28/08/2024
Cidades Perto de Buenos Aires: 12 Lugares para Visitar
Prédios históricos, áreas verdes agradáveis, inúmeros teatros, museus e livrarias, noites regadas a vinhos e shows de tango… A capital argentina é uma maravilha, mas como toda cidade grande é movimentada demais, e pode bater aquela vontade de dar uma pausa. A solução? Fazer um bate e volta de Buenos Aires para cidadezinhas mais tranquilas.
Você pode, por exemplo, navegar pelas ilhas do Delta Argentino, ver de perto tigres, tubarões e suricatos, passear a cavalo em belas fazendas, curtir um dia ensolarado na praia, relaxar em um termas ou até atravessar o Rio da Prata para conhecer o Uruguai. Se interessou?
Leia, abaixo, a nossa lista com as 12 melhores cidades perto de Buenos Aires, anote suas dicas preferidas, reserve o seu hotel e aproveite!
1. San Isidro
Que tal fazer um bate e volta de Buenos Aires para fugir um pouquinho da agitação? Basta ir até a singela e tranquila San Isidro, localizada a 21 km da capital e às margens do Rio Plata.
Com um clima bucólico e acolhedor, praças floridas, belas áreas verdes, museus e catedrais, essa cidade perto de Buenos Aires é o destino certo para quem curte passeios culturais e quer relaxar.
É também um verdadeiro parque de diversão para os foodies, pois abriga o Centro Comercial e Gastronômico Bajo San Isidro, polo gastronômico, onde diversos restaurantes oferecem o famoso churrasquinho hermano, pizzas, sanduíches, entre outros pratos.
O que fazer em San Isidro
- Catedral de San Isidro: com um belo estilo neogótico e uma torre de mais de 60 metros de altura, a Catedral de San Isidro é um ponto turístico curioso que vale conhecer nesse bate e volta de Buenos Aires se você curte arquitetura. Vale explorar também a Plaza Mitre, que fica em frente a catedral, e chama atenção pelo seu relógio de flores. Não deixe de atravessar a rua para conhecer o restaurante Blossom Resto (tem um jardim lindo e serve lanches deliciosos!).
- Mansão Villa Ocampo: antiga residência da escritora argentina Victoria Ocampo, a mansão Villa Ocampo, cercada por uma vasta área verde, hoje é uma casa-museu e Patrimônio da Unesco. Nela, é possível conhecer um pouco da história e da cultura do país, em especial os tempos da Belle Époque. Nossa dica é ir de manhã e depois almoçar no bistrô Ocampo, que serve pratos típicos em mesas ao ar livre – só lembre de fazer sua reserva com antecedência.
- Peru Beach: curte se aventurar na natureza? Peru Beach precisa fazer parte do seu bate e volta de Buenos Aires. Apesar do nome, e da cara de praia, o lugar é um clube (com restaurante e bar), onde os visitantes podem fazer canoagem, wakeboard e kitesurf, além de andar de skate em uma rampa moderna. Tudo isso pertinho do Rio Plata e com vista para o mar!
Como chegar em San Isidro
A apenas 20 km da capital Argentina, San Isidro é um dos lugares perto de Buenos Aires mais fáceis de se conhecer. É possível fazer o trajeto de carro (30 minutos), de ônibus (linhas 60 e 168) ou de trem (pelas linhas Mitre, Belgrano e Trem de La Costa), o que leva 50 minutos.
Melhores hotéis em San Isidro
- Luxo: para aproveitar uma estadia luxuosa nessa cidade perto de Buenos Aires, nada melhor que o San Isidro Plaza Hotel, que oferece suítes com design minimalista, cama king e uma varandinha agradável. Há também piscina, terraço e sauna para você se divertir e relaxar, além de estacionamento gratuito (o que é ótimo para quem vai fazer esse bate e volta de Buenos Aires de carro).
- Custo-benefício: uma alternativa mais acessível, mas igualmente confortável, é o Hotel Alto San Isidro, pertinho da estação de trem, com uma boa piscina, bar e quartos bem iluminados e espaçosos.
- Econômico: procura uma opção mais econômica, mas não quer abrir mão do conforto no bate e volta de Buenos Aires? Fique no Deaf twins bed/breakfast, um bed and breakfast muito aconchegante, rodeado por belo jardim, onde você vai poder usar piscina ao ar livre, cozinha equipada (com fogão, lava-louças, micro-ondas e geladeira) e estacionamento gratuito.
Acesse a lista completa de hotéis em San Isidro.
2. Tigre
A cerca de 30 km da capital argentina, Tigre, cidadezinha aconchegante, é um dos locais preferidos de quem faz um bate e volta de Buenos Aires, especialmente pela grande oferta de passeios de barco pelo Delta Argentino.
Diversos canais cortam o município formando “ruas” e, inclusive, muitas casas possuem pier e os carros não são tão comuns, o que torna a paisagem bem única e charmosa. Os barcos estão por toda a parte, até mesmo nos serviços públicos: tem barco-hospital, barco-supermercado e barco-escola. Impressionante, né?
O que fazer em Tigre
- Tigre: Passeio de Barco de 1 Hora no Delta: um dos passeios perto de Buenos Aires mais legais! Diversos trajetos podem ser feitos (alguns duram 1 hora, outros mais de 5 horas), mas para quem está fazendo um bate e volta de Buenos Aires, indicamos o passeio de 1 hora, que navega pelas “ruas” da cidade até o de encontro das águas do Tigre com o Rio Plata. Pelo caminho, você vai conhecer algumas ilhotas lindas!
- Museo de Arte de Tigre: considerado monumento histórico nacional, esse edifício impressionante (com colunas imponentes, torres e uma ponte), às margens do Rio Luján, abriga um acervo permanente com as obras mais representativas da arte argentina desde o século 19.
- Museo Naval de La Nación: esse museu guarda diversas réplicas de navios, barcos e aviões antigos, além de 4 mil peças muito bem preservadas, como armas, mapas, cartas, baús e bandeiras, que fazem parte da história marítima da Argentina.
Como chegar em Tigre
Tigre é um dos lugares perto de Buenos Aires bem simples de chegar. Você pode pegar o ônibus coletivo (linha 60) que liga Tigre a Buenos Aires ou o trem (saindo da Estação Retiro ou da Estação Olivos pela Linha Mitre), e vai chegar até lá em apenas 1 hora.
Melhores hotéis em Tigre
- Luxo: localizada em uma bela área verde, com uma piscina enorme, clube infantil e chalés aconchegantes (para até 6 pessoas), que incluem sala de estar, quarto, cozinha e varanda, a Solares de la Bahía é uma ótima opção para quem vai fazer um bate e volta de Buenos Aires com a família.
- Custo-benefício: a Buenos Aires Rowing Club é uma opção mais econômica, mas não menos satisfatória, com quartos confortáveis e rústicos, localizados em prédio histórico, sede do primeiro clube náutico da Argentina.
- Econômico: para os viajantes solo, a dica nessa cidade perto de Buenos Aires é o Hostal en Tigre Buenos Aires, uma casinha maravilhosa e limpa, com quartos privativos/compartilhados, terraço ao ar livre e cozinha equipada, onde um delicioso café da manhã (com opções veganas e vegetarianas) é servido todas as manhãs.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Tigre.
3. Campana
Campana é uma excelente pedida para um bate e volta de Buenos Aires se tudo que você quer é descansar, apreciar a natureza e comer bem (muito bem!).
Apesar de estar perto da capital Argentina (73 km), ela ainda é pouco explorada turisticamente, o que é uma pena, já que abriga parques lindos, museus interessantes e restaurantes que servem o melhor da culinária hermana – o carro chefe da cidade é o Asado, o famoso churrasco argentino, muito apreciado no país inteiro.
O que fazer em Campana
- Museo Ferroviario de Campana Victor Luis Capusso: o acervo desse museu inclui maquinário, louças, fotos, documentos, peças originais inglesas e outros itens construídos nas oficinas ferroviárias da cidade, e é bem interessante para conhecer um pouco da história da ferrovia de Campana, cidade perto de Buenos Aires.
- Parque Nacional Ciervo de los Pantanos: ótimo lugar para tirar fotos, relaxar, fazer um piquenique, caminhar e conhecer a flora e fauna da região em seu bate e volta de Buenos Aires– várias raposas e capivaras moram por aqui!
- Square Eduardo Costa: principal praça da cidade, guarda vários edifícios históricos, a igreja da cidade e muitas áreas verdes, ótimas para fazer um piquenique, fotografar, ou apenas observar o movimento local. Ao redor, ficam várias barraquinhas de comida com petiscos baratos.
Como chegar a Campana
O bate e volta de Buenos Aires para Campana pode ser feito de carro, ônibus ou trem. Recomendamos a última opção, que é a mais econômica. Basta partir da estação Retiro, no centro de Buenos Aires, e embarcar em um trem da linha Trenes Argentinos, até o ponto final em Campana (o que leva, em média, 2 horas).
Melhores hotéis em Campana
- Luxo: com acomodações espaçosas (para até 4 pessoas), que incluem suíte e cozinha (com geladeira, fogão, torradeira e cafeteira), lounge aconchegante (com um jardim agradável), vista para cidade, estacionamento gratuito, academia e buffet de café da manhã (diariamente) o Plaza Suites Campana é o hotel mais completo dessa cidade perto de Buenos Aires.
- Custo-benefício: uma alternativa parecida, mas um pouco menor (apenas para 2 pessoas) é o Carpinchos de Otamendi, um apartamento confortável e espaçoso, também com cozinha e academia, além de piscina.
- Econômico: para economizar em seu bate e volta de Buenos Aires, e mesmo assim ter cozinha, piscina, academia e estacionamento à sua disposição, a dica é o Rental Suites Campana, que oferece suítes confortáveis com mini cozinha.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Campana.
4. Parque Temaikén (Belén de Escobar)
Se você quer ver animais selvagens em sua viagem pela Argentina, só recomendamos visitar o Parque Temaikén – único zoológico argentino credenciado pela AZA (Associação de Zoológicos e Aquários) – localizado em Belén de Escobar, uma das cidades perto de Buenos Aires.
Os animais que moram aqui foram resgatados de cativeiros e hoje vivem em um ambiente que simula seu habitat natural. Ao todo são mais de 5 mil representantes da fauna regional e de outros locais, dentre eles suricatos, araras, tucanos, flamingos, tubarões, hipopótamos, zebras e tigres.
Como o bio parque fica aberto das 10h às 19h, e é enorme, vale passar o dia inteiro por aqui e aproveitar para explorar também as opções gastronômicas, como o Munchi’s (vende bolos, sorvetes e cafés), Almacén de Pizzas (serve diversos sabores pizzas ao som dos pássaros), Trixie (hambúrgueres em um ambiente temático dos anos 50), El Cañadón (vende a deliciosa carne argentina e bons vinhos), Palta (refeições saudáveis, ideal para o almoço).
Outro fato interessante é que o Temaikén realiza um importante trabalho de educação ambiental e oferece várias visitas educativas, que recomendamos reservar para que os pequenos aprendam mais sobre o meio ambiente. Uma delas é a “guardiões da natureza”, em que eles ensinam aos visitantes sobre as plantas, ecossistemas, o mar e como cuidar da água.
O que fazer no Parque Temaikén
- Observação da fauna: você vai poder ver macacos, tigres, hipopótamos, jacarés, entre outros animais, vivendo tranquilamente na natureza.
- Aquário: é divido em 4 setores, oza de Marea (ambiente rochoso característico do sul da Argentina), Água doce (representa um típico rio da Mesopotâmia argentina), Oceano (com mais de 1 milhão de litros de água e várias espécies do mar argentino, incluindo o tubarão malhado) e Habitantes Surpreendentes (lar de peixada Amazônia, Caribe e Oceania).
- Aviário: são mais de 2.500 pássaros de todos os continentes, voando livremente.
- Fazendinha: a área preferida das crianças, é onde toda a família pode ter contato com vacas, cabras, bezerros e galinhas.
Como chegar em Parque Temaikén (Belén de Escobar)
Esse bate e volta de Buenos Aires pode ser feito de carro (45 minutos) ou ônibus (2 horas) da linha 60, que sai de Palermo em direção a Belén de Escobar, onde é necessário pegar outro ônibus, o 276, que te deixará no Temaikén, mas achamos mais prático reservar o passeio que já inclui ingresso e transfer.
Melhores hotéis perto do Parque Temaikén (Belén de Escobar)
- Luxo: 3 piscinas maravilhosas, spa (oferece massagens terapêuticas, drenagem linfática e vários tratamentos de beleza), academia, estacionamento gratuito, bar, café da manhã muito bom (com vários pães, bolas e frutas) e suítes aconchegantes, rodeadas por uma área verde linda e silenciosa, são algumas vantagens do Pualy Resort & Spa, a 4km do Parque Temaiken.
- Custo-benefício: outra alternativa para ter uma experiência intimista em meio a natureza em seu bate e volta de Buenos Aires é a Cabaña Alamos Altos, que oferece chalés de madeira (para até 4 pessoas) com geladeira forno, fogão e cafeteira, além de piscina e estacionamento (gratuito), também a apenas 4km do Parque Temaiken.
- Econômico: pertinho do Temaikén (2 km) o La Morada Rentals é um ótimo apartamento (com cama de casal, TV, geladeira, microondas, fogão e chaleira) para os que vão viajar em dupla e querem economizar. Há também estacionamento (por um valor adicional).
Acesse aqui a lista completa de hotéis perto do Parque Temaikén.
5. San Antonio de Areco
Com uma pegada interiorana, San Antonio de Areco, a 120 km da capital argentina, é um ótimo destino para entrar na sua lista de bate e volta de Buenos Aires.
A cidade, que celebra anualmente o Día de la Tradición, é conhecida pela forte tradição gaúcha, por isso, é comum esbarrar com pessoas usando os típicos trajes gaúchos, que incluem bombacha, chapéu, colete, lenço e botões. Também não é incomum encontrar ovelhas, vacas e cavalos circulando pelas ruas!
Aproveite essa vibe rural para relaxar, caminhe pela rua principal para observar a simplicidade dos nativos e as diversas barracas de artesanato, sente à beira do rio para apreciar a natureza e faça um churrasco no parque de San Antonio de Areco, que tem churrasqueira pública para quem quiser fazer um almoço divertido com a família durante o bate e volta de Buenos Aires.
O que fazer em San Antonio de Areco
- Museu Ricardo Güiraldes Gauchesco: o acervo conta a história dos gaúchos argentinos e também revela o modo de vida nos Pampas. Um passeio obrigatório para quem quer conhecer a história dessa cidade perto de Buenos Aires.
- Mercearia La Blanqueada: o antigo armazém, típico de cidadezinha do interior, antigamente atendia aos moradores e viajantes que passavam por ali. Hoje, expõe alguns itens curiosos que relembram o passado.
- Museu Draghi: localizado no centro dessa cidade perto de Buenos Aires, conta a história de nobres, pessoas ilustres e antigos moradores da cidade, através de vários itens históricos.
- Almacén de Ramos Generales: o armazém mais famoso da cidade, costuma ficar lotado todos os finais de semana. O ambiente é bem rústico, com vários vários itens de madeira e itens de época, e a comida é uma delicia – tem massa, carne, empanada, pudim e muito mais!
Como chegar em San Antonio de Areco
Os 120 km que separam San Antonio de Areco e Buenos Aires podem ser percorridos de carro ou ônibus. A última opção é a mais popular, e é realizada através do ônibus que sai do Retiro. Caso prefira fazer esse bate e volta de Buenos Aires de carro, basta seguir pela Rodovia Nacional 8.
Melhores hotéis em San Antonio de Areco
- Luxo: o Pampas de Areco Resort de Campo & Spa é o hotel mais desejado de San Antonio de Areco. Com uma arquitetura cheia de elementos gaúchos e instalações modernas, a proposta aqui é que os hóspedes entrem no clima da cidade com muito conforto. Piscinas, um belo lago, sala de estar com lareira, spa (com hidromassagem e sauna), churrasqueira, campo de golfe, biblioteca são as principais comodidades deste resort.
- Custo-benefício: a La Posada de Don Segundo é uma pousada familiar, com uma localização muito boa para explorar o centro histórico e caminhar ao redor do rio. A casa é super espaçosa, com quartos aconchegantes (para até 3 pessoas), cozinha, churrasqueira e estacionamento gratuito, e o anfitrião (Sr. Hector) é uma pessoa incrível – ele recebe todo mundo muito bem, dá várias dicas para aproveitar melhor a cidade e até costuma preparar o tradicional asado para a galera!
- Econômico: a Areco Hospedaje é uma pousadinha mais simples e mais acessível, mas muito aconchegante, com suítes/dormitórios equipados com camas confortáveis, além de cozinha compartilhada (onde é possível preparar suas próprias refeições) e um jardim, perfeito para fazer um churrasco e conhecer outros viajantes em seu bate e volta de Buenos Aires.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em San Antonio de Areco.
6. San Andrés de Giles
Pacata e sossegada, San Andrés de Giles é vizinha de San Antonio de Areco, ou seja, você pode conhecer dois destinos em único bate e volta de Buenos Aires!
Quem chega, logo sente a vibe campestre do lugar e o climinha de paz em todos os cantos, o que é maravilhoso para quem precisa daquela pausa da rotina corrida.
Como a maioria das cidades pequenas, essa cidade perto de Buenos Aires preserva muito bem seu patrimônio histórico, como a Igreja do padroeiro San Andrés Apóstolo e o Paço Municipal, e não deixa de lado a natureza, o que dá para perceber no cuidado que eles tem com o Municipal San Andres De Giles Park, parque municipal da cidade, cheio de árvores, churrasqueiras, mesinhas, parquinhos e quadras esportivas.
O que fazer em San Andrés de Giles
- Estância Chica: que tal respirar um pouco de ar puro no bate e volta de Buenos Aires? Nesse campo maravilhoso, cheio de árvores e áreas verdes, os visitantes podem observar animais de fazenda, jogar futebol, vôlei e ping-pongue, e se divertir na piscina ou nos parquinhos. Tudo isso acompanhado da saborosa culinária argentina e vários outros pratos – são oferecidos salames, queijos, frios regionais, empadões, empanadas de carne e o famoso asado argentino. É um lugar maravilhoso para passar o dia inteiro!
- Cementerio Sud: pode parecer um pouco mórbido, mas é interessante visitar esse antigo cemitério para conhecer um pouco mais da história da cidade. Declarado local histórico em 2016, depois de ser revalorizado por arqueólogos, antropólogos, biólogos e pesquisadores que resgataram peças antigas (restos ornamentais de caixões, cruzes de metal e fragmentos de lápides com inscrições em diferentes línguas), ele está aberto para visitas guiadas e já foi cenário de vários filmes, como o Ataúd Blanco.
- Tiro Federal: localizada em um campo arborizado, essa construção centenária, toda feita de tijolos, lembra bastante um castelo medieval e está pertinho de um monumento erguido para homenagear Bartolomé Mitre, ex-presidente da Argentina. Infelizmente, o local não está tão conservado, mas vale uma visita para tirar algumas fotos e apreciar a beleza natural do lugar.
Como chegar em San Andrés de Giles
Embora essa seja mais uma das cidades perto de Buenos Aires, é melhor partir diretamente de San Antonio de Areco (são apenas 30 minutos pela RP41). Mas caso prefira fazer o trajeto a partir da capital, basta seguir primeiro pela Rota Nacional 7 e, depois, pela Rota Provincial 41, ou pegar um ônibus com as empresas Condor Estrella ou Pullman General Belgrano (cerca de 1h30 de viagem).
Melhores hotéis em San Andrés de Giles
- Luxo: passeio a cavalo, aulas de polo, observação de pássaros, café da manhã com vista para o campo, churrasco gaúcho à moda antiga, jantar romântico à luz de velas, sombra de árvores deliciosas pra tirar uma soneca, piscina ao ar livre, suítes com lareira e banheira… a Estancia La Sofia é um sonho e oferece tudo isso em San Andrés de Giles, bem perto de Buenos Aires.
- Custo-benefício: outro hotel-fazenda mais econômico, mas igualmente maravilhoso é a Hostería Rural Les Aldudes. A 2 km do centro da cidade, com quartos confortáveis, jardim, piscina e churrasqueira, é um cantinho aconchegante para descansar em meio a natureza. Amamos o café da manhã caseiro, servido debaixo de uma árvore, na companhia de vários pássaros!
- Econômico: vai viajar com a família para essa cidade perto de Buenos Aires? Reserve a Cabaña entre caballos Las Cortaderas, que oferece acomodações (para até 5 pessoas), com suíte, sala de estar, cozinha e uma varanda maravilhosa, de frente para um campo, onde moram vários cavalos. Apesar da estrutura ser simples, tudo é muito limpinho e a hospitalidade é nota 10!
Acesse aqui a lista completa de hotéis em San Andrés de Giles.
7. Chascomús
Chascomús, uma cidade pitoresca que tem como atração principal uma lagoa, é outro destino excelente para um bate e volta de Buenos Aires.
Todos os dias, vários moradores se reúnem ao redor da Laguna de Chascomús para andar de bicicleta, correr, pescar, tomar chimarrão e apreciar um pôr do sol mágico – no verão, a galera também costuma nadar por lá. Faça como eles e aproveite a paz desse lugar.
Se sobrar tempo, explore essa cidade perto de Buenos Aires para conhecer mais da cultura e história argentina. Há vários monumentos históricos por aqui, como o que presta tributo aos 25 anos da recuperação da democracia (após a última ditadura), e a estátua de Raúl Alfonsín (ex-presidente argentino).
O prédio da Câmara Municipal, a igreja da cidade, o Clube de Baile, o Teatro Municipal e um pequeno museu (chamado de Casa de Casco), também devem estar no seu roteiro de bate e volta de Buenos Aires.
O que fazer em Chascomús
- Museu Pampeano: localizado no parque Los Libres del Sur, este museu é simples, mas guarda um acervo interessante sobre a cultura dos Pampas.
- La Capilla de los Negros Local: importante templo religioso para os escravos no século 19, essa capela é considerada um sítio histórico e guarda várias pinturas e imagens da época.
- Casa de Casco: antiga residência da família Casco, uma família muito relevante nessa cidade perto de Buenos Aires, essa casa de 1831, com arquitetura vanguardista, hoje é um museu que conta parte da história de Chascomús.
Como chegar em Chascomús
A cidade está a 112 km da capital, distância que não impede um bate e volta de Buenos Aires! As opções de trajeto são de carro, ônibus ou trem. A última opção é a mais popular e também a mais econômica, com cerca de 1h40 de viagem. Basta ir até a estação Constitución Station, pegar o trem da linha Trenes Argentinos e seguir viagem até o ponto final na Chascomús Station.
Melhores hotéis em Chascomús
- Luxo: com apenas 3 cabanas (cada uma com sua própria churrasqueira), piscina ao ar livre (rodeada por espreguiçadeiras e guarda-sóis), um belo jardim (com várias áreas para descanso e leitura) e um parque espaçoso (com redes, escorregador e pontes para os pequenos brincarem) a Aroma de campo é um lugar maravilhoso para curtir dias tranquilos e divertidos com toda a família nessa cidade perto de Buenos Aires. Para completar, na chegada, os hóspedes são recebidos com uma cesta de boas-vindas, que inclui café, chá, biscoitos, salgadinhos, além de sal e óleo para cozinhar durante a estadia.
- Custo-benefício: pertinho dos principais pontos turísticos de Chascomús, a Casa Laguna Chascomus é um apartamento agradável e moderno (com sala de estar, cozinha, suíte, banheira de hidromassagem e varanda), que acomoda confortavelmente 4 pessoas. Os hóspedes também podem acessar um terraço com churrasqueira e jacuzzi.
- Econômico: para economizar, sem abrir mão do conforto no bate e volta de Buenos Aires, indicamos o Departamento moderno y luminoso, que oferece apartamentos confortáveis e novinhos (com limpeza impecável, cozinha, sala de estar, suíte e varanda aconchegante), recomendados para casais.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Chascomús.
8. San Clemente del Tuyú
Quer conhecer as praias de Buenos Aires? Algumas das melhores estão em San Clemente del Tuyú, cidade balneária que faz parte da província de Buenos Aires, e está a cerca de 3 horas da capital argentina.
A grande atração por aqui, claro, é o mar, onde é possível praticar canoagem, mergulhar e fazer passeios de jet ski. Também vale a pena visitar os clubes com piscina e o parque aquático local, apreciar o lindo pôr do sol e experimentar frutos do mar nos restaurantes do porto.
O que fazer em San Clemente del Tuyú
- Praia Punta Rasa: essa é uma das praias de Buenos Aires, ótima para passear com a família, se exercitar, se aventurar em esportes aquáticos, fazer caminhadas pela orla ou apenas curtir o pôr do sol.
- Termas Marinas: depois da praia, essa é a principal atração de San Clemente del Tuyú, um parque aquático com 7 piscinas, incluindo termas com diferentes temperaturas (que tem funções terapêuticas), piscina de ondas (de quase 2 metros) e piscinas infantis (cheias de brinquedos para a criançada).
- Costa Maluco: balneário com várias praias e uma infraestrutura completa (restaurantes, banheiros e espreguiçadeiras) para curtir o bate e volta de Buenos Aires.
Como chegar em San Clemente del Tuyú
Os 327 km de distância de Buenos Aires a San Clemente del Tuyú podem ser percorridos de carro (3h30 de viagem), de ônibus (a partir do Retiro ) ou de trem (é preciso ir até Castelli e fazer uma baldeação até San Clemente, o que leva 5h20).
Melhores hotéis em San Clemente del Tuyú
- Luxo: em frente ao mar, o Gran Hotel Fontainebleau é uma ótima opção para quem quer curtir alguns dias nas praias de Buenos Aires. Piscina, banheira de hidromassagem, quartos com design moderno (a maioria com varanda), estacionamento (por um valor adicional), restaurante, spa e bar são as comodidades por aqui.
- Custo-benefício: uma opção mais acessível, mas também pertinho da praia é o Hotel Gran Continente, que oferece piscina aquecida, suítes confortáveis e apartamentos de 2 quartos (para até 5 pessoas.
- Econômico: uma alternativa simples, mas também muito aconchegante e completa é o Hotel Vip. Eles têm camas confortáveis, cama pra você manter a rotina e um agradável jardim para relaxar.
9. San Miguel del Monte
Com um jeitinho bucólico encantador, San Miguel del Monte, a 107 km da capital argentina, é uma das cidades mais antigas da província de Buenos Aires.
Essa cidade perto de Buenos Aires foi fundada durante o período colonial, o que fica nítido na arquitetura de algumas casas e edifícios preservados que fazem parte da história do local, além de fazendas locais, que mantém suas tradições gaúchas e são ótimas para fazer passeios de carruagem e cavalgadas, conhecer animais e até participar de festas!
O que fazer em San Miguel del Monte
- Rancho Juan Manuel de Rosas: conhecido como o Rancho das Rosas, conta a história dos Pampas e dos índios nativos da região e é considerado patrimônio cultural da cidade.
- Templo Parroquial San Miguel Arcangel: símbolo de San Miguel del Monte, é uma igreja bonita e bem conservada que guarda belas imagens e vale a visita para conhecer a arquitetura e participar um pouquinho da vida cotidiana do povo.
- Museo Municipal Guardia Del Monte: com um rico acervo, que inclui várias antiguidades e até ossos pré-históricos, esse museu conta sobre o estilo de vida e cultura dos povos antigos da região e pode ser conhecido em apenas 20 minutos, já que não é muito grande.
Como chegar em San Miguel del Monte
Você pode fazer esse bate e volta de Buenos Aires de carro (apenas 1 hora) ou de ônibus (2h55), saindo do Retiro.
Melhores hotéis em San Miguel del Monte
- Luxo: para entrar no clima rural e histórico de San Miguel del Monte em seu bate e volta de Buenos Aires, a Estancia La Bandada é a melhor alternativa. Instalado em uma bela casa colonial do século XIX, em meio a um bosque cheio de bananeiras e pinheiros, este hotel oferece aos hóspedes a oportunidade de acordar com o canto dos pássaros, comer refeições fresquinhas (o chef colhe frutas e legumes na horta local), sentar em frente à lareira para tomar um vinho, pedalar, cavalgar, passear por um pomar, participar de aulas de culinária e muito mais!
- Custo-benefício: quer um cantinho só para você? A Cabañas Elabu é perfeita e tem tudo para você curtir alguns dias tranquilos com toda a família. Suítes com camas confortáveis, cozinha espaçosa com vários utensílios, varandinha com várias cadeiras, mesas e churrasqueira são só algumas das comodidades. Os hóspedes também podem acessar uma área de lazer com uma grande piscina ao ar livre.
- Econômico: Outra alternativa excelente e mais econômica é a casinha de temporada Alquileres en San Miguel del Monte, ideal para casais. Pertinho de uma bela lagoa, onde é possível pescar, a casa é muito aconchegante e está cercada por um jardim lindo, onde beija-flores costumam aparecer.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em San Miguel del Monte.
10. Luján
A pouco mais de 1 hora da capital argentina, Luján, que também faz parte da província de Buenos Aires, até pouco tempo, era uma cidade muito visitada por abrigar um zoológico que permitia que os visitantes alimentassem e tirassem fotos com tigres e leões. Felizmente, o local, que aparentemente cometia maus tratos com os animais, foi fechado.
Mas a cidadezinha, agora pouco explorada turisticamente, merece a sua visita por outros motivos, como o clima tranquilo, a linda Basílica de Luján (em estilo neogótico), os hotéis aconchegantes em meio a natureza, alguns museus interessantes e o Argenpark, um parque temático, ótimo para passar o dia com a criançada.
O que fazer em Luján
- Basílica de Luján: Monumento Histórico Nacional, essa igreja, com em estilo neogótico, é uma das mais visitadas da Argentina e o clima do lugar lembra o do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (em São Paulo). Além da arquitetura da fachada, que é lindíssima e rende fotos maravilhosas, você pode conhecer 7 capelas, onde estão diversas imagens, estátuas e vitrais. Ao redor também ficam várias barraquinhas que vendem artesanatos locais.
- Museus: há diversos museus para conhecer em Lujan, dentres eles o Provincial Museum Complex (conta detalhes do período colonial da Argentina), Museo Nacional de Bellas Artes (com várias artes contemporâneas) e Museo del Transporte (acervo cheio de carros, dos mais antigos aos modernos, além de exposições sobre as bicicletas, aviões e trens).
- Argenpark: com brinquedos para todas as idades, incluindo montanha-russa, carrinhos bate-bate, trem fantasma, samba e roda-gigante é um ótimo lugar para se divertir com os pequenos e voltar a ser crianças por umas horas!
Como chegar em Luján
O bate e volta de Buenos até Lujan, a 75km da capital, pode ser feito em 1h e 15min de carro (pela RN7) ou de trem a partir da estação Once até a estação Moreno, onde é preciso pegar o ônibus 203 para a Lujan (o trajeto total dura 2h e 40min).
Melhores hotéis em Luján
- Luxo: suítes com vista para o campo, spa, piscina climatizada, sauna, banheira de hidromassagem, restaurante que serve o típico churrasco hermano e um café da manhã maravilhoso (inclui café moído na hora, diversos frios, frutas, bolos e pães) são alguns dos detalhes que tornam o Wyndham Garden Luján um dos melhores hotéis dessa cidade perto de Buenos Aires.
- Custo-benefício: oferecendo um certo luxo em meio a natureza, o Don Aniceto Lodges & Glamping é um dos hotéis mais queridinhos de Luján. As acomodações por aqui são tendas circulares, com cama de casal, banheira e algumas paredes de vidro, que revelam uma linda vista para as árvores da região. Na área externa há uma ótima piscina e estacionamento que pode ser usado gratuitamente. A estadia também inclui um ótimo café da manhã continental.
- Econômico: a apenas 5 minutos da Basílica de Lujan e pertinho de vários museus, o Hotel Hoxon oferece piscina ao ar livre, estacionamento gratuito e suites confortáveis (para até 3 pessoas).
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Luján.
11. Colônia do Sacramento, no Uruguai
Já pensou em conhecer dois países em uma única viagem? É super possível! Basta fazer um bate e volta até Colônia do Sacramento, uma cidade do Uruguai perto de Buenos Aires – o percurso pode ser feito em apenas 1 hora de ferry!
Charmoso e tranquilo, esse destino uruguaio, onde o tempo parece ter parado, é um parque de diversões para os amantes da história, que vão poder andar por rua de pedras, admirar casas de estilo meio português e meio espanhol (resultado das disputas entre Espanha e Portugal por estas terras), explorar um centro histórico, considerado Patrimônio da Humanidade, e visitar a Basílica del Santísimo Sacramento, a igreja mais antiga do país, construída em 1680.
Tem mais: bares e cafés muito aconchegantes, e restaurantes sofisticados, como o Napo (serve a melhor pizza da cidade e um vinho delicioso) e o Charco Bistrô (pratos típicos, servidos com uma vista linda para o Rio da Prata).
O que fazer em Colônia do Sacramento
- Centro Histórico: Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o centro histórico da Colônia do Sacramento encanta desde a entrada, toda de pedra com uma pegada rústica muito bonita. Lá você encontra a Calle de los Suspiros, a ruela mais antiga, mais fofa e mais romântica da cidade, além de vários prédios históricos e restaurantes charmosos!
- Plaza de Toros Real de San Carlos: construída em 1909, essa antiga praça de touros foi restaurada em 2021 para ser um centro cultural para eventos musicais ou esportivos. É possível fazer um tour para conhecer toda a história do espaço com detalhes.
- Playa Ferrando : ao planejar o que fazer perto de Buenos Aires, não deixe de incluir essa praia linda, tranquila e limpa, com uma areia branquinha e águas calmas.
Como chegar em Colônia do Sacramento, no Uruguai
Para chegar em Colônia do Sacramento, que fica a 59,8 km de Buenos Aires, é só embarcar em um ferry boat no Puerto Madero e atravessar o Rio Prata. Esse bate e volta de Buenos dura apenas 1h15m e você ainda aprecia as lindas paisagens ribeirinhas, durante a travessia – basta reservar com antecedência um bilhete no Get Your Guide.
Melhores hotéis em Colônia do Sacramento, no Uruguai
- Luxo: em uma casa de 1920, cercada por um bosque centenário e vinhas, a Las Liebres Restaurant & Hotel oferece suítes com uma decoração clássica impecável (algumas com banheira e lareira), uma biblioteca aconchegante e um restaurante que serve pratos divinos, preparados com ingredientes frescos da horta local.
- Custo-benefício: com diárias mais acessíveis, mas também com um certo luxo e instalações modernas, o Real Colonia Hotel & Suites é um ótimo lugar para passar dias relaxantes. Piscina climatizada, jardim com vista para o Rio Prata, sauna, academia e quartos confortáveis são as principais comodidades.
- Econômico: o Hotel Sol Colonia é um hotel simples, mas bem avaliado por suas camas confortáveis (com roupas de cama macias e cheirosas), localização privilegiada (pertinho dos principais pontos turísticos de Colonia) e bom café da manhã continental (com bolos, queijos, torradas, café, sucos, geleias e outras delícias).
Acesse aqui a lista completa de hotéis na Colônia do Sacramento.
12. Montevidéu, no Uruguai
Prédios históricos, praias movimentadas, cassinos e bons restaurantes são as principais atrações que te esperam em Montevidéu, a capital do Uruguai, que está a cerca de 240 km de Buenos Aires.
Em sua estadia por aqui é imperdível conhecer o Mercado Agrícola (vende várias comidinhas típicas deliciosas e lembrancinhas bacanas), o Palácio Salvo (marco histórico do Uruguai, com vista para a cidade), além da Plaza Independência, o Museo de la Casa de Gobierno, a Catedral Metropolitana e a Praia Pocitos.
O que fazer em Montevidéu
- Palacio Salvo: projetado por Mario Palanti (imigrante italiano que viveu em Buenos Aires) e construído em 1928, esse palácio lindo, com mais de 90 metros, por muitos anos teve o título de torre mais alta da América do Sul. Vale a visita se você curte história e arquitetura ou quer aproveitar a vista privilegiada da torre para essa cidade do Uruguai perto de Buenos Aires.
- Mercado del Puerto: inaugurado em 1868 é o mercado mais famoso dessa cidade perto de Buenos Aires, depois do Mercado Agrícola. Aproveite algumas horas por aqui para explorar as lojinhas de artesanato, comprar vinhos e doces de leite deliciosos e experimentar o maravilhoso churrasco uruguaio!
- Puerta de la Ciudadela: criada no século XVIII é um lindo monumento, que leva até a Ciudadela (cidade velha de Montevidéu), onde há várias construções centenárias. A sensação é de realmente estar passando em um portal para o passado! Pare lá para tirar algumas fotos e depois explore a Ciudadela.
Como chegar em Montevidéu
Para fazer um bate e volta de Buenos Aires para Montevidéu a opção mais prática e rápida é de ferry boat com a Buquebus (o trajeto leva 2 horas). Também é possível ir de carro (cerca de 5 horas) ou, a partir da rodoviária, de ônibus (o que não recomendamos porque leva mais de 6 horas).
Melhores hotéis em Montevidéu, no Uruguai
- Luxo: piscina coberta, cassino, sauna, spa, diversas opções gastronômicas, academia, suítes luxuosas (com sala de estar, hidromassagem e vista para o Rio da Prata)… o Radisson Montevideo Victoria Plaza tem tudo que você precisa para aproveitar Montevidéu com muito conforto por alguns dias.
- Custo-benefício: o Dazzler by Wyndham Montevideo oferece diárias mais acessíveis, mas também tem uma estrutura maravilhosa, que inclui academia, spa, piscina ao ar livre, sauna, banheira e banho turco, pertinho de vários restaurantes, lojas e pontos turísticos.
- Econômico: localizado na Ciudadela, pertinho de antiquários, bares e galerias de arte, o Hotel Palacio é uma ótima opção para economizar e conhecer melhor a parte histórica da capital uruguaia. O mais interessante é que ele funciona em um prédio centenário, com elevador antigo e suítes em piso em parquet e vários móveis de época, e tem um terraço ótimo para curtir o pôr do sol.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Montevidéu.
Qual cidade perto de Buenos Aires você mais gostou?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para a Argentina, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Roteiro Argentina: O Que Fazer em 7, 15 e 30 Dias
- Hotel Vinícola em Mendoza: Top 25 para Amantes do Vinho
- 15 melhores hotéis em Buenos Aires para brasileiros
- 15 Pontos Turísticos na Argentina para Seu Roteiro
- O que Fazer em Buenos Aires: 20 Atrações Imperdíveis
- Onde Ficar em Buenos Aires: Melhores Bairros e Hotéis
- O que fazer em Bariloche, Argentina: Guia completo
- Onde ficar em Bariloche: 3 melhores áreas e dicas de hotéis
- Roteiro Uruguai: opções de 3, 7 e 15 dias pelo país
- 6 lugares mais baratos para viajar na América do Sul
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.