17/08/2024
25 Curiosidades da Argentina que Vão Te Surpreender
Provavelmente, você já deve saber algumas curiosidades sobre a Argentina, como que Maradona e Messi nasceram no país, que o tango é o ritmo queridinho dos hermanos e que a culinária argentina é deliciosa, com vinhos e bifes de alta qualidade.
Mas, você sabia que Diego Maradona inspirou uma religião, que o esporte nacional do país é o El Pato e que a bebida mais popular é a erva-mate?
Não sabia de nada disso?? Não precisa se preocupar! Neste post reunimos 25 curiosidades da Argentina que vão te ajudar a conhecer mais sobre a história e cultura do país, antes de embarcar para essa terra cheia de paisagens sensacionais!
1. A erva-mate é a bebida mais popular da Argentina
A primeira das curiosidades sobre a Argentina é um hábito que boa parte dos brasileiros têm em comum com os hermanos. Isso é, os gaúchos.
Assim como a galera do Sul, nossos vizinhos amam chimarrão. Para se ter uma ideia do tamanho desse amor, ela é considerada a bebida nacional do país e ganhou até um dia em sua homenagem: 30 de novembro!
Por isso, ao visitar a Argentina, muito provavelmente você vai ver os argentinos tomando chimarrão nos parques, faculdade, trabalho, enfim, em todos os lugares!
2. A Argentina abriga os pontos mais altos e mais baixos do Hemisfério Sul
Se você já viajou para algum lugar da América do Sul, deve saber que o continente é o lar dos extremos e um deles é um dos pontos turísticos da Argentina!
Conhecida como Monte Aconcágua, a atração fica em Mendoza, e com seus, nada mais, nada menos que 6.962 metros é o ponto mais alto do Hemisfério Sul e um dos sete cumes dos sete continentes!
A primeira subida registrada do Aconcágua ocorreu em 1897, liderada pelo famoso montanhista britânico Edward FitzGerald e hoje, anualmente, muitos turistas visitam o pico para curtir suas vistas deslumbrantes, através da excursão nos Andes saindo de Mendoza.
Por outro lado, a Argentina é o lar do ponto mais baixo do Hemisfério Sul, e o sétimo ponto mais baixo do planeta. Ele fica na província de Santa Cruz, a 105 metros abaixo do nível do mar, e é um lago salgado conhecido como Laguna del Carbón (lagoa de carvão, em português).
3. A Argentina é o berço do Tango
É impossível falar da cultura da Argentina sem mencionar o tango, ritmo que mistura drama, sensualidade e paixão em suas letras e coreografias, que podem ser ouvidas e vistas de perto, principalmente nos shows de tango de Buenos Aires, onde ele teria surgido no século 19.
Hoje, o ritmo é considerado patrimônio cultural pela UNESCO e é imperdível conferi-lo em sua viagem para o país. Entre os shows mais populares estão o Show Señor Tango e Show Piazzolla Tango (ambos na capital Argentina), mas é possível ir além, fazendo uma aula de tango com coquetéis e confecção de empanadas, para se divertir, dançar, cozinhar e saborear a culinária Argentina!
4. 97% dos argentinos têm raízes europeias
“Italianos que falam espanhol e pensam que são britânicos morando em Paris…”. Alguns descrevem os argentinos dessa forma e faz totalmente sentido ao olharmos para herança da cultura da Argentina.
Estima-se que 97% da população tem descendência europeia, a maioria de espanhóis ou italianos. A razão está principalmente na colonização espanhola no país e à imigração em massa da Europa que começou em meados do século XIX.
5. Papa Francisco costumava trabalhar como segurança de boate em Buenos Aires
Deus é brasileiro, mas o papa é argentino.
Primeiro dos papas a nascer nas Américas, o Papa Francisco é um portenho nascido de pais italianos. Após sua nomeação para o mais alto cargo da Igreja Católica, o interesse por sua vida pessoal começou a crescer, o que levou à revelação de que ele havia trabalhado anteriormente como segurança de boate em sua cidade natal, Buenos Aires.
Em 2013, o próprio papa confirmou que trabalhava como segurança, além de já ter trabalhado na limpeza de pisos em um laboratório químico.
6. A lenda do futebol Maradona inspirou uma religião
Quando se trata de figuras divinas na Argentina, Maradona fica bem ao lado da Virgem Maria e do Papa. Mais conhecido por seu gol da “Mão de Deus” contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986, as habilidades de futebol loucas de Maradona inspiraram tanta admiração que uma igreja e uma religião foram criadas em seu nome!
A igreja, localizada na cidade de Rosário, foi inaugurada em 1998 por uma pequena coleção de fãs de Maradona. A religião foi bem pensada e ainda tem seu próprio conjunto de 10 mandamentos, incluindo: “Pegue Diego como seu nome do meio e dê ao seu filho” e “Ame o futebol acima de tudo”.
Há até uma oração: “Diego nosso que estás no céu, santificado seja sua canhota, venha até nós sua magia, faça com que seus gols sejam recordados, assim na Terra como no céu. Dê-nos uma alegria hoje neste dia, e perdoe esses jornalistas, assim como perdoamos a máfia napolitana. Não nos deixe sujar a bola e nos livre de Havelange.”
Outra curiosidade da Argentina, ainda sobre os seguidores da Igreja Maradoniana, é que eles abandonaram a notação tradicional do ano, como a.C. e d.C. e, em vez disso, usam a d. D. Os torcedores contam os anos desde o nascimento de Maradona, ou seja, o d. D. significa después de Diego (depois de Diego).
Na Igreja Maradoniana, seu herói é referido como D10S. Uma fusão do espanhol para Deus (Dios) e o número 10, que Maradona ostentava em sua camisa de futebol.
Embora possa parecer uma paródia na superfície, a Igreja de Maradona tem mais de 120.000 membros de acordo com o The Guardian e os devotos podem até ser batizados na igreja!
7. A Argentina tem o melhor bife do mundo!
Hora de falar da culinária Argentina! Os argentinos são super apaixonados por sua carne e isso tornou seu bife mundialmente famoso!
Grande parte desse sucesso, é devido à abundância de vacas. Existem mais de 54 milhões de cabeças de gado, que é maior que sua população de 45 milhões de habitantes.
Para saborear um bife bem preparado, o lugar ideal é uma das muitas churrascarias, chamadas parrillas, que é, na verdade, o nome da grande grelha de ferro em que a carne é assada. Vale destacar também que “asado” é o nome dado ao encontro com um grupo de familiares/amigos para um grande churrasco, geralmente ao domingo, com muita carne, vinho e risadas.
Há também a possibilidade de explorar mais da culinária argentina em um tour guiado pela Parrilla Foodie ou em um churrasco argentino de 8 pratos no Fogón Asado.
8. Os argentinos comem muito tarde
Se você é daqueles que, ao meio-dia, está pronto para almoçar e às 19hs costuma jantar, vai achar estranha a cultura da Argentina. Lá, todo dia parece domingo, pois o almoço costuma começar por volta das 14h e a janta bem depois das 21h!
Está se perguntando como eles aguentam ficar tanto tempo com o estômago vazio? Eles não ficam!
Nossos hermanos tem um costume chamado ”merienda” (merenda em português). Por volta das 17h, eles comem algo para para matar a fome e ficar acordados até o jantar, às 22h.
Geralmente, o lanche é medialuna (meia lua), um tipo de pastel salgado ou doce, em forma de lua, exclusivo da culinária Argentina, parecido com o croissant francês. Mas, elas são tão boas, que vale experimentar a qualquer hora do dia!
9. Os argentinos têm um sotaque espanhol muito original!
Aprender espanhol na Argentina é muito gratificante, especialmente em Buenos Aires! O país tem uma pronúncia única, bastante dramática, graças à forte influência italiana. Isso inclui muitos gestos com as mãos!
Tecnicamente, a coisa mais diferentes que você vai notar, principalmente na capital, é a mudança do ll (lixívia) para um som de sh. Assim, eles costumam dizer “como se shama”, no lugar de “como se llama”, ao perguntar o nome de alguém.
Outro aspecto muito original do espanhol argentino é usar a palavra “Che” para perguntar como alguém está ou mais literalmente “o que está acontecendo?” Inclusive, o famoso revolucionário argentino Ernesto Guevara foi apelidado de Che por causa do uso frequente dessa expressão.
Nossa gíria argentina favorita é “boludo”, que apesar de soar engraçada, não é nada carinhosa. Ela quer dizer “idiota” ou “estúpido” e frequentemente é usada pelos argentinos como insulto. Mas, eles também a usam de maneira carinhosa, com os amigos, por exemplo.
10. O primeiro país a legalizar o casamento gay na América do Sul
Eis uma das curiosidades culturais da Argentina bem interessante: o país foi o primeiro da América Latina, o segundo de todas as Américas e o décimo em todo o mundo, a legalizar o casamento gay, em julho de 2010, o que incluiu direitos plenos de adoção.
Além disso, o direito de mudar o gênero legal está em vigor desde 2012, as leis antidiscriminação estão em pleno vigor em Rosário e Buenos Aires e o país tem alguns dos direitos transgêneros mais abrangentes do mundo, levando a Organização Mundial da Saúde a dizer que é “um país exemplar por fornecer direitos de igualdade de gênero”.
Por essas questões, a Argentina é um dos países mais LGBT-Friendly do mundo!
11. Buenos Aires é a cidade com maior número de livrarias per capita
A capital Argentina possui cerca de 22 livrarias para cada 100 mil pessoas. Ao todo, apesar de bem menor, ela abriga mais livrarias do que o Brasil e está no top 1 entre as capitais com mais livrarias per capita.
Por esse motivo, se você ama livros, não vai faltar o que fazer na cidade. Um dos dos pontos turísticos da Argentina, inclusive, é a El Ateneo Grand Splendid, uma das livrarias mais famosas de Buenos Aires, classificada pelo The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo!
Entre abril e maio, anualmente, também costuma ocorrer a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, uma das maiores feiras de livro do mundo, que atrai cerca de 1 milhão de visitantes.
Assim como a Noite das Livrarias, na Avenida Corrientes, também na capital Argentina, que mistura um pouco de tudo: música, cinema, gastronomia e muitas promoções de livros nas diversas lojas!
12. A capital argentina tem o sistema de metrô mais antigo do Hemisfério Sul
Mais uma das curiosidades sobre a Argentina que envolve a sua capital, Buenos Aires, é que a cidade foi uma das pioneiras na criação de um sistema de metrô.
Criado em 1913, o Metropolitano de Buenos Aires, chamado pelos locais de Subte, foi o primeiro da América Latina e Hemisfério Sul, além do 4º das Américas, atrás apenas de Boston, Nova York e Filadélfia, nos Estados Unidos.
Nessa época, existia apenas a Línea A, que ia da Plaza de Mayo até a Plaza Miserere.
Atualmente, existem outras linhas que facilitam a vida dos turistas, como B, C, D, E e a H, a mais recente, que chama atenção pela estação ”Carlos Jáuregui”, em homenagem a um importante ativista dos direitos LGBT argentino. Você vai identificá-la pelas escadas com faixas em vermelho, laranja, amarelo, verde, anil e violeta, mesmas cores usadas na bandeira LGBT+.
13. O esporte nacional da Argentina se chama “el pato”
Você deve estar bem confuso (a) com essa curiosidade da Argentina.
Como assim o futebol não é o esporte nacional da terra de Maradona e Messi? Pois é sério! Pelo menos na teoria, de acordo com decreto do ex-presidente Juan Perón, o El Pato é o esporte nacional da Argentina.
Apesar do nome, não tem nada a ver com pato. O esporte é basicamente uma mistura de polo e basquete. E o nome, vem do histórico do esporte, pois antes, no lugar de uma bola, usavam uma sacola de couro, onde havia um pato.
Alguns políticos já tentaram mudar o futebol para esporte nacional, mas, ele foi mantido, por ser uma criação argentina, diferente do futebol.
De qualquer forma, na prática, o futebol é muito mais querido pelos argentinos. No entanto, o El Pato também tem um certo espaço, e até um campeonato, chamado Abierto Argentino de Pato, que costuma acontecer anualmente no país.
14. O país possui uma das maiores indústrias cinematográficas da língua espanhola
Os amantes da sétima arte, certamente vão curtir esse fato: o cinema é super queridinho na cultura da Argentina!
Ainda que o país não tenha produções do mesmo patamar de Hollywood, ele é dono de uma das principais indústrias cinematográficas da língua espanhola. Entre os filmes mais famosos estão “O Segredo dos Seus Olhos”, “Um Conto Chinês”, “Medianeras”, “O Filho da Noiva” e “Nove Rainhas”.
Sem contar que há também muitos pontos turísticos da Argentina dedicados a essa arte ou que costumam exibir bons filmes, como o Museu do Cinema Pablo Ducrós Hicken, Centro Cultural Recoleta e o Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires, todos na capital.
15. A Argentina é dona da estrada mais bonita da América do Sul
A Ruta 40 ou “La Cuarenta”, com seus 5.194 km é a rodovia mais extensa da Argentina, que corta o país de norte a sul.
Por ter como parte de seu cenário, a imponente Cordilheira dos Andes, lagos, rios, salinas, desertos, vulcões, além de reservas naturais e parques nacionais, por si só, ela é um dos pontos turísticos da Argentina e obviamente, a estrada mais bonita do país!
Mas ela não está sozinha nessa! Há outras estradas belíssimas pelo país e por isso até ele é considerado um dos melhores destinos para uma viagem de motorhome pela América do Sul!
16. A Argentina abriga uma das cidades mais ao sul do mundo
Por muitos anos, Ushuaia, foi considerada a cidade mais ao sul do mundo, conhecida também como “fim do mundo”.
No entanto, em 2019, o título foi “roubado” pelo Chile. Como o país resolveu promover Puerto Williams, antes vilarejo, para cidade, Ushuaia perdeu a vez.
Como isso é recente, ainda vai ser comum encontrar Ushuaia no top 1 de cidade mais ao sul do mundo e os argentinos, com certeza, sempre vão dizer que “fim do mundo” faz parte da Argentina.
De qualquer maneira, ter esse título por tanto tempo, fez com que a cidade se tornasse um dos pontos turísticos da Argentina. E até hoje, muitos a procuram para se aventurar ou usá-la como base para fazer uma excursão ao Parque Nacional Tierra del Fuego ou um passeio de catamarã com observação de Pinguins, pelo Estreito de Beagle.
17. Os argentinos amam tirar uma siesta
Tradição na Espanha, a siesta – período de descanso depois do almoço – também é comum na cultura da Argentina em boa parte das cidades do interior do país, como Córdoba e Mendoza.
Caso dê de cara com as portas fechadas em alguma região da Argentina, não se assuste. Geralmente, todos os dias, por volta das 12h ou 13h, mercados, farmácias, bancos e outras lojas fecham. Durante esse período, os funcionários podem tirar uma soneca, descansar ou resolver outras coisas. Eles costumam voltar por volta das 16h ou 17h.
18. É o berço de alguns campeões do mundo
Além do título mais importante do futebol, conquistado na Copa do Mundo de 1986 pela seleção Argentina, quando Maradona era jogador, o país tem muito orgulho de outros nomes.
Entre eles, é impossível não citar Lionel Messi, jogador de futebol que já conquistou 7 bolas de Ouro – prêmio dado ao melhor jogador do mundo! Assim como, Juan Manuel Fangio, automobilista que fez sucesso na Fórmula 1, ganhando 5 vezes o campeonato mundial.
Destacam-se ainda, toda a Seleção Argentina de Hóquei Sobre a Grama Feminino – que está no top 3 dos melhores times do mundo, atrás apenas da Holanda e Austrália -, diversos nomes no boxe, entre eles Víctor Avendaño, Lucas Matthysse e Fernando Martínez e a Seleção Argentina de Rugby Union, que é o melhor time de rugby union da América e um dos melhores do mundo.
19. A capital argentina é a cidade com mais estádios de futebol do mundo
Como você já deve ter percebido, o futebol está presente em muitas das curiosidades sobre a Argentina – não é à toa a rivalidade entre brasileiros e argentinos nos campos.
E quando o assunto é o número de estádios de futebol, a gente sai perdendo. Enquanto Buenos Aires, a capital do país, é lar de 36 estádios, nós ficamos em segundo lugar, com São Paulo, que abriga 15.
Se você ama futebol, vale visitar algum desses estádios durante a sua viagem, afinal, eles são pontos turísticos da Argentina, e encantam qualquer fã de futebol, independente da nacionalidade.
Entre eles, os mais famosos são o El Monumental e o La Bombonera, respectivamente casas do River Plate e do Boca Juniors. Eles podem ser visitados de uma vez só, através do tour ”Buenos Aires: River Plate e Museu do Boca Juniors”.
20. Os argentinos podem parecer arrogantes
À primeira vista, você pode se assustar com o jeito de falar dos argentinos: alto e gesticulando muito.
Como dissemos antes, uma das curiosidades sobre a Argentina é que boa parte deles tem herança europeia. E esse jeitinho vem de sua descendência Italiana.
Mas, é só ter em mente que isso não é falta de educação, muito menos arrogância, faz parte da cultura da Argentina e rapidamente você se acostuma. Um ponto positivo, é que nos bares e restaurantes, você não precisa falar baixinho, pode rir e soltar a voz à vontade, os argentinos estão acostumados!
21. Já aconteceram seis golpes de estado na Argentina
Ao longo do século XX, entre 1930 e 1976, ocorreram, ao todo, 6 golpes de estado na Argentina, sendo o último deles o mais brutal.
Aproximadamente 30 mil pessoas desapareceram e outras foram sequestradas, torturadas ou assassinadas.
Esse período deixou uma marca em grande parte da população, que em todo 24 de março – dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça – realiza atos, geralmente na Casa Rosada, relembrando as tristes histórias da ditadura para que ela nunca mais se repita.
22. Os argentinos se cumprimenta com o “saludo”
O “saludo” é um cumprimento da cultura da Argentina que se parece bastante com o nosso costume: um beijo no rosto, apenas de um lado.
No entanto, diferente dos homens brasileiros, que ao cumprimentar um outro homem utiliza o aperto de mão no lugar do beijinho, os nossos hermanos usam o saludo com qualquer pessoa, independente do sexo.
Apenas em raras ocasiões, como em situações formais, é que eles substituem o saludo por aperto de mão.
23. Há temperaturas para todos os gostos
Em seus 2.780.000 km², o país abriga territórios super diversificados, com climas para todos os gostos, uma curiosidade da Argentina que atrai turistas do mundo inteiro!
Há lugares agradáveis como, por exemplo, a capital, Buenos Aires, onde a temperatura no verão varia entre 18°C- 30°C e no inverno entre 7°C-17°C.
E outros mais extremos como a Patagônia Argentina – que é lar de desertos, lagos, cumes e geleiras – onde durante o inverno a neve toma conta, e as temperaturas ficam abaixo de 0ºC.
Há ainda regiões em que o frio predomina em boa parte do ano. Uma delas é Ushuaia, cidade no extremo sul da América do Sul, a apenas 1217 km da Antártida, em que na maior parte do ano os dias são nublados, com cerca de 0º C a 6° C e a época mais quente é no verão, com cerca de 10ºC, podendo chegar a 20ºC.
24. A Argentina é o lar de um dos melhores hotéis do mundo
De acordo com uma pesquisa da CNN Traveller, publicada em 2019, um dos melhores hotéis do mundo está na Argentina.
Construído em 1934, o Palácio Duhau, instalado no famoso bairro nobre da Recoleta, em Buenos Aires, se destaca por sua bela fachada neoclássica, portas de madeira imponentes e jardins bem cuidados.
Mas, o que o fez de fato entrar na lista foi oferecer aos seus hóspedes suítes dignas de realeza, que misturam comodidades modernas com uma decoração clássica da belle époque, e possuem vista panorâmica, lareira, muito espaço, banheiro todo em marmore com banheiro de hidromassagem e incluem serviço de mordomo.
Sem contar as opções de restaurantes e bares, sendo um deles com adega e outro ao ar livre com vista para os lindos jardins, além da piscina e spa relaxante.
Mas, ele não está sozinho nessa. Na Recoleta um forte corrente é o Hotel Alvear Palace e em outros destinos da Argentina, é possível encontrar hotéis maravilhosos como o Las Balsas Relais & Châteaux (Villa La Angostura) e o El Casco Art Hotel (San Carlos de Bariloche).
Acesse aqui a lista completa de hotéis na Argentina.
25. A Argentina possui os recordes de temperatura mais baixa e mais alta da América do Sul
Para finalizar, mais uma das curiosidades sobre a Argentina que envolve o seu clima.
Em 1º de junho de 1907, foi registrada no país a temperatura mais baixa da América do Sul: -32,8 ° C (-27 ° F) em Sarmiento, Argentina.
Enquanto a mais alta, ocorreu em Rivadavia, também na Argentina, em 11 de dezembro de 1905, e foi de 48,9 ° C (120 ° F)!
A temperatura mais baixa registrada na América do Sul foi de -32,8 ° C (-27 ° F) em Sarmiento, Argentina, em 1º de junho de 1907.
A temperatura mais alta de 48,9 ° C (120 ° F) foi atingida em Rivadavia, Argentina, em 11 de dezembro de 1905.
Qual a curiosidade da Argentina que mais te surpreendeu?
E aí, esse post te ajudou? Caso tenha ainda tenha alguma dúvida, não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Roteiro Argentina: O Que Fazer em 7, 15 e 30 Dias
- 15 Pontos Turísticos na Argentina para Seu Roteiro
- 25 Curiosidades da Argentina que Vão Te Surpreender
- O que Fazer em Mendoza: Guia Completo de Atrações
- Onde Ficar em Mendoza: Melhores Áreas e Hotéis
- Hotel Vinícola em Mendoza: Top 25 para Amantes do Vinho
- Onde ficar em Ushuaia: Melhores Áreas e Hotéis
- O que fazer em Ushuaia: Guia completo
- 20 melhores destinos América do Sul para visitar
- 6 lugares mais baratos para viajar na América do Sul
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.