29/02/2024 Por Bárbara Rocha
O que fazer em Oslo, Noruega: melhores atrações
Vai viajar para a Noruega e quer saber o que fazer em Oslo para aproveitar a bela capital e porta de entrada do país?
Pois saiba que, embora pequena, Oslo é cheia de museus, prédios históricos, galerias de arte, trilhas na natureza, restaurantes deliciosos, cafés, e esculturas ao ar livre por todos os cantos.
Como se não bastasse, Oslo é rodeada por montanhas de um lado e o mar de outro, o que garante a ela um clima encantador, que lembra o cenário de um conto de fadas.
Quer saber mais? Confira, a seguir, nosso guia sobre o que fazer em Oslo, com 5 motivos para visitar a cidade, dicas de hotéis em Oslo, atrações imperdíveis e um roteiro completo.
5 motivos para viajar para Oslo
- Considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver, por seu ótimo índice de desenvolvimento, Oslo é também um dos melhores lugares para se fazer turismo na Europa, graças ao transporte público eficiente, hotéis bem estruturados e segurança – inclusive, é comum as pessoas simplesmente deixarem celular e bolsa nas mesas para irem ao banheiro, algo difícil de se imaginar no Brasil.
- Além do transporte público eficiente, como as ruas da capital norueguesa são planas e agradáveis, você pode fazer turismo em Oslo utilizando uma bicicleta, o que é ótimo para o planeta!
- Só 60% do território de Oslo abriga construções, o restante é reservado aos parques arborizados, o que faz da cidade uma das mais verdes da Europa – prepare-se para respirar ar puro de verdade!
- Fundada em 1048, Oslo guarda muitos museus, centros culturais e igrejas históricas, ideais para fazer uma viagem no tempo, além de galerias, perfeitas para os amantes da arte.
- Apesar de usar ingredientes simples, como frutos do mar e carnes de caça, a culinária norueguesa é espetacular e um bom motivo para conhecer a capital – não deixe de experimentar um dos pratos à base de bacalhau em sua viagem para Oslo!
Onde fica Oslo
Oslo está no litoral sul da Noruega, país no norte da Europa.
Como não há voo direto para a capital norueguesa partindo do Brasil, provavelmente, em sua viagem para Oslo, você vai fazer, ao menos, duas conexões, uma em Paris e outra em Frankfurt.
Também é possível chegar à região de navio, a bordo dos inúmeros cruzeiros realizados pela Europa ou de trem, a partir de outras cidades norueguesas.
Onde se hospedar em Oslo
Se você quer ficar a poucos passos dos principais pontos turísticos de Oslo, o Sentrum, o coração da cidade, é a região mais recomendada.
Porém, há muitos outros bairros agradáveis, como Aker Brygge, Frogner, Gamle e Grunerlokka que guardam bons hotéis, inclusive, com preços mais acessíveis.
Para decidir qual deles combina mais com o seu estilo e orçamento, recomendamos ler nosso guia sobre onde se hospedar em Oslo. Agora, se você prefere garantir um cantinho o quanto antes, reserve uma das recomendações, abaixo (todas estão bem localizadas):
Hotéis em Oslo 5 estrelas:
Lysebu Hotel: Rodeado por uma bela área verde, próximo do Anne Khury banen e do Åsly park, este hotel oferece suítes espaçosas e confortáveis. Desfrute de uma piscina relaxante, estacionamento gratuito, academia bem equipada e um bar acolhedor para momentos de lazer.
Hotel Continental: Localizado a um pulo da rua principal de Oslo, este hotel 5 estrelas moderno brilha com suítes luxuosas. Algumas suítes contam com amplas varandas e banheiras de hidromassagem, perfeitas para um relaxamento total.
Hotel econômico em Oslo:
Hotell Bondeheimen: Situado próximo à Galeria Nacional, este hotel econômico não economiza em charme. Oferece um restaurante com deliciosos pratos noruegueses, bar, academia e suítes confortáveis equipadas com comodidades para fazer chá e café.
Clarion Hotel The Hub: Este hotel ecológico encanta com seu jardim urbano e restaurante com vistas panorâmicas da cidade. Aproveite o terraço para saborear um café ou drink e relaxe na piscina refrescante.
Albergues em Oslo:
HI Oslo Haraldsheim: Localizado na área verde de Grefsen, este hostel é perfeito para conhecer viajantes do mundo todo. Oferece camas em dormitórios e quartos privativos, além de lavanderia, cozinha, estacionamento gratuito e churrasqueira.
Oslo Hostel Rønningen: No topo de uma colina, a cerca de 15 minutos do centro, este hostel em Oslo serve um café da manhã completo diariamente. Com academia moderna, bar e quartos confortáveis, é uma excelente escolha para uma hospedagem organizada e acessível.
Acesse aqui a lista completa de hotéis em Oslo.
O que fazer em Oslo
1. Veja o Palácio Real
Construído em meados do século XIX, com um estilo neoclássico, o Palácio Real é residência oficial dos monarcas noruegueses e também um dos pontos turísticos de Oslo mais famosos.
Além de abrir as portas para os líderes de outros países, que geralmente se hospedam no imponente palácio, o local recebe visitas de moradores e turistas, durante o verão, para que eles possam conhecer algumas salas luxuosas, como a Sala dos Pássaros, o Salão de Baile e o Salão do Banquete, além de descobrir detalhes dos monarcas que moraram no lugar ao longo do tempo, a começar pelo rei Carlos III João.
Em outras estações, a visita também é válida, para observar a bela arquitetura da construção e a troca da guarda (acontece às 13h30), tirar fotos e aproveitar o enorme parque que rodeia o palácio, o Schlosspark, onde estão diversos monumentos, lagoas e árvores.
- Horário de funcionamento: temporada de 25/06 até 18/08 – segunda a quinta, das 11h às 17h; sexta, das 12h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 17h.
- Endereço: Slottsplassen 1, 0010 – o agendamento deve ser feito no site oficial do Plácio Real da Noruega.
- Preço: em média, 135 NOK – mas há descontos para crianças ou grupos.
2. Faça um passeio a pé gratuito
Em todas as nossas viagens, gostamos de começar o roteiro com um free walking tour e na viagem para Oslo não foi diferente. Nós fizemos um tour com a Nordic Freedom Tour e recomendamos que você faça o mesmo!
Durante o passeio, você vai passar por alguns dos principais pontos turísticos de Oslo, descobrir vários fatos históricos da cidade e ainda conseguir tirar várias dúvidas. Só lembre de, ao final, dar uma gorjeta para o guia turístico.
3. Explore o Vigeland Park, o parque das esculturas
Presente em todas as listas de o que fazer em Oslo, o Vigeland Park é a maior área ao ar livre do mundo com esculturas de um único autor.
Ao todo, são quase 320000 m², onde estão 212 obras (de bronze e granito) feitas por Gustav Vigeland, escultor norueguês.
Além de apreciar as belas esculturas que retratam a humanidade e rendem ótimas fotos, é possível curtir o sol e fazer um piquenique.
- Horário de funcionamento: todos os dias, 24h por dia.
- Endereço: Nobels gate 32 – Frogner Park
- Preço: gratuito.
4. Cruzeiro pelos fiordes
Que tal fazer como os Vikings faziam e explorar o mar de Oslo? Basta reservar um dos cruzeiros pelos lindos fiordes da cidade em sua viagem para Oslo.
O passeio, que começa no píer 3, passa por baías profundas, canais, um labirinto de ilhas pitorescas, grandes montanhas e muitas outras paisagens impressionantes!
Como as alternativas são várias, para você não ficar na dúvida, separamos, abaixo, as mais recomendadas:
- Passeio Turístico de Barco pelos Fiordes de Oslo – com duração de 2 horas, é realizada em grupo e não inclui bebidas/comidas.
- Oslo: Cruzeiro pelo Fiorde e Excursão pela Cidade – além do cruzeiro turístico de 2 horas, inclui excursão pelo centro de Oslo, passeio guiado pelo Vigeland Park e ingressos para o Museu Folclórico Norueguês e o Museu Fram.
- Oslo: Cruzeiro com jantar de 3 pratos no Oslofjord – dura cerca de 3 horas e inclui bebida de boas-vindas e jantar com 3 pratos típicos deliciosos em um barco com deck que revela vistas panorâmicas da cidade.
5. Karl Johans Gate (Portão de Karl Johans)
Com cerca de 1km de extensão, a Karl Johans Gate, rua do portão de Karl Johans, que começa no Palácio Real da Noruega, homenageia em seu nome Carlos III João, um militar francês que acabou se tornando o rei da Noruega e da Suécia.
Nela, você vai encontrar vários pontos turísticos de Oslo, como a Estação Central e o Teatro Nacional, além de muitas lojas, restaurantes, fast foods, bares e cafés. A dica é andar por lá sem pressa, em diferentes horas do dia, observando as construções charmosas, visitando os atrativos e fazendo paradas para experimentar o melhor da culinária típica!
- Endereço: Karl Johans Gate.
6. Oslo Opera House
Com linhas inclinadas, que parecem estar saindo do mar, o edifício da Oslo Opera House, fundado em 2008, é o mais diferente da capital.
Ao visitar um dos principais pontos turísticos de Oslo, aproveite a área externa, formada por rampas em diferentes níveis, para apreciar a vista panorâmica para o fiorde da cidade – durante o entardecer tudo fica ainda mais lindo! Já na área interna, você pode curtir algum espetáculo ou show musical.
- Horário de funcionamento: tour diariamente 12h, 13h e 14h.
- Endereço: Kirsten Flagstads Plass 1, Bjørvika.
- Preço: a partir de NOK 120 (pode variar de acordo com o espetáculo) – confira pelo site oficial da Oslo Ópera House.
7. Relaxe em uma sauna flutuante
Depois de visitar a Oslo Opera House, você pode experimentar algo diferente na viagem para Oslo: a oslofjorden sauna, isso é, sauna flutuante.
A tradição, adotada pelos noruegueses dos seus vizinhos finlandeses, consiste em relaxar em uma sauna quente e, em seguida, se refrescar no lago com um banho frio!
Caso prefira não arriscar o mergulho, você pode apenas aproveitar uma das saunas. Há várias opções de cabines em grupo ou privadas, onde além de fazer tratamentos diversos, é possível degustar ótimas bebidas e comidas e até curtir algum show musical!
- Confira o valor atual e reserve sua sauna pelo site da KOK Oslo.
8. Grünerløkka
Ruas cheias de grafites, bares descolados, casas noturnas animadas, cafés charmosos, boutiques, lojas vintages, praças cheias de barraquinhas de comida e galpões que recebem concertos, são alguns dos atrativos de Grünerløkka, sem dúvida, a área mais alternativa e badalada de Oslo.
Nossa sugestão é que você chegue durante o dia, para bater perna e pechinchar algumas antiguidades, e fique até anoitecer, para curtir a música ao vivo que rola nos bares!
9. Praias em Oslo
Ao planejar o que fazer em Oslo no verão, nada melhor do que um bom mergulho! Pela cidade, ou bem perto dela, você vai encontrar vários locais onde a água é limpa e super agradável.
Nossos pontos preferidos são a Sørenga Seawater Pool, uma área de lazer com uma piscina, cercada por cafés e restaurantes, e Tjuvholmen City Beach, uma praia na borda da ilha de Tjuvholmen, que é a queridinha das famílias com crianças.
10. Fortaleza Akershus
Construído em 1299, com a intenção de proteger a capital norueguesa e seus habitantes, Akershus é um dos castelos mais belos do país e praticamente um programa obrigatório na viagem para Oslo.
Durante a visita, você vai poder tirar várias fotos com a fortaleza renascentista, curtir a vista privilegiada para o porto, passear pelos agradáveis jardins, visitar cômodos que retratam a vida na Idade Média, além de conferir algumas exposições. Caso tenha sorte, você ainda vai aproveitar um show musical que, geralmente, rola entre as muralhas!
- Horário de funcionamento: verifique no site oficial da Fortaleza Akershus os dias e horários, pois eles mudam de acordo com o período do ano e a parte do castelo sendo visitada.
- Endereço: 0150 Oslo
- Preço: área externa e centro de visitantes – gratuito; castelo, a partir de 98 NOK; para o tour guiado, acrescenta-se uma taxa a partir de 60 NOK ao ingresso.
11. Aker Brygge
Queridinha dos noruegueses, a Aker Brygge, área do Sentrum, é conhecida pelo seu grande píer, onde estão diversos restaurantes que servem tradicionais pratos nórdicos e franceses, além de ótimos hambúrgueres, com uma ótima vista para a cidade.
A dica é andar por todo o cais, fazendo paradas para tirar fotos e aproveitar o sol, e finalizar o passeio comendo e bebendo muito bem em um dos estabelecimentos locais, como o Olivia Aker Brygge (um verdadeiro pedacinho da Itália em Oslo), o Delicatessen Aker Brygge (restaurante sofisticado famoso pelas ótimas tapas espanholas) e o Rorbua Aker Brygge (um dos melhores na região para comer os pratos típicos da noruega).
- Endereço: Bydel Aker Brygge Grundingen 6.
12. Centro Norueguês de Estudos do Holocausto
Criado em 2001, o Centro Norueguês de Estudos do Holocausto funciona em um prédio que, anteriormente, pertencia a Vidkun Quisling, um líder nazista.
Hoje, com um papel completamente diferente, o espaço realiza pesquisas e programas educativos sobre o Holocausto, além de retratar, por meio de uma exposição permanente, o triste destino de diversos judeus noruegueses durante a Segunda Guerra Mundial.
Há ainda um bunker subterrâneo aberto ao público e, frequentemente, o lugar recebe exposições temporárias de outras questões históricas e sociais, como o racismo cotidiano no país e a guerra da Noruega. Não deixe de passar por lá em sua viagem para Oslo!
- Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 16h.
- Endereço: Villa Grande, Huk Aveny 56, 0277
- Preço: 120 NOK.
13. Jardim Botânico de Tøyen
Para um dia mais tranquilo, cheio de belas paisagens, a dica para a sua lista de o que fazer em Oslo é o Jardim Botânico de Tøyen.
Fundado em 1814, ele é considerado o jardim botânico mais antigo da Noruega e abriga cerca de 35 mil plantas de 7 mil espécies diferentes.
Faça uma caminhada agradável para observar as diversas árvores, arbustos, flores e plantas, visite o Scent Garden – experiência para todos, mas especialmente pensada para experiência de cegos -, aprecie as esculturas tecidas, visite as estufas The Palm House (de 1868) e The Victoria House (de 1876 ), ambas guardam plantas exóticas, e relaxe nos banquinhos espalhados pelo jardim!
- Horário de funcionamento: todos os dias – no verão das 7h às 21h e no inverno das 7h às 17h .
- Endereço: Sars’ gate 1, 0562.
- Preço: gratuito.
O que fazer em Oslo no inverno
14. Museu Histórico de Oslo
Na viagem para Oslo, todos os visitantes, geralmente, querem ver de pertinho os autênticos barcos Vikings. Infelizmente, o famoso Museu dos Barcos Vikings está fechado para reconstrução e só voltará a funcionar em 2026.
Durante esse período, a dica é visitar o Museu Histórico, que abriga uma coleção com diversos tesouros Vikings e artefatos familiares que retratam as viagens e história desse povo.
No espaço, você vai encontrar também coleções de objetos considerados sagrados na Idade Média, exposições sobre a América, Ártico, Subártico, Sudão e Palestina, artefatos dos egípcios e muito mais!
- Horário de funcionamento: Sexta a quarta das 10h às 17h, quinta de 10h às 18h.
- Endereço: Frederiks gate 2, 0164
- Preço: 120 NOK (gratuito até 18 anos).
15. Galeria Nacional da Noruega
Para os amantes de arte, conhecer a Nasjonalgalleriet (Galeria Nacional da Noruega) é imperdível na viagem para Oslo. No acervo, estão expostos mais de 400 mil itens.
Provavelmente, a obra mais famosa, que pode ser vista no local, é “O Grito”, de Edvard Munch, mas é possível encontrar também pinturas de El Greco, Auguste Renoir, Claude Monet, Paul Cézanne, Edgar Degas, e Pablo Picasso e muitos outros artistas.
- Horário de funcionamento: terça, quarta e sexta, das 10h às 18h; quinta; das 10h às 19h; sábado e domingo; das 11h às 17h.
- Endereço: Universitetsgata 13, 0164.
- Preço: a partir de 100 NOK.
16. Nobel Peace Center
Como o nome entrega, o Nobel Peace Center é o museu do Prêmio Nobel da Paz, onde são realizadas exposições, programas educativos e eventos sobre a história do prêmio e seus ideais, além de ser o local onde o comitê escolhe os vencedores do Nobel.
Bem perto, fica a Prefeitura de Oslo, palco da cerimônia de entrega do Nobel – aproveite e inclua-a em seu dia de passeios em Oslo, para conhecer mais detalhes da história por trás dessa premiação tão importante!
- Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h.
- Endereço: Brynjulf Bulls Plass 1
- Preço: até 11 anos, grátis; 12-18 anos 50 NOK; adultos, a partir de 140 NOK; idosos, a partir de 100 NOK.
17. Catedral de Oslo
Construída no século XII, a Catedral de Oslo sofreu algumas mudanças ao longo dos anos, mas nunca perdeu sua beleza. A primeira reconstrução, aconteceu em 1639 e a segunda em 1689.
Ao longo dos anos, ela chegou a ser considerada a igreja mais importante da cidade, hoje, é um dos principais pontos turísticos de Oslo, famoso pela arquitetura barroca e ricos detalhes, como a reprodução de Jesus e seus apóstolos entalhados em madeira, pinturas de murais no teto, altar e púlpito de 1699.
Além disso, a catedral é conhecida por ter sido palco de grandes eventos, dentre eles o casamento do Haakon, Príncipe Herdeiro da Noruega e Mette-Marit Tjessem Høiby, em 2001.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 15h.
- Endereço: Karl Johans Gate 11, 0154
- Preço: gratuito.
18. Norsk Folkemuseum
O Norsk Folkemuseum (Museu Norueguês da História Cultural) é um grande complexo ao ar livre, com mais de 150 construções que revelam histórias de grupos sociais de diferentes regiões da Noruega.
Achamos que esse é um dos melhores passeios em Oslo para quem curte história, pois em poucas horas, é possível viajar de meados do século XVII até o século XIX!
Você pode começar, por exemplo, caminhando pelas ruas de The Countryside, onde estão várias fazendas e casas típicas de 1650-1700 nas regiões rurais da Noruega, em seguida, partir para Old Town, para conferir como eram os edifícios nas grandes cidades, na mesma época e, depois, avançar no tempo, para observar os prédios que retratam a vida durante a Segunda Guerra Mundial em Finnmark.
A viagem no tempo também é garantida nas lojinhas e comércios, como uma mercearia de 1900, uma pequena tabacaria de 1958, um monopólio do vinho de 1930 e um posto de gasolina de 1928!
- Horário de funcionamento: maio até setembro das 10h às 17h |outubro até abril das 11h às 16h.
- Endereço: Museumsveien 10, 0287.
- Preço: a partir de NOK 140.
19. Korketrekkeren
Se você procura algo divertido para lista de o que fazer em Oslo no inverno, deve incluir o Korketrekkeren, parque esportivo que abriga uma pista de tobogã que vai de Frognerseteren até a estação de metrô Mid Stuen.
Ao todo, você vai escorregar por 2.000 metros em cerca de 8-10 minutos, observando muitas árvores e muita neve por todo o caminho!
- Horário de funcionamento: Janeiro até dezembro – segunda a sexta das 10h às 21h; sábado das 9h às 21h; domingo das 10h às 18h.
- Endereço: Holmenkollveien 201, 0791.
- Preço: andar em Korketrekkeren é gratuito, mas o aluguel de trenós custa cerca de 100–150 NOK por dia.
20. Mercado Central Mathallen
Em qualquer estação do ano o Mathallen, famoso mercado da cidade, é uma boa pedida na viagem para Oslo, mas no inverno, como bate aquela fominha, é possível experimentar muitos pratos típicos da comida norueguesa (e de outros países) oferecidos nos diferentes bares, restaurantes e cafés do café.
Não deixe de ir ao Hitchhiker (comida étnica), Hopyard (cervejas e sanduíches), Le Pain (pães de fermentação natural incríveis), Refresh (sucos naturais) e Simply Tasty (comida paquistanesa) – todos são sensacionais!
No Natal, esse mercado é ainda mais especial, pois recebe guirlandas e bonecos do Papai Noel em tamanho real, além de apresentações de música natalinas super legais!
- Horário de funcionamento: terça a sábado, das 11h às 22h; domingo, das 12h às 20h.
- Endereço: Maridalsveien 17 A, Grünerløkka
- Preço: gratuito.
21. Excursão gastronômica
Falando em comida… outra sugestão para o inverno é reservar uma excursão gastronômica pela cidade.
Apesar de você poder fazer esse passeio por conta própria, pesquisando com antecedência os restaurantes locais, a excursão é muito mais recomendada, pois é realizada com um guia que sabe exatamente onde são vendidos os pratos mais autênticos da cidade!
Em nossa viagem para Oslo, nós fizemos e indicamos o ”Oslo: excursão a pé pela cultura alimentar de rua”. Durante o passeio, experimentamos ótimos waffles noruegueses, um cachorro-quente norueguês, um refrigerante típico de Oslo, deliciosos queijos noruegueses e muitos outros pratos com sabores únicos.
- Preço: a partir de € 66,56 por pessoa.
O que fazer em Oslo a noite
22. Schouskjelleren
Ama tomar boas cervejas? Seu destino para curtir a noite em Oslo deve ser a Schouskjelleren, uma pequena cervejaria que está aberta desde os anos de 1800 e se tornou um verdadeiro ícone do turismo em Oslo.
Nós indicamos que, ao sentar em uma das mesas de madeira, você peça uma Stout Imperial Russa – essa cerveja é simplesmente deliciosa!
- Horário de funcionamento: terça a quinta, das 18h à meia-noite; sexta a sábado, das 18h às 3h
- Endereço: Trondheimsveien 2, 0560
23. Megazone
Anota essa dica na sua lista de coisas legais para fazer em Oslo, especialmente se você vai viajar com adolescentes: curtir a noite no Megazone.
Lá, é possível se divertir em partidas de paintball, escape room, jogos digitais, boliche e curling, por exemplo. Há também um bar, com boas opções de bebidas e petiscos!
- Horário de funcionamento: domingo, das 10h às 21h; segunda a sexta, das 10h às 22h; sábado, das 10h às 23h
- Endereço: Mariboes Gate 2, 0179
- Preço: a partir de 270 NOK.
24. Summit Bar
Ao planejar o que fazer em Oslo a noite, outra alternativa excelente é o Summit Bar, ideal para quem busca algo mais tranquilo e intimista.
Localizado no 22º andar do Radisson Blu Hotel, o lugar oferece uma vista panorâmica da cidade – que fica ainda mais sensacional quando está nevando – e boas comidas e bebidas.
- Horário de funcionamento: terça a quinta, 16h à meia-noite; sexta e sábado, das 16h à 1h
- Endereço: Holbergs gate 30, 0166.
25. Herr Nilsen
Fechando com chave de ouro nossas dicas de o que fazer em Oslo a noite, temos o Herr Nilsen, um clube de jazz que vai te deixar completamente encantado (a) desde a entrada, com a decoração estilo pub, iluminação baixa e fotos de diversos artistas, que criam um clima intimista.
A grande atração são as bandas de jazz, que tocam praticamente todas as noites, mas gostamos também da qualidade das bebidas, especialmente da variedade de cervejas!
- Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 3h; sábado, das 12h às 3h; domingo, das 14h às 3h.
- Endereço: C. J. Hambros Plass 5, 0164.
Onde comer em Oslo
- Restaurante Maaemo: Com 3 estrelas Michelin, este é um dos restaurantes em Oslo para quem quer fazer um jantar refinado. O cardápio é baseado nos pratos típicos da região, porém, são utilizados apenas produtos orgânicos e biodinâmicos nos pratos. Endereço: Schweigaards gate 15B, 0191.
- Südøst Asian Crossover: Para experimentar além das comidas norueguesas na viagem para Oslo, essa é uma boa opção – são servidos pratos com inspiração asiática e européia para todos os gostos. Endereço: Trondheimsveien 5, 0560.
- Arakataka: Localizado no Centro de Oslo, este restaurante traz ingredientes sazonais e típicos da Noruega – os pratos mudam constantemente, mas os frutos do mar estão sempre presentes. Endereço: Mariboes gate 7B, 0183.
- Mamma Pizza Oslo: Quem não ama uma boa pizza? Na Mamma Pizza Oslo a massa é fermentada naturalmente e assada à lenha – o que deixa qualquer pizza deliciosa! Endereço: Dronningens gate 22, 0154.
O que fazer em Oslo: sugestão de roteiro de 4 dias
O que fazer em Oslo – Dia 1
- Manhã: Para o primeiro dia em Oslo, Noruega, a dica é explorar o Palácio Real, através de um tour guiado – não esqueça de agendar antes.
- Tarde: Ao sair do palácio, continue na região, caminhando e visitando os vários lugares interessadas da Karl Johans Gate. Não deixe de tomar um café em uma das charmosas lanchonetes, como a Egon.
- Noite: Para se ambientar com a noite norueguesa, passeie pelo Aker Brygge e escolha um dos restaurantes de frente para o rio para jantar – nossa dica é o Rorbua Aker Brygge.
O que fazer em Oslo – Dia 2
- Manhã: Reserve o segundo dia para as artes. Dê o pontapé visitando a Galeria Nacional da Noruega – não se esqueça de ver pessoalmente a obra “O Grito”.
- Tarde: Explore o Vigeland Park, que é um dos pontos turísticos de Oslo mais conhecidos – e depois recarregue as energias porque a noite será bem agitada.
- Noite: Aproveite que o dia foi mais calmo e conheça o Megazone, um lugar que os moradores da cidade adoram indicar!
O que fazer em Oslo – Dia 3
- Manhã: Acorde cedo para descobrir como viviam os noruegues na idade média na Fortaleza Akershus – é uma experiência incrível visitar um castelo tão bem preservado!
- Tarde: Continue no tema e visite o Museu Histórico, uma indicação ótima para qualquer lista de o que fazer em Oslo.
- Noite: Mantenha o clima histórico e conheça a cervejaria Schouskjelleren, que tem mais de 200 anos de existência. Não esqueça de brindar à mais um dia em Oslo com uma boa cerveja!
O que fazer em Oslo – Dia 4
- Manhã: O Nobel Peace Center será o seu destino inicial no último dia de passeios em Oslo. Depois de visitar o prédio e seu museu, dê uma passadinha na Prefeitura, para ver onde acontece a premiação.
- Tarde: Aproveite a tarde para fazer um passeio Turístico de Barco pelos Fiordes de Oslo.
- Noite: Para fechar a viagem com estilo, beba um drink com uma vista panorâmica da cidade no 22º andar do Radisson Blu Hotel.
Dicas de ouro para viagem para Oslo:
- Como você deve ter percebido, muitos pontos turísticos de Oslo que citamos aqui são pagos, mas é possível economizar adquirindo o ”Oslo Pass com transporte público (cartão físico)”, que, além de dar acesso a mais de 30 atrações, garante uso ilimitado do transporte público da capital.
- Se você quer mais liberdade para conhecer a cidade ou pretende viajar para outros destinos da Noruega, indicamos alugar um carro com a RentCars – eles oferecem a retirada do veículo no próprio aeroporto de Oslo.
- Outra dica super importante para economizar: leve uma garrafa de água reutilizável na mala de viagem para Oslo, como a água da torneira da cidade é super limpa, você não precisa se preocupar em comprar água em mercados/bares.
- Já para bebidas alcoólicas, a dica para poupar dinheiro é comprar com a Vinmonopolet, uma grande varejista de bebidas da Noruega que, inclusive, é a única no país autorizada a vender bebidas com teor alcoólico superior a 4,75%.
- Por último, mas super importante: como dissemos no início, há muitos bairros diferentes na capital, por isso, não deixe de ler nosso guia sobre onde se hospedar em Oslo. Depois que já tiver um lugar certo em mente, a dica é reservar um hotel pelo booking.com, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis).
Quantos dias ficar em Oslo
Acreditamos que o mínimo para conhecer os principais pontos turísticos de Oslo são 2 dias e duas noites. Mas só recomendamos esse tempo para quem está com as férias corridas.
Para quem tem tempo de sobra, o ideal são 4 dias, tempo perfeito para curtir as melhores atrações com mais calma!
Quando visitar Oslo
Como sempre falamos aqui, a decisão da época para viagem é muito pessoal e envolve vários fatores, como quais passeios você deseja incluir na lista de o que fazer em Oslo. Mas não se preocupe, independente dos seus planos ou orçamento, você vai encontrar um bom período! Para ajudar, separamos os detalhes de cada estação do ano na cidade:
- Primavera na Noruega (Março a Maio): se o foco são as atividades ao ar livre, esse é um ótimo período, mas fique atento (a), pois há bruscas mudanças de temperatura que podem ocasionar dias chuvosos;
- Verão na Noruega (Junho à Setembro): se o seu sonho é conhecer o sol da meia noite, aproveite o verão de Oslo – essa é a temporada dos festivais e dos dias praticamente infinitos;
- Outono na Noruega (Setembro à Novembro): essa época do ano, é perfeita para passeios em lugares fechados e excursões gastronômicas;
- Inverno na Noruega (Dezembro à Março): a estação mais fria é a oportunidade de assistir à aurora boreal (espetáculo que só acontece em baixas temperaturas), e brincar na neve!
Como circular em Oslo
Como a maioria dos pontos turísticos de Oslo está bem no Centro, a uma curta distância um do outro, basta andar pela cidade para conhecê-los.
Para atrativos mais distantes, a dica é utilizar o transporte público, como o metrô, o bonde e o ônibus – todos funcionam de forma eficiente!
Qual dos pontos turísticos de Oslo você mais gostou?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossas viagens para Noruega, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos co mentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Onde se hospedar em Oslo, Noruega: melhores áreas e hotéis
- O que fazer na Suíça: 20 atrações imperdíveis para conhecer no país
- O que fazer em Zurique, Suíça: 25 melhores atrações + dicas
- O que fazer em Budapeste, Hungria: Guia completo
- O que fazer em Berlim: 25 atrações imperdíveis, onde comer e se hospedar
- Onde se hospedar em Berlim: 8 Melhores Bairros + Dicas de bons hotéis
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: