19/09/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Boipeba

Procurando o que fazer em Boipeba? Neste post, listamos 8 atrações imperdíveis para você planejar sua viagem a esse paraíso baiano, além de dicas dos melhores hotéis e restaurantes!

Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, a Ilha de Boipeba, que faz parte do município de Cairu, é um refúgio de paz e beleza.

Mirantes para ver pôres do sol incríveis, praias cercadas de mata Atlântica, passeios de barco, pousadas charmosas e um povo acolhedor são algumas das maravilhas desse local, que preserva uma vibe rústica, ideal para quem quer se conectar à natureza e esquecer as preocupações.

icone praia

E aí, ansioso (a) para relaxar e curtir dias de puro sossego? Continue lendo para descobrir o que fazer em Boipeba e aproveitar o melhor desse destino!

Onde fica a Ilha de Boipeba?

A Ilha de Boipeba está localizada no município de Cairu, no Arquipélago de Tinharé, ao sul da Bahia. 

Salvador está a cerca de 300 km da Ilha, enquanto Morro de São Paulo está a apenas 27 km.

Por que visitar a Ilha de Boipeba?

Antes de falar sobre o que fazer em Boipeba, trouxemos alguns motivos para você conhecer esse destino!

Para começar, essa ilha tem praias que são quase intocadas, com muitos coqueiros e manguezais, que formam um cenário paradisíaco. Ou seja, ela é perfeita para quem gosta da natureza, quer relaxar e ser feliz sob o sol da Bahia!

Outro ponto que amamos é que aqui estão as melhores piscinas naturais do Nordeste! O mar é clarinho, e com tons variados de azul a verde. Lindeza pura!

Para completar, as pessoas na região são muito simpáticas e têm histórias de vidas incríveis. Se estiver aberto a isso, você pode passar longas horas batendo papo com os nativos e, certamente, será um ponto alto da sua viagem. 

Por fim, é um dos melhores destinos para se isolar, perfeito para estes tempos estranhos que estamos vivendo!

O que fazer em Boipeba

mar, areia e coqueiros em Praia da Boca da Barra, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba

Dentre as melhores atrações da lista de o que fazer em Boipeba estão as praias, sem dúvida. Você pode optar por conhecê-las por conta própria fazendo caminhadas à beira mar se a maré estiver baixa, ou visitá-las de barco ou quadriciclo. 

Confira, abaixo, nossa lista com o que fazer em Boipeba:

1. Praia da Boca da Barra

Vista aérea da Praia da Boca da Barra

Em primeiro lugar na nossa lista sobre “o que fazer em Boipeba”, está a praia “central” e, portanto, a mais movimentada da ilha. A grande maioria das pousadas e restaurantes ficam próximas da Praia da Boca da Barra. 

A estrutura é boa e há barracas espalhadas pela faixa de areia. No entanto, ela não tem um mar muito bonito pois é por aqui que acontece o encontro do mar com o Rio do Inferno, deixando a água com uma cor mais escura. 

Porém, apesar de não ser tão clarinha quanto às demais praias da região, ela é excelente para banho e a água é limpa. 

Adoramos essa praia pois além de ser pertinho do centro da Vila, foi onde vimos o pôr do sol mais espetacular na Ilha!

2. Praia da Ponta dos Castelhanos

mar, areia e coqueiros em Praia da Ponta dos Castelhanos, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba

Achamos essa uma das praias mais lindas e por isso recomendo que você inclua na sua lista de “o que fazer em Boipeba”!

Ela fica mais isolada e, para acessá-la, há apenas duas formas: no passeio Volta a Ilha de barco ou por caminhada à beira mar e passando por manguezais.

Nossa recomendação é de que, caso você opte por ir a pé,  contrate um guia, pois o caminho pelos manguezais pode ser bem confuso para quem não conhece a região. 

Além do mar com águas transparentes em tons de azul, a Praia da Ponta dos Castelhanos é cercada por mangues e coqueirais. Já na maré baixa, formam-se bancos de areia que deixam a paisagem ainda mais surreal de linda!

Há barracas simples que servem petiscos e pastéis deliciosos, então, não deixe de experimentar o pastel de lagosta, que é MUITO gostoso! Algumas delas, decoradas com conchas, são uma graça e rendem ótimas fotos. 

Outro ponto que achamos bem legal é que aqui há um navio espanhol naufragado! E o melhor: ele pode ser visto durante mergulhos, dependendo das condições do mar. 

3. Praia de Bainema

mar, areia vazia e coqueiros em Praia de Bainema, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: MBelu, CC BY-SA 4.0

Nossa terceira dica sobre o que fazer em Boibepa, é a Praia de Bainema. O grande destaque é o caminho que leva até lá. 

Saindo da Vila de Moreré, você vai percorrer uma trilha leve de cerca de 40 minutos à beira mar, que passará por um túnel de flores, tocas de caranguejos e muita natureza. Show de bola!

A praia, em si, é bonita, com seus coqueirais e extensa faixa de areia, além de ser vazia e tranquila. Para banho, fica melhor quando a maré está mais cheia. Há estrutura com quiosques, que servem frutos do mar fresquinhos.

Dica extra:

Caso você não queira ir andando até à Praia de Bainema, ou esteja com o tempo corrido, dá também para acessar a trilha por trator ou quadritáxi, comuns nas região.

4. Praia de Moreré

pessoas caminhando em areia de praia de Moreré, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: Ari Rios, CC BY-SA 3.0

A quarta dica sobre o que fazer em Boipeba é a Praia de Moreré, ela é mais uma que gostamos demais! Tem uma das águas mais azuis e quentinhas que vimos na Bahia. 

Rodeada por coqueiros, manguezais e piscinas naturais, essa praia é paradisíaca e ótima para passar o dia relaxando, principalmente na maré baixa, que é quando se formam piscinas naturais. 

Para acessá-la, você pode fazer uma caminhada à beira mar partindo de Boipeba, se a maré estiver baixa. O percurso é meio longo, mas o trajeto é tão lindo que compensa muito fazer a pé. 

Mas, caso o tempo esteja curto, ou não esteja muito a fim de andar, você pode pegar um dos tratores ou quadritáxis que saem de Boipeba. Nossa dica é: vá caminhando para curtir o visual e volte de quadritáxi, vai valer muito a pena! 

Apesar de ser quase deserta, Moreré tem alguns restaurantes, sendo um dos mais famosos o Restaurante Paraíso. Por lá, há também algumas opções de hospedagem para quem quiser se desconectar ainda mais. 

Dica extra: 

Nós recomendamos que você fique, pelo menos, uma noite nesse destino, pois além de curtir uma praia incrível, você vai ver a lua nascer de uma forma bem diferente!

5. Praia da Cueira

mar, areia e coqueiros em praia da cueira, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: Nianin

A Praia da Cueira também é lindíssima, com suas areias bem branquinhas e mar transparente. O local tem uma ótima infraestrutura e é lá que fica o famoso Restaurante do Guido, que é conhecido por servir uma das melhores lagostas da Bahia. 

Inclusive, é aqui uma das paradas do passeio Volta à Ilha, que sai de Morro de São Paulo. Portanto, saiba que, ao visitar na hora do almoço, provavelmente vai encontrar o lugar lotado. 

Para chegar até lá, partindo de Boipeba, é preciso fazer uma trilha de meia hora ou optar por ir de quadritáxi ou lancha.  

Para completar, nessa praia, você pode escolher entre tomar banho no mar ou no rio, basta caminhar até o final da praia e você vai se deparar com o encontro do rio com o mar. Justamente ali, é o ponto mais vazio e ideal para quem busca relaxar! Se interessou? Não deixe de anotar na sua lista do que fazer em Boipeba!

6. Praia do Tassimirim

mar, areia e coqueiros em Tassimirm, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba

A última praia nessa lista sobre o que o que fazer em Boipeba é a Tassimirim.

Como na música do baiano Dorival Caymmi , eis um lugar para ficar e contemplar o verde mar sereno e cálido!  

Ela é pequena e linda, com uma mistura de mata, mangues, pedras e praia de águas cristalinas, que, na maré baixa, formam piscinas naturais! 

Há, ainda, no local ainda pequenos recantos de deliciosas comidinhas para saborear o tempero típico de Boipeba e tomar aquela cervejinha gelada.

A melhor forma de chegar até lá é por uma caminhada de uns 10 minutos pela  areia, partindo da Praia da Cueira, ou de quadritáxi, partindo da vila de Boipeba. 

Infelizmente, vimos um pouco de lixo jogado na areia, mas no geral, a praia é limpa.

Dica extra:

Mais uma dica para anotar na sua lista sobre o que fazer em Boipeba! Se possível, prove o camarão a alho e óleo da Cabana da Gleide.

Passeios na Ilha de Boipeba:

Como você pode ter percebido nas atrações que mencionamos acima sobre o que fazer em Boipeba, há muitas praias nesse para conhecer caminhando.

Mas se você não curte caminhadas, pode relaxar, há alguns passeios disponíveis para conhecer as praias sem esforço e é deles que vamos falar agora!

7. Volta à Ilha

mar, areia e coqueiros em Tassimirm, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: Danielle Pereira

Essa opção é uma que não podia ficar de fora nas dicas sobre o que fazer em Boipeba e não pode ficar de fora da sua viagem, é imperdível! 

No Volta à Ilha passamos por piscinas naturais, praias lindíssimas e finalizamos com um pôr do sol maravilhoso. Certamente, um dos melhores passeios!

Diversas agências oferecem esse passeio em Boipeba e o valor é de R$130,00 (agosto/2021). 

Você também pode optar por contratar uma lancha ou um barco privativo para fazer os passeios para as piscinas naturais e/ou para alguma praia de sua preferência.

8. Pôr do sol no Céu de Boipeba

silhueta de barco em mar de Boipeba durante o entandecer