14/06/2024 Por Bárbara Rocha Por Bárbara Rocha
O que fazer na Ilha de Itaparica BA: 15 passeios imperdíveis
Prepare-se para conhecer um dos destinos mais lindos do Brasil e descobrir tudo o que fazer na Ilha de Itaparica!
Conhecida como o Caribe Baiano, devido às suas praias de águas mornas e uma vegetação exuberante que torna o cenário digno de filme, a Ilha de Itaparica recebe muitos turistas que realizam apenas o passeio bate e volta partindo de Salvador, já que a distância é de apenas 15 km. Mas você sabia que vale a pena dedicar mais tempo ao local e até pernoitar por lá?
Além das praias paradisíacas, esse destino tem um centro histórico charmoso cheio de igrejas históricas e casinhas coloridas, além de uma fonte considerada milagrosa e uma reserva para fazer trilhas.
Ficou curioso(a) e quer conferir tudo isso de perto? Vem com a gente! Selecionamos os melhores passeios, hotéis e restaurantes da Ilha de Itaparica – tudo com valores bem convidativos!
5 motivos para conhecer a Ilha de Itaparica
- Belezas naturais inesquecíveis: Com seus impressionantes 240 km² de superfície e mais de 35 km de comprimento, a ilha de Itaparica, na Bahia, é um verdadeiro paraíso de belezas naturais. Prepra-se para encontrar cenários deslumbrantes!
- Tranquilidade total: Para aqueles que buscam escapar dos agitos turísticos da capital baiana, Itaparica é o destino ideal. Famosa por sua atmosfera tranquila, a ilha oferece a oportunidade de encontrar praias praticamente desertas, proporcionando um descanso merecido e muita paz para os viajantes.
- Mar cristalino e calmo: As águas cristalinas que cercam a ilha, além de convidarem ao relxamento, são perfeitas para as famílias que viajam com crianças, proporcionando segurança e diversão para os pequenos.
- Construções históricas: Além de suas belezas naturais, a ilha guarda construções históricas que contam a fascinante história do Brasil. Esses pontos históricos não só proporcionam uma viagem no tempo, mas também rendem belas fotos, tornando a visita à Itaparica uma experiência completa e enriquecedora.
- Culinária local irresistível: A ilha de Itaparica não só encanta pelos seus visuais lindos, mas também pelos sabores autênticos da culinária local. Você vai poder experimentar moquecas, acarajés e muitas outras delícias à base de frutos do mar frescos!!
Onde fica a Ilha de Itaparica
A Ilha de Itaparica fica localizada na Bahia, a apenas 15 km de Salvador, entre os municípios de Itaparica e Vera Cruz. Ela possui 36 km recheados de belas praias e uma infraestrutura adequada para os turistas.
Onde ficar na Ilha de Itaparica
Escolher onde ficar na Ilha de Itaparica é moleza, pois as opções são limitadas. A maioria dos hotéis fica no centrinho da ilha ou próximo das principais praias, como a Ponta de Areia e Cacha Prego.
Só que o crucial é não perder tempo! Devido à pouca oferta, você pode perder as melhores opções se deixar para última hora. Dê uma olhada nas alternativas disponíveis e faça a reserva do seu lugar o quanto antes:
Hotéis de luxo na Ilha de Itaparica:
- Alma Tropical Resort: A Ilha de Itaparica não é um lugar de muitos luxos. O verdadeiro luxo aqui é o contato com a natureza, por isso, a maioria dos hotéis é bem simples. Mas, relaxa, dá para encontrar algo mais top, como o Alma Tropical Resort, que oferece piscina, salão de jogos, mini golfe, estacionamento gratuito, quartos charmosos (alguns com direito a varanda e vista para o mar), além de café da manhã completo com pães, frios, frutas, sucos e muito mais!
- Barra Grande Exclusive Residence: Vai viajar com a galera e quer um cantinho exclusivo? A Barra Grande Exclusive Residence é o seu lugar! Essa casa de temporada moderninha tem 2 quartos, além de sala de estar e cozinha para vocês se sentirem em casa. E ainda tem uma área de lazer nota 10 com piscina, parquinho e vista para o mar.
Hotéis na Ilha de Itaparica com bom custo-benefício:
- Hotel Icaraí: Piscina, estacionamento gratuito, terraço, café da manhã, quartos limpinhos… O Hotel Icaraí não deixa a desejar em nada! O melhor? A localização é privilegiada, a apenas 700 metros da Praia de Ponta de Areia.
- Pousada Tropicália: Quer ficar ainda mais perto do mar? A Pousada Tropicália deve ser a sua pousada na Ilha de Itaparica. Em frente à praia, ela oferece quartos simples, mas bem aconchegantes, além de um buffet de café da manhã completo.
Hotéis econômicos na Ilha de Itaparica:
- A casa do vizinho: Para se sentir em casa na Ilha de Itaparica, essa pousada, sem dúvida, é uma das melhores opções. A apenas 100 metros do centro, ela funciona em uma casinha aconchegante, com uma decoração charmosa, e oferece quartos lindos, quintal com rede, mesinhas e plantas, além de sala de estar com TV. Mas não para por aí! Diariamente, rola um café da manhã delicioso para você começar o dia com o pé direito!
- Pousada Dolce Mare: Quer sossego? A Pousada Dolce Mare, na Praia de Cacha Pregos, deve ser a sua escolha. Esse lugar é simples e rústico, mas tem o necessário para você ter uma estadia confortável, incluindo cozinha e quartos limpinhos. Os diferenciais? Os donos são muito atenciosos e a localização é privilegiada – basta dar alguns passos e você vai estar com o pé na areia!
Acesse aqui a lista completa de hotéis na Ilha de Itaparica.
O que fazer na Ilha de Itaparica: 15 atrações imperdíveis
1. Conheça a Praia de Mar Grande
Cartão-postal da Ilha de Itaparica, a Praia de Mar Grande é um ponto obrigatório no seu roteiro!
Como ela está bem pertinho do desembarque do ferry-boat, provavelmente vai ser a primeira praia que você vai conhecer.
O mar calmo e morninho é uma delícia, a faixa de areia é extensa e ao redor há muitos restaurantes com preços acessíveis – nossa dica é experimentar a moqueca de arraia (simplesmente divina!).
2. Passe a tarde na Praia do Forte
A queridinha dos turistas! Com um mar daqueles de cinema, sempre calmo e quentinho, a Praia do Forte de Itaparica é um lugar imperdível.
Nela, você pode mergulhar com tranquilidade, tomar sol e experimentar muitas iguarias nos quiosques. Só tenha em mente que, por causa da procura, os preços costumam ser mais altos por aqui!
3. Visite o Forte de São Lourenço
A Praia do Forte (que citamos acima) não tem esse nome à toa! Ela fica coladinha com o Forte de São Lourenço, uma atração que merece uma descrição à parte!
Construído no século 17 para deter as invasões dos holandeses que queriam tomar a Bahia, ele foi palco para a Independência da Bahia um século depois e hoje é um memorial do acontecimento.
Aqui, além de aprender um pouco mais da história do Brasil, você vai poder aproveitar uma bela vista para a praia e tirar lindas fotos. Tudo isso sem pagar nada, já que esse é um passeio na Ilha de Itaparica BA que é gratuito.
4. Divirta-se na Praia de Aratuba
Para quem gosta de agito, a Praia de Aratuba é o lugar certo!
Considerada uma das praias mais movimentadas da Ilha de Itaparica, ela tem uma faixa de areia alaranjada, bem diferente, águas transparentes ideais para banho, além de quiosques animados com músicas e bebidas para todos os gostos.
Outro destaque bacana é que, na maré baixa, formam-se piscinas naturais em toda a extensão da praia. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer na Ilha de Itaparica!
5. Relaxe na Praia da Ponta de Areia
Localizada no município de Vera Cruz, a Praia de Ponta de Areia é uma das praias da Ilha de Itaparica mais bonitas e um bom passeio na Ilha de Itaparica para quem quer tranquilidade.
O mar é bem clarinho, o ambiente conta com grandes coqueiros, tornando a paisagem lindíssima e ainda mais relaxante, e há boas opções de restaurantes e quiosques com aquela cerveja geladinha e comida feita na hora.
6. Leve as crianças para conhecer a Praia de Cacha Pregos
Com um nome que significa “muito longe”, a Praia de Cacha Pregos é uma das praias mais isoladas da Ilha de Itaparica – mas mesmo assim é uma das mais frequentadas por moradores e turistas!
A razão de tanta fama? Ela tem águas calmas, onde se formam piscinas naturais na maré baixa, e o pôr do sol visto daqui é lindíssimo. Para quem vai viajar com as crianças, é uma das melhores opções!
7. Mergulhe na Praia de Barra Grande
Considerada por muitos a melhor praia da Ilha de Itaparica, a Praia de Barra Grande também está um pouco mais afastada e é ideal para quem quer sossego total.
O mar tranquilo tem uma água morna relaxante e limpinha, e a faixa de areia tem espaço de sobra para você se bronzear.
Ah, ela também é ótima para quem vai viajar com crianças, e oferece algumas barraquinhas bacanas com comidas/bebidas acessíveis.
8. Explore o Centro Histórico da Ilha de Itaparica
Nem só de praias vive a Ilha de Itaparica! O Centro Histórico guarda belas construções antigas no estilo neoclássico e é um passeio que deve estar no roteiro de quem quer conhecer mais da história local.
Você vai encontrar, por exemplo, o lugar onde, durante o século XVII, era praticado o comércio de baleias, principal economia da época, além de passar por igrejas preservadas, pela casa de João Ubaldo Ribeiro, um dos maiores escritores brasileiros, e também pela Praça da Quitanda, que foi inspiração de vários livros escritos por ele. Observe tudo com calma e aproveite para fazer umas fotos!
9. Tome a água da Fonte da Bica
“As águas valiosas do teu mar nos dão tranquilidade e alimento. Para sempre, você há de prosperar, mostrando seu valor a cada tempo” – essa é a frase que você vai encontrar nos típicos azulejos da Fonte da Bica.
Considerada a primeira fonte mineral do Brasil, reza a lenda local que a água dela é excelente para os rins devido aos minerais. E alguns ainda afirmam que é rejuvenescedora. Tem até um ditado utilizado na região que diz: “água fina faz velha virar menina”.
Leve a sua garrafinha e faça o teste! Vai que realmente ela rejuvenesce uns aninhos, né? Não custa nada tentar.
10. Assista ao pôr do sol na Marina de Itaparica
Para o final da tarde, não há passeio melhor do que a Marina de Itaparica.
Recém-reformada, essa área oferece uma vista incrível do mar, tem uma estrutura bem bacana com restaurantes e banheiros, além de ser super agradável para caminhar ou até mesmo pedalar.
11. Visite a Reserva Venceslau
Ao planejar o que fazer na Ilha de Itaparica, outro lugar que não pode faltar é a Reserva Venceslau, uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica, perfeita para quem gosta de fazer trilhas em meio à natureza.
Também muito procurada para trabalhos meditativos e turismo contemplativo, devido à sua história, o local recebeu esse nome em homenagem a um antigo morador, chamado Venceslau, que era cego e conseguiu voltar a enxergar após tomar banho nas águas da reserva. Quem quiser pode conhecer a Fonte dos Milagres que foi utilizada por ele, visitar a casa em que ele morou e a capela de Nossa Senhora do Amparo.
Interessante, né? Para saber mais é só entrar em contato com o local, número (71) 99211-1651. Mas é bem fácil de achar: Rua do Verão, S/N, em Porto dos Santos.
12. Descubra a bela Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Erguida com cal, pedra e até óleo de baleia, em 794, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é daqueles tesouros que você tem que dar uma conferida.
Tombada como patrimônio cultural nacional, a arquitetura dela é uma mistura maneira de barroco com uns toques neoclássicos e há painéis retratando a Santa Ceia que vão te surpreender e render umas fotos incríveis.
O diferencial? Recentemente, diferente de outras igrejas da região, ela recebeu uma reforma, que recuperou o altar, o telhado e as imagens. Agora, tá tudo tinindo, e os visitantes podem apreciar todos os detalhes das características originais de boa.
E o melhor: além de linda, essa igreja é história pura! Dom Pedro I e Dom Pedro II já passaram por lá. Bacana, né? Geralmente, ela está aberta de segunda a quarta, sexta e sábado, das 8h às 12h, e quinta, das 14h às 18h.
13. Tire fotos da Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Construída em 1854, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade é outra preciosidade que merece sua atenção!
Apesar de não abrir as portas com muita frequência, é um daqueles lugares que vale a pena dar uma passadinha durante seu passeio. A arquitetura gótica dela vai te conquistar, e, mesmo se não conseguir entrar, não esqueça de registrar o momento com algumas fotos na fachada charmosa.
14. Conheça a Igreja de São Lourenço
A Igreja de São Lourenço é um lugar que nos leva de volta a 1610.
Considerada uma das igrejas mais antigas do Brasil, ela fica no centro histórico de Itaparica e destaca-se na arquitetura local com um estilo único, misturando pedra e tijolo, além de uma bela torre. Não deixe de incluí-la no seu roteiro pela Ilha de Itaparica!
Só vale ressaltar que ela costuma abrir suas portas apenas aos domingos durante o horário da missa (das 8h às 10h). Se você puder, dê uma passadinha por lá, é uma oportunidade única para explorar um pedacinho da história brasileira.
15. Curta uma tarde no Restaurante Manguezal
Atendimento de qualidade, música ao vivo, cerveja gelada, frutos do mar frescos e vista para o mar… Quem não quer? No Restaurante Manguezal você encontra tudo isso e muito mais!
Esse lugar é uma mistura de restaurante, bar e beach club com muitas surpresas! Para você ter uma ideia, tem até piscina para se refrescar com exclusividade, além de um redário charmoso para relaxar. Isso sem falar nas pranchas de stand up paddle e bikeboats disponíveis para aluguel.
E a comida? Tem petiscos (pastel, batata frita e carne de sol, por exemplo) e refeições completas, incluindo moqueca de peixe, escondidinho de carne/camarão e risoto de camarão e polvo. Outros destaques são os pratos vegetarianos e os pratos kids para os pequenos.
Mas a nossa dica para quem quer comer à vontade é o buffet livre (você paga um valor fixo e come quantas vezes quiser) que inclui mesa de salas, pratos quentes e até sobremesa. Vale cada centavo! Dá uma espiadinha no instagram do Manguezal para conferir todos os detalhes e garantir a sua reserva.
Onde comer na Ilha de Itaparica
- Summer Music Bar e Restaurante: Localizado na Praia Ponta de Areia, esse barzinho pé na areia, normalmente, tem música ao vivo todos os sábados e diariamente serve moqueca, camarão na chapa, bobó e muitas outras gostosuras típicas, além de drinks e cervejas para todos os gostos – tudo por um preço justo. Para fechar o dia com chave de ouro na Ilha de Itaparica, sem dúvida, é um dos melhores lugares.
- Restaurante Águas marinhas: Moqueca, bolinho de charque, nhoque de camarão, pizza, cerveja gelada, sobremesas de dar água na boca… Esse restaurante na Ilha de Itaparica tem opções para todos os gostos e oferece uma vista daquelas para o mar!
- Restaurante Sol e Mar: Com atendimento excelente, trilha sonora bacana e uma comida caseira deliciosa, esse é outro restaurante que não decepciona. Tem até espaço kids para os pequenos!
- Barraca Vira Sol: Limpeza, atendimento, tranquilidade… Tudo é muito bom na Barraca Vira Sol, que oferece moqueca de siri, cerveja e muitas outras gostosuras na Praia Grande.
- Restaurante do Negão: Simples, mas aconchente, o Restaurante do Negão fica pertinho da Igreja Matriz do Santissimo Sacramento e é uma ótima opção para o almoço. O preço é justo e a comida é bem servida e deliciosa. Tem moqueca, ensopado, bisteca de porco, carne de sol, filé mignon, frango à milanesa e muito mais!
O que fazer na Ilha de Itaparica em 3 dias: sugestão de roteiro
O que fazer na Ilha de Itaparica – Dia 01:
- Manhã: Inicie seu dia na Praia de Mar Grande, desfrutando das águas calmas e do cenário tranquilo. Passeie pela faixa de areia e aproveite para conhecer os arredores.
- Tarde: Almoce em um dos restaurantes típicos do Centro Histórico, como o Restaurante do Negão, e aproveite para explorar as belezas e tesouros dessa região, incluindo a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.
- Noite: Jante em um dos restaurantes à beira-mar na região central. Se houver música ao vivo, aproveite!
O que fazer na Ilha de Itaparica – Dia 2:
- Manhã: Comece o dia na Praia do Forte, aproveitando suas águas tranquilas e a faixa de areia. Antes do almoço, aproveita para explorar o Forte de São Lourenço e conhecer mais da história local.
- Tarde: Experimente pratos locais com vista para o mar no Restaurante Águas Marinhas e, depois, aproveite as comodidades do seu hotel. Prefere conhecer algo? Você pode assistir ao pôr do sol na Marina de Itaparica.
- Noite: Se for final de semana, curta a noite no Summer Music Bar e Restaurante. Já se for dia de semana, a dica é caminhar pelo Centro Histórico, comprar umas lembrancinhas e jantar em um dos restaurantes abertos.
O que fazer na Ilha de Itaparica – Dia 3:
- Manhã e tarde: No seu último dia na Ilha de Itaparica, faça uma visita à Fonte da Bica, conhecida por suas águas minerais. Aproveite para conhecer a história local e tire um tempo para relaxar. De lá, vá ao Restaurante Manguezal para desfrutar de música ao vivo, piscina, pratos típicos, bebidas geladas e atmosfera descontraída.
Perguntas frequentes sobre a Ilha de Itaparica
Quantos dias ficar na Ilha de Itaparica?
Apesar de boa parte dos turistas realizarem apenas o bate volta de Salvador, como há muito o que fazer na Ilha de Itaparica, recomendamos ficar 3 dias na região.
Quando ir para a Ilha de Itaparica?
O melhor período para visitar a Ilha de Itaparica BA é durante o verão (dezembro a março), quando quase não chove e os dias de sol são mais frequentes. No entanto, essa é a alta temporada na região, por isso, certamente você encontrará um maior fluxo de turistas. Caso você queira um local mais vazio, a nossa dica é ir na baixa temporada, que são os meses de abril, agosto, setembro e outubro. Nos meses de maio, junho e julho costumam ocorrer chuvas, por isso, evite esse período.
Como chegar na Ilha de Itaparica?
A travessia de ferry-boat saindo de Salvador é uma das formas mais comuns de chegar na Ilha de Itaparica BA. Eles saem do terminal de São Joaquim, chegando no terminal de Bom Despacho, que fica em Itaparica.
Para quem vai de carro, a dica é agendar o bilhete com antecedência, especialmente na alta temporada e em períodos de festa, que as filas são enormes!
O tempo de travessia de ferry-boat partindo de Salvador é cerca de 1 hora e o ferry possui uma boa estrutura com banheiros e lanchonetes. Os valores, geralmente, são de R$5,60 para passageiros e de R$50,60 para automóveis de pequeno porte.
Como se locomover na Ilha de Itaparica?
A Ilha de Itaparica BA não possui uma boa oferta de transportes públicos. Por isso, a melhor forma de se locomover é utilizando vans ou táxis, que cortam toda a ilha. Mas, se você escolher uma hospedagem bem localizada, consegue realizar boa parte dos passeios a pé!
O que fazer na Ilha de Itaparica?
Explorar as praias, visitar o Centro Histórico, conhecer o Forte de São Lourenço, visitar a Fonte da Bica e relaxar nas barracas de praia são ótimas sugestões do que fazer na Ilha de Itaparica.
Quais são as melhores praias na Ilha de Itaparica?
A Praia de Mar Grande, a Praia da Ponta de Areia, a Praia do Forte e a Praia de Cacha Prego estão entre as melhores praias na Ilha de Itaparica.
Ansioso (a) para conhecer a Ilha de Itaparica BA?
Esperamos que o nosso roteiro Ilha de Itaparica ajude na organização da sua viagem. Aproveite ao máximo a sua estadia em uma das ilhas mais lindas do nosso país e depois nos conte nos comentários como foi a sua experiência!
Você também pode gostar de ler:
- 15 melhores hotéis pé na areia do nordeste para umas férias dos sonhos!
- Os 25 melhores resorts all inclusive do mundo para sua viagem!
- Top 10 lugares baratos para viajar na Bahia e se apaixonar
- 4 roteiros incríveis de viagem pelo Nordeste: 7, 10, 15, 30 dias
- O que fazer em Salvador em 3 dias a 5 dias – roteiro completo
- O que fazer na Praia do Forte Bahia – roteiro completo
- O que fazer em Boipeba: 8 melhores atrações + roteiro
- O que fazer em Morro de São Paulo: 12 melhores atrações + dicas
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: