24/06/2024  Por Bárbara Rocha Alcantelado

Encontrar o que fazer em Praga é fácil. A capital da República Tcheca oferece atrações para todos os gostos: monumentos, construções históricas, museus interessantes, parques lindos, ótimas cervejarias, bares animados e restaurantes maravilhosos.

Para facilitar ainda mais, compilamos tudo de bom que descobrimos em nossa viagem. Assim, você pode aproveitar ao máximo sua estadia na cidade.

Temos dicas valiosas sobre hotéis, restaurantes, a melhor época para visitar e até mesmo quanto custa viajar para Praga. É só anotar e aproveitar!

destination

O que fazer em Praga: 20 melhores passeios

1. Explore a Praça da Cidade Velha

Durante um dia ensolarado, vista aérea da movimentada Praça da Cidade Velha em Praga, com pessoas caminhando ao redor da estátua de Jan Hus e dos edifícios históricos coloridos ao fundo
Praça na Cidade Velha, um dos pontos turísticos em Praga - Foto de Azamat Esmurziyev na Unsplash

A Praça da Cidade Velha é o coração de Praga, repleta de monumentos históricos, restaurantes, bares e barraquinhas vendendo comidas, cervejas e lembrancinhas. Não é à toa que ela é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade.

Nossa dica é que ela seja o primeiro destino do seu roteiro. A sensação de estar lá é como voltar no tempo!

Ao olhar para cima, você vai se deparar com a imponente Torre da Pólvora e, logo ao lado, o prédio da prefeitura que abriga o famoso Relógio Astronômico. E isso é só o começo. Para não se perder, aqui estão algumas dicas do que fazer na Praça da Cidade Velha:
  • Passear na Praça: Pode parecer simples, mas observar o movimento dessa praça é uma experiência interessante. Há músicos de todos os estilos, desde jazz até gaitas de foles escocesas. E, claro, turistas, famílias, estudantes e vendedores por todos os lados. Compramos um trdelník (aquele doce típico) e nos sentamos em um dos bancos para curtir o vai e vem das pessoas. Faça o mesmo, é bem bacana!
  • Observar o Relógio Astronômico: O Relógio Astronômico é um show à parte. A cada hora, ele ganha vida com um desfile mecânico dos doze apóstolos de Jesus e outros quatro personagens (a Avareza, o Turco, a Vaidade e a Morte). É legal de ver, mas chegue cedo se quiser um bom lugar – fica lotado rápido!
  • Visitar as Igrejas: As belas igrejas Tyn e Saint Nicholas se alinham na praça. A Saint Nicholas, do século XVIII, está aberta o dia todo e frequentemente tem concertos de música clássica. Já a Tyn abre apenas pela manhã e no final da tarde. Assistimos a um concerto na Saint Nicholas e foi uma experiência incrível, mesmo para quem não é fã de música clássica.
  • Explorar as Catacumbas: Sob a Antiga Prefeitura, há uma série de catacumbas que vale a pena explorar. Originalmente, elas eram o primeiro nível das casas medievais que existiam na praça, mas agora são uma exposição sobre a vida medieval em Praga. Não perca a chance de descobrir esse mundo subterrâneo (o acesso é pelo escritório de turismo). Ficamos surpresos com a quantidade de história que existe abaixo dos nossos pés!
  • Subir na Torre da Pólvora: Inaugurada em 1475, essa torre medieval gótica foi um dos treze portões que protegiam a cidade. Hoje, ela oferece uma vista privilegiada de Praga, mas só se você tiver disposição para subir os muitos degraus até o topo. Não tem elevador, então esteja preparado para uma boa subida. A vista faz todo o esforço valer a pena.

2. Visite o Castelo de Praga

Vista aérea do Castelo de Praga em um dia nublado, com suas torres, muralhas e telhados
Castelo de Praga, uma das opções de o que fazer em Praga - Foto de Florian van Duyn na Unsplash

Com mais de 1.000 anos de história e ocupando uma área gigantesca de quase 70.000 metros quadrados, o Castelo de Praga é um daqueles lugares que você não pode deixar de visitar.

Como ele é enorme, recomendamos dedicar pelo menos uma manhã ou tarde inteira para explorar tudo o que o castelo tem a oferecer e curtir sua grandiosidade e história sem pressa. Nós ficamos impressionados com a quantidade de coisas para ver e fazer.

Entre os destaques estão a Coleção de Arte Barroca e Maneirista da Boêmia da Galeria Nacional, exposições históricas e o Museu do Brinquedo. E não se preocupe, há várias basílicas, cafés e restaurantes para você dar uma pausa e recarregar as energias.

Antes de ir embora, não deixe de subir até o topo para conferir a vista panorâmica de Praga.

  • Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 6h às 22h.

3. Faça um tour guiado por Praga

Durante o dia, pessoas caminhando em rua de paralelepípedos, rodeada por prédios coloridos de arquitetura histórica, em Praga
Ruas de Praga - Foto de Alice na Unsplash

Quer se sentir como um verdadeiro local na sua viagem para Praga? Então, faça um tour guiado a pé! Não tem jeito melhor de conhecer a cidade e sua rica história do que caminhando pelas suas ruas.

A melhor parte? Existem muitos passeios a pé gratuitos, então você pode escolher o que mais se adequa ao seu estilo. 

A maioria das empresas de turismo fica perto do relógio astronômico na Praça da Cidade Velha, e os passeios duram cerca de 2 a 3 horas. Durante o tour, você vai conhecer a Praça da Cidade Velha, a Ponte Carlos, o Castelo de Praga, o Bairro Judeu e muito mais.

Se prefere algo mais exclusivo, confira esses passeios:

Powered by GetYourGuide

4. Caminhe pela Ponte Carlos e relaxe em Kampa

Durante o dia, vista aérea da Ponte Carlos em Praga, com pessoas caminhando sobre ela, e ao fundo, construções históricas com telhados laranjas
Ponte Carlos, um dos mais famosos passeios em Praga - Foto de Anthony DELANOIX na Unsplash

A Ponte Carlos, ou Charles Bridge, é um dos pontos turísticos mais famosos de Praga e não é à toa. Com mais de 500 metros de extensão, ela liga a Cidade Velha à Malá Strana e é exclusiva para pedestres – nada de carros para atrapalhar seu passeio!

É o lugar perfeito para caminhar, tirar fotos incríveis e fazer algumas comprinhas de souvenirs. Nós passamos horas explorando cada cantinho e foi ótimo. 

Ao longo da ponte, você vai encontrar várias estátuas lindíssimas. Se quiser arriscar uma superstição, coloque a mão esquerda na estátua de São João Nepomuceno e faça um pedido – dizem que funciona!

Depois de atravessar a ponte, você chega em Kampa, uma ilha do rio Vltava, que é um verdadeiro refúgio de sossego no meio da agitação da cidade. Tem muitas árvores, gramados perfeitos para piqueniques e até esculturas icônicas do famoso artista tcheco David Cerny, como os “bebês”. E, claro, há vários cafés e restaurantes para você dar uma pausa.

É tanta coisa boa que é fácil entender porque esse lugar é conhecido como a Veneza de Praga. Não deixe de conferir! Quando estivemos lá, fizemos um piquenique delicioso no gramado e foi um dos melhores momentos da viagem. Vale muito a pena!

5. Explore os Mercados em Praga

Durante o dia, pessoas caminhando em uma praça cercada por restaurantes
Visitar os Mercados, são opções interessantes de o que fazer em Praga - Foto de Nick Night na Unsplash

Quer dar um rolê pela cultura local de Praga? Então, não deixe de visitar os mercados da cidade!

Nossa primeira dica é o Náplavka, que só abre aos sábados, mas é uma verdadeira festa gastronômica. Tem de tudo: queijos, salsichas e muito mais, além de várias cervejas e vinhos para acompanhar, sem falar dos artistas de rua que animam o ambiente. Nós adoramos passar a manhã lá, provando as delícias locais e curtindo a vibe descontraída.

E se você se “perder” pela cidade, pode acabar encontrando uma feira incrível, como a da Praça da República. Foi lá que experimentamos uma salsicha local deliciosa. Vale muito a pena dar uma passada por lá!

Por fim, bem pertinho do Relógio Astronômico, fica o Mercado Havelska. Parece uma feirinha de souvenir, mas é bem antigo e tem muita culinária local para experimentar. Nós ficamos impressionados com a variedade de comidas e lembrancinhas. 

Só uma dica importante: alguns mercados podem fechar no inverno ou nos meses mais frios, então confirme antes de visitar.

6. Caminhe pelo Parque Petrín

Durante o dia, vista aérea de diversas árvores no Parque Petri , e ao fundo, prédios altos às margens do rio
Parque Petrín, um dos pontos turísticos em Praga - Foto de Karl Köhler na Unsplash

Quer dar uma pausa da agitação da cidade? Uma das coisas mais legais para fazer em Praga é passar uma tarde caminhando no Parque Petrín.

A paisagem desse parque é lindíssima e há atividades para todos os gostos, incluindo um jardim, um labirinto e uma torre de vigia que lembra a Torre Eiffel.

Você pode subir os 299 degraus até o topo da torre para apreciar a vista panorâmica da cidade. A subida é cansativa, mas a vista lá de cima faz tudo valer a pena.

