06/09/2021 Por Bárbara Rocha

Roteiro em João Pessoa - melhores atrações e dicas

Preparamos muitas dicas do que fazer em João Pessoa, para que você possa aproveitar o que a cidade tem de melhor a oferecer. Descubra o que fazer, onde se hospedar e o que comer.

João Pessoa ou Jampa, como é carinhosamente conhecida, fica na Paraíba, um dos destinos de praia mais incríveis do nosso Brasil. Mas seus atrativos não se resumem às suas águas claras e mornas! O lugar possui uma cultura forte e autêntica, que traz muita diversão para quem a visita.

Sem dúvida, a razão do sucesso de João Pessoa está em sua combinação entre beleza, tranquilidade, povo hospitaleiro, e ótimo custo-benefício.

E são tantos lugares bonitos e interessantes que foi difícil compor essas dicas com as 12 melhores atrações do Jampa. De qualquer forma, as atrações listadas aqui são os melhores lugares para se visitar na capital paraibana.

Quer saber o que fazer em João Pessoa? Dá uma conferida!

vista aérea de praia, cheia de barcos, uma das atrações entre muito o que fazer em João Pessoa

Aqui você vai conferir:

Por que visitar

  • O primeiro motivo, são as praias de João Pessoa que são encantadoras! É impossível não se surpreender com o visual de cada uma delas e suas águas mornas e calmas perfeitas para relaxar.
  • O segundo, é que Jampa tem muitos bairros tranquilos, ideal para quem procura passar alguns dias descansando com muito conforto em pousadas ou hotéis de luxo, com piscina, sauna e outras atrações.
  • Um outro ponto, é o lindo entardecer de Jampa que se tornou até a principal atração da cidade!
  • O último motivo, é que João Pessoa é um destino super divertido! Seja passeando de buggy, nas piscinas naturais com peixinhos, nos barzinhos com música ao vivo, ou nos barcos curtindo um forró e shows de comédia, você terá motivos para sorrir.

Onde fica 

João Pessoa está localizada no estado da Paraíba, no nordeste do Brasil.

Ela é uma das cidades mais populosas da região e além de ser carinhosamente chamada como Jampa, é também conhecida como Porta do Sol, já que abriga a Ponta do Seixas, onde o sol nasce primeiro no continente americano.

Além disso, ela está perto de outros lugares famosos como Pipa (RN), Recife (PE) e Olinda (PE) e Porto de Galinhas (PE).

O que fazer em João Pessoa – as melhores atrações

1. City Tour em João Pessoa 

roupas e bolsas expostas para venda em rua de João pessoa

Primeiro, é bom saber que os principais pontos turísticos ficam espalhados, por isso, se você não estiver de carro, pode ser um pouco complicado conhecer toda a cidade.

Nessas casos ou se você quiser conhecer mais da história de João Pessoa, recomendo fazer um City Tour com as agências de turismo, onde você vai passar pelos principais atrativos turísticos e descobrir curiosidades que só ficamos sabendo com esse tipo de passeios, já que os guias geralmente são moradores locais. Simplesmente faça!

Como funciona?

O tour começa pelo Farol do Cabo Branco, que tem uma vista panorâmica da cidade. De lá, ele parte para o Centro Histórico, que tem vários pontos históricos, e acaba no Mercado de Artesanato Paraibano, um ótimo ponto para fazer umas compras e levar alguns souvenirs. Muita coisa, né? 

Dica:

Não fizemos este passeio, mas uma empresa que muita gente recomenda é a Luck Receptivo.

O único ponto negativo nesse passeio, é que há um tempo limitado para ficar em cada lugar, então se você prefere ver as coisas com mais calma, o ideal é visitar cada um por conta própria.

2. Praias Urbanas: Tambaú, Cabo Branco, Bessa  e Manaíra 

vista aérea de praia, uma das atrações entre muito o que fazer em João Pessoa

Bem pertinho do centro, estão 4 praias maravilhosas, um dos melhores passeios em João Pessoa.

Tambaú:

Primeiro, vale a pena conhecer Tambaú, que é uma praia para passar o dia inteiro, já que tem várias atrações: feira de artesanato, bons restaurantes, música ao vivo, e muitas lojinha!

Mas, a faixa de areia dessa praia é curta, então, o melhor a se fazer é aproveitar o mar: manso e com uma água quentinha, achamos bem relaxante.

Já pela orla dá pra alugar bicicleta, patinete, patins e também tem muitas opções de quiosques. Nós fomos muito bem atendidos, o povo de lá é super acolhedor! 

Cabo Branco:

Depois, recomendo visitar a praia de Cabo Branco, ela fica pertinho de Tambaú. Nós, caminhamos apenas cerca de 20 minutos para chegar até lá.

 

Mas diferente de sua vizinha, essa praia possui uma extensa faixa de areia, então não falta espaço para pegar um sol, e até mesmo jogar vôlei. Já o mar, achamos um pouco mais agitado, mas segue a mesma temperatura, bem morno.

Nós gostamos tanto da atmosfera de Cabo Branco que ficamos até o anoitecer, horário que a praia também fica bem movimentada.

Se você quiser fazer o mesmo, aproveite os quiosques, bares e restaurantes, os preços são mais em conta por aqui, por isso, vale a pena finalizar o dia tomando uma cerveja e comendo uns aperitivos em um dos
quiosques! Há muitos que vendem desde frutos do mar até churrasco e fast-food.

Bessa:

Bem próxima às outras duas, está a praia do Bessa. Não achamos a estrutura tão boa em relação aos bares e quiosques, mas amamos o mar: água clara, verde esmeralda, e quente. Foi uma das melhores entre essas para nadar!

Manaíra:

Também por ali, está Manaíra, que sinceramente não curtimos muito. Ela não possui uma boa estrutura, há pouquíssimos estabelecimentos, e nada de quiosques. 

Já o mar, em muitos trechos não é próprio para banho, por ser bem agitado. Apesar disso, é um lugar bonito, mas só achamos válido para quem quer fazer uma caminhada no calçadão. 

3. Piscinas Naturais de Picãozinho

viajantes nadam perto de catamarãs em Piscinas Naturais de Picãozinho uma das melhores atrações entre muito o que fazer em João Pessoa

As piscinas naturais de Picãozinho são um dos melhores passeios em João Pessoa e, por isso, estão entre uma das mais procuradas: águas claras, mornas, e MUITOS peixinhos.

Mas lembre-se, este passeio é oferecido apenas vinte dias por mês, e a melhor época para aproveitá-los é sempre início de lua cheia e lua nova.

A chegada até esse ponto é de catamarã, por isso, é necessário comprar um ingresso. Há várias empresas na orla oferecendo o passeio de catamarã, e o valor pode ser negociado. Mas, esse passeio só está disponível na maré baixa (Cheque sempre a tábua de marés).

Como funciona?

O passeio dura de 2 a 4 horas dependendo da embarcação, e os barcos são bem equipados com comidas e bebidas, banheiros, tudo para você curtir o passeio com todo o conforto.

É bom levar ou alugar um kit de mergulho com snorkel, assim como fizemos e, assim, você pode flutuar e ver os peixinhos.

Depois de 15 minutos na embarcação, chegamos ao ponto de mergulho. Logo que entramos no mar, nos deparamos com um cardume de peixes passeando entre nós! Como a água é claríssima deu para vê-los nitidamente.

Dica:

Leve capa à prova d’água para sua câmera/celular e você vai conseguir tirar fotos maneiríssimas com os peixinhos a sua volta.

4. Piscinas Naturais do Seixas

viajantes nadam perto de catamarãs em Piscinas Naturais do Seixas, uma das atrações entre muito o que fazer em João Pessoa

Para desfrutar ainda mais do marzão dessa região, visite a piscina natural do Seixas que também está entre um dos melhores passeios em João Pessoa!

Ela tem estilo parecido com o de Picãozinho (que citamos acima), mas com alguns ingredientes a mais.

Para chegar lá, você pode sair da Praia da Ponta do Seixas de catamarã (há várias empresas oferecendo o passeio na orla, fizemos com a Extremo Oriente), ou agendar um tour guiado, que inclui transfer do hotel e o catamarã. 

Outra opção é alugar uma lancha ou um caiaque, que fica mais caro, mas te dá liberdade para definir seus horários.

E, novamente, lembre-se de verificar o período de maré baixa (Cheque a tábua de marés). A profundidade das águas do Seixas varia entre 1-5 metros dependendo da temporada. No caso de uma profundidade maior, dá para fazer um mergulho com cilindro.

Se você for de catamarã, vai ficar pelo Seixas por cerca de 3- 4 horas, então também pode curtir outras opções como, stand up paddle e snorkelling, todos os equipamentos ficam disponíveis para alugar por lá, na própria embarcação.

Bom saber:

Uma coisa importante a se dizer tanto da ida para Picãozinho e o Seixas, é que as piscinas podem estar bem cheias dependendo da temporada, se você for no verão pode acabar se irritando com a quantidade de pessoas a sua volta, e pela lotação das embarcações.

Mas, tirando isso, é bem agradável, todo mundo animado. Costuma ter música e bar no próprio catamarã, com opções variadas de bebidas e aperitivos.

Nós estivemos por lá em outubro e foi bem tranquilo. Se você não curte muito agito, é melhor ir na baixa temporada.

5. Passeio de buggy em João Pessoa 

viajantes em buggy amarelo, durante o dia, um dos passeios mais divertidos entre muito o que fazer em João Pessoa

Esse, sem dúvidas, é um dos melhores passeios em João Pessoa!

Há várias opções para passear de buggy, algumas que duram 6 horas e outras até 8 horas, depende da rota, mas todos os passeios levam para praias fora de João Pessoa, e são belíssimas! 

 

É um passeio bem agradável, com brisa no rosto, cabelos ao vento, e uma vista mais bonita que a outra!

 

Eles costumam parar cerca de 40 minutos em cada praia do roteiro, então dá pra aproveitar bastante e tirar muitas fotos. Em algumas praias, quisemos ficar mais, até para conhecer os quiosques e almoçar. 

Você pode fazer o mesmo, não tem problema. Se o passeio for individual, é só falar com o motorista. Se tiver mais pessoas, combine com o grupo onde quererem curtir mais tempo, e diminuam o tempo na próxima parada.

Bom saber:

Se você não gosta de acordar muito cedo, tente combinar um horário mais flexível. Nós tivemos que estar de pé antes das 7 da manhã, já que esse era o horário de saída no nosso buggy.

Como compramos com antecedência, a empresa que contratamos nos buscou, (eles vão até a pousada/hotel que você estiver) e partimos.

Dica

A gente recomenda que você não esqueça o óculos escuros, protetor solar, chapéu ou boné. Costuma ser bem quente.

Onde comprar?

Recomendo a empresa Passeios de buggy João Pessoa.

6. Praias da Costa do Conde, litoral Sul 

viajante caminha em areia de praia da Costa do Conde, litoral Su

Bem próximo a Jampa, com diversos mirantes, falésias, restaurantes, e o principal atrativo, um mar azul turquesa, está o litoral sul que conta com 8 praias!

Esse é um daqueles passeios que duram o dia inteiro, mas que vale muito a pena.

Entre as praias estão: Barra do Gramame, Praia do Amor, Praia de Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, Tambaba e Praia Bela. São muitas opções! Vamos comentar aqui algumas delas.

Tambaba

Primeiro, se você está procurando liberdade, e não tem vergonha de ficar do jeito que veio ao mundo, dê uma passada pela praia de Tambaba.

Ela uma das primeiras de nudismo do Nordeste. Mas, calma! Essa praia é dividida por duas áreas, uma delas para os tímidos, e nessa você não precisa ficar nu.

A praia é bem bonita, tem várias formações de piscinas naturais e nela, fica o famoso coqueiro, que nasceu em uma rocha no meio do mar e virou cartão postal da praia.

Achamos a praia bem sossegada, mas não a recomendamos para o almoço, já que só encontramos um bar por lá, com preço bem salgado.

Praia do Amor

Depois, vale a pena conhecer uma das praias mais conhecidas dessa região que é a Praia do Amor. Ela tem uma atração peculiar: uma pedra furada, com formato parecido de um coração (o que explica o nome do lugar).

Reza a lenda que casais que passam por baixo dela, ficam felizes para sempre! 

Vale a pena tentar né? Nós, pelo menos, estamos bem felizes. E além disso, ela rende boas fotos. 

Coqueirinho

Por fim, se você quer experimentar o banho de mar mais delicioso da Paraíba, visite Coqueirinho. A água bem paradinha e quentinha, dessa praia é muito boa para relaxar.

O lugar transmite uma paz muito boa. Só de lembrarmos, dá vontade de voltar!

Não é à toa que é uma das mais procuradas… Mas, esse pode ser um problema, pode estar bem cheia na alta temporada.

Dica:

Se você quiser visitar a Costa do Conde as opções são: alugar um carro (veja com a Rentcars), fazer um passeio de buggy, ou fechar passeios de van em grupo, oferecidos pelas muitas agências de turismo.

7. Litoral Norte 

viajante sentado na areia com as pernas esticadas, apoiadas em uma árvore, em praia deserta no litoral Sul, durante o dia

Além de experimentar os melhores passeios de João Pessoa, uma visita ao litoral norte da Paraíba não pode ficar de fora.

Os destaques do Litoral Norte são: Intermares, praia preferida dos surfistas e kitesurfistas devido às ondas e ao vento constante, e Camboinha, famosa por ser ponto de partida para Areia Vermelha, passeio imperdível. 

Camboinha 

Essa praia tem um mar que parece uma piscina, gostamos por ser calmo, morno e limpo. Mas tirando isso, sem grandes surpresas.

Para almoçar por ali e provar drinks deliciosos, uma ótima pedida é o Marujo Bar (r. Max Zagel, 1210, Camboinha).

Intermares 

Já essa Intermares, diferente da praia anterior, tem um mar agitado as ondas são bem fortes. Se você surfa, nem precisa levar sua prancha, vimos ofertas de aluguel de equipamentos pela areia. 

Areia Vermelha

Por fim, essa é uma das principais atrações da região. Ela fica a 1,5 km da orla de Camboinha e é um banco de areia de coloração vermelha, cercado por corais que se formam na maré baixa.

Já pensou ficar no meio do mar, mas com os pés em terra firme? É basicamente isso.

O lugar é bem diferente de outras praias que vimos pelo Nordeste, ela é realmente um fenômeno, e ficamos encantados, mas também um pouco tensos da maré subir. 

Não dá para ver peixes como nas outras, mas a água é bem cristalina e estava bem rasa. 

Dica:

Para visitar esse litoral, você também pode alugar um carro, ir de buggy ou catamarã.

8. Entardecer na Praia do Jacaré