17/08/2024
25 fatos da cultura dos Estados Unidos que vão te impressionar!
Já está com as malas prontas para explorar a terra do Tio Sam? Mesmo para os mais viajados e descolados, temos curiosidades sobre os Estados Unidos que vão adicionar novas histórias ao seu diário de viagens!
Abrangendo 50 estados com paisagens deslumbrantes e locais históricos icônicos, os Estados Unidos são um verdadeiro mosaico de experiências. E, embora você já esteja familiarizado com a cultura americana através de filmes, música e gastronomia, apostamos que ainda temos algumas surpresas na manga para você.
Sim, existem curiosidades dos Estados Unidos que vão além dos clichês e prometem dar um novo brilho à sua aventura americana. Este post é um mergulho nas peculiaridades e segredos que até os mais experientes podem não conhecer, mas que certamente vão enriquecer sua visita.
Algumas dessas nuances só são percebidas ao vivenciar o país de perto, mas consideramos nossa lista o teaser perfeito para aguçar sua curiosidade. Dê uma olhada e prepare-se para descobrir um lado dos EUA que você nunca imaginou!
1. A bandeira do Estados Unidos já teve 27 versões
A bandeira dos Estados Unidos já teve 27 versões diferentes! Mas as clássicas listras vermelhas e brancas sempre estiveram presentes.
A diferença é que, ao longo dos anos, foram adicionadas estrelas, representando novos estados.
A curiosidade dos Estados Unidos mais interessante em relação a isso é que a bandeira atual – com 50 estrelas – foi projetada por um estudante de 17 anos, Robert G. Helft, que era um aluno do ensino médio.
2. O café da manhã americano é super calórico
Na cultura americana, o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia.
Diferente de nós (brasileiros), que muitas vezes estamos acostumados a comer um pão com manteiga, acompanhado de um café preto, o café da manhã nos EUA é mais farto e calórico para dar a energia necessária para enfrentar a correria do dia a dia.
Os alimentos mais populares para esta refeição são: panquecas, ovos, bacon, carnes, torradas, waffles, cereais e complementos diversos, como pasta de amendoim e geleias.
Se durante a sua estadia, você quiser tomar um típico café da manhã americano, bons lugares são a Ihop – rede de restaurante presente em diversas cidades -, e o Denny ‘s, que costuma funcionar 24 horas!
3. As leis nos Estados Unidos variam de estado para estado
Uma curiosidade crucial sobre os EUA: as leis mudam conforme o estado. Por isso, antes de viajar, é sempre bom checar as leis do seu destino.
Alguns estados, como Washington e Califórnia, permitem o uso recreativo da maconha, enquanto outros, a exemplo de Idaho e Nebraska, proíbem.
Não são só as leis sobre drogas que variam – controle de armas, jogos de azar, impostos e leis de trânsito também mudam. Além disso, algumas cidades têm suas próprias leis municipais, então vale a pena dar uma olhada no site da prefeitura local para evitar surpresas.
4. A Estátua da Liberdade foi um presente da França
Já se perguntou de onde veio a famosa Estátua da Liberdade?
Muita gente não sabe, mas a escultura foi um presente enviado pela França em 1886 para celebrar os 100 anos de amizade franco-americana e o responsável pelo projeto foi o engenheiro francês Gustave Eiffel – o mesmo que projetou a Torre Eiffel em Paris.
Considerada um dos principais pontos turísticos dos EUA, a Estátua da Liberdade, localizada em Nova York, representa o caminho para a liberdade, enquanto sua tocha é um símbolo de iluminação.
5. O consumo de bebidas alcoólicas nas ruas precisa ser feito de maneira discreta
É do time que curte beber? Então, presta atenção nessa curiosidade dos Estados Unidos!
Diferente do Brasil, onde é possível consumir tranquilamente bebidas alcoólicas nas ruas e na maioria de lugares públicos, como praias e praças, nos Estados Unidos há algumas restrições.
Ao comprar bebidas em mercados ou lojas de conveniências, elas devem ser transportadas em embalagens de papel – nada de sair exibindo sua bebida por aí.
O mesmo é válido para hora do consumo! Caso vá beber na rua, ou em espaços públicos, é preciso esconder de alguma forma a marca da bebida alcoólica. Na maioria das vezes, o próprio estabelecimento já te dá um saquinho para isso. Basta beber escondendo o rótulo com o saquinho oferecido.
Como o problema está em exibir a marca, e não em beber, outra alternativa é, simplesmente, usar um copo plástico ou transferir o líquido para alguma garrafa de plástico.
Outra curiosidade dos Estados Unidos relacionada a isso é que apenas maiores de 21 anos podem beber, independente da nacionalidade. Portanto, se você tem menos de 21 anos, fique atento ou pode até ser preso!
6. O Natal já foi ilegal nos Estados Unidos
Por ser um lugar com uma das celebrações de natais mais famosas do mundo, exibidas em tantos filmes, essa é uma das curiosidades sobre os Estados Unidos que surpreende: por muitos anos (acredita-se que de 1659 a 1681), a festa natalina era considerada ilegal no país!
O motivo? O feriado era considerado uma festa pagã. As igrejas acreditavam que era pecado comemorar o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro, pois não existia (e ainda não existe) nenhuma evidência de que Jesus nasceu realmente neste dia. Além disso, o governo da época tinha forte influência puritana e condenava a celebração.
A data voltou a ser comemorada somente em meados de 1681, quando a monarquia retornou ao poder e anulou as leis do governo puritano. Desde então, o Natal é uma grande festa para os americanos.
7. A maior montanha-russa do mundo fica nos EUA
Essa é uma curiosidade dos Estados Unidos para quem adora aventura! A mais alta montanha-russa do mundo fica na cidade de Nova Jersey no parque Six Flags, uma das maiores empresas de parques de diversões do mundo, que tem 18 parques temáticos espalhados América do Norte.
Com mais de 139 metros de altura e uma queda que alcança a velocidade de 206 km por hora, a Kingda Ka é pura emoção!
Apesar do passeio durar, em média, apenas 56 segundos, é inesquecível. Já a fila para a atração, em feriados, pode ter uma espera de mais de 1 hora.
8. A maior parte dos postos de gasolina do país não tem frentista
Se você vai alugar um carro em sua viagem para os EUA, já fique sabendo que, em várias cidades, como Nova York, não há frentistas nos postos de gasolina.
O carro deve ser abastecido pelo próprio motorista, depois de realizar o pagamento diretamente na bomba, no caso de crédito ou débito, ou na loja de conveniência, se for pago em dinheiro.
9. Dar gorjetas faz parte da cultura dos Estados Unidos
Algo que sempre nos impressiona na cultura dos Estados Unidos é o atendimento ao cliente. Nas cafeterias, restaurantes, bares e hotéis, os atendentes, geralmente, nos recepcionam com sorrisos, perguntam se está tudo bem e, ao final, desejam um ótimo dia.
Por isso, é super comum dar gorjeta no país – inclusive, você já deve ter notado esse hábito em filmes e séries americanas. Quando o cliente vai embora sem dar uma gorjeta, o atendente pode considerar a pessoa mal educada ou se sentir ofendido, achando que o trabalho dele não agradou.
Para alguns turistas, como os japoneses, isso pode causar um estranhamento à primeira vista, já que no Japão dar gorjetas chega a ser considerado quase um insulto. Mas, os brasileiros lidam melhor com essa questão, já que a prática também é comum por aqui.
Em geral, os profissionais que mais comumente recebem gorjetas são os garçons, camareiros, carregadores de mala, motoristas e entregadores de aplicativos.
O valor varia de acordo com cada um. Mas, costuma-se oferecer entre 15 a 22% do valor da conta para garçons e 2 a 5 dólares para os demais profissionais citados.
10. O Central Park não é um parque natural
Eis mais uma curiosidade sobre os Estados Unidos surpreendente: apesar de parecer, o Central Park não é um parque natural.
Muitas pessoas não sabem, mas ele foi construído de forma artificial, com o objetivo de anexar uma área de natureza à cidade de Nova York.
O local tem uma imensa área verde, com 341 hectares, onde é possível curtir momentos de lazer e tranquilidade, aproveitar diversos playgrounds, passear de barco ou carruagem, comer em restaurantes, assistir a apresentações de artistas de ruas, entre outros atrativos.
11. Os americanos amam pizza!
É comum muita gente acreditar que o hambúrguer é a comida queridinha dos americanos, mas uma das curiosidades sobre a culinária dos Estados Unidos é que a pizza é a favorita da população!
Para se ter ideia da importância do alimento no país, foi criado até um feriado que celebra o Dia Nacional da Pizza: dia 9 de fevereiro.
Para atender às demandas dos americanos, existem mais de 66 mil pizzarias espalhadas pelo país, onde são vendidas tanto a versão tradicional, com a massa fina que estamos acostumados no Brasil, quanto a versão mais grossa, típica americana.
O sabor predileto dos americanos é o pepperoni, feito com salame seco bem apimentado e bastante queijo. Para experimentá-las, as pizzarias mais famosas são a Tony’s Pizza, em São Francisco, a Juliana’s Pizza, no Brooklyn, e a Keste, em Manhattan.
12. O feriado mais importante no Estados Unidos é o 4 de Julho
Em 4 de Julho é comemorado o Dia da Independência dos Estados Unidos, data em que os norte-americanos celebram a separação das antigas Trezes Colônias do Império Britânico, ou seja, quando foi declarada a independência do país.
As comemorações são marcadas por eventos esportivos, desfiles, fogos de artifício, venda de comidas típicas, entre outras tradições, e são uma oportunidade única de mergulhar na cultura dos Estados Unidos. As festas mais famosas acontecem na Filadélfia, em San Diego, Nova Orleans e Boston.
Falando nisso, outro feriado super importante para os americanos é o Dia de Ação de Graças (24 de novembro), data em que se reúnem com suas famílias para agradecerem as bênçãos recebidas.
13. Boa parte das casas dos Estados Unidos não tem muros
Com certeza, você já notou, em filmes que se passam nos Estados Unidos, algo bem diferente das vizinhanças brasileiras: as casas não costumam ter muros.
O motivo é simples: as cidades americanas são, em grande maioria, seguras!
Por isso, é comum vermos muitas casas sem muros e portões, geralmente com jardins e calçadas amplas, perfeitas para as crianças brincarem.
Os que têm curiosidade em saber como é viver dessa forma, podem reservar uma estadia em uma casa dessas, nem que seja por um dia. Inclusive, essa é uma ótima forma de viver a cultura dos Estados Unidos na pele!
Pelo país, há muitas opções, especialmente em Orlando, um dos melhores lugares para viajar com crianças do mundo. Bons exemplos de típicas casas americanas são a Orlando Pool & Game Villa e a Olivia’s Dream Villa on Windsor Hills, ambas próximas dos parques da Disney.
14. É obrigatório os carros pararem na hora do embarque e desembarque de ônibus escolares
Mais uma das curiosidades sobre os Estados Unidos importante para quem pretende dirigir pelo país: é obrigatório parar o carro na hora do embarque e desembarque de ônibus escolares. Quando se trata de crianças, as leis de trânsito norte-americanas são rigorosas e sujeitas a multas!
Por isso, se estiver dirigindo e ver um ônibus escolar parando, pare imediatamente, independente do lado em que estiver.
Além disso, saiba que, ao ouvir a sirene de ambulâncias e bombeiros, também é obrigatório parar no acostamento para que os veículos passem.
15. O único palácio de milho do mundo fica nos EUA
Se você curte descobrir atrações turísticas diferentes, vai gostar dessa curiosidade dos Estados Unidos: o país abriga o único palácio de milho do mundo!
Criado em 1892, para demonstrar que o solo da região era rico e, assim, atrair agricultores para a cidade, o Corn Palace, na cidade de Dakota do Sul, foi inteiramente construído e decorado apenas com milho: as portas, paredes e até obras de artes expostas foram feitas com milho.
Com o tempo, o local se tornou uma grande atração – muito amada, especialmente pelas crianças -, e hoje, recebe mais de 500 mil visitantes ao ano, além de ser usado como arena esportiva e palco de diversas atrações musicais e eventos.
16. Os serviços de saúde nos Estados Unidos são caríssimos
Enquanto no Brasil temos o SUS (Sistema Único de Saúde), que oferece desde atendimentos primários à emergenciais e procedimentos complexos, além de remédios e vacinas gratuitas, nos Estados Unidos o único sistema de saúde disponível é o particular – e caro!
Somente idosos e cidadãos americanos abaixo da linha da pobreza têm acesso a programas gratuitos.
Apesar dessa curiosidade dos Estados Unidos parecer mais importante para quem pretende morar por lá, não se engane, ela também é muito válida para os viajantes. Mesmo não sendo obrigatório, não deixe, em hipótese alguma, de contratar um seguro viagem.
Pode ter certeza que o valor gasto com o seguro vai ser muito menor do que o quanto você gastaria em hospitais americanos!
17. O Alasca foi comprado da Rússia em 1867
Atualmente, o Alaska pertence aos EUA, mas ele pertenceu à Rússia até 1867, quando foi comprado por 7,2 milhões de dólares.
Na época, a decisão pareceu sábia, já que a região, isolada, não tinha muita serventia para a economia russa. Mas, ao longo dos anos, com a descoberta de diversos recursos naturais, incluindo bastante ouro, o local se tornou, literalmente, um pote de ouro para os Estados Unidos.
Hoje, o Alaska é também muito rentável quando o assunto é turismo! Muitos viajantes buscam o destino para praticar esqui, mountain biking e canoagem.
18. Os norte-americanos amam abóbora
Assistindo a filmes e séries americanas, você já deve ter notado que a abóbora é um ícone de decoração super queridinho na famosa festa de Halloween americana.
Mas, uma curiosidade dos Estados Unidos que talvez você não saiba é que ela também é presente nos alimentos, especialmente no inverno, quando as tortas de abóbora fazem sucesso e são as iguarias mais pedidas para saborear com um café.
A fama é tanta que o Starbucks criou uma bebida feita com purê de abóbora e leite. Chamada de ‘Pumpkin spice latte’, ela é vendida durante o Halloween em todas as cafeterias do país e pode ser provada até mesmo no Brasil, já que a rede costuma adicionar essa iguaria no cardápio em todo o mundo, no mês de outubro.
Mas, quando o assunto é abóbora, não para por aí! Nos mercados dos Estados Unidos, geralmente a partir de setembro, é comum encontrar muitos alimentos com recheio de abóbora, entre eles sorvetes, pães, cervejas e até vinhos!
19. O povo dos Estados Unidos é super pontual
Na cultura americana, não é de bom tom chegar atrasado a um compromisso. Assim como os ingleses, os americanos têm costume de marcar hora pra tudo e são bastante pontuais! Então, se for contratar algum passeio com um guia turístico americano, por exemplo, chegue no horário marcado.
Outro ponto importante é que, dificilmente, você vai receber uma visita de um americano sem um aviso prévio. Eles não são do tipo que chegam de surpresa. Já fica a dica, se for morar por lá: não vá a casa de alguém sem ser chamado.
20. Dificilmente você vai encontrar um quarto ou um andar com o número 13 nos EUA
Muitos norte-americanos são supersticiosos e acreditam que o número 13 traz azar.
Há quem acredite que a origem da crença é de 5000 a.C, dos povos sumérios, que viam o número 13 como “torto”, não servindo como medida tempo, espaço e nem para frações e múltiplos. Há também uma versão atrelada à religião, já que, nas Sagradas Escrituras, o capítulo 13 do livro de Apocalipse faz referência ao anticristo e à besta.
Seja qual for a origem, a questão é que a crença permanece até hoje na cultura dos Estados Unidos. Para evitar o mau agouro, o povo, simplesmente, pula do número 12 para o 14 em variadas situações.
Um exemplo disso é que oito em cada dez edifícios em Nova York não têm 13º andar, inclusive o número nem existe nos elevadores e apenas alguns locais usam esse andar como sala de funcionários, para não ficar completamente inutilizado.
21. Muitos hotéis dos EUA são cenários de filmes famosos
Já sonhou em visitar os cenários de seus filmes e séries preferidos? Nos Estados Unidos, você pode não apenas conhecê-los, mas passar alguns dias neles, já que muitas produções famosas se passam em hotéis e resorts maravilhosos.
Entre os mais famosos, estão o Plaza Hotel (em Nova York), que hospedou, ninguém mais ninguém menos que Kevin McCallister, durante as cenas de “Esqueceram de Mim 2”. Faça como ele e peça muitos sorvetes em sua suíte luxuosa-, o Turtle Bay Resort (no Havaí), um verdadeiro paraíso que esteve presente em “Piratas do Caribe” e na série “Lost”, e o Fontainebleau Miami Beach (na Flórida) que, com 6 piscinas, uma casa noturna, 9 restaurantes e um spa, foi cenário de filmes como “007” e “Scarface”.
22. Las Vegas é a capital mundial dos jogos de azar
Falando em filmes e séries, se tem um lugar que já serviu de locação para muitas produções audiovisuais é Las Vegas. Com certeza, você já deve ter visto a cidade em “Se Beber, Não Case”, “Onze Homens e Um Segredo” ou “Jogo de Amor em Las Vegas”, certo?
Localizada em Nevada, ela é uma cidade turística conhecida como a Capital Mundial do Jogo, com inúmeros hotéis-cassinos abertos 24 horas, como o Treasure Island – TI Las Vegas Hotel & Casino, a Radisson Hotel, com jogos de mesa, caça-níqueis e videopôquer, e o Conrad Las Vegas At Resorts World, com um cassino de 100.000 m²!
Além dos jogos de azar, Las Vegas é famosa por sua vida noturna vibrante, que pode ser aproveitada em restaurantes, shows, baladas e bares.
Acesse aqui a lista completa de hotéis com cassinos em Las Vegas.
23. É o berço de grandes artistas musicais de todos os tempo
Se você curte a cultura americana, provavelmente já deve saber dessa curiosidade: o país é o berço de vários talentos que encantam o mundo todo com suas músicas.
Entre eles: Michael Jackson – o rei do pop -, Elvis Presley, Bob Dylan, Billy Joel, Bon Jovi, Beyoncé, Madonna, Lady Gaga, Whitney Houston, Eminem, Tupac, Bruno Mars, Nirvana, Guns n’ Roses… entre muitos outros exemplos, para todos os gostos!
24. Estados Unidos é o lar de 59 parques nacionais
Administrados pelo National Park Service, em português Serviço Nacional de Parques, os parques nacionais dos Estados Unidos são áreas de proteções ambientais com cenários naturais belíssimos e o lar de diversas espécies da flora e da fauna.
Se você ama a natureza, aposto que curtiu essa curiosidade dos Estados Unidos, mas o melhor vem agora: boa parte desses parques podem ser visitados!
Embora seja uma missão impossível criar uma lista com os melhores parques nacionais dos Estados Unidos para visitar, já que todos são lindos e tem cenários muito diferentes, esses são alguns dos que conhecemos e recomendamos fortemente uma visita:
- Arches National Park (Utah): Conhecido por seus diversos arcos naturais, em variados formatos, este parque é considerado um monumento do país e tem várias trilhas simples com visuais impressionantes! Sugestão de excursão – De Moabe: passeio de carro 4×4 de meio dia pelo Parque Nacional dos Arches
- Death Valley National Park (Califórnia): Desertos, lagos, montanhas coloridas, desfiladeiros e dunas… São só alguns dos destaques deste parque que é considerado um dos maiores do país. Sugestão de excursão – Las Vegas: Excursão de 1 Dia Vale da Morte em Pequeno Grupo
- Grand Canyon National Park (Arizona): Um dos pontos turísticos mais famosos dos Estados Unidos, é o lar de canyons imponentes e do maravilhoso Rio Colorado. Sugestão de tour – Las Vegas: Excursão de Ônibus Grand Canyon e Represa Hoover
- Yosemite National Park (Califórnia) – Conhecido por suas sequoias gigantes, o Yosemite é considerado patrimônio mundial da humanidade e recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano, que se surpreendem com seus vales, picos de granito e quedas d’água. Sugestão de tour – São Francisco: Parque Nacional de Yosemite e caminhada das sequóias gigantes
Dentre os que conhecemos, recomendamos, ainda, o Joshua Tree National Park e o Sequoia National Park, ambos na Califórnia, e o Zion National Park, em Utah. Todos, são um verdadeiro parque de diversões para os aventureiros!
25. O conceito "to go" é tradicional na cultural dos Estados Unidos
Ao viajar para os Estados Unidos, algo que você vai perceber de cara, especialmente se for para grandes cidades, como Nova York e Los Angeles, é que os americanos parecem estar sempre correndo para algum compromisso.
Se bater um papo com eles, certamente vai ouvir que “24 horas para um dia é pouco”. E, por conta dessa correria desenfreada que faz parte da vida de muitos, boa parte não para nem para comer! É comum esbarrar com um deles tomando um café ou comendo um pedaço de pizza enquanto atravessa a rua.
Caso não saiba, o “to go” é nada mais que o famoso “para viagem”. Para você ter uma ideia, quase todos os restaurantes de fast-food têm drive-thru, o que é comum por aqui também, a diferença é que, enquanto no Brasil ele é mais usado por uma questão prática – por aqueles que querem levar o lanche para casa -, nos Estados Unidos, segundo o DoSomething.org, 20% dos americanos almoçam/jantam no carro mesmo!
Mais curiosidades dos Estados Unidos
População: 329,5 milhões
Área: 9.834.000 km²
Capital: Washington, D.C.
Fuso horário: Nos Estados Unidos, há cerca de 4 fusos horários diferentes, mas a oficial (de Washington DC), tem diferença de duas horas a menos do de Brasília.
Localização: América do Norte
Fronteiras: Canadá e México são os países que fazem fronteira com os Estados Unidos
Clima: A maior parte do território dos Estados Unidos possui clima temperado ou subtropical
Moeda: Dólar dos Estados Unidos
Idioma: Inglês
Sistema de Governo: República Federativa Presidencialista
Religião: 42% da população dos Estados Unidos se declara como protestante, 29% não possui religião, 21% é católica, há ainda cerca de 1% que seguem outras religiões como budismo e hinduísmo.
Montanha mais alta: Denali (no Alasca) com 6.190 metros
Maior lago: Lake Michigan, com 58 mil km²
Qual a curiosidade dos Estados Unidos que mais te surpreendeu?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens pelo Estados Unidos, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- O que fazer nos Estados Unidos: 20 atrações imperdíveis para visitar
- 15 melhores cidades para conhecer nos Estados Unidos
- Comida Americana: 25 pratos típicos dos Estados Unidos
- O que fazer em Los Angeles, California: Guia completo
- Onde ficar em Los Angeles: melhores áreas e hotéis
- O que fazer em San Diego, California: Guia completo
- Onde ficar em San Diego, Califórnia: melhores áreas e hotéis
- Parque Nacional de Yosemite: Guia completo para visitar o parque