17/05/2023 Por Bárbara Rocha
10 países mais seguros da América do Sul para visitar
Se você está planejando um mochilão pelo continente, com certeza, uma das suas principais preocupações é a segurança, certo? Para te ajudar, com base na nossa experiência, preparamos essa lista com os 10 países mais seguros da América do Sul.
Além de baixos índices de criminalidade, todos eles oferecem inúmeros atrativos culturais, paisagens naturais incríveis – incluindo praias, florestas, vulcões e desertos, por exemplo – e comidas deliciosas que vão tornar sua viagem ainda mais inesquecível.
Curioso (a)? Continue lendo para descobrir as opções. Mas, seja qual for a sua escolha, mesmo sendo um destino considerado seguro, lembre-se de tomar os cuidados de sempre, pois a segurança pode variar de região para região, especialmente em áreas menos turísticas!
1. Uruguai
Com baixos índices de relativamente, ruas limpas e bem iluminadas e a presença policial visível em áreas turísticas, o Uruguai é considerado o país mais seguro da América do Sul, de acordo com o Índice Global da Paz.
Além da segurança, o Uruguai é conhecido por seus atrativos naturais maravilhosos, incluindo praias de areia branca, onde os visitantes podem surfar, pescar, passear de barco, caminhar, ou simplesmente relaxar e aproveitar o sol.
Há também diversas atrações culturais, especialmente na capital, Montevidéu, lar de várias praças, edifícios históricos, museus e o famoso Mercado del Puerto, ideal para experimentar a culinária deliciosa local.
Resumindo: o Uruguai, além de ser um dos países mais seguros da América do sul, é um destino agradável para os viajantes que querem explorar as belas paisagens, a cultura e a história do continente.
2. Chile
Considerado um dos países mais seguros da América do Sul, graças aos altos índices de desenvolvimento humano, uma polícia altamente treinada e estatísticas de criminalidade relativamente baixas, o Chile é um ótimo destino para explorar!
Mas o Chile não é só sinônimo de segurança! O país é famoso por suas paisagens naturais diversas, que vão desde lagos e geleiras até montanhas e desertos, incluindo o famoso deserto do Atacama, que é considerado um dos lugares mais secos do planeta.
Também não faltam lugares para conhecer a rica cultura e história do país, refletida em sua arquitetura colonial, tradições indígenas e festivais. Na cidade de Valparaíso, por exemplo, é possível explorar a cidade velha e apreciar os famosos murais de arte urbana, enquanto em Santiago, os turistas podem visitar o Palácio de la Moneda e aprender sobre a história política do Chile.
Independente do destino, a gastronomia é uma atração à parte, com pratos que combinam influências indígenas, espanholas e europeias – não deixe de experimentar o pastel de choclo, o curanto e o pisco sour, além dos famosos (e deliciosos!) vinhos chinelos!
3. Argentina
Apesar de enfrentar alguns desafios econômicos e políticos, a Argentina está entre os países mais seguros da América do Sul. Felizmente, é comum encontrar policiais nos pontos turísticos e os argentinos costumam ser bem hospitaleiros com os visitantes.
Mas a Argentina tem muito mais a oferecer! Esse, que é um dos países perto do Brasil, também é famoso por sua cultura rica e diversa, que mistura influências europeias e indígenas, além de uma gastronomia única e uma paixão sem igual pelo futebol.
Em sua viagem, não deixe de visitar as ruínas de civilizações antigas em Tucumán, experimentar as famosas empanadas, o asado (churrasco argentino) e os vinhos produzidos nas vinícolas de Mendoza, e até mesmo visitar o Monumental de Nunez, o maior estádio da América do Sul.
4. Equador
Combinando paisagens naturais cinematográficas, uma rica história e uma cultura diversa, o Equador é um destino imperdível para os amantes de viagens – e não precisa se preocupar, pois ele é considerado um dos lugares mais seguros da América do Sul, especialmente nas regiões turísticas.
Entre os destinos mais famosos estão as Ilhas Galápagos, um arquipélago único que abriga uma grande diversidade de espécies animais e vegetais, incluindo tartarugas gigantes e pinguins, a cidade colonial de Quito, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, e a cidade costeira de Guayaquil, conhecida por sua gastronomia deliciosa e vida noturna animada.
Mas uma das principais atrações do país, sem dúvidas, é a natureza, com cenários que incluem vulcões, florestas tropicais, praias e montanhas. Inclusive, você pode explorar a Floresta Amazônica equatoriana, uma das mais biodiversas do mundo, ou escalar o Cotopaxi, o segundo vulcão mais alto do país.
Também é imperdível experimentar os pratos tradicionais, como o ceviche de camarão e o locro de papas, uma sopa de batata, e conhecer mais influências indígenas, espanholas e afro-americanas presentes na cultura equatoriana, o que pode ser feito, por exemplo, nos mercados indígenas em Otavalo, onde são vendidos artesanatos e produtos agrícolas.
5. Peru
Embora tenha algumas regiões menos seguras, o Peru é considerado um dos lugares mais seguros para viajar na América do Sul, e oferece uma variedade de experiências únicas.
Destaca-se a cidade de Cusco, que já foi a capital do Império Inca, as ruínas incas de Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, e a cidade de Lima, uma metrópole vibrante e moderna, que oferece uma variedade de museus, restaurantes e vida noturna.
Para os aventureiros, o Peru também é um paraíso, graças às montanhas imponentes, florestas tropicais e praias de areia branca – não deixe de visitar o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, ou explorar a Amazônia peruana.
Outra estrela por aqui é a gastronomia peruana, uma das mais ricas e diversas da América Latina, com pratos como o ceviche (um prato de peixe marinado), a pachamanca (um prato de carne e legumes cozidos em um buraco no chão) e o famoso chifa (a versão peruana da comida chinesa).
6. Colômbia
Apesar de já ter sido considerado um dos países mais perigosos da América Latina, nos últimos anos, a Colômbia passou por uma grande transformação, especialmente em relação à segurança nas áreas turísticas, e, atualmente, está entre os lugares mais seguros para viajar na América do Sul.
Belas praias em Cartagena, ruínas arqueológicas na cidade de San Agustín e lindas montanhas para explorar na região da Sierra Nevada de Santa Marta, são alguns dos atrativos que te esperam.
Isso sem mencionar a cidade de Bogotá, que é um centro cultural importante na América Latina, e Medellín, no coração dos Andes, conhecida como “cidade da eterna primavera” por suas temperaturas amenas o ano inteiro.
7. Paraguai
Muitas vezes subestimado, o Paraguai oferece uma experiência única na América do Sul e relativamente segura, já que a maioria dos casos de violência são registrados em áreas rurais e de fronteira.
Nesse, que é um dos países perto do Brasil, os visitantes podem visitar cidades históricas, que refletem a influência indígena e espanhola na cultural local, como Asunción, que tem muitos museus e monumentos, e a cidade colonial de Areguá, conhecida por suas cerâmicas.
Além disso, a paisagem do Paraguai é uma bela mistura de florestas tropicais, savanas e rios – aproveita para explorar o Pantanal paraguaio, que é um dos ecossistemas mais diversos do mundo, ou visitar a cidade de Encarnación, que fica às margens do Rio Paraná.
Ah, a gastronomia do Paraguai também é uma atração obrigatória, com pratos típicos divinos, incluindo a o chipa (um pão de queijo), a sopa paraguaia (uma torta salgada feita com farinha de milho) e o tereré, uma bebida gelada à base de erva-mate, muito popular no país.
8. Bolívia
Embora tenha enfrentado desafios políticos e econômicos no passado, a Bolívia é considerada um dos países mais seguros para visitar na América do Sul – com policiais presentes nos principais destinos turísticos – e tem uma rica cultura e uma natureza impressionante.
Um dos principais atrativos do país é a diversidade geográfica, que inclui o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, o Lago Titicaca, a montanha Huayna Potosi e a Floresta Amazônica, todos lugares oferecem aos viajantes oportunidades incríveis para explorar a natureza andina e se conectar com as comunidades locais.
Além disso, vale a pena conhecer, na cidade de La Paz, o Mercado das Bruxas para experimentar pratos típicos autênticos, como o prato nacional, o “aji de lengua”, feito com língua de boi e pimentões.
9. Suriname
Localizado no norte da América do Sul, com uma população de cerca de 600 mil habitantes, o Suriname é um pequeno país, menos popular em comparação com seus vizinhos maiores, como Brasil e Colômbia, mas um dos destinos seguros para viajar no continente e oferece experiências únicas para os viajantes.
Em Paramaribo, por exemplo, é possível explorar os edifícios coloniais holandeses e visitar o Mercado Central, onde são vendidos vários pratos típicos, como o roti.
Além disso, como grande parte do território do Suriname é coberto por floresta tropical, ele é muito popular entre os amantes da natureza, que podem fazer trilhas, observar a vida selvagem e visitar comunidades indígenas para conhecer sua cultura e modo de vida. Mas, nesse caso, recomenda-se contratar um guia local experiente para explorar a floresta com segurança.
10. Guiana
Menos conhecida do que seus vizinhos, a Guiana merece estar na lista dos 10 países mais seguros da América do Sul para viajar, pois, embora tenha enfrentado desafios políticos e econômicos no passado, tem uma taxa relativamente baixa de criminalidade, principalmente em comparação com outros países da região.
Vastas áreas cobertas por florestas tropicais, rios e cachoeiras impressionantes, incluindo a Cachoeira Kaieteur – a maior cachoeira de queda livre do mundo -, influências africanas, ameríndias e indianas, refletidas na culinária, música e artesanato são alguns atrativos que te esperam.
Também é imperdível visitar o Mercado Stabroek, na capital, Georgetown, para experimentar pratos típicos, como o curry de frango e o roti.
Perguntas frequentes sobre os países mais seguros da América do Sul
Quais são os países considerados mais seguros na América do Sul?
O Uruguai, o Chile, a Argentina e o Equador são os países mais seguros na América do Sul, de acordo com o Índice Global da Paz.
Qual é a taxa de criminalidade nos países mais seguros da América do Sul?
A taxa de criminalidade nos países mais seguros da América do Sul é relativamente baixa em comparação com outros países da região. O Uruguai, por exemplo, tem uma taxa de homicídio de cerca de 7,9 por 100.000 habitantes, enquanto a Argentina tem uma taxa de cerca de 5,2 por 100.000 habitantes.
Como é a segurança pública nos países mais seguros da América do Sul?
Apesar de ainda existirem desafios a serem enfrentados, especialmente em áreas urbanas, a segurança pública nos países mais seguros da América do Sul é considerada relativamente boa, com uma polícia bem equipada e treinada.
Além disso, as autoridades desses países, geralmente, têm uma boa relação com a população, trabalhando em conjunto para garantir a segurança, e investem em educação e bem-estar social para reduzir a criminalidade.
É seguro viajar para os países considerados mais seguros da América do Sul?
Viajar para os países considerados mais seguros da América do Sul é geralmente seguro, mas como em qualquer lugar, é sempre importante tomar precauções de segurança, principalmente em áreas mais turísticas ou movimentadas.
Quais são as áreas mais seguras para visitar nos países mais seguros da América do Sul?
As áreas mais seguras para visitar nos países mais seguros da América do Sul são os pontos turísticos, nas cidades mais famosas, como é o caso de Buenos Aires, na Argentina. No entanto, é sempre importante pesquisar quais bairros são considerados perigosos ou inseguros.
O Brasil é um país seguro para visitar?
O Brasil tem muitos desafios em relação à segurança pública, principalmente em grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, isso não significa que não seja seguro viajar pelo país.
Nossa dica é pesquisar as áreas mais seguras e mais perigosas de acordo com cada destino, mas, de qualquer maneira, evitar utilizar bens de valor em público, e usar táxis ou serviços de transporte confiáveis.
Agora você conhece os países mais seguros da América do Sul.
Antes de sair se liga nessa dica importante: em todas as nossas viagens, reservamos os nossos hotéis com o booking.com e recomendamos que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, ficaremos felizes em te ajudar!
Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.