26/09/2024 Por Bárbara Rocha
25 Curiosidades da Alemanha que vão te impressionar!
Ao pensar na cultura da Alemanha, aposto que você logo se lembra de cerveja, salsicha e a famosa oktoberfest. Acertei? Mas, há muitas outras curiosidades sobre a Alemanha que vão te impressionar, além de ajudar a planejar uma viagem para as terras alemãs!
Reunimos neste guia alguns fatos curiosos da Alemanha que descobrimos ao visitar o país inúmeras vezes, mas certamente você vai descobrir outros ao conhecê-lo, já que o lugar nunca cansa de surpreender com sua rica história, cenários incríveis, com castelos, florestas, museus, teatros, e uma gastronomia saborosa.
Para saber mais é só continuar lendo, e garantimos que uma curiosidade da Alemanha (ou várias) vai te deixar surpreso (a)!
Confira aqui as principais curiosidades sobre a Alemanha
1. Há mais de 1.000 salsichas diferentes na Alemanha!
SIM, é real! Vamos começar nossa lista com uma das curiosidades da culinária alemã que mostra como os alemães adoram salsicha!
Entre as mais de 1.000 opções, a mais famosa é a currywurst. Para você ter uma ideia, o povo alemão consome mais de 800 milhões de currywurst por ano, sendo 70 milhões apenas em Berlim, onde há até um museu dedicado à iguaria.
Mas não é só ela que chama atenção. Todas são aromatizadas com diferentes especiarias que as tornam saborosas. Obviamente, é quase impossível provar todas elas durante a sua viagem, mas pelo menos uma não pode faltar.
Para você não se perder, aqui vai um pequeno guia sobre as salsichas alemãs:
- Bratwurst: É uma salsicha feita com carne de porco ou vitela.
- Bregenwurst: Famosa na Baixa Saxônia, essa salsicha também é preparada com carne de porco ou ainda cérebro de porco ou gado.
- Blutwurst: Feita com sangue fresco de animal, a blutwurst é conhecida no Brasil como chouriço e pudim de sangue no Reino Unido.
- Bockwurst: Confeccionada com carne de porco e vitela também, é uma salsicha branca que lembra um cachorro-quente.
- Currywurst: É uma salsicha de porco que é cozida a vapor, frita e depois cortada em fatias, sempre servida com ketchup ao curry e batata frita.
- Knackwurst: A knackwurst é feita a partir da mistura de carne moída e de porco e é temperada com alho.
- Leberwurst: Popular em todo o continente europeu, essa é uma salsicha feita de fígado.
2. A Alemanha guarda uma das maiores catedrais do mundo
Localizada em Colônia, cidade com 2000 anos, a Catedral de Colônia, com suas imponentes torres, construídas em estilo gótico, está no top 5 entre as igrejas mais altas do mundo e é considerada patrimônio da humanidade.
Por sua beleza indiscutível, ela é um dos principais pontos turísticos da Alemanha e uma curiosidade é que sua obra iniciada em 1248, terminou apenas em 1880, ou seja, 632 anos depois!
3. Tentar escapar da Prisão não é ilegal na Alemanha
Na cultura da Alemanha, tentar fazer o possível para se ver livre da prisão é considerado um instinto humano.
Dessa forma, se um prisioneiro tenta fugir, não recebe nenhuma punição pelo ato, a menos que machuque/assassine alguém ou danifique alguma propriedade. Nesse caso, ele é acusado por esses crimes.
4. A Alemanha abriga mais de 20.000 castelos
Assim como há salsichas de sobra na Alemanha, existem castelos para todos os gostos: um mais lindo que o outro.
Entre eles, o mais famoso é o Neuschwanstein, um dos pontos turísticos da Alemanha, que inspirou a Disney na criação do cenário da Bela Adormecida! Mas, há muitos outros e não importa qual destino escolher, provavelmente vai encontrar um castelo para explorar por horas e se sentir em um verdadeiro conto de fadas!
Como é difícil ter tempo para todos, aqui vai a lista dos castelos imperdíveis na Alemanha:
- Castelo de Neuschwanstein – Schwangau
- Castelo Hohenzollern – Bisingen
- Castelo de Schwerin – Schwerin
- Marburger Schloss – Marburgo
- Castelo de Heidelberg – Heidelberg
- Castelo de Wartburg – Eisenach
5. Há milhares de bombas não detonadas na Alemanha
Apesar da Segunda Guerra Mundial ter terminado há mais de 70 anos, e o país estar em paz, uma curiosidade da Alemanha que pode assustar, é que existem inúmeras bombas não detonadas em seu território.
Por esse motivo, o esquadrão antibombas alemão é um dos que mais trabalha no mundo. Qualquer construção, antes de ter início, precisa da visita de especialistas que certifiquem se o terreno está livre ou não de qualquer munição e é raro estar.
Ao todo, por ano, mais de 2.000 toneladas de bombas não detonadas são descobertas e mesmo assim é comum acontecerem acidentes. Em 2021, por exemplo, uma explosão acidental em uma obra na cidade de Munique deixou 4 pessoas feridas.
6. É permitido beber a partir dos 16 anos
Com certeza, você já deve saber que a cerveja é uma parte importante da cultura da Alemanha, certo? E essa bebida é tão relevante que pode começar a ser consumida pelos jovens a partir de 16 anos. Assim como o vinho.
Outros destilados, como vodka, uísque e tequila, somente a partir dos 18 anos!
7. Foi o primeiro país a adotar o horário de verão
No auge da Primeira Guerra Mundial, em 1916, a Alemanha tornou-se o primeiro país a adotar de fato o horário de verão.
A tendência se espalhou rapidamente por toda a Europa e em 1918 também foi aderida pelos Estados Unidos e diversos outros países do mundo, como o Brasil.
8. A primeira árvore de Natal se originou na Alemanha
Que a Oktoberfest (festival de cerveja) veio da cultura da Alemanha você já sabia, né? O que talvez não saiba sobre a Alemanha é que há uma teoria de que a primeira árvore de Natal surgiu nas terras alemãs em meados do século XVI.
Porém, historiadores afirmam que na verdade o uso das árvores começou no antigo Egito e Roma e o que os alemães fizeram foi modernizar esse símbolo, adicionando velas à decoração.
9. A Alemanha é o lar de mais de 400 Zoológicos
Ao todo, a Alemanha tem 414 zoológicos e entre eles está o zoológico com a maior coleção de animais do mundo: o Zoologischer Garten de Berlim.
Fundado em 1844, o complexo de 84 acres de terra, que é um dos pontos turísticos da Alemanha, abriga cerca de 19.500 animais de 1.500 espécies e recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano!
10. Berlim é 9 vezes maior que Paris e tem mais pontes que Veneza
Berlim existe desde o século 13, se estende por mais de 891,8 km² e tem apenas 1/5 da densidade de Paris. Ou seja, enquanto a capital francesa tem 21 mil habitantes por km², a capital alemã tem 4 mil habitantes por km², o que a faz ser mega arejada e proporciona a sensação de que você tem um parque inteiro só para você!
Mais uma das curiosidades sobre a Alemanha em relação a sua capital, é que Berlim tem nada mais, nada menos que cerca de 2.100 pontes – enquanto Veneza tem pouco mais de 350.
Para completar, a maioria dessas pontes está sobre a água, já que 59,8 quilômetros quadrados da área da cidade é composta por lagos e cerca de 180 quilômetros de vias navegáveis. Juntamente com Brandemburgo, estado vizinho, a região abriga a maior rede de águas interiores do continente europeu!
11. A alemanha é responsável por muitas invenções famosas
Lâmpada, automóvel, fanta, calculadora automática, bucha de parede, são só algumas das invenções famosas que devemos agradecer aos alemães.
Há ainda a descoberta da insulina, o relógio de bolso, a televisão (parcialmente), a tela LCD e outros itens que se tornaram obsoletos, mas já foram super úteis, como o walkman e o MP3.
12. É o país com mais atividades e lugares culturais do mundo
8.800 bibliotecas, 7.000 festivais, 6.834 museus, 820 teatros e 130 orquestras profissionais, esse é um número que surpreende em relação à cultura da Alemanha.
Esses espaços culturais, além de galerias de arte, estão espalhados por todo o país (não apenas nas grandes cidades) que abriga mais espaços culturais do que qualquer outro país do mundo.
13. A Alemanha é o segundo maior consumidor de cerveja da Europa
Mais uma vez, vamos falar de cerveja nesta lista de curiosidades culturais da Alemanha, pois os alemães realmente amam essa bebida!
Para você ter noção, em 2012, eles beberam cerca de 2,55 bilhões de galões de cerveja. Números mais recentes, de 2019, apontam que cada alemão bebe ”apenas” 110 litros (de 300 a 320 cervejas) anualmente. Eles perdem só para os tchecos que consomem, em média, 191 litros!
Outra das curiosidades da Alemanha, ainda sobre a cerveja, é que o país também está entre os que mais abrigam cervejarias. São mais de 1.200 alternativas, que produzem 5.000 marcas diferentes de cerveja alemã.
Para os cervejeiros de carteirinha, é um paraíso! Em todos os bares, caso você não cubra o seu copo, é comum que os garçons continuem o enchendo. Os alemães adoram, já que raramente eles se restringem a um único copo de cerveja. Mas, se você quiser ir com calma, é bom sinalizar ou cobrir seu copo com um porta-copos.
14. A Oktoberfest é o maior festival folclórico do mundo
Ainda falando em cerveja, a Oktoberfest de Munique é o maior festival folclórico do mundo e uma excelente oportunidade de descobrir com seus próprios olhos algumas curiosidades da cultura alemã.
Apesar do nome, a festa começa em setembro e existe no país desde 1810. Ela foi criada pelo rei bávaro Luís I para comemorar seu casamento com a Princesa Tereza da Saxônia.
Até hoje, a Oktoberfest toma conta de Munique e, além de diferentes cervejas, é possível experimentar pratos tradicionais como as salsichas, chucrute, joelho de porco, se divertir em um parque com roda gigante, acompanhar um desfile de fantasias e muito mais!
Como essa festa se espalhou por todo mundo, uma alternativa é conferi-la em locais mais próximos. No Brasil, por exemplo, a mais famosa acontece em Blumenau, cidade de Santa Catarina com muitos traços que remetem à Alemanha.
15. A Alemanha é líder em políticas climáticas e energéticas
Um fato interessante sobre a Alemanha é que, em 2011, o país afirmou que iria desativar até o fim de 2022 todas as usinas nucleares, onde era produzida cerca de 18% da eletricidade consumida.
A ideia é substituí-las por energias renováveis. E o plano realmente está em andamento. Além de já ter desativado boa parte das usinas, recentemente o país atualizou sua política energética, colocando como meta que até 2030, 80% da eletricidade produzida venha de fontes renováveis.
16. O trânsito é mais organizado
Diferente do Brasil, as leis de trânsito da cultura da Alemanha são mais rígidas e não apenas os motoristas as levam a sério. Há uma super consciência coletiva e elas também são respeitadas por ciclistas e pedestres.
Um exemplo é que mesmo com a rua vazia, os faróis vermelhos geralmente são respeitados por motoristas e pedestres!
Outro fator que mostra que por lá as coisas são mais organizadas é que apesar de 70% das rodovias não possuírem limite de velocidade, os números de acidentes são 11 vezes menores do que no Brasil, onde há limite.
17. Em alemão, "obrigado" significa não
Uma curiosidade da Alemanha em relação ao seu idioma, é que ele pode ser um pouco confuso.
A palavra “danke”, que na tradução literal significa “obrigado”, é usada pelos alemães como “não, obrigado”. Para exemplificar, se alguém te perguntar “você gostaria de beber algo?”, use “danke” caso não queira e “bitte” se quiser.
18. A maioria dos alemães não tem religião
Cerca de 32% do povo alemão não segue nenhuma religião, enquanto 29% são católicos, 28% protestantes, 5% muçulmanos e 6% seguem outras religiões.
Porém, nem sempre a cultura da Alemanha foi dessa forma. Acredita-se que boa parte dos alemães abandonou suas religiões no período em que o país estava dividido, já que na Alemanha Oriental, igrejas e religiões eram reprimidas.
Uma pesquisa da Statista exemplifica isto. Enquanto 67% dos alemães do lado ocidental responderam que acreditavam em Deus, apenas 25% dos alemães do lado oriental disseram o mesmo.
19. Aos domingos, tudo fecha na Alemanha
Se há um domingo em seu roteiro de viagem, esse é um fato sobre a Alemanha que você precisa saber: se antecipe e vá ao shopping, lojas, farmácias e mercados no sábado! Com exceção das igrejas e bordéis, nada costuma abrir aos domingos na Alemanha. Também não é permitido nenhuma reforma na casa, nem mesmo pendurar um quadro ou cortar a grama. Neste dia, o silêncio é sagrado!
Mas não se preocupe, apesar de alguns restaurantes fecharem, você vai encontrar boa parte deles abertos, assim como cafés, principalmente se estiver em grandes cidades como Berlim. As atrações turísticas também costumam funcionar a todo vapor.
O que realmente não funciona são os comércios em geral. Porém, há sempre uma esperança. Se você precisar de algo urgente, pode ir até uma estação de trem, onde os mercados costumam funcionar de 10h às 18h, aos domingos.
No entanto, quando acontece o verkaufsoffenen sonntagen (aberto para compras no domingo), todos esses serviços funcionam normalmente! Para verificar a data e funcionamento em cada cidade, basta acessar o site da verkaufsoffenen sonntagen.
20. Entrar com sapatos em casa é anti-higiênico
Caso vá visitar algum alemão essa é uma regra básica da cultura da Alemanha que você não pode esquecer. Como em diversos países da Europa, deve-se tirar os sapatos antes ou logo que entrar em casa, para evitar restos de neve, sujeira, bactérias e germes.
Pode ser um pouco desconfortável no início, por conta do piso frio, mas geralmente há sapateiras nas entradas das casas.
Caso a meia não seja o suficiente e você fique com frio, pode pedir um hausschuhe, que é basicamente uma pantufa, bem comum nas casas alemãs.
21. Na alemanha, até cachorro paga imposto
Pode ser que você não esteja acreditando, mas essa curiosidade da Alemanha é verídica!
Ter um cachorro em terras alemãs, não é tão simples como no Brasil. Existe todo um processo: registrar o cão na prefeitura, microchipá-lo e pagar anualmente um imposto, o Hundesteuer. Caso você vá viajar com ele, também é necessário um passaporte para o cãozinho.
22. Muitos gênios famosos nasceram na Alemanha
Pode parecer coisa do destino, mas não é. Na cultura da Alemanha investir em educação é prioridade e, provavelmente por isso, muitos gênios de diferentes áreas saíram daqui, assim como estudiosos de fora, receberam investimento do país em suas teses. Certamente você já ouviu falar desses nomes:
- Albert Einstein (físico)
- Beethoven (compositor)
- Kant (filósofo)
- Martinho Lutero (monge, idealizador da Reforma Protestante)
- Nietzsche (filósofo)
- Schopenhauer (filósofo)
23. Um terço do país está coberto de florestas e bosques
Mesmo com a densidade populacional, felizmente, uma das curiosidades sobre a Alemanha é que boa parte do país está coberto por florestas e bosques espetaculares.
Nossa sugestão é que você aproveite essa maravilha em sua viagem! Um lugar imperdível é a Floresta Negra, região com florestas densas, cenário de diversos contos dos irmãos Grimm!
24. O alemão é um idioma de substantivos
Rindfleischetikettirungsüberwachungsaufgabenübertragunsgesetz. Não clicamos no teclado aleatoriamente para formar essa palavra, ela realmente existe e significa “lei sobre transmissão da tarefa de supervisionar o etiquetar da carne de boi”!
Tudo bem que pode ser praticamente impossível usá-la, mas ela exemplifica como em alemão dá para juntar substantivos até formar uma única expressão e mesmo que as palavras não sejam tão grandes é comum se assustar com suas sonoridades. Parecem super complicadas, mas nem todas são.
Nossa recomendação é que você estude o básico e aprimore o inglês, pois felizmente uma boa parte da população fala inglês!
25. Há uma montanha formada com escombros da Segunda Guerra Mundial.
A Teufelsberg, com cerca de 120 metros de altura, é o ponto mais alto de Berlim. Também conhecida como “montanha do diabo”, ela foi formada a partir de sobras de escombros de prédios (aproximadamente 15 mil construções), ao final da Segunda Guerra Mundial.
Da antiga antiga estação de escuta dos Estados Unidos, que está por cima dos escombros, cobertos por árvores e hoje funciona como uma galeria de arte, é possível ter uma vista panorâmica da região.
Por sua história e vista, o local se tornou um dos pontos turísticos da Alemanha e muitos moradores e turistas o visitam para fazer trilhas. Inclusive, é possível até fazer uma visita guiada pela Teufelsberg para descobrir mais detalhes dessa história!
Bônus: Você vai se apaixonar pela Alemanha
Para finalizar as curiosidades sobre a Alemanha, aqui vai um fato não exatamente sobre o país, mas sobre seus visitantes: a maioria se apaixona. Nós pelo menos nos apaixonamos.
A Alemanha tem belas paisagens, uma rica história e uma comida que é difícil descrever (você precisa provar!).
Por esses motivos, uma vez não é o suficiente. Com certeza, ao se despedir já vai bater aquela saudade e vontade de repetir a dose para explorar tudo que não foi possível e até mesmo repetir os lugares encantadores!
Mais fatos sobre a Alemanha
População: 83,24 milhões
Área: Com 357.588 km², a Alemanha é o quinto maior país da Europa
Capital: Berlim
Fuso horário: GMT+2 (5 horas adiantado em relação ao horário de padrão de Brasília)
Localização: A Alemanha é um país localizado na Europa Ocidental
Fronteiras: A Alemanha faz fronteira com 9 países: Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Luxemburgo, República Tcheca, Polônia e Suíça
Clima: Na maioria da Alemanha, predomina o temperado oceânico. No Centro e Sul, o inverno tem média de 5ºC e o verão apresenta temperaturas amenas (média de 20ºC). Já no Norte e Noroeste, há chuvas o ano todo, mas o verão é ainda mais chuvoso e a temperatura média é de 24ºC. Enquanto o inverno é mais tranquilo, com cerca de 12ºC. Por fim, no Leste, o inverno é o mais rigoroso, com temperaturas abaixo de 0ºC e os verões são quentes.
Moeda: Euro
Idioma: Alemão
Sistema de governo: República federativa com governo parlamentarista.
Religião: 32% sem religião, 29% católicos, 28% protestantes , 5% muçulmanos e 6% outras religiões.
Dicas extras sobre a Alemanha:
Tenha atenção ao escolher um hotel: Hotéis próximos a pontos turísticos costumam ser mais caros, mas em destinos como Berlim, você não precisa ficar exatamente colado com as atrações para estar bem localizado, basta ficar em um hotel perto de estações de trem e metrô!
Ao pesquisar algum hotel, preste atenção nesse detalhe. Nos posts abaixo, você encontra mais dicas, incluindo recomendações de hotéis. Não deixe de conferir antes de viajar:
Conta aí, qual das curiosidades culturais da Alemanha mais te surpreendeu?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossa viagem para Chicago, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
Roteiro Alemanha: opções de 7, 20 e 30 dias pelo país + passeios imperdíveis
O que fazer em Berlim: 25 atrações imperdíveis, onde comer e se hospedar
Onde se hospedar em Berlim: 8 Melhores Bairros + Dicas de bons hotéis
- TOP 14 países mais baratos para viajar na Europa
- O que fazer na Eslovênia: 12 lugares imperdíveis
- O que fazer na Croácia: roteiro de uma roadtrip de 1 mês
- 20 curiosidades sobre a Croácia para saber antes de embarcar
- 25 Curiosidades sobre a Dinamarca para conhecer antes de ir!
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: