Roteiro Serra Catarinense: Destinos Imperdíveis e Hotéis

árvores à beira de lago e formações rochosas ao fundo, durante o dia em uma das cidades na serra catarinense

05/07/2024

Melhores destinos viagem para Serra Catarinense

Pensando em explorar a Serra Catarinense? Ótima escolha! Essa região é um verdadeiro espetáculo da natureza, com cânions de cair o queixo, cachoeiras encantadoras, vinícolas deliciosas e muito mais. Temos um roteiro Serra Catarinense completinho esperando por você, cheio de dicas e descobertas!

Mas, antes de mergulhar nessa aventura, aqui vai um spoiler: essa região é conhecida como o lugar mais frio do Brasil! Sim, tem neve no inverno em algumas cidades, o que torna tudo ainda mais mágico e único.

A Serra Catarinense é formada por 19 municípios, cada um com seu charme especial. Você vai encontrar hospedagens aconchegantes em meio à natureza, atrações para todos os gostos e restaurantes com pratos típicos que vão fazer sua viagem ainda mais saborosa. E claro, algumas cidades se destacam mais que outras.

Quer saber quais são? Continue lendo para conhecer as melhores cidades da Serra Catarinense.

mountain 1

Por que conhecer a Serra Catarinense?

durante o dia, vista aérea de estrada sinuosa em serra catarinense, cercada de árvores
Foto: MARONIL, CC BY-SA 4.0
  • A Serra Catarinense tem belezas naturais impressionantes. A paisagem, formada por florestas de araucárias, cachoeiras, rios, vales, grandes cânions, e campos de altitude vai arrebatar você. Destinos como a Serra do Corvo Branco e a Serra do Rio do Rastro são paradas obrigatórias, com estradas sinuosas que cortam os vales até atingirem alguns dos pontos mais altos do Brasil. A vista é sensacional!
  • As cidades da Serra Catarinense são perfeitas para o ecoturismo. Entre as principais atividades estão rapel, mountain bike, canyoning e tirolesa.
  • A Serra Catarinense foi pioneira na oferta de hotéis-fazenda e pousadas rurais no país e até hoje mantém excelente opções como a Fazenda Santa Rita Turismo Rural e a Pousada Rural Vale Da Neblina, onde é possível ter dias de paz em meio a natureza, ao mesmo tempo que se divertir com diversas atividades, entre elas cavalgada, trilhas e pesca.
  • A gastronomia regional campeira vai te surpreender. Espalhados pela região, há diversos restaurantes, com receitas típicas à base de pinhão, truta e carne de gado, tudo muito farto e saboroso.
  • Em algumas épocas do ano neva, o que deixa a região ainda mais bonita e imperdível, com geadas, granizo, nevoeiros, cachoeiras congeladas e nevascas que fazem a alegria dos turistas de todo o Brasil.

Onde fica a Serra Catarinense

A Serra Catarinense fica localizada no sudeste do estado de Santa Catarina, que fica no sul do Brasil, a cerca de 100 km do litoral catarinense, e abrange as mesorregiões do Oeste e parte do Norte de Santa Catarina. 

Ao todo, existem 19 cidades na Serra Catarinense: Anita Garibaldi,  Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema.

Entre elas, Lages é a única cidade que abriga um aeroporto. Mas, como ele é pequeno e recebe poucos voos, a opção mais recomendada é acessar a região através do aeroporto de Florianópolis, que fica a 180 km de Urubici, um dos destinos mais procurados.

Outro ponto interessante, é que as altitudes na região variam entre 800 m até 1.827 metros, onde está o Morro da Boa Vista, ponto mais alto da serra, acima do Morro da Igreja, que possui 1.822 metros. Quanto ao clima, as temperaturas já chegaram aos -14ºC, em 1952, e recentemente, os termômetros registraram -5,1°C na Serra Catarinense. 

Quantos dias ficar na Serra Catarinense

durante o dia, bárbara rocha, em varanda de chalé em meio a natureza em uma das cidades na serra catarinense

Para explorar os principais pontos turísticos na Serra Catarinense, a nossa sugestão é ficar, pelo menos, 7 dias na região. Mas quanto mais tempo tiver, melhor!

Melhor época para visitar a Serra Catarinense

Você pode programar o seu roteiro Serra Catarinense para qualquer época do ano. No entanto, o inverno é o período mais interessante, pois a paisagem fica ainda mais bonita com o frio típico do inverno e a possibilidade de neve.

Caso você não goste de frio, opte por visitar a região em outras épocas do ano como, por exemplo, no outono, quando quase não chove e as temperaturas são mais amenas.

O que fazer na Serra Catarinense

Aprecie as cachoeiras e as paisagens naturais de Bom Jardim da Serra

queda d'água de cachoeira, durante o dia em bom jardim da serra, destino para um roteiro serra catarinense
Foto: Fernanda Nucci, CC BY-SA 3.0

Bom Jardim da Serra é a porta de entrada para o seu roteiro Serra Catarinense. A região tem paisagens naturais impressionantes, com cânions gigantes, belas cachoeiras e mirantes. A pequena cidade conta com mais de 30 cachoeiras e diversas trilhas para realizar. 

Além disso, a estrutura para receber turistas é satisfatória com hospedagens rurais e bons restaurantes. Uma das acomodações mais elogiadas é a Fazenda Santa Rita Turismo Rural que possui um lindo lago e uma imensa área verde, ideal para quem busca dicas de descanso e relaxamento na Serra Catarinense. Assim como o Hotel Fazenda Rota dos Cânions, que está em meio a uma linda natureza e serve produtos frescos deliciosos da fazenda em seu restaurante. 

Quem busca opções mais econômicas, mas confortáveis, vai gostar de pousadinhas como a Pousada Cantinho Feliz, a Pousada Serra & Jardim ou a Pousada Frio da Serra, todas bem avaliadas.

Principais pontos turísticos da Serra Catarinense em Bom Jardim da Serra:

montanhas, durante entardecer, vistas de barraca de camping
Foto: Tiago de Pellegrini Korb, CC BY-SA 3.0
Serra do Rio do Rastro

Com 284 curvas, a Estrada da Serra do Rio Castro é um dos pontos turísticos na Serra Catarinense mais visitados. Localizada na SC-438, ela é perfeita para ver paisagens incríveis e tirar belas fotos. 

Cascata da Barrinha

Outro atrativo que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer na Serra Catarinense é a Cascata da Barrinha, uma pequena cascata que rende um excelente mergulho em meio a belas araucárias. 

Cânion das Laranjeiras

Para chegar até este Cânion é preciso percorrer uma trilha de nível médio por 1,5 km. A paisagem é de encher os olhos de qualquer visitante, com imensos paredões em meio a uma vegetação exuberante.

Aventure-se pela natureza em Urubici

vista aérea de formação rochosa com furo no meio e montanhas ao fundo, em um dos pontos turísticos na serra catarinense
Foto: Lucas Caixeta on Unsplash

Localizada no Vale do Rio Canoas, Urubici é uma das melhores cidades da Serra Catarinense. Na região você pode fazer trilhas, conhecer cachoeiras, visitar mirantes ou simplesmente contemplar a magnífica paisagem. A cidade fica em um dos pontos mais altos do sul do Brasil e, por isso, no inverno costuma nevar por lá. 

Além da incrível natureza, Urubici possui uma estrutura de restaurantes e hotéis satisfatória para receber os turistas. Um dos melhores é o Refúgio da Montanha, hospedagem charmosa em meio a natureza da Serra Catarinense que dispõe de chalés confortáveis com vista para a montanha. Assim como a Cabanas do Avencal.

Já no centro, destacam-se o Hotel Aconchego e a Pousada Avenida, que oferecem suítes confortáveis e estacionamento gratuito.

Principais pontos turísticos da Serra Catarinense em Urubici:

queda d'água de cachoeira em meio a paredões rochosos, durante o dia em urubici, uma das cidades da serra catarinense
Foto: Lucas Caixeta on Unsplash
Morro da Igreja

O Morro da Igreja é um dos pontos turísticos na Serra Catarinense mais famosos. É o segundo ponto mais alto do estado e a vista é de tirar o fôlego lá de cima, sendo possível ver, inclusive, o litoral em dias mais abertos. 

Outro atrativo que você pode ver do Morro da Igreja é a Pedra Furada, que é uma formação rochosa com uma fissura no meio causada pela ação dos ventos.

Cascata do Avencal

A Cascata do Avencal é mais um dos lugares para visitar na Serra Catarinense que não podem ficar de fora da sua lista. No local você vai se deparar com uma bela queda d’água que é possível apreciar de diferentes ângulos, além de tomar um banho de cachoeira para lavar a alma.

Cascata Véu de Noiva

Mais uma cachoeira para incluir no seu roteiro Serra Catarinense é a Cascata Véu de Noiva, que possui água clara e uma queda d’água em meio a paredões rochosos. Um fato curioso é que durante alguns dias do inverno, ela pode congelar parcialmente, o que deixa o cenário ainda mais surreal. 

Mergulhe na história de Lages

casa azul, em meio a arvores, durante entardecer em lages, cidade para o roteiro serra catarinense
Foto: Mateus Campos Felipe on Unsplash

Lages foi fundada em 1677 por bandeirantes que transitavam entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Atualmente, ela é uma das principais cidades da Serra Catarinense, conhecida como Capital do Turismo Rural por possuir muitos hotéis fazenda.

As construções ainda preservaram o estilo da época da fundação e, ao passear pelo centro, você encontrará um sobrado rosa com janelas brancas, galerias de arte, igrejas e muito mais. O destino é perfeito para quem gosta de se aproximar da cultura local e também para curtir atrativos naturais, como o rio Caveiras, que atrai muitos turistas no verão. 

Em relação às hospedagens, uma das melhores é a Boqueirão Hotel Fazenda, que oferece o regime de pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Também indicamos o charmoso Chalé Estância Ouro Verde, ideal para uma viagem romântica.

Se você não está viajando de carro, o melhor é reservar algum hotel pelo centro como o Hotel Le Canard Lages e Nacional Park Hotel Lages, que estão perto da estação rodoviária, e dispõe de suites satisfatórias para casais ou famílias. 

Principais pontos turísticos da Serra Catarinense em Lages:

pessoas caminhando em frente a igreja com duas torres, durante o dia
Foto: Filipeschaves, CC BY-SA 4.0
Centro Cultural Vidal Ramos

Esse é um dos prédios mais importantes de Lages e um dos pontos turísticos na Serra Catarinense que vale a pena conhecer.

Por lá, você pode fazer visitas guiadas para conhecer mais sobre a história da região, ver diversas artes e ainda conhecer uma cafeteria que fica na área externa. 

Catedral Nossa Senhora dos Prazeres 

A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres é a igreja mais importante de Lages e foi construída toda em pedra por padres franciscanos, em estilo neogótico. Vale a pena conhecer e tirar algumas fotos da parte externa que possui vitrais importados da Alemanha. 

Salto Caveiras

O Salto Caveiras é um rio muito procurado no verão para atividades de lazer como pesca, passeio de barco e jet ski. Mas, você pode incluí-lo no seu roteiro Serra Catarinense simplesmente para nadar!

Delicie-se com os vinhos de São Joaquim

vista aérea de casas em frente a igreja de são joaquim, cidade para quem busca o que fazer na serra catarinense
Foto: Halley Pacheco de Oliveira, CC BY-SA 3.0

São Joaquim é famosa por abrigar algumas das melhores vinícolas na Serra Catarinense e é conhecida também como Terra da Maçã, pois é a principal produtora do fruto no país. 

A região é bastante fria e costuma até nevar em algumas épocas do ano! Ela atrai turistas durante todo ano que buscam degustar ótimos vinhos, visitar vinícolas ou participar da tradicional Festa da Maçã, que ocorre entre março e maio. 

Para descansar nessa região, o local que recomendamos é o Solar do Oriente, um eco village com vista para as montanhas e cabanas rústicas, ao mesmo tempo que luxuosas.

Outras alternativas, mais econômicas, são a Pousada Cravo e Canela SJ e a Pousada Bela Teresa, ambas são aconchegantes, dispõe de estacionamento gratuito e servem um bom café da manhã. 

Principais pontos turísticos da Serra Catarinense em São Joaquim:

durante o dia, taça de vidro cheia de vinho rosé, e vinhedo ao fundo, em uma das vinícolas na serra catarinense
Foto: Tobias Rademacher on Unsplash
Vinícola Villa Francioni

A Vinícola Villa Francioni é uma das melhores vinícolas na Serra Catarinense e a mais visitada de São Joaquim. Ela fica localizada em meio a natureza e você irá conhecer todo o processo de produção e degustar deliciosos vinhos da Linha Villa Francioni, que são reconhecidos mundialmente. 

Vinícola Leone di Venezia

Outra vinícola interessante para incluir no seu roteiro Serra Catarinense é a Leone di Venezia. Ela possui mudas de uvas importadas diretamente da Itália e utiliza equipamentos italianos de alta tecnologia para elaboração dos vinhos. Vale a pena conhecer!

Mirante das Araucárias

Localizado na SC-114 a apenas 3 km do centro de São Joaquim, esse mirante fica na beira da estrada e permite que você tenha uma linda visão das vegetação típica da Serra, principalmente das maravilhosas araucárias.

Roteiro Serra Catarinense 5 dias

formação rochosa em um dos lugares para visitar na serra catarinense, durante o dia
Foto: EDI GALVANI ULIANO, CC BY-SA 4.0

Agora que você já conhece as melhores cidades na Serra Catarinense, vamos lhe dar uma sugestão de roteiro de 5 dias pela região, além de outras dicas sobre o que fazer na Serra Catarinense, de acordo com cada clima e com o tipo de viagem que você pretende fazer. 

Roteiro Serra Catarinense – Dia 01

Comece o seu primeiro dia de roteiro Serra Catarinense 5 dias na cidade de Bom Jardim da Serra. Pela manhã, vá até a Serra do Rio do Rastro e aprecie a paisagem, que é belíssima. Se tiver disposição, faça a trilha para o Cânion das Laranjeiras. À tarde, aproveite para dar um mergulho na cascata da Barrinha. 

Roteiro Serra Catarinense – Dia 02

No segundo dia, é hora de ir para Urubici, uma cidade que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer na Serra Catarinense. Ao chegar, vá até o Morro da Igreja. No período da tarde, conheça a Cascata do Avencal. 

Roteiro Serra Catarinense – Dia 03

No terceiro dia, ainda em Urubici, conheça um dos principais pontos turísticos na Serra Catarinense, a Cascata Véu da Noiva. Dê um mergulho para lavar a alma e tire muitas fotos em meio às paisagens naturais. Por fim, no final da tarde, faça uma caminhada pela cidade.  

Roteiro Serra Catarinense – Dia 04

No quarto dia do roteiro Serra Catarinense 5 dias, vá para Lages mergulhar na história da cidade! Conheça o Centro Cultural Vidal Ramos e a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. À tarde, visite o Salto Caveiras e tome um relaxante banho de rio. 

Roteiro Serra Catarinense – Dia 05

No último de turismo na Serra Catarinense, é hora de conhecer a cidade de São Joaquim. Para iniciar o dia, visite as vinícolas Villa Francioni e Leone di Venezia e saboreie ótimos vinhos. À tarde, conheça o Mirante das Araucárias e aprecie uma lista vista da região. 

O que fazer na Serra Catarinense no inverno

particulas de neve, comum na serra catarinense no inverno
Foto: Thomas Griesbeck on Unsplash
  • Se você quer saber o que fazer na Serra Catarinense no inverno, uma boa opção é conhecer as vinícolas da cidade de São Joaquim e degustar seus ótimos vinhos!
  • Um dos lugares para visitar na Serra Catarinense no inverno é Urubici, onde costuma ter muita neve e chalés aconchegantes com lareira.
  • Nos seus dias de turismo na Serra Catarinense, durante o inverno, aproveite para conhecer Lages e explorar a história e cultura local. 
  • Ao visitar as cidades na Serra Catarinense no inverno, aproveite para degustar o melhor da culinária local. Uma sugestão é o Manali Bistrô, um restaurante aconchegante em Urubici que serve massas e hambúrgueres.

O que fazer na Serra Catarinense no verão

durante o dia, pedras em frente a cachoeira, atração para quem busca o que fazer na serra catarinense no verão
Foto: Wisemage, CC BY-SA 3.0
  • Se você pretende visitar a Serra Catarinense no verão, precisa incluir no roteiro as cachoeiras de Urubici e Bom Jardim, excelentes alternativas para se refrescar!
  • Outra opção é visitar um dos cânions, como o Cânion das Laranjeiras, ao amanhecer, quando a paisagem da região fica ainda mais linda!
  • Para o entardecer, uma dica é fazer uma parada no mirante da Serra do Rio do Rastro.
  • Por fim, vale a pena reservar um hotel com piscina como o Boqueirão Hotel Fazenda.

Onde comer na Serra Catarinense: melhores restaurantes

macarrão com carne moída e torradas, servidos em prato branco redondo e taça de vidro e garrafa de vinho, em cima de mesa
Foto: Janko Ferlič on Unsplash
  • Restaurante Pequeno Bosque, São Joaquim: Um bom restaurante para quem busca onde comer na Serra Catarinense é o Pequeno Bosque, localizado na cidade de São Joaquim. Além de aconchegante, o local serve pratos a la carte de comida brasileira. 
  • Churrascaria Cascata, Bom Jardim Da Serra: possui o sistema de buffet livre com churrasco, pratos quentes e saladas. O grande destaque desse restaurante é que ele fica bem próximo a Cascata Barrinha e você pode vê-la das janelas do estabelecimento. 
  • Restaurante da Cascata Véu de Noiva: Fica ao lado da Cascata Véu de Noiva, no caminho para o Morro da Igreja, a cerca de 22Km / 30min de distância do centro de Urubici. O acesso é todo asfaltado. O restaurante serve lanches e tem uma loja de souvenires. No cardápio, pratos regionais como paçoca de pinhão e moranga caramelizada. Funciona das 8 às 18hs (exceto segundas e terças-feiras).  
  • Manali Bistrô, Urubici: Localizado em Urubici, esse bistrô serve massas caseiras saborosas, hambúrgueres, sanduíches, trutas, saladas, vinhos de altitude e cervejas artesanais. Localizado na Avenida Adolfo Konder, 763.
  • Guardião do Avencal, Urubici: Outra opção para quem busca onde comer na Serra Catarinense, especialmente em Urubici, é o Guardião do Avencal, localizado próximo a Cascata do Avencal (local onde pode-se visitar inscrições rupestres dos índios Xoklengs), que serve pratos saborosos da culinária brasileira, além de sanduíches. Fica pertinho do mirante de Urubici (800m), na SC 110 Km 380, a 4min/2,5Km do centro. 
  • Restaurante Cansian Zamban, Lages: Esse restaurante em Lages é self service e oferece uma boa variedade em meio a um ambiente com decoração rústica. 
vista aérea de árvores ao redor de estrada sinuosa em uma das cidades da serra catarinense
Foto: Jaume Galofré on Unsplash

Como chegar na Serra Catarinense

De avião

Os aeroportos mais próximos das cidades da Serra Catarinense são o Aeroporto Internacional de Florianópolis, Aeroporto de Criciúma, Aeroporto de Lages e Aeroporto de Jaguaruna. Entre esses, a opção mais interessante é a da capital de Santa Catarina, por ter mais voos diários e preços mais atrativos. De lá, você pode seguir de carro, alugando um veículo com a RentCars ou de ônibus.

De carro

Partindo de Florianópolis a melhor forma de chegar até a Serra Catarinense é pela BR-282 e, em seguida, a SC-110. O pé da serra fica a cerca de 125 km da capital. 

De ônibus

A Viação Reunidas oferece ônibus partindo de Florianópolis para diferentes destinos da Serra Catarinense como Urubici e Lages. Para conferir os horários e valores, é só acessar o site oficial da Viação Reunidas.

Como se locomover na Serra Catarinense

Recomendamos fortemente alugar um carro para fazer turismo na Serra Catarinense, pois o transporte público na região é precário. Para isso, você pode consultar algumas opções através da RentCars.

PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
send mail

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também poderá gostar de:
Salve as dicas no Pinterest
Roteiro Serra Catarinense 109

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram