12/04/2024 Por Bárbara Rocha Por Bárbara Rocha
Planejar o que fazer em Veneza é simples. Patrimônio Mundial da UNESCO, este lugar é um prato cheio para os fãs de história e um dos destinos mais românticos do mundo.
Mas compartilhamos aqui todas as nossas descobertas para tornar ainda mais simples para você!
Você pode passear por canais tranquilos, explorar ruas estreitas, visitar igrejas e museus, experimentar várias iguarias italianas e muito mais…
Mas sem mais spoilers! Leia tudo para descobrir os lugares que tornaram nossa viagem inesquecível e que certamente devem fazer parte do seu roteiro.
1. Passear de gôndola pelos canais icônicos
Não tem como ir a Veneza e não fazer um passeio de gôndola. É tipo obrigatório!
Nós estávamos ansiosos, então colocamos esse passeio no nosso top 1.
Feito em um tradicional barco venezizano, conduzido por um gondoleiro, ele dura uns 40 minutos e é uma forma bem diferente de explorar a cidade.
No nosso tour, passamos pelo Grande Canal e por uns canais mais tranquilos, e vimos várias pontes legais pelo caminho. As vistas são bem bonitas e rendem fotos maneiríssimas!
Ah, e uma dica importante: se você quiser um toque mais romântico, o ideal é marcar esse passeio pro fim da tarde. O pôr do sol dá um clima especial.
2. Se hospedar em um hotel com vista para o canal
Não tem como discordar que os canais são a parte mais charmosa de Veneza, né?
E se você quer aproveitar bem essa vista, precisa se hospedar em um dos hotéis em Veneza com vista para os canais.
A gente ficou no BW Premier Collection CHC Continental e foi top! Além da vista legal, ele é super conveniente: a apenas 2 minutos da Estação de Trem de Venezia Santa Lucia, a 10 minutos de Piazzale Roma e perto de pertinho atrações.
Mas tem várias opções legais por aqui! Entre os mais reservados estão o Hotel Danieli, o St. Regis Venice e o The Gritti Palace.
3. Visitar a impressionante Basílica de São Marcos
Com mais de 800 anos de história, a Basílica de São Marcos é uma obra arquitetônica incrível, que mistura estilos bizantino, românico e gótico.
Dentro dela, você vai se encantar com os mosaicos dourados, as diversas pedras preciosas e as relíquias do Egito.
Não deixe de conferir também o Pala d’Oro, um retábulo dourado ricamente decorado, e o Museu Loggia dei Cavalli, que exibe esculturas e artefatos históricos relacionados à história da cidade.
- Horário de funcionamento: Diariamente das 9h30 às 17h15.
- Ingresso: a partir de 3 euros por pessoa na bilheteria local.
4. Subir no Campanário de São Marcos
Localizado no coração da Basílica de São Marcos, o Campanário merece uma descrição à parte.
Originalmente construído no século IX, ele passou por várias reconstruções ao longo dos anos, mantendo sua essência medieval, e desempenhou diversos papéis, desde ponto de observação para detectar incêndios até um farol para guiar os navegadores.
Para você ter uma ideia, o próprio Galileu usou a torre como um observatório em 1609, o que destaca ainda mais seu valor histórico e científico.
Hoje, é conhecido por oferecer uma vista incrível para a cidade de Veneza. Ao todo, ele tem 98 metros de altura, e o topo pode ser acessado por um elevador.
- Horário de funcionamento: Diariamente das 9h45 às 19h.
- Ingresso: a partir de 12 euros por pessoa na bilheteria local.
5. Mergulhar na história da República de Veneza no Palácio Ducal
Construído no século IX para o Duque de Veneza, o Palácio do Ducal, com sua arquitetura gótica veneziana, é uma parada imperdível em Veneza para os amantes de história!
Ao longo dos séculos, ele foi residência dos doges, os governantes de Veneza, e sede do governo veneziano.
Hoje, está aberto para os visitantes explorarem diversos ambientes que o duque e seu conselho dirigiam os destinos da república.
Mas o destaque mesmo é a Ponte dos Suspiros, que conecta o palácio às antigas prisões (que também podem ser visitadas).
Reza a lenda que os prisioneiros suspiravam ao atravessar a ponte, imaginando sua última visão da bela cidade de Veneza antes de serem encarcerados.
- Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 18h.
- Ingresso: a partir de 56 euros por pessoa.
6. Caminhar pela Ponte Rialto para desfrutar das vistas do Grande Canal
Uma das coisas mais legais para fazer em Veneza é caminhar pela Ponte Rialto, que conecta os distritos de San Marco e San Polo.
Construída no século XVI, ela é conhecida por sua arquitetura incrível e localização privilegiada.
De lá dá pra curtir uma das vistas mais bonitas da cidade, ver as gôndolas passeando pelo Grande Canal e até assistir a um lindo pôr do sol.
No centro, fica uma rampa coberta com lojas dos dois lados, vendendo joias, lembranças e produtos locais.
Pertinho dali, encontramos também o Mercado de Rialto, um lugar animado onde dá pra comprar frutas frescas, legumes, peixes e especiarias. Não deixe de conferir!
7. Explorar as ruelas e outras pontes charmosas de Veneza
Além da famosa Ponte Rialto, Veneza tem várias outras pontes charmosas que cruzam o Grande Canal.
A Ponte della Paglia, a Ponte dos Suspiros, a Ponte degli Scalzi, a Ponte dell’Accademia e a Ponte dei Ruggieri, são só algumas das muitas pontes que dão um toque especial à beleza única de Veneza.
Também encontramos muitas ruazinhas lindas, como a Calle Larga XXII Marzo, a Calle delle Mercerie, a Strada Nova, a Calle del Paradiso e a Calle Frezzeria.
Você pode anotar cada uma delas no seu roteiro, ou apenas explorar a cidade livremente – como nós fizemos – para descobrir lojas locais, cafés aconchegantes e muitos cantinhos bonitos para tirar suas fotos!
8. Contemplar obras de arte no Gallerie dell'Accademia
Se você curte arte, não deixe de visitar a Gallerie dell’Accademia enquanto estiver em Veneza.
Ela fica dentro de um antigo convento, pertinho do Grande Canal, e é especializada em arte renascentista do século XIX.
Lá dentro, estão diversas obras de artistas famosos como Da Vinci, Ticiano, Canaletto e Bellini. É uma experiência que não dá pra perder!
- Horário de funcionamento: Diariamente 08h15 às 19h15.
- Ingresso: a partir de 10 euros por pessoa.
9. Assistir a um espetáculo de ópera no histórico Teatro La Fenice
Construído no final do século XVIII, o Teatro La Fenice é uma das casas de ópera mais lindas do mundo e um dos principais pontos turísticos de Veneza.
Este ícone já passou por três incêndios, mas sempre ressurgiu das cinzas, como uma fênix – daí o nome “La Fenice”, que significa “a fênix” em italiano.
O prédio atual é uma reprodução fiel do original, mantendo sua arquitetura neoclássica e decoração elegante.
Para conferir essa beleza de perto, uma das melhores opções é assistir a um espetáculo de ópera (basta conferir a programação do Teatro La Fenice).
Mas se não estiver rolando nada, sem problemas. Basta fazer um tour por lá. Nós fizemos e curtimos bastante.
O tour é feito com um guia de áudio (disponível em português) e dá acesso livre a vários cantinhos do prédio. A parte mais especial, claro, é poder ver o palco que já recebeu performances de grandes músicos e compositores, como Pavarotti!
- Horário de funcionamento do tour: Diariamente das 9h30 às 13h.
- Ingresso: a partir de 13 euros por pessoa.
10. Desfrutar do pôr do sol na Praça São Marcos
A Praça São Marcos, também chamada de Piazza San Marco, é o ponto central de Veneza, onde você encontra vários pontos turísticos famosos, como a Torre do Relógio, a Basílica de São Marcos e o Palácio dos Doges.
Mas o que realmente faz a diferença é o pôr do sol incrível, que banha os prédios históricos em uma luz dourada e cria um cenário digno de muitas fotos, com reflexos nos canais.
Antes ou depois desse espetáculo, recomendamos dar uma paradinha em um dos cafés históricos ao redor, como o Caffè Florian, um verdadeiro ícone construído no século XVIII!
11. Provar pratos típicos venezianos em um tradicional bacaro
Estávamos super ansiosos para experimentar os pratos típicos em um autêntico “bacaro” em Veneza – e não nos decepcionamos!
Esses estabelecimentos venezianos são uma mistura de bar e taberna, e têm uma variedade incrível de “cicchetti”, aqueles pequenos pratos ou petiscos que a gente adora.
Opções como “sarde in saor” (sardinhas em conserva com cebola, passas e pinhões), “polpette” (almôndegas) e “baccalà mantecato” (bacalhau desfiado com creme de alho e azeite de oliva) são deliciosas.
Anota aí os melhores bacaros da cidade de Veneza: Bacaro Jazz e Bacaro Vintido’.
12. Passear de barco até as coloridas ilhas de Murano e Burano
Outro passeio imperdível em Veneza é o passeio de barco pelas coloridas ilhas de Murano e Burano. É uma experiência que você não vai esquecer tão cedo!
Em Murano, você pode ver de perto os moradores locais trabalhando na fabricação do famoso vidro veneziano, usando técnicas que remontam ao século XIX. Já em Burano, a fama fica por conta da fabricação artesanal de rendas.
O que há em comum? Ambas são ilhas incrivelmente fotogênicas, com casas pintadas em todas as cores do arco-íris!
- Horário de funcionamento: Diariamente, com saída às 8h, 8h30, 9h, 9h30, 10h, 10h30, 14h e 14h30.
- Ingresso: a partir de 52 euros por pessoa.
13. Explorar o Museu Peggy Guggenheim
O Museu Peggy Guggenheim foi um lugar que nos surpreendeu bastante.
Fundado pela socialite americana Peggy Guggenheim, ele fica numa casa super elegante chamada Venier dei Leoni, onde ela morou por um tempão.
Lá dentro, você vai encontrar uma coleção de arte moderna incrível, com obras de artistas famosos como Picasso, Dalí e Pollock.
E o melhor é que, além das obras, dá para curtir um jardim à beira d’água, com direito a vistas maravilhosas do Grande Canal.
- Horário de funcionamento: Quarta a segunda das 10h às 18h.
- Ingresso: a partir de 16 euros por pessoa.
14. Relaxar nas praias do Lido de Veneza
O Lido de Veneza é uma parada que vale a pena nos dias mais ensolarados.
Famosa por suas praias, essa ilha longa e estreita é um refúgio perfeito para relaxar e aproveitar o sol após explorar as movimentadas ruas de Veneza.
Chegar lá a partir de Veneza é moleza! Basta pegar um vaporetto (o barco de transporte público típico) na estação de Veneza e descer no ponto do Lido. A viagem é rápida e tranquila.
Uma vez no Lido, você pode alugar bicicletas para explorar a ilha, dar um mergulho ou curtir os cafés e restaurantes locais.
15. Descobrir a rica história marítima de Veneza no Museu Naval
O Museu de História Naval é uma atração da cidade de história que os fãs de história vão adorar!
Lá, é possível mergulhar de cabeça na história marítima local através de vários artefatos.
Tem de tudo um pouco: gôndolas venezianas, navios militares italianos, barcos de pesca e até uma coleção de pinturas.
- Horário de funcionamento: Quarta a segunda das 11h às 17h.
- Ingresso: a partir de 7,50 euros por pessoa.
16. Visitar a Basílica de Santa Maria della Salute
Localizada na entrada do Grande Canal, a Basílica de Santa Maria della Salute foi construída no século XVII como um símbolo de gratidão pela sobrevivência da cidade de Veneza à peste.
O grande destaque é a arquitetura barroca veneziana, projetada pelo arquiteto Baldassare Longhena.
A cúpula impressionante, a fachada, o formato octogonal… É tudo bem bonito!
O interior é igualmente interessante, com diversas obras de arte, incluindo pinturas de artistas famosos da época, como Luca Giordano, Tintoretto e Ticiano.
- Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 17h30.
- Ingresso: a entrada à basílica é gratuita.
17. Provar iguarias locais no mercado de Rialto
Explorar o Mercado de Rialto é uma experiência gastronômica única e super legal – nós adoramos!
Ao passear pelas barracas coloridas, você vai encontrar desde frutas e vegetais da estação até frutos do mar recém-pescados.
Tem também muitas lojinhas com queijos regionais, embutidos, azeites e vinhos locais.
Só não esqueça de provar os petiscos tradicionais da culinária veneziana. Eu amei os “cicchetti”, ovos com anchovas e sardinhas agridoces marinadas com cebola. É uma delícia!
18. Explorar a autêntica Veneza no bairro de Cannaregio
Quer fugir das multidões em Veneza? O bairro de Cannaregio é uma ótima opção!
Com uma vibe tranquila e local, este é o lugar perfeito para uma experiência mais autêntica.
Ruas estreitas e pontes sobre canais charmosos, como a Ponte delle Guglie e a Ponte dos Três Arcos, fazem parte do cenário por lá.
E não para por aí! No nosso passeio por Cannaregio, descobrimos atrações bem bacanas, como a Igreja de Santa Maria dei Miracoli, um exemplo da arquitetura renascentista veneziana.
19. Visitar o histórico bairro judeu e o Museu Judaico de Veneza
Enquanto estiver em Cannaregio, não esqueça de visitar o bairro judeu, mais conhecido como Ghetto de Veneza, o primeiro gueto do mundo.
Passeando por lá, você poderá admirar as sinagogas e prestar homenagem – no memorial do Holocausto – aos judeus que foram presos na região durante a Segunda Guerra Mundial.
Vale visitar também o Museu Judaico, onde você pode ver de perto a impressionante contribuição dessa comunidade ao longo dos anos.
Tem de tudo lá: artefatos preciosos, documentos históricos e obras de arte que narram as tradições e os desafios enfrentados pelos judeus venezianos.
É uma experiência que realmente toca o coração, mas vale cada momento. O Ghetto é um lugar cheio de história e charme, com suas ruas estreitas e prédios antigos que contam muitas histórias.
20. Admirar a arquitetura gótica do Ca' d'Oro, ao longo do Grande Canal
Construído no século XV, o Ca’ d’Oro, também conhecido como “Casa de Ouro”, é um palácio renascentista que fica bem às margens do Grande Canal em Veneza.
Dá para apenas admirar a típica arquitetura gótica veneziana cheia de detalhes chiques e enfeites elaborados de vários lugares da cidade, ou fazer uma visita.
Dentro, você vai se deparar com uns salões enormes recheados de arte, incluindo pinturas e esculturas que te levam numa viagem no tempo.
O destaque é o famoso São Sebastião de Andrea Mantegna, e algumas obras da escola toscana e da flamenga.
Mas a nossa parte favorita é o jardim. É o lugar perfeito para relaxar, tirar um monte de fotos legais e curtir a vista incrível do canal e da cidade.
- Horário de funcionamento: Terça à quarta das 10h às 18h30.
- Ingresso: a partir de 6 euros por pessoa.
21. Experimentar o tradicional spritz veneziano em um café ao ar livre
Tomar um tradicional spritz veneziano em um café é uma experiência incrível em Veneza!
Conhecido pelo seu sabor único e refrescante, o spritz, geralmente, é feito com prosecco, água com gás e uns licores top como Aperol ou Campari, servido com gelo e uma fatia de laranja.
Nós recomendamos provar na Osteria alla Bifora ou no Caffè Al Fontego. Mas não é difícil encontrá-lo em muitos outros lugares!
E o melhor é que muitos desses cafés têm mesas ao ar livre com vistas incríveis dos canais, praças ou ruas fofas.
22. Fazer um passeio de vaporetto ao entardecer
Que tal encerrar sua visita a Veneza com chave de ouro? Recomendamos um passeio de vaporetto ao entardecer.
O vaporetto é uma espécie de ônibus aquático típico da cidade. Você pode escolher entre várias rotas, mas a mais famosa é a Rota 1, que percorre o Grand Canal.
Nela, além do Grande Canal, é possível ver alguns dos pontos mais icônicos de Veneza, como a Praça São Marcos e a Ponte dos Suspiros, ainda mais bonitos durante o pôr do sol!
- Bilhete Vaporetto: a partir de 9,50 euros por pessoa.
O que você precisa saber antes de visitar Veneza
- Onde ficar em Veneza: San Marco, Rialto e Dorsoduro são os melhores bairros para se hospedar em Veneza. Mas são concorridos, então é bom garantir o seu hotel com antecedência!
- Quantos dias ficar: Recomendamos pelo menos 3 a 4 dias em Veneza para explorar os principais pontos turísticos, fazer passeios de gôndola e relaxar na cidade.
- Quando ir: A primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro) são as melhores épocas para evitar as multidões em Veneza e desfrutar de um clima mais agradável.
- Como chegar: Para chegar a Veneza, você precisa voar para Roma ou Milão. De lá, basta fazer uma conexão para o Aeroporto Marco Polo em Veneza, ou (o que recomendamos), combinar a viagem a Veneza com uma dessas cidades italianas e depois seguir para Veneza de trem.
- Como circular: Caminhar é a melhor forma de se locomover por Veneza, mas também é possível usar os vaporettos para se deslocar entre as ilhas e pontos turísticos.
- O que comprar: Belas máscaras venezianas, rendas artesanais, vidros soprados, vinhos, doces e produtos de couro são algumas das opções que você encontra nos mercados locais e lojas de artesanato.
Qual dos passeios em Veneza você quer fazer primeiro?
Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossas viagens, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e recomendamos que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Onde ficar em Veneza: melhores áreas e hotéis
- 15 hotéis em Veneza com vista para o canal
- Onde ficar em Roma: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Milão: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Florença: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Nápoles: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Verona: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Bolonha: melhores áreas e hotéis
- 25 Curiosidades sobre a Itália para conhecer antes de embarcar
- Comidas típicas da Itália: 20 pratos deliciosos e onde provar
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.