15/05/2024 Por Bárbara Rocha

Onde ficar em Santiago do Chile: 6 principais áreas e dicas de hotéis

Se você nunca esteve na capital chilena, na hora de buscar onde se hospedar em Santiago do Chile, pode pintar a dúvida de quais seriam as melhores regiões e hoteis para ficar.

E dá para entender, já que cada bairro tem suas particularidades e vai proporcionar uma experiência bem diferente. Além disso, detalhes como segurança, facilidade de transporte e proximidade das atrações, fazem a diferença e vão acabar impactando, e muito, sua experiência geral de viagem.

A boa notícia é que Santiago tem excelentes áreas e ótimas acomodações, com toda infraestrutura para uma estadia super confortável. Já algumas regiões devem ser evitadas.

Quer saber quais são? Confira, na lista a seguir, as regiões mais buscadas pelos viajantes, além de dicas de hotéis em Santiago do Chile, para todos os estilos de viajantes. 

map

Onde se hospedar em Santiago do Chile: 6 melhores bairros

durante o dia, vista aérea de árvores em campo, diversos prédios e ao fundo cordilheiras
Foto: Francisco Kemeny no Unsplash

O melhor local onde se hospedar em Santiago do Chile vai depender do seu estilo de viagem. Nos arredores do Centro Histórico (bairros Lastarria e Bellavista), por exemplo, você encontra a maior parte das atrações turísticas da cidade, além de uma ampla oferta de restaurantes e bares.

O bairro Providência, é também uma boa pedida, pois possui uma excelente infraestrutura, não fica muito longe da região central e é moderno, dispondo de hotéis, hostels e até mesmo apartamentos para alugar. 

Já o El Bosque é ideal para quem procura uma boa gastronomia, por abrigar excelentes restaurantes! Enquanto o Bellavista é a melhor escolha é a melhor escolha para  os amantes da vida noturna, com seus vários bares e baladas. 

Quem busca uma área nobre em Santiago do Chile, vai gostar de Las Condes e El Golf. Essa região abriga sofisticados hotéis de redes internacionais!

Por fim, o Barrio Brasil é a escolha ideal onde se hospedar em Santiago do Chile para viajantes que buscam hospedagens mais econômicas e o Centro Comercial é perfeito para ficar próximo a alguns pontos turísticos da cidade. 

Confira, agora, mais detalhes de cada bairro.

1. Centro: onde ficar em Santiago pela primeira vez

durante o dia, construção de concreto com cúpula azul em frente a prédio espalhado
Foto: Gustavo Espinosa Reyes no Unsplash

A primeira dica de onde se hospedar em Santiago do Chile é Centro Comercial. 

Nele, se concentram boa parte das atrações históricas como a Plaza das Armas, o Palácio de La Moneda, o Museo Histórico Nacional, o Museo de Arte Precolombino, entre outros.

Durante o dia, o Centro Comercial é bastante movimentado, mas à noite é mais deserto e há poucas opções de vida noturna. Mas, por haver muitas opções de transporte público, como ônibus e 4 linhas diferentes de metrô, fica fácil chegar em outros bairros. 

E, claro, você também vai encontrar alguns dos melhores restaurantes da cidade aqui, por isso, é um dos melhores lugares para se hospedar em Santiago pela primeira vez.

Vantagens de escolher seu hotel em Santiago no Centro:

  • Por ser a parte mais antiga da cidade (fundada em 1541), há uma quantidade incrível de edifícios históricos e monumentos para ver.
  • Na Plaza de Armas, você vai encontrar muitas ótimas opções de hospedagem, de albergues econômicos até hotéis e apartamentos sofisticados
  • Muitos dos melhores bares e restaurantes da cidade concentram-se aqui.
  • Há diversos museus para explorar, como o Museo Chileno de Arte Precolombino, dedicado a obras de arte e artefatos pré-colombianos da América Central e do Sul, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museo de Artes Visuales (MAVI).

Onde ficar em Santiago do Chile no Centro

relógio de ponteiro pendurado em parede e ao fundo mesas e cadeiras em restaurante de um hostel em santiago do chile
Foto divulgação: Hotel Pasko

Luxo:

  • O Hotel Plaza San Francisco é um excelente 5 estrelas, localizado na movimentada avenida principal de Santiago e apenas a 2 minutos a pé do metro Universidad de Chile. O hotel dispõe de uma piscina climatizada, sauna, academia e spa com várias opções de tratamentos. Os quartos são espaçosos e bem equipados com mini-bar e área de estar. O Restaurante e Bar Bristol é a opção de jantar no local, mas existem vários outros restaurantes nas imediações. 
  • Localizado no coração da cidade, a apenas 5 minutos a pé da Plaza de Armas e da estação de metrô, e a 15 minutos do Cerro Santa Lucia (com um castelo histórico no topo e vistas panorâmicas da cidade), está o 4 estrelas Hotel Gran Palace, onde os hóspedes vão poder aproveitar uma piscina coberta, sauna, academia, um restaurante e um bar adorável no terraço.

Custo x benefício:

  • Algumas opções de hospedagens mais econômicas onde se hospedar em Santiago do Chile são o Infinity Apartments (Bellas Artes) e o Central Suítes, que ficam próximo a Estação de metrô Bellas Artes.
  • O Hotel Panamericano é um bom 3 estrelas localizado perto da Praça da Constituição, do Palácio Presidencial, das estações de metrô La Moneda e Santa Ana. Os quartos são todos climatizados e oferecem TV a cabo e mini-bar. O hotel conta, ainda, com uma sala de informática, um balcão de turismo, um clube de boxe, uma lojinha, restaurante gourmet que serve um buffet de café da manhã e cozinha chilena e um estacionamento gratuito.

Econômico:

  • O Hostel Boutique Merced 88 é uma ótima opção econômica que oferece opções de quartos compartilhados ou privativos, cercado por atrações famosas. Todos os hóspedes recebem café da manhã continental e acesso ao Wi-Fi gratuito, podendo ainda aproveitar ao máximo o relaxamento no terraço e, se tiver sorte, uma varanda privada.

O que fazer em Santiago do Chile no Centro

  • Explore os muitos edifícios históricos da área.
  • Delicie-se com o melhor sorvete da América do Sul no Emporio La Rosa.
  • Admire as incríveis exposições do Museo Bellas Artes.
  • Compreenda melhor a cultura e a arte pré-colombiana no Museo Chileno de Arte Precolombino.
  • Assista à Troca da Guarda no Palacio de la Moneda – o Palácio Presidencial originalmente construído como a Casa da Moeda do Chile.
  • Aprecie as vistas 360º de Santiago do alto do Cerro Santa Lucia.
  • Passeie pelo Mercado Central – o 5º melhor mercado do mundo.

2. Lastarria: lar de artistas locais, cafés fofos e butiques

durante o dia, diversas árvores em parque florestal do bairro lastarria, lugar onde se hospedar em santiago do chile
Foto: Cesar I. Martins from Jundiai, Brazil, CC BY 2.0

Outro bairro da lista de onde ficar em Santiago queridinho dos viajantes é Lastarria. 

Localizado próximo ao centro histórico, em meio a diversas construções em estilo europeu e repleto de bares, restaurantes e cafés, ele é conhecido por ser o reduto da boemia da cidade.

Entre os pontos turísticos que valem a pena visitar em Lastarria estão o Parque Florestal, o MAVI (Museu de Artes Visuales) e o Centro Cultural Gabriela Mistral. 

Para se locomover, estações de metrô da Linha 1 (Vermelha) e da Linha 5 (Verde) passam pelo bairro e são bastante utilizadas pelos turistas. 

Onde ficar em Santiago do Chile em Lastarria

durante o dia, piscina em cobertura de um dos hotéis em santiago do chile com vista para a cidade
Foto divulgação: Hotel Cumbres Lastarria

Luxo:

  • Se você está procurando uma acomodação luxuosa no centro de Santiago, o 5 estrelas Hotel Cumbres Lastarria é para você! Com uma piscina exterior, um centro de fitness e uma localização perfeita, perto da estação de metrô, este hotel boutique vai mimá-lo com tudo o que precisa!
  • Outra indicação nesta área para quem quer estar super bem localizado e perto de vários pontos turísticos, parques e restaurantes, é o Hotel Ismael. Os quartos são amplos, bonitos e arejados, o atendimento é solícito e o café da manhã saboroso. 

Custo x benefício:

  • Se sua busca é por alternativas mais econômicas, recomendamos o UH ApartHotel Lastarria, um apartamento agradável de 1 quarto, com cozinha equipada, área de estar e banheiro, localizado em um edifício tranquilo e próximo a restaurantes e lojas.

Econômico:

  • Por fim, os que vão fazer uma viagem solo, podem se interessar por um hostel em Santiago do Chile, neste caso, indicamos o Hostal Forestal, que oferece quartos privados e dormitórios, além de uma cozinha equipada, churrasqueira e uma area comum aconchegantes com um violão para todo mundo se entrosar e conversar. A localização é ótima, dá para fazer muita coisa a pé, mas também tem um metrô logo ao ao lado.
  • Outra opção é o Hostel Boutique Merced 88, um albergue aconchegante, localizado a uma curta distância de atrações como Bellavista, Cerro Santa Lucia, Parque Metropolitano San Cristobal e Teleférico de Santiago, com quartos privativos e compartilhados. Tudo muito limpinho, organizado e os funcionários muito simpáticos!

3. Providencia: onde ficar em Santiago para famílias

durante entardecer, vista aérea do maior edifício da américa latina e diversos prédios ao redor
Foto: Chalo Gallardo no Unsplash

A Providência é uma área relativamente nova, por isso oferece hotéis em Santiago do Chile com uma estrutura mais moderna, além de diversos comércios e serviços, e uma noite agitada, graças aos seus vários restaurantes e bares. 

Ela é uma das mais visitadas da capital chilena, por ser o lar do Sky Costanera, mirante no 62º andar do maior edifício da América Latina (a Gran Torre Santiago), que proporciona uma vista de 360 graus de toda a cidade!

Estando lá, aproveite também para visitar os outros andares do edifício, como o Shopping Center Costanera, onde estão lojas como Ripley, Paris, Falabella e o famoso Hard Rock Cafe Santiago. 

Quanto à locomoção, é muito fácil nesta região, já que a linha 1 do metrô passa pelo bairro.

Onde ficar em Santiago do Chile na Providencia

durante anoitecer, grande piscina em cobertura com vista para a cidade
Foto divulgação: Solace Hotel Santiago

Luxo:

  • Se você está em busca de hotéis em Santiago do Chile sofisticados, no bairro Providencia você terá opções como Solace Hotel Santiago e o Hotel Nodo – Primer Hotel, ambos contam com uma excelente infraestrutura e possuem restaurantes muito elogiados. 
  • Outra opção nesta área é o Novotel Santiago Providencia, um hotel 4 estrelas fantástico que oferece aos hóspedes quartos modernos e confortáveis, aceita animais de estimação e oferece comodidades como bar, terraço, academia, estacionamento e clube infantil. O café da manhã também é excelente! E se o seu passeio for muito cedo, a partir das 06:20h, já dá para pegar algumas coisas para levar e comer dentro da van/micro-ônibus. Basta solicitar para equipe do café da manhã as embalagens de papel!

Custo x benefício:

  • Para os viajantes que precisam economizar com a hospedagem, alguns hotéis interessantes para se hospedar na região são Apart Hotel Viva Providencia e Hotel De Blasis & Cowork.
  • Já o abba Presidente Suites Santiago oferece uma variedade de quartos amplos, ideais para quem viaja em família ou em grupo grande. Localizados em um ambiente tranquilo, todos os quartos possuem banheiro privativo e TV a cabo, enquanto alguns também possuem cozinha. Todos os hóspedes recebem um café da manhã gratuito e acesso Wi-Fi, assim como o uso da piscina do hotel.

Econômico:

  • Aos viajantes solos, o Yogi Hostel e o Eco-Hostal Tambo Verde são excelentes opções de hostel em Santiago do Chile e ficam bem perto da estação de metrô da Linha 1.

4. Bellavista: onde ficar em Santiago para curtir a noite

durante o dia, pessoas subindo escadas de cerro san cristóbal, lugar onde se hospedar em santiago do chile
Foto: Jeffrey Eisen no Unsplash

Próximo ao bairro Lastarria, ou seja, perto do Centro Histórico, está o Bellavista, um bairro em Santiago do Chile que indicamos para os viajantes que querem curtir os agitos da vida noturna, principalmente os jovens, pois a área é repleta de hostels, restaurantes, bares. 

É um bairro caracterizado por edifícios coloridos cobertos por grandes e expressivos murais, mostrando o passado e o presente da cidade, perfeitos para tirar ótimas fotos e entender a cultura de Santiago!

As principais alternativas estão no Pátio Bellavista, um polo gastronômico a céu aberto que reúne dezenas de bares e restaurantes como o ”Como Agua para Chocolate”. 

O ponto alto de se hospedar aqui é a proximidade de atrações como o Cerro San Cristóbal e o mirante La Chascona, mas infelizmente, em Bellavista não existe estação de metrô próxima. No entanto, ônibus e carros de aplicativos funcionam com eficácia na região. 

Onde ficar em Santiago do Chile em Bellavista

durante o dia, árvores em frente a casa 4 andares vermelha com telhado preto, onde funciona um dos hotéis em santiago do chile
Foto divulgação: Hotel Boutique Castillo Rojo

Luxo:

  • É possível encontrar hotéis luxuosos e aconchegantes neste bairro, como o Hotel Boutique Castillo Rojo , localizado a 300 metros do Pátio Bellavista. O hotel oferece acomodações com jardim, estacionamento privativo gratuito, terraço e restaurante, onde é servido um café da manhã diário.

Custo x benefício:

  • Quem pretende se hospedar em um hostel em Santiago do Chile, vai curtir o Hostel Boutique Merced 88 e o Hostal Rio Amazonas, todos possuem quartos privativos e compartilhados e contam com uma área comum perfeita para fazer amizades.

5. Las Condes e El Golf: onde se hospedar em Santiago para luxo

durante o dia, bancos de madeira espalhados em meio a jardins de parque
Foto: Rodrigo Pizarro from Santiago, Chile, CC BY-SA 2.0

Considerado um dos bairros mais nobres da capital, o Las Conde e El Golf é a região perfeita para viajantes que buscam tranquilidade e segurança durante a viagem, além de claro, os hotéis mais sofisticados!

Esse bairro reúne também alguns dos mais bem conceituados restaurantes de Santiago, como o Don Carlos Carne y Vino, e aos domingos é palco da feirinha de artesanato Pueblito. Outros atrativos para conhecer na região são o Araucano Park e o Mall Plaza Los Dominicos.

Quanto ao transporte, a Linha 1 de metrô está próxima e há diversos ônibus que circulam pelas ruas da região. Portanto, você não terá dificuldades para se locomover. 

Onde ficar em Santiago do Chile em Las Condes e El Golf

durante o dia, puffs em frente a grande piscina, em área de lazer com teto de vidro em um dos hotéis em santiago do chile
Foto divulgação: The Ritz-Carlton Santiago

Luxo:

  • Alguns hotéis interessantes para quem procura onde ficar em Santiago do Chile em Las Condes e El Golf são o elegante Hyatt Centric Las Condes Santiago e o The Ritz-Carlton, Santiago. Ambos são de redes internacionais e dispõe de  acomodações luxuosas. 
  • O NH Collection Plaza Santiago é um maravilhoso hotel 5 estrelas que oferece instalações de última geração, como serviços de health club, restaurante premiado, piscina coberta e lounge de coquetéis. Os elegantes quartos apresentam pisos e mobiliário em madeira, mini-bar e televisão por cabo. Um café da manhã completo e menu à la carte também estão disponíveis, tanto no restaurante quanto no serviço de quarto.

Custo x benefício:

  • Se você prefere hotéis em Santiago do Chile nessa área com preços mais atrativos, o Zip Housing El Golf e o Norus Apartments Las Condes são uma boa pedida.
  • Já o Sunset Aparts é um conjunto de 44 apartamentos totalmente equipados e lindamente decorados, a apenas 400 metros da estação de metrô Manquehue. Cada unidade é climatizada e possui uma cozinha privada, banheiro, cofre e televisão por cabo. Existe também uma piscina exterior e pista de corrida no local, assim como lavandaria self-service.

6. Barrio Brasil: onde se hospedar em Santiago Chile gastando pouco

durante o dia, vista de baixo para cima de construção de concreto, onde há no topo uma cruz
Foto: Zofia Vera Mezei no Unsplash

Por fim, o último bairro da nossa lista de onde se hospedar em Santiago do Chile é o Barrio Brasil, um bairro com uma amostra latina empolgante, murais coloridos, e pubs descontraídos. 

O melhor é que por aqui as hospedagens têm preços mais atrativos que os outros bairros, portanto uma boa pedida para os viajantes que buscam economia!

Entre os seus pontos turísticos mais visitados estão a Praça Brasil, a igreja La Preciosa Sangre e o Palácio Cousiño. Felizmente há uma estação de metrô, então é simples chegar a várias regiões da cidade.

Vantagens de escolher seu hotel em Santiago no Barrio Brasil:

  • Se o seu orçamento estiver limitado, este é o lugar para você! Há muitos albergues, apartamentos e hotéis econômicos.
  • É um bairro conhecido por sua forte cena cultural e artística, graças à criação de espaços para eventos culturais, recreativos e artísticos.
  • Há muitos bares populares, parques e músicos de rua a cada esquina.
  • É o lar de alguns museus e bastante arte de rua.

Onde ficar em Santiago do Chile no Barrio Brasil

cama de casal e sofá roxo em suite
Foto divulgação: Matildas Hotel Boutique

Luxo:

  • Um dos poucos hotéis nesse bairro é o Matildas Hotel Boutique, localizada dentro de um palácio, em uma área animada, mas segura, a uma curta caminhada de restaurantes. A equipe é calorosa e há um belo jardim onde os hóspedes podem relaxar ou desfrutar de um cocktail. Fica bem próximo a Praça Brasil. 

Custo x benefício:

  • Para se hospedar com um bom custo benefício, um dos melhores hostels em Santiago do Chile nessa localização é o Maktub Brasil – Hostal Boutique, que fica situado em um prédio histórico e conta com acomodações confortáveis. 
  • Já o Hotel Casa Zañartu tem preço justo, quartos grandes com camas confortáveis, café da manhã simples, mas satisfatório, funcionários prestativos e educados e uma ótima localização, ​​a apenas 1,6 km do grande Museu de Belas Artes!

Agora você já sabe onde ficar em Santiago do Chile!

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens para Santiago do Chile, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler: