O que fazer em Cusco: 15 atrações e dicas de viagem

Em um dia ensolarado, vista aérea de Cusco com casas, construções, monumentos e praça no meio
16/07/2024 Por Bárbara Rocha

O que fazer em Cusco: dicas de passeios, hotéis e restaurantes

Se você gosta de história, cultura e natureza, vai encontrar muito o que fazer em Cusco.

Fundada pelos Incas há mais de 500 anos, essa cidade, repleta de ruas de paralelepípedos e resquícios da cultura inca, tem uma história para contar a cada esquina – não é à toa que é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Prepare-se para explorar ruínas, templos, museus e igrejas históricas em alguns dias, e se aventurar em trilhas até montanhas e lagos em outros. Só tenha em mente que a altitude é desafiadora, mas a recompensa é uma jornada repleta de aventuras!

Ansioso(a)? Neste post, vamos te contar todos os segredos da cidade de Cusco, desde dicas de atrações imperdíveis até os melhores hotéis e restaurantes que não dá para deixar passar.

icons8 point of interest 30

5 motivos para viajar para Cusco, no Peru

Em um dia de sol, lhama com pessoas com trajes tradicionais atrás e montanha do arco-íris
Foto de Sofia Guaico na Unsplash
  • História em todos os cantos: Para os apaixonados por história, Cusco é o lugar ideal. Como antigo centro do Império Inca, a presença dessa história está palpável em todos os cantos da cidade. Passear pelo centro é como fazer uma viagem no tempo, especialmente na Plaza de Armas e na Catedral de Cusco, que personificam de maneira incrível a fusão entre a história inca e a colonial. É muito legal!
  • Proximidade com Machu Picchu: Cusco é o ponto de partida para a tão desejada visita à Machu Picchu, aquela maravilha que todos desejam ver. Seja indo de trem ou percorrendo a trilha Inca, a experiência é única. Você vai ver paisagens que são um show à parte!
  • Cultura Inca e mercados coloridos: A vibe Inca é forte em Cusco. No Mercado de San Pedro, por exemplo, tem de tudo: artesanato, roupas coloridíssimas e comidinhas que você não pode deixar de provar. O lugar é só vibes positivas, cheio de cores!
  • Gastronomia peruana: Entre os destaques do que fazer em Cusco, experimentar a culinária local é um must. Tem pratos diferentes como o “Cuy” e o “Choclo con queso”, além do Pisco Sour, que é uma delícia. É uma verdadeira festa para o paladar!
  • Natureza e atividades ao ar livre: Nos arredores da cidade de Cusco, a natureza é demais. Tem o Vale Sagrado dos Incas e a Montanha de Sete Cores, por exemplo, além de muitas opções de trilhas, bike e outras aventuras ao ar livre. A paisagem andina é só sucesso, vale a pena explorar!

Onde fica Cusco

Cusco, um dos destinos mais fascinantes da América do Sul, está localizado no sudeste do Peru, na região dos Andes peruanos. 

Situada a uma altitude de aproximadamente 3.400 metros acima do nível do mar, essa cidade histórica foi a capital do Império Inca e é conhecida por sua impressionante herança cultural e arquitetura colonial. 

A melhor parte? A cidade de Cusco é o ponto de partida ideal para explorar as incríveis ruínas de Machu Picchu e outras atrações arqueológicas da região, proporcionando aos visitantes uma experiência única na história do Peru.

Onde ficar em Cusco, no Peru: dicas de hotéis

Em um dia de sol, área de lazer com piscina, espreguiçadeiras, guarda-sóis e vasos decorativos
Foto divulgação Palacio Nazarenas, A Belmond Hotel, Cusco

Em sua primeira viagem para Cusco, uma das melhores opções é se hospedar no Centro Histórico, bairro que concentra os principais pontos turísticos. No entanto, há outras áreas interessantes, como San Blas e Santiago, que estão bem localizadas e oferecem uma experiência mais autêntica.

Quer saber mais? Você pode conhecer melhor essas e outras opções no nosso guia sobre onde se hospedar em Cusco.

Prefere ir direto ao ponto e escolher um hotel de acordo com o seu orçamento? É só conferir as dicas abaixo!

Hotéis de luxo em Cusco:

  • Palacio Manco Capac by Ananay Hotels: Como o nome entrega, a experiência neste hotel 5 estrelas se iguala a de estar em um palácio! Localizado em uma bela propriedade colonial, a apenas 10 minutos da Praça de Armas, ele oferece quartos espaçosos, spa, bar e um restaurante que serve o melhor da culinária peruana, incluindo um café da manhã nota 10!
  • Palacio Nazarenas, A Belmond Hotel, Cusco: Também com ares reais este hotel arrasa na cidade de Cusco no quesito comodidade. Ele ocupa um palácio renovado com paredes de pedras incas e mistura a tradição com a modernidade. Mas não é só a tradição que encanta! Tem piscina, um belíssimo jardim com chafariz, spa, bar com drinks refrescantes, um café da manhã impecável e o restaurante Senzo que serve pratos da cozinha andina.

Hotéis em Cusco com bom custo-benefício:

  • Hotel Hacienda Cusco Centro Histórico: A apenas 5km do aeroporto e do ladinho do centro, este hotel na cidade de Cusco é um achado em questões de custo-benefício e localização.Quartos amplos, um buffet de café da manhã recheado, bar e serviço de transfer gratuito até o aeroporto são os principais destaques.
  • Hotel Monasterio San Pedro: Se você quer viver uma experiência diferenciada, o hotel Monastério é uma opção incrível. Situado em um monastério antigo e preservado, ele oferece um ambiente romântico e acolhedor, perfeito para férias com seu amor. Além de muita tranquilidade, você ainda tem direito a spa, chá de coca e um café da manhã delicioso.

Hotéis em Cusco econômicos:

  • Hommam Hostel Boutique: Quem disse que hostel não pode ser sofisticado, com certeza, não conhece o Hommam. Com uma decoração encantadora, academia bem equipada, bar com drinks saborosos e café da manhã completo, ele é um dos favoritos dos turistas solos. E ainda tem uma cozinha compartilhada com todos os utensílios necessários para quem prefere preparar a própria refeição!
  • Viajero Kokopelli Cusco Hostel: Com uma vibe animada e vibrante, esse hostel é ideal para quem vai com a galera e não quer gastar muito com hospedagem. A apenas 500 metros da catedral de Cusco, ele oferece bar, terraço coberto, jardim, salão de jogos, restaurante e um café da manhã continental incrível.

O que fazer em Cusco, no Peru: dicas de atrações imperdíveis

1. Explore a Praça de Armas

Em um dia de sol, vista aérea da Praça das armas com árvores, jardim e pessoas ao redor
Foto de Deb Dowd na Unsplash

Coloque a Praça de Armas no topo do seu roteiro na cidade de Cusco! Esse lugar é uma verdadeira cápsula do tempo, te levando diretamente para a época dos espanhóis e Incas. Cada pedra, cada edifício, tem uma história pra contar.

A praça, que é o coração da cidade, está cercada por construções históricas marcantes, como a Catedral de Arenito de 1654. Lá dentro, a imagem do Cristo Negro, com trajes típicos de Cusco, é algo que vale a pena ver. A Igreja de La Compañia de Jesus e o Templo Triunfo também são destaques, com vistas que parecem saídas de um cartão-postal.

A Praça de Armas é também um local cheio de vida, palco de eventos importantes como o festival Inti Raymi. Mesmo com as mudanças trazidas pelos espanhóis, que construíram sobre as estruturas incas, você ainda pode sentir a presença inca por ali.

Quando bater aquela fome, dê uma volta pelos cafés e restaurantes ao redor da praça, como o Bembos, Limo Restaurante e Ceviche Restaurante. São lugares ótimos para uma pausa gostosa.

E se você gosta da noite, a Praça de Armas é o lugar certo. Quando o sol de põe, ela fica agitada, ótima para curtir a vibe de Cusco. Lugares como o Mushrooms, Paddy’s Irish Pub e Mama Africa são ideais para fechar o dia com chave de ouro.

Resumindo: A Praça de Armas é mais que um ponto turístico de Cusco; é um local onde você pode realmente sentir a alma da cidade!

2. Conheça o Templo do Sol (Coricancha)

Em um dia nublado, jardim do Templo do Sol com monumento atrás e flores coloridas
Foto de schmaeche, CC BY NC SA 2.0

Imagine um templo todo revestido de ouro! O Coricancha, também chamado de Templo do Sol, era o rei dos templos no Império Inca. 

Antes dos espanhóis chegarem, este lugar era uma mistura de recinto religioso e quartel-general político dos Incas. “Qorikancha”, o nome, já diz tudo, traduzindo significa “lugar do ouro”. As paredes eram cobertas por uma camada espessa desse metal precioso, e, na área aberta, havia estátuas de animais feitas de puro ouro maciço. 

Mas os espanhóis chegaram e pensaram: “Isso é o Eldorado!” e levaram todo esse tesouro dourado para a Espanha, além de, em vez de protegê-lo, decidirem reformá-lo.

Demorou quase um século, porque o templo original era uma fortaleza cheia de detalhes. A parte incrível é que, mesmo com todas essas mudanças, os alicerces incas permaneceram firmes.

Olha só que curioso: lá pelos anos 1500, os espanhóis destruíram o templo. E lá em 1950, rolou um terremoto em Cusco que meio que “descobriu” partes do maior templo inca, o Templo do Sol. E o mais incrível? O que restou resistiu a dois terremotos, graças à engenhosidade dos incas na construção.

Hoje, o maior templo inca continua magnífico, mesmo sendo “apenas” ruínas. Você vai se maravilhar com sua fonte hexagonal no pátio e o empilhamento perfeito das pedras, colocadas ali uma a uma. Imagine suas paredes cobertas de ouro e outros metais preciosos da época do Império Inca.

Uma sugestão bacana é planejar sua visita ao templo e ao convento de Santo Domingo, que ficam lado a lado na mesma área. Isso vai te permitir comparar a arquitetura inca com a hispânica e ter uma ideia das diferenças entre os dois estilos.

3. Caminhe pela Fortaleza de Sacsayhuaman

Em um dia de sol, vista aérea da Fortaleza de Sacsayhuaman com cidade e árvores atrás
Foto de Ruben Hanssen na Unsplash

A uma caminhada tranquila de 30 minutos da Plaza de Armas, você vai se deparar com Sacsayhuaman. Este lugar não é apenas uma antiga fortaleza em ruínas; é uma página viva da história.

As ruínas de Sacsayhuaman impressionam. A fortificação, construída com enormes pedras meticulosamente cortadas e encaixadas, parece um jogo de construção em escala épica. 

Mas o que é que mais surpreende nesse passeio em Cusco é como essas pedras, algumas pesando até 300 toneladas, foram manuseadas séculos atrás, sem a tecnologia que temos hoje. É um mistério que nos faz refletir sobre a engenhosidade e a habilidade dos Incas, uma civilização que nos deixou mais perguntas do que respostas!

  • Horário de funcionamento: todos os dias das 7h às 17h30.
  • Preço: a partir de 80 soles por pessoa.

4. Visite a Montanha Arco-Íris (Vinicunca)

Em um dia nublado, Montanha árco-íris com pessoas explorando
Foto de McKayla Crump na Unsplash

Visitar a Montanha Arco-Íris (Vinicunca) é um daqueles passeios em Cusco que ficam na memória. 

Essa montanha se tornou uma sensação, especialmente nas redes sociais, e a razão é óbvia: ela revela um lado dos Andes cheio de cores e vida. As montanhas coloridas são um show de cores naturais, sem precisar de filtros ou edições!

Mas chegar lá não é tão simples! Situada a mais de 5.000 metros de altitude, a trilha até a Montanha Arco-Íris é uma jornada que demanda um pouco de fôlego. São cerca de 2 horas de caminhada, mas o percurso é recheado de paisagens naturais que fazem cada passo valer a pena.

Quando você chega lá, a vista das montanhas com cores que vão do laranja ao verde é algo simples e bonito de se ver. É um daqueles lugares que te fazem parar e só observar.

Só tenha em mente que é uma boa ideia fazer esse passeio com alguém que conheça a região, como um guia de uma agência especializada, já que a altitude pode ser um desafio!

  • Taxa de entrada em Vinicuca: cerca de 25 soles por pessoa. 

Confira as principais excursões para a Vinicunca e lembre-se de reservar uma opção com antecedência:

5. Passeie por Ollantaytambo

Em um dia de sol, uma opção de o que fazer em cusco é visitar Ollantaytambo com montanhas ao redor e cidade no meio com árvores
Foto de Esmée Winnubst, CC BY 2.0

Localizada a 80 km de Cusco e a 40 km de Machu Picchu, Ollantaytambo tem uma história fascinante. Essa cidade foi um dos últimos refúgios dos Incas durante a invasão espanhola e hoje é um ponto de parada incrível para quem está explorando a região de Cusco.

O nome Ollantaytambo é uma combinação interessante: “Ollantay” significa olhar do alto, e “Tambo” é um lugar para descansar. Então, é como “o lugar de descanso com uma vista incrível”. E, realmente, a vista daqui é algo que vale a pena.

Por muito tempo, pensou-se que Ollantaytambo era uma fortaleza. Mas, olhando para o significado do nome e para a estrutura da cidade, parece que era mais um lugar de descanso para o Inca e sua família.

Além das ruínas do Sítio Arqueológico, que são um destaque por si só, não deixe de visitar o Templo do Sol, o edifício Banho de Ñusta e a Real Casa do Sol. Cada um desses lugares tem sua própria história e beleza!

6. Faça uma caminhada pelo Vale Sagrado dos Incas

Em um dia de sol, vista aérea do Vale Sagrado dos incas um dos passeios em cusco mais famosos
Foto de Renny Gamarra na Unsplash

Se você está planejando sua primeira viagem para Cusco, incluir o Vale Sagrado dos Incas no seu roteiro é essencial. A uns 73 quilômetros da cidade, o Vale Sagrado não é só um lugar qualquer; é um pedaço repleto de história e natureza encantadora.

O “Sagrado” no nome não é à toa. As terras ao longo do rio eram super valorizadas pelos Incas por serem muito férteis. Andando por aqui, você vai se deparar com ruínas de vários assentamentos incas, cada um com sua história e mistérios.

Além de ser uma chance de ouro para entender melhor a importância dessa região na época dos Incas, passear pelo Vale Sagrado é uma oportunidade única de se perder em paisagens naturais que são de encher os olhos!

Uma dica: fazer esse passeio em Cusco com uma agência pode ser uma boa. Assim, você consegue combinar a visita ao Vale Sagrado com outros lugares incríveis da região, como Chinchero, Moray, Ollantaytambo, Pisac e as Salinas de Maras.

7. Faça um passeio até a Lagoa Humantay

Em um dia nublado, Lagoa Humantay com montanhas nevadas atrás e águas cristalinas embaixo
Foto de Giacomo Buzzao na Unsplash

A Lagoa Humantay, situada a mais de 4.000 metros de altitude nos Andes peruanos, é uma das lagunas mais altas do mundo e um dos passeios imperdíveis perto da cidade de Cusco. Nos anos 80, essa lagoa estava completamente congelada, mas com o tempo, o gelo derreteu, revelando o lindo lago verde-esmeralda que é hoje.

As águas cristalinas refletem as montanhas ao redor, criando um cenário de conto de fadas que encanta aqueles que exploram os arredores da cidade de Cusco. É impressionante! Mas é importante estar fisicamente preparado devido à altitude.

Você pode chegar lá pela Vila Salkantay ou depois de visitar Machu Picchu pela Trilha Inca. Se preferir um passeio de um dia a partir de Cusco, trilhas de fácil a moderada estão disponíveis. Vale o esforço, e a Laguna Humantay proporciona uma vista incrível!

8. Visite a cidade de Pisac

Uma das opções de o que fazer em cusco é visitar Pisac que tem u paredão de pedra com uma "janela" que da vista para as montanhas
Foto de Willian Justen de Vasconcellos na Unsplash

Mais um atrativo para incluir no seu roteiro nos arredores da cidade de Cusco é visitar a cidade de Pisac. Esta cidadezinha tem uma história fascinante, tendo sido um antigo assentamento inca adornado com terraços agrícolas, templos e praças. 

Hoje, Pisac é uma comunidade acolhedora que  oferece uma mistura perfeita de cultura, história e beleza natural, além de uma uma escapada da agitação turística da cidade de Cusco, permitindo que você se conecte com a região de uma maneira mais tranquila e autêntica.

Nossa dica é visitar o mercado de Pisac, que é um daqueles lugares onde você encontra de tudo um pouco, desde artefatos feitos à mão até comidas locais deliciosas, e o parque arqueológico local, que é um convite para explorar as antigas ruínas incas e se maravilhar com a engenharia e a arquitetura desse povo fascinante!

9. Passe um dia em Chinchero

Em um dia de sol, vista de Chinchero com casas, árvores e montanhas atrás
Foto de Denisse Leon na Unsplash

Uma das nossas experiências favoritas na cidade de Cusco foi passar um dia em Chinchero. Essa vila, que fica a uns 28 km de Cusco, é o lugar perfeito para quem quer sentir a autenticidade do Peru.

Em Chinchero, a vida gira em torno do turismo e da agricultura – eles têm umas batatas que são demais! Mas o que realmente faz esse lugar brilhar é sua rica cultura e história. A igreja colonial, por exemplo, é um verdadeiro tesouro, com obras valiosas da “Escola Cusco” de pintura.

A praça principal é um pedacinho da história viva. Aos domingos, ela vira palco de uma tradição inca de troca de mercadorias. É incrível ver como os locais e os turistas interagem, mantendo vivas as práticas ancestrais.

E se você curte artesanato, vai adorar os centros de demonstração têxtil de Chinchero. Ver os artesãos trabalhando a lã e tecendo é hipnotizante. E claro, é o lugar perfeito para comprar aquele souvenir especial.

É um dos passeios em Cusco que realmente permitem que você se conecte com a cultura local de uma maneira especial!

10. Ande pela Rua Hatun Rumiyoc

Em um dia de sol, visitar os mercados da Rua Hatun Rumiyoc é um dos melhores passeios em cusco com mercadorias e pessoas transitando
Foto de James Cheung na Unsplash

A Rua Hatun Rumiyoc, localizada no centro histórico da cidade de Cusco, é uma charmosa rua conhecida por sua história, arquitetura e uma atração única: a Pedra dos Doze Ângulos.

Esta pedra, uma peça de alvenaria incrivelmente bem trabalhada pelos incas, possui doze ângulos perfeitos que se encaixam harmoniosamente com as pedras ao seu redor. É um exemplo impressionante da habilidade arquitetônica dos incas.

Além da Pedra dos Doze Ângulos, a Rua Hatun Rumiyoc é repleta de arquitetura colonial. Muitas das construções ao longo da rua são edifícios coloniais bem preservados que destacam a influência espanhola na região. Prepara-se para tirar muitas fotos!

11. Explore as Salinas de Maras

Vista aérea das Salinas de Maras uma das áreas mais visitadas e opção de o que fazer em cusco com paredão de pedra do lado
Foto de Maria Fernanda Castañeda na Unsplash

Quando estiver planejando o que fazer em Cusco, inclua definitivamente as Salinas de Maras no seu roteiro. Este local único é conhecido pelos seus impressionantes depósitos de sal, uma tradição que remonta aos tempos dos Incas. Eles descobriram como extrair sal de um rio de água salgada, e essa técnica ainda é usada hoje.

A cerca de 50 km da cidade de Cusco, as minas de sal de Maras têm mais de 3000 poços de sal, espalhados pelas encostas da montanha Qaqawiñay. O visual é incrível: uma mistura de cores, formas e luzes que muda ao longo do dia.

Ao passear pelas trilhas entre os poços de sal, você vai poder observar de perto como o sal é extraído e sentir a vibe desse lugar tão especial. E as vistas das montanhas ao redor são um bônus que só valoriza ainda mais a experiência.

E tem mais: a área tem pequenas lojinhas onde você pode comprar o sal de Maras, conhecido pela sua pureza. Muitos chefs peruanos amam esse sal, especialmente para grelhar carnes. Então, que tal levar um pouquinho desse sabor peruano pra casa?

12. Caminhe pela Rua Loreto

Durante um dia de sol, visitar os mercados da rua Loreto é um dos melhores passeios em cusco, com pessoas, produtos e vista da montanha no fundo
Foto de NINA PASCAL na Unsplash

A Rua Loreto, também chamada de “Intikijllu” (Beco do Sol), é uma passagem movimentada no centro histórico e precisa estar na sua lista o que fazer em Cusco.

Ela é como uma porta de entrada para o coração histórico da cidade, oferecendo vistas incríveis da Catedral Basílica de Cusco, da Igreja da Companhia de Jesus e da Praça Principal.

Andar pela Rua Loreto é como fazer uma viagem no tempo. Você vai passar por muros que faziam parte do antigo palácio inca, um lembrete de que Cusco foi a capital do Império Inca. É impressionante ver como essas estruturas antigas ainda estão de pé e se misturam com a arquitetura moderna.

Ao longo da rua, tem um antigo centro arqueológico que agora é cuidado pela comunidade local de artesãos. É um lugar legal para interagir com a cultura local. Você pode até tirar fotos com lhamas e alpacas – tem uma alpaca chamada Chaska que é famosa por dar beijinhos nos visitantes!

Além das oportunidades para fotos incríveis, a Rua Loreto é perfeita para quem gosta de artesanato. Ao longo do caminho, você encontra várias lojinhas vendendo tudo, desde tecidos coloridos até joias feitas à mão.

E não deixe de visitar a Escuela Taller de la Benemérita Sociedad de Artesanos. Lá, você pode ver os artesãos trabalhando e comprar produtos únicos, direto da fonte. É um dos melhores lugares na cidade de Cusco para encontrar souvenirs autênticos e apoiar o trabalho local.

13. Conheça as Ruínas de Tambomachay

Durante o dia, Ruínas de Tambomachay com parte gramada ao redor e pessoas visitando
Foto de McKay Savage from London, UK, CC BY 2.0

Se você está explorando a cidade de Cusco e curte descobrir lugares que têm uma vibe única, outro lugar para incluir no seu roteiro é Tambomachay. Também conhecido como El Baño del Inca, ou “Banho dos Incas”, esse sítio arqueológico é uma pérola nas redondezas de Cusco.

Tambomachay pode ser pequeno em tamanho, mas é gigante em história e engenharia. O lugar era um centro dedicado à adoração da água, e é incrível como, até hoje, você pode ver a água fluindo através de um sistema complexo de aquedutos e canais. E o mais impressionante? Essa água vem de um lago a 25 km de distância!

O lugar provavelmente servia como uma espécie de spa para a elite inca – imaginem só, um spa real há mais de 600 anos! O design dos terraços e piscinas é algo que vale a pena ver.

Mas o que realmente torna Tambomachay especial é o fato de estar um pouco afastado do vale principal, o que o ajudou a escapar da detecção e destruição pelos espanhóis. Por isso, ele se mantém tão bem preservado. É quase como se você estivesse pisando em um pedaço da história que ficou congelado no tempo.

14. Vá até Machu Picchu, a cidade perdida dos incas

Em um dia de sol, visitar o Machu Picchu é um dos passeio mais famosos do que fazer em cusco com montanhas ao redor e ruinas no meio
Foto de Victor He na Unsplash

Machu Picchu, sem dúvida, é um daqueles destinos que todo mundo sonha em visitar. Classificado como uma das novas sete maravilhas do mundo, este lugar é um verdadeiro tesouro para os amantes da história e da aventura.

Construída no século XV no topo de uma montanha, Machu Picchu é um mistério encantador. Muitos acreditam que foi um local sagrado ou uma fortaleza dos Incas. E quando você chega lá, é fácil entender por quê. A vista é surreal e a energia do lugar é algo que só estando lá para sentir.

Além de tudo isso, o que torna Machu Picchu tão especial em comparação com outros locais incas é que jamais foi descoberto pelos espanhóis. Estrategicamente posicionado em uma colina, Machu Picchu escapou da atenção deles. Somente em 1911, o explorador americano Hiram Bingham “descobriu” este tesouro perdido.

Se você está planejando ir a Machu Picchu durante sua viagem para Cusco, tem duas maneiras de fazer isso: 1) encarando a famosa Trilha Inca, uma jornada incrível seguindo os passos dos antigos Incas; ou 2) pegando um dos trens panorâmicos que te levam até lá, uma opção mais relaxante, mas igualmente impressionante.

15. Experimente a culinária local

Comer bem é um dos passeios em cuscom prato com carne e vegetais
Foto de Sam Moghadam Khamseh na Unsplash

Por fim, se tem uma coisa que não pode faltar em nenhuma lista do que fazer em Cusco é experimentar a culinária local. E acredite, a melhor maneira de provar o que de melhor a cidade tem a oferecer é fazendo um tour gastronômico.

A culinária peruana é mundialmente conhecida por sua diversidade e riqueza de sabores. Então, se prepare, porque esse passeio vai ser uma verdadeira festa para o paladar! A maioria desses tours começa no Mercado de San Pedro, onde você vai ter a chance de provar pratos autênticos e sentir o verdadeiro gosto local.

Mas não para por aí: o tour normalmente inclui uma parada num restaurante onde você, sob a orientação de um chef especializado, vai colocar a mão na massa e aprender a preparar pratos típicos. Imagina só a experiência de cozinhar sua própria comida peruana!

E claro, para fechar com chave de ouro, você vai degustar pratos diferentes, acompanhados de um bom pisco, a bebida típica do Peru. Ah, e ainda tem opções que incluem aulas práticas para você aprender sobre a comida local com um chef profissional. É uma experiência na cidade de Cusco que vale cada centavo!

Onde comer em Cusco, Peru: restaurantes e outras gostosuras

Um dos passeios em cusco é o mercado central com pessoas e bancas de frutas ao redor
Foto de Ashim D Silva na Unsplash

Preparado para descobrir os sabores de Cusco e mergulhar na culinária peruana? Então confira as dicas fresquinhas de onde matar a fome na cidade de Cusco.

  • Morena Peruvian Kitchen: Uma experiência gastronômica que adoramos! A comida é deliciosa, o atendimento é impecável e o preço é justo pela excelente qualidade. Recomendo especialmente a Alpaca com quinoa e a sobremesa de chocolate. O serviço é cuidadoso em todos os detalhes, desde a decoração até os pratos e drinks.
  • Cicciolina Restaurant: Este bar de tapas da cidade de Cusco tem um menu que muda diariamente, então você sempre pode esperar algo novo. Fica no segundo andar de um charmoso casarão colonial na Calle Palacio, e tem uma vibe única com todos os seus penduricalhos pelo salão. Além da comida deliciosa, a seleção de vinhos é excelente, e o cheiro vindo da cozinha vai te deixar salivando. Vale a pena a visita!
  • Chicha por Gastón Acurio: Gastón Acurio é tipo o rei da cozinha peruana, e seu restaurante na cidade de Cusco, o Chicha, é um “must-visit”. O menu é uma viagem pelos sabores do Peru, com um toque gourmet e uma apresentação incrível.
  • Kion Peruvian Chinese: Sim, na cidade de Cusco tem comida chinesa, e é incrível! O Kion oferece um mix de cozinha peruana com chinesa que vai te surpreender.
  • Green Point: Para a galera vegana e vegetariana, o Green Point é o paraíso. Os pratos são tão bons que até quem não é veggie vai amar.
  • Limo: Para uma experiência culinária com vista incrível da Plaza de Armas, o Limo é o lugar certo. Eles são mestres na mistura de comida peruana com toques da culinária japonesa. Ideal para uma noite especial com um ceviche incrível e um pisco sour autêntico. Localizado na Plaza de Armas, oferece vista para a praça, a Catedral de Cusco e a Igreja da Companhia de Jesus. Não deixe de provar os drinques autorais e sucos do cardápio.
  • Mauka: Se você ama sabores autênticos, o Mauka é um achado. Comandado pela talentosa chef Pía León, este restaurante na cidade de Cusco celebra os ingredientes locais, da montanha à floresta amazônica. Experimente o mashwa andino com truta, o tradicional chuño com alpaca e o ceviche fresco com um toque picante de cebolas nativas e tangerina. 
  • Pachapapa: Um lugar super aconchegante no bairro San Blas, perto das galerias de arte. Eles têm pratos como cuy assado (porquinho-da-índia), ají de gallina e ceviche. Nós gostamos tanto que voltamos mais 3 vezes. Não deixe de conferir!
  • Organika: Da fazenda para a mesa, o Organika é focado em ingredientes orgânicos e frescos. Uma opção saudável que não compromete o sabor.
  • Mercado de San Pedro: Se quiser gastar pouco com comida e comprinhas enquanto explora produtos locais de frutas e verduras, o Mercado Central é o lugar certo. Eles têm frutas e verduras diferentes, como muitos tipos de pimentas e batatas, e várias barracas servindo pratos tradicionais que custam de 6 a 15 soles. Não espere luxo aqui, mas a comida é caseira e saborosa. Apenas fique de olho na limpeza em algumas barracas. É um lugar legal para experimentar a autenticidade local.

Lembre-se: na cidade de Cusco, a altitude pode afetar seu apetite, então vá devagar. E uma dica: explore os pequenos restaurantes locais, muitas vezes eles têm os melhores pratos por preços bem amigáveis.

O que fazer em Cusco em 5 dias: sugestão de roteiro

Em um dia de sol com nuvens, visitar a Lagoa Humantay é uma opção de o que fazer em cusco por lá você vê as montanhas e águas cristalinas
Foto de Willian Justen de Vasconcellos na Unsplash

O que fazer em Cusco – Dia 1:

  • Manhã: Comece sua jornada na cidade de Cusco pela incrível Praça de Armas. Sinta a energia da cidade, explore a arquitetura e mergulhe na atmosfera local.
  • Tarde: Dê um pulo no Templo do Sol, também conhecido como Coricancha. A história e a beleza desse lugar vão te surpreender. Depois, caminhe até a Fortaleza de Sacsayhuaman e aprecie a vista panorâmica de Cusco.
  • Noite: Para fechar o primeiro dia na cidade de Cusco, jante no Morena Peruvian Kitchen. Delicie-se com pratos como Alpaca com quinoa e termine com uma sobremesa de chocolate. Uma experiência gastronômica que vai te conquistar.

O que fazer em Cusco – Dia 2:

  • Manhã e tarde: Faça uma trilha até a Montanha Arco-Íris (Vinicunca). A paisagem colorida vai te deixar sem palavras.
  • Noite: Para o jantar na cidade de Cusco, vá ao Cicciolina Restaurant. Um bar de tapas com um menu que muda diariamente, sempre com algo novo e delicioso para experimentar.

O que fazer em Cusco – Dia 3:

  • Manhã e tarde: Comece o dia de passeios em Cusco com um café reforçado para chegar até a Lagoa Humantay e aproveitar uma tarde relaxante e cercada pela natureza.
  • Noite: Jante no Chicha por Gastón Acurio, um restaurante que oferece uma viagem pelos sabores do Peru, com um toque gourmet.

O que fazer em Cusco – Dia 4:

  • Manhã: Ande pelas históricas Rua Hatun Rumiyoc e Rua Loreto, absorvendo a cultura local, apreciando a arquitetura e comprando lembrancinhas.
  • Tarde: Dê um pulinho no Mercado de San Pedro para experimentar algumas iguarias.
  • Noite: Para o jantar, experimente o Kion Peruvian Chinese. A mistura de cozinha peruana com chinesa vai te surpreender.

O que fazer em Cusco – Dia 5:

  • Manhã: O ponto alto da viagem! Embarque para Machu Picchu, a cidade perdida dos incas. Prepare-se para uma jornada inesquecível.
  • Tarde: Explore cada canto de Machu Picchu, absorva a energia do lugar e tire fotos incríveis.
  • Noite: Para uma última noite especial, jante no Limo. Experimente a mistura única de comida peruana com toques da culinária japonesa e desfrute de uma vista incrível da Plaza de Armas.

Perguntas frequentes sobre a cidade de Cusco

Em um dia nublado, fachada de um monumento com bandeiras hasteadas, bancos, jardim e pessoas ao redor
Foto de Raul Varela na Unsplash

Como chegar em Cusco?

Para chegar a Cusco a partir do Brasil, como não há voos diretos, a maneira mais prática é voar para Lima, a capital do Peru, e de lá pegar um voo para Cusco. Esse trajeto pode ser feito a partir de São Paulo, por exemplo, em um voo de cerca de 6 horas. Já de Lima para Cusco, o trajeto é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Onde fazer compras em Cusco?

O Mercado de San Blas, a Calle Triunfo e a Calle Hatunrumiyoc no centro histórico são ótimos lugares para fazer compras na cidade de Cusco.

O que comprar em Cusco?

Roupas feitas de lã de alpaca, joias feitas de ouro, prata e pedras preciosas, imãs de geladeira, itens decorativos para casa e bebidas típicas, como o famoso pisco, são algumas sugestões do que comprar na cidade de Cusco.

O que conhecer em Cusco?

A Plaza de Armas, a Sacsayhuaman, o Qoricancha, o Vale Sagrado, a Montanha Arco-íris e o Templo do Sol são algumas sugestões de coisas para conhecer em Cusco.

Qual o melhor lugar para ficar em Cusco?

A melhor área para ficar em Cusco é o Centro Histórico, onde estão as principais atrações turísticas, incluindo a Plaza de Armas. Mas há outras regiões interessantes, como San Blas, um bairro boêmio a poucos passos do Centro Histórico. Para conhecer melhor cada um deles e suas vantagens e desvantagens não deixe de ler com calma o nosso guia sobre onde ficar em Cusco: melhores áreas e dicas de hotéis.

O que fazer a noite em Cusco?

Curtir a noite em um barzinho, como o LIMBUS RESTOBAR, aproveitar um jantar com espetáculo folclórico andino (geralmente, o Tunupa Plaza de Armas oferece essa opção) e passear pela Plaza de Armas são as melhores sugestões de coisas para fazer a noite em Cusco.

Onde comer em Cusco?

O Morena Peruvian Kitchen, o Cicciolina Restaurant, o Chicha por Gastón Acurio e o Limo são os melhores restaurantes para comer em Cusco.

O que comer em Cusco?

Lomo Saltado (carne de vaca frita), ceviche (peixe cru marinado), ají de gallina (frango desfiado) e cuy al horno (porquinho da Índia assado, são alguns pratos típicos que você pode experimentar na cidade de Cusco.

Quantos dias devo ficar em Cusco?

Se você quiser conhecer apenas a cidade de Cusco e suas atrações, eu recomendo ficar pelo menos 3 dias. Agora, se a ideia é visitar Machu Picchu, o ideal é ficar pelo menos 5 dias. Assim, dá tempo de se adaptar à altitude, visitar os principais pontos turísticos da cidade e fazer um passeio de um dia a Machu Picchu.

Qual dos passeios em Cusco você quer fazer primeiro?

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossa viagem para o Peru, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e recomendamos que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler:
PLANEJE SUA TRIP
ferramenta-medica
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

 

passport
PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

house
ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

car
ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

O Casal
Bárbara Rocha Alcantelado e Vagner Alcantelado

Inspire-se com as histórias e a filosofia de vida de um casal que vive e trabalha pelo mundo desde 2012

Instagram