10/06/2023

Comidas típicas da Espanha: conheça 20 pratos imperdíveis

Se você está com fome, já aviso que essa lista de comidas típicas da Espanha vai abrir ainda mais o seu apetite – a culinária espanhola é simplesmente divina!

Mas o que torna tão especial? 

A resposta é simples: a diversidade de sabores e texturas que encontramos em cada prato. Das tapas tradicionais até os pratos mais sofisticados, a culinária da Espanha é uma mistura de tradições antigas e modernas, que proporcionam uma experiência única e memorável. Assim que chegamos no país, fomos atraídos pelos aromas tentadores vindos das cozinhas locais!

E para te ajudar a descobrir o melhor que a gastronomia da Espanha tem a oferecer, preparamos essa lista com os melhores pratos típicos que encontramos pelo caminho – desde a famosa paella até a tradicional fabada asturiana, cada prato tem um sabor único que, certamente, vai te surpreender. ¡Buen provecho!

icone comida

O que você precisa saber sobre a culinária espanhola

diversas tapas disponíveis para venda em restaurante
Foto: Agent J na Unsplash

A primeira coisa que você precisa saber da culinária espanhola é que ela é diversa. Afinal, estamos falando de um país dividido em 17 regiões autônomas, cada uma com sua própria culinária, ingredientes e pratos típicos.

Mas, no geral, há o uso de ingredientes frescos e de qualidade, como peixes, frutos do mar, carnes, legumes, azeite de oliva, alho, cebola e ervas frescas. 

Outro conceito em comum são as ”tapas” – presentes em boa parte do país – que são pequenos pratos servidos como aperitivos em bares e restaurantes, geralmente acompanhadas de vinho, cerveja ou sangria.

Além disso, a Espanha é famosa por seus vinhos, especialmente os produzidos nas regiões de Rioja, Ribera del Duero e Priorat, e por suas sobremesas deliciosas, incluindo o churro, um doce frito em forma de bastão, servido com chocolate quente.

Mas sem spoiler! Para descobrir o que te aguarda, confira, abaixo, as principais comidas típicas da Espanha.

1. Paella

vista de cima de vasilha redonda, com paella, comida da espanha com arroz, açafrão e frutos do mar
Foto: Douglas Lopez na Unsplash

A paella é um prato típico da Espanha e com certeza uma das comidas mais conhecidas do país. Originária da região de Valência, a paella é um arroz temperado com açafrão e preparado em uma paellera, uma panela rasa e larga. 

O grande segredo dessa iguaria está no caldo – geralmente feito com frango, coelho, frutos do mar, legumes e feijão – adicionado ao arroz enquanto ele cozinha. O resultado é um prato delicioso e aromático, com um sabor único e inesquecível. 

E aí, já ficou com vontade de experimentar? Na Espanha, a paella costuma ser servida em ocasiões especiais, como festas e comemorações, mas você consegue encontrá-la em restaurantes especializados, principalmente em Valência. 

Só tenha em mente que esse é um prato espanhol que requer tempo e dedicação para ficar pronto, então tenha paciência e aproveite cada mordida dessa maravilha!

2. Jamon Iberico

pedaços de presunto jamón ibérico pendurados para venda
Foto: Z S na Unsplash

Feito a partir de porcos criados exclusivamente na península ibérica, o famoso Jamón Ibérico, mais do que um presunto, é um orgulho nacional da Espanha e um verdadeiro tesouro gastronômico – dificilmente você vai encontrar um presunto tão gostoso como esse!

O sabor mágico vem do preparo, já que para produzir o Jamón Ibérico, os porcos são alimentados com uma dieta específica, que inclui bolotas e outras plantas da região. Isso resulta em uma carne rica em sabor e textura única, que é curada e maturada.

No entanto, é importante saber que ele é um considerado um produto gourmet e pode ser bastante caro (cerca de 60 a 200 euros por quilo). A dica para experimentar o Jamón Ibérico é procurar por bares de tapas, onde eles são servidos com pão e vinho – uma combinação divina!

3. Gazpacho

vasilhas brancas redondas com gazpacho, sopa típica da culinária espanhola
Foto: Bakd&Raw by Karolin Baitinger na Unsplash

Está procurando uma refeição refrescante e saborosa? O Gazpacho é a escolha perfeita! Este prato típico da Espanha é uma sopa fria feita com tomates, pimentões, pepinos, cebolas e alho – tudo batido em um liquidificador e servido gelado! Pode parecer estranho, mas o sabor é deliciosamente fresco e picante, e a textura é suave e agradável.

Pela temperatura, ele costuma ser uma opção popular para os dias quentes de verão. Mas, em diferentes épocas do ano, é comum encontrá-lo como entrada em diversos restaurantes. Aproveite!

4. Tortilla Española

pedaços de tortilla española em cima de tábua de madeira
Foto: Carlos Perales na Unsplash

Praticamente em qualquer restaurante ou bar do país você vai encontrar a Tortilla Española, um dos pratos mais populares da culinária espanhola. 

Feita com  batatas, cebola e ovos, que são misturados em uma frigideira até formar uma massa consistente e macia – o que lembra bastante um omelete –, ela é a alternativa perfeita para um lanche rápido ou para uma refeição mais leve, mas também pode ser servida quente ou fria como uma entrada ou prato principal.

Pode parecer simples, mas é uma delícia! Os espanhóis amam tanto esse prato que criaram o Dia Mundial da Tortilla, celebrado em 16 de maio.

5. Patatas Bravas

taça de vidro com drink vermelho, pote com azeitonas e vasilha com batata frita em cima da mesa
Foto: Dennis Schmidt na Unsplash

Para petiscar, a qualquer hora do dia, as Patatas Bravas são uma ótima pedida.

Esse prato espanhol consiste em batatas cortadas em cubos e fritas, servidas com um molho picante à base de tomate e pimenta. Combina perfeitamente com uma cerveja gelada ou um bom vinho espanhol!

Embora a receita possa parecer simples, as Patatas Bravas são um clássico da comida espanhola e estão presentes em praticamente todos os bares e restaurantes do país. Então, não deixe de experimentá-las para descobrir por que são tão populares na culinária espanhola!

6. Bocadillos

sanduíche com pão rústico, presunto, queijo, salame e vegetais em cima de mesa de madeira
Foto: Raphael Nogueira na Unsplash

Pão rústico, recheado com presunto, queijo, salame, atum, vegetais e muito mais… O “bocadillos” é delicioso!

Vendido em quase todos os lugares do país, desde restaurantes a barracas de comida de rua, esse é um prato típico da Espanha frequentemente consumido como uma refeição rápida durante o “almuerzo” ou “merienda”, que são os lanches da manhã e da tarde, respectivamente. 

Como você já deve saber, os espanhóis são conhecidos por desfrutar de uma dieta variada e equilibrada, e o bocadillo é um bom exemplo disso. Então, não deixe de prová-lo se estiver procurando por algo rápido e delicioso – ele é servido com diversas combinações de ingredientes e, certamente, você vai encontrar uma que te agrade!

7. Calamares a la Romana

prato branco cheio de calamares a la romana, uma das comidas típicas da espanha com lula fresca, cortada e empanada em formato anel
Foto: Esperanza Doronila na Unsplash

Calamares a la Romana, conhecido no Brasil como lula à dorê, é um prato muito popular na culinária espanhola, especialmente na região da Andaluzia, onde é considerado um petisco clássico para acompanhar uma bebida gelada. 

A origem é incerta, mas acredita-se que seja uma variação do famoso prato italiano “fritto misto di mare”, trazido para a Espanha durante o período de dominação romana.

O preparo é bem simples: as lulas frescas são limpas e cortadas em anéis, e em seguida, empanadas com uma mistura de farinha, sal, pimenta, fermento em pó, água gelada e ovo, para que fique leve, e, enfim, fritas em óleo quente, até ficarem douradas.

Uma vez prontos, os Calamares a la Romana são servidos quentes, geralmente acompanhados de uma rodela de limão e um pouco de maionese ou molho tártaro para mergulhar.

Embora a receita básica seja a mesma em todo o país, cada região tem seus toques pessoais. Por exemplo, enquanto em algumas áreas as lulas são empanadas com farinha de milho ou pão ralado para uma textura mais crocante, em outras elas são temperadas com alho e  salsa.

8. Pisto

vasilha preta redonda com pisto, comida tipica da espanha que é uma mistura de legumes frescos
Foto: Trevor Huxham (CC BY-NC-ND 2.0)

Também um prato espanhol típico da região da Andaluzia, o Pisto é uma mistura de legumes frescos, como pimentões, cebolas e tomates, cozidos em azeite de oliva e temperados com alho e ervas. 

O resultado é um prato simples, porém delicioso, que é servido como acompanhamento ou prato principal, acompanhado de pão. Além de ser uma opção saudável e saborosa, o Pisto é uma iguaria com uma forte tradição na culinária espanhola, que remonta ao século XVIII, época em que os camponeses usavam os legumes disponíveis em suas hortas para preparar o prato. 

Hoje em dia, cada região da Espanha tem sua própria versão da receita, que pode variar um pouco nos ingredientes e na forma de preparo, mas os ingredientes principais costumam ser sempre pimentão, berinjela, abobrinha, tomate, cebola, alho, sal e pimenta, refogados com azeite de oliva e cozinhados em fogo baixo até que fiquem macios e suculentos. Vale a pena experimentar!

9. Churros Con Chocolate

churros de chocolate e xícara de chocolate quente em cima de mesa de madeira
Foto: Rosy Ko na Unsplash

Se tem uma sobremesa que é a cara da Espanha, é o famoso churros con chocolate, doce clássico do país, que pode ser consumido no café da manhã, lanche da tarde ou sobremesa após o jantar.

Ele é bem parecido com o nosso churros: uma massa frita em óleo, em formato 

cilíndrico, polvilhada com açúcar e canela, recheada com um chocolate quente espesso e rico em sabor a cada mordida!

É uma sobremesa simples, mas deliciosa que não pode ficar de fora da sua viagem. Basta visitar uma das muitas churrerias e cafeterias espalhadas pelo país.

No entanto, dependendo do horário, é bom ter paciência. Em Madrid e Sevilla encontramos filas longas para experimentar esse prato típico da Espanha, principalmente entre às 17h30-19h30, quando os espanhóis fazem o lanche de meio da tarde, chamado de La Merienda. Mas vale esperar!

10. Leitão Assado

leitão assado, salada e tomate servidos em vasilha de prata em cima de mesa branca
Foto: Tamorlan, CC BY 3.0

Apesar de ser um prato tradicional português, o leitão assado também é muito popular na Espanha. 

Na gastronomia espanhola, em boa parte do país, ele é conhecido como “cochinillo” e é feito com um leitãozinho inteiro assado no forno, até que fique crocante e dourado por fora, e suculento por dentro – uma opção perfeita para quem quer experimentar a culinária espanhola em grande estilo!

Como ele é um dos pratos mais tradicionais de Segóvia, no centro do país, essa é uma das melhores regiões para experimentá-lo. Por lá, o preparo desse prato é levado tão a sério que existe uma lei que determina que o leitão assado deve ser preparado de acordo com uma receita tradicional, e que só pode ser chamado de “Lechazo Asado de Castilla y León” se for feito com leitões de menos de 35 dias de vida, alimentados apenas com leite materno.

11. Gambas Al Ajillo

camarões cozidos e legumes dentro de frigideira preta
Foto: Choi sungwoo na Unsplash

Se você é fã de frutos do mar, precisa provar as deliciosas Gambas al ajillo, uma das comidas típicas da Espanha que pode ser encontrada em praticamente todos os bares de tapas do país.

Os ingredientes são simples: camarões cozidos em azeite com alho e pimenta vermelha. Mas o sabor é intenso e irresistível!

Para você ter ideia de como elas são populares, há uma canção espanhola (com o nome de Gambas al ajillo) que fala sobre a delícia que é comer gambas al ajillo. Experimente essa iguaria para tirar suas próprias conclusões!

12. Fabada Asturiana

chouriço e feijão branco dentro de vasilha marrom redonda
Foto: Flavio Lorenzo Sánchez from Gij¢n, Espa¤a, CC BY-SA 2.0

Outra comida típica da Espanha é a Fabada Asturiana. E não é qualquer comida, viu? Ela é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2019!

Como o nome entrega, a Fabada Asturiana é uma sopa originária da região das Astúrias, feita com feijão branco, chouriço, morcela, toucinho, carne de porco e temperos – é um prato bem consistente, que agrada todos os paladares, especialmente nos dias frios de inverno.

Para ficar ainda melhor, vale prová-la com um bom vinho espanhol e, claro, mergulhar um pãozinho espanhol na sopa.

13. Pimientas De Padrón

pimentas verdes culinária da espanha, dentro de prato quadrado branco
Foto: Jessica Spengler, CC BY 2.0

Para os fãs de comida picante, as Pimientas de Padrón são imperdíveis na listinha do que comer na Espanha.

Muito populares na região da Galícia, mas facilmente encontradas em muitos restaurantes e bares de tapas em todo o país, essas pequenas pimentas verdes são uma verdadeira delícia quando fritas com um pouco de azeite e sal.

Mas o curioso é que algumas dessas pimentas são mais suaves e outras bem picantes. A graça é justamente experimentar várias para tentar encontrar a mais picante. Lembre-se, claro, de pedir uma cervejinha gelada para acompanhar e boa sorte!

14. Turron

fatias de torrone, um doce espanhol feito com amêndoas e açúcar, com textura crocante, apresentadas em uma vitrine de loja para venda
Foto: Tamorlan, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Você ama um docinho? Então, precisa provar o famoso Turrón (conhecido no Brasil como Torrone), uma sobremesa da Espanha ma-ra-vi-lho-sa, que remonta ao século XV, feita à base de amêndoas e açúcar, com uma textura crocante que derrete na boca!

Geralmente, na Espanha, ela é encontrada em duas variedades: o turron de Jijona (com amêndoas moídas em uma pasta suave e açúcar) e o turron de Alicante (com amêndoas inteiras e açúcar), esse último mais crocante. 

Embora seja uma sobremesa típica das celebrações de Natal, é possível encontrá-la em muitas lojas e mercados espanhóis durante todo o ano.

15. Chouriço Espanhol

vista aérea de uma seleção de pedaços de chouriço, um embutido típico da culinária espanhola, dispostos em um prato branco redondo, em cima de uma mesa de madeira
Foto: Ewan Munro from London, UK, CC BY-SA 2.0

Outro prato muito popular é o chouriço espanhol, uma iguaria feita de carne de porco – geralmente com uma combinação de carne magra e gordura –, temperada com especiarias e pimentão, e curada e seca ao ar livre, o que lhe confere um sabor intenso e defumado!

Em toda a Espanha, o chouriço costuma ser servido com pratos típicos, incluindo a famosa paella, ou aperitivo, acompanhado de pão e queijo. Mas também é uma ótima opção para o famoso churrasco espanhol, conhecido como “asado”, onde é grelhado na brasa até ficar crocante por fora e suculento por dentro.

Independente da forma que você for prová-lo, não esqueça de pedir um bom vinho para acompanhar!

16. Pescaíto frito - peixe frito espanhol

vista aérea de uma porção de pescaíto frito, um prato de frutos do mar frito típico da culinária espanhola, decorado com fatias de limão e servido em um prato com formato de peixe, em cima de uma mesa de madeira
Foto: Arturo Alvarez na Unsplash

Mais um petisco saboroso e fácil de encontrar em bares e restaurantes de todo o país é o pescaíto frito.

Como o nome entrega, esse prato é feito com pequenos peixes, como sardinhas e anchovas, temperados com alho e limão, empanados em farinha de trigo e fritos em óleo quente até ficarem dourados e crocantes. 

O resultado é um petisco delicioso e viciante, que se tornou um verdadeiro patrimônio da culinária espanhola, e fica ainda melhor com uma cerveja gelada, principalmente em um dia quente de verão na Espanha.

17. Escalivada

vista aérea de uma porção de escalivada, um prato típico da culinária catalã feito com pimentões, berinjelas e cebolas assados, servido em um prato branco sobre uma mesa de madeira
Foto: Emily, (CC BY-NC 2.0)

Já para quem procura algo diferente e saudável, uma boa alternativa entre as comidas típicas da Espanha é a Escalivada, uma comida tradicional da Catalunha, preparada com legumes grelhados, como pimentões, berinjelas e cebolas, temperados com azeite e sal.

Tradicionalmente servida fria, ela é uma opção excelente para refrescar os dias quentes de verão, mas também é uma ótima pedida para entrada ou acompanhamento de carnes e peixes grelhados.

Além disso, é um prato que pode ser facilmente preparado em casa, com ingredientes frescos e simples. 

18. Pollo al ajillo

vista aérea de uma porção de pollo al ajillo, um prato típido da espanha feito com pedaços de frango frito em azeite com alho, servido em um prato branco redondo
Foto: Pablo Monteagudo, (CC BY-NC-SA 2.0)

Popular em todo o país, o Pollo al ajillo é uma comida típica da Espanha composta por pedaços de frango temperados com alho e ervas, refogados em azeite de oliva e vinho branco. Uma delícia para quem gosta de pratos com bastante sabor e tempero!

O melhor de tudo é que essa é uma opção bem acessível, já que os ingredientes são bastante comuns na cozinha espanhola, e costuma agradar a todos os paladares, desde os mais simples até os mais refinados.

Outro fato interessante é que, embora sua versão mais autêntica seja encontrada somente nos restaurantes locais, esse também é um prato que você pode preparar em casa de maneira fácil e rápida para testar suas habilidades e ter um gostinho da culinária espanhola.

19. Sangria

garrafa de vidro com sangria, uma bebida alcoólica típica da Espanha feita com vinho, frutas e especiarias, disposta em cima de um balcão de bar
Foto: Ralph (Ravi) Kayden na Unsplash

Com certeza, você já ouviu falar da Sangria, uma das bebidas mais famosas da Espanha, especialmente durante o verão.

Feita com vinho tinto, frutas frescas (como laranja, limão e maçã), açúcar e um toque de conhaque ou licor de laranja, ela é servida bem gelada e pode ser encontrada em bares, restaurantes e festas. 

Além de ser refrescante e deliciosa, a Sangria é uma parte importante da cultura espanhola, frequentemente compartilhada com amigos e familiares como uma maneira de se conectar e socializar. Não deixe de experimentá-la em sua próxima visita ao país!

20. Queijo espanhol – algumas das melhores coisas para comer na Espanha

pedaços de queijo espanhol, dispostos em cima de uma mesa branca
Foto: Alexander Maasch na Unsplash

Por fim, não podemos falar da culinária espanhola sem mencionar seus incríveis queijos – desde os mais suaves até os mais intensos, há uma grande variedade de queijos para experimentar na Espanha!

Um dos mais conhecidos é o manchego, feito com leite de ovelha, que tem um sabor forte e picante. Outro queijo popular é o cabrales, preparado com leite de vaca, cabra e ovelha, e maturado em cavernas para ter um sabor ainda mais intenso.

Mas não para por aí! A Espanha também é conhecida por seus queijos azuis, como o valdeón e o roquefort espanhol. E para os amantes de queijo de cabra, o murciano é perfeito.

Enfim, há muitas opções deliciosas e é bem difícil escolher apenas um queijo para experimentar. A nossa dica é se aventurar pelos queijos locais e saborear todos que você puder!

Dicas extras para saborear a culinária espanhola.

vista aérea de uma porção de paella, um prato típico da espanha feito com arroz, frutos do mar, frango e temperos, servida em uma vasilha preta redonda sobre uma mesa preta
Foto: Esmihel Muhammad na Unsplash

Sabemos que, com tantas opções, pode ser um pouco difícil escolher quais comidas típicas da Espanha, mesmo depois dessa lista. Mas relaxa! Preparamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo a sua viagem gastronômica pela Espanha.

1. Olhe ao redor e siga os locais

Se você está em dúvida sobre o que comer na Espanha, uma boa dica é observar os restaurantes e bares com maior movimento de pessoas locais. Afinal, ninguém conhece melhor a culinária espanhola do que os próprios espanhóis! Se eles estão indo em peso a um lugar, é porque a comida deve ser boa.

2. Explore a diversidade regional

A Espanha é um país com uma rica diversidade cultural e culinária. Não se limite aos pratos mais conhecidos, como a paella, experimente também a comida típica de cada região, como o gazpacho andaluz, o cocido madrileño ou o pulpo à feira galego.

3. Não tenha medo de experimentar

Alguns pratos espanhóis podem parecer diferentes do que você está acostumado a comer, mas dê uma chance ao novo. Prove as famosas tapas espanholas, como as croquetas de jamón ou as patatas bravas. Você pode acabar descobrindo um novo prato favorito!

4. Confie nos especialistas

Os chefs espanhóis são mestres na arte culinária e muitos deles são famosos mundialmente! Se você estiver em um restaurante renomado, confie na sugestão do chef ou opte pelo menu degustação para experimentar uma variedade de pratos típicos da Espanha.

5. Visite mercados locais

Os mercados são uma parte importante da cultura gastronômica espanhola. Não só é possível comprar produtos frescos e de qualidade, mas também é uma maneira de experimentar pratos típicos em barraquinhas ou restaurantes dentro do mercado.

6. Aproveite o ambiente

A gastronomia espanhola não se trata apenas da comida, mas também da cultura e do ambiente. Aprecie a arquitetura e a decoração dos restaurantes, bem como a hospitalidade e a alegria dos espanhóis, e não se esqueça de pedir um bom vinho espanhol para acompanhar algumas refeições!

E aí, gostou de aprender sobre as comidas da Espanha? 

Então não deixe de provar todas as delícias da gastronomia espanhola enquanto estiver por lá! Não será difícil encontrá-las, já que a culinária espanhola é uma das mais ricas e variadas do mundo e está presente em todos os lugares: restaurantes, mercados e barracas de rua do país!

E lembre-se: a gastronomia espanhola é um convite à harmonia e à celebração dos sabores. Aproveite cada mordida e descubra os segredos de cada prato!

Você já provou algum desses pratos típicos? Se sim, o que achou? Compartilhe conosco suas experiências gastronômicas na Espanha!

Ahh! Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para a Espanha, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler: