02/09/2024
12 cidades terrivelmente frias do mundo para você conhecer
Se você chegou até aqui, certamente está doido (a) para conhecer as cidades mais frias do mundo, né?
Mas, antes que você se engane, não vamos estar falando de destinos onde você pode “curtir um friozinho”, vestindo algumas camadas a mais de roupa e se aconchegando com um bom vinho na frente da lareira.
Nessa lista, vamos mostrar lugares que são tão frios que as pessoas precisam desenvolver maneiras únicas para sobreviver, como derreter gelo para beber água durante o inverno. A coisa é séria! Se você acha que não aguenta o inverno da sua cidade, saiba que ele pode se assemelhar ao verão se comparado a algumas dessas regiões.
Se você quer matar sua curiosidade, continue lendo para conhecer 12 das cidades mais frias do mundo, onde os invernos não são apenas frios, mas brutais!
1. Harbin, Heilongjiang, China
Localizada no nordeste da China, Harbin é o lar de incríveis 10 milhões de pessoas. Devido às suas temperaturas médias de inverno de – 22 ° C, esta capital da província de Heilongjiang é conhecida como a “Cidade do Gelo”.
Esta cidade chinesa aproveita ao máximo seu título de uma das cidades mais frias do mundo, realizando anualmente o Festival Internacional de Escultura em Gelo e Neve de Harbin, um dos melhores festivais do mundo!
Todos os anos, milhões de visitantes se dirigem a esta terra para ver suas enormes esculturas de castelos de gelo iluminados, patinar e jogar golfe no gelo, esquiar e até nadar ao ar livre no rio Songhua.
Temperatura média de janeiro: – 12° F / – 23°C
2. Dudinka, Krasnoyarsk Krai, Rússia
Nessa lista de cidades mais frias do mundo, você vai perceber que há muitos lugares da Rússia. Um deles é Dudinka, localizado no território siberiano da Rússia acima do Círculo Polar Ártico, que tem uma temperatura média diária mínima de – 33,3° graus em janeiro, de acordo com o AccuWeather.
Apesar do frio extremo, mais de 20.000 pessoas vivem aqui e elas afirmam que, se você cuspir do lado de fora no inverno, ele congela antes de atingir o solo. Já imaginou algo assim?!
As baixas temperaturas médias aqui são realmente de enlouquecer e, em 2015, aconteceu algo único e surreal: a cidade foi completamente envolta em gelo após uma tempestade!
Além do frio, há atrações bem interessantes em Dudinka como o Permafrost Kingdom, túneis escavados em uma colina permanentemente congelada, cheios belas esculturas de gelo e o Mammoth Museum, onde há fósseis de mamutes em tamanho real.
Temperatura média de janeiro: – 28 F / – 33º C
3.Oymyakon, República Sakha, Rússia
A cidade Russa de Oymyakon quase sempre está no topo das listas de cidades mais frias do mundo. De fato, ela é considerada o lugar habitado mais frio do planeta.
Deve ser bem complicado viver por lá, não é mesmo? Ainda assim, ela abriga 500 pessoas, que suportam uma temperatura média no inverno de menos 58 graus Celsius!
O Washington Post relatou no ano passado que a maioria dos banheiros de Oymyakon são anexos porque o solo está muito congelado para canos. Já nos mercados de peixes, os vendedores não precisam de freezers – o peixe é congelado apenas por estar do lado de fora!
Transporte, também é uma coisa complicada, já que os gasóleos congelam a -50°C. Há ainda o risco de equipamentos eletrônicos dilatarem e até escrever pode ser complicado, já que nem as tintas de caneta aguentam o frio!
Temperatura média de janeiro: – 43,6 F / – 42º C
4. Winnipeg, Manitoba, Canadá
Esta cidade de 715.000 habitantes é uma das maiores cidades mais frias da América do Norte. Localizada nas pradarias canadenses, Winnipeg tem que suportar temperaturas médias de -20° Celsius nos meses de inverno. No entanto, muitas vezes cai mais baixo; por exemplo, em 18 de fevereiro de 1966, as temperaturas despencaram para -45° C!
Por causa do clima ventoso de Winnipeg, os meteorologistas costumam emitir avisos para ninguém se aventurar no exterior. Quando essas condições estão a todo vapor, até mesmo uma ida rápida às lojas pode ser fatal em uma das cidades mais frias do mundo!
Temperatura média de janeiro: – 4 F / – 20º C
5. Yakutsk, República Sakha, Rússia
A capital da República Sakha da Rússia, Yakutsk, experimenta algumas das condições de inverno mais adversas da Terra. Apesar disso, cerca de 282.400 moradores vivem nesta que é uma das cidades mais frias do mundo, localizada próxima ao Círculo Polar Ártico!
Com as temperaturas oscilando entre – 38° C e – 42° C, o inverno da cidade russa costuma ser mais violento em janeiro. No entanto, se isso não fosse ruim o suficiente, o inverno começa no início de outubro.
Pontos turísticos como o museu de gelo do Reino Permafrost, o Mercado Cristão e o Museu Nacional de Arte da República de Sakha, fazem dela um destino valioso para aqueles que não se importam com o frio.
Temperatura média de janeiro: – 41 F / – 40º C
6. Yellowknife, Territórios do Noroeste, Canadá
As baixas temperaturas de – 32° C são apenas um dia normal de inverno em Yellowknife. Fundado em 1934, este centro de 20.000 habitantes é a única cidade nos Territórios do Noroeste do Canadá e, por padrão, sua capital.
Localizada ao lado do Lago Great Slave, as temperaturas frias do inverno de Yellowknife são devido à sua proximidade com o Círculo Polar Ártico. Portanto, seu clima é classificado como subártico. A temperatura mais baixa já registrada aqui foi -51° C em 1 de fevereiro de 1947!
Das 100 cidades canadenses incluídas em uma pesquisa da Environment Canada, Yellowknife é a mais fria o ano todo, tem o inverno mais frio, a sensação térmica mais extrema e a temporada de cobertura de neve mais extensa. Ainda assim, ironicamente, também ostenta o verão canadense mais ensolarado.
No entanto, nem tudo é desgraça e melancolia; as longas noites claras costumam brilhar com a aurora boreal. Este fenômeno natural geralmente ilumina o céu entre novembro e abril.
Temperatura média de janeiro: – 18,2 F / – 27,9º C
7. Ulaanbaatar, Mongólia - a capital mais fria do mundo
Situada a 4.430 pés acima do nível do mar, na orla das estepes da Mongólia, Ulaanbaatar é uma das cidades mais frias do mundo e a capital nacional mais fria do mundo.
A cidade experimenta estações extremas com máximas registradas no verão de 39º Celsius e mínimas de – 25º C, durante os longos meses de inverno.
Além de ser a porta de entrada para as espetaculares áreas selvagens da Mongólia, Ulaanbaatar dispõe de inúmeras atrações culturais ricas, que vão desde templos budistas tibetanos e mosteiros transformados em museus a fascinantes galerias de arte moderna.
O turismo de inverno é um negócio em crescimento na Mongólia e você vai ser recompensado com festivais locais exclusivos de canto, dança e luta livre. Já o tradicional Ano Novo Lunar mongol, em Tsagaan Sar, onde corridas de cavalos são o ponto alto da celebração, é super interessante.
Temperatura média de janeiro: -11,2 F / -24,6º C
8. Barrow, Estados Unidos
Os viajantes aventureiros que querem incluir em sua “bucket list” uma das cidades mais frias do mundo têm que visitar Barrow, a cidade mais ao norte dos Estados Unidos.
Localizada acima do Círculo Polar Ártico, no Alasca, Barrow, ela tem a temperatura média mais baixa de todas as cidades do Alasca, acentuada pela cobertura frequente de nuvens e ventos extremos de até 60 milhas por hora.
O sol permanece abaixo do horizonte por 65 dias a cada ano, enquanto, em média, apenas 120 dias do ano experimentam temperaturas acima de zero.
Mas, apesar dos baixos recordes de – 56 F / – 49º C, há muitas razões para visitar Barrow, como a rica cultura Iñupiat, a beleza da tundra ao redor e a oportunidade de testemunhar as luzes do norte nesta cidade fria (que reconhecidamente não é a cidade mais fria do planeta).
Temperatura média de janeiro: -13 F / – 25º C
9. Nursultan, Cazaquistão
Uma viagem a Nursultan (antiga Astana) é inesquecível porque ela é a segunda capital mais fria do mundo, com uma temperatura média de janeiro de – 16º C.
Muitos moradores se locomovem patinando no gelo no rio Ishim, que permanece congelado por cinco meses consecutivos!
Apesar disso, Nursultan está longe de ser um deserto congelado. Na verdade, é uma cidade moderna com arquitetura futurista, mesquitas deslumbrantes e uma infinidade de complexos comerciais e de entretenimento.
Uma ótima época para visitar essa que é uma das cidades mais frias do mundo, é durante a época do Natal, quando você vai encontrar bazares repletos de presentes festivos e muita comida!
Temperatura média de janeiro: 3 F / – 16º C
10. Klinck, Groenlândia
A Groenlândia (“Greenland”, em inglês) há muito tempo confunde as pessoas com seu nome. Mas não há “verde” real neste país – apenas gelo branco e neve! Com isso em mente, não é surpresa a Groenlândia ocupar o último lugar em nossa lista de cidades mais frias do mundo.
A Estação de Pesquisa Klinck (também conhecida como Estação Summit) marcou uma das temperaturas mais frias já registradas: -150 graus Fahrenheit!
Embora tenha sido um caso isolado, as temperaturas médias deste país não são nada desprezíveis: -35 graus Celsius.
Os pesquisadores que desejam ficar na Estação de Pesquisa Klinck são treinados para entrar em forma física o suficiente para suportar essas temperaturas frias, já que é um obstáculo que eles têm que enfrentar diariamente!
Temperatura média de janeiro: – 31 F / – 35º C
Algumas das cidades mais frias da Europa:
11. Bucareste, Romênia
Bucareste é a capital da Romênia, tem uma população que possui mais de 2.088.500 habitantes e seu inverno já teve temperaturas mínimas de -31,5 graus negativos.
Apesar de ser uma das cidades mais frias da Europa no inverno, quando chega a primavera, ela descongela completamente, tornando-se um destino muito popular para uma boa escapadela.
Conhecida como “Pequena Paris”, certamente você vai encontrar preços muito mais baixos do que na capital francesa. Além disso, ela oferece uma mistura intrigante de edifícios neoclássicos, românticos e imponentes da era comunista .
Temperatura média de janeiro: 5 F / – 15º C
12. Helsinque, Finlândia
Helsinque, capital da Finlândia, localizada perto do Mar Báltico é uma das cidades mais frias do mundo, com temperaturas mínimas registradas que chegaram a – 33º graus negativos.
A segunda capital mais setentrional do mundo tem aproximadamente 571.360 habitantes e é caracterizada por sua arquitetura funcional e uma mistura particular de elementos orientais e ocidentais. Se você é amante do frio, não hesite em comprar sua passagem para se apaixonar por este lindo lugar!
Temperatura média de janeiro: – 22 F / – 30º C
As cidades mais frias de todos os continentes
Canadá e Rússia, ambos com grandes territórios árticos, são a localização da maioria das aldeias, vilas e cidades mais frias do mundo.
No entanto, no hemisfério sul, existem poucos assentamentos ao sul o suficiente para enfrentar tais condições extremas. Na América do Sul, a marca da cidade mais fria vai para Stanley nas Ilhas Malvinas controladas pelos britânicos, embora Ushuaia, na Argentina, a cidade mais ao sul do mundo, seja apenas um pouco mais quente.
Observe também que todos os números neste post são calculados pela temperatura média. Muitas vilas e cidades podem ter invernos mais extremos ou variações diárias de temperatura do que alguns dos mencionados acima, mas, ao longo de doze meses, apresentam valores médios mais elevados.
Continente | Assentamento mais frio* | Temperatura média
Europa | Murmansk, Rússia | 0,6º C
Ásia | Dikson, Rússia | -11,1º C
Oceânia | Lago Tekapo, Nova Zelândia | 8,7º
África | Joanesburgo, África do Sul | 15,5º
América do Sul | Stanley, Ilhas Malvinas | 5,6º
América do Norte | Gjoa Haven, Canadá | -14,4ºC
*É importante dizer que, o foco dessa tabela são assentamentos ou áreas urbanas onde as pessoas vivem. Certamente, existem outras cidades e lugares mais frios, mas não é possível ter conhecimento de todos eles.
Mas, afinal, qual a cidade mais fria do mundo?
É difícil dizer qual a cidade mais fria do mundo já que Oymyakon e Verkhoyansk, ambas localizadas na Rússia, brigam sério para ficar com esse título.
Enquanto Oymyakon já chegou a registrar − 67,7 ºC, Verkhoyansk, em 1892, registrou – 67,8 °C!
Apesar disso, Oymyakon é considerada ainda a cidade mais fria do mundo, por registrar, no inverno, uma média mínima de – 50°C, enquanto sua concorrente, tem uma média de – 48,3 °C.
BÔNUS: Conheça também a cidade mais fria do Brasil
Se depois dessa lista de cidades mais frias do mundo, você ficou se perguntando qual a cidade mais fria do Brasil, temos a resposta: Urupema.
Com altitude de 1.335 metros, a cidade mais alta de Santa Catarina tem uma temperatura média de 13ºC, podendo chegar a – 14ºC nos meses de junho, julho e agosto. Esse ano, sua menor temperatura foi de – 8,92ºC.
Se você quer ver neve, esse é um dos melhores lugares do Brasil para viajar! Além do Frio, Urupema oferece atrações interessantes, como uma Cascata que congela e surpreende visitantes por sua beleza única, a Vinícola Urupema, onde é possível se aquecer experimentando alguns vinhos e o Morro das Antenas que releva lindas paisagens.
E aí, se interessou por alguma das cidades mais frias do mundo?
Se as temperaturas das cidades mais frias do mundo não te intimidaram, é hora de se preparar para se aventurar em um desses países. Só um casaquinho não basta, viu?! Você vai precisar de roupas adequadas, com isolamento térmico, botas, gorros, cachecóis, luvas, meias…
Mas, apesar do esforço e dos desafios que você vai ter que encarar por conta do frio, com certeza vai ser uma experiência única. Boa sorte e aproveite!
Você também pode gostar de ler:
- 20 hotéis mais bonitos do mundo para te inspirar!
- TOP 17 ilhas mais bonitas do mundo que merecem a sua visita
- TOP 12 melhores lugares para mergulhar no mundo
- O que fazer nos Estados Unidos: 20 atrações imperdíveis para visitar
- TOP 10 lugares para viajar barato no mundo – menos de US$30 por dia
- Festivais pelo mundo: Conheça aqui os 16 melhores
- TOP 6 lugares mais caros do mundo para viajar
- 14 países mais baratos para viajar na Europa
- 6 lugares mais baratos para viajar na América do Sul
- Melhores destinos de inverno do mundo: Da Argentina à Suíça
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: