13/10/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Palmas, Tocantins

Pensando em visitar a capital do Tocantins e não sabe o que fazer em Palmas? Continue lendo esse artigo e confira uma lista das principais atrações da cidade, além de dicas de hotéis, restaurantes e um roteiro que vai facilitar a sua viagem.

A capital tocantinense é a porta de entrada para o famoso Parque do Jalapão, onde ficam os famosos fervedouros azuis turquesa de beleza única. Por esse motivo, os turistas acabam conciliando e visitam os dois locais na mesma viagem.

Mas não pense que Palmas não tem o que oferecer, a cidade é repleta de belas praias, cachoeiras, monumentos históricos e museus para visitar. Além disso, é uma cidade ideal para visitar em qualquer época do ano.

wave

Se interessou? Então é hora de descobrir o que fazer em Palmas.

Onde fica Palmas

Palmas é uma cidade bem estruturada, localizada na Região Norte do Brasil. Foi criada no final dos anos 1980 para promover o desenvolvimento do Tocantins, sendo a capital brasileira mais jovem do país.

Por que visitar Palmas?

A capital do Tocantins possui algumas das praias de águas doces mais deliciosas do país e isso, por si só, já é um bom motivo para visitá-la! 

Além disso, Palmas é bem diferente das demais capitais brasileiras, pois é uma cidade planejada, que foi construída para 500 mil pessoas e, atualmente, possui apenas 300 mil habitantes. Você vai encontrar uma cidade que não está superlotada e de trânsito tranquilo.

O que fazer em Palmas

dunas de areia em Tocantins
Foto: João Luccas Oliveira on Unsplash

Confira, agora, algumas dicas do que fazer em Palmas que vão te ajudar a planejar o roteiro da sua viagem. 

Praça dos Girassóis

Com 571 metros quadrados, a Praça dos Girassóis é considerada uma das maiores da América Latina e a segunda maior do mundo, perdendo apenas para uma praça que fica em Jacarta, na Indonésia. 

Certamente, é uma atração imperdível da lista do que fazer em Palmas. 

É nela que estão os prédios públicos mais importantes da capital, como o Palácio Araguaia, sede do governo estadual, e o Memorial Coluna Prestes, que narra parte da história do Tocantins. Ali também fica o Centro Geodésico do Brasil, que marca o centro exato do país. 

A praça é limpa, organizada, bonita e arborizada. Recomendamos passear por aqui de bicicleta, já que o local tem uma estrutura própria para quem pratica esportes. 

Há também uma fonte luminosa e uma árvores e plantas de diversas espécies, têm até Pau Brasil!

Memorial Coluna Prestes

Esse Memorial é importante para a história do Tocantins.

Abriga um acervo de 81 peças originais em exposição, que conta a história da controversa Coluna Prestes (movimento político-militar brasileiro comandado por Luís Carlos Prestes, ocorrido entre 1924 e 1927, ligado ao tenentismo.) e seus integrantes, por meio de fotografias, documentos e objetos pessoais de Prestes.  

Ali, há também um Teatro de Bolso, com capacidade para 87 lugares, com camarim, sala de som e banheiros.

O memorial foi idealizado por Oscar Niemeyer, onde se observa suas curvas características, e pode ser visitado gratuitamente.

Palácio Araguaia 

Também localizado na praça dos Girassóis, esse Palácio é, atualmente, a sede do Poder Executivo do Estado. 

Externamente, o local possui uma arquitetura moderna e bem diferente. Já no seu interior, se divide em quatros pavimentos, onde cada um possui monumentos que remetem a história do estado.

ponte sobre águas em palmas tocantis
Foto: MTur Destinos, CC0, via Wikimedia Commons

Palacinho

O Museu Histórico do Tocantins, conhecido também como Palacinho, fica na antiga sede do governo. Nesse local, você vai poder entender melhor sobre o processo de criação e desenvolvimento do estado. 

O Palacinho foi o primeiro edifício em Palmas e foi construído em madeira de jatobá. 

Bacana poder conhecer a história do Tocantins e a concretização da cidade de Palmas. Tá tudinho lá e o acervo é bem bacana!

Como chegar:

Endereço: Av. NS 10 Quadra 112 Norte lote 9, S/N Centro

Parque Cesamar

O Parque Cesamar é um excelente local para quem quer fugir um pouco do agito da cidade e curtir uma área verde. No lugar, há um lago, um orquidário, uma área de piquenique, uma academia ao ar livre e um playground. 

Certamente, é uma ótima opção do que fazer em Palmas para quem viaja com crianças.

Além disso, no Parque Cesamar, está localizada a Casa Suçuapara, construída em 1987, que já foi sede de uma fazenda e até mesmo da prefeitura. Atualmente, é uma casa de cultura com várias fotografias e documentos que contam a história da cidade. 

Taquaruçu

Quem curte aventuras mais radicais, deve esticar a viagem até Taquaruçu, refúgio perfeito para o ecoturismo.

Este distrito de Palmas, que fica apenas 35 km do centro da capital, possui mais de 80 cachoeiras, além de trilhas e espaços para prática de rapel e tirolesa, assim como mirantes para apreciar a vista. 

Uma das cachoeiras mais famosas da região é a Roncadeira, que possui um paredão de 70 metros de altura e é ótima para banho!

No mesmo local, quase ao lado dela, fica a Escorrega Macaco, uma cachoeira bonita com 55 metros de altura que, infelizmente, não é recomendada para banho, pois, como diz o nome, é muito escorregadia. 

Dica:

Ande sempre com um guia e tente fechar pacotes turísticos com antecedência, assim você garante os melhores passeios.

Como chegar:

Sair de Palmas pela TO-030 e seguir cerca de 35 km até Taquaruçu, onde há placas da cachoeira. Em seguida, é necessário fazer uma trilha de escadaria de 1,5 km, em meio à mata, para alcançar a Cachoeira do Escorrega Macaco. Ao longo da trilha, há monitores ambientais.

Praias de Palmas

deck em praia do canela, um lugar para visitar por quem busca o que fazer em palmas
Praia do Canela

Não poderiam faltar na lista sobre o que fazer em Palmas, suas praias! 

Quem falou que Palmas não tem “mar”? Mesmo estando distante da água salgada, a cidade é repleta de praias de água doce! Ainda bem, pois o sol da capital é enlouquecedor! 

Continue lendo e conheça as agradáveis praias de água doce da capital tocantinense. 

Ilha do Canela

A Ilha da Canela é uma ilha artificial, que fica no meio do lago que se formou no Rio Tocantins, e que vale a pena ser visitada!

Para chegar até lá, é preciso pegar um barquinho no porto da Praia da Graciosa, que custa R$40,00 ida e volta (setembro/2021). 

Há mesas na água, com vários barzinhos, que servem petiscos e bebidas. As águas são bem rasinhas e transparentes. Você vai adorar se refrescar neste rio enquanto curte a beleza da capital que surge no horizonte. 

Dica extra:

Visite a Ilha da Canela no início do dia, quando há menos movimento, e reserve a tarde para as outras praias.

pessoa passando de paraquedas sobre o mar em palmas tocantis
Praia da Graciosa - Foto: Carlos Reis

Praia da Graciosa

Essa praia possui uma orla bem estruturada, com vários restaurantes. 

Não é um local tão procurado para banhos, mas sim para correr, caminhar ou, simplesmente, apreciar o pôr do sol espetacular que acontece por ali. Isso e tomar algumas cervejas nos bares flutuantes que funcionam aqui.

Além disso, é da Praia da Graciosa que saem os barquinhos rumo à Ilha da Canela. Portanto, é possível combinar essas duas atrações no mesmo dia. 

Praia do Prata

Essa é uma das praias mais frequentadas da capital e deve estar no topo da sua lista do que fazer em Palmas! As águas são claras e a temperatura é ótima para banho. 

Como essa praia está mais afastada do centro, só dá para chegar aqui de carro. Na beira do lago, há várias barracas com cadeiras praticamente dentro d’água. 

O que pode ser melhor do que passar horas se refrescando e comendo um peixinho frito? 

Praia do Caju

Aberta recentemente ao público, a Praia do Caju é um dos lugares favoritos de quem mora na capital e a mais procurada para banho de água doce. 

É uma praia bonita, com boa infraestrutura de bares e restaurantes, embora um pouco menos que as demais. 

As águas calmas permitem que as crianças brinquem com tranquilidade. O pôr do sol é um dos mais lindos da cidade, com uma mescla de cores de tirar o fôlego. Você vai tirar muitas fotos!

Ponto negativo: a praia tem música alta em quase todas as barracas. Resta às pessoas escolherem o estilo de música que menos incomoda e se sentar, uma vez que as barracas se estendem por toda orla e não há a opção pelo silêncio. No entanto, o problema do barulho não é exclusivo a essa praia, infelizmente.

Praia dos Arnos

A Praia dos Arnos é mais frequentada por moradores que por turistas. Por isso, ali se encontram barracas e restaurantes com preços mais atraentes. É ideal para visitar se você está fazendo uma viagem econômica.

Outras praias próximas a Palmas

praia vazia, um atrativo para quem busca o que fazer em palmas tocantins
Foto: Márcio Cabral de Moura

Se decidir ficar alguns dias em Palmas (recomendamos!), vale a pena visitar outras praias que ficam em cidades próximas à capital. Confira as melhores:

Praia do Segredo

Está praia está localizada em Lajeado, a 54 km da capital, e tem águas limpas, rasas e tranquilas. 

O cenário é deslumbrante, com montanhas ao fundo, e há restaurantes, lojinhas, tendas e, até mesmo, passeios de barco no local. 

Praia do Paredão

Localizada a cerca de 70 km de Palmas, a Praia do Paredão fica na cidade de Miracema. Possui belas formações rochosas naturais, por isso, leva esse nome.

No local, há um mirante que garante uma vista linda da praia, que é acessível por uma trilha de nível médio. 

Cabe ressaltar que é necessário pagar uma taxa de R$10,00 (setembro/2021) para acessar essa praia e que você deve levar suas refeições, pois quase não há estrutura de barraca. 

Praia do Funil

É um lugar perfeito para relaxar e curtir as águas do Rio Tocantins. A temperatura da água é perfeita e há bares e barracas diversas. 

A Praia do Funil está localizada 80 km da capital Palmas, sendo possível se hospedar em algum dos hotéis da região ou, até mesmo, em quartos em containers ou áreas de camping disponíveis na praia. 

Águas cristalinas em fervedouro no Jalapão, um dos melhores lugares para passar lua de mel no Brasil
Foto: Filipe gonzaga ferreira, CC BY-SA 3.0

Feira do Bosque

Agora vai uma dica pra quem curte provar pratos típicos e comprar muitas lembrancinhas. 

A Feira do Bosque acontece todo domingo a partir das 17h e reúne barraquinhas de artesanato e comida.

Entre as peças de artesanato, há várias feitas com capim dourado, que é a matéria prima da região.

Já nas barraquinhas de comida você vai encontrar o melhor da culinária regional. Vai poder provar: acarajé, maniçoba, tacacá, tapioca, vatapá,  e muitas outras delícias! 

Jalapão

Outra opção para quem adora natureza e aventura é visitar o Parque Estadual do Jalapão, que fica a cerca de 171 km da capital.

É possível fechar pacotes saindo de Palmas para essa unidade de conservação, que fica no leste de Tocantins, cheia de chapadões, dunas e serras, cercada por riachos, rios e nascentes.

A região foi locação de novelas, como a “Araguaia”, da Rede Globo, e programas de TV, como “Survivor”.

Como chegar:

A principal via de acesso, saindo de Palmas, é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, em seguida, pegar a TO-130 até Ponte Alta. O trajeto de Palmas à Ponte Alta é todo asfaltado, e segue depois em pista de areia e terra, por isso recomendamos viajar em um 4×4. Já quem vai até Mateiros, a viagem segue pela TO-255. Recomendamos alugar um carro com a RentCars.

Planeje sua viagem - como chegar, quanto tempo ficar, melhor época, etc.

asa de avião sobre nuvens céu durante o entardecer

Como chegar em Palmas

A melhor maneira de chegar em Palmas, para quem está vindo de outros estados, é pegar um voo até o Aeroporto de Palmas (PMW).

Do aeroporto até a zona turística, há 3 opções: Táxi: R$ 70, Uber: cerca de R$ 40 e Alugar carro.

Também é possível chegar de carro, através das rodovias TO-050, TO