25/10/2024 Por Bárbara Rocha
Comidas típicas da Itália: conheça 20 pratos imperdíveis
Adora comida, vai viajar pelas cidades italianas e está se perguntando quais são as melhores comidas típicas da Itália? Nós fomos conquistados pela culinária italiana desde a primeira garfada, e vamos te ajudar a criar um roteiro gastronômico italiano perfeito.
Para começar, aqui vai um segredo: a Itália vai muito além de pizza e espaguete! Os pratos italianos são bem diversificados. Há opções com carnes suculentas e frutos do mar frescos, além de muitas sobremesas irresistíveis. E claro, não esqueçam de acompanhar tudo com um bom vinho italiano, afinal, eles são famosos por isso também!
Já está com água na boca? Calma, estamos só começando! Neste guia, com 20 comidas italianas maravilhosas, vamos compartilhar também dicas de restaurantes imperdíveis em várias cidades italianas, para que você possa experimentar essas delícias em locais autênticos e cheios de charme. Buon appetito!
6 curiosidades sobre a culinária italiana
- Simplicidade é tudo: A culinária italiana tem uma abordagem simples e minimalista em relação aos ingredientes. Pratos clássicos, como a pizza margherita ou o spaghetti aglio e olio, são compostos por apenas alguns ingredientes de alta qualidade, permitindo que os sabores brilhem por si mesmos.
- Ingredientes frescos são os protagonistas da mesa: Imagine uma mesa farta de tomates, azeite de oliva, alho, manjericão, orégano, queijos como Parmesão, Mozzarella e Gorgonzola, cogumelos porcini e até trufas. Sim, esses são alguns dos ingredientes mais populares na Itália, um país que valoriza a qualidade dos produtos locais, desde legumes frescos e ervas aromáticas até carnes e queijos artesanais.
- Há uma ordem para comer os pratos italianos: Na culinária italiana, os pratos são geralmente servidos em sequência. Primeiro vem o Antipasto, seguido do Primo (normalmente uma pasta ou risoto), depois o Secondo (carne ou peixe), seguido do Contorno (o acompanhamento) e, por fim, a sobremesa. Essa sequência permite apreciar cada sabor e aroma em seu próprio ritmo, um verdadeiro ballet de delícias!
- Foco na família e nas refeições compartilhadas: Para os italianos, as refeições são um momento sagrado de união familiar, por isso, as refeições são prolongadas, com várias etapas e conversas animadas. É comum encontrar famílias e amigos se reunindo em torno de uma mesa farta de comida, desfrutando de uma refeição e compartilhando histórias.
- Existem restaurantes para todos os gostos: Se a ideia é uma refeição autêntica em um ambiente informal e familiar, as Trattorias são a pedida perfeita. Já para quem deseja uma refeição rápida e informal, sem sacrificar a qualidade dos ingredientes, as Osterias são o lugar ideal, enquanto os Ristorantes são recomendados para os que querem uma experiência gastronômica mais sofisticada.
- Forte regionalidade: A culinária italiana é altamente regional, com cada região tendo seus próprios pratos e especialidades. Por exemplo, a região da Toscana é conhecida por suas carnes grelhadas e massas simples, enquanto a região da Sicília é famosa por seus frutos do mar frescos e sabores mediterrâneos.
1. Arancini - bolinhos de risoto fritos recheados com queijo, carne ou legumes
Se você ama petiscar, então não pode deixar de experimentar os Arancini da Sicília, bolinhos fritos de arroz recheados com queijo, carne ou legumes bem populares.
O nome “arancini”, que vem da palavra italiana “arancia” (laranja em português), é por causa do formato redondo e cor dourada desse prato italiano.
Para encontrá-lo é muito simples! Basicamente qualquer restaurante ou barraca de rua vende essa delícia, mas você também pode fazer em casa se quiser surpreender seus amigos e familiares com um autêntico petisco italiano.
Só não se esqueça de colocar um molho de tomate picante para completar a experiência – apesar deles serem deliciosos sozinhos, essa combinação torna esse petisco ainda mais divino!
2. Bistecca alla Fiorentina - um bife de T-bone grelhado, típico da região da Toscana
A Bistecca alla Fiorentina é uma das comidas típicas da Itália que os amantes PRECISAM provar!
Este prato consiste em um bife T-bone grelhado, feito com carne de vaca da raça Chianina, nativa da região da Toscana. O grande diferencial, além da origem, é que a carne é temperada com sal grosso e azeite de oliva antes de ir à grelha, garantindo um sabor incrível e uma textura suculenta, e costuma ser servida com feijão branco ou uma salada simples.
Só tenha em mente que esse é um prato italiano para ser apreciado com calma, sempre acompanhado de um bom vinho tinto, para que você possa saborear cada pedaço.
E onde provar essa maravilha? Nos melhores restaurantes toscanos do país, como o Restaurant Buca Mario e o Parione.
3. Bucatini all'Amatriciana - um prato italiano de macarrão com molho de tomate, guanciale e queijo pecorino
Originário da cidade de Amatrice, na região de Lazio, o Bucatini all’Amatriciana, à primeira vista, é um prato italiano que lembra o macarrão com molho de tomate do Brasil.
No entanto, os ingredientes autênticos e a técnica de preparo tradicional da Itália fazem toda a diferença, tornando este prato uma experiência única e deliciosa para quem quer se aventurar pela culinária italiana!
O segredo é que ele é feito com massa longa e fina (bucatini), molho de tomate, guanciale (um tipo de bacon feito da bochecha do porco), cebola e queijo pecorino romano.
A combinação de sabores salgados do guanciale e do queijo pecorino, juntamente com o molho de tomate fresco e a massa al dente do bucatini, torna essa comida típica da Itália uma verdadeira delícia. Sério!
4. Cannoli - tubos de massa frita recheados com creme de ricota ou mascarpone
Ama um docinho? O Cannoli vai encantar o seu estômago!
Bonita e deliciosa, essa é uma sobremesa italiana feita com uma massa crocante em forma de tubo e recheada com um creme doce, que representa a diversidade cultural da Itália.
Diz-se que o nome da sobremesa vem da palavra árabe “qanawat”, que significa tubos, e que a receita foi criada durante a ocupação árabe da Sicília, no século IX.
Apesar de ser mais comum encontrá-la em ocasiões especiais, como casamentos e festas religiosas, esse prato italiano que é um símbolo de celebração e alegria, é vendido em vários restaurantes e cafés, incluindo o Caffè Sicilia, a Pasticceria Cappello, o Euro Bar Dattilo e a La Pasticceria di Maria Grammatico.
5. Caprese - uma salada italiana feita com tomate, mussarela fresca e manjericão
Está procurando comidas típicas da Itália mais saudáveis? Coloque a Caprese na sua lista.
Feita com tomates, mozzarella fresca, manjericão e azeite de oliva, essa salada fresca e colorida é um verdadeiro ícone da culinária italiana e uma opção deliciosa e leve para dias quentes de verão.
A origem também é bem legal. Diz-se que a salada caprese foi inspirada nas cores da bandeira italiana – o vermelho dos tomates, o branco da mozzarella e o verde do manjericão, e representa a simplicidade e a elegância da culinária italiana.
Por todo país, ela costuma ser frequentemente servida como antepasto ou acompanhamento de pratos principais, então não vai ser difícil prová-la. E garantimos que é uma opção que agrada a todos os paladares!
6. Carbonara - um prato italiano de macarrão com molho feito com gemas de ovo, queijo pecorino, guanciale e pimenta-do-reino
Quem resiste a uma bela massa carbonara? Este prato clássico da culinária italiana com macarrão, bacon, ovos e queijo parmesão, é divino. É impossível não salivar só de pensar!
Mas a carbonara vai muito além de um prato delicioso, viu? Essa comida italiana traz consigo muita história e tradição, é sempre servida em ocasiões especiais, como festas de Natal e Páscoa, e é um símbolo de união e alegria em torno da mesa.
Para você ter ideia, muitas famílias italianas costumam ter suas próprias receitas de carbonara, e muitas vezes passam o segredo de geração em geração.
7. Gelato - um sorvete italiano feito com leite, açúcar e saborizantes naturais
Com certeza, você já deve ter ouvido falar do Gelato, um sorvete cremoso, feito com leite, açúcar e frutas frescas, que é impossível resistir.
Além de ser uma sobremesa italiana deliciosa, o gelato contém menos gordura que o sorvete comum, tornando-o uma opção um pouco mais saudável, além de ser uma parte importante da cultura italiana, desde o período da Renascença, no século XVI, quando acredita-se que o sorvete tenha sido inventado na Itália.
Para você ter uma noção da importância dele para o país, há até um museu dedicado ao gelato, chamado Gelato Museum Carpigiani e localizado na cidade de Bolonha.
E para experimentá-lo é bem simples. Não faltam gelaterias espalhadas por todas as cidades italianas, como a Cioccolatitaliani, a Gelateria Dondoli, a Otaleg e a Gelateria dei Gracchi. Mas você não precisa ir tão longe! No Brasil mesmo dá para encontrar gelatos deliciosos, incluindo os da Bacio Di Latte, vendidos em vários lugares pelo país.
8. Gnocchi - bolinhos de batata ou semolina servidos com molho de tomate ou manteiga e sálvia
Mais conhecido no Brasil como nhoque, o Gnocchi é um daqueles pratos que carregam consigo a simplicidade e a essência da culinária italiana.
Típicos da cozinha do norte da Itália, eles são bolinhos de batata ou semolina, servidos com molho de tomate, ou manteiga e sálvia, conhecidos pela textura macia e sabor delicioso, capazes de conquistar os corações (e os paladares) mais exigentes!
Embora não seja difícil prepará-lo por conta própria, você precisa provar esse prato italiano típico em alguns dos melhores restaurantes do país, como o Piccolo Buco em Roma.
9. Lasanha - camadas de massa de lasanha, molho de tomate, queijo ricota e molho de carne
A lasanha é mais uma das comidas típicas da Itália que caiu na graça dos brasileiros. Mas vai por mim, você precisa provar a original!
Feita, geralmente, com camadas de massa de lasanha intercaladas com molho de tomate, carne moída, queijo ricota, queijo mussarela e queijo parmesão, essa maravilha é um prato antigo e tem sua origem disputada por várias regiões da Itália. No entanto, a lasanha moderna como a conhecemos hoje foi criada em Nápoles, no sul da Itália.
Servida em inúmeros restaurantes, essa comida italiana é uma opção que agrada a muitos paladares e pode ser encontrada em diversas variações, como a lasanha vegetariana, a lasanha de frango e a lasanha bolonhesa.
Nossa dica é experimentá-la no Trattoria da Tonino (Bolonha), restaurante com uma lasanha tão boa que até mesmo o chef Jamie Oliver a incluiu em sua lista de pratos favoritos. Experimente para tirar suas próprias conclusões. Você não vai se decepcionar!
10. Margherita - pizza italiana tradicional com molho de tomate, mussarela fresca e manjericão
Ah, Margherita! Conhecida no mundo inteiro por sua simplicidade e sabor autêntico, essa pizza é divina.
Dizem que ela foi criada especialmente para a rainha Margherita de Savoia, com as cores da bandeira italiana e, desde então, se tornou um símbolo da culinária italiana, apreciada por muitas pessoas ao redor do mundo.
A receita é bem simples: molho de tomate, muçarela fresca, manjericão e azeite de oliva. Mas acredite, a combinação é única!
Nossa sugestão é prova-lá na Pizzeria L’Antica Pizzeria da Michele, em Nápoles, restaurante famoso por suas pizzas autênticas e saborosas, preparadas com ingredientes frescos e de alta qualidade, que ficou ainda mais famoso depois de aparecer no filme Comer Rezar Amar, estrelado por Julia Roberts.
Nós fomos lá e amamos este lugar! O ambiente é simples e tradicional e o serviço amigável e descontraído. O menu é limitado, com apenas duas opções de pizza, margherita e marinara, mas ambas são incríveis. Fica na Via Cesare Sersale, 1, em Nápoles, Campania.
11. Minestrone - uma sopa de vegetais e legumes
Preparada com uma mistura de legumes frescos, feijão, macarrão e caldo de carne, a Minestrone é uma sopa italiana clássica que é tão nutritiva quanto deliciosa, perfeita para os dias mais frios.
Uma curiosidade interessante sobre essa comida italiana é que ela varia muito de região para região na Itália. Cada área do país tem suas próprias receitas e tradições para prepará-lo, e muitas vezes é feita com ingredientes sazonais e locais.
Mas ela vai além das terras italianas! A Minestrone é popular em todo o mundo, incluindo o sul do Brasil, onde acredita-se que a sopa tenha sido introduzida pelos imigrantes italianos que se estabeleceram na região no final do século XIX. Desde então, a Minestrone tornou-se queridinha da culinária gaúcha, especialmente durante os meses mais frios do ano.
12. Ossobuco - um prato italiano feito com carne de vitela e servido com molho gremolata
O Ossobuco, que significa “osso com furo”, é um prato italiano de lamber os dedos!
O grande destaque é a carne macia e suculenta, cozida lentamente em um molho de tomate com vinho branco, cebola, cenoura, aipo e temperos. Mas não pense que é só isso! Para fechar com chave de ouro, essa comida italiana é servida com gremolata, um molho feito com alho, raspas de limão e salsinha, que adiciona um toque de frescor e acidez.
E se você pensa que é um prato simples, esqueça! A preparação pode ser um pouco demorada, mas o resultado é espetacular. Além disso, o Osso Buco é frequentemente associado à culinária do norte da Itália, o que faz dele um prato perfeito para ser degustado em dias mais frios.
E onde experimentar? Não é difícil encontrar restaurantes que servem essa maravilha, mas nossa sugestão é a Trattoria Marione em Florença.
13. Parmigiana di Melanzane - uma lasanha vegetariana com fatias de berinjela empanadas, molho de tomate e queijo
Se você está procurando uma iguaria da Itália que vai te deixar com água na boca, experimente a Parmigiana di Melanzane.
Feita com fatias de berinjela empanadas, intercaladas com molho de tomate, queijo parmesão e manjericão fresco, essa é uma comida italiana da região da Campania, no sul da Itália, e seu nome vem da cidade de Parma.
E antes que você se pergunte: isso mesmo, a receita original não leva queijo muçarela! A Parmigiana di Melanzane tradicional é feita apenas com berinjela, tomate e queijo parmesão. A adição de muçarela é uma variação popular em outras regiões da Itália e em outros países.
Outra curiosidade interessante é que esse prato italiano é tão popular que há até mesmo uma festa em sua homenagem, a Sagra della Parmigiana, um evento anual que acontece na cidade de Sant’Agata de’ Goti, na Campânia, e celebra essa iguaria com muita música e comida deliciosa.
14. Pasta al Pomodoro - um prato italiano simples de macarrão com molho de tomate e manjericão
A Pasta al Pomodoro é uma das principais comidas típicas da Itália.
Basicamente, ela é uma massa cozida al dente, coberta com um molho de tomate fresco, alho e manjericão. Embora possa parecer simples, ela é uma delícia e um dos pratos favoritos de muitas pessoas ao redor do mundo.
E a fama na Itália vai muito além do sabor! Uma curiosidade interessante sobre o molho de tomate utilizado na Pasta al Pomodoro é que, na Itália, muitas famílias têm suas próprias receitas secretas de molho de tomate que passam de geração em geração. Cada família acredita que sua receita é a melhor e é comum que as pessoas discutam e debatem sobre a melhor forma de fazer o molho perfeito.
Em terras italianas, também é comum servir a massa com o molho separado para que cada pessoa possa misturar o molho de acordo com seu próprio gosto e preferência.
Se você já comeu macarrão com molho de tomate no Brasil, pode achar que esse é um prato italiano que deve passar batido do seu roteiro. Mas a técnica de preparo e os ingredientes frescos e de alta qualidade da culinária italiana fazem toda a diferença no sabor e na textura do prato. Não deixe de experimentar!
15. Pesto - um molho de manjericão, pinhões, queijo pecorino e azeite de oliva
Feito com manjericão fresco, alho, azeite de oliva, pinhões e queijo parmesão, o Pesto é um molho verde intenso e delicioso que é um verdadeiro tesouro da culinária italiana.
Na Itália, ele é frequentemente servido com massas frescas, como o tradicional Trofie alla Genovese, ou como um condimento saladas. Mas também vale a pena colocá-lo em sanduíches para dar um sabor a mais. Prepare em casa para testar!
16. Prosciutto - presunto cru e fatiado, muitas vezes servido com melão ou figos
Agora vamos ao Prosciutto, um dos pratos mais emblemáticos da culinária italiana.
Produzido em diferentes regiões da Itália, o Prosciutto é um presunto curado por meses e às vezes até por anos, resultando em um sabor único e uma textura macia e delicada. A preparação dessa iguaria é, realmente, uma arte que envolve técnicas tradicionais transmitidas de geração em geração!
Considerado um alimento nobre no país, ele é usado em muitos pratos italianos, como pizzas, massas e saladas, ou acompanhando queijo, pão e vinho, para petiscar.
Os mais famosos são o Prosciutto di Parma e o Prosciutto di San Daniele que você pode encontrar em várias lojas do país. Nossa dica é passar na Salumeria Roscioli, uma loja/restaurante em Roma que oferece uma grande variedade de queijos, salames e produtos gourmet italianos, incluindo o Prosciutto di Parma, produzido com pernil suíno cuidadosamente selecionado e curado lentamente para obter um sabor delicado e aromático. Não deixe de provar!!
17. Risotto - um prato italiano de arroz cremoso com vários cogumelos, frutos do mar ou açafrão
Conhecido por sua textura cremosa e sabor intenso, o risotto é um dos pratos mais famosos da culinária italiana.
Geralmente, ele é feito com arroz arbóreo ou carnaroli, cozido lentamente em um caldo quente, com manteiga, cebola, vinho branco e queijo parmesão.
Pode parecer simples, mas para esse prato italiano ficar realmente saboroso é necessário paciência e atenção! O arroz deve ser adicionado ao caldo quente, uma concha de cada vez, e mexido continuamente até que o caldo seja absorvido pelo arroz. Isso pode levar até 20 minutos ou mais, mas o resultado é um risoto cremoso e delicioso!
Além do risoto tradicional, há muitas variações possíveis, com ingredientes como cogumelos, camarão, aspargos e até mesmo frutas, mas sempre com a mesma técnica de preparo.
Se você já experimentou risoto no Brasil, pode ter notado que a versão dessa comida italiana é diferente em termos de textura e sabor. Enquanto o risoto italiano é cremoso e tem um sabor intenso de queijo parmesão, a versão brasileira pode ter uma textura mais seca. Experimente o risoto na Itália para notar as diferenças!
18. Saltimbocca alla Romana - uma comida italiana de carne de vitela com presunto e sálvia
O Saltimbocca alla Romana é um prato saboroso e elegante, feito com escalopes de vitela, presunto cru, sálvia e vinho branco, tradicionalmente romano.
O nome saltimbocca, que significa “pular na boca”, refere-se à textura macia e saborosa da carne. Acredita-se que o prato tenha sido criado no século XIX, quando a culinária francesa começou a influenciar a gastronomia italiana.
No entanto, sua origem é incerta. Alguns dizem que o saltimbocca, que significa “pular na boca” – em referência à textura macia e saborosa da carne -, foi criado em homenagem ao ator italiano Alberto Sordi, famoso por seus saltos e pulos em seus filmes, enquanto outros afirmam que o nome vem da maneira como o prato é preparado, “pulando” rapidamente na frigideira.
Mas o mais importante é que o Saltimbocca alla Romana é uma das melhores comidas da Itália e é muito saboroso. Além disso, é um prato fácil de encontrar em restaurantes italianos em todo o mundo. Se você gosta de carne, não deixe de experimentar esse prato italiano em sua viagem para a Itália!
19. Tiramisu - um doce italiano feito com biscoitos embebidos em café, creme de mascarpone e cacau em pó
Se você está procurando uma sobremesa italiana sofisticada para encerrar um almoço/jantar com chave de ouro, o Tiramisu é a escolha perfeita.
Feito com camadas de biscoitos de champagne embebidos em café forte e um creme cremoso de queijo mascarpone, e finalizado com uma camada generosa de cacau em pó, ele é uma verdadeira tentação para os amantes de doces!
O nome Tiramisu significa “me levante” em italiano, e acredita-se que tenha sido criado para dar energia aos trabalhadores italianos durante o dia. Seja qual for a origem, uma coisa é certa: essa é uma sobremesa italiana que conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo. Não hesite em experimentá-la. Com certeza, você vai amar a mistura do café e do queijo mascarpone.
20. Vino Rosso - vinho tinto italiano, produzido em várias regiões do país
Amado por muitos italianos e turistas que visitam o país, o Vino Rosso, ou vinho tinto, é um vinho valorizado por sua profundidade, sabor e aroma.
E a explicação está na produção: ele é feito com uvas maduras e envelhecido em barris de carvalho.
Além de ser um vinho delicioso, o Vino Rosso é um símbolo da rica cultura gastronômica italiana, frequentemente servido em ocasiões especiais, como casamentos e festas, e também com pratos de massas, carnes assadas e queijos em diversos restaurantes.
Então, quando visitar a Itália, não deixe de experimentar um autêntico Vino Rosso italiano e desfrutar um pouco da cultura e sabor deste vinho que é amado por tantos. Você não vai se arrepender!
6 dicas extras para uma ótima experiência com a culinária italiana.
- Experimente pratos regionais: Cada região da Itália tem sua própria culinária e especialidades locais. Experimente as opções de cada região que visitar para ter uma experiência autêntica e diversificada da culinária italiana.
- Procure restaurantes que os moradores frequentam: Fuja dos restaurantes mais turísticos para provar pratos realmente autênticos da culinária italiana. Peça recomendações aos moradores locais ou pesquise na internet para encontrar os melhores restaurantes da região.
- Acompanhe as refeições com vinho italiano: A Itália é um paraíso para os amantes de vinho. Acompanhe suas refeições com uma taça de vinho italiano, seja um tinto encorpado da região da Toscana, um espumante Prosecco ou um refrescante branco da região de Veneto.
- Experimente a comida de rua: Além dos restaurantes, não deixe de provar a comida de rua italiana. Na Itália, é comum encontrar barracas de comida vendendo delícias como focaccias, arancini (bolinhos de risoto fritos), gelatos e muito mais. Essa é uma maneira autêntica e econômica de experimentar as comidas típicas da Itália.
- Explore além das massas e pizzas: A culinária italiana é muito mais diversificada do que apenas massas e pizzas. Experimente pratos regionais, como risotos, frutos do mar frescos, carnes grelhadas e uma infinidade de queijos deliciosos. Cada região tem seus próprios pratos tradicionais que valem a pena serem explorados.
- Não tenha pressa: A culinária italiana é para ser apreciada lentamente, com conversas animadas e momentos de prazer. Não tenha pressa para terminar sua refeição. Aproveite cada garfada, saboreie os sabores e desfrute da companhia ao seu redor. Lembre-se, na Itália, a comida é uma celebração da vida!
Perguntas frequentes sobre a culinária italiana
O que comer na Itália?
Prepare seu estômago, pois a lista do que comer na Itália é extensa. Uma das iguarias mais conhecidas é a pizza, especialmente a pizza napolitana, com sua massa fina e crocante e uma combinação perfeita de molho de tomate, queijo mozzarella fresco e manjericão. Mas você precisa provar também os diferentes tipos de massas, como o espaguete, fettuccine, lasanha, ravióli e tortellini, os queijos, presuntos, azeitonas, pães e legumes, os frutos do mar frescos, além das sobremesas italianas.
Quanto custa comer na Itália?
Os preços das refeições na Itália podem variar dependendo do local e do tipo de estabelecimento que você escolher. Para dar uma ideia dos preços, um café espresso pode custar entre 1,00€ e 2,00€, enquanto um cappuccino pode variar de 1,50€ a 3,00€, dependendo da cidade e do local. Nas padarias, você pode encontrar uma variedade de pães, pizzas e sanduíches por preços que variam entre 2,00€ e 5,00€.
No caso das refeições principais, um prato de massa ou risoto em um restaurante local pode custar entre 8,00€ e 15,00€, enquanto uma pizza individual pode variar de 7,00€ a 12,00€. Se você optar por frutos do mar frescos ou pratos mais elaborados em restaurantes renomados, os preços podem ser mais altos, geralmente acima de 20,00€ por prato.
Quais são as comidas típicas da Itália?
A pizza, as massas (spaghetti, penne, fettuccine e ravioli, por exemplo), o risoto, o ossobuco, a bistecca alla Fiorentina e a arancini da Sicília são só algumas das comidas típicas da Itália.
Quais são os melhores pratos italianos para jantar?
O Risoto alla Milanese (um risoto cremoso preparado com arroz arbóreo, açafrão, cebola, vinho branco, caldo de carne e queijo parmesão), a Saltimbocca alla Romana ((finas fatias de vitela cobertas com presunto de Parma e sálvia, cozidas em uma frigideira com manteiga e vinho branco), a Pappardelle al Ragù (massa larga servida com um delicioso molho à base de carne, como o ragù à bolonhesa) e a lasanha são ótimos pratos italianos para jantar.
Quais são os melhores pratos italianos com peixe?
O Spaghetti alle Vongole (espaguete cozido com mariscos frescos, como as amêijoas), a Frittura di Pesce (frutos do mar fritos, como camarões, lulas e peixe, mergulhados em uma massa leve e crocante) e o Calamari Ripieni (lulas recheadas com uma mistura de pão, alho, ervas e queijo parmesão, assadas no forno ou grelhadas), são os melhores pratos italianos com peixe.
Quais são os pratos italianos com carne?
A Bistecca alla Fiorentina (um suculento bife de T-bone grelhado), o Osso Buco (um corte de carne de vitela), a Cotoletta alla Milanes (uma costeleta de vitela empanada e frita, semelhante a uma milanesa) e o Spezzatino (guisado de carne, geralmente feito com carne bovina ou de porco), são alguns dos pratos italianos com carne.
Quais são os pratos italianos chiques?
A culinária italiana é conhecida por sua simplicidade e uso de ingredientes frescos e de alta qualidade. No entanto, também há pratos italianos que são considerados mais sofisticados e elegantes, como o Risotto ai Funghi Porcini, risoto cremoso preparado com cogumelos porcini frescos, um ingrediente nobre e saboroso, e o Ravioli di Aragosta, raviolis recheados com carne de lagosta, servidos com um molho delicado e aromático.
E aí, gostou de aprender sobre as comidas da Itália?
Então não deixe de provar as comidas típicas da Itália enquanto estiver por lá! Aproveite sem moderação cada mordida e descubra os segredos de cada prato italiano, desde as massas frescas e molhos deliciosos até as sobremesas irresistíveis.
Ahh! Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para a Itália, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- 25 Curiosidades sobre a Itália para conhecer antes de embarcar
Onde ficar em Milão, Itália: melhores áreas e dicas de hotéis
Onde ficar em Florença, Itália: 7 melhores áreas e dicas de hotéis
- O que fazer em Barcelona: 25 atrações imperdíveis
- Onde ficar em Barcelona: 6 melhores áreas e dicas de hotéis
- O que fazer em Sevilha Espanha: Guia completo
- Onde ficar em Sevilha, Espanha: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Madri, Espanha: melhores áreas e hotéis
- 30 curiosidades sobre a Irlanda para saber antes de viajar!
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.