04/10/2021 Por Bárbara Rocha

10 dicas para perder o medo de viajar de avião

Morre de medo de viajar de avião? Saiba que está longe de estar sozinho(a)! 

Eu, mesmo depois de anos de vôos pelo mundo, ainda me sinto MUITO ansiosa quando sei que vou ter que entrar num avião. 

O incômodo surge cerca de uma semana antes da decolagem, e aumenta gradativamente, até atingir o pico no dia do vôo. A essa altura, meu estômago está embrulhado, minhas mãos suadas e parei de raciocinar direito. 

Mas, apesar do medo, ainda vôo muito. A recompensa de conhecer lugares e culturas é tão grande que estou disposta (e, de certa forma, me sinto capaz) a enfrentar qualquer dificuldade!

Além disso, ao longo dos anos, encontrei alternativas que me ajudaram a minimizar a ansiedade e é sobre elas que vou falar aqui.

traveling

Confira 10 passos que certamente vão te ajudar a driblar o medo de viajar de avião! Respire fundo e confira.

1. Aprenda o básico sobre aviões

Turbina de avião. Uma das formas de driblar o medo de viajar de avião é aprender o básico sobre eles
Foto: Inspirationfeed on Unplash

Como funciona um avião? O que causa uma turbulência? O que está por trás dos sons da decolagem e o pouso? Como um avião pode continuar a voar mesmo se um motor falhar?

Faça uma pesquisa e assista alguns vídeos antes da viagem para entender essas questões. Entendê-las pode ajudar e muito a aliviar a ansiedade e evitar momentos de pânico se alguma turbulência rolar!

2. Monitore o que você assiste/lê

Livros em frente à janela com paisagem e pôr do sol
Foto: John-Mark Smith on Unplash

Essa dica pode parecer óbvia, mas é necessária: não assista filmes nem leia notícias de desastres aéreos.

Ter essas cenas em mente pode causar diversos gatilhos durante a viagem, achando que está acontecendo algo similar ao que assistiu.

Quanto às notícias, sei que pode ser difícil não ficar sabendo de alguma delas, mas pense, diversos voos por dia chegam com segurança ao destino final, mas apenas os que dão algum problema (o que é minoria) são noticiados. Não deixe que isso faça você ter medo de viajar de avião.

3. Escolha os melhores assentos

Corredor e assentos de avião. Uma das formas de driblar o medo de viajar de avião é escolher os melhores assentos
Foto: Andrew Scofield on Unplash

Uma das poucas coisas que podemos escolher em voo é o assento e se você tem medo de viajar de avião gastar um pouco mais com isso pode ser bom para evitar momentos de desespero.

Por exemplo, dizem que o meio, próximo a asa, é a parte mais estável e onde se sente muito menos a turbulência do que na parte de trás.

Já para quem tem medo de altura, o ideal é ficar longe das janelas. Enquanto quem precisa saber o que está acontecendo lá fora, deve ficar em um assento na janela.

Por fim, se você é inquieto ou claustrofóbico, é melhor sentar em um assento perto do corretor.

4. Tente pensar positivo

Placa escrita "Good Vibes Only", uma das formas de driblar o medo de viajar de avião é pensar positivo
Foto: Mark Adriane on Unplash

Eu sei que essa não é uma tarefa fácil, principalmente se estiver chegando o dia do voo, com certeza o medo de viajar de avião vai fazer sua ansiedade aumentar.

Mas toda vez que esse pensamento vier, tente modificá-lo, para algo empolgante. Pense que isso vai te levar para um lugar novo e vai permitir que você viva momentos divertidos e conheça diferentes culturas.

5. Durma bem na noite anterior ao voo

Casal viajando o mundo Babi Rocha e Vagner Alcantelado

Dormir mal pode causar estresse, dor de cabeça, mau humor, falta de atenção e por aí vai… tudo que pode te deixar nervoso (a) e aumentar o medo de viajar de avião.

Vá para cama cedo e se programe para ter uma noite de sono de pelo menos 7 horas, assim seu sistema nervoso vai ficar tranquilo. Caso ache difícil pegar no sono, tente fazer algo que gosta e que pode relaxar, como tomar um chá! 

Uma dica a mais, é deixar sua mala, roupa que vai sair e documentos separados, para não precisar se preocupar com isso ao acordar.

6. Chegue cedo ao aeroporto

Avião voando sobre as nuvens de dia
Foto: Ross Parmly on Unplash

Acorde com tempo suficiente para fazer tudo com a maior calma do mundo e chegar cedo ao aeroporto! Assim, você pode relaxar antes de embarcar.

Caso não se programe para isso, pode ter que correr até o portão e isso só vai aumentar a sua ansiedade e o medo de viajar de avião.

7. Evite cafeína

Café quente ao amanhecer. Uma das formas de driblar o medo de viajar de avião é evitar cafeína
Foto: Clay Banks on Unplash

Tomar um cafezinho antes do voo pode parecer ótimo, né? Mas, se você tem medo de viajar de avião essa não é uma boa ideia.

Doses altas de cafeína podem aumentar a ansiedade ou o nervosismo. Evite café, chocolate e bebidas energéticas, ou beba/coma com muita moderação!

8. Relaxe

pedras empilhadas
Foto: Karsten Winegeart on Unplash

Mais uma dica que eu sei que não é tão fácil, porém existem alguns meios que podem te ajudar a relaxar e driblar o medo de viajar de avião.

Um deles é bem simples: respirar lentamente e profundamente, contando até cinco ou dez, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Você também pode usar aplicativos de meditação como o Calm ou baixar músicas que te tranquilizam para ouvir quando o seu celular estiver no modo avião.

9. Leve algo que te distraia

livros empilhados
Foto: Studio Media on Unplash

Uma boa forma de esquecer um pouco do medo de viajar de avião é fazer alguma coisa que tire sua mente do que está acontecendo. 

Muitas pessoas simplesmente dormem, mas caso não consiga pegar no nosso é bom ter alternativas que te distraiam. Um bom livro, filmes ou episódios de sua série preferida em seu notebook podem ajudar!

Se você optar por assistir algo, eu recomendo baixar o suficiente para assistir durante todo o voo. Mas não tenha distrações apenas nos dispositivos eletrônicos, já que pode ser necessário desligá-los.

10. Se agarre às estatísticas

Pessoa na beira de um prédio alto
Foto: Tim Trad on Unplash

Nossa última dica para driblar o medo de viajar de avião é básica: se agarre aos números e aos fatos, eles não mentem! 

Mais de 3 milhões de passageiros voam todos os dias; aviões decolam a cada 2 segundos em algum lugar do mundo; e as estatísticas afirmam que viajar de avião é cerca de 22 vezes mais seguro do que viajar de carro. Medo de voar? Você não precisa ter!

Ainda com medo de viajar de avião?

Mesmo depois dessas dicas, eu sei que ainda pode ser difícil voar, mas só existe um caminho realmente eficaz para superar o medo de viajar de avião: entrar em um!

Então, se permita, siga esses passos e garanto que aos poucos você vai se acostumar e vai ficar cada vez mais fácil. Boa viagem!

Ler sobre novos destinos também pode ajudar a driblar o medo de viajar de avião! Confira:

10 lugares para viajar barato no mundo – menos de US$30 por dia

Descubra os 12 melhores lugares para mergulhar no mundo

Viagem solo: 10 melhores lugares para viajar sozinha no Brasil

PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.