Mas, se preferir só relaxar, caminhe pelos caminhos do parque, cercados de árvores, e respire o ar puro. A melhor parte? Isso pode ser feito a qualquer hora, já que a entrada é gratuita e o parque fica aberto 24 horas por dia!

Só tenha em mente que o parque fica em uma colina e pode ser cansativo subir até o topo. A melhor opção é pegar o funicular a partir da estação Ujezd. Foi o que fizemos e adoramos a experiência, sem contar que poupamos bastante energia para explorar o parque!

7. Visite o Muro de John Lennon

diversas pinturas e frases coloridas no Muro de John Lennon, um ponto turístico em praga de inspiração política e cultural
Muro de John Lennon, um dos lugares para conhecer em Praga - Foto de Melissa Mullin na Unsplash

Depois de explorar o Parque Petrín, desça em direção à charmosa região às margens do rio Vltava para conhecer o icônico Muro John Lennon. Esse lugar é um símbolo importante do período do regime comunista na República Tcheca.

Durante aquela época, o grafite era uma forma de expressão para as pessoas, e o muro, criado pouco depois que John Lennon foi assassinado, logo se encheu com letras dos Beatles e outras mensagens de liberdade. Para nós, foi emocionante ver como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de resistência.

Hoje, o muro está em constante transformação, com novos artistas criando grafites o tempo todo, todos com mensagens de paz, amor e humanidade.

Não deixe de visitar, observar e tirar muitas fotos. É um pedaço vivo da história que vale muito a pena conhecer!

8. Explore Josefov, o bairro judeu de Praga

durante o dia, árvores em frente a sinagoga em bairro judeu, uma atração popular na lista de o que fazer em praga
Igreja de Josefov, um dos bairros para fazer turismo em Praga - Chmee2, CC BY-SA 3.0

Josefov, carinhosamente conhecido pelos locais como “gueto judeu”, é um daqueles lugares que precisa estar na sua lista de o que fazer em Praga.

Essa região é uma verdadeira viagem ao passado, revelando a triste história de perseguição dos judeus e ajudando os visitantes a entenderem melhor a história da cidade e da Europa. É impossível não ficar tocado pelas histórias.

Logo na entrada, você vai ver a estátua de Franz Kafka, um dos escritores mais famosos do mundo, que nasceu neste bairro. Mas o grande destaque é a Sinagoga Velha-Nova, a mais antiga em funcionamento na Europa. Também vale conhecer o antigo cemitério judeu, um dos lugares mais emocionantes da capital.

Embora seja possível fazer esse passeio por conta própria, achamos que é muito mais interessante visitar Josefov com um guia. Assim, você descobre melhor a história do bairro e de cada sinagoga. Nossa dica é reservar o “Praga: Excursão a Pé pelo Bairro Judeu com Ingressos“, que inclui a excursão e ingressos para as seis sinagogas do bairro e para o Cemitério Judeu.

  • Horário de funcionamento: A maioria das atrações funciona das 9h às 18h no verão; e das 10h às 16h30 no inverno.

9. Relaxe no Letenské sady (Parque Letná)

Durante o entardecer, grupo de pessoas observando a vista das casas e árvores à margem do rio a partir de um mirante no Parque Letná, um dos pontos turísticos em praga
Parque Letná, um dos lugares para conhecer durante a viagem para Praga - Foto de Josef Stepanek na Unsplash

Aberto 24 horas e com entrada gratuita, o Parque Letná é um dos pontos turísticos em Praga que deve estar no seu roteiro se você quer relaxar sem gastar muito.

Localizado do outro lado do rio, perto do Bairro Judeu, Letná oferece diversas trilhas para caminhada – perfeito para um passeio romântico.

Há também cafés aconchegantes e vistas incríveis da cidade, incluindo ótimos ângulos para fotografar o Castelo de Praga.

No parque, você pode fazer um piquenique, ler um livro, levar as crianças para brincar, tirar fotos ou apenas observar o movimento. Normalmente, há moradores passeando com cachorros e estudantes de arte pintando as paisagens do parque.

Adoramos essa atmosfera tranquila e criativa. Passe lá se você quer desacelerar e aproveitar um dia ao ar livre!

10. Faça um Beer Spa

Close-up de cerveja em copo de vidro com espuma abundante
Fazer um spa de cerveja pode ser uma experiência incrível para inserir no seu roteiro - Foto de Timothy Dykes na Unsplash

Que tal desfrutar de um spa inusitado durante seus dias de turismo em Praga?

Na capital tcheca, há uma experiência chamada “Beer Spa”, onde você pode relaxar em uma banheira cheia de cerveja com direito a uma torneira para beber enquanto curte o momento. Um verdadeiro sonho para os cervejeiros, né?

Se interessou? Basta ir a um dos estabelecimentos que oferecem essa atividade, como o Bernard Beer Spa. Geralmente, cada banheira acomoda de 2 a 4 pessoas, e você tem cerca de uma hora para aproveitar o tratamento.

A experiência é divertida e relaxante, e ainda dá pra saborear cerveja fresca direto da torneira. Nós experimentamos e podemos garantir: vale cada minuto! Se você gosta de novidades e é fã de cerveja, não pode perder essa.

Powered by GetYourGuide

11. Confira alguns dos museus mais interessantes de Praga

durante o dia, estátua em frente a um dos museus em praga
Os museus são uma ótima opção de o que fazer em Praga - Foto de Anastasiya Dalenka na Unsplash

Praga é uma cidade que respira história e cultura, e uma das melhores formas de mergulhar nessa atmosfera é visitando os museus, que têm exposições para todos os gostos e idades. Para te ajudar a escolher, separamos uma lista com os museus mais interessantes da cidade. Confira:

  • Museu do ComunismoQuer ter uma experiência autêntica e entender a história da República Checa? Esse é o lugar! Passamos horas lá e não conseguíamos acreditar em tudo o que víamos. O acervo é recheado de documentos, fotos, objetos históricos e vídeos que te transportam para outra época. E o mais curioso? O museu fica no prédio acima de um cassino – uma ironia perfeita! Então, se você cansar de aprender sobre a história do país, pode se jogar em algumas jogatinas.
  • Museu Nacional: Com mais de 14 milhões de itens relacionados à história natural, arte, música e biblioteconomia, este é um dos museus mais importantes da cidade. E o melhor: ele fica bem no meio da Praça Venceslau, um dos principais pontos turísticos de Praga, rodeado por prédios históricos em estilo art nouveau e art déco. Além disso, a área tem lojas, bares e boates animados que oferecem entretenimento até altas horas. Nós adoramos a vibe dessa região!
  • Museu Franz KafkaEsse museu é uma parada obrigatória para os fãs de Kafka, e também para aqueles que querem conhecê-lo. O museu exibe primeiras edições de seus contos mais famosos, diários, fotos e desenhos. Foi uma experiência fascinante mergulhar no universo desse escritor tão icônico.
  • Museu MuchaDedicado ao famoso artista Alfons Mucha, um dos maiores expoentes do estilo Art Nouveau. Se você gosta de arte, esse museu é imperdível. As obras de Mucha são maravilhosas e o museu é uma verdadeira homenagem ao seu legado.
  • Museu do TrabantUm museu dedicado ao famoso carro Trabant, produzido na antiga Alemanha Oriental. É uma visita divertida e nostálgica, especialmente se você é fã de carros antigos e história automotiva.

12. Veja o Busto de Franz Kafka

escultura prateada de Franz Kafka com onze metros de altura, em frente ao shopping Quadrio Business Center, uma das coisas legais para fazer em praga
Busto de Franz Kafka, uma das atrações em Praga - Foto de Sandro Gonzalez na Unsplash

O Busto de Franz Kafka, um dos escritores mais importantes do século XX, é um dos pontos turísticos mais novos de Praga. 

Inaugurada em 2014, em frente ao shopping Quadrio Business Center, a escultura criada pelo artista David Cerny é impressionante.

Com onze metros de altura, o busto é dividido em 42 camadas que se movimentam, criando um efeito hipnotizante. Quando visitamos, ficamos encantados com a complexidade e a beleza da obra. Aproveite para observar cada detalhe e tirar muitas fotos – é uma experiência única!

  • Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 8h às 21h.

13. Visite a Casa Dançante

Durante o dia, vista frontal da Casa Dançante, um edifício moderno com uma arquitetura circular, que parece dançar
Casa Dançante, um dos pontos turísticos em Praga - Foto de Alice na Unsplash

Já imaginou poder ver – e entrar! – em um prédio que parece dançar? Uma das coisas mais legais para fazer em Praga é conhecer a famosa Casa Dançante, carinhosamente apelidada de Fred e Ginger, em homenagem aos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers.

O formato super diferente, onde um prédio parece estar se inclinando em direção ao outro, atrai todos os turistas, tornando o lugar bem movimentado.

Nossa dica? Tome uma bebida no café localizado na cobertura, aproveitando a vista da cidade – dessa forma, você não precisa pagar ingresso.

  • Horário de funcionamento: A galeria está aberta todos os dias, das 9h às 19h; já o café, das 10h às 22h.

14. Prove as cervejas de Praga

Prateleiras de mercado com diversas garrafas de cerveja long neck de marcas diferentes
A variedade de cervejas em Praga é um dos maiores atrativos da cidade - Foto de Alban Martel na Unsplash

Em primeiro lugar na lista de países que mais consomem cerveja, a República Tcheca oferece muitas cervejas deliciosas, como a Kozel, a Staropramen e a Pilsner Urquell, que você pode experimentar na sua viagem para Praga.

Se quiser economizar, basta ir a um supermercado, comprar algumas garrafas e tomar em um dos bancos da Praça da Cidade Velha. Durante a noite, a atmosfera é bem animada e você pode curtir o movimento da cidade enquanto aprecia uma boa cerveja.

Mas se você quiser ter uma experiência mais completa, pode ir a um dos inúmeros restaurantes, cervejarias, bares ou pubs espalhados pela cidade. Essas são as nossas dicas:

  • U Fleků: A U Fleků é uma cervejaria aberta desde 1499, que sobreviveu ao nazismo e ao comunismo. Eles são especializados em um único tipo de cerveja: a lager preta, chamada Flekovský ležák 13°. Todo o processo dessa iguaria é artesanal, e sua validade é de apenas três semanas. Aproveite para experimentá-la e visitar o museu local que fala sobre a história da produção da bebida.
  • Stálin Bar: O Stálin Bar é um bar localizado no mesmo parque onde uma enorme estátua de Stalin costumava ficar durante os anos comunistas. Embora a estátua tenha sido destruída em 1962, o lugar ainda é um ponto de referência para a história da cidade. Hoje, abriga um monumento chamado Metronome, um símbolo da nova era da República Tcheca, e é popular entre os skatistas. Peça uma cerveja e curta o ambiente descontraído deste bar único! A vista e a vibe alternativa são imperdíveis.

15. Faça um Pub Crawl

Duas mãos segurando e brindando com taças de chopp em bar, um lugar para lista de o que fazer em praga a noite
Fazer um pub crawl em Praga é uma oportunidade incrível para conhecer noos lugares e novas cervejas - Foto de kazuend na Unsplash

Que tal juntar o melhor de dois mundos e se divertir muito em Praga à noite? Faça um Pub Crawl, um tour de bares e baladas em grupo que é a cara da cidade.

A parada obrigatória é a famosa casa noturna Karlovy Lázně, com cinco andares de muita música e diversão. Quando fomos, cada andar tinha um estilo musical diferente, o que tornou a experiência ainda mais bacana.

E não deixe de experimentar o absinto da fadinha verde, uma bebida clássica da República Tcheca – mas prepare-se, porque é forte!

Dependendo da época, você também pode participar do Campeonato de Cerveja no The Pub Praha, onde os clientes podem se servir nas chopeiras que ficam nas mesas e competir com outras mesas para ver quem toma mais cerveja. Como todos os pubs da rede são conectados,
você pode acompanhar a competição em um telão.

Gostou da ideia? Confira as melhores opções de pub crawl em Praga e reserve seu ingresso com antecedência:

Powered by GetYourGuide

16. Faça um cruzeiro noturno pelo Rio Moldava

Durante a noite em Praga, vista da ponte medieval Carlos sobre o rio Moldava e ao fundo, edifícios históricos e modernos iluminados
Ponte Carlos é um dos pontos turísticos em Praga onde o cruzeiro noturno passa - Foto de Dmitry Goykolov na Unsplash

Vai passar a lua de mel em Praga? Comemore em grande estilo fazendo um cruzeiro noturno pelo Rio Moldava.

Durante esse passeio romântico, você vai poder saborear um jantar delicioso, acompanhado de música ao vivo, enquanto aprecia vistas incríveis da Ilha de Kampa, da Ponte Carlos, da Casa Dançante e de outros pontos turísticos iluminados.

Confira as melhores opções:

Powered by GetYourGuide

17. Faça o tour noturno “Fantasmas e Lendas a Pé”

Durante a noite, pessoas caminhando em ruas de paralelepípedo cercadas por prédios históricos na Cidade Velha de praga república checa
Ruas da Cidade Velha, um dos lugares para fazer turismo em Praga - Foto de Felix Mittermeier na Unsplash

Se você é fã de terror e histórias assustadoras, ou quer fazer um passeio diferente, precisa incluir o tour “Fantasmas e Lendas a Pé” na sua lista de o que fazer em Praga à noite.

Reza a lenda que a Cidade Velha da capital tcheca é dividida entre o mundo visível e o mundo invisível. 

Durante quase 2 horas, você e seu grupo vão caminhar por diversos pontos da cidade, ouvindo lendas e histórias arrepiantes. Entre elas, a história por trás do esqueleto no Relógio Astronômico, a lenda dos 27 cavaleiros, a Sinagoga Velha-Nova, o Golem e o menino de pedra, entre outras. Boa sorte!

Powered by GetYourGuide

18. Dance na Roxy

Pessoas dançando em frente à mesa de DJ em uma balada iluminada por luzes vermelhas de LED em Praga república checa
Roxy, uma das baladas famosas em Praga República Tcheca - Foto de Antoine J. na Unsplash

Inaugurada em 1992, a Roxy é a balada mais tradicional da capital e um dos pontos turísticos obrigatórios de Praga para os baladeiros que visitam a cidade!

A programação varia de acordo com o dia, mas normalmente conta com festas de música eletrônica dos mais diversos estilos e, às vezes, shows ao vivo de bandas locais.

Para saber o que vai rolar durante a sua estadia, basta acessar o site da Roxy.

  • Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado, das 23h às 5h.

19. Participe de um Jantar Medieval

salão de restaurante rústico em Praga, que lembra taverna medieval, com canecas brancas e velas acesas em cima de mesa de madeira, rodeada por cadeiras de madeira
Restaurante medieval para visitar em Praga - Kaup, CC BY-SA 3.0 DE

Realizado em tavernas que levam os visitantes de volta aos tempos medievais, o Jantar Medieval é uma das coisas mais legais para fazer em Praga à noite.

Enquanto experimenta cerca de 3 ou 5 pratos da culinária típica (como carne de porco, aves, peixes e opções veganas) e bebe cerveja, vinho ou refrigerante, em um ambiente rústico com mesas de madeira e velas, você vai poder ver de pertinho shows de espadachins, malabaristas e dançarinas do ventre, tudo acompanhado por uma boa música medieval.

Nos sentimos transportados para outra época – foi uma experiência única e divertida!

Powered by GetYourGuide

20. Confira um espetáculo na Ópera Estatal de Praga

vista aérea de lustre iluminado no centro do salão da Ópera Estatal de Praga, com vários andares e dezenas de assentos vermelhos dispostos em semicírculo ao redor do palco
Ópera Estatal de Praga, um dos pontos turísticos de Praga - Foto de Jorge Royan

Ao planejar o que fazer em Praga à noite, não deixe de incluir uma boa dose de cultura e arte visitando a Ópera Estatal de Praga. Funciona em um lindo edifício com mais de 130 anos de idade, que é palco de apresentações incríveis de óperas e balés.

Chegue cedo para tirar fotos nas escadarias imponentes e no salão luxuoso, e aproveite a magia do espetáculo! Só lembre-se de conferir a programação com antecedência pelo site da Ópera Estatal de Praga.

Onde ficar em Praga: nossos hotéis favoritos

Durante o dia, cadeiras ao redor de uma mesa quadrada com diversos elementos decorativos e alimentos, incluindo vasos de flores, taças com suco, xícaras, frutas e pães, em varanda de um hotel em Praga com vista para a cidade
Foto divulgação - Cobertura do Four Seasons Hotel Prague, um dos hotéis para passar a lua de mel em Praga

Neste post, fizemos uma seleção dos melhores hotéis em Praga, separados por bairros e categorias (barato, custo-benefício e luxo). Vale a pena dar uma olhada se você quer conhecer bem a cidade antes de decidir onde se hospedar.

Se é a sua primeira vez fazendo turismo em Praga, recomendamos ficar em alguns dos bairros da Zona Central, perto do transporte público. Boas opções são a Cidade Velha, Malá Strana, Nové Město e Hradčany – todas com fácil acesso ao transporte público e aos principais pontos turísticos de Praga!

Prefere decidir o hotel de acordo com o seu orçamento? Dê uma olhada nos hotéis em Praga que separamos abaixo – todos estão bem localizados e são bem avaliados. Confira:

Luxo: 

  • Four Seasons Hotel Prague: Para uma experiência de luxo em Praga, o Four Seasons Hotel Prague é uma ótima escolha. Localizado em um edifício histórico do século XVII, este hotel oferece quartos elegantes, um SPA com tratamentos exclusivos, uma vista incrível do rio Vltava e um restaurante que é considerado um dos melhores de Praga.
  • Mandarin Oriental PragueOutra opção de luxo é o Mandarin Oriental Prague, com vista para o Castelo de Praga. Situado em um antigo mosteiro do século XIV, este hotel combina tradição e modernidade, oferecendo suítes espaçosas, um SPA de primeira classe e um restaurante que serve pratos deliciosos da culinária tcheca.

Custo x benefício:

  • Pytloun Kampa Garden Hotel PraguePara quem quer ficar perto dos pontos turísticos de Praga e ao mesmo tempo economizar, o Pytloun Kampa Garden Hotel Prague é uma ótima opção. Apesar dos quartos serem simples, são bem aconchegantes e têm vista para o jardim do hotel, e a equipe é muito atenciosa e prestativa.
  • Hotel FlorencPerto da estação de metrô e a uma curta caminhada do centro histórico de Praga, o Hotel Florenc é outra alternativa com um preço bastante acessível, oferecendo quartos modernos e confortáveis.
Econômico:
  • Sophie’s HostelQuer economizar ainda mais? Vale a pena reservar o Sophie’s Hostel, um albergue com decoração moderna e colorida, quartos privativos/compartilhados limpos e áreas de convivência animadas e descontraídas, ótimas para conhecer outros viajantes.
  • Hostel One HomeOutro albergue bem avaliado é o Hostel One Home, que fica perto de diversos pontos turísticos de Praga, tem quartos confortáveis e um ambiente super descontraído e amigável. Eles oferecem várias atividades legais, como jantares e passeios gratuitos pela cidade, perfeitos para quem vai viajar sozinho(a) e quer fazer amizades.

Onde comer em Praga: melhores restaurantes

sanduíche de carne com pão de gergelim, apresentado de cima e espetado em palito, em um dos restaurantes em praga
Sanduíche de restaurante em Praga - Foto de Dan Gold na Unsplash

Se tem uma coisa que vai te fazer viajar para Praga com ainda mais vontade, é saber que a culinária tcheca é uma delícia!

eça aquela ideia de que a comida europeia é sem graça e sem tempero. Aqui em Praga, a comida é levada a sério e você vai encontrar pratos que vão deixar seu paladar mais que satisfeito.

Uma das melhores maneiras de explorar a culinária local é através dos tours gastronômicos oferecidos pelo GetYourGuide – como o “Praga: excursão gastronômica de meio dia” – em que guias levam os visitantes para provar as maravilhas típicas, incluindo goulash, svickova, knedliky e, claro, cervejas, em diferentes restaurantes.

Mas se preferir ir por conta própria, aqui estão nossos restaurantes favoritos em Praga:

  • MlejnicePara uma experiência autêntica, vá ao Mlejnice e peça um goulash, acompanhado de uma cerveja Pilsner. Nós adoramos o ambiente aconchegante e a comida deliciosa.
  • Pizzeria KmotraSe bater aquela vontade de comer pizza, vá à Pizzeria Kmotra. O ambiente é acolhedor e os preços são ótimos. Há diversos sabores, mas o de frutos do mar é imperdível.
  • TiskárnaUma opção de culinária tradicional com uma pegada moderna. Este restaurante serve opções vegetarianas e veganas, além de várias marcas de cerveja. É um dos nossos favoritos pela diversidade do cardápio.
  • Good Food ChimneyPara os amantes de doces, o Good Food Chimney é parada obrigatória. Eles têm o melhor trdelnik (uma espécie de bolo no espeto, com recheios e caldas diversas) da cidade. Use sua imaginação e monte o seu da forma que mais gostar.
  • Pork’sSabe aquelas fotos de joelho de porco gigantesco? Você precisa provar essa iguaria durante sua estadia em Praga, e o Pork’s é o lugar ideal. Há também outros pratos deliciosos, todos com carne de porco.
  • Country Life: Esse restaurante vegano, com um preço super em conta, funciona como um self-service por quilo com várias opções de saladas e pratos quentes. É uma ótima escolha para quem quer uma refeição saudável e saborosa.

Roteiro pronto para 4 dias em Praga

durante entardecer, vista aérea da Ponte Carlos em Praga, com pessoas caminhando sobre ela, e ao fundo, construções históricas com telhados laranjas
Paisagem de Praga - Foto de William Zhang na Unsplash

1º dia em Praga:

  • Manhã: Comece seu roteiro em Praga visitando a Praça da Cidade Velha. Veja de pertinho o espetáculo do Relógio Astronômico e suba na Torre da Pólvora para uma vista incrível da cidade.
  • Tarde: Verifique a programação da Igreja de São Nicolau e assista a um dos concertos que acontecem no fim da tarde. A música clássica no ambiente histórico é mágica.
  • Noite: Faça como os moradores e curta sua primeira noite na U Fleků, uma cervejaria com mais de 500 anos. Experimente a lager preta e aproveite a atmosfera histórica.

2º dia em Praga:

  • Manhã: Coloque um calçado confortável para o segundo dia de passeios. Comece o dia passeando pela Ponte Carlos e admirando as esculturas ao longo da ponte.
  • Tarde: Dedique a tarde para visitar o famoso Castelo de Praga. Reserve tempo suficiente para explorar todas as atrações dentro do complexo.
  • Noite: Para a noite, você tem duas opções: um jantar medieval para manter o clima histórico ou um pouco de agito na Roxy, uma das baladas mais tradicionais da cidade.

3º dia em Praga:

  • Manhã: Reserve a manhã para conhecer mais da cultura e história da capital, começando pelo Museu do Comunismo. É uma experiência profunda e educativa.
  • Tarde: Faça compras e veja o Busto de Franz Kafka no Quadrio Business Center. Depois, tome um café na Casa Dançante e aproveite a vista do terraço.
  • Noite: Feche o dia com um cruzeiro pelo Rio Moldava. Ver as luzes da cidade refletindo na água, acompanhado(a) de um bom vinho, é uma experiência inesquecível.

4º dia em Praga:

  • Manhã: Acorde cedo para explorar o bairro de Josefov. Conheça as sinagogas e outros pontos de interesse da região histórica.
  • Tarde: Dedique a tarde para explorar os mercados de Praga, como o Mercado Havelska. Aproveite para saborear a culinária local e comprar lembrancinhas.
  • Noite: Termine sua viagem conhecendo as lendas sombrias de Praga com o tour noturno “Fantasmas e Lendas a Pé”. É uma maneira intrigante de encerrar sua visita à cidade.

Quanto custa uma viagem para Praga

notas da Coroa Tcheca caindo em um fundo amarelo brilhante
Coroas Tchecas

Transporte:

  • Ticket de uso diário ilimitado: 150 CZK por dia (aproximadamente R$ 33,00).
  • Ticket para três dias: 130 CZK por dia (aproximadamente R$ 29,00).
  • Verifique onde comprar o ticket acessando o site do sistema de transporte público de Praga.

Hospedagem:

  • Hostel: Em média 1.000 CZK por noite (aproximadamente R$ 222,00).
  • Hospedagem intermediária: Em média 1.700 CZK por noite (aproximadamente R$ 377,00).

Alimentação:

Considerando as principais refeições, temos os seguintes custos aproximados:

  • Café da manhã: Entre 70 CZK e 150 CZK (entre R$ 16,00 e R$ 33,00).
  • Almoço: Entre 120 CZK e 300 CZK (entre R$ 27,00 e R$ 66,00).
  • Jantar: Entre 200 CZK e 400 CZK (entre R$ 44,00 e R$ 88,00).

Passeios

Prague Card para quatro dias: 600 CZK por dia (aproximadamente R$ 133,00). Permite visitar os principais locais de turismo em Praga de forma gratuita.

Orçamento Médio Diário

O orçamento médio diário para uma viagem a Praga, considerando o uso do transporte público com o ticket de uso diário ilimitado, hospedagem em hostel, alimentação nos locais mais baratos e a compra do Prague Card para quatro dias, é de cerca de 475 reais (com base na cotação de 1 CZK = 0,22 BRL). É importante lembrar que os preços podem variar dependendo da época do ano e da escolha de hospedagem e alimentação.

Dicas práticas sobre Praga

Escultura de um homem segurando guarda-chuva pendurado em um fio entre prédios em Praga
Prédios de Praga - Foto de Nastya Dulhiier na Unsplash
  • Quantos dias ficar em Praga: Recomenda-se ficar pelo menos três dias em Praga para conhecer as principais atrações. Se tiver mais tempo, uma semana é ideal para explorar a capital tcheca e suas redondezas.
  • Quando visitar Praga: Primavera (março a maio) e outono (setembro a novembro) são as melhores épocas para visitar Praga, com clima ameno e menos turistas. Verão (junho a agosto) pode ser muito quente e cheio, enquanto inverno (dezembro a fevereiro) é frio e pode ter neve.
  • Explore a cidade a pé: Praga é uma cidade perfeita para caminhar. Você pode descobrir ruas escondidas, admirar a arquitetura única e observar o cotidiano dos locais. Mas atenção aos calçados, as ruas são de paralelepípedos, portanto, use tênis ou botas confortáveis para evitar desconforto e lesões.
  • Adquira um passe turístico: Se você deseja conhecer vários pontos turísticos de Praga e economizar tempo e dinheiro, o Prague City Pass e o Prague Card são excelentes opções, pois dão acesso a diversos atrativos, incluindo o Castelo de Praga, a Basílica de S. George, o Museu Judeu e as sinagogas de Josefov. Confira mais informações do “Praga: CoolPass com Acesso a Mais de 70 Atrações” no Get Your Guide.
  • Escolha bem a sua hospedagem: A escolha da hospedagem pode influenciar muito na sua experiência em Praga. Para ajudá-lo nessa escolha, confira o nosso post sobre onde ficar em Praga, com várias opções de bairros e hotéis.
  • Experimente a comida típica: Não deixe de experimentar as deliciosas comidas típicas de Praga, como o goulash, a carne de porco assada com repolho e batatas, e o famoso trdelník, um doce com massa assada e açúcar. Você pode encontrar ótimos restaurantes na cidade, especialmente na região da Cidade Velha.
  • Visite os mercados de Natal: Se sua viagem para Praga for durante o período de Natal, não perca a chance de visitar os mercados de Natal da cidade, que são lindos e oferecem uma variedade de comidas e bebidas típicas da época.

Agora você já sabe o que fazer em Praga.

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para Praga, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler:

PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin