11/10/2024 Por Bárbara Rocha
Quando você pensa nas curiosidades sobre a Holanda, provavelmente os moinhos de vento, as tulipas e as bicicletas vêm à mente. Mas esse pequeno país europeu tem muito mais para oferecer do que os famosos clichês! Com cidades vibrantes como Amsterdã e Roterdã e uma história que combina tradição com inovação, a Holanda está cheia de surpresas.
Sabia que a Holanda foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo? Ou que Amsterdã tem mais de 1.200 pontes que conectam seus charmosos canais? E tem mais: os holandeses são os melhores falantes de inglês entre os países onde essa não é a língua oficial!
Ficou curioso(a)? Vem descobrir 25 fatos incríveis sobre a Holanda e entender por que esse país é tão fascinante.
1. A Holanda tem mais bicicletas do que pessoas.
Uma curiosidade da Holanda que todo mundo conhece é que o país ama bicicletas. Com uma população de 17 milhões e mais de 22 milhões de bikes, dá pra ver que essa paixão faz parte da cultura holandesa. Em cidades como Amsterdã, é comum ver pessoas de todas as idades se locomovendo de bicicleta, seja para ir ao trabalho ou só dar um passeio.
O país conta com mais de 35 mil km de ciclovias. Se você quer explorar tudo sobre a Holanda de uma forma bem local, alugar uma bike é quase obrigatório! Pedalar pelos canais de Amsterdã ou pelos campos de tulipas é uma experiência imperdível. Coisas sobre a Holanda como essa fazem você entender o estilo de vida descontraído que eles têm!
2. A Holanda é o sexto país mais feliz do mundo.
Se você está se perguntando por que os holandeses vivem sorrindo, aqui vai a resposta: a Holanda é o sexto país mais feliz do mundo, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade de 2020. Esse estudo anual avalia 156 países com base em fatores como expectativa de vida saudável, liberdade, confiança, e apoio social. E parece que os holandeses têm muitos motivos para celebrar, com altos níveis de confiança social e institucional.
A Holanda se destaca entre seus vizinhos, como a Alemanha (17º) e a Bélgica (20º), e isso reforça o orgulho que o povo tem da sua qualidade de vida. Essa é só mais uma curiosidade da Holanda que explica por que a cultura holandesa é tão admirada. Se você está buscando motivos para sorrir, tudo sobre a Holanda vai te surpreender!
3. Um terço da Holanda está abaixo do nível do mar.
Uma curiosidade da Holanda que pode surpreender muita gente é que cerca de um terço do país está abaixo do nível do mar. Isso só é possível graças ao incrível sistema de diques, canais e barreiras que protegem o território das inundações. Sem essa engenharia de ponta, boa parte da Holanda estaria submersa!
A cultura holandesa de inovação em engenharia hidráulica é tão impressionante que até virou atração turística. O “Afsluitdijk”, por exemplo, é um dos grandes marcos desse sistema, e os moinhos de Kinderdijk, que são Patrimônio Mundial da UNESCO, mostram como essa tradição faz parte da história da Holanda. Se tem algo interessante sobre a cultura da Holanda, é essa habilidade de viver abaixo do mar e transformar isso em uma lição de sustentabilidade.
4. A Holanda é o segundo maior exportador de alimentos do mundo.
Quando falamos sobre a Holanda, pouca gente imagina que o país, mesmo pequeno, é o segundo maior exportador de alimentos do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A agricultura por lá é movida a muita tecnologia, o que permite que eles usem o espaço de forma super eficiente. Isso inclui a produção de tomates, pimentões, flores e, claro, as famosas tulipas que são um símbolo da cultura holandesa.
Além de exportar em grande escala, a agricultura da Holanda é uma das mais sustentáveis do mundo, com foco no uso eficiente de água e energia. Visitar mercados como o de Amsterdã ou Alkmaar é uma oportunidade para ver de perto essa diversidade incrível. Se você quer aprender sobre sustentabilidade, essa é uma curiosidade sobre a Holanda que impressiona!
5. A Holanda foi o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Se tem algo sobre a Holanda que mostra o quanto o país é progressista, é o fato de ter sido o primeiro lugar do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, lá em 2001. Desde então, mais de 15 mil casais LGBTQ+ já se casaram por lá. Só em 2018, foram mais de 1.500 casamentos!
Essa curiosidade sobre a Holanda reflete o espírito de inclusão e liberdade que faz parte da cultura holandesa. E olha que hoje mais de 28 países seguiram o exemplo. Uma verdadeira lição de diversidade e aceitação – afinal, na Holanda, o amor é motivo de celebração, sempre!
6. Os holandeses são os mais altos do mundo.
Uma curiosidade da Holanda que chama atenção é que os holandeses são oficialmente o povo mais alto do mundo. Os homens têm em média 1,83 metros e as mulheres, 1,69 metros. Eles dizem que essa altura toda vem de uma dieta rica em laticínios, principalmente leite e queijo – parte importante da cultura holandesa.
Além disso, as crianças na Holanda crescem cerca de 20 cm a mais do que há um século, o que pode ser reflexo da melhor qualidade de vida e saúde pública. Então, se você for visitar a Holanda, prepare-se para olhar um pouquinho mais pra cima! É uma das coisas sobre a Holanda que deixa o povo bem orgulhoso.
7. O país tem mais de 1.000 moinhos de vento.
Quando falamos sobre a cultura da Holanda, logo vem à mente os famosos moinhos de vento. São mais de 1.000 espalhados pelo país! Esses moinhos não só fazem parte das paisagens lindas da Holanda, mas também foram essenciais para drenar a água e tornar o território habitável por séculos.
Hoje, muitos desses moinhos se tornaram atrações turísticas, e Kinderdijk é o lugar perfeito para conhecer mais sobre essa curiosidade da Holanda. Além disso, a Holanda continua sendo referência na produção de energia eólica, mostrando que eles ainda aproveitam bem o poder dos ventos
8. O nome oficial do país não é “Holanda”.
Uma curiosidade sobre a Holanda que pouca gente sabe: o nome oficial do país é Países Baixos (Nederland). “Holanda”, na verdade, se refere apenas a duas províncias – a Holanda do Norte e a Holanda do Sul, onde ficam cidades como Amsterdã e Roterdã. Mas, com o tempo, o nome “Holanda” virou sinônimo de todo o país.
Então, quando você diz que vai para a “Holanda”, tecnicamente está falando só de uma parte do território. Mas não se preocupe, ninguém vai te corrigir – todo mundo usa o termo! Isso é só mais uma curiosidade sobre a cultura da Holanda que é interessante saber antes de viajar.
9. Amsterdã tem mais de 1.200 pontes e 160 canais.
Se você pensa que Veneza é a rainha dos canais, uma curiosidade sobre a Holanda que pode te surpreender é que Amsterdã tem 1.281 pontes conectando mais de 160 canais, somando cerca de 100 km de extensão! Esses canais, que datam do século 17, são tão importantes que fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Uma das melhores formas de conhecer tudo sobre a Holanda em Amsterdã é fazer um passeio de barco pelos canais. Dá pra admirar as casas históricas, cruzar pontes iluminadas e ver a famosa cultura holandesa das bicicletas em ação.
E se você passar pela intersecção dos canais Reguliersgracht e Herengracht, pode ver 15 pontes de uma vez só – um cenário perfeito para tirar fotos incríveis. Coisas sobre a Holanda como essa fazem a experiência ser ainda mais única!
10. A Holanda tem uma língua oficial (mas quase todo mundo fala inglês).
Uma curiosidade da Holanda que facilita muito a vida dos turistas é que, embora o holandês seja a única língua oficial do país, cerca de 90% da população fala inglês fluentemente. Ou seja, você pode explorar tudo sobre a Holanda tranquilamente, mesmo sem saber uma palavra de holandês!
Além do holandês, existem línguas regionais como o frisão, falado na província de Friesland, mas é raro ouvi-lo fora dessa região.
E você ainda pode topar com a língua de sinais holandesa, conhecida como Nederlandse Gebarentaal (NGT), usada por cerca de 15 mil pessoas. Essa é só mais uma curiosidade sobre a cultura holandesa que mostra o quão acolhedores os holandeses são!
11. A Holanda é um paraíso para os fãs de queijo.
Se você é fã de queijo, uma das melhores curiosidades da cultura holandesa é que o país é um verdadeiro paraíso nesse quesito! Queijos como Gouda e Edam são famosos no mundo todo, e na Holanda eles levam a produção muito a sério.
Em cidades como Alkmaar, há feiras de queijo que parecem uma viagem no tempo, com comerciantes vestidos em trajes tradicionais e fazendo uma verdadeira celebração em torno da venda.
Se você quer mergulhar de cabeça na cultura da Holanda, não deixe de visitar essas feiras e, claro, provar os queijos fresquinhos direto da fonte. Uma experiência que vai fazer você entender porque o queijo é um orgulho nacional!
12. A água da torneira na Holanda é de excelente qualidade.
Esqueça comprar garrafas de água na Holanda! Uma curiosidade sobre a Holanda que muita gente adora é que a água da torneira é considerada uma das melhores do mundo.
É tão pura e segura que você pode beber direto da pia sem nenhuma preocupação! Graças a um sistema de tratamento super eficiente, a água não precisa de muitos processos químicos, mantendo uma qualidade incrível.
Então, quando estiver na Holanda, não precisa gastar com garrafas de água – sua garrafinha reutilizável vai ser sua melhor amiga. É mais uma das coisas sobre a Holanda que mostram o quanto o país está à frente em termos de sustentabilidade e qualidade de vida.
13. As drogas na Holanda não são tão liberadas quanto parece.
Uma curiosidade sobre a Holanda que muita gente se engana é em relação às drogas. Embora os famosos “coffee shops” possam vender cannabis (maconha e haxixe), o consumo é bem regulado por lá.
Existem regras rígidas que esses estabelecimentos precisam seguir: desde 2012, nada de drogas pesadas, proibição de venda para menores de idade, e limite de até 5g por pessoa.
Ou seja, o consumo é bem controlado, e a ideia é manter tudo seguro e supervisionado. Se você estava pensando que a vibe na Holanda é super liberal em relação às drogas, essa é uma curiosidade da cultura holandesa que esclarece muita coisa. Nada de oba-oba!
14. As tulipas, símbolo nacional, não são originárias da Holanda.
Pode parecer curioso, mas as tulipas, que são o maior símbolo da cultura da Holanda, na verdade não são nativas do país. Elas foram trazidas da Turquia no século 16 e, desde então, se tornaram parte da identidade holandesa.
Hoje, milhões de tulipas são exportadas todos os anos, e os campos floridos da primavera viraram uma atração imperdível para quem quer conhecer mais sobre a Holanda.
Se for visitar o país na primavera, o parque Keukenhof é parada obrigatória. Lá você verá milhões de tulipas coloridas em um espetáculo natural incrível. Essa é uma curiosidade da Holanda que faz você entender ainda mais o amor deles pelas flores.
15. Um quinto da população da Holanda é estrangeira.
Uma das coisas mais legais sobre a Holanda é sua diversidade. Cerca de 20% da população é formada por imigrantes, o que traz uma mistura incrível de culturas e tradições.
Pessoas vindas da Turquia, Suriname, Marrocos, Antilhas e Aruba formam uma parte significativa da sociedade holandesa.
Essa multiculturalidade é ainda mais visível em cidades como Amsterdã e Roterdã, onde quase um terço da população tem origens não-ocidentais.
Se você ama experimentar novos sabores, a variedade de comidas étnicas nos mercados e restaurantes holandeses vai te surpreender. Coisas sobre a Holanda como essa mostram como o país é aberto e acolhedor!
16. A Holanda tem a maior densidade de museus do mundo.
Para quem ama cultura, aqui vai uma curiosidade sobre a Holanda que vai te animar: o país tem a maior densidade de museus do mundo! Amsterdã, por exemplo, conta com mais de 50 museus, incluindo o renomado Museu Van Gogh e o Rijksmuseum.
Mas não é só na capital que você encontra cultura – cidades menores como Haarlem, Utrecht e Roterdã também têm museus incríveis.
Seja você fã de arte, história ou ciência, a Holanda tem um museu para todos os gostos. E muitos deles oferecem experiências interativas e imersivas, então, mesmo se arte tradicional não for a sua praia, vale a pena explorar. É uma verdadeira imersão na cultura holandesa que você não pode perder!
17. Os holandeses consomem alcaçuz como ninguém
Se você curte experimentar doces típicos, uma curiosidade sobre a Holanda que pode te surpreender é o amor dos holandeses por alcaçuz.
Eles são os maiores consumidores desse doce no mundo, comendo mais de 2 quilos por pessoa por ano! E lá você encontra alcaçuz em várias versões, desde o doce até o salgado.
Pode ser um sabor um pouco exótico para quem não está acostumado, mas vale a pena experimentar esse clássico da cultura holandesa.
Entre as curiosidades da Holanda, essa mostra como os hábitos alimentares podem ser bem diferentes e interessantes!
18. Os holandeses são os mais ativos da Europa.
Uma curiosidade sobre a Holanda que diz muito sobre o estilo de vida por lá é que os holandeses são a população mais ativa da Europa.
Cerca de 56% deles praticam esportes semanalmente, enquanto a média europeia fica em 40%. Esse hábito está diretamente ligado à infraestrutura do país, que incentiva caminhadas e, claro, o uso de bicicletas.
Com 20.000 km de ciclovias, pedalar faz parte do dia a dia. Seja para ir ao trabalho ou apenas para curtir a paisagem, andar de bike é quase uma tradição nacional.
Coisas sobre a Holanda como essa explicam por que o país é tão saudável e feliz!
19. A Holanda é o país que melhor fala inglês no mundo.
Uma curiosidade sobre a Holanda que pode te deixar mais tranquilo é o fato de que o país tem a maior proficiência em inglês do mundo, entre as nações onde essa não é a língua oficial.
Segundo o EF English Proficiency Index, os holandeses superam até os dinamarqueses e suecos, com mais de 90% da população falando inglês fluentemente.
Além disso, cerca de 94% dos holandeses falam pelo menos duas línguas, o que está bem acima da média europeia. Ou seja, mesmo que você não saiba falar holandês, pode ter certeza de que vai se virar muito bem com o inglês por lá.
É mais uma curiosidade da cultura holandesa que mostra o quanto eles estão conectados com o mundo!
20. O "Dia do Rei" é uma das maiores festas do país.
Uma das tradições mais animadas da Holanda é o “Koningsdag” (Dia do Rei), celebrado em 27 de abril. Nesse dia, o país inteiro se veste de laranja, a cor oficial da família real, para comemorar o aniversário do rei Willem-Alexander. As ruas se enchem de música, mercados ao ar livre e desfiles, criando uma das maiores festas nacionais.
Se você tiver a sorte de estar na Holanda durante o Koningsdag, prepare-se para viver uma das maiores celebrações do ano. E não se esqueça de vestir algo laranja para se integrar à cultura da Holanda!
21. A Holanda tem um dos maiores leilões de flores do mundo.
Entre as curiosidades sobre a Holanda que mais impressionam está o gigantesco leilão de flores de Aalsmeer, o maior do mundo. Todos os dias, milhões de flores passam por ali antes de serem exportadas para o mundo inteiro. A Holanda é um dos maiores exportadores de flores, e a primavera por lá é um espetáculo à parte.
Se você ama flores, o leilão de Aalsmeer é uma parada obrigatória. Ver a quantidade absurda de flores sendo leiloadas diariamente é uma experiência única e uma verdadeira imersão na cultura holandesa!
22. CDs, DVDs e Blu-rays foram inventados na Holanda.
Uma curiosidade sobre a Holanda que poucos conhecem é que os formatos de mídia física que marcaram gerações – como CDs, DVDs e Blu-rays – foram criados por uma empresa holandesa: a Philips.
A história começa em 1963, quando a Philips inventou a fita cassete. Depois, quase 20 anos depois, em parceria com a Sony, lançaram o CD, que rapidamente se tornou o substituto das fitas.
Mas a inovação não parou por aí. Em 1997, a Philips lançou o DVD, mudando completamente a forma como assistíamos filmes em casa. E quando o DVD ficou obsoleto, o Blu-ray já estava pronto para entrar em cena.
Além de revolucionar o mundo da mídia, a Philips também popularizou diversos eletrônicos que fazem parte do nosso dia a dia, como TVs e liquidificadores.
23. A Holanda é o segundo maior exportador de cerveja do mundo.
Se você acha que a Holanda é famosa apenas pelas tulipas, aqui vai uma curiosidade sobre a cultura da Holanda que pode te surpreender: o país é o segundo maior exportador de cerveja do mundo, ficando atrás apenas do México.
Marcas como Heineken, Grolsch e Amstel já são conhecidas mundialmente, mas a cena cervejeira local vai muito além disso.
Em 2019, a Holanda exportou mais de US$ 2,1 bilhões em cerveja, com quase 40% desse valor indo para os Estados Unidos. E nos últimos anos, o número de cervejarias no país explodiu, passando de 180 em 2012 para quase 700 em 2018.
Ou seja, se você curte uma boa cerveja, tem muitas opções para explorar por lá – desde os clássicos até as artesanais locais. Saúde!
24. A Holanda é referência em energia eólica.
Quando você pensa em moinhos de vento, a imagem da Holanda logo vem à mente. Mas além dos tradicionais moinhos históricos, uma curiosidade sobre a Holanda é que o país é líder mundial em energia eólica.
As gigantes turbinas eólicas que você vê ao redor do país são responsáveis por gerar uma parte significativa da eletricidade de forma limpa e sustentável.
Então, enquanto você admira os moinhos clássicos, saiba que a Holanda continua a usar o vento a seu favor, só que agora com tecnologia de ponta. É mais uma prova de que o país sabe unir tradição e inovação!
25. A Holanda é o maior exportador de flores do mundo.
Além de ser famosa por seus campos de tulipas, uma curiosidade sobre a Holanda é que o país é responsável por cerca de 60% de toda a exportação de flores no mundo!
O leilão de flores de Aalsmeer, o maior do mundo, movimenta milhões de flores todos os dias, que são enviadas para diferentes cantos do planeta.
Então, quando você vê um buquê de tulipas ou rosas em algum lugar do mundo, há uma grande chance de que elas tenham vindo diretamente da Holanda. Essa paixão por flores faz parte da cultura holandesa e movimenta uma enorme indústria agrícola.
Outras curiosidades da Holanda
- População total: 17,5 milhões (aproximadamente)
- Capital: Amsterdã
- Continente: Europa
- Expectativa de vida: 82 anos
- Montanha mais alta: Monte Scenery (887 metros)
- Maior lago: IJsselmeer (aproximadamente 1.100 km²)
- Governo: Monarquia constitucional
- Moeda: Euro (€)
- Idioma oficial: Holandês
- Visto: Não é necessário para estadias de até 90 dias para brasileiros (turismo ou negócios)
- Línguas minoritárias: Frisão (falado em Friesland), Papiamento (nas Antilhas Neerlandesas)
- Religião: Maioria secular, mas com minorias cristãs e muçulmanas
- Membro da OTAN: Sim
- Membro da UE: Sim
- Número/prefixo do país: +31
- Código do país: NL
Qual a curiosidade da Holanda que mais te surpreendeu?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.