Santorini Cine Kamari.
Onde comer em Santorini: dicas de restaurantes e outras gostosuras
Em Oia:
- Taverna Katina: Vai passar um dia em Oia? Almoce em uma das cinco tabernas do Porto Ammoudi, localizado na ponta noroeste de Oia. Escolhemos esta taberna porque foi considerada a melhor marisqueira de Oia e pelo peixe que parecia mais fresco naquele dia (você pode inspecionar os peixes antes de jantar na taberna). Endereço: Amoudi Port, Santorini / Telefone: +30 2286 071280
- 1800: Dentre os melhores restaurantes em Santorini, impossível não destacar o 1800. Tal como o casarão de 200 anos onde ele fica, este restaurante resistiu ao teste do tempo: após duas décadas, continua sendo um dos melhores lugares de Oia para jantar. Aconchegante e romântico, tem uma ótima comida e boas opções de vinhos. Endereço: 1800, Oia 847 02, Santorini / Telefone : +30 22860 71485
- Lauda: Reserve uma mesa na beira do terraço para ter a melhor vista, e prepare-se para ser mimado do início ao fim! Este é um dos restaurantes que pertence ao hotel Andronis. Você vai encontrar sabores gregos e mediterrâneos no cardápio. Um menu de degustação vai custar cerca de € 100, -, não é barato, mas será apreciado pelos amantes de comida. É super romântico! Endereço: Oia 847 02, Santorini / Telefone: +30 2286 072182
Em Fira:
- Selene: Este restaurante, em Fira, localizado num antigo mosteiro, oferece uma vista maravilhosa da ilha com as mesas no terraço, é especial em grande escala! Prove a salada de ouriço-do-mar e alcachofra, as alcaparras selvagens locais, ou o polvo com tomates. Outros pratos favoritos da Grécia – como coelho, codorna e cordeiro – também estão no menu. Iogurte ou sorvete com mel dão conta do grand finale! Endereço: Selene, Fira / Telefone: +30 2286 022249
- Pelican Kipos: tem o pátio mais arborizado e agradável de Fira. Oferece uma boa variedade de pratos leves, como peixes na grelha e saladas, que vão bem nos dias quentes. Para refrescar, há opções de sucos naturais, preparados na hora, além de uma extensa carta de vinhos. Endereço: Thera 847 00 / Telefone: +30 2286 023433
Em outros pontos de Santorini:
- Penelope’s Ouzeri: Se você for ao pitoresco vilarejo de Pyrgos, no interior, vai encontrar o caminho através do labirinto de ruas até uma pequena praça, onde o Ouzeri de Penélope está localizado. Este pequeno restaurante familiar é um dos cantos mais tranquilos da ilha, longe das hordas de turistas, e serve deliciosos pratos caseiros locais acompanhados de destilados locais como ouzo, tsipouro ou raki, e tudo isso a preços razoáveis. Endereço: Pyrgos Santorini. Telefone: +30 2286 033192
- Aegean: Um bom restaurante em Imerovigli para ir depois do pôr do sol. Não fica sobre o penhasco, mas tem uma vista ótima e acesso fácil. Os pratos como carnes, peixes e costeletas de cordeiro são uma delícia e servem bem a duas pessoas. Endereço: Imerovigli 847 00 / Tel. +30 2286 024468
- Aktaion: Com mesinhas na calçada e vista para o pôr do sol, este restaurante com mais de 80 anos, que fica no fofíssimo vilarejo de Firostefani, serve pratos tradicionais, como massa caseira com alcaparras, bolinhos de cavala e rolinhos de berinjela recheados de queijo feta, a preços razoáveis. Recomendamos reservar. Endereço: Aktaion, Firostefani, Santorini / Telefone : +30 22860 22336
- II Forno Pizza and Pasta: Que tal montar uma pizza exatamente do seu jeitinho? Nessa pizzaria, pertinho da praia, em Kamari, é possível! Você pode escolher a massa, molho, queijo, recheio e tempero que quiser. Mas, caso já tenha um sabor em mente, basta pedir o cardápio, que também conta com vários pratos tradicionais como lasanha de espinafre e um delicioso macarrão com frutos do mar! Os preços por aqui variam de 7 a 11 euros, e é possível comer ao ar livre, já que há algumas mesas do lado de fora.Endereço: Panagias Myrtidiwtissas, Kamari. / Telefone : +30 2286-030-410
Roteiro em Santorini: o que fazer em Santorini em 5 dias
O que fazer em Santorini – Dia 1
- Manhã: Comece o dia com um café da manhã tradicional grego em uma das muitas tavernas encantadoras em Fira ou Oia. Em seguida, caminhe pelas ruelas de paralelepípedos dessas cidades encantadoras, descobrindo locais escondidos e apreciando a arquitetura tradicional das casas brancas caiadas e das cúpulas azuis das igrejas.
- Tarde: Explore a rica história e cultura de Santorini visitando o sítio arqueológico de Akrotiri, que é conhecido como a “Pompeia do Egeu”. Esse local arqueológico abriga as ruínas de uma antiga cidade minoica que foi destruída pela erupção vulcânica que deu origem à caldeira de Santorini. Depois, siga para a praia de Perissa ou Perivolos para desfrutar de um mergulho no Mar Egeu.
- Noite: Encontre o lugar perfeito para assistir ao pôr-do-sol em Santorini, como o famoso mirante em Oia ou o Farol de Akrotiri. Depois, saboreie um jantar delicioso em uma taverna local e experimente os sabores da culinária grega, como o moussaka e o tzatziki, acompanhados de um bom vinho local ou um coquetel de frutas frescas.
O que fazer em Santorini – Dia 2
Manhã: Alugue uma scooter para explorar a ilha de Santorini! Dirija até a Praia Vermelha (Red Beach), uma das mais famosas da ilha, com suas falésias de rochas vulcânicas e águas cristalinas.
Tarde: Após visitar a Praia Vermelha, continue sua exploração da ilha e siga para o antigo vilarejo de Pyrgos, que fica no topo de uma colina e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes de Santorini. Caminhe pelas ruelas de paralelepípedos e descubra as casas tradicionais e a arquitetura caiada de branco. Você também pode visitar o Mosteiro de Prophet Elias, que fica nas proximidades e oferece vistas ainda mais incríveis da ilha.
Noite: Ainda em Pyrgos, aproveite para jantar no Selene Restaurant, que oferece uma culinária refinada com ingredientes frescos locais e uma vista panorâmica da ilha. Ou, se preferir, experimente um dos muitos restaurantes tradicionais na cidade de Fira ou Oia, que servem pratos deliciosos da culinária grega.
Se tiver tempo extra, você pode continuar sua aventura de scooter e visitar outras praias da ilha, como a Praia Branca (White Beach) ou a Praia de Perissa. Além disso, Santorini tem muitas vinícolas que oferecem degustações de vinhos locais e tours pelos vinhedos, o que pode ser uma ótima opção para os amantes do vinho.
O que fazer em Santorini – Dia 3
- Manhã: Aproveite a manhã para explorar a ilha de barco em um cruzeiro pela caldeira de Santorini. Aprecie a vista das casas brancas em cascata, a água cristalina do Mar Egeu e as falésias imponentes enquanto você navega pelas águas azuis da caldeira. Visite as famosas ilhas vulcânicas de Nea Kameni e Palea Kameni, onde você pode fazer uma caminhada até a cratera do vulcão ativo.
- Tarde: Depois de voltar do cruzeiro, visite as vinícolas locais de Santorini e descubra os vinhos únicos da região. As uvas de Santorini são cultivadas em solo vulcânico e produzem vinhos brancos e rosés distintos. Aproveite para fazer uma degustação e aprender mais sobre a produção de vinho na ilha.
- Noite: Termine o dia em grande estilo em uma das tavernas de frente para a caldeira em Fira ou Oia. Aprecie o pôr-do-sol enquanto saboreia pratos locais deliciosos, como o polvo grelhado, o fava e os frutos do mar frescos. Depois, experimente o licor local conhecido como ouzo ou o vinho doce de Santorini, vinsanto.
O que fazer em Santorini – Dia 4
- Manhã: No seu último dia de viagem em Santorini, acorde cedo para apreciar com calma o último café da manhã do seu hotel com as deliciosas comidas típicas gregas, e depois, dê uma última caminhada nas ruas da ilha.
- Tarde: Aproveite a luz da manhã para tirar fotos com as casinhas brancas, fotografar as igrejas com domo azul e qualquer outro cantinho que você achar charmoso (praticamente todos!), antes de dizer adeus à Santorini!
Planeje sua viagem - melhor época, como circular, quanto tempo ficar, etc.
Como chegar em Santorini
Parte do arquipélago das Ilhas Cíclades, Santorini fica a 300 km de Atenas e 150 km de Mykonos. Não há conexão terrestre com o continente, portanto, para chegar aqui as opções são avião ou ferry.
Como não existem voos do Brasil para cá, para realizar uma viagem para Santorini é preciso pegar um avião até a capital da Grécia (Atenas), Mykonos ou por outros países, principalmente da Europa.
Esses trajetos costumam ser realizados por companhias aéreas gregas como a Aegean Airlines e Olympic Air. Mas você também pode conferir voos pelo site das seguintes empresas: Alitalia, British Airways, Vueling, Qatar Airways, Volotea, Lufthansa, Iberia, Easyjet, Condor, Eurowings, Transavia, Ryanair e Sky Express.
Entre as rotas possíveis, uma das melhores opções é partir para Atenas. Ao chegar lá, para completar o deslocamento, basta pegar um ferry. A viagem dura cerca de 5h-8h, dependendo do número de paradas, e você pode adquirir o ticket acessando o site da Helas Ferries.
Quantos dias ficar em Santorini
Para ver o melhor da ilha, recomendamos ficar em Santorini por pelo menos 4 dias.
Assim, você terá 3 dias inteiros para conhecer as principais atrações turísticas, como Fira, o pôr do sol de Oia e a caldeira do vulcão sem pressa, visitar algumas praias e relaxar um pouco.
Já com um pouco mais de tempo, poderá explorar e percorrer várias vilas, fazer trilhas, visitar vinícolas e alguns sítios históricos.
Qual a melhor época para visitar Santorini
Santorini recebe a maior parte dos turistas em julho e agosto, meses de verão e quando as férias na Europa estão no auge.
Mas visitar Santorini nesse período pode não ser a melhor escolha, já que os preços vão estar mais altos, as atrações mais cheias e o calor mais forte.
Já o inverno em Santorini, entre novembro e fevereiro, é um pouco frio, com a mínima média diária de 9 ° C (às vezes até menos), o que pode prejudicar um pouco seus planos de curtir as praias.
Se você quer saber quando ir para Santorini para curtir o melhor clima, encontrar preços bons e a ilha sem hordas de turistas, o ideal é em maio, junho, setembro e outubro.
É quando vai ser mais fácil encontrar passagens aéreas e hotéis com desconto, aluguel de carro em conta e, acima de tudo, o pôr do sol em Oía vai ser menos disputado!
Vale também observar que fora da temporada de verão, as ilhas gregas têm uma queda drástica no turismo e muitos restaurantes, hotéis e comércios fecham as portas.
Como se locomover em Santorini
A melhor forma de se locomover em Santorini com conforto é de scooter ou carro compacto, pois a ilha tem muitas subidas! Mas, se nenhuma delas for interessante para você, dê uma olhada em todas as opções disponíveis:
- Ônibus – Para quem quer economizar, essa é uma boa alternativa. Os preços variam de 1,60 a 2,50 euros. Por exemplo, o de Fira até Oia custa 1,60 EUR, enquanto Fira a Perissa custa 2,20 EUR. Mas, as rotas são limitadas, principalmente na baixa temporada e eles não funcionam tarde da noite. Verifique os horários na estação principal em Fira e planeje-se para não ficar sem transporte!
- Scooters / quadriciclos – Há muitas lojas para alugar esses dois transportes na ilha. Na baixa temporada, a diária do scooter custa 17 euros e na alta a partir de 22. Já um ATV, 30 euros por dia na baixa e a partir de 45 euros na alta temporada.
- Bicicleta – Uma outra opção, é alugar uma eBike, o que custa a partir de 40 euros por dia na EcoBike. Ou, uma bicicleta regular que tem uma diária de 20 euros no Santorini Adventures.
- Táxis – Os táxis estão em todos os lugares, mas são caros. Do porto para Fira custa cerca de 25 euros. Já de Fira a Oia custa cerca de 30! Ou seja, se você pegar táxis pela ilha, pode gastar mais de 60 euros por dia. Se quer economizar, evite-os!
- Pegar carona – Pegar carona é muito seguro em Santorini, mas pode ser difícil. Para mais informações e dicas, acesse o site do Hitchwiki (um guia gratuito para caronas).
Bom saber:
Além dessas opções, ao chegar no porto, você vai ver muitas agências que oferecem transfer até o hotel escolhido. Caso não tenha agendado um diretamente com seu hotel (muitos oferecem transfer gratuito), compare os preços e escolha o melhor.
Dicas extras de viagem para Santorini
Pôr do sol em Santorini
O entardecer em Santorini, é um dos mais lindos do mundo. Então, não deixe de aproveitar esse momento! Ele pode ficar ainda melhor nesses lugares:
- Varanda da vinícola Santo Wines com um bom vinho.
- No alto do Farol de Akrotiri, onde há espaço de sobra para sentar-se nas pedras e curtir com calma.
- No topo da Skaros Rock, onde além de ver o pôr do sol, você vai se aventurar.
- Nas ruas e restaurantes da Vila de Imerovigli (que são parecidas com Oia, mas mais vazias).
- Em Fira, onde o vulcão rende lindas fotos a partir de lugares como a Catedral Ortodoxa.
Por fim, caso queira assistir ao pôr do sol na famosa e romântica Oia, saiba que é preciso se programar com muita antecedência, pois as reservas em restaurantes com vista privilegiada para o entardecer, como o Kastro Oia, são bem concorridas!
Passagens aéreas e ferries para Santorini
Durante a alta temporada, os valores das passagens são bem mais altos e entre julho-agosto elas esgotam rapidamente! Sendo assim, é bom garantir a sua passagem com antecedência.
Fazendo as malas
Na hora de preparar sua mala para viajar para Santorini, esqueça os saltos altos. Esse não é o lugar ideal para usá-los. Leve sapatos confortáveis! Essa dica é por causa das muitas ruas íngremes e degraus da ilha, que pode, inclusive, não ser um bom destino caso você tenha algum problema de mobilidade.
Não se esqueça do seguro viagem
Como sempre falamos por aqui, em qualquer viagem, não importa quão seguro seja o destino, é bom não se esquecer de fazer um seguro viagem. Imprevistos acontecem!
Pela plataforma do Seguros Promo usando nosso cupom MMDAVIDA5, você consegue 10% de desconto ( 5% de desconto e +5% se optar pelo pagamento via boleto).
Conta pra gente: gostou da nossa lista do que fazer em Santorini?
Esperamos que esse guia tenha ajudado a descobrir tudo o que fazer em Santorini, o que comer, onde ficar, que transporte utilizar… Enfim, que tenhamos esclarecido todas as dúvidas que podem surgir na hora de planejar sua viagem para Santorini.
Mas, se ainda assim, há algo que você gostaria de saber sobre a ilha e não encontrou, deixe nos comentários!
Você também pode gostar de ler:
- Onde ficar em Santorini: melhores áreas e hotéis
- Quanto custa viajar para santorini (com preços)
- O que fazer em Mykonos, Grécia: Guia completo
- Onde ficar em Mykonos: Melhores áreas e hotéis
- O que fazer em Atenas, Grécia: Guia completo
- 20 Curiosidades sobre a Grécia para saber antes de embarcar
- Comidas típicas da Grécia: 20 pratos deliciosos da culinária grega
- TOP 14 países mais baratos para viajar na Europa