14/05/2024 Por Bárbara Rocha Por Bárbara Rocha Alcantelado
30 Curiosidades sobre o Japão que vão surpreender você!
Com certeza, você já deve saber algumas curiosidades sobre o Japão, como o fato dele abrigar belos palácios imperiais, milhares de templos e santuários, lindas paisagens naturais, arranha-céus modernos e trens super eficientes.
Mas você sabia que o país tem mais de 100 vulcões ativos, uma ilha cheia de coelhos fofos, uma das maiores expectativas de vida do mundo, vende produtos com sabores bem inusitados (como Kit Kat de batata-doce) e é o lar de vários hotéis temáticos, além de banheiros com privadas que tocam até música?
Interessante, né?! Essas são algumas das 30 curiosidades sobre o Japão que você vai descobrir nesta lista. Continue lendo para entender cada uma delas e aprender mais sobre a fascinante cultura japonesa!
1. Mais de 80% da terra no Japão é montanhosa.
Uma curiosidade do Japão que encanta principalmente os aventureiros!
Este grande terreno montanhoso do país inclui mais de 100 vulcões ativos – que representam cerca de 10% de todos os vulcões ativos do mundo – e uma paisagem linda e excelente para esquiar e passear.
O grande destaque é o famoso Monte Fuji, perfeito para caminhadas. Quem prefere algo mais tranquilo, pode aproveitar para relaxar em banhos termais, com uma vista privilegiada para o Fuji, a partir do Fuji Lake Hotel, um hotel elegante à beira do lago, fundado na década de 30.
Outro cenário incrível é o Parque Nacional Sanriku Fukko, um tesouro natural, e a Shirakami-Sanchi World Heritage Site, onde estão os restos da antiga floresta virgem temperada do Japão.
2. Há uma Ilha dos Coelhos no Japão.
Localizada em Takehara, cidade de Hiroshima, Okunoshima, apelidada de Ilha dos Coelhos, é uma pequena ilha, com aproximadamente 4 km de circunferência, onde vivem cerca de 1.000 coelhos, que seguem procriando devido à inexistência de predadores naturais.
Claro que a fofura desses coelhinhos, ao longo dos anos, tornou o lugar uma atração turística popular. E realmente vale muito o passeio se você é um amante da natureza! Basta pegar uma balsa e você estará lá. A maioria das pessoas leva apenas uma hora para completar o passeio na ilha e compra comidas no local para alimentar os coelhos, o que é bem legal.
O que muita gente não sabe, é que Okunoshima tem uma passado sombrio… Originalmente a ilha foi usada para testar armas químicas. Durante esse período, trabalhadores receberam equipamentos mínimos de proteção, o que levou muitas pessoas a adoecer devido à exposição a esses gases.
Hoje, é possível descobrir várias curiosidades do Japão relacionadas a esse período no Poison Gas Museum, localizado em Takehara.
3. Os japoneses são conhecidos por serem educados, gentis e silenciosos.
Um fato que nós amamos da cultura japonesa é que os japoneses são extremamente educados e gentis. E você vai notar isso assim que desembarcar!
Mas o que pode parecer realmente estranho para os brasileiros é que eles também são super silenciosos. Conversar e dar risadas em voz alta? De jeito nenhum! Desde cedo eles aprendem (em casa e até na escola) a falar baixo.
Outra das curiosidades sobre o Japão que você vai notar é que raramente eles atendem ligações ou mandam áudios em público. E quando acontece em um restaurante, por exemplo, eles saem do estabelecimento para falar. Obviamente, vai ser difícil ouvir algum celular tocando, já que há avisos para manter o celular em modo silencioso em comércios e transportes.
Mas isso não significa que eles não são de falar, viu? Se você precisar, pode pedir ajuda sem medo! Eles são apenas reservados e não gostam de incomodar as pessoas, mas vão te ajudar com a maior paciência do mundo.
Também é importante dizer que essa curiosidade do Japão não é uma regra. É sim algo comum da cultura japonesa, porém, não dá para generalizar. Pode acontecer de você conhecer um japonês bem falante ou mal-educado.
4. Os trens japoneses são alguns dos mais eficientes e pontuais do mundo.
O atraso médio dos trens japoneses é de 18 segundos! Parece um sonho para os brasileiros, mas no Japão é real.
E o que os torna tão pontuais? Os maquinistas são treinados em simuladores ultrarrealistas e dirigem apenas uma linha de trem – muitos nem precisam de um velocímetro para saber a que velocidade estão indo.
Outra razão é a competição acirrada entre as empresas ferroviárias que não querem ficar para trás e trabalham duro para manter o grande número de passageiros de trem do Japão, custe o que custar (mesmo que isso signifique construir lojas de departamento sofisticadas nas estações…).
Para você ter noção de como a pontualidade é levada a sério, em 2017 uma companhia ferroviaria do japão emitiu um comunicado de desculpas por adiantar 20 segundos a saída de um trem.
5. Os japoneses amam sabores malucos.
Se você, assim como nós, adora experimentar sabores novos durante as viagens, essa é uma curiosidade do Japão que vai te agradar muito!
Cheetos de chocolate, maionese e abacate, Fanta de pêssego, limão com mel e melão, Doritos de frango teriyaki, alga e salmão, sorvete sorvete de enguia, polvo e língua de boi, Kit Kat de edamame (soja verde), batata-doce e matcha (chá verde) são só alguns dos sabores de produtos conhecidos no Brasil, vendidos com sabores bem diferentes nos mercados japoneses.
Alguns são bem estranhos, mas outros achamos maravilhosos. Experimente para tirar suas próprias conclusões!
6. O Japão é um país extremamente limpo.
Uma curiosidade do Japão que você já deve ter ouvido falar e até visto em vários jornais, é que o país é muito limpo!
É quase impossível encontrar algum lixo no chão. Até mesmo as folhas que caem das árvores costumam ser rapidamente recolhidas pelos funcionários de limpeza ou voluntários que costumam limpar as ruas para manter tudo organizado.
E esse não é um hábito da cultura japonesa que eles praticam apenas no próprio território. Fora do país, os japoneses também recolhem seus lixos e dos outros – inclusive, essa cena se repetiu em vários jogos da copa do mundo em que os japoneses estiveram presentes.
E de onde vem tanta educação? É uma tradição milenar que acreditam ter vindo do budismo, onde a limpeza significa purificar a mente. Desde cedo, nas escolas, templos e outros espaços, os japoneses também têm na rotina diária o ‘soji’, o momento de limpar o local, além dos bairros receberem diversos eventos de limpeza. Assim, eles crescem acostumados com esse hábito.
No entanto, uma curiosidade do Japão que você vai perceber explorando o país é que há poucas lixeiras na maioria das cidades do Japão. Há várias teorias sobre isso, como o fato de não ser necessário, já que os japoneses estão acostumados a carregar na uma sacola para os seus lixos, e também por uma medida de segurança, por já terem acontecido alguns ataques com bombas deixadas nas lixeiras.
7. Tokyo é considerada a maior cidade do mundo.
Formada por muitas áreas diferentes que, juntas, possuem 2.194 km² e são o lar de quase 38 milhões de pessoas (o mesmo do que toda a população do Canadá!) Tokyo é considerada a maior e mais populosa cidade do mundo.
Pra você ter ideia, cerca de 28% de toda a população do Japão vive Tokyo, então, dá para imaginar como a cidade é movimentada, né?! Boa parte mora no centro, mas há também habitantes nas áreas periféricas de Chiba, Saitama, Kawasaki, Sagamihara e Yokohama.
8. A cada ano ocorrem mais de 2.000 terremotos no Japão.
Sim, essa curiosidade do Japão está certa! Devido a localização em contato com quatro placas tectônicas distintas, o Japão é um dos países mais propensos a terremotos do mundo.
Geralmente, há vários sismos por dia, a maioria imperceptível, mas terremotos grandes e destrutivos ocorrem de tempos em tempos.
Há até um site (Japan Meteorological Agency) em que dá para acompanhar as informações de terremoto diariamente e a lista é extensa, com terremotos (de baixa magnitude) basicamente todos os dias!
9. O Monte Fuji é um local sagrado para os japoneses.
Além de ser a montanha mais alta do Japão, uma curiosidade do Japão interessante sobre o Monte Fuji é que ele é considerado um local sagrado para a religião xintoísta desde o século VII.
A Princesa Konohanasakuya é a Kami (pessoa divina) do Monte Fuji na religião xintoísta e a flor de cerejeira (que deixa linda a primavera do país) é o símbolo que a representa.
Mesmo quem não segue a religião xintoísta, costuma relatar que sente um clima tranquilo e completamente diferente nesse ponto turístico. Não deixe de visitá-lo para descobrir se você sente o mesmo!
A visita pode ser feita de várias maneiras, sendo a mais recomendada de trem bala (assim você já combina duas experiências maravilhosas em uma só!). Para isso, você precisa pegar um trem na estação Shinjuku, em Tokyo (linha Chuo) em direção a Otsuki, utilizando o JR Pass. Ao chegar, basta mudar para a linha Fuji Kyuko, para ir até Kawaguchi-ko, mas para esse segundo trecho será preciso adquirir uma passagem individual, já que o JR Pass não é aceito.
Leia também: Trem bala no Japão: como é viajar no Shinkansen?
10. O Japão foi completamente isolado do mundo por um período.
Praticamente na mesma época em que os europeus chegaram ao Brasil, eles também “descobriram” as terras japonesas. Devido à enorme influência que a cultura europeia teve na cultura do Japão desde esse primeiro encontro, que ocorreu em 1543, chegando a converter xintoístas e budistas ao catolicismo, Tokugawa Lemitsu, o Shogun do Japão, fechou o Japão para todos os estrangeiros em 1635.
Durante esse período, que durou mais de 200 anos, foi aplicada a lei Édito Sakoku, que previa punição para quem fosse pego usando produtos europeus, pena de morte para europeus que entrassem ilegalmente no Japão e a proibição da prática do catolicismo.
11. Os japoneses têm uma das maiores expectativas de vida do mundo.
Atualmente, a expectativa de vida no Japão é de 81 anos para os homens e 84 anos para as mulheres, perdendo só para Hong Kong, com expectativa de 88 anos para as mulheres e 82 anos para os homens.
O país também está em 4º lugar na lista de países com maior habitantes idosos (pessoas com 60 anos ou mais) no mundo, e até abriga a ilha com maior longevidade do planeta, a Okinawa, onde boa parte dos habitantes tem mais de 100 anos!
Com esses números impressionantes, muita gente se pergunta quais os segredos para viver tanto. Ainda não há uma resposta certa pra essa curiosidade do Japão, mas vários fatores que estudiosos acreditam podem levar a isso, como a alimentação saudável (os japoneses consomem pouca carne vermelha e muita soja), eles passam bastante tempo ao ar livre (o que potencializa a vitamina D) e praticam várias atividades.
12. O Japão já teve o maior mercado de peixe do mundo.
Fundado em 1935, o Tsukiji Fish Market, por muitos anos, foi considerado o mercado atacadista de peixes mais famoso do mundo.
Até hoje, é referência quando assunto são os frutos do mar fresquinhos, mas também tem a fama de ser a “Cidade da Comida no Japão”, por reunir diversos restaurantes, lojas e cafeterias para todos os gostos.
No local, é possível observar crustáceos, polvos e peixes sendo cortados pelos vendedores. A variedade é realmente impressionante e, pra você ter ideia, vimos até peixes maiores que a gente!
Também dá para se esbaldar com a culinária da cultura japonesa, provando o clássico sushi (BEM diferente e melhor do que o servido no Brasil), a tigela de arroz de sashimi e o tamagoyaki (um ovo enrolado frito).
- Sugestão de tour – Tóquio: Excursão a pé de comida e bebida pelo mercado externo de Tsukiji.
13. Melões japoneses podem custar mais de 10.000 ienes.
Enquanto no Brasil 1kg de melão chega a custar menos de R$2,00 em algumas cidades e, em outras, cerca de R$10,00, no Japão eles chegam a ser vendidos por mais de 10,000 ienes cada!
O motivo dessa curiosidade do Japão é histórico: como forma de gratidão, o melão era oferecido pelos samurais ao shogun japonês. Até hoje, a fruta é vista como um grande presente, além de ser cultivada com o maior cuidado, o que aumenta o seu valor simbólico e material.
Em algumas cidades, o melão é até mesmo vendido em shoppings, embaladas em caixinhas chiques, e em 2021 dois melões chegaram a ser vendidos por 2,7 milhões de ienes!
14. O Japão realmente é a terra do sol nascente.
Das curiosidades do Japão, uma das mais famosas tem relação com o seu apelido ”Terra do Sol Nascente”. Você sabia que, na realidade, o nome oficial (em japonês) é “Nippon”, que significa “Origem do Sol”?
Acredita-se que o nome tenha vindo através da perspectiva que o povo chinês tinha do país, já que quando observavam o amanhecer (no leste), olhavam para a mesma direção onde fica o Japão.
Outros dizem que surgiu do próprio país, e há até relatos de que o Príncipe Shotoku mandou uma carta para a China, em 607 DC, com a frase “O Imperador do país Onde o Sol Nasce envia uma carta ao Imperador do País Onde o Sol se Põe. Como você está?”.
15. O número quatro é considerado um número de azar no Japão.
Observe essa curiosidade do Japão quando estiver viajando pelo país: vários elevadores de hotéis, shoppings e hospitais não tem 4º andar, eles simplesmente pulam para 3A ou 5, depois do 3.
O motivo é que os japoneses consideram o 4 um número de azar, por a palavra ‘shi’, que significa quatro, ser parecida com a palavra em japonês utilizada para morte. Por isso, além de evitar utilizar o número nos lugares, eles costumam pronunciar ‘yon’, no lugar de ‘shi’.
16. O país é sede de festivais bem diferentes.
Planejando descobrir o que fazer no Japão? Uma das experiências mais autênticas é participar de seus festivais anuais, que oferecem um vislumbre profundo da cultura local.
Um dos eventos mais ousados é o Hadaka Matsuri, conhecido como o festival dos homens nus. Neste festival, participantes vestem o mínimo possível, às vezes apenas uma tanga tradicional, enquanto percorrem as ruas, bebem saquê e, em alguns casos, até se aventuram a mergulhar na lama para buscar purificação e boa sorte para o ano que se inicia.
Outra celebração que captura a atenção é o Kanamara Matsuri, ou Festival do Falo de Aço. Este evento único atrai visitantes com suas esculturas gigantes de órgãos sexuais masculinos, que são exibidas em carros alegóricos pelas ruas. O festival não só é uma festa de cor e alegria, mas também simboliza a fertilidade e o sucesso nos negócios.
Se estiver planejando sua viagem ao Japão, conferir as datas desses festivais pode enriquecer sua experiência com momentos verdadeiramente memoráveis!
17. Existem 108 vulcões ativos no Japão.
Ao todo, o Japão abriga mais de 200 vulcões, sendo mais da metade deles ativos! E uma das curiosidades sobre o Japão é que não é tão raro acontecerem erupções pelo país, quase todo ano ocorre alguma.
Dentre os vulcões, o mais famoso é o Monte Fuji, mas há também o Sakurajima, o Monte Aso, o Monte Ontake, o Monte Asama e muitos outros.
18. É um dos países mais seguros do mundo.
Você já deve ter ouvido falar dessa curiosidade do Japão, mas é tão importante, principalmente para quem pretende fazer uma viagem solo, que não poderíamos deixar de mencionar.
Realmente, a natureza é imprevisível por aqui e, anualmente, costumam acontecer erupções vulcânicas, terremotos, tufões e tsunamis… Por outro lado, o Japão é considerado um dos países mais seguros do mundo, com baixo índice de assaltos, assassinatos e outros crimes violentos.
19. No Japão, ninguém atravessa a rua fora da faixa ou com o semáforo fechado.
Diferente do Brasil, onde em várias cidades a faixa de pedestres é ignorada, no Japão ela é super respeitada!
É muito difícil ver um japonês atravessando fora da faixa, da mesma forma que é bem raro alguém atravessar com o sinal fechado – mesmo sem carros, faz parte da cultura japonesa esperar o sinal abrir para os pedestres!
20. Os japoneses tomam diversos cuidados quando ficam resfriados ou gripados.
Bem antes da pandemia de COVID-19, as pessoas no Japão já utilizavam máscaras nos transportes e locais públicos, sempre que estavam gripadas. Eles também costumam espirrar na dobra do cotovelo, e não nas mãos.
Ambos são hábitos da cultura japonesa para evitar transmitir alguma doença para outras pessoas.
21. Tatuagens não são bem vistas.
No passado, a tatuagem era utilizada na cultura japonesa para marcar o corpo de criminosos, além de ser utilizada por membros da máfia, por isso, até hoje, existe um certo preconceito, especialmente vindo dos idosos, com pessoas tatuadas.
Até as Olimpíadas de 2020, que trouxeram à tona essa discussão, muitas academias e onsen (fontes termais), não aceitavam a entrada de pessoas com tatuagem – e ainda podem existir algumas que não aceitem –, mas, aos poucos, a situação tem mudado no país.
22. No Japão, já é possível “namorar” com robôs.
Essa é mais uma das curiosidades sobre o Japão que você já deve ter lido por aí, mas não dá para deixar de mencionar, é realmente um fato bem curioso!
Há alguns anos, a marca LumiDolls tem sido um sucesso no país, oferecendo a venda de robôs sexuais que podem custar cerca de 2 mil euros. E, antes da compra, os japoneses podem fazer um “test drive” em “bordéis” com robôs, por 30 minutos, o que custa mais de R$300,00.
Mas ela não é a única empresa faturando com esse hábito que já faz parte da cultura japonesa. Há várias outras empresas vendendo bonecas sexuais pelo país e até relatos de japoneses casando com bonecas (algumas virtuais)! Bizarro, né?!
23. A taxa de alfabetização da população japonesa é de quase 100%.
Classificado como um dos países que mais investe em educação no mundo, essa é uma curiosidade do Japão que já era de se esperar: o país tem um dos maiores índices de alfabetização do planeta (cerca de 99%).
24. Tira-se o sapato para entrar em casa e coloca-se outro para usar no banheiro.
Como mencionamos antes, uma das curiosidades do Japão é que a limpeza é levada muito a sério pelo seu povo.
Dentre vários hábitos que demonstram isso, um dos que você já deve saber é que eles tiram os sapatos antes de entrar em casa e até em alguns lugares, como restaurantes tradicionais (com mesas baixas para sentar no chão), templos e santuários.
Essa tradição da cultura japonesa é bem antiga e vem dos povos antigos, que costumavam comer apenas em tatames e dormir em futons. Ou seja, eles comiam e dormiam bem perto do chão, por isso, gostavam de manter o ambiente limpo.
Também é comum os japoneses tirarem ou trocarem os chinelos ao entrar no banheiro para não levar nenhuma bactéria/sujeira para esse ambiente. Super higiênico, né?
Para não desrespeitar a cultura do Japão, ao visitar a casa de alguém ou algum estabelecimento, preste atenção na entrada: quando o piso é alto, é regra que você precisa tirar os sapatos e deixar na porta ou no genkan, uma área só para guardar os calçados. Caso fique na dúvida, é melhor perguntar antes de entrar!
25. O Japão tem alguns dos banheiros mais elaborados do mundo (e privadas high-tech).
Uma curiosidade da cultura japonesa importante para saber antes de viajar, é que você vai encontrar muitos banheiros diferentes e altamente modernos!
Enquanto alguns tem o tradicional modelo japonês (com vasos sanitários embutidos no chão), vários são equipados com vasos sanitários high-tech que aquecem o assento, soltam jato de água (quente ou fria) para você lavar as partes íntimas e até tocam música!
26. É o lar de alguns dos hotéis mais legais e incomuns do mundo.
O Japão é o lar de alguns dos hotéis mais legais e incomuns do mundo! E preparamos uma listinha para provar isso:
- Henn na Hotel Tokyo Ginza: este hotel no Japão é administrado por robôs multilíngues. Sim, robôs, que se parecem bastante com pessoas! Eles servem para fazer o check-in dos hóspedes e há vários robôs carregadores para transportar as bagagens até os quartos.
- Hotel Gracery Shinjuku: é famoso por ter na fachada um Godzilla enorme. Os quartos mais disputados por aqui são os com vista para a estátua.
- Keio Plaza Hotel Tama: tem várias suítes lindas com temática da famosa Hello Kitty. Se você vai viajar com crianças é uma hospedagem imperdível!
- Book & Bed Tokyo: para os leitores, é um verdadeiro paraíso. Esse hotel é decorado com inúmeros livros (até no teto) que estão à disposição dos hóspedes.
- Ryokans: presentes na cultura do Japão desde o século XVII, estes hotéis apresentam uma típica decoração japonesa, com pisos de tatame e futon (um tipo de colchão), servem vários pratos tradicionais mais difíceis de encontrar em restaurantes e oferecem um atendimento personalizado. É a chance de saber como os locais mais tradicionais vivem! Entre os melhores estão o Ryokan Asakusa Shigetsu e o Onsen Ryokan Yuen Bettei Tokyo Daita.
- Hotéis-cápsulas: formado por vários corredores, divididos em “quartos” com 2 metros de comprimento e 1,25m de largura, onde ficam uma cama e tomada, esses hotéis são uma criação peculiar da cultura japonesa que atraem os curiosos e viajantes com orçamento limitado. do-c Ebisu, nine hours Suidobashi e Resol Poshtel Tokyo Asakusa são alguns dos mais famosos, todos em Tokyo.
Leia também: Hotel cápsula em Tokyo: conheça os 15 mais incríveis
27. Os robôs já existiam na cultura japonesa em 1600.
Embora muita gente ache que os robôs são criações recentes da cultura do Japão, o conceito já fazia parte do país em 1600!
Claro que eram robôs com uma tecnologia muito inferior, mas já mostravam o que estava por vir. Conhecidos como Karakuri Ningyo, eles eram feitos com madeira e utilizados para atirar flechas, escrever mensagens simples e até servir chá.
28. A gorjeta pode ser vista como ofensa.
Ao contrário de muitos países ocidentais, como os Estados Unidos, em que não dar gorjeta pode ser considerado falta de educação, no Japão, oferecer gorjeta é considerado ofensivo.
O motivo é simples: na cultura japonesa, servir o cliente é uma honra e prestar um bom serviço é basicamente uma obrigação. Há até um conceito conhecido como omotenashi, que quer dizer literalmente ”hospitalidade”, e é uma filosofia especial do país de cuidar com todo carinho do visitante.
Portanto, por mais incrível que seja o serviço recebido, não insista na gorjeta. Os funcionários de hotéis/restaurantes são treinados para recusá-la educadamente e vão ficar ofendidos se você insistir.
29. Curvar-se é muito importante na cultura japonesa.
Para nós (brasileiros) que estamos acostumados com apertos de mão, abraços e beijinhos na bochecha, essa curiosidade do Japão pode parecer estranha: o povo japonês não curte muito o contato físico.
Então, como cumprimentar e agradecer alguém? O ideal é curvar um pouco a cabeça e o tronco, acompanhado de um “oi” ou um “obrigado (a)”, por exemplo. É assim que os japoneses fazem nos estabelecimentos, no trabalho e até com os amigos, e fazer o mesmo demonstra respeito pela cultura japonesa!
30. É normal que os japoneses trabalhem muito (muito mesmo!).
Para finalizar nossa lista, eis uma curiosidade do Japão relevante para quem quer saber mais do cotidiano local ou pensa em trabalhar por lá: esse é um dos países onde as pessoas mais trabalham no mundo.
Apesar da jornada de trabalho, por lei, ser de 40 horas semanais, muitos japoneses trabalham mais de 60 horas por semana. O mais bizarro é que há vários relatos de morte por esse motivo e até uma palavra para esse fenômeno da cultura japonesa: karoshi, que significa literalmente morte por excesso de trabalho.
Outras curiosidades do Japão
População: 125,7 milhões.
Área: 377.973 km²
Capital: Tokyo.
Fuso horário: GMT+9. São 12 horas de diferença para o horário de Brasília.
Localização: Ásia.
Fronteiras: O Japão não faz fronteira diretamente com nenhum país. Mas os países mais próximos são China, Rússia, as Coreias do Norte e do Sul e as Filipinas.
Clima: Predomina o clima temperado oceânico na parte central e o clima subtropical no sul.
Moeda: O iene japonês (¥) é a moeda do Japão. A maioria dos lugares no Japão não aceita cartões de crédito e é sempre aconselhável ter dinheiro em espécie.
Visto: A maioria dos visitantes pode entrar no Japão sem visto por 90 dias – verifique com sua embaixada.
Idioma: Japonês.
Sistema de Governo: Monarquia parlamentarista.
Religião: 80% da população segue o xintoísmo, 13% budismo, 3% cristianismo e 1% não tem religião.
Qual a curiosidade do Japão que mais te surpreendeu?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para o Japão, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- O Japan Rail Pass vale a pena? O melhor guia do JR Pass
- Trem bala no Japão: como é viajar no Shinkansen?
- O que fazer em Tokyo Japão: 30 pontos turísticos para incluir no roteiro
- Onde ficar em Tokyo: 7 melhores áreas e hotéis (com preços!)
- O que fazer em Osaka, Japão: Guia completo
- Hotel cápsula em Tokyo: conheça os 15 mais incríveis
- Hotéis no Japão: luxo, ryokans, cápsulas e econômicos
- Melhor época para ir ao Japão: clima, temperatura e eventos mês a mês!
- Miyajima: conheça a ilha japonesa próxima de Hiroshima
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.