25/03/2024

Emprego na Nova Zelândia: guia para encontrar trabalhos nas colheitas.

Se você está procurando um emprego na Nova Zelândia, vai gostar de saber que há vagas em que não é preciso ter nenhuma experiência, nem falar inglês fluentemente. A maioria delas, nas áreas de Agricultura e Horticultura que oferecem milhões de vagas por ano para viajantes do mundo todo. Você só precisa ter um bom preparo físico e um visto de trabalho.

Eu e o Vagner, por exemplo, trabalhamos na colheita de kiwis, depois na de flores (hortênsias) e, por fim, vendendo cerejas pela estrada na Nova Zelândia. Foram experiências fantásticas, diferentes de tudo que já havíamos feito, e que nos renderam uma boa grana para seguirmos viagem, além de ótimas amizades.

Se não é esse o tipo de trabalho que você procura, recomendamos conhecer outras formas de trabalhar na Nova Zelândia. Mas se você se interessou e quer saber como conseguir uma vaga, é só continuar lendo! Nesse post, explicamos tudo o que você precisa saber para colher frutas na Nova Zelândia.

Kiwis em plantação, durante o dia, na Nova Zelândia

Como funciona o trabalho nas colheitas

Colheitas de Kiwis, maçãs, cerejas e damascos: dá até para você escolher, acredita?!

As oportunidades de trabalhos na Nova Zelândia nos quais você pode colher frutas, abrangem diversas atividades da indústria de horticultura, como: trabalhar nos pomares ou vinhedos, no empacotamento e/ou no escritório.

Esses trabalhos na Nova Zelândia acontecem em regiões e épocas diferentes, garantindo aos viajantes oportunidades durante o ano inteiro. 

Etapas dos trabalhos na Nova Zelândia nas colheitas de frutas e flores:

Os trabalhos na Nova Zelândia, nessas áreas, são realizados da seguinte forma: 

  • Colheitas: acontecem entres os meses de março a junho.
  • Winter Pruning (poda de inverno): é o trabalho de renovação de galhos para a próxima colheita que acontece entre os meses de julho e setembro.
  • Summer Pruning (poda de verão): é o trabalho de manutenção das árvores para que se tenha controle do crescimento, acontece logo depois que as árvores terminam de frutificar, geralmente no fim do outono. 
  • E nas Packing houses (casas de empacotamento): nesse emprego na Nova Zelândia, a tarefa é embalar as frutas para que sejam exportadas para a Ásia e Europa.
Infográfico sobre colheita de kiwis na Nova Zelândia onde há escrito informação de que poda de inverno ocorre entre jun-ago, período de explosão de botão ocorre na primavera, desbaste de frutas e nova pode ocorrem no verão, e que a colheita é feita no outono

Exigências para conseguir um emprego na Nova Zelândia nas colheitas: 

Você vai precisar do seguinte para conseguir um desses empregos na Nova Zelândia:

  1. Ter um visto de trabalho para a Nova Zelândia: Para colher frutas na Nova Zelândia, você vai precisar de um visto de trabalho. Para obter mais informações sobre os vistos de trabalho disponíveis e saber como solicitá-los é só acessar o site de imigração da Nova Zelândia.
  2. Abrir uma conta em um banco da Nova Zelândia: Ao desembarcar no país, uma das primeiras coisas que você vai precisar fazer para conseguir qualquer emprego na Nova Zelândia é abrir uma conta bancária. Nós abrimos uma conta no Westpac New Zealand e ficamos bem satisfeitos com o banco!

Emprego na Nova Zelândia: Regiões com mais oportunidades nas colheitas

Vista aérea de praia na Nova Zelândia

Agora que você já sabe como funciona o trabalho nas colheitas e quais são as exigências para conseguir um emprego na Nova Zelândia, é hora de saber onde encontrar essas vagas. Já salva no seu Maps para não se perder!

Na Ilha Norte:

1. Bay of Plenty

Frutas e vegetais: Kiwis, abacates e feijoas.

Como o nome sugere, há “abundância” de trabalho de colheita sazonal aqui. É a maior exportação hortícola de kiwi da Nova Zelândia (representando 80% das exportações do País). Existe até uma escultura gigante de kiwi em Tepuke para comemorar isso! Os melhores meses para encontrar um trabalho na Nova Zelândia por aqui, são abril, maio, junho, julho e agosto.

2. Hawke’s Bay

Frutas e vegetais: uvas para vinho, peras, damascos, ameixas, abóbora, aspargos, abóbora, maçãs, pêssegos, nectarinas, azeitonas, milho doce, ervilhas e tomates.

O outono é a melhor estação de colheita de frutas e vegetais em Hawke’s Bay. Mais da metade das maçãs do país são cultivadas aqui. A região também tem a mais ampla variedade de frutas e vegetais. Aqui, quase todos os meses oferecem boas chances de trabalho na Nova Zelândia: fevereiro, março, abril, maio, junho e novembro e dezembro.

3. Wairarapa

Frutas e vegetais: uvas para vinho e azeitonas.

A região é conhecida por seu pinot noir, então há oportunidade conseguir um emprego na Nova Zelândia em um vinhedo. Embora sejam necessárias operárias para a poda no inverno, os meses mais exigentes são junho, julho e agosto.

vista aérea de rios, montanhas e construções durante o dia na ilha sul, região onde é possível conseguir um emprego na nova zelândia

Na Ilha Sul:

4. Marlborough

Frutas e vegetais: uvas para vinho, milho doce e azeitonas.

O sauvignon blanc de Marlborough é reconhecido internacionalmente. Há trabalhos na Nova Zelândia durante todo o ano nos vinhedos de Marlborough, mas os melhores meses são junho, julho e agosto.

5. Nelson

Frutas e vegetais: maçãs, groselhas pretas, framboesas, peras e amoras.

Com mais horas de sol por ano do que o resto da NZ, Nelson produz um grande número de maçãs e vinho. Se você escolher essa região, é mais provável que você consiga um emprego na Nova Zelândia em fevereiro, março e abril.

6. Otago

Frutas e vegetais: maçãs, damascos, cerejas, uvas, nectarinas e ameixas.

Otago Central possui uma grande indústria de frutas de verão, assim como uma região vinícola em crescimento. Novembro, dezembro e janeiro são os melhores meses para encontrar trabalhos na Nova Zelândia em Otago.

Kiwi em plantação na Nova Zelândia

Duração dos trabalhos na Nova Zelândia nas colheitas

Tá se perguntando por quanto tempo você vai trabalhar?

Como já falamos, esse tipo de emprego na Nova Zelândia é temporário, ocorre em determinadas épocas do ano, e de acordo com a necessidade do empregador. Passado o período, o emprego deixa de existir, para retornar meses depois, ou somente no próximo ano.

Assim que você é contratado, a empresa faz um contrato temporário especificando o período do trabalho. 

É importante estar com o visto de trabalho em dia (ou com o Working Holiday Visa), ou sem conversa! Essas empresas são extremamente exigentes quanto à isso, pois em caso de fiscalização, pagam multas altíssimas por empregarem pessoas sem permissão de trabalho.

Sobre a escala de trabalho, em alguns lugares, a jornada diária pode ser integral e, em outros, você combina o horário com o empregador.

Homem cava terra, durante o dia, enquanto mulher ao seu lado coloca plantas e flores em um carro, em colheita de flores, uma das opções para quem busca emprego na Nova Zelândia

É importante dizer que você não precisa ficar trabalhando direto, eu e o Vagner, por exemplo, fazíamos o seguinte: passávamos 1 mês trabalhando nesses locais, e outros 2 meses viajando pelo país. E assim consecutivamente. 

Dessa forma, conseguimos juntar uma boa grana, e ao mesmo tempo, curtir a Nova Zelândia e conhecer vários lugares.

Outra coisa muito importante é que esses trabalhos na Nova Zelândia dependem totalmente do clima e, por isso, em caso de chuva, serão interrompidos por dias, às vezes por semanas e, nesses casos, fica um pouco difícil estimar quanto você vai receber por mês. 

Portanto, leve uma reserva de dinheiro, para não ficar frustrado em caso de chegar numa época de chuva ou que não tenha trabalho para todos!  A boa notícia é que, se o clima for favorável, e você conseguir uma vaga, dá para conseguir uma boa grana.  ao colher frutas na Nova Zelândia. Tá querendo saber quanto?

Caderno, canetas, caneca de café, fone de ouvido, mouse e notebook em cima de mesa de madeira

Empregos na nova Zelândia: benefícios de colher frutas

Desde 1º de abril de 2021, o salário mínimo na Nova Zelândia é de NZ$20 por hora. Nada mal, né? Trabalhando cerca de 6-8 horas por dia, dá para fazer entre NZ$120 e NZ$ 160 ao dia.

Mas os benefícios não param por aí! Não são todos, mas alguns empregadores oferecem alojamento, nesse caso, além de receber uma grana, você economiza, já que não vai precisar gastar com acomodação.

E, tem um benefício que acreditamos ser um dos mais valiosos nesse tipo de emprego na Nova Zelândia: a oportunidade de conhecer gente do mundo inteiro!

Muitos viajantes e nômades digitais, de todos os lugares, procuram esses trabalhos para juntar uma grana! Além de sair com a carteira cheia, você ainda sai com uma bagagem cultural muito rica. Uma boa, né?

Então, mãos à obra, hora de encontrar uma vaga de emprego na Nova Zelândia!

Beliches em quarto de albergue na Nova Zelândia

Onde procurar vagas de empregos na Nova Zelândia

Locais onde encontrar vagas de trabalhos nas colheitas:

Há varias formas de conseguir este tipo de emprego na Nova Zelândia. Nossas principais dicas são:

1. Pergunte por aí!

Aparecer pessoalmente em uma vinícola / vinhedo ou pomar e perguntar se eles têm algum emprego disponível funciona muito bem Nova Zelândia. Geralmente há muitas vagas que não são anunciadas online.

2. Se hospede em albergues.

Na maioria dos albergues da Nova Zelândia, em algum lugar, haverá uma placa de emprego ou, então, os proprietários irão anunciar as diversas vagas que surgem quase diariamente.

Geralmente, os donos dos albergues mantêm relações com uma série de produtores de diversos setores da região, no intuito de intermediar esses trabalhos na Nova Zelândia e garantir a estada dos viajantes no albergue durante todo o período do contrato.

Nós ficamos no albergue Bell Lodge por 3 meses, um lugar que infelizmente não existe mais, mas que recebia centenas de viajantes durante o ano todo, com a promessa de conseguir empregos temporários. Acompanhamos de perto e vimos dezenas de vagas serem anunciadas semanalmente. 

Viajantes do mundo no mesmo lugar e com o mesmo objetivo: juntar uma grana para a próxima etapa neste país maravilhoso. Ao fim do dia, todos se reunem para comer, trocar experiências, jogar e relaxar.

Nós fizemos muitas amizades desta forma e mantemos contato com essas pessoas até hoje.

Alguns albergues que intermediam trabalhos nas colheitas pela Nova Zelândia: Kiwi Corral , Kericentral Hostel

3. Encontre vagas online para empregos na Nova Zelândia:

Nesses sites, você encontra diversas vagas de empregos na Nova Zelândia, dentre elas estão oportunidades para trabalhar plantando morangos, colhendo abacates, maçãs, flores e uma das mais comuns: selecionando Kiwis.

Falando Kiwis, sabia que eles são famosíssimos na Nova Zelândia? Graças a eles o país gera milhões empregos! Que tal descobrir algumas curiosidades dessa fruta? Continue lendo!

kiwi cortado ao meio em cima de mesa branca
Foto: Ashish Vyas on Unsplash

Curiosidades sobre o Kiwi Fruit

Pretende trabalhar como selecionador de kiwis? Então já fica sabendo aqui algumas curiosidades super interessantes dessa fruta no país. Vai que te perguntam em uma entrevista de emprego na Nova Zelândia… 

  • A Nova Zelândia é o segundo maior produtor de kiwi do mundo, ficando somente atrás da Itália.
  • Ela foi a primeira a entrar no mercado global com o ZESPRI™ Gold, a nova variedade de kiwi ainda mais doce.
  • Cerca de 5% das exportações de kiwis e frutas com sementes são de produtos orgânicos.
  • HortResearch está desenvolvendo novas variedades comerciais de minikiwi, que é do tamanho de uma cereja grande. A fruta tem um sabor super doce e pode ser comida inteira, como se fosse uva.

Lembre-se do seguro viagem!

Se tem algo que aprendemos nas viagens é que, de forma alguma, você deve abrir mão de fazer um bom seguro viagem. Na Nova Zelândia, tivemos que utilizar o nosso seguro 2 vezes, além dele ser uma exigência obrigatória para entrar no país. Economize em outras coisas, mas garanta sua paz de espírito!

Recomendamos fazer uma pesquisa pela Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código MMDAVIDA5 você ainda ganha 5% de desconto.

Ansioso (a) para conseguir um emprego na Nova Zelândia?

Como explicamos aqui, não é uma tarefa difícil conseguir esse tipo de emprego na Nova Zelândia. Felizmente, todos os anos, há muitas vagas no país. Para nós, foi uma experiência de intercâmbio cultural incrível e ainda nos rendeu um bom dinheiro para seguir viajando. Esperamos que seja da mesma forma para você. Boa sorte!
PLANEJE A TRIP
SEGURO VIAGEM

Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem. 

PASSAGENS AÉREAS

Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.

ACOMODAÇÃO

Durma no conforto, mesmo fora de casa.  Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.  

ALUGUEL DE CARRO

Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.

admin
ebook melhores momentos da vida 101 dicas 1

101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM

Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in:

Você também pode gostar de:

Salve as dicas no Pinterest

emprego-pinterest2
emprego-pinterest