O que fazer em Praga República Tcheca: 20 atrações imperdíveis
Se você está procurando por o que fazer em Praga, veio ao lugar certo! Neste post, vamos compartilhar tudo de bom que descobrimos em nossa viagem, para você que possa aproveitar bem a sua estadia na cidade.
Já adiantamos que a capital da República Tcheca tem algo para todos os gostos, incluindo, por exemplo, monumentos e construções históricas, museus interessantes, parques lindos, ótimas cervejarias, bares animados e restaurantes maravilhosos. Então, seja você um amante de arte, arquitetura, história, gastronomia ou agito, vai encontrar algo que te agrade nesta lista com as 20 melhores atrações da cidade.
Além disso, vamos compartilhar dicas valiosas sobre hotéis, restaurantes, a melhor época para a sua viagem e até mesmo quanto custa viajar para Praga. Ansioso (a)? Prepare as malas e venha se encantar com esse destino encantador!
5 motivos para visitar Praga
- Com monumentos históricos em cada esquina, desde o Castelo de Praga até a belíssima Ponte Carlos, diversos museus, construções que vão do estilo gótico ao art nouveau, que são verdadeiras obras de arte, incluindo a linda Igreja de São Nicolau, e novas surpresas a cada esquina, como a vista panorâmica do alto da Torre da Pólvora, a cidade de Praga é um paraíso para os amantes de história, arte e arquitetura.
- A rica gastronomia tcheca, com sabores e pratos tradicionais únicos, é um excelente motivo para visitar Praga. Goulash (um prato de carne de vaca), chlebíčky (sanduíches abertos com diversas opções de recheios), trdelnik (um doce típico com açúcar e canela), deliciosos chocolates e cervejas artesanais locais são algumas das maravilhas que te esperam.
- Se você ama curtir a noite, a boa notícia é que vai ter muito o que fazer em Praga! Com uma vida noturna vibrante e diversa, a capital tem atrações para todos os gostos, que vão desde cervejarias e bares até shows e baladas.
- Praga é uma cidade muito segura e acolhedora, com um povo hospitaleiro que está sempre pronto para receber bem os visitantes. Não é à toa que a cidade é considerada um dos destinos mais encantadores da Europa!
- Por fim, sua localização central na Europa a torna uma base perfeita para explorar outros destinos próximos, como Viena, Budapeste e Berlim.
Convencido (a)? Agora, é hora de começar a planejar sua viagem para Praga para aproveitar tudo o que essa cidade fascinante tem a oferecer!
Onde fica Praga
Praga está localizada na República Checa, no coração da Europa, às margens do Rio Vltava. Para visitá-la, a partir do Brasil, é possível pegar um voo com conexões em Paris, Amsterdã e Frankfurt. Mas se você já estiver na Europa, pode optar por fazer o trajeto de trem, ônibus ou carro, partindo de cidades como Berlim ou Viena.
Onde ficar em Praga
Neste outro post, fizemos uma seleção dos melhores hotéis em Praga, separados por bairros e categorias (barato, custo x benefício e luxo). Vale a pena dar uma olhada se você quer conhecer bem a cidade antes de decidir onde se hospedar.
Mas já adiantamos que se você vai fazer turismo em Praga pela primeira vez, deve ficar em alguns dos bairros da Zona Central, perto do transporte público. Boas opções por lá são a Cidade Velha, Malá Strana, Nové Město e Hradčany – todas elas com fácil acesso ao transporte público e aos principais pontos turísticos de Praga!
Prefere decidir o hotel de acordo com o seu orçamento? Dê uma olhada nos hotéis em Praga que separamos abaixo – todos estão bem localizados e são bem avaliados. Confira:
Hotel 5 estrelas em Praga:
- Para uma experiência de luxo em Praga, o Four Seasons Hotel Prague é uma ótima escolha. Localizado em um edifício histórico do século XVII, este hotel oferece quartos elegantes, um SPA com tratamentos exclusivos, uma vista incrível do rio Vltava e um restaurante que é considerado um dos melhores de Praga.
- Com vista para o Castelo de Praga, em um antigo mosteiro do século XIV, que combina perfeitamente tradição e modernidade, o Mandarin Oriental Prague oferece suítes espaçosas, SPA de primeira classe e um restaurante que serve pratos deliciosos da culinária tcheca.
Hotéis em Praga com bom custo-benefício:
- Para quem quer ficar perto dos pontos turísticos de Praga e ao mesmo tempo economizar, o Pytloun Kampa Garden Hotel Prague é uma ótima opção. Apesar dos quartos serem simples, são bem aconchegantes e têm vista para o jardim do hotel, e a equipe é muito atenciosa e prestativa.
- Perto da estação de metrô e a uma curta caminhada do centro histórico de Praga, o Hotel Florenc é outra alternativa com um preço bastante acessível, que oferece quartos modernos e confortáveis.
Hotéis baratos em Praga:
- Quer economizar ainda mais? Vale a pena reservar o Sophie’s Hostel, um albergue com decoração moderna e colorida, quartos privativos/compartilhados limpinhos e áreas de convivência animadas e descontraídas, ótimas para conhecer outros viajantes.
- Outro albergue bem avaliado é o Hostel One Home, que fica perto de diversos pontos turísticos de Praga, tem quartos confortáveis e um ambiente super descontraído e amigável – inclusive, eles oferecem várias atividades legais, como jantares e passeios gratuitos pela cidade, interessantes para quem vai viajar sozinho (a) e quer fazer amizades.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Praga.
O que fazer em Praga: dicas de atrações imperdíveis
1. Explore a Praça da Cidade Velha
Rodeada de monumentos históricos, restaurantes, bares e barraquinhas que vendem comidas, cervejas e lembrancinhas, a Praça da Cidade Velha é o coração da cidade e também um dos principais pontos turísticos de Praga.
Inclusive, vale adicioná-la como o primeiro lugar do seu roteiro. Tudo é tão bonito e bem cuidado que a sensação, ao chegar por lá, é de entrar em um conto de fadas ou voltar no tempo!
Ao olhar para cima, você vai se deparar com a imponente Torre de Pólvora. Logo ao lado, encontra-se o prédio da prefeitura, que abriga o famoso relógio astronômico… E esse é só o começo.
Para você não se perder, anote o que é imperdível fazer ao visitar a Praça da Cidade Velha:
- Passear na praça: parece simples, mas observar o movimento dessa praça é bem legal. Há vários músicos talentosos de diferentes estilos – desde músicos de jazz a tocadores de gaita de foles escoceses – se apresentando, além de turistas, famílias, estudantes e vendedores passando por todos os lados. Compre um lanchinho, sente-se em um dos bancos e divirta-se!
- Observar o Relógio Astronômico: prepare-se para encantar com o espetáculo mais badalado de Praga. A cada hora, há um desfile mecânico dos doze apóstolos de Jesus, e outros quatro personagens (a Avareza, o Turco, a Vaidade e a Morte), nas janelas superiores do edifício.
- Visitar as igrejas: as belas igrejas Tyn e Saint. Nicholas, se alinham na praça. A Saint. Nicholas, do século XVIII, onde acontecem vários concertos de música clássica, está aberta o dia todo, mas a Tyn abre apenas pela manhã e no final da tarde. Quando fechar as datas de sua viagem para Praga, não deixe de conferir a programação dos concertos de música clássica que acontecem na Saint Nicholas – eles são simplesmente imperdíveis!
- Explorar as catacumbas: sob a Antiga Prefeitura, há uma série de catacumbas que vale a pena explorar. Originalmente, elas foram o primeiro nível das casas medievais que existiam na praça, mas agora são uma exposição que mostra a vida medieval em Praga. Não perca a chance de entrar e descobrir este incrível mundo subterrâneo (o acesso é pelo escritório de turismo)
- Subir na Torre da Pólvora: inaugurada em 1475, essa torre medieval gótica, durante anos, foi um dos treze portões que auxiliavam na segurança do lugar. Hoje, sua vista privilegiada das estradas e campos proporciona uma das mais belas paisagens de toda a cidade. Porém, só indicamos incluir esse passeio em seu roteiro Praga se tiver um bom condicionamento físico, já que são muitos degraus até chegar ao topo da torre, e não há elevador ou outra forma de chegar.
2. Visite o Castelo de Praga
Com mais de 1.000 anos de história, ocupando uma área de quase 70.000 metros quadrados, o Castelo de Praga é uma atração imperdível para quem visita a cidade
Como ele é enorme, sugerimos dedicar ao menos uma manhã ou tarde de sua viagem para Praga para explorar tudo o que o castelo tem a oferecer e apreciar com calma sua grandiosidade e história.
Entre os destaques, estão a Coleção de Arte Barroca e Maneirista da Boêmia da Galeria Nacional, exposições históricas e o Museu do Brinquedo, além de diversas basílicas, cafés e restaurantes. Antes de ir embora, só não deixe de subir até o topo para conferir a vista panorâmica de Praga!
- Horário de funcionamento: segunda a domingo, de 6h às 22h.
- Endereço: Hradčany, 119 08 Prague 1.
3. Faça um tour guiado por Praga
Quer se sentir como um verdadeiro local na viagem para Praga? Faça um tour guiado a pé! Não há maneira melhor de conhecer a cidade e sua rica história do que caminhar pelas ruas.
E a melhor parte é que existem muitos passeios a pé gratuitos, então você pode escolher o que mais se adequa às suas necessidades. A maioria das empresas de turismo em Praga fica perto do relógio astronômico na Praça da Cidade Velha, e o passeio dura cerca de 2 a 3 horas, passando por, por exemplo, a Praça da Cidade Velha, a Ponte Carlos, o Castelo de Praga, o Bairro Judeu e muito mais.
Prefere algo mais exclusivo? Confira esses passeios:
4. Caminhe pela Ponte Carlos e Kampa
Vamos falar sobre uma caminhada super agradável em Praga: a Ponte Carlos e Kampa! A Ponte Carlos, ou Charles Bridge, é um dos pontos turísticos de Praga mais famosos.
Com mais de 500 metros de extensão, ela liga a Cidade Velha à Malá Strana, e é exclusiva para pedestres – ou seja, sem a interferência dos carros. É o lugar perfeito para caminhar, tirar fotos incríveis e, claro, fazer algumas comprinhas de souvenirs.
Mas não é só isso: ao longo da ponte, você vai encontrar várias estátuas lindíssimas. E, se você quiser arriscar uma superstição, pode colocar a mão esquerda na estátua de São João Nepomuceno e fazer um pedido – dizem que funciona!
E, depois de atravessar a ponte, você chega em Kampa, uma ilha do rio Vltava, que é um verdadeiro refúgio de sossego em meio ao movimento da cidade, com muitas árvores, gramados perfeitos para piqueniques e até esculturas icônicas do famoso artista tcheco David Cerny (como os “bebês”), além de cafés e restaurantes.
Enfim… É tanta coisa boa que é fácil entender porque esse lugar é conhecido como a Veneza de Praga. Não deixe de conferir!
5. Explore os Mercados em Praga
Quer dar um rolê pela cultura local de Praga? Então, não deixe de visitar os mercados da cidade!
Nossa primeira dica é o Náplavka, que só abre aos sábados, mas é uma verdadeira festa gastronômica com queijos, salsichas e muito mais. Além disso, não faltam opções de cervejas e vinhos para acompanhar, sem falar dos artistas de rua que animam o ambiente.
E se você se perder pela cidade, pode acabar encontrando uma feira incrível, como a da Praça da República, onde experimentamos uma salsicha local deliciosa.
Por fim, bem pertinho do Relógio Astronômico, fica o Mercado Havelska, que parece uma feirinha de souvenir, mas é bem antigo e tem muita culinária local para experimentar. A única dica importante é que alguns mercados podem fechar no inverno ou nos meses mais frios, então confirme antes de visitar.
6. Caminhe pelo Parque Petrín
Que tal uma pausa da agitação da cidade? Uma das coisas mais legais para fazer em Praga é passar uma tarde caminhando no Parque Petrín, um verdadeiro oásis no meio da cidade.
A paisagem desse parque é lindíssima e há atividades para todos os gostos, incluindo um jardim, um labirinto e uma torre de vigia que se parece com a Torre Eiffel.
Falando nisso, você pode subir os 299 degraus até o topo dessa torre para apreciar a vista panorâmica da cidade. Mas se quiser só relaxar, aproveite apenas para caminhar pelos caminhos do parque, cercados de árvores, e respirar ar puro. E a melhor parte é que isso pode ser feito a qualquer ora, já que a entrada é gratuita e o parque fica aberto 24 horas por dia!
Só tenha em mente que o parque fica em uma colina e pode ser cansativo subir até o topo. A melhor opção é pegar um funicular, a partir da estação Ujezd.
7. Visite o Muro de John Lennon
Após visitar o Parque Petrín, desça em direção a essa charmosa região às margens do rio Vltava para conhecer o icônico Muro John Lennon, um importante símbolo do período do regime comunista na República Tcheca.
Durante essa época, o grafite era a maneira pela qual as pessoas podiam se expressar e, no muro, criado pouco tempo depois que o ex-Beatle foi assassinado, eram comuns as letras dos Beatles, que representavam o desejo por liberdade.
Até hoje, o muro está em constante transformação, com novos artistas criando novos grafites o tempo todo, todos com mensagens que remetem à paz, amor e humanidade. Não deixe passar por lá para observar e tirar muitas fotos!
- Endereço: Velkopřevorské nám, 118 00 Malá Strana.
8. Explore Josefov, o bairro judeu de Praga
Josefov, carinhosamente conhecida pelos locais como “gueto judeu” é um daqueles lugares que precisa estar na sua lista de o que fazer em Praga.
Essa região, que é uma verdadeira viagem ao passado, revela a triste história de perseguição dos judeus e ajuda os visitantes a entenderem melhor a história da cidade e da Europa.
Logo na entrada, você vai ver a estátua de Franz Kafka, um dos escritores mais famosos do mundo, que nasceu neste bairro. Mas o grande destaque é a sinagoga mais antiga em funcionamento na Europa, a Sinagoga Espanhola. Também vale conhecer o antigo cemitério judeu, um dos lugares mais emocionantes da capital.
Só é bom saber que, apesar de ser possível fazer esse passeio por conta própria, é mais interessante visitar o Josefov com um guia, assim você vai descobrir melhor a história do bairro e de cada sinagoga. Nossa dica é reservar o “Praga: Excursão a Pé pelo Bairro Judeu com Ingressos” que, além da excursão, inclui ingressos para as seis sinagogas do bairro e para o Cemitério Judeu.
- Horário de funcionamento: a maioria das atrações ficam abertas de 9h às 18h, no verão; já no inverno, de 10h às 16h30.
- Endereço: Široká, Josefov.
9. Relaxe no Letenské sady (Parque Letná)
Aberto 24 horas e com entrada gratuita, o Parque Letná é um dos pontos turísticos em Praga que deve estar no roteiro de quem quer relaxar sem gastar muito.
Localizado do outro lado do rio do Bairro Judeu, ele oferece diversas trilhas para caminhada – também interessante para um passeio romântico -, cafés aconchegantes e vistas incriveis da cidade, incluindo ótimos angulos para fotografar o Castelo de Praga.
Aproveite para fazer um piquenique , ler um livro, levar as crianças para brincar, tirar fotos ou apenas observar o movimento – geralmente, há moradores passeando com cachorros e estudantes de arte pintando as paisagens do parque.
10. Faça um Beer Spa em Praga
Que tal desfrutar de um spa inusitado em seus dias de turismo em Praga?
Na capital tcheca há uma experiência chamada “Beer Spa”, em que você pode relaxar em uma banheira cheia de cerveja com direito a uma torneira para beber enquanto curte o momento. Um verdadeiro sonho para os cervejeiros, né?
Se interessou? Basta ir em um dos estabelecimentos que oferecem essa atividade, como o Bernard Beer Spa. Geralmente, cada banheira acomoda de 2 a 4 pessoas, e você tem cerca de uma hora para aproveitar o tratamento.
- Praga: Banho de Cerveja, Cerveja Ilimitada e Opção Massagem – a partir de € 123 por grupo de até 2 pessoas.
11. Confira alguns dos museus mais interessantes de Praga
Praga é uma cidade que respira história e cultura, e uma das melhores formas de mergulhar nessa atmosfera é visitando os museus, que, felizmente, têm exposições para todos os gostos e idades.
Para você já descobrir quais visitar em sua viagem para Praga, separamos uma lista com os mais interessantes da cidade. Confira:
- Museu do Comunismo: se você quer ter uma experiência autêntica e entender a história da República Checa, esse é o lugar! A gente passou horas lá e não conseguia acreditar em tudo o que estava vendo. O acervo é recheado de documentos, fotos, objetos históricos e vídeos que vão te transportar para outra época. E o mais legal é que o museu fica no prédio acima de um cassino – uma ironia perfeita! Então, se você cansar de aprender sobre a história do país, pode se jogar em algumas jogatinas.
- Museu Nacional: com mais de 14 milhões de itens relacionados à história natural, arte, música e biblioteconomia, este é um dos museus mais importantes da cidade. O melhor é que ele fica bem no meio da Praça Venceslau, um dos principais pontos turísticos de Praga com prédios históricos em estilo art nouveau e art déco, além de lojas e bares e boates animados que oferecem entretenimento até altas horas.
- Museu Franz Kafka: este museu é uma parada obrigatória para os fãs de Kafka, e também para aqueles que querem conhecê-lo. O museu exibe primeiras edições de seus contos mais famosos, diários, fotos e desenhos.
- Museu Mucha: é um museu dedicado ao famoso artista Alfons Mucha, um dos maiores expoentes do estilo Art Nouveau.
- Museu de Brinquedos: instalado no interior do Castelo de Praga, tem uma coleção especialmente chamativa de Barbies.
- Museu do Trabant: um museu dedicado ao famoso carro Trabant, produzido na antiga Alemanha Oriental.
12. Veja o Busto de Franz Kafka
O Busto de Franz Kafka, escritor tcheco nascido em Praga em 1883 – e considerado um dos escritores mais importantes do século XX – é um dos pontos turísticos de Praga mais novos.
Inaugurada em 2014, em frente ao shopping Quadrio Business Center, a escultura, do artista David Cerny, é simplesmente impressionante, com onze metros de altura, divididas em 42 camadas que se movimentam. Aproveite para observar cada detalhe e tirar muitas fotos!
- Horário de funcionamento: segunda a domingo, de 8h às 21h.
- Endereço: Spálená 2121/22, 110 00 Nové Město.
13. Visite a Casa Dançante
Já imaginou poder ver – e entrar! – em um prédio que parece dançar? Uma das coisas legais para fazer em Praga é conhecer a famosa Casa Dançante, que tem o apelido de Fred e Ginger, em homenagem aos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers.
Seu formato super diferente, onde um prédio parece que está se inclinado em direção ao outro, atrai todos os turistas, o que torna o lugar bem movimentado. Sugerimos que você tome uma bebida no café localizado na cobertura, aproveitando a vista da cidade – dessa forma, não será necessário pagar ingresso.
- Horário de funcionamento: a galeria está aberta todos os dias, de 9h às 19h; já o café, de 10h às 22h.
- Endereço: Jiráskovo nám. 1981/6, 120 00 Nové Město.
O que fazer em Praga a noite
14. Prove as cervejas de Praga
Em 1º lugar na lista de países que mais consomem cerveja, a República Tcheca oferece muitas cervejas deliciosas, como a Kozel, a Staropramen e a Pilsner Urquell, que você pode experimentar na viagem para Praga.
Se quiser economizar, basta ir até um supermercado, comprar algumas garrafas e tomar em um dos bancos da Praça da Cidade Velha, por exemplo, que tem uma atmosfera bem animada durante a noite.
Mas se você quiser ter uma experiência mais legal, pode ir em um dos inúmeros restaurantes, cervejarias, bares ou pubs espalhados pela cidade. Nossas dicas são a U Fleků e o Stálin Bar.
A U Fleků é uma cervejaria aberta desde 1499, que sobreviveu ao nazismo e ao comunismo, especializada em um único tipo de cerveja: lager preta, chamada Flekovský ležák 13°. Todo processo dessa iguaria é artesanal, e sua validade é de somente três semanas. Aproveite para experimentá-la e visitar o museu local que fala sobre a história da produção da bebida.
Já o Stálin Bar é um bar localizado no mesmo parque onde uma enorme estátua de Stalin costumava ficar durante os anos comunistas. Embora a estátua tenha sido destruída em 1962, o lugar ainda é um ponto de referência para a história da cidade, e hoje abriga um monumento chamado Metronome, um símbolo da nova era da República Tcheca, além de ser popular entre os skatistas. Peça uma cerveja e curta o ambiente descontraído deste bar único!
15. Faça um Pub Crawl
Que tal juntar o melhor de dois mundos e se divertir muito em Praga à noite? Faça um Pub Crawl, um tour de bares e baladas em grupo que é a cara da cidade.
A parada obrigatória é a famosa casa noturna Karlovy Lázně, com cinco andares de muita música e diversão. Mas não deixe de experimentar o absinto da fadinha verde, uma bebida clássica da República Tcheca que é forte, viu?
Dependendo da época, também é possível participar do Campeonato de Cerveja no The Pub Praha, onde os clientes podem se sentir nas chopeiras que ficam nas mesas e competir com outras mesas para ver quem toma mais cerveja. Além disso, todos os pubs da rede são conectados, e você pode acompanhar a competição em um telão.
Gostou da ideia? Confira as melhores opções de pub crawl em Praga e reserve seu ingresso com antecedência:
16. Faça um cruzeiro noturno pelo Rio Moldava
Vai passar a lua de mel em Praga? Vale comemorar em grande estilo fazendo um cruzeiro noturno pelo Rio Moldava.
Durante esse passeio romântico, você vai poder comer um jantar delicioso, acompanhado de música ao vivo, enquanto observa vistas incríveis da Ilha de Kampa, da Ponte Carlos, da Casa Dançante e de outros pontos turísticos iluminados.
Confira as melhores opções de passeios em Praga pelo Rio Moldava:
17. Faça o tour noturno “Fantasmas e Lendas a Pé”
Se é fã de terror e histórias assustadoras, ou quer fazer um passeio diferente, precisa incluir o tour “Fantasmas e Lendas a Pé” em sua lista de o que fazer em Praga à noite.
Reza a lenda que a Cidade Velha da capital tcheca é dividida entre o mundo visível e o mundo invisível, e é por lá e outros pontos da cidade que você e seu grupo vão caminhar por quase 2 horas para ouvir diversas lendas, incluindo a história por trás do esqueleto no Relógio Astronômico, a lenda dos 27 cavaleiros, da Sinagoga Velha-Nova, do Golem e do menino de pedra, entre outras. Boa sorte!
- Horário de funcionamento: saídas às 20h00.
- Ponto de encontro: Křižovnické nám., 110 00 Staré Město, Česko.
- Praga: Excursão Fantasmas e Lendas a Pé – a partir de € 19,90 por pessoa.
18. Dance na Roxy
Inaugurada em 1992, a Roxy é a balada mais tradicional da capital e um dos pontos turísticos obrigatórios de Praga para os baladeiros que visitam a cidade!
A programação varia de acordo com o dia, mas normalmente conta com festas de música eletrônica dos mais diversos estilos e, às vezes, shows ao vivo de bandas locais.
Basta acessar o site da Roxy para saber o que vai rolar durante a sua estadia.
- Horário de funcionamento: terça, quarta, sexta e sábado, das 23h às 5h.
- Endereço: Dlouhá 33, 110 00 Staré Město.
19. Participe de um Jantar Medieval em Praga
Realizado em tavernas que levam os visitantes de volta aos tempos medievais, o Jantar Medieval é uma das coisas legais para fazer em Praga à noite.
Enquanto experimenta cerca de 3 ou 5 pratos da culinária típica (inclui, por exemplo, (carne de porco, aves, peixes e opções veganas) e bebe cerveja, vinho ou refrigerante, em um ambiente rústico, com mesas de madeira e velas, você vai poder ver de pertinho shows de espadachins, malabaristas e dançarinas do ventre, acompanhados por uma boa música.
- Praga: Jantar Medieval com Bebidas Ilimitadas – a partir de € 52,63 por pessoa
20. Ópera Estatal de Praga
Ao planejar o que fazer em Praga à noite, você também pode incluir uma boa dose de cultura e arte. É só visitar a Ópera Estatal de Praga, que funciona em um lindo edifício com mais de 130 anos de idade, palco de apresentações interessantes de óperas e balés.
Chegue cedo para tirar fotos nas escadarias imponentes e no salão luxuoso, e aproveite a magia do espetáculo! Só lembre-se de conferir a programação com antecedência pelo site da Ópera Estatal de Praga.
Onde comer em Praga
Se tem uma coisa que vai te fazer viajar para Praga com ainda mais vontade, é saber que a culinária tcheca é uma delícia! Esqueça aquela ideia de que a comida europeia é sem graça e sem tempero. Aqui em Praga, a comida é levada a sério e você vai encontrar pratos que vão deixar seu paladar mais que satisfeito.
Uma das melhores maneiras de explorar a culinária local é através dos tours gastronômicos oferecidos pelo GetYourGuide – como o “Praga: excursão gastronômica de meio dia” – em que guias levam os visitantes para provar as maravilhas típicas, incluindo goulash, svickova, knedliky e, claro, cervejas, em diferentes restaurantes, além de apresentar a cultura por trás dos pratos.
Mas você também pode ir por conta própria nos melhores restaurantes em Praga. Conheça nossos preferidos:
- Mlejnice: para uma experiência autêntica durante sua viagem para Praga, vá ao Mlejnice peça um goulash, acompanhado de uma cerveja Pilsner. Endereço: 14, Kožná 488, Staré Město.
- Pizzeria Kmotra: se bater aquela vontade de comer pizza, seu destino deve ser a Pizzeria Kmotra. O ambiente é aconchegante e os preços são ótimos. Há diversos sabores, mas o mais imperdível é o de frutos do mar. Endereço: V Jirchářích 1285/12, 110 00 Nové Město.
- Tiskárna: mais uma opção de culinária tradicional, mas, dessa vez, com uma pegada bem mais moderna. Esse restaurante em Praga serve opções vegetarianas e veganas, além de várias marcas de cerveja. Endereço: Jindřišská 940/22, 110 00 Nové Město.
- Good Food Chimney: para os formiguinhas, o Good Food Chimney é parada obrigatória em um dia de passeios em Praga: o melhor trdelniks (uma espécie de bolo no espeto, com recheios e caldas diversas) da cidade está aqui! Use a sua imaginação e monte da forma que você mais gostar. Endereço: Karlova 160/8, 110 00 Staré Město.
- Pork’s: sabe aquelas fotos de joelho de porco gigantesco? Você precisa provar essa iguaria durante os dias de turismo em Praga, e o Pork’s é o lugar mais indicado. Há também outros pratos, todos com esse tipo de carne. Endereço: Mostecká 16, 110 00 Malá Strana.
- Country Life: esse restaurante vegano, com um preço super em conta, funciona como um self service por quilo com VÁRIAS opções de saladas e pratos quentes. Endereço: Melantrichova 15, 110 00 Staré Město, Tchéquia.
O que fazer em Praga em 4 dias - sugestão de roteiro
O que fazer em Praga: Dia 1
- Manhã: Comece seu roteiro Praga visitando a Praça da Cidade Velha ver de pertinho o espetáculo do Relógio Astronômico e subir na Torre da Pólvora.
- Tarde: Verifique a programação da Igreja de São Nicolau e assista a um dos concertos que acontecem no fim da tarde.
- Noite: Faça como os moradores e curta sua primeira noite na U Fleků, cervejaria em Praga com mais de 500 anos.
O que fazer em Praga: Dia 2
- Manhã: Coloque um calçado confortável para o segundo dia de passeios em Praga. Nas primeiras horas do dia, passeie pela Ponte Carlos e veja as esculturas.
- Tarde: Continue o dia de turismo em Praga visitando o famoso Castelo de Praga – reserve toda a tarde para poder aproveitar as atrações.
- Noite: Caso queira se manter no clima mais de época, nossa dica é aproveitar o jantar medieval. Já se estiver à procura de agito, vá até à Roxy.
O que fazer em Praga: Dia 3
- Manhã: Reserve o terceiro dia para conhecer mais da cultura e história da capital nos principais pontos turísticos de Praga mais famosos, começando pelo vá Museu do Comunismo.
- Tarde: Que tal fazer compras, e aproveitar para ver o Busto de Franz Kafka no Quadrio Business Center? Depois, você ainda pode tomar um café na Casa Dançante.
- Noite: Para fechar a lista de o que fazer em Praga no 3º dia com chave de ouro, reserve um cruzeiro pelo Rio Moldava – é simplesmente imperdível ver as luzes da cidade acompanhado (a) de um bom vinho.
O que fazer em Praga: Dia 4
- Manhã: Acorde cedo no último dia de turismo em Praga para andar pelas ruas do bairro de Josefov, conhecendo as sinagogas e demais pontos de interesse no local.
- Tarde: Reserve a tarde para explorar os mercados de Praga, como o Mercado Havelska para aproveitar um pouco mais da culinária local e comprar lembrancinhas.
- Noite: Para a sua última noite em Praga, que tal conhecer as lendas sombrias? Aposte no tour noturno “Fantasmas e Lendas a pé”.
Quanto custa uma viagem para Praga
Transporte:
- Comprando o ticket de uso diário ilimitado, 120 CZK por dia (aproximadamente R$ 23,00).
- Comprando o ticket para três dias, 110 CZK por dia (aproximadamente R$ 21,00).
Verifique onde comprar o ticket acessando o site do sistema de transporte público de Praga.
Hospedagem:
- Em um hostel em Praga, em média 915 CZK (aproximadamente R$ 178,00)
- Já em hospedagem intermediária, em média 1500 CZK (aproximadamente R$ 291,00).
Alimentação:
Considerando as principais refeições, temos os investimentos abaixo:
- Café da manhã – entre 55 CZK e 110 CZK (entre R$ 10,00 e R$ 21,00);
- Almoço – entre 88 CZK e 260 CZK (entre R$ 17,00 e R$ 50,00);
- Jantar – entre 135 CZK e 300 CZK (entre R$ 26,00 e R$ 58,00).
Passeios:
- Comprando o Prague Card para quatro dias, que permite visitar os principais locais de turismo em Praga de forma gratuita, investimento diário de 575 CZK por dia (aproximadamente R$ 112,00).
Orçamento médio diário:
O orçamento médio diário para uma viagem a Praga, considerando o uso do transporte público com o ticket de uso diário ilimitado, hospedagem em hostel, alimentação nos locais mais baratos e a compra do Prague Card para quatro dias é de cerca de 410 reais (com base na cotação de 1 CZK = 0,16 BRL). É importante lembrar que os preços podem variar dependendo da época do ano e da escolha de hospedagem e alimentação.
Perguntas frequentes sobre o que fazer em Praga
Quantos dias ficar em Praga?
Recomenda-se ficar pelo menos três dias em Praga para aproveitar bem a cidade e conhecer as principais atrações. Mas se você tiver mais tempo, pode ficar até uma semana explorando a capital tcheca e suas redondezas.
Quando ir para Praga?
A melhor época para visitar Praga é na primavera (de março a maio) ou no outono (de setembro a novembro), quando o clima está ameno e as multidões são menores. No verão (de junho a agosto) pode estar muito quente e cheio de turistas, enquanto no inverno (de dezembro a fevereiro) pode estar muito frio e com neve.
Como circular em Praga?
Para visitar os pontos turísticos de Praga, você vai usar, e muito, seus pezinhos. Caminhar é a melhor forma de acessar os locais de interessante, e praticamente tudo fica bem pertinho.
Caso vá para algum lugar mais longe, não é necessário se preocupar. Há uma vasta rede de transporte público, contemplando metrô, bonde e ônibus. Para programar suas rotas, basta acessar o site do DPP, e colocar seu ponto de partida e destino.
Quais são os principais pontos turísticos de Praga?
Os principais pontos turísticos de Praga incluem a Praça da Cidade Velha, a Ponte Carlos, o Castelo de Praga, a Catedral de São Vito, o Bairro Judeu, o Relógio Astronômico, o Muro de John Lennon, o Museu Nacional, a Ópera Estatal de Praga, entre outras.
O que fazer em Praga em um dia?
Em um dia em Praga, é possível visitar a Praça da Cidade Velha, a Ponte Carlos, o Castelo de Praga, a Catedral de São Vito e o Bairro Judeu. Recomenda-se também experimentar a culinária tcheca em um dos muitos restaurantes tradicionais da cidade.
O que fazer em Praga em 2 dias?
Em dois dias em Praga, além de visitar as principais atrações turísticas da cidade, é possível explorar bairros menos turísticos, como a Vinohrady e o Žižkov, conhecer os museus da cidade, como o Museu Nacional e o Museu de Kafka, e desfrutar da vida noturna de Praga, que é famosa por seus bares e baladas.
O que fazer em Praga em 3 dias?
Em três dias em Praga, depois de visitar os pontos turísticos mais famosos e explorar áreas menos turísticas, você pode passear de barco pelo rio Vltava, conhecer as cervejarias e bares da cidade, fazer compras em mercados locais e visitar a Ópera Estatal de Praga.
O que fazer em Praga à noite?
Para curtir a noite em Praga, vale a pena fazer um Pub Crawl, um circuito de bares e baladas em grupo bem divertido, beber em um dos bares da Praça da Cidade Velha ou assistir a uma peça de ópera ou balé na Ópera Estatal de Praga.
O que fazer em Praga com chuva?
Ao planejar o que fazer em Praga com chuva, as melhores opções são os museus, como o Museu Nacional e o Museu de Franz Kafka. Outra opção é passear pelos shoppings e centros comerciais, incluindo o Palladium e o Chodov. Também vale a pena desfrutar da comida e das bebidas típicas em restaurantes e bares aconchegantes.
O que fazer em Praga de graça?
Caminhar pela Ponte Carlos, explorar o Bairro Judeu, relaxar nos parques Petrín e Letná, e visitar o Muro de John Lennon são algumas das atividades gratuitas em Praga.
Onde encontrar a melhor comida típica em Praga?
A comida típica de Praga pode ser encontrada em diversos restaurantes e bares da cidade. Nossas dicas são o Mlejnice, o Tiskárna e o Pork’s.
O que fazer em Praga no inverno?
Durante o inverno em Praga, você pode patinar no gelo no Pražačka Ice Rink ou no Ovocný trh, visitar os mercados de Natal, como o da Praça da Cidade Velha, e apreciar a vista panorâmica do Monte Petrín.
O que fazer em Praga em lua de mel?
Na lua de mel em Praga, vale a pena fazer um piquenique em um dos parques, curtir um jantar romântico em um dos restaurantes tradicionais da cidade ou em um cruzeiro, além de passear pelos bairros históricos, como a Cidade Velha e o Bairro Judeu, e visitar o Castelo de Praga,
O que fazer em Praga com crianças?
Em uma viagem para Praga com crianças, você pode adicionar ao roteiro o Museu de Brinquedos, no Castelo de Praga, passear pelo Parque Letná e aproveitar atividades ao ar livre, como passeios de bicicleta.
Praga é uma cidade pet-friendly?
Praga é considerada uma cidade pet-friendly. Muitos estabelecimentos, como cafés, restaurantes e lojas, recebem animais de estimação. No entanto, é sempre importante verificar as políticas específicas de cada lugar antes de levar seu pet.
O que fazer em Praga com pets?
Em Praga, você pode desfrutar de caminhadas com seu animal de estimação em parques e áreas verdes, como o Parque Riegrovy Sady e o Parque Letná. Além disso, há várias praças e ruas pitorescas para explorar com seu pet ao seu lado. É recomendado manter o seu animal de estimação na coleira e respeitar as regras locais em relação à limpeza e comportamento dos animais. Verifique também a disponibilidade de áreas pet-friendly em cafés e restaurantes, pois alguns estabelecimentos podem permitir a presença de animais de estimação em suas áreas externas.
Dicas extras de viagem para Praga
- Explore a cidade a pé: Praga é uma cidade perfeita para caminhar. Você pode descobrir ruas escondidas, admirar a arquitetura única e observar o cotidiano dos locais. Mas, atenção aos calçados, as ruas são de paralelepípedos, portanto, use tênis ou botas confortáveis para evitar desconforto e lesões.
- Adquira um passe turístico: Se você deseja conhecer vários pontos turísticos de Praga e economizar tempo e dinheiro, o Prague City Pass e o Prague Card são excelentes opções, pois dão acesso a diversos atrativos, incluindo o Castelo de Praga, a Basílica de S. George, o Museu Judeu e as sinagogas de Josefov. Confira mais informações do “Praga: CoolPass com Acesso a Mais de 70 Atrações” no Get Your Guide.
- Escolha bem a sua hospedagem: A escolha da hospedagem pode influenciar muito na sua experiência em Praga. Para ajudá-lo nessa escolha, confira o nosso post sobre onde ficar em Praga, com várias opções de bairros e hotéis.
- Experimente a comida típica: Não deixe de experimentar as deliciosas comidas típicas de Praga, como o goulash, a carne de porco assada com repolho e batatas, e o famoso trdelník, um doce com massa assada e açúcar. Você pode encontrar ótimos restaurantes na cidade, especialmente na região da Cidade Velha.
- Visite os mercados de Natal: Se você a sua viagem para Praga for durante o período de Natal, não perca a chance de visitar os mercados de Natal da cidade, que são lindos e oferecem uma variedade de comidas e bebidas típicas da época.
Agora você já sabe o que fazer em Praga.
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para Praga, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Onde ficar em Praga: 8 melhores áreas e dicas de hotéis
- O que fazer em Munique: 18 melhores atrações + dicas de viagem
- Onde se hospedar em Berlim: 8 Melhores Bairros + Dicas de bons hotéis
- Hotéis em Berlim: 15 opções super bem localizadas, do barato ao luxo
- O que fazer em Berlim: 25 atrações imperdíveis, onde comer e se hospedar
- Roteiro Alemanha: opções de 7, 20 e 30 dias pelo país + passeios imperdíveis
- O que fazer na Alemanha: 18 atrações imperdíveis para conhecer no país
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.