06/07/2023 Por Bárbara Rocha
Tudo sobre o Japão: fatos e curiosidades da cultura japonesa
Konichiwa! Se você está planejando uma viagem ao Japão, ou simplesmente quer conhecer mais sobre a cultura japonesa, prepare-se para mergulhar em um mundo de curiosidades e tradições que vão te surpreender.
Neste post, vamos compartilhar algumas das coisas mais interessantes que aprendemos durante nossa visita ao país, desde as artes, incluindo o teatro Kabuki, música Gagaku, dança Bugaku e o ritual do chá, até as tradições locais, religiões comidas, arquitetura, hotéis e muito mais.
Aqui vão alguns spoilers: você sabia, por exemplo, que é comum encontrar máquinas de venda automática de produtos estranhos, como lingerie e guarda-chuvas, nas ruas japonesas, ou que o povo japonês confia bastante na honestidade dos outros e raramente ocorrem roubos ou furtos no país?
Interessante, né? Continue lendo para descobrir outros fatos sobre a cultura japonesa que vão te ajudar a aproveitar ao máximo sua viagem ao Japão!
Artes da cultura japonesa
Se você, assim como nós, ama arte, o Japão é o lugar perfeito para você. Conhecido por sua cultura fascinante, esse país revela, em vários museus, centros culturais, teatros e santuários, algumas das tradições mais belas e únicas do mundo. Confira as mais famosas:
Teatro Kabuki
O teatro kabuki é uma forma única e emocionante de teatro japonês que remonta ao século XVII. O mais curioso é que, apesar de ter sido criado por mulheres, apenas homens podem atuar, cantar e dançar – sempre com figurinos coloridos, maquiagens dramáticas e performances intensas. Sem dúvidas, é uma experiência que você nunca vai esquecer. Só tenha em mente que os espetáculos são longos (cerca de 4-5 horas)!
- Onde assistir o teatro Kabuki: Você pode assistir a uma apresentação de kabuki nos principais teatros de Tokyo, como o Kabuki-za e o Shinbashi Enbujo.
Música Gagaku
A música gagaku é uma forma de música clássica japonesa que remonta a mais de mil anos! Com sons tranquilos e melódicos, ela é frequentemente acompanhada por dançarinos vestidos com trajes tradicionais lindos.
- Onde ouvir a música gagaku: é possível ouvir a música gagaku em muitos templos e santuários em todo o Japão, incluindo o templo Todai-ji, em Nara, e o Santuário Meiji, em Tokyo. Para conferir um spoiler do que te espera, você também pode ouvir um pouco da música gagaku no Spotify.
Dança Bugaku
Com movimentos graciosos e simétricos, a dança bugaku é uma forma de dança clássica da cultura japonesa que se originou na corte imperial no século VII e costuma ser acompanhada pela música gagaku.
- Onde assistir a um show de bugaku: o templo Tō-ji, em Kyoto, e o Santuário Meiji, em Tokyo, são os melhores lugares para assistir a uma performance de bugaku.
Cerimônia do chá
O ritual do chá, ou chadō, que remonta ao século XVI, é uma tradição da cultura japonesa que se concentra na preparação e apresentação do chá verde. Mas não é qualquer apresentação, é uma verdadeira arte, que o povo japonês leva muito a sério!
Funciona assim: uma cerimonialista, com vestimentas japonesas típicas (kimono), prepara, utilizando utensílios especiais o matcha, um chá verde, enquanto os convidados, também com kimono, sentam-se no chão, e aguardam a bebida experimentando alguns doces. Tudo isso com muita harmonia e tranquilidade… Tanta tranquilidade que, na maioria das vezes, as cerimônias duram cerca de 4 horas.
Mas vale a pena se você quer conhecer mais da cultura japonesa! O melhor é que basicamente em todos os destinos do país é possível encontrar lugares que a realizam e você pode garantir sua vaga com antecedência pelo Get Your Guide:
Etiqueta e tradições japonesas
De todas as coisas sobre o Japão que você precisa saber antes de viajar, a mais importante é que as tradições locais são extremamente importantes e valorizadas pela sociedade Conhecer e respeitar esses costumes pode fazer toda a diferença na sua experiência!
Dicas sobre etiqueta japonesa: tire sempre os sapatos ao entrar em um ambiente interno e respeite as regras de silêncio em lugares públicos, como metrô e ônibus. Além disso, o uso de palitinhos (hashi) para comer é uma tradição muito importante na cultura japonesa, então é interessante aprender a manuseá-los corretamente.
Como cumprimentar o povo japonês: no Japão, o cumprimento é feito através de uma leve reverência (chamada de “ojigi”) acompanhada de uma saudação verbal, como “konnichiwa” (olá) ou “arigato gozaimasu” (obrigado). Ao apresentar-se, é comum entregar um cartão de visitas (meishi) e segurar com as duas mãos, enquanto se curva levemente.
Como se vestir e comportar-se em locais públicos: para visitar locais religiosos, como templos e santuários, é importante estar vestido de forma adequada, com roupas que cubram os ombros e pernas. Em locais públicos, também é mais adequado manter o tom de voz baixo e evitar comportamentos exagerados e chamativos.
Aqui vai um resuminho de hábitos que você pode aderir para se tornar um turista bem visto pelo povo do Japão:
- Seja educado e respeitoso: os japoneses levam muito a sério a cortesia e a etiqueta, então tente sempre manter um comportamento amigável e respeitoso.
- Experimente a comida local: eu sei que, se você não está acostumado, a culinária japonesa pode causar estranheza. Mas a gente garante que é muito rica, variada e deliciosa. Experimente sem medo e, com certeza, você vai encontrar algo que te agrade!
- Aprenda algumas palavras em japonês: tente aprender o básico, como “arigatou” (obrigado), ”Sayonara” (adeus) e ”Ohayo” (bom dia) – mesmo sendo palavras simples, o povo japonês aprecia bastante quando os estrangeiros tentam falar a língua local!
- Seja pontual: no Japão, a pontualidade é levada muito a sério, então tente sempre chegar no horário combinado.
- Respeite as regras: na cultura japonesa, as regras são muito valorizadas, portanto, sempre que possível, siga desde as normas de comportamento até as regras de transporte público.
- Seja curioso: os japoneses apreciam muito a curiosidade e o interesse dos estrangeiros pela cultura japonesa, então tente aprender mais sobre o país e suas tradições.
Anotou? Seguindo essas dicas, com certeza, você vai ser muito bem recebido (a) pelo povo japonês e aproveitar ainda mais sua viagem ao Japão!
Festivais do Japão
Como falamos antes, as tradições japonesas são levadas muito a sério no Japão, especialmente porque é através delas que se mantém a conexão com o passado e se preserva a identidade cultural. E muitas delas você pode conferir de perto nos eventos e festivais realizados o ano inteiro!
Tradicionalmente, eles são chamados de matsuris e, apesar de cada festival ser único e ter suas próprias características, em geral, são marcados por desfiles, apresentações de danças tradicionais, fogos de artifício, comida de rua e muita animação.
O exemplo mais famoso é o Hanami, uma das tradições mais populares do Japão que consiste em, basicamente, apreciar a beleza das flores de cerejeira durante o período em que elas florescem (geralmente entre março e abril). Nessa época, é comum as pessoas fazerem piqueniques sob as árvores de cerejeira e beberem saquê – aproveite para fazer o mesmo!
Outros exemplos são o Shichi-go-san (celebração dos 3, 5 e 7 anos de idade das crianças), o Setsubun (festival do lançamento de feijões para afastar os maus espíritos) e o Obon (festival budista que honra os ancestrais).
Para saber mais detalhes dos festivais realizados no Japão, não deixe de ler o nosso post sobre a Melhor época para ir ao Japão – nele, falamos dos eventos realizados em cada mês.
Curiosidades sobre a cultura japonesa
Como toda cultura, a cultura japonesa é repleta de hábitos e comportamentos que podem parecer diferentes, engraçados, estranhos e/ou admiráveis para os turistas. Aqui vão alguns exemplos do que pode te surpreender:
- Máquinas de venda automática: as máquinas de venda automática estão por toda parte no Japão, vendendo tudo, desde bebidas e snacks até guarda-chuvas e lingerie!
- Honestidade é a melhor política: no Japão, as pessoas confiam bastante na honestidade dos outros e raramente ocorrem roubos ou furtos. Para você ter uma ideia, é comum ver bicicletas, carteiras e outros objetos deixados na rua sem supervisão. Um sonho, né?!
- Cumprimentar com reverência: o povo japonês costuma cumprimentar as pessoas com uma reverência, chamada de “Ojigi”. Quanto mais respeitosa a inclinação, maior o sinal de respeito.
- Culto à beleza: conhecido por valorizar a estética e a beleza, o país aplica o conceito do minimalismo e elegância em tudo, desde a arquitetura até as embalagens dos produtos.
- Onsen: o povo do Japão ama suas fontes termais naturais, conhecidas como onsen. É comum visitá-las com familiares e amigos, mas é importante seguir as regras de etiqueta, como tomar banho antes de entrar na água e não usar roupas dentro das piscinas. Muitos dos hotéis pelo país, inclusive, tem onsen, como é o caso do Hotel Chinzanso Tokyo, do Onyado Nono Asakusa Natural Hot Spring e do ONSEN RYOKAN YUEN SHINJUKU – todos em Tokyo.
- Ter um grande respeito pela natureza: os japoneses têm uma forte conexão com a natureza e a cultura japonesa é permeada por essa relação. Não é à toa que é quase impossível encontrar lixo no chão, que eles realizam a compostagem de lixo orgânico e utilizam fontes de energia renováveis, só pra citar alguns exemplos.
- O povo japonês valoriza a simplicidade e a imperfeição: boa parte dos nativos também leva a sério a filosofia do wabi-sabi, que diz que a beleza pode ser encontrada em coisas simples e imperfeitas, como uma xícara de chá rachada ou uma árvore torta.
- Fazer fila de forma organizada e em silêncio: os japoneses têm um senso de ordem e organização muito forte e isso se reflete na forma como eles se comportam em filas. Mesmo em locais muito lotados, como estações de trem ou parques de diversões, é comum ver filas organizadas e silenciosas. Além disso, os japoneses respeitam muito o espaço pessoal dos outros e não gostam de causar desconforto ou constrangimento para ninguém.
- Praticar a arte da arrumação: a organização e a limpeza são valores muito importantes na cultura japonesa. A maioria dos japoneses têm o hábito de limpar a casa diariamente e manter os pertences sempre em ordem. A prática da arrumação é tão expressiva que o método KonMari de Marie Kondo (escritora japonesa) se tornou famoso em todo o mundo – para quem não sabe, esse método de organização é baseado na ideia de que devemos manter apenas as coisas que nos trazem felicidade e organizá-las de uma forma que facilite o acesso e o uso. Inclusive, alguns de seus livros, como “A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida”, foram traduzidos para português.
- Cuidado com o lixo: no Japão, os cidadãos são incentivados a cuidar do próprio lixo, separando-o em diferentes categorias e levando-o para pontos de coleta designados. Em muitos lugares, há poucas lixeiras nas ruas, mas os japoneses levam seus resíduos consigo até encontrar um ponto de coleta apropriado. Essa atitude mostra o respeito dos japoneses pelo meio ambiente e também ajuda a manter as ruas limpas e organizadas. Mas esse não é um hábito da cultura japonesa que eles praticam apenas no próprio país, viu? É só lembrar dos vários jogos da copa do mundo em que os japoneses estiveram presentes e recolheram o lixo dos outros.
- “Loose face“: No Japão, o conceito de “loose face” é muito valorizado. Significa que as pessoas devem evitar confrontos e manter a harmonia social, mesmo que isso signifique sacrificar a própria opinião ou vontade. É uma forma de respeitar os outros e manter a ordem na sociedade. Por isso, é comum que os japoneses evitem expressar emoções fortes em público, como raiva ou tristeza, e prefiram resolver conflitos de forma discreta. É importante ter isso em mente ao interagir com o povo japonês e respeitar as normas sociais do país!
Essas são apenas algumas das curiosidades culturais que você pode encontrar no Japão. Falamos mais delas no post 30 Curiosidades sobre o Japão para conhecer antes de embarcar – não deixe de ler!
Religiões do Japão
Conhecer as religiões do Japão é uma parte muito importante para compreender mais da cultura japonesa. As duas principais religiões do país são o xintoísmo e o budismo, seguidos respectivamente por 80% e 13% da população.
Enquanto o xintoísmo é a religião nativa do Japão, que se baseia no respeito e adoração dos kami, espíritos divinos que estão presentes na natureza, nos animais e nas pessoas, o budismo, filosofia, religião e prática espiritual que se originou na Índia e tem várias práticas como a meditação, a atenção plena, a ética, a compaixão e a sabedoria, foi trazido da da Coreia no século VI e atualmente é praticado em muitas formas e variações em todo o Japão.
Ambas são fortemente influentes na cultura e nas tradições japonesas, com muitos festivais, cerimônias e rituais sendo baseados nas crenças e práticas religiosas. Há, por exemplo, o Festival do Tanabata, que celebra o encontro anual das estrelas Vega e Altair, tem origem no folclore xintoísta, a cerimônia do chá (que comentamos antes), que é uma das mais famosas tradições japonesas e tem influência tanto do xintoísmo quanto do budismo, com o objetivo de alcançar a harmonia, a pureza e a tranquilidade.
Além disso, muitos locais históricos e turísticos do Japão são templos ou santuários religiosos, como o Fushimi Inari Taisha em Kyoto, um dos mais famosos e sagrados santuários xintoístas do país. A religião também influencia os costumes e comportamentos dos japoneses, com a prática do omamori (amuleto), a realização de orações e oferendas, e o respeito pelos santuários e templos sagrados.
Para saber mais, durante sua viagem, não deixe de visitar alguns dos templos e santuários mais famosos do país e participar de festivais e cerimônias religiosas locais para vivenciar a espiritualidade japonesa em primeira mão!
Gastronomia japonesa
Se você, assim como nós, é um amante da culinária, não pode perder a oportunidade de experimentar os pratos típicos do Japão durante sua viagem. Prepare-se para uma explosão de sabores e texturas!
Entre os pratos mais famosos, estão o sushi, sashimi, ramen, tempura, okonomiyaki, entre outros. E o melhor de tudo é que você pode encontrar esses pratos tanto em restaurantes sofisticados quanto em locais populares e baratos.
Mas, para realmente mergulhar na culinária local, aqui vão algumas dicas: vá a um izakaya,um tipo de bar japonês que serve comida e bebida, experimente comida de rua em mercados e festivais, visite um depachika, que é uma espécie de supermercado de luxo com diversas opções de comidas e bebidas locais e não esqueça de experimentar o chá verde, o sake e as sobremesas japonesas, que são uma delícia!
Ah, também recomendamos fazer, ao menos, um tour gastronômico, onde, além de experimentar várias comidas diferentes, você vai aprender mais sobre a comida, história e cultura japonesa. E o mais legal é que, a maioria, passa por várias opções gastronômicas diferentes (restaurantes, mercados, barraquinhas de rua e izakayas). Confira algumas opções:
Arquitetura japonesa
Com influências que vão desde o estilo chinês até o estilo europeu, a arquitetura japonesa tem uma identidade única – em poucos países, você vai encontrar construções tão bonitas!
As principais são os templos e santuários, muitos dos quais datam de centenas de anos atrás. Esses locais oferecem uma oportunidade única para explorar a história e a cultura do país, além de serem um paraíso para quem ama fotografar. Entre os mais bonitos, estão o Templo de Sensoji (em Tokyo) e o Santuário Fushimi Inari-taisha (em Kyoto).
Outro exemplo da linda arquitetura japonesa são os castelos, monumentos históricos conhecidos por suas torres e muralhas imponentes. Alguns dos castelos mais famosos do Japão incluem o Castelo de Himeji, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e o Castelo de Osaka, que foi uma importante fortaleza durante o período feudal japonês.
Também achamos lindos os jardins tradicionais japoneses, que têm uma arquitetura paisagística única, incluindo pedras, água, plantas e várias estruturas, que criam um ambiente sereno e harmonioso. Não deixe de conhecer o Jardim Kenrokuen (em Kanazawa) e o Jardim Ryoan-ji (em Kyoto).
Hotéis no Japão
O Japão é mundialmente conhecido por sua hospitalidade e por oferecer aos visitantes uma ampla variedade de opções de hospedagem, que vão de hotéis de luxo com banhos termais até tradicionais ryokans e cápsulas – há algo para todos os gostos e orçamentos!
Para quem busca uma experiência autêntica, nada melhor que um ryokan, como o Gora Kadan em Hakone ou o Momijiya Annex em Kyoto. Já se a ideia é curtir uma estadia luxuosa, o Mandarin Oriental Tokyo e o Ritz-Carlton Kyoto são algumas opções mais sofisticadas.
Por outro lado, se você prefere ter uma experiência única, diferente e econômica, precisa experimentar, ao menos, uma noite em um dos hotéis cápsulas, como o Nine Hours, uma das alternativas mais populares em Tokyo.
Resumindo: independente do seu estilo de viagem, você vai encontrar um hotel agradável! Só é bom reservá-lo com antecedência, principalmente se a ideia é viajar na primavera ou no outono, estações que marcam a alta temporada no Japão.
E aí, o que você mais gostou de saber sobre a cultura Japonesa?
Espero que este post tenha ajudado a despertar sua curiosidade sobre este país incrível e todas as experiências que ele pode oferecer.
Desde as belas artes e expressões culturais até as comidas deliciosas e a arquitetura deslumbrante, o Japão é um destino que certamente vai te surpreender e encantar. Não perca a oportunidade de mergulhar nessa cultura única e aproveitar tudo o que o Japão tem a oferecer. Arigatou gozaimasu!”
Ahh! Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossa viagem para o Japão, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e recomendamos que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, ficaremos felizes em te ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Melhor época para ir ao Japão: clima, temperatura e eventos mês a mês!
- 30 Curiosidades sobre o Japão para conhecer antes de embarcar!
- Hotéis no Japão: luxo, ryokans, cápsulas e econômicos
- O Japan Rail Pass vale a pena? O melhor guia do JR Pass
- Trem bala no Japão: como é viajar no Shinkansen?
- O que fazer em Tokyo Japão: 30 pontos turísticos para incluir no roteiro
- Onde ficar em Tokyo: 7 melhores áreas e hotéis (com preços!)
- Hotel cápsula em Tokyo: conheça os 15 mais incríveis
- O que fazer em Osaka: 22 atrações imperdíveis
- Onde ficar em Osaka Japão: 7 melhores áreas e dicas de hotéis
- Onde ficar em Kyoto: 6 melhores áreas e hotéis
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.