5/5
13/06/2022 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Fernando de Noronha

Buscando as melhores dicas sobre o que fazer em Fernando de Noronha? Vive sonhando com dias de puro relax neste paraíso? Quem nunca, né?! Pois neste artigo, teremos o maior prazer em lhe ajudar com o planejamento desta viagem dos sonhos!

Noronha é o sonho de consumo de quase todo brasileiro, e não à toa, já que o arquipélago é realmente um dos lugares mais bonitos do planeta, com suas águas quentes e cristalinas, lar de muitos animais marinhos, como raias, tartarugas, tubarões e golfinhos. 

Por motivos óbvios, não é novidade que as grandes atrações de Noronha estejam ligadas ao mar – coisas como passear de barco, praticar snorkelling, ou fazer um mergulho de batismo neste, que é um dos melhores lugares para mergulhar no mundo  – mas há também inúmeras atrações em Noronha em terra firme, como trilhas, piscinas naturais e passeios pelo centro! 

Eu e o Vagner realizamos nosso sonho antigo de passar 1 semana inteira neste paraíso e compartilhamos aqui nossa lista com tudo o que fazer em Fernando de Noronha. Leia, se apaixone e tire esta viagem fantástica do papel!

Vista panorâmica de águas azuis de praia em Fernando de Noronha

Por que visitar Fernando de Noronha?

Como disse antes, Noronha é um dos destinos turísticos mais populares do Brasil! Quer saber por que? Veja alguns dos principais motivos para visitar Fernando de Noronha:

  • Primeiro, estar em Noronha parece um sonho! A magia desse paraíso traz tranquilidade e, assim, qualquer pessoa consegue relaxar e recarregar as energias! Por isso até, ele é considerado um dos melhores lugares para passar lua de mel no Brasil!
  • Mas, se sua “praia” não for sossego, sem problemas! Há muitos passeios em Fernando de Noronha para quem busca aventura. Você pode fazer snorkeling, mergulho de batismo, passeio de canoa havaiana, aquasub, trilhas e flutuação em piscinas naturais!. 
  • Outro razão meio óbvia são as praias paradisíacas: águas calmas, pôr do sol surreal, e vistas lindas em qualquer canto! 
  • Para completar, há opções gostosas de acomodações, como os bangalôs com ofurô, rede para descansar, café da manhã com espumante, frutas, pães quentinhos, sucos e uma vista maravilhosa para o mar.

Onde fica Fernando de Noronha

Fernando de Noronha está a 500 quilômetros da capital pernambucana, Recife, na região Nordeste do Brasil. Ele é um conjunto de ilhas banhadas com praias divididas entre o mar de dentro (voltado para o continente brasileiro) e o mar de fora (voltado para o Oceano Atlântico).

Ao todo, são 26 quilômetros de extensão, dos quais 17 km fazem parte da ilha principal, a única habitada. Atualmente, a administração do lugar é de responsabilidade do Instituto Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio). E, as outras 20 ilhas secundárias, só podem ser visitadas com licença oficial do IBAMA.

O que fazer em Fernando de Noronha: As melhores atrações

Seja no mar, ou em terra firme, há muito o que fazer em Fernando de Noronha. E a boa notícia é que muitos passeios em Fernando de Noronha são gratuitos. É só explorar e fazer suas próprias descobertas. Claro que, vamos dar as dicas iniciais, mas muita coisa você vai descobrir por conta própria! E aí está a melhor parte!
Estrada em Fernando de Noronha

1. Faça o Ilha Tour  

O Ilha Tour, é um dos melhores passeios em Fernando de Noronha para quem quer conhecer a ilha com facilidade.

Acompanhado de um guia, você vai sair bem cedo para as principais praias: Porto, Baía do Sancho, dos Porcos, Cacimba do Padre, Sueste e Praia do Leão. Com várias paradas para banho, o passeio só termina ao pôr do sol, no Mirante do Boldró, que é um verdadeiro espetáculo!

O ideal é inclui-lo no primeiro dia do seu roteiro Fernando de Noronha. Assim você descobre o que te agrada mais (e o que não quer visitar),e já vai para os lugares certos nos próximos dias. 

Onde comprar: 

Não fizemos esse passeio pois, como alugamos uma moto, optamos por conhecer os lugares por conta própria, de forma mais independente. Mas conhecemos várias pessoas que o fizeram o Ilha Tour com a empresa Noronha Tour, e relataram que tiveram uma boa experiência.

Vagner Alcantelado e Babi Rocha, nômades digitais, sorriem em praia, durante o dia em Fernando de Noronha

2. Passe uma tarde na Baía do Sancho

Passar a tarde na Baía do Sancho tem que estar na sua lista de passeios em Fernando de Noronha, afinal, essa é uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo!

Nós surtamos com a beleza dela e, provavelmente, você também vai! Reserve um bom tempo para ficar por lá, pois estar nesse paraíso é um privilégio.

Para você entender, o cenário é assim: uma faixa fininha de areia branca, e aquele mar azul turquesa e transparente e, o melhor: bem calmo e morninho.

Pontos fortes: 

Além do visual lindo e muito bem-cuidado, esse é um bom lugar para mergulhar, devido a visibilidade ótima e bancos de corais com vida marinha.

Pontos fracos: 

Para acessar essa praia, você vai passar por uma pouquinho de adrenalina! É necessário descer 200 degraus para chegar na areia, mas não é qualquer escada, fica entre uma fenda em um paredão rochoso. Apesar de parecer puxado, garantimos que é tranquilo, passa rápido e vale a pena. 

Bom saber:

O acesso à essa praia não funciona o dia inteiro, então, para não dar viagem perdida confirme com o ICMBio os horários atuais.

Babi Rocha, nômade digital brasileira em piscina natural, um dos atrativos entre muito o que fazer em Fernando de Noronha

3. Curta a Cacimba do Padre e Baía dos Porcos 

Mais uma atração imperdível da lista “o que fazer em Fernando de Noronha”, essa é uma praia onde o visual é lindo!

Além da areia branquinha e do mar azul, existe o Morro dos Dois Irmãos, as pedras gêmeas que dão um charme extra ao lugar e ainda garantem fotos lindas. Nós, pelo menos, piramos!

Para quem quer nadar, as ondas podem ser fortes (é um lugar de campeonatos de surf), então, tenha cuidado ao entrar no mar e evite ir nas áreas mais fundas.

Também acreditamos que vale a pena conhecer para contemplar a vista e principalmente porque ela leva a uma das praias mais especiais: a Baía dos Porcos. É só andar até o finalzinho da praia da Cacimba, subir umas escadinhas, andar por cima de algumas pedras e pronto: você chegou a um dos destinos mais bonitos de Noronha (e do mundo!).

Essa praia tem um esverdeado maravilhoso, e uma biodiversidade alucinante, se você tiver sorte, vai encontrar muitas tartarugas, e peixes.

Dicas:
  • As piscinas naturais são lindas! Mas, por favor, cuidado, em algumas você não deve entrar, pois os corais são muito sensíveis.
  • Para que você consiga fotos lindas e boas memórias: fique até o pôr-do-sol, o visual é simplesmente incrível!
Turista praticando snorkeling, um dos atrativos entre muito o que fazer em Fernando de Noronha

4. Pratique snorkeling

Agora, se você quer ver tartarugas, lagostas e, quem sabe, tubarões, mas não quer fazer um mergulho profundo, uma boa opção, entre os passeios em Fernando de Noronha, é o snorkeling que, além de mais tranquilo, é bem mais em conta e, da mesma forma, uma experiência fantástica. 

Caso você não saiba, o snorkeling é um mergulho na superfície da água, e para praticar você precisa de:  máscara com snorkel, colete e nadadeiras.

Nós fizemos na praia Sueste, uma das mais recomendadas de Noronha para essa prática. E como ela tem uma grande concentração de algas, e esperávamos encontrar uns tubarõezinhos, mas sem sorte, pelo menos conhecemos uns peixinhos maneiros.

Dicas:
  • Você pode fazer o snorkeling por conta própria, mas se não sabe nadar muito bem, é melhor que você faça com um guia. Esses serviços são oferecidos pelas agências de turismo do local. 
  • Agora, se você pretende fazer o Ilha Tour, é só levar o kit, e assim, já consegue fazer o snorkeling durante uma das paradas para mergulho.
Golfinhos em mar de Fernando de Noronha

5. Faça um passeio de Canoa Havaiana para ver golfinhos 

Em quinto lugar, está um dos passeios em Noronha que não fizemos, mas é super recomendado e vimos muita gente fazendo por lá, pareceu ser bem emocionante, por isso está na nossa lista de o que fazer em Fernando de Noronha. 

Para começar, relaxa que você não precisa entender nada sobre canoagem, ok? Antes ir para o mar, há uma instrução com técnicas de como remar.

O passeio dura cerca de 2h, conta com um guia a bordo, que te leva para ficar cara a cara com golfinhos. Imagina que perfeito ver eles nadando ao seu lado?

Além disso, ele passa por locais lindos de Noronha como, Air France, Rugido do Leão, Praia do Cachorro, Praia do Meio e Conceição, e tem uma parada para banho/mergulho.

Babi Rocha, nômade digital brasileira em mergulho de batismo, um dos atrativos entre muito o que fazer em Fernando de Noronha

6. Faça um mergulho de batismo 

Em sexto lugar, está uma das atividades que mais gostamos entre muito o que fazer em Fernando de Noronha.

Por isso, se tiver que escolher uma única opção entre os passeios de Noronha, recomendamos que escolha esse. Vai por mim, vai ser inesquecível!

Isso porque Noronha é um dos melhores destinos para mergulho no mundo. Suas águas são extremamente transparentes, o que proporciona uma ótima visibilidade da vida marinha, muito rica por aqui.

Nós fizemos o nosso mergulho com a empresa Noronha TourConfesso que rolava, sim, aquela expectativa: será que depois de termos mergulhado nas Filipinas, Tailândia e Bali, vamos realmente nos impressionar com o arquipélago?⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀

Nossa experiência foi assim:

Saímos às 14h, direto para o barco que nos aguardava no porto de Noronha. Foram agendados dois mergulhos, um de 25 metros e outro de aproximadamente 15 metros.

✔️No primeiro, ficamos literalmente nas profundezas de Noronha por 45 minutos. Impressionante a diversidade de vida marinha que vimos. 

Fizemos amizades com alguns peixes borboleta, o frade, a piraúna e, pra nossa surpresa, vimos um tubarão lixa, que deixou sua toca e nadou bem suave pra longe de nós! PQP! Esse foi o segundo tubarão que vimos em nossos mergulhos! Demais! 

O que Fazer em Fernando de Noronha, mergulho

✔️No segundo mergulho, não descemos tanto. Vimos alguns peixinhos coloridos, mas a emoção mesmo foi a caverna de uns 6 metros de comprimento que atravessamos.

A correnteza estava forte, e tivemos que ir parando e seguindo com o ritmo da maré, mas conseguimos atravessar até o final. Nessa hora, vários peixinhos amarelos fizeram a viagem junto com a gente… Inesquecível!

Bom saber:

Caso não tenha experiência, não precisa se preocupar! Felizmente existem muitos pontos de mergulho para todos os níveis, uns com cerca de 3 metros de profundidade, e outros que chegam a mais de 60. 

A duração também varia de acordo com o nível, podendo ser de 15 minutos, ou até 45 (como foi o nosso caso).

A instrução é muito bem feita, e está incluída no pacote de mergulho, assim como o translado de ida e volta para a acomodação, roupa e equipamento apropriados e lanche. 

Sabemos que esse é um dos passeios em Noronha com o preço salgado, mas é uma experiência única. Se você quer conhecer a vida marinha, em nenhum outro lugar do Brasil vai ser tão incrível como em Noronha.

Turistas caminham em trilha Atalaia, um dos atrativos entre muito o que fazer em Fernando de Noronha

7. Conheça a Trilha Atalaia 

Mais um dos atrativos entre muito o que fazer em Fernando de Noronha, essa, assim como mergulho de batismo, é uma aventura imperdível! 

A Trilha do Atalaia é a mais famosa e concorrida da ilha, e não é à toa, ela leva até o aquário natural mais lindo de Noronha.

Existem duas opções: a curta, que pode ser feita sem guia, e tem duração de 60 minutos (30 de ida e 30 de volta), e a longa (a que nós fizemos) de 4 horas, que, além de passar pelo caminho da primeira, leva a mais duas piscinas naturais.

Como funciona:

A primeira parte da trilha, curta ou longa, leva cerca de 30 minutos até chegar à piscina natural. Chegando numa bifurcação, todos devem seguir a trilha da direita até chegar à piscina. 

A primeira piscina natural fica em frente à pedra do frade. Ao chegar na piscina, é preciso aguardar. Existe um limite de pessoas e o acesso, a cada 30 minutos, é controlado por um fiscal do ICMBio que libera a entrada e saída de cada grupo.

Quem tiver optado pela trilha curta, depois do snorkel, deve voltar pelo mesmo caminho da ida. Já quem estiver na trilha longa, faz o primeiro trajeto igual a curta e, na volta, em vez de seguir o mesmo caminho, ao chegar na bifurcação, segue pela esquerda.

A trilha longa vai contornando toda a costa até chegar a uma praia. 

O que Fazer em Fernando de Noronha, trilha

No caminho, há alguns mirantes com vista fantástica para o mar de fora. Nas piscinas naturais, é possível fazer flutuação em um ambiente repleto de corais, tubarões, polvos, e outras espécies. É simplesmente irado!

Esse é um dos passeios em Noronha com muitas oportunidades para fotos incríveis. Os guias conhecem os macetes e vão te dar as dicas dos melhores pontos.

Para fazer a trilha longa/curta, é necessário: 
  • Agendar no ICMBio.
  • Não estar usando protetor solar, repelente, e outros cosméticos.
  • Não tocar o fundo da piscina.
  • Para mergulho: usar coletes flutuadores, máscara e snorkel.
  • Ideal usar sapatos fechados, de preferência tênis confortáveis.
  • Amar uma aventura!
babi rocha e vagner alcantelado, casal viajando o mundo, sorriem em barco durante entardecer vip, um dos melhores passeios em fernando de noronha

8. Aprecie o entardecer vip de barco

Sem dúvidas, Noronha tem vários lugares incríveis para ver o pôr do sol, mas um dos que a gente mais curtiu foi em alto mar.

Nós fizemos o nosso passeio de barco que se chama “Entardecer Vip”, com a empresa Noronha Tour . O barco parte da Praia da Conceição e segue até o Morro Dois Irmãos.

No caminho, fizemos uma parada para o mergulho de PlanaSub, e vimos muitos golfinhos próximos ao barco!

De volta ao barco, seguimos até a praia da Conceição, onde paramos para comer um churrasco maravilhoso de peixe, picanha e salada. Ali, vimos um pôr-do-sol maravilhoso com vista para o morro do Pico e Dois irmãos. Curtimos bastante! Sem dúvida, um dos melhores passeios em Fernando de Noronha!

Babi Rocha, nômade digital brasileira passeia de aquasub no mar, durante o dia

9. Passeie de Aquasub 

Esse é mais um dos passeios em Noronha para quem quer mergulhar! 

Nesse estilo, você precisa usar máscara, snorkel e prancha de acrílico e será rebocado por um barco enquanto segura uma prancha. Enquanto ele se move, você vai observando a vida subaquática.

Nós achamos inusitado, mas divertido. Ainda que bem distantes, vimos algumas tartarugas, tubarões, arraias, e passamos por cima de um naufrágio! 

Existem duas opções:
  1. Pacote com traslado de ida e volta, guia, máscara e snorkel e equipamento para mergulho de reboque (pranchinha).
  2. É com o Entardecer vip, que mencionamos acima. Durante o passeio, eles oferecem  esse tipo de mergulho e os equipamentos necessários estão incluídos no pacote. Achamos mais válido fazer as duas experiências de uma vez.
Trabalhadores de Projeto Tamar, seguram tartaruga em Fernando de Noronha

10. Visite o Projeto Tamar

Aqui vai uma curiosidade: Noronha é sítio de reprodução da tartaruga-verde, que utiliza as praias arenosas do lugar para desovar entre os meses de dezembro e julho. É também área de alimentação, crescimento e repouso para juvenis desta espécie e da tartaruga-de-pente.

Nós sempre ouvimos falar do projeto TAMAR, que revolucionou a luta pela preservação das tartarugas marinhas em extinção. 

Em 40 anos, eles conseguiram devolver ao mar mais de 25 milhões de filhotes de tartarugas marinhas, que estavam ameaçadas! Por isso, sabíamos que a visita ao projeto TAMAR não iria ficar de fora do nosso roteiro Fernando de Noronha… E foi uma das melhores escolhas que fizemos!

O que Fazer em Fernando de Noronha, projeto tamar

Fomos à Praia do Porto, acompanhar uma das atividades mais legais do projeto: a captura científica das tartarugas que ocorrem semanalmente.

Durante a atividade, dois mergulhadores biólogos pegam uma tartaruga no mar, a levam para a areia, onde medem seu tamanho, checam seu peso e seu estado de saúde bem ali na companhia de todos os visitantes. Lindo e emocionante demais!

Se você também quer sentir essa emoção e entender mais sobre o universo marinho, além de acompanhar a captura científica, inclua no seu roteiro Fernando de Noronha uma visita ao TAMAR e assista a uma das palestras de educação ambiental que acontecem, gratuitamente por lá.

Vagner Alcantelado, caminha, durante o dia, em Vila dos Remédios, um dos atrativos que deve estar em qualquer Roteiro Fernando de Noronha

11. Caminhe na Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios é o centro de Noronha, onde a vida dos moradores locais acontece, e estão os bancos, escolas, postos de saúde, mercados, etc.

Aqui você encontra bons restaurantes (Cacimba Bistro é top), operadoras de mergulho e está próximo de boas praias como a do Cachorro, Meio e Conceição.

Se você curte história, um dos melhores passeios em Noronha será visitar a Vila para conhecer o Forte dos Remédios e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, duas relíquias históricas da região, construídas em 1772.

A gente percorreu quase tudo de moto, mas a pé é mais legal ainda. Recomendo reservar um dia do seu roteiro Fernando de Noronha para dar uma passada pelos principais pontos… As ruas são de pedra e inclinadas, prepare-se.

Babi Rocha, nômade digital brasileira em piscina natural em Praia do Leão

12. Passe uma tarde na Praia do Leão

Essa praia não é tão famosa mas, em nossa opinião, é uma das mais bonitas de Noronha. A visão panorâmica que se tem ao chegar na praia é surreal e garante muitas fotos!

Ela é a praia com o maior índice de desova de tartarugas marinhas da ilha, por isso tome muito cuidado ao pôr os pés na areia! O nome faz referência à ilha em frente, que parece um leão-marinho deitado. próximo a ela, está o Morro da Viuvinha, que tem uma infinidade de ninhos, que faz do local um santuário de aves.

Pontos fortes: Para quem prefere uma praia isolada e com pouca gente, pode ser a escolha ideal. A praia tem água cristalina, areia avermelhada e muita tranquilidade.

Fique atento: Presenciar os filhotinhos de tartaruga correndo em direção ao mar é inesquecível.

Peixe com tomate, limão, arroz e farofa servido em muitos restaurantes em Fernando de Noronha

13. Experimente a culinária local

Por último, separamos uma lista com os melhores restaurante de Fernando de Noronha, pois temos certeza que, depois de tantos passeios em Fernando de Noronha, vai bater aquela fome!  

Antes de conferir, é bom saber que um dos melhores lugares para comer bem é a Vila dos Remédios, considerada o polo gastronômico da ilha, onde há buffet a quilo no almoço, restaurantes que dispensam reserva no jantar, e ainda lanchonetes e comidinhas. 

Agora, confira abaixo alguns dos melhores restaurantes em Fernando de Noronha:

Mãezinha 

Se você curte uma comida caseira, esse restaurante a quilo em Noronha é uma boa pedida. Nós comemos lá algumas vezes, e curtimos. Nele você encontra variedades como carne, camarão, arroz de polvo, moqueca de frutos do mar, sushi, saladas, caldos. Além disso, eles funcionam no mesmo esquema para café da manhã e jantar.

Preço: R$80,00 o kg (e para Noronha é um ótimo preço, acredite).

O que Fazer em Fernando de Noronha, comida

Jacaré

Também no sistema de self-service e com uma ótima comida caseira, esta restaurante é o ideal para quem quer se alimentar bem, ele não tem balança, então sinta-se livre para encher o prato. Lá você encontra: feijão, arroz, macarrão, verduras , peixe, carne e outros. Eles servem apenas almoço. 

Preço: R$38,00. 

Valdenio 

Já esse, é um dos restaurantes em Fernando de Noronha que oferece duas opções: prato feito que custa R$45,00, para quem pretende comer no local e quentinha por R$25,00 se você for levar ou pedir por delivery. Em ambos, você pode escolher entre carne, frango ou peixe, e mais 4 acompanhamentos que variam entre arroz, macarrão, feijão, purê, salada, batata doce, baião de dois e muitos outros. 

Mundo verde

Agora, se você quer um lugar para tomar café da manhã ou fazer um lanche, recomendamos o Mundo Verde. Nele você encontra doces, salgados, sanduíches, crepes, açaí e sorvete. Além disso, há tapiocas e omeletes que custam cerca de R$20,00.

Peixes em cima de tigela em mesa cinza

Foto ilustrativa

Vale Noronha

Já o Vale Noronha, diferente das opções anteriores, é um restaurante mais caro. Mas, vale cada centavo, nós fomos recebidos muito bem, e o rango é maravilhoso!

Ele é ótimo, pois tem o melhor do sabor local e opção para todos os gostos: saladas, massas, risotos, carnes, frutos do mar. Uma das coisas que comemos foi peixe assado na folha de bananeira, uma delícia!

Além disso, aqui acontecem um dos principais eventos gastronômicos de Noronha, todas às quintas: festival de peixes, saladas, pratos regionais e sobremesas por R$180,00 por pessoa.

Também há uma opção mais em conta nos almoços, que acontecem de 12h – 15h, todos os dias. Nesse horário, eles servem o Prato Brasileirinho, uma refeição com filé de peixe, arroz branco ou integral, feijão, farofa, salada, batata ou macaxeira frita que sai R$88,00 por pessoa.

Onde ficar em Fernando de Noronha

espreguiçadeiras e piscina cercada de árvores em área de lazer de Teju-Açu Ecopousada, durante o dia
Foto divulgação: Teju-Açu Ecopousada

A nossa primeira dica para quem busca onde ficar em Fernando de Noronha, é a Teju-Açu Ecopousada, uma hospedagem impecável, localizada próxima a Praia da Conceição em meio a selva que conta com piscina e estacionamento gratuito.

Aqui, você vai ficar em um bangalô espaçoso que tem varanda com rede de descanso e todos os dias vai poder desfrutar de um café da manhã com frutas da estação e iguarias locais. 

Ela é ideal para os casais que buscam privacidade para relaxar e curtir a natureza, além de ser uma boa para quem quer fazer os melhores passeios em Fernando de Noronha, já que eles organizam mergulhos, caminhadas ecológicas, aulas de surf e outras atividades!

Nota no Booking: 9,0 
A diária para casal custa a partir de R$2.758.

piscinas em área de lazer de Pousada Sueste, durante dia ensolarado
Foto divulgação: Pousada Sueste

A Pousada Sueste, localizada a apenas 10 minutos a pé da maravilhosa Baía do Sueste também é uma opção que vale a pena, principalmente para quem quer ficar pertinho da praia.

O grande destaque do local é a área de lazer super arborizada e relaxante que tem diversas redes de descanso e duas piscinas (uma para adultos e outra para crianças). Além disso, todos os dias há um ótimo café da manhã e os quartos são confortáveis e muito bem organizados.

Nota no Booking: 8,3
A diária para casal custa a partir de R$725.

 

durante entardecer, árvores em frente a casa, onde funciona a Pousada Aratu
Foto divulgação: Pousada Aratu

Por último, recomendamos a Aratu, uma pousada super bem localizada. Ela está  a apenas 650m da Praia da Conceição, 950m da Praia do Meio e e bem perto de uma padaria, mercadinho e parada de ônibus! 

Apesar de simples, ela é bem limpa e aconchegante e todos os quartos estão equipados com cozinha, o que é ótimo para quem quer economizar com alimentação.

Nota no Booking: 9,3
A diária para casal custa a partir de R$400.

Acesse a lista completa de hotéis em Fernando de Noronha.

Roteiro Fernando de Noronha 7 dias: Nossa sugestão

areia, mar e morro dois irmãos, ao fundo, durante o dia em fernando de noronha
Foto: Alex Braga on Unsplash

Roteiro Fernando de Noronha – Dia 01

No primeiro dia de passeios em Fernando de Noronha, após acomodar-se na sua pousada, vá conhecer uma das praias mais bonitas do Brasil e do Mundo: a Baía do Sancho. 

Saindo de lá, prove um arroz de polvo ou um sushi no restaurante Mãezinha e passe o restante do dia na Praia do Leão.

Roteiro Fernando de Noronha – Dia 02

Reserve o segundo dia do seu roteiro Fernando de Noronha para o Ilha Tour. Prepare-se para acordar bem cedinho, pois o passeio começa às 8h e só termina ao pôr do sol.

No retorno, recomendamos passar no Valdenio para jantar e, em seguida, descansar no conforto da sua pousada. Afinal, depois de um dia cheio de passeios em Fernando de Noronha, você certamente estará cansado (a)!

Roteiro Fernando de Noronha – Dia 03

Depois de um dia agitado, você pode querer um dia de passeios em Noronha mais tranquilo. Por isso, recomendamos acordar mais tarde e partir para Vila dos Remédios. 

Caminhe sem pressa pela região, visite o Forte dos Remédios e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, tire muitas fotos e escolha um dos restaurantes para almoçar, como o Cacimba Bistrô que é top! De lá, você pode dar uma passada na praia do Cachorro, Meio ou Conceição.

Roteiro Fernando de Noronha – Dia 04

No quarto dia, aproveite para fazer alguns dos melhores passeios em Fernando de Noronha. De manhã, reserve um tour de Canoa Havaiana para ver golfinhos!

Após o almoço, que pode ser no Jacaré, curta a Cacimba do Padre e depois vá para Baía dos Porcos. Lá você encontra piscinas naturais lindas. Fique até o pôr-do-sol, pois o visual é maravilhoso e rende fotos maravilhosas!

Roteiro Fernando de Noronha – Dia 05

Que tal um dia cheio de aventuras? No seu 5º dia de passeios em Fernando de Noronha, faça a Trilha Atalaia e, no retorno, de tarde, reserve a atração ”Entardecer Vip”, onde você vai poder relaxar em um barco ao pôr do sol com uma linda vista para o Dois irmãos, comer ótimos petiscos e até passear de aquasub.

Roteiro Fernando de Noronha – Dia 06

Para o penúltimo dia de passeios em Fernando de Noronha, nada melhor que MUITA emoção. Faça um mergulho de batismo, uma experiência única que vai ficar para sempre na sua memória! E, para fechar o dia com chave de ouro, jante no Vale Noronha. Não deixe de provar o peixe assado na folha de bananeira, é uma delícia!

Roteiro Fernando de Noronha – Dia 07

No seu último dia nesse arquipélago mágico, achamos que vale a pena visitar o Projeto Tamar para entender mais sobre o universo marinho. Foi um dos melhores passeios em Fernando de Noronha que fizemos! Aproveite para passar na lojinha deles e comprar algum item como uma camisa, copo ou boné. O valor da venda é aplicado em ações de proteção e pesquisa.

Planeje sua viagem – melhor época, como circular, quanto tempo ficar, etc.

Quando ir para Fernando de Noronha

A melhor época para viajar para esse destino vai depender um pouco dos passeios em Fernando de Noronha que você deseja fazer.

Se quer mergulhar em águas cristalinas e tranquilas, é melhor reservar sua viagem para agosto ou setembro. Já para surfar, o ideal é entre dezembro e fevereiro. Época de alta temporada, em que os preços ficam um pouco mais caros.

Quem quer economizar, deve escolher a baixa temporada, que vai de abril a junho. O único problema é que esse é o período em que costuma chover mais.

Como se locomover em Fernando de Noronha

Para se locomover em Fernando de Noronha você pode usar ônibus, táxi, buggy ou moto. Mas não recomendamos as duas primeiras opções.

O ônibus, que custa cerca de R$5,00 o bilhete, apesar de barato, pode deixar na mão. Ele demora muito para passar e ainda pode passar lotado. Já o táxi, é uma das alternativas mais caras, com corridas entre R$20,00 a R$100,00.

Para os que sabem dirigir, o melhor mesmo é alugar uma moto ou buggy, o que dá muita liberdade para fazer os passeios em Fernando de Noronha. Há ofertas em toda a ilha, que variam de R$100,00 a R$300,00 (moto) e R$300,00 a R$600,00 (buggy).

Quanto tempo ficar em Fernando de Noronha

Para conhecer as principais praias e fazer alguns dos melhores passeios em Fernando de Noronha, recomendamos ficar pelo menos 4 dias na Ilha. Mas, quanto mais tempo melhor. Por isso, se possível, reserve 1 semana. Assim, você pode conhecê-la com mais tranquilidade.

Como chegar em Fernando de Noronha

como chegar em fernando de noronha 23
Foto: Trac Vu on Unsplash

A melhor forma de chegar em Fernando de Noronha é de avião, já que os barcos, geralmente, são utilizados apenas para cargas. 

Há voos partindo de diversos destinos do Brasil, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e João Pessoa, com conexão nos aeroportos de Natal ou Recife, únicos que oferecem voos diretos para o arquipélago. Para consultar as opções, recomendamos utilizar a plataforma Passagens Promo.

Gostou de conhecer os melhores passeios em Fernando de Noronha?

Se você chegou até aqui, com certeza, já entendeu que há muito o que fazer em Fernando de Noronha.

Você também deve ter notado que a fama que Noronha tem de ser um lugar caro se confirma, mas que há também atrações baratas e outras até 0800 e que, planejando direitinho, vai valer cada centavo do seu investimento. Não deixe de ler nosso guia sobre quanto custa uma viagem para Fernando de Noronha.

Noronha é um lugar mágico e inesquecível, que todo mundo tem que conhecer ao menos uma vez na vida. Só quem já foi sabe do que eu estou falando… A beleza, as pessoas, o contato com a natureza e a vibe são únicas!!

E você não precisa ter todas essas experiências para curtir Noronha. Mesmo que  decida ficar poucos dias, ao escolher algumas delas, já vai estar aproveitando muito o lugar. Lembre de seguir nossas dicas de passeios em Fernando de Noronha e temos certeza que você também vai amar Noronha, assim como nós amamos. Boa viagem! 

Você também poderá gostar de ler:

PLANEJE A TRIP

SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Mais lidos

O que Fazer em Fernando de Noronha