11/03/2022 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Boipeba

Procurando o que fazer em Boipeba? Neste post, listamos 8 atrações imperdíveis para você planejar sua viagem a esse paraíso baiano, além das melhores dicas de hotéis e restaurantes!

Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, a Ilha de Boipeba, que faz parte do município de Cairu, é um refúgio de paz e beleza, além de ser considerado um dos melhores lugares baratos para viajar na Bahia.

Por aqui, você vai encontrar mirantes incríveis para ver o pôr-do-sol, praias selvagens, passeios de barco, pousadas charmosas, um povo acolhedor e vai curtir uma vibe rústica gostosa, ideal para quem quer se conectar à natureza e esquecer as preocupações.

E aí, ansioso (a) para relaxar e curtir dias de puro sossego? Continue lendo para descobrir o que fazer em Boipeba e aproveitar o melhor desse destino!

icone praia

Confira o que fazer em Boipeba:

Onde fica a Ilha de Boipeba?

A Ilha de Boipeba está localizada no município de Cairu, no Arquipélago de Tinharé, ao sul da Bahia. 

Salvador está a cerca de 300 km da Ilha, enquanto Morro de São Paulo está a apenas 27 km.

Por que visitar a Ilha de Boipeba?

Antes de falar sobre o que fazer em Boipeba, trouxemos alguns motivos para você conhecer esse destino!

Para começar, essa ilha tem praias que são quase intocadas, com muitos coqueiros e manguezais, que formam um cenário paradisíaco. Ou seja, ela é perfeita para quem gosta da natureza, quer relaxar e ser feliz sob o sol da Bahia!

Outro ponto que amamos é que aqui estão as melhores piscinas naturais do Nordeste! O mar é clarinho, e com tons variados de azul a verde. Lindeza pura!

Para completar, as pessoas na região são muito simpáticas e têm histórias de vidas incríveis. Se estiver aberto a isso, você pode passar longas horas batendo papo com os nativos e, certamente, será um ponto alto da sua viagem. 

Por fim, é um dos melhores destinos para se isolar, perfeito para estes tempos estranhos que estamos vivendo!

O que fazer em Boipeba

mar, areia e coqueiros em Praia da Boca da Barra, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba

Dentre as melhores atrações da lista de o que fazer em Boipeba estão as praias, sem dúvida. Você pode optar por conhecê-las por conta própria fazendo caminhadas à beira mar se a maré estiver baixa, ou visitá-las de barco ou quadriciclo. 

Confira, abaixo, nossa lista com o que fazer em Boipeba:

1. Praia da Boca da Barra

Vista aérea da Praia da Boca da Barra

Em primeiro lugar na nossa lista sobre “o que fazer em Boipeba”, está a praia “central” e, portanto, a mais movimentada da ilha. A grande maioria das pousadas e restaurantes ficam próximas da Praia da Boca da Barra. 

A estrutura é boa e há barracas espalhadas pela faixa de areia. No entanto, ela não tem um mar muito bonito pois é por aqui que acontece o encontro do mar com o Rio do Inferno, deixando a água com uma cor mais escura. 

Porém, apesar de não ser tão clarinha quanto às demais praias da região, ela é excelente para banho e a água é limpa. 

Adoramos essa praia pois além de ser pertinho do centro da Vila, foi onde vimos o pôr do sol mais espetacular na Ilha!

2. Praia da Ponta dos Castelhanos

mar, areia e coqueiros em Praia da Ponta dos Castelhanos, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba

Achamos essa uma das praias mais lindas e por isso recomendo que você inclua na sua lista de “o que fazer em Boipeba”!

Ela fica mais isolada e, para acessá-la, há apenas duas formas: no passeio Volta a Ilha de barco ou por caminhada à beira mar e passando por manguezais.

Nossa recomendação é de que, caso você opte por ir a pé,  contrate um guia, pois o caminho pelos manguezais pode ser bem confuso para quem não conhece a região. 

Além do mar com águas transparentes em tons de azul, a Praia da Ponta dos Castelhanos é cercada por mangues e coqueirais. Já na maré baixa, formam-se bancos de areia que deixam a paisagem ainda mais surreal de linda!

Há barracas simples que servem petiscos e pastéis deliciosos, então, não deixe de experimentar o pastel de lagosta, que é MUITO gostoso! Algumas delas, decoradas com conchas, são uma graça e rendem ótimas fotos. 

Outro ponto que achamos bem legal é que aqui há um navio espanhol naufragado! E o melhor: ele pode ser visto durante mergulhos, dependendo das condições do mar. 

3. Praia de Bainema

mar, areia vazia e coqueiros em Praia de Bainema, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: MBelu, CC BY-SA 4.0

Nossa terceira dica sobre o que fazer em Boibepa, é a Praia de Bainema. O grande destaque é o caminho que leva até lá. 

Saindo da Vila de Moreré, você vai percorrer uma trilha leve de cerca de 40 minutos à beira mar, que passará por um túnel de flores, tocas de caranguejos e muita natureza. Show de bola!

A praia, em si, é bonita, com seus coqueirais e extensa faixa de areia, além de ser vazia e tranquila. Para banho, fica melhor quando a maré está mais cheia. Há estrutura com quiosques, que servem frutos do mar fresquinhos.

Dica extra:

Caso você não queira ir andando até à Praia de Bainema, ou esteja com o tempo corrido, dá também para acessar a trilha por trator ou quadritáxi, comuns nas região.

4. Praia de Moreré

pessoas caminhando em areia de praia de Moreré, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: Ari Rios, CC BY-SA 3.0

A quarta dica sobre o que fazer em Boipeba é a Praia de Moreré, ela é mais uma que gostamos demais! Tem uma das águas mais azuis e quentinhas que vimos na Bahia. 

Rodeada por coqueiros, manguezais e piscinas naturais, essa praia é paradisíaca e ótima para passar o dia relaxando, principalmente na maré baixa, que é quando se formam piscinas naturais. 

Para acessá-la, você pode fazer uma caminhada à beira mar partindo de Boipeba, se a maré estiver baixa. O percurso é meio longo, mas o trajeto é tão lindo que compensa muito fazer a pé. 

Mas, caso o tempo esteja curto, ou não esteja muito a fim de andar, você pode pegar um dos tratores ou quadritáxis que saem de Boipeba. Nossa dica é: vá caminhando para curtir o visual e volte de quadritáxi, vai valer muito a pena! 

Apesar de ser quase deserta, Moreré tem alguns restaurantes, sendo um dos mais famosos o Restaurante Paraíso. Por lá, há também algumas opções de hospedagem para quem quiser se desconectar ainda mais. 

Dica extra: 

Nós recomendamos que você fique, pelo menos, uma noite nesse destino, pois além de curtir uma praia incrível, você vai ver a lua nascer de uma forma bem diferente!

5. Praia da Cueira

mar, areia e coqueiros em praia da cueira, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: Nianin

A Praia da Cueira também é lindíssima, com suas areias bem branquinhas e mar transparente. O local tem uma ótima infraestrutura e é lá que fica o famoso Restaurante do Guido, que é conhecido por servir uma das melhores lagostas da Bahia. 

Inclusive, é aqui uma das paradas do passeio Volta à Ilha, que sai de Morro de São Paulo. Portanto, saiba que, ao visitar na hora do almoço, provavelmente vai encontrar o lugar lotado. 

Para chegar até lá, partindo de Boipeba, é preciso fazer uma trilha de meia hora ou optar por ir de quadritáxi ou lancha.  

Para completar, nessa praia, você pode escolher entre tomar banho no mar ou no rio, basta caminhar até o final da praia e você vai se deparar com o encontro do rio com o mar. Justamente ali, é o ponto mais vazio e ideal para quem busca relaxar! Se interessou? Não deixe de anotar na sua lista do que fazer em Boipeba!

6. Praia do Tassimirim

mar, areia e coqueiros em Tassimirm, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba

A última praia nessa lista sobre o que o que fazer em Boipeba é a Tassimirim.

Como na música do baiano Dorival Caymmi , eis um lugar para ficar e contemplar o verde mar sereno e cálido!  

Ela é pequena e linda, com uma mistura de mata, mangues, pedras e praia de águas cristalinas, que, na maré baixa, formam piscinas naturais! 

Há, ainda, no local ainda pequenos recantos de deliciosas comidinhas para saborear o tempero típico de Boipeba e tomar aquela cervejinha gelada.

A melhor forma de chegar até lá é por uma caminhada de uns 10 minutos pela  areia, partindo da Praia da Cueira, ou de quadritáxi, partindo da vila de Boipeba. 

Infelizmente, vimos um pouco de lixo jogado na areia, mas no geral, a praia é limpa.

Dica extra:

Mais uma dica para anotar na sua lista sobre o que fazer em Boipeba! Se possível, prove o camarão a alho e óleo da Cabana da Gleide.

Passeios na Ilha de Boipeba:

Como você pode ter percebido nas atrações que mencionamos acima sobre o que fazer em Boipeba, há muitas praias nesse para conhecer caminhando.

Mas se você não curte caminhadas, pode relaxar, há alguns passeios disponíveis para conhecer as praias sem esforço e é deles que vamos falar agora!

7. Volta à Ilha

mar, areia e coqueiros em Tassimirm, uma opção para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: Danielle Pereira

Essa opção é uma que não podia ficar de fora nas dicas sobre o que fazer em Boipeba e não pode ficar de fora da sua viagem, é imperdível! 

No Volta à Ilha passamos por piscinas naturais, praias lindíssimas e finalizamos com um pôr do sol maravilhoso. Certamente, um dos melhores passeios!

Diversas agências oferecem esse passeio em Boipeba e o valor é de R$130,00 (agosto/2021). 

Você também pode optar por contratar uma lancha ou um barco privativo para fazer os passeios para as piscinas naturais e/ou para alguma praia de sua preferência.

8. Pôr do sol no Céu de Boipeba

silhueta de barco em mar de Boipeba durante o entandecer

Por fim, nesta lista sobre o que fazer em Boipeba, está o “Céu de Boipeba” que é, na realidade, uma pousada e tem um bar-mirante aberto ao público, que tem uma vista linda para o pôr do sol em uma estrutura de vidro. 

É preciso pagar para acessar o local e  o valor é R$25,00 (agosto/2021). Eles servem petiscos e drinks. Certamente, uma ótima opção do que fazer em Boipeba no final da tarde!

Planeje sua viagem - como chegar, quanto tempo ficar, melhor época, etc.

calendário e xícara de café,
Foto: Debby Hudson on Unsplash

Melhor época para visitar Boipeba

O período ideal para pegar temperaturas agradáveis e com pouca chuva em Boipeba é entre agosto e dezembro. 

Já entre abril e julho, a incidência de chuvas é maior, e nesse caso, é difícil aproveitar os atrativos que listamos na lista sobre o que fazer em Boipeba.

Caso prefira curtir a ilha deserta e sem multidão, fuja de feriados e datas como carnaval e Réveillon. A vila é muito pequena e nessas datas fica insuportavelmente cheia.

Como chegar em Boipeba partindo de Morro de São Paulo

pneu de jeep em estrada de terra durante o dia
Foto: tanner sheltry on Unsplash

Chegar em Boipeba não é tarefa difícil, se você estiver em Morro de São Paulo

A melhor forma é ir de 4×4 e a viagem dura em torno de 1h30. Depois, é preciso atravessar em um barquinho para chegar na ilha de Boipeba. Indicamos realizar esse translado saindo de Morro de São Paulo a Boipeba com a Zulu Turismo. Os valores são a partir de R$150,00 o trecho (agosto/2021). 

Como chegar em Boipeba partindo de Salvador - semi terrestre

Partindo de Salvador, é importante se programar bem, pois a viagem é um pouco mais demorada.

Você vai precisar pegar um ferry boat para Mar Grande ou Itaparica e, em seguida, pegar um ônibus até Valença e de lá, seguir de lancha rápida para Boipeba. 

Caso prefira fazer com agência, recomendamos fazer o translado com a Island Tour. O valor do trecho de Salvador para Ilha de Boipeba é de R$210,00 (agosto/2021) e um funcionário da empresa irá lhe auxiliar em todo o translado. 

Com relação ao tempo de viagem:

  • Salvador para Mar Grande: 50 minutos 
  • Mar Grande para Valença: 2h30
  • Valença para Boipeba: 1h10  

Em média, o tempo total de viagem é de 5 horas.

Como chegar em Boipeba partindo de Salvador - voo

Existe, ainda, a opção de voar de Salvador até a Ilha de Boipeba e o trajeto dura apenas 20 minutos. O valor por pessoa (por trecho) é de R$900,00 (agosto/2021). A empresa que realiza é a Bahia Terra Táxi Aéreo.

Quantos dias ficar em Boipeba

mar, areia e coqueiros em dia ensolarado em Praia de Bainema, um bom atrativo para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: Danielle Pereira

Há muito o que fazer em Boipeba, então nossa sugestão é que você fique, pelo menos, 4 dias e divida a sua estadia entre a Velha Boipeba e Moreré, sendo 2 dias em cada local. 

Claro que, se puder, quanto mais tempo melhor. É um destino delicioso para relaxar e desconectar. Aproveite!

Se tiver tempo, recomendo que você estique a viagem para conhecer Morro de São Paulo, um outro paraíso que fica bem pertinho! Para saber sobre esse destino, leia também: O que fazer em Morro de São Paulo: 12 melhores atrações + dicas

Como se locomover em Boipeba

pés descalços na areia da praia, molhados pelo mar
Foto: Ramesh Iyer on Unsplash

Boipeba é uma ilha e não tem circulação de carros. Por isso, para conhecer os lugares que listamos em “o que fazer em Boipeba”, é preciso andar a pé ou usar os transportes alternativos como quadritáxis, trator e barco. 

O quadritáxi é um quadriciclo que tem pontos específicos e leva para várias praias. Os valores variam de R$ 15,00 a R$ 30,00 por pessoa o trecho. 

Já o trator é como se fosse o transporte coletivo de Boipeba. É basicamente um trator que tem engatado uma parte coberta com cadeiras para transportar os passageiros. O valor é R$ 10,00, mas ele só sai com uma quantidade suficiente de passageiros. 

Os barcos, por sua vez, são transportes que você pode contratar diretamente com os barqueiros para levar até as praias e os preços variam de acordo com o tamanho do barco e a quantidade de pessoas.

Onde ficar em Boipeba

Piscina em Pousada Coco Bambu Morere, uma opção para quem busca onde ficar em Boipeba
Foto divulgação: Pousada Coco Bambu Morere

Escolher onde ficar na Ilha de Boipeba vai depender dos seus objetivos de viagem. 

A parte mais movimentada e que tem uma estrutura melhor de comércios é a região da Velha Boipeba, próximo à Praia da Boca da Barra. 

É nela que fica a maioria dos turistas, já que há restaurantes, bares, mercados e é de lá que saem os principais passeios. 

Ficando por lá, você também vai ter mais liberdade para sair para comer à noite. Ou seja, essa é a melhor região para quem quer curtir a maioria dos atrativos que mencionamos na lista sobre o que fazer em Boipeba.

Confira algumas opções de hospedagem em Velha Boipeba:

Pousada Vila da Barra – $$$

Abaquar Hostel – $

Ventos Morere Hotel & Beach Club – $$$$$

Pousada Nascente do Sol – $$

Villa da Barca – $$$

Pousada Horizonte Azul – $$$

Pousada Ilha do Encanto – $$

Mangabeira Logde – $$$$

Não falta o que fazer em Boipeba, pode pode ser que você só queira relaxar e sossegar. Para isso,  indicamos se hospedar na Vila de Moreré. 

Confira algumas opções de hospedagem em Moreré:

cama de casal e sofá em uarto de Ventos Morere, uma opção para quem busca onde ficar em Boipeba
Foto divulgação: Ventos Morere Hotel & Beach Club

Dica extra:

Na realidade, sugerimos dividir a estadia, ficando alguns dias na Velha Boipeba e alguns dias em Moreré. Dessa forma dá para experimentar o melhor dos “dois mundos” e curtir um pouco de tudo que falamos sobre o que fazer em Boipeba.

Onde comer em Boipeba

moqueca bahiana em panela preta
Foto: Lucas Pêgo Oliveira Pereira Luquinhas por Pixabay

Se tem um lugar que a gente come bem e pede bis, esse lugar é a Bahia. Aliás, comer bem por aqui será sua rotina! Então, inclua ai na sua lista sobre o que fazer em Boipeba: visitar muitos restaurantes!

As opções, claro, incluem muitos frutos do mar fresquinhos, principalmente na Velha Boipeba. 

Mas, tanto no centrinho quanto na beira da praia, há muitos bons restaurantes que funcionam no almoço e no jantar. Abaixo, estão nossas recomendações!

Restaurantes na Velha Boipeba​

  • Acarajé da Danny: melhor acarajé da ilha de Boipeba.
  • Panela de Barro: diversos pratos com frutos do mar.
  • Pizzetta: pizzas de diversos sabores.
  • Varanda Cantina e Restaurante: pratos da culinária baiana.
  • Lambe-Lambe: serve deliciosos sanduíches.
  • Casa Namoa: a especialidade são crepes.
  • Jorge Som: serve PF à preços justos. 
  • Feirinha de comidas da Praça Santo Antônio: lá, você encontra tapiocas, petiscos, drinks e outras delícias, a preços justos.

Restaurantes nas Praias

comida, frutos do mar, Bahia
Foto: Adriano Gadini por Pixabay
  • Restaurante Paraíso: localizado na Praia de Moreré, é uma ótima opção para tomar uma cervejinha gelada e petiscar algum drink. 
  • Amendoeiras: uma das melhores experiências gastronômicas que você vai ter em Moreré. Prove a deliciosa moqueca de camarão (R$ 120) e o peixe assado na brasa (R$ 140) que vem acompanhado de baião de dois, banana da terra e vegetais grelhados.
  • Restaurante Sabor da Terra: também em Moreré, a especialidade é a moqueca, com destaque para a moqueca de polvo. 
  • Restaurante do Guido: na praia da Cueira, o Guido serve uma das melhores lagostas da Bahia e o cardápio tem outras delícias da culinária boipebana. 
  • Barraca Acarajé da Karol: fica na praia da Cueira, é bem simples e o destaque é o pastel: enorme e recheado de muuuuito camarão. Vale a pena provar, inclua na sua lista sobre o que fazer em Boipeba!

Roteiro em Boipeba de 3 dias - 4 dias:

areia vazia e coqueiros em praia Tassamirim, um destino para quem busca o que fazer em Boipeba
Foto: Marion Jeannoel por Pixabay

Dia 01

  • Curtir o dia na praia de Tassamirim e na Cueira. 
  • Ao final da tarde, ver o pôr do sol na Boca da Barra. 

Dia 02

  • Fazer o passeio Volta a Ilha em Boipeba.

Dia 03

  • Ir caminhando para a Praia de Moreré e Bainema para curtir o dia e voltar de quadritáxi. 
  • Ver o pôr do sol no Céu de Boipeba. 

Dia 04

  • Curtir o dia na Praia da Boca da Barra.
  • Ao final da tarde, ver o pôr do sol na Boca da Barra.
faixa de areia, vegetação, mar e coqueiros em Boibepa
Foto: william f. santos on Unplash

Dicas especiais:

  • Caso opte por visitar Boipeba na alta estação, convém reservar seu traslado, pousada e passeios com antecedência.
  • Na hora de conhecer as praias que mencionamos em ‘o que fazer em Boibepa’, leve sempre: chapéu, protetor solar, óculos escuros, repelente e lanterna.
  • Hospitais: há um pronto socorro para emergências na Velha Boipeba. Já se ocorrer algo mais graves, será necessário ir para Salvador ou Valença.
  • Mercadinhos e Farmácia: em Velha Boipeba e Moreré.
  • Cartões de débito e crédito são, de forma geral, aceitos em pousadas, restaurantes, passeios, farmácias e mercadinhos.
  • Não há bancos e caixa eletrônico,  apenas em Valença. Planeje-se para levar dinheiro em espécie.
PLANEJE SUA TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economizou na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Vai dormir no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Vai poder desbravar o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1
email

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também poderá gostar de:

Salve as dicas no Pinterest

pinterest boipeba o que fazer
pinterest boipeba o que faze1r