29/04/2023 Por Bárbara Rocha
Comidas típicas do Japão: conheça 20 pratos imperdíveis
E aí, aventureiro gastronômico, está pronto para embarcar numa viagem incrível pelo mundo da culinária japonesa? Neste post, criado com base na nossa experiência, vamos falar de comidas típicas do Japão que provamos e recomendamos!
Particularmente, nós sempre fomos fãs dos pratos japoneses e sonhávamos em viajar para o Japão para experimentar a autêntica comida japonesa. Finalmente, tivemos a oportunidade de realizar esse sonho e os pratos que encontramos pelo caminho superaram todas as nossas expectativas.
Prepare-se para abrir o apetite, pois você vai encontrar desde clássicos mundialmente conhecidos até tesouros escondidos da gastronomia nipônica, que descobrimos ao longo da nossa jornada pelos sabores e aromas da culinária japonesa.
Ficou curioso? Então, sem mais delongas, pegue seu hashi e vem com a gente descobrir o que comer no Japão.
O que você precisa saber sobre a culinária japonesa
Bom, não é nenhum segredo que a culinária japonesa é riquíssima e diversa, com muitos pratos exóticos e interessantes. Mas você sabia que ela recebeu influências de outros países, que resultaram em pratos deliciosos?
Um bom exemplo disso é que os japoneses só passaram a comer carne quando a cultura japonesa entrou em contato com as culturas chinesa e coreana. As técnicas de preparação e ingredientes também foram influenciadas, principalmente pelos chineses e até mesmo pelos portugueses que introduziram pratos feitos com ovos, como o tempurá de camarão e a tempura de legumes.
Isso resultou também em diferenças de pratos em cada região. Em Hokkaido, no norte, por exemplo, os pratos são à base de peixes e frutos do mar, como o famoso Sapporo Ramen, que é uma delícia! Enquanto em Okinawa, no sul do Japão, os pratos são bem mais leves e incluem muitos vegetais e tofu.
Ah, e como esquecer do sushi, né? Ele é um dos pratos mais famosos da culinária japonesa e é originário de Tokyo. Mas, é feito de um jeito único em cada região. Só pra você ter uma ideia, em Kansai, região que inclui cidades como Osaka e Kyoto, o sushi é preparado com um arroz mais macio e com um pouco menos de açúcar.
Enfim, a culinária japonesa é uma mistura de influências e tradições, e isso só a faz ainda mais incrível – se possível, prove um pouquinho de tudo em cada destino! Mas chega de enrolação: confira, abaixo, os principais pratos típicos do Japão.
1. Sushi
É impossível falar das comidas típicas do Japão sem mencionar o sushi, um clássico da comida japonesa, perfeito para ser apreciado em qualquer ocasião!
Para quem nunca experimentou, o sushi é basicamente uma bolinha de arroz recheada com uma variedade de ingredientes, como frutos do mar, legumes, frutas e até mesmo ovo.
Mas calma, esse não é qualquer arroz, ele é cozido com açúcar, vinagre e um toque de saquê, o que o torna bem molhadinho e saboroso – só experimentando para você ter noção da explosão de sabor e textura!
Também é bom saber que existem muitos tipos de sushi, como o nigiri, que consiste em uma porção de arroz moldada à mão, coberta com uma fatia de peixe ou frutos do mar; maki que são rolinhos de sushi enrolados em uma folha de alga nori; e temaki, que é um cone de alga recheado com arroz e outros ingredientes. Se possível, prove todos para saber qual te agrada mais!
2. Sashimi
Outro clássico da culinária japonesa é o sashimi, que consiste em fatias finas e delicadas de peixe cru, cuidadosamente cortadas pelo habilidoso chef. Geralmente, inclui salmão, atum, peixe-espada, polvo e muitos outros tipos de peixe e frutos do mar.
Pode parecer simples, mas a graça do Sashimi está justamente na simplicidade, o sabor puro e a textura dos ingredientes!
Ah! Uma curiosidade interessante é que, no Japão, este prato costuma ser servido como entrada, enquanto o sushi é servido posteriormente. Ambos pratos da culinária japonesa são tradicionalmente acompanhados de molho de soja, wasabi (raiz-forte japonesa) e gengibre em conserva, que ajudam a limpar o paladar e realçar os sabores.
3. Tempura
Mais uma comida típica do Japão que amamos provar foi a tempura, que são basicamente legumes ou frutos do mar empanados em uma massa bem fina e crocante.
Esse prato pode ser servido tanto como acompanhamento quanto como prato principal, normalmente com camarões, cebolas, cenouras e berinjelas.
O legal é que o tempura é sempre preparado na hora, ou seja, é uma refeição fresquinha e deliciosa!
4. Sopa de missô
Considerada uma das melhores comidas do Japão, a sopa de missô, ou “misoshiru” em japonês, é uma sopa à base de pasta de missô e dashi.
O missô nada mais é do que uma pasta fermentada feita a partir de grãos de soja, arroz ou cevada, com diversas variações. Existe o “shiro miso” (missô branco), “aka misô” (missô vermelho) e “mugi miso” (missô de cevada), cada um com suas características únicas que determinam o sabor e a cor da sopa, que pode ser mais suave e adocicado ou mais robusto e salgado.
Já o dashi é um caldo de peixe ou alga, usado como ingrediente básico na culinária japonesa em vários pratos.
Além de ser deliciosa, essa combinação é rica em proteínas, vitaminas e minerais, e a fermentação do missô produz enzimas e probióticos que são bons para a digestão e a saúde intestinal.
Por esse motivo, a sopa de missô costuma ser consumida pelos japoneses no café da manhã, como uma maneira nutritiva e reconfortante de começar o dia. Mas é fácil encontrá-la em restaurantes de sushi, izakayas e até mesmo em lanchonetes de fast-food.
5. Ramén
Já o ramén é um prato de origem chinesa que conquistou o coração (e o estômago) dos japoneses e do mundo!
Para quem não sabe, o ramén é uma sopa de macarrão servida em um caldo saboroso, que pode ser à base de carne, frango, peixe, algas ou até mesmo de vegetais. Mas não é qualquer macarrão, ele é feito de trigo e ovos, o que cria uma textura firme e elástica, perfeita para segurar o caldo e os ingredientes.
E não acaba aí! A magia do ramén está na personalização! É possível encontrar diferentes tipos de caldo, como shoyu, miso e tonkotsu. Os ingredientes também são variados e podem incluir fatias de chashu (carne de porco cozida lentamente), ovos cozidos, algas, cebolinha, broto de bambu e muito mais…
Só uma coisa é certa: o ramén é uma comida típica do Japão perfeita para aquecer a alma e o coração!
6. Udon
Agora, vamos ao udon, um primo próximo do ramén, mas com a sua própria personalidade.
Essa comida do Japão consiste em um macarrão mais grosso e macio, feito de farinha de trigo, água e sal, normalmente servida em um caldo quente à base de dashi (caldo de peixe e algas), shoyu e mirin, criando uma sopa divina! No entanto, o interessante é que o Udon também pode ser servido frio, com molho à parte, o que é perfeito para os dias mais quentes.
Além disso, esse prato versátil pode vir acompanhado de diversos ingredientes, como tempura, legumes, cogumelos, frutos do mar e curry! Enfim, é uma opção deliciosa e nutritiva para todos os momentos.
Nossa dica é provar tanto Ramén e Udon em sua viagem – já que ambos são vendidos em todos os cantos do Japão, do norte ao sul – para comparar as características e sabores únicos de cada um!
7. Okonomiyaki
Okonomiyaki, também conhecido como “a pizza japonesa”, é um prato que faz totalmente jus ao nome. Enquanto “okonomi” significa “ao seu gosto” ou “como você quiser”, “yaki” significa grelhado.
E o okonomiyaki é isso mesmo: uma tela em branco onde você pode soltar a criatividade e adicionar os ingredientes que mais te agradam!
Mas como é essa tela e quais ingredientes eu posso adicionar?
Basicamente, essa comida do Japão é uma panqueca fofinha, feita com massa à base de farinha, água e ovos, recheada com repolho picado, cebolinha e vários ingredientes à escolha: porco, camarão, lula, polvo e queijo… e outras mil e uma possibilidades.
Depois de criar a arte do seu jeitinho, você pode finalizar com uma camada de molho doce e picante, maionese japonesa, uma chuva de flocos de bonito seco (um peixe) e algas nori em tirinhas. Só de pensar dá água na boca!
8. Teppanyaki
O Teppanyaki é um espetáculo à parte! Para nós, sem dúvida alguma é uma das melhores comidas típicas do Japão.
O nome “teppan” significa “chapa de ferro” e “yaki”, como dissemos antes, significa “grelhado”. Nos restaurantes do país, ele é cozinhado em uma chapa quente – daí o nome – geralmente na frente dos clientes, por chefs habilidosos, que impressionam com seus movimentos rápidos e precisos, proporcionando uma experiência gastronômica bem legal!
Mas o sabor também não deixa a desejar. Os ingredientes comuns do teppanyaki incluem bife, frango, camarão, lula, vieiras, cogumelos, pimentões, brotos de feijão, cebola e abóbora japonesa. Tudo temperado com molho de soja, manteiga e alho – é uma sinfonia de sabores que conquista o paladar!
9. Yakiniku
Yakiniku, que literalmente significa “carne grelhada”, é uma comida típica do Japão que celebra o sabor das carnes de uma forma simples e deliciosa. É como um churrasco à japonesa, onde pedaços de carne e legumes são grelhados na brasa ou em uma chapa quente, geralmente na própria mesa do cliente, criando uma atmosfera super divertida e interativa!
A variedade de carnes é incrível: cortes suculentos de boi, porco, frango e até mesmo frutos do mar, além de pimentões, cogumelos e cebolas que trazem mais cor e sabor ao prato.
E não podemos esquecer dos molhos! O tare, molho à base de soja, açúcar, saquê e mirin, é o mais tradicional e dá aquele toque especial à carne. Não deixe de provar!
10. Yakitori
Traduzido como “frango grelhado”, o Yakitori é um prato típico japonês que consiste em pedaços de frango, preparados na grelha ou na chapa, com carnes e legumes cortados em pequenos pedaços e espetados em palitinhos de bambu. É o petisco perfeito para compartilhar com os amigos ou saborear tomando uma bebida gelada!
Geralmente, os ingredientes que acompanham o frango são cebolinha, pimentões e cogumelos. E claro, não podemos deixar de mencionar o molho delicioso que acompanha o Yakitori – o mesmo tare do Yakiniku, que é pincelado nos espetinhos durante o cozimento, conferindo sabor e aroma irresistíveis.
11. Shabu Shabu e Sukiyaki
Os nomes desses pratos típicos do Japão podem parecer confusos, mas vamos explicar.
Começando pelo Shabu Shabu, um prato japonês que é quase uma experiência zen. Seu nome vem do som que os ingredientes fazem quando são mergulhados no caldo quente – “shabu-shabu”, como um sussurro suave. Esse prato consiste em finas fatias de carne, geralmente de boi, que são rapidamente cozidas em um caldo saboroso, bem no centro da mesa dos clientes.
Mas não para por aí! O Shabu Shabu tem uma variedade de legumes, cogumelos, tofu e macarrão, que são igualmente mergulhados no caldo e cozinhados na companhia das carnes. E, como de costume na culinária japonesa, para dar um toque extra de sabor, você pode usar molhos deliciosos, como o ponzu, à base de soja e frutas cítricas, e o goma-tare, feito de sementes de gergelim moídas.
Agora, vamos ao Sukiyaki, um prato igualmente delicioso e que também reúne todos ao redor de uma panela borbulhante!
O Sukiyaki é um cozido quente que combina fatias finas de carne, legumes, cogumelos, tofu e macarrão konnyaku – tudo cozido em um molho à base de soja, açúcar, saquê e mirin. E como se já não fosse saboroso o suficiente, o Sukiyaki tem um ritual de degustação especial: as fatias de carne e os outros ingredientes são, normalmente, mergulhados em uma tigela de ovo cru batido antes de serem saboreados. O que dá uma textura cremosa e um sabor único ao prato!
Uma curiosidade interessante é que, enquanto o Shabu Shabu é originário da região de Kansai,o Sukiyaki é mais típico da região de Kanto. No entanto, ambos os pratos típicos do Japão são apreciados em todo o país e cada região tem suas próprias variações e preferências.
12. Teishoku - o prato feito do Japão
Ah, o Teishoku! Uma refeição completa, saborosa e que proporciona uma verdadeira imersão na culinária japonesa.
Traduzido como “refeição fixa” ou “conjunto”, essa não é exatamente uma comida do Japão, mas sim uma forma tradicional de servir uma refeição completa e balanceada.
Abrasileirando é o PF (prato feito) japonês… O conceito é o mesmo usado no Brasil: um prato principal acompanhado de diversos itens que se complementam, criando uma experiência gastronômica perfeita para quem quer experimentar um pouquinho de tudo.
E quais são os itens que compõem um Teishoku? Vamos lá! Geralmente, a refeição inclui uma porção de arroz branco – o famoso gohan, que é o coração da culinária japonesa –, uma sopa (normalmente a deliciosa misoshiru) e uma porção de tsukemono (legumes em conserva).
Mas pode variar bastante. Alguns exemplos clássicos são o tempura (legumes e frutos do mar empanados e fritos), o tonkatsu (costeleta de porco empanada e frita), o sashimi (fatias de peixe cru) ou o yakizakana (peixe grelhado). Tudo isso é servido com o máximo de cuidado na apresentação, pois os japoneses acreditam que os olhos também comem!
Outro detalhe interessante sobre o Teishoku é que ele reflete o conceito japonês de “ichiju-sansai”, que significa “uma sopa e três acompanhamentos”. Essa ideia é o alicerce da culinária japonesa e representa a busca pelo equilíbrio entre sabores, texturas e cores nos pratos.
13. Fugu (baiacu)
O Fugu é um dos pratos da culinária japonesa mais interessantes, afinal mistura arte, sabor e um pouco de perigo!
Também conhecido como baiacu, ele é um peixe que, apesar de delicioso, esconde um segredo mortal: seu fígado, ovários e pele contêm uma toxina letal chamada tetrodotoxina. Por isso, a preparação do Fugu exige habilidade e conhecimento. Para você ter uma ideia, apenas chefs licenciados e com anos de experiência podem preparar o Fugu no Japão.
Passado o perigo, geralmente ele é servido em finas fatias de sashimi, para que se aprecie sua textura delicada e sabor suave. Mas também pode ser servido cozido, frito ou em sopas. De qualquer forma, provar esse prato japonês é uma experiência única que combina emoção e sabor!
14. Tonkatsu
Inspirado no Schnitzel europeu, o Tonkatsu é um mais um prato que não pode faltar na sua listinha do que comer no Japão.
Servido com repolho fatiado bem fininho e molho tonkatsu, que é levemente adocicado e saboroso, ele consiste em uma costeleta de porco empanada com farinha de trigo, ovo e panko (uma espécie de farinha de rosca japonesa), que é frita até ficar dourada e crocante.
Na maioria dos restaurantes, esse prato japonês acompanha arroz branco e sopa de missô, o que é ótimo para os que querem uma refeição completa e deliciosa!
15. Donburi
Em seguida, temos o Donburi, palavra formada por “don”, que significa tigela, e “meshi”, que significa arroz. E é basicamente isso mesmo: uma tigela de arroz coberta com uma variedade de ingredientes.
Devido à sua simplicidade e versatilidade esse é um prato popular no Japão, ideal para quem está sempre na correria e precisa de uma refeição nutritiva e cheia de sabor.
Alguns exemplos de Donburi incluem o Gyudon (tigela de arroz com carne de boi e cebola), Oyakodon (tigela de arroz com frango e ovo) e Katsudon (tigela de arroz com tonkatsu e ovo).
16. Natto
Feito de soja fermentada, com uma textura pegajosa e um aroma bem peculiar, o Natto é um prato japonês que é um verdadeiro desafio até mesmo para os paladares mais aventureiros!
Mas, como ele é rico em proteínas, vitaminas e fibras, é muito apreciado pelos japoneses, que costumam consumi-lo no café da manhã, misturado com arroz, cebolinha picada, molho de soja e mostarda.
Algumas pessoas adoram, outras nem tanto, mas uma coisa é certa: experimentar o Natto é uma aventura gastronômica que vale a pena tentar!
17. Kaiseki Ryori
O Kaiseki Ryori, por sua vez, é um verdadeiro banquete para os olhos e o paladar – é difícil não gostar dessa refeição típica do Japão!
O nome, que pode ser traduzido como “pedra no seio”, é uma referência à prática dos monges zen de colocar uma pedra quente em seu manto para afastar a fome.
Basicamente, ele consiste em diversos pratos pequenos e delicados, como sashimi, sopa, grelhados e cozidos preparados com técnicas refinadas, respeitando as tradição, e apresentados em uma sequência harmoniosa em louças e utensílios cuidadosamente escolhidos para realçar a experiência.
Só não é tão barato assim experimentá-lo, já que ele normalmente não é servido nos restaurantes, mas sim em cerimônias de chá.
18. Yakisoba
Com certeza, você já ouviu falar do Yakisoba e até mesmo experimentou esse prato japonês, mas nenhum se compara ao que é servido pelo Japão.
Embora seja um prato de macarrão frito (feito de farinha de trigo) que tem suas raízes na culinária chinesa, ele se tornou um verdadeiro ícone da comida de rua japonesa, preparado em uma chapa quente com legumes, carne ou frutos do mar e um delicioso molho à base de shoyu, mirin e açúcar, que cria um sabor perfeito.
Em sua viagem, vai ser muito fácil encontrá-lo em restaurantes e feiras de qualquer cidade japonesa. Aproveite!
19. Takoyaki
Vamos falar agora de uma estrela da comida de rua japonesa que conquista corações (e estômagos) por onde passa: o Takoyaki.
Originário da cidade de Osaka, mas famoso em todo o Japão, esse prato típico consiste em bolinhos de massa (feita com farinha de trigo, dashi, ovos e um toque de fermento em pó), recheados com polvo picado e cozidos em uma chapa especial com cavidades semi esféricas.
Depois de prontos, os bolinhos são cobertos com molho takoyaki, que é levemente adocicado e lembra o molho Worcestershire, e maionese japonesa. Para finalizar, são polvilhados com katsuobushi (lascas finas de bonito seco) e alga nori picada, criando uma explosão de sabor e textura em cada mordida.
Além de ser maravilhoso, o preparo do Takoyaki é uma verdadeira arte! Os cozinheiros, super habilidosos, despejam a massa na chapa quente e adicionam pedaços de polvo e outros ingredientes, como gengibre em conserva e cebolinha picada. Em seguida, com a ajuda de dois palitos, os bolinhos são girados rapidamente para que cozinhem por igual e adquiram sua forma redonda e perfeita. É bem legal assistir!
20. Unagi (eel)
Por último, mas não menos delicioso, temos o Unagi (enguia de água doce), uma comida típica do Japão especialmente popular no verão, pois acredita-se que ela ajuda a combater o calor e a restaurar a energia.
Geralmente vendida em restaurantes especializados em unagi, chamados “unagi-ya”, onde os chefs são mestres na arte de preparar pratos com enguia, essa iguaria é grelhada, depois, é cozida no vapor e, finalmente, grelhada novamente com um molho à base de soja, saquê e açúcar, conhecido como “kabayaki”.
Em muitos lugares ela é servida em cima de uma tigela de arroz quente, chamada de “unadon”, enrolado em um sushi, conhecido como “unakyu”, mas também pode ser encontrada como um ingrediente em sopas ou saladas.
Sua textura macia, sabor rico e molho adocicado fazem dela uma comida do Japão deliciosa e única, que merece ser saboreada!
5 dicas extras para ter uma ótima experiência com a culinária japonesa.
Sabemos que, com tantas opções, pode ser um pouco intimidador escolher quais comidas típicas do Japão provar. Mas não se preocupe! Preparamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo sua experiência gastronômica no país do sol nascente.
1. Olhe ao redor e siga os locais
Se você está em dúvida sobre o que comer no Japão, uma boa dica é observar os restaurantes e barracas de comida com maior movimento de pessoas locais. Afinal, ninguém conhece melhor a culinária japonesa do que os próprios japoneses! Se eles estão indo em peso a um lugar, é porque a comida deve ser deliciosa.
2. Não tenha medo de experimentar
A culinária japonesa é rica e diversificada, com uma grande variedade de pratos típicos. Não se limite apenas ao sushi e sashimi! Aventure-se e experimente novos sabores, como okonomiyaki, yakitori ou até mesmo natto. Você pode se surpreender e encontrar seu novo prato japonês favorito.
3. Confie nos chefs
Os chefs japoneses são altamente treinados e especializados em suas áreas. Se você está em um restaurante tradicional de sushi ou em uma barraquinha de rua, pode ter certeza de que o chef sabe o que está fazendo. Portanto, não tenha medo de pedir sugestões ou até mesmo optar pelo “omakase”, onde o chef escolhe os pratos para você.
4. Atenção aos detalhes
A culinária japonesa é conhecida pela atenção aos detalhes e pela estética dos pratos. Se você perceber que um restaurante dedica tempo e cuidado na apresentação da comida, é provável que o sabor também seja de alta qualidade.
5. Aproveite a experiência
A culinária japonesa não é apenas sobre o sabor da comida, mas também sobre a experiência de comer. Aprecie a atmosfera, a hospitalidade e a cultura que fazem parte de cada refeição. Seja humilde e respeitoso ao entrar em um restaurante japonês, e você será recompensado com uma experiência autêntica e inesquecível.
E aí, ficou com vontade de experimentar essas delícias do Japão?
Então não deixe de provar TODAS elas enquanto estiver por lá!
Não vai ser difícil encontrá-las, já que a comida japonesa autêntica está presente em todos os lugares: restaurantes, mercados e barracas de rua do país!
E lembre-se: a culinária japonesa é um convite à harmonia e ao equilíbrio. Então, aproveite cada mordida e celebre a arte de comer bem!
Você já provou um desses pratos? Se sim, o que achou? Conta pra gente!
Ahh! Antes de sair se liga nessa dica: em nossa viagem para o Japão, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Melhor época para ir ao Japão: clima, temperatura e eventos mês a mês!
- 30 Curiosidades sobre o Japão para conhecer antes de embarcar!
- Hotéis no Japão: luxo, ryokans, cápsulas e econômicos
- O Japan Rail Pass vale a pena? O melhor guia do JR Pass
- Trem bala no Japão: como é viajar no Shinkansen?
- O que fazer em Tokyo Japão: 30 pontos turísticos para incluir no roteiro
- Onde ficar em Tokyo: 7 melhores áreas e hotéis (com preços!)
- Hotel cápsula em Tokyo: conheça os 15 mais incríveis
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.