03/01/2023 Por Bárbara Rocha
25 Curiosidades do Chile que vão te impressionar!
Para que você chegue às terras chilenas com algum conhecimento na bagagem ou até mesmo descubra lugares e experiências para incluir no seu roteiro de viagem, reunimos algumas curiosidades sobre o Chile que descobrimos viajando pelo país.
Você sabia, por exemplo, que o maior arranha-céu da América do Sul e a ilha mais remota do mundo ficam no Chile? Ou que ele abriga 7 patrimônios mundiais da UNESCO e é um dos melhores lugares no planeta para observar estrelas?
Pois é! Essas são só algumas curiosidades do Chile que vão tornar sua viagem inesquecível. Há ainda vinhos excepcionais, muitos pãezinhos fresquinhos e a culinária chilena de rua que é de morrer!
Pronto (a) para mergulhar na cultura chilena? É só ler até o final nossa lista com 25 curiosidades culturais do Chile!
1. O Chile é o melhor lugar da Terra para observar as estrelas
Vamos começar com uma das curiosidades sobre o Chile mais interessantes: o país é um paraíso para observar os astros!
O fator principal para isso é o Atacama, deserto mais seco e alto do mundo, localizado no norte do Chile. Enquanto a secura proporciona menos umidade no ar, logo mais visibilidade, a altura permite estar mais perto da galáxia e acima de grande parte da atmosfera da Terra (que distorce e borra a luz).
Por esse motivo, o lugar ganhou até o observatório mais poderoso do planeta, criado em com a cooperação do Chile e parceria entre América do Norte, Europa e Leste Asiático. Chamado de Atacama Large Millimeter Array (ALMA), ele foi instalado em 2013, para astrônomos observarem e estudarem as primeiras estrelas e galáxias que emergiram das “idades das trevas” cósmicas há cerca de 13 bilhões de anos.
Caso vá fazer uma viagem para o Chile, pode visitar esse lugar fascinante, para observar a sala de controle e os laboratórios. Basta se inscrever com antecedência através do site do Alma Observatory. Outra alternativa, é reservar uma excursão astronômica para observar o céu no meio do deserto do Atacama.
2. O Deserto do Atacama é um dos lugares mais secos do mundo
Falando no Deserto do Atacama, um dos principais pontos turísticos do Chile, a razão dele ser um dos lugares mais secos do mundo é sua localização, em uma área conhecida como “sombra de chuva”.
Enquanto no oeste, a umidade do Pacífico é bloqueada pelo elevado costeiro. No Leste, a umidade da corrente de ar Amazônica é bloqueada pelos Andes. Para se ter uma ideia, o Atacama recebe menos de 12 mm (0,47 pol) de chuva por ano. Há pontos que jamais receberam qualquer chuva e alguns dos leitos dos rios estão secos há 120.000 anos!
Se por um lado isso pode parecer ruim, por outro, como dissemos antes, essas condições fazem do Deserto do Atacama um dos melhores lugares para observar as estrelas e a Via Láctea. Além de haver incontáveis trechos lindos para se visitar como o Valle de La Luna (Vale da Lua), que conta com muitos relevos e superfície semelhante a da lua.
3. Aproximadamente 30% da população do Chile vive em Santiago
De acordo com dados de 2017, o número de habitantes no Chile era de 17.574.003 pessoas (em 2020 passou de 19 milhões). Desse número, quase 6 milhões vivem em Santiago, a capital.
Outras regiões procuradas pelos chilenos são a Grande Valparaíso e a Grande Concepción, que juntamente com a Grande Santiago, são as mais populosas e fazem parte da CORFO, a região Central. Com certeza, essa é uma curiosidade do Chile que mostra quanto o país é centralizado.
Aproveitando que estamos falando de Santiago, esse também é um dos destinos mais procurados pelos turistas, por ser o lar de alguns dos melhores pontos turísticos do Chile! Anote alguns:
- Gran Torre Santiago: Considerado o maior edifício da América do Sul, esse arranha-céu de 300 metros de altura abriga um shopping de 6 andares (Mall Costanera Center) e o Sky Costanera, um mirante no andar 62º que oferece uma vista surreal da cidade!
- Santuário Imaculada Conceição: Situada no cume do Cerro San Cristóbal, a cerca de 863 metros acima do nível do mar, a imagem da Virgem Maria é um monumento sagrado no país, que tem como principal religião o cristianismo.
- Catedral Metropolitana de Santiago: Sede da Arquidiocese de Santiago do Chile construída em 1800, ela é a principal igreja católica do país e a quinta a ser feita no mesmo local, após 4 construções terem sido destruídas por terremotos.
- Castillo Hidalgo: O Hidalgo é um castelo de 1876, que fica no topo de uma colina, a Santa Lúcia. Apesar do tempo, ele permanece intacto, com uma arquitetura muito bonita e proporciona ótimas vistas da cidade.
4. O Chile é um dos países mais extensos do mundo
O Chile ocupa 756.096,3 km² (291.930,4 milhas quadradas), estendendo-se por 4.329 quilômetros (2.689,916 milhas) de norte a sul. Mesmo com esse número, ele não é o mais extenso do mundo.
Ele perde para países como a Rússia, absoluta no top 1 com seus 17.100.000 km², sem contar a China, os Estados Unidos e até mesmo para o Brasil, que tem cerca de 8.516.000 km².
5. …E o mais fino do mundo
Apesar de não poder reivindicar o título de mais extenso do mundo, o Chile pode dizer que é o país mais fino. Com mais 4.000 km de comprimento e apenas 173 km de largura, ele parece um macarrão gigante!
O interessante, é que essa é uma das curiosidades sobre o Chile que traz uma certa vantagem para os viajantes: tudo está a uma curta distância da estrada principal.
Ainda falando os números da área desse país, outro fato relevante é que sua costa é a quinta mais longa do mundo e mais de 90% da população vive a 100 km do oceano.
6. O Chile tem mais de 90 vulcões ativos
No top 5 de países com mais vulcões ativos no mundo, junto com a Indonésia, Estados Unidos, Rússia e Japão, o Chile guarda cerca de 95 vulcões em atividade, sendo um deles, o Ojos del Salado, o mais alto do mundo, com nada mais, nada menos que 6893 metros de altitude.
Para os viajantes que amam uma aventura, uma curiosidade do Chile que vai interessar, é que é possível visitar alguns desses vulcões através das seguintes excursões:
- Subida guiada ao Vulcão Lanín (o mais alto do sul do Chile)
- Escalada do Vulcão Quetrupillán (excursão que atravessa diversas florestas e paisagens montanhosas)
- Tour Vulcão Osorno (famoso por sua cratera de formato perfeito)
- Escalada Vulcão Villarrica (o mais ativo na América do Sul)
- Outras opções são Parinacota, perto de Arica, além de Lascar e Licancabur, no deserto do Atacama.
7. O maior terremoto já registrado, aconteceu no Chile
Em 1960, um tremor que durou 13 minutos, na cidade de Valdivia, deixou cerca de 2 mil mortos e mais de 2 milhões de feridos. Ele ficou conhecido como o Grande Terremoto pela maior magnitude já registrada: 9,5 na escala Richter (que vai de 1 a 9).
Mas esse não foi o único, o Chile já foi palco de diversos terremotos ao longo dos anos. Isso porque, o país está localizado entre duas placas tectônicas, a de Nazca e a Sul-Americana que, quando se chocam, provocam terremotos e também a formação de cadeias montanhosas, como a famosa Cordilheira dos Andes.
Se essa curiosidade do Chile te assustou, fique tranquilo! Tendo em vista os desastres ocorridos, o governo do Chile implementou algumas regras para que novas construções sejam resistentes a tremores pequenos e grandes.
8. Uma das ilhas mais remotas do mundo está no Chile
Localizada no meio do Oceano Pacífico, com 163,6 km², a pequena Ilha de Páscoa – que tem como nome local “Rapa Nui” – é uma das mais remotas do mundo. Para se ter ideia, é preciso um voo de 6 horas para alcançá-la a partir do de Santiago!
Porém, é uma viagem que vale a pena. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, ela ficou famosa por abrigar 900 estátuas de pedra conhecidas como moais, figuras humanas esculpidas com cabeças gigantes que pesam em média 14 toneladas e têm quase 4,5 metros de altura.
Acredita-se que as estátuas tenham sido feitas entre 1250 e 1500 pelo povo Rapa Nui, que lançaram a tendência dos funko pops. Mas, a razão é uma incógnita. Alguns dizem que foi por motivos religiosos, outros acham que foram alienígenas. Seja qual for a origem, elas são bem interessantes!
9. É possível esquiar e surfar no mesmo dia
O povo chileno ama usar essa curiosidade do Chile para atrair visitantes para o país: é totalmente possível esquiar e surfar no mesmo dia. No entanto, não é tão rápido e um pouco cansativo.
Para esquiar, as opções são resorts como Valle Nevado, El Colorado ou Portillo, na Cordilheira dos Andes. Já para surfar, é necessário partir para o oeste até a costa. O que pode levar, em média, 3-4 horas, dependendo dos destinos escolhidos para cada uma das atividades.
Mesmo assim, saber que existe essa possibilidade, anima os aventureiros, né? Se estiver sem tempo, recomendamos. Agora, se você for passar mais dias no país, vale dedicar mais tempo para o esqui e, depois, surfar em Pichilemu, a capital do surf do Chile!
10. A bebida nacional do Chile é o pisco
Produzido nas regiões chilenas de Atacama e Coquimbo, a partir da uva, o pisco é um tipo de aguardente muito utilizado em coquetéis como a piscola e o pisco sour.
Os chinelos morrem de orgulho do pisco, em particular da piscola, bebida misturada com cola. O orgulho é tanto, que foi criado o “Dia da Piscola”, celebrado todo dia 8 de fevereiro, desde 2003!
Um fato interessante a se saber, ainda sobre a cultura do Chile em relação ao pisco, é que há uma disputa do país com o Peru. Ambos dizem ter criado a bebida e continuam disputando para ver quem cria a versão mais autêntica.
Enquanto o Peru alega que sua produção tem maior qualidade, por ser mais regulamentada, o Chile argumenta que produz pisco em maior quantidade. A briga é tão intensa, que os piscos peruanos exportados para o Chile precisam ter seus rótulos removidos e vice-versa.
O que sabemos de fato, é que a bebida é deliciosa e só você provando a pisco chilena e a peruana para chegar à conclusão de qual é melhor!
11. A cidade mais ao sul do mundo pertence ao Chile
Mais uma das curiosidades sobre o Chile que envolve uma disputa, dessa vez, com a Argentina. O país briga há séculos com os hermanos por causa da Patagônia, região que ocupa partes de ambos países e é uma das mais belas do mundo, e também pelo título do “fim do mundo”, isto é, cidade mais ao sul do mundo.
Por muito tempo, Ushuaia, cidade da Argentina, ficou com esse posto. Mas, em 2019, o Chile resolveu promover Puerto Williams, antes vilarejo, para cidade. O que a fez substituir Ushuaia como cidade mais ao sul do mundo. A ideia é levar mais turistas para o destino, que é um lar de apenas cerca de 2 mil habitantes, sendo mais da metade deles da marinha chilena que trabalha na base naval local.
Como essa mudança é recente, vai ser comum que você ainda encontre Ushuaia ao buscar a cidade mais ao sul do mundo e, certamente, não importa quanto tempo passar, os argentinos sempre vão responder que o “fim do mundo” pertence a eles!
12. O país abriga uma das maiores piscinas do mundo
De acordo com o Guinness World Records, outra das curiosidades do Chile é que o país é o responsável pela construção da segunda maior piscina do mundo. Ela ficou no top 1 por muito tempo, até que o título foi tomado pelo Egito, em 2015.
Chamada de San Alfonso del Mar, a piscina tem 1.012 metros de comprimento e 33 metros de profundidade. Porém, infelizmente, não é tão simples acessá-la. A piscina está no San Alfonso del Mar Resort, mas o local não é um hotel e sim um complexo de condomínios. Só se você conseguir encontrar um apartamento disponível para alugar é que poderá visitar essa atração.
Nós encontramos algumas opções no Booking como Apartmento San Alfonso Vista Mar, o Departamento San Alfonso e o San Alfonso del Mar Departamentos. No entanto, não é possível nadar na piscina, são permitidas apenas atividades aquáticas, com pedalinhos e caiaques, disponíveis para alugar por lá.
13. A comida de rua é de morrer!
Se você está procurando alguns fatos sobre a culinária chilena, o principal é que a comida de rua é ma-ra-vi-lho-sa, superando em muitos casos os restaurantes.
Amendoins cristalizados, batatas fritas, cachorros-quentes completos, empanadas, sopaipillas salgadas, caixas de doces, sucos frescos… são algumas delícias que você vai encontrar ou passear pelas ruas do Chile. Tudo isso por um precinho ótimo!
E o legal, é que sempre tem uma novidade, já que os alimentos mudam de acordo com a estação. A ‘mote con huesillo’ – bebida tradicional do Chile feita com pêssego – costuma aparecer no verão.
14. Os chilenos são o segundo maior consumidor de pão do mundo
Quem não ama um pão fresquinho, né? Os chilenos certamente amam muito, já que o consumo anual é de 93 quilos por pessoa, fazendo o país ficar em segundo na lista de maior consumidor de pão do mundo – atrás apenas da Rússia.
E realmente, é difícil resistir a tentação dos diferentes pães da culinária chilena: um é melhor que o outro! Não deixe de provar o marraqueta (pão macio com textura crocante), além do Hallulla e Pan Amasado.
15. O Chile é o lar de 7 Patrimônios Mundiais da UNESCO
Como você já deve saber, o Patrimônio Mundial da UNESCO é um título dado a lugares com grande importância histórica, cultural ou natural para a humanidade. Atualmente, existem cerca de 1.233 patrimônios espalhados pelo mundo e o Chile pode dizer que 7 estão em seu território!
Para que você tente incluir esses pontos turísticos do Chile em seu roteiro, anote aí quais são:
- Parque Nacional Rapa Nui (Ilha de Páscoa)
- Igrejas de Chiloé (Los Lagos)
- Bairro Histórico da Cidade Portuária de Valparaíso
- Fábricas de Nitrato do Chile de Humberstone e Santa Laura (Tarapacá)
- Aldeia Mineira de Sewell (O’Higgins)
- Qhapaq Ñan, Caminhos Incas (dividido com Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru)
- Assentamento e mumificação artificial da cultura Chinchorro (Arica e Parinacota)
16. O arranha-céu mais alto da América do Sul está no Chile
Como citamos antes, um dos pontos turísticos do Chile, localizado em sua capital, é a Gran Torre Santiago. Com 300 metros de altura e 62 andares, ele é o arranha-céu mais alto da América do Sul, o segundo mais alto da América Latina e o quarto mais alto do hemisfério sul.
Felizmente, ele pode ser visitado! Basta comprar um ingresso para o Sky Costanera, um mirante nos andares 61 e 62 que oferece uma vista surreal de 360 graus da cidade e da exuberante Cordilheira dos Andes.
17. No Chile, é possível se hospedar em uma "casa na árvore"
Se você sempre viu casas na árvore em filme e pensou o quão aconchegante seria dormir numa dessas, essa é uma das curiosidades sobre o Chile que você vai amar!
O país abriga o Huilo Huilo Nothofagus Hotel & Spa, um hotel situado na região dos Andes da Patagônia, no meio da floresta. Feito com paredes e tetos de madeira, inspirado no Pequeno Príncipe e cercado por árvores, o lugar único e diferente, proporciona um relaxamento sem igual!
Como todos os cômodos tem janelas bem amplas, seja em sua cama, corredor, piscina ou refeitório, você poderá apreciar a bela paisagem da natureza lá fora. Incrível, né? Se você se interessou, basta fazer sua reserva pelo Booking com antecedência.
18. As múmias mais antigas já descobertas são do Chile
Consideradas Patrimônio da humanidade pela UNESCO, as múmias dos Chinchorros, povo de pescadores que vivia no norte do Chile, foram descobertas no deserto do Atacama e os estudos realizados indicaram que os mais de 300 corpos encontrados foram mumificados há cerca de 7 mil anos!
Para vê-las de perto, você pode fazer uma visita ao Museu Arqueológico de San Miguel de Azapa, que fica em Arica e Parinacota.
19. Uma das trilhas mais longas do mundo é chilena
Com 76km, e um percurso que dura, em média, 5 dias, o famoso Circuito W é um paraíso para os aventureiros e um dos melhores trekkings do mundo, em nossa opinião.
Ele está localizado no Parque Nacional Torres del Paine, um lugar magnífico na Patagônia que guarda paisagens deslumbrantes, cachoeiras, lagos, geleiras e florestas. A beleza é tanta, que ele foi eleito uma das 8 Maravilhas Naturais do Mundo, em um concurso realizado pelo site de turismo VirtualTourist.com.
Como o trajeto é puxado, caso você não queira fazer essa caminhada, mas ainda assim conhecer o parque, recomendamos reservar uma excursão de dia inteiro às Torres del Paine, em que, com um guia, você vai visitar os principais mirantes, passar por lagos e cavernas e explorar a flora e vida selvagem do parque.
20. É a Terra dos Poetas!
Os apreciadores de uma boa poesia, talvez já saibam que uma das curiosidades do Chile, é que o país é o berço de poetas conhecidos mundialmente, que são o orgulho dos chilenos!
O nome mais famoso é Pablo Neruda, poeta que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1971. Hoje, suas antigas casas em Santiago, Valparaíso e Isla Negra, estão entre os principais pontos turísticos do Chile e guardam objetos artísticos interessantes. Outra poeta chilena famosa, foi Gabriela Mistral, primeira latino-americana a receber um Prêmio Nobel de Literatura, em 1945.
Além deles, reunimos nomes de outros poetas chilenos notáveis. Dê uma olhada, talvez você conheça e já tenha lido algo de algum deles:
- Carlos Pezoa Véliz
- Gonzalo Rojas
- Isabel Allende
- Nicanor Parra
- Pablo de Rokha
- Raúl Zurita
- Vicente Huidobro
21. O Chile produz os melhores vinhos do mundo
Já os que não dispensam um bom vinho, certamente sabem que o país produz vinhos deliciosos! Por isso até, o Chile é o 4º maior exportador de vinho do mundo, exportando cerca de 8.800.000 hectolitros por ano.
Mas, nem sempre foi assim. A bebida começou a ser parte da cultura do Chile, em 1550, a partir da chegada dos espanhóis. Os colonizadores trouxeram videiras com eles, mas somente ao final de 1900, com os franceses desembarcando no Chile, é que houve uma mudança no cenário da indústria vinícola chilena, que passou a ser reconhecida mundialmente.
Durante a sua viagem pelo país, caso queira aprender mais sobre essa história, descobrir os diferentes tipos de vinhos chilenos e, é claro, provar os melhores, vale a pena reservar uma dessas excursões disponíveis:
22. Não é permitido consumir bebidas alcoólicas na rua
Falando em vinho, é bom saber esse fato da cultura do Chile: é proibido beber qualquer bebida alcoólica na rua. Seja em um parque ou até mesmo na praia, o álcool é barrado!
Para tomar uma cerveja gelada ou um bom vinho na rua, só indo para algum bar ou restaurante. Do contrário, você pode ser preso(a)!
23. Há muitos lugares que lembram a Europa
Ao visitar o Chile, você vai perceber que muitas cidades se parecem com a Europa. E há uma explicação para isso!
Antes da abertura do Canal do Panamá, os europeus navegavam pelo extremo sul da América do Sul, para chegar à costa oeste das Américas. Como o Chile estava pelo caminho, recebeu a influência de diversos povos europeus como alemães, britânicos e espanhóis
Bons exemplos são Pucón, que lembra muito um típico vilarejo da Áustria ou Suíça, e a própria capital, Santiago, que abriga um bairro super charmoso, com ar europeu, chamado Paris-Londres.
24. O sotaque dos chilenos é bem peculiar
Uma das curiosidades sobre o Chile que é importante saber para a sua viagem, é que mesmo que fale castelhano, você provavelmente vai ter uma certa dificuldade para entender o sotaque dos chilenos e suas inúmeras gírias. Mas nada que um pouco de estudo não resolva e nós trouxemos algumas dicas que vão facilitar a sua vida.
Para começar, tem palavras que possuem inúmeros significados, como “weon”. Quando ouvir isso, pode ser que você estejam te chamando de “cara”, “brother”, “amigo” ou te xingando, pois te consideram idiota/imbecil.
Em relação às gírias, prepare-se para ouvir muitas vezes a expressão ”po” assim que desembarcar no aeroporto. Sabe o ”bah”, que os gauchos não vivem sem? É tipo isso. O povo do Chile usa sempre o ”po” no final das frases para afirmar ou negar uma coisa óbvia, o que é comum também em alguns sotaques brasileiros.
Por fim, é importante saber da “weá”, expressão que você também vai ouvir demais. É tipo o nosso “coisa” ou “troço”. Ele é usado pelos chilenos quando não sabem o nome de algo, quando tem preguiça de falar ou simplesmente para xingar.
25. É muito fácil avistar pinguins no Chile!
Para finalizar nossa lista com chave de ouro, trouxemos uma curiosidade do Chile que também é um excelente motivo para visitá-lo: ver pinguins é uma tarefa simples.
Antes que você pense, não é tão fácil assim, como se eles estivessem perambulando pelas ruas das grandes cidades. Mas, não é preciso se esforçar tanto e é bem mais fácil do que ir para a Antártida!
Apesar do país ser bastante seco, o extremo sul e ilhas próximas funcionam como lar para cerca de 5 espécies de pinguins: Humboldt, Macaroni, Magalhães, King e Southern. Uma boa alternativa é a Patagônia, onde é possível ver lindos pinguins de Magalhães, que pouco se importam com a presença dos visitantes humanos que, de acordo com cientistas, contribuem para afastar predadores do local, fazendo com que os pinguins reproduziam em paz.
Se você quiser se planejar para ver pinguins em sua viagem para o Chile, essas excursões podem interessar:
Mais curiosidades do Chile
População: 19,12 milhões
Área: 756.950 km²
Capital: Santiago
Fuso horário: UTC -4 (1 hora a menos em relação ao horário de padrão de Brasília)
Localização: O Chile é um país localizado na América do Sul
Fronteiras: O Chile faz fronteira com Argentina, Bolívia e Peru
Clima: Por ser um país extenso, o Chile tem diferentes tipos de clima. No Norte, predomina o clima deserto semi-árido, enquanto no centro o clima mediterrânico. Já no sudeste e leste, o tundra, no sul o oceânico e, por fim, na ilha de Páscoa, o clima subtropical.
Moeda: Peso chileno
Idioma: Espanhol
Sistema de Governo: República unitária presidencialista
Religião: A maioria se considera catolico, mas há também evangélicos, testemunhas de Jeová, mórmons e judeus, além de ateus e agnósticos
Montanha mais alta: Ojos del Salado, com 6.891 metros de altitude
Maior lago: Lago Llanquihue (no Sul de Los Lagos)
Qual a curiosidade do Chile que mais te surpreendeu?
E aí, esse post te ajudou? Caso tenha ainda tenha alguma dúvida, não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Antes de sair, siga o perfil do Melhores Momentos da Vida no Instagram, lá você pode nos conhecer melhor e acompanhar muitas outras dicas de viagem.
Você também pode gostar de ler:
- Roteiro Chile: opções de 7, 15 e 30 dias pelo país
- O que fazer em Santiago do Chile: Guia completo
- Onde se hospedar em Santiago do Chile
- 20 melhores destinos América do Sul para visitar em 2023
- 6 lugares mais baratos para viajar na América do Sul
- 25 Curiosidades culturais da Argentina que vão te impressionar!
- Roteiro Argentina: opções para 7, 15 e 30 dias pelo país
- Roteiro Uruguai: opções de 3, 7 e 15 pelo país
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: