07/12/2022 Por Bárbara Rocha

8 destinos animados para curtir o carnaval 2023

Não tem ideia de onde passar o Carnaval 2023? Vamos te ajudar, apresentando os melhores destinos para curtir a festa mais famosa do Brasil.

Antes de mais nada, é bom saber que o feriado do carnaval 2023 acontece no dia 21 de fevereiro, mas a festa é comemorada, na maioria das cidades, a partir do dia 18/02 até 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas). Inclusive, algumas cidades começam as comemorações semanas antes, como é o caso do Rio de Janeiro.

Cada uma das opções que você vai encontrar nessa lista tem sua própria particularidade. Enquanto algumas têm blocos de ruas que alegram os foliões por onde passam, outras apostam nos tradicionais e belíssimos desfiles, ou nas festas privadas comandadas por artistas famosos. 

A única coisa certa é: independente do destino escolhido, você vai poder dançar, cantar e beber muito! Para completar, na maioria desses destinos, você também vai poder aproveitar para relaxar em praias maravilhosas.

Ansioso (a)? Corra para ler a nossa lista e, assim que escolher onde passar o Carnaval 2023, reserve o seu hotel – quase todos os hotéis nessas cidades já estão esgotados!

sunrise

1. Rio de Janeiro

durante o dia, vista aérea de surfistas no mar
Foto: Raphael Nogueira no Unsplash

Desfiles, blocos de rua e festas privadas

Se você quer realmente cair na folia, não há lugar melhor onde passar o carnaval no Brasil do que o Rio de Janeiro, a famosa Cidade Maravilhosa. O evento é levado tão a sério pelos cariocas que as comemorações carnavalescas começam com o pré-carnaval, geralmente semanas antes do feriado!

Mas, sem dúvida, o principal atrativo do carnaval do Rio de Janeiro é o tradicional desfile das escolas de samba, um espetáculo repleto de histórias, cores e músicas, emocionante e animado, que uma vez na vida todo mundo precisa participar! No carnaval 2023, essa festa, que acontece no Sambódromo da Marquês de Sapucaí e recebe pessoas do mundo inteiro, vai ser nos dias 19, 20 e 25 de fevereiro, e os ingressos precisam ser garantidos com a Liesa

Outra alternativa é aproveitar os diversos blocos de ruas e trios elétricos que se espalham pela cidade, principalmente no Centro do Rio e nos bairros da Zona Sul. Entre os mais famosos estão a Banda de Ipanema, o Bloco das Carmelitas, o Simpatia É Quase Amor, o Suvaco do Cristo, os Amigos da Onça e o Cordão da Bola Preta.

Mas esses são apenas alguns nomes entre VÁRIOS blocos. E o melhor é que há alternativas para todos os gostos – até os fãs de rock tem espaço, com o Sargento Pimenta, bloco famoso pelo repertório formado por músicas dos Beatles, e os geeks, que podem curtir o Bloco Marcha Nerd. Para conferir a lista completa e toda programação do carnaval 2023, é só acompanhar o site dos blocos de rua.

Pensa que acabou? Tem mais! Quem prefere algo mais exclusivo, ou seja, longe das multidões, pode curtir as festas privadas, como a Ixquece, que vai ser open bar, ou partir para Lapa para se divertir em um dos bares e baladas, como a Street Lapa, que sempre realiza festas temáticas. 

Independente da sua escolha, quando quiser descansar um pouco da folia, você vai poder tomar um sol e mergulhar nas belas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca, fazer uma trilha ou simplesmente apreciar as paisagens naturais belíssimas do Rio nos mirantes.

Onde ficar no Rio de Janeiro no Carnaval 2023

durante o dia, espreguiçadeiras em frente a piscina com vista para o mar
Foto divulgação: Miramar By Windsor Copacabana
  • Se o foco da sua viagem for curtir os dias de praias e bloquinhos realizados na Zona Sul do Rio, se hospede no Miramar By Windsor Copacabana, que fica estrategicamente localizado em frente a Praia de Copacabana e oferece piscina na cobertura com vista para o mar, academia moderna, quartos decorados em tons cinza e um café da manhã muito elogiado pelos hóspedes. 
  • Caso o objetivo seja ver o tradicional desfile das escolas de samba, o Days Inn by Wyndham Rio de Janeiro Lapa é a melhor opção. Ele fica situado a 1 km da Sapucaí e conta com acomodações confortáveis, restaurante que serve refeições a la carte, um bom atendimento e um excelente custo-benefício.
  • Agora, se você quer ficar perto de tudo (desfile, bloquinhos, praias, além do agito da Lapa) o Hotel Carioca é a alternativa perfeita, já que está situado a apenas 5 minutos da estação de metrô Carioca (no centro do Rio), transporte eficiente que te leva para curtir tudo isso. Além da boa localização, este hotel é econômico, dispõe de uma decoração moderna, quartos aconchegantes (alguns com varanda) e serve um bom café da manhã diariamente.

2. Salvador

durante o dia, vista aérea de farol branco e laranja em frente ao mar em salvador, cidade para passar o carnaval 2023
Foto: Felipe Dias no Unsplash

Assim como o Rio de Janeiro, Salvador é referência quando o assunto é onde passar o carnaval no Brasil para curtir dias animados.

A capital baiana recebe o maior carnaval de rua do planeta e atrai foliões do mundo inteiro que seguem os trios elétricos e vibram ao ritmo do axé baiano.

Geralmente, a festa é celebrada no Osmar (Avenida), no Dodô (Barra-Ondina), na Batatinha (Centro Histórico) e na Arena Fonte Nova. Ao todo, mais de 200 blocos passam nesses locais, comandados por artistas famosos, como o Nana Banana do Bel Marques, o Coruja da Ivete Sangalo e o Crocodilo de Daniela Mercury.

Quem quiser aproveitar o carnaval 2023 com mais exclusividade e conforto, com  uma vista privilegiada, pode optar por comprar algum dos vários camarotes (o Camarote Brahma, o Camarote Planeta Band All  e o Camarote Club são opções), que ficam em estruturas fixas nestes locais, a maioria com sistema open bar ou all inclusive.

Além de tudo isso, em seus dias na cidade, você pode conhecer as várias atrações históricas, como o Pelourinho e as igrejas belíssimas, e as praias perfeitas para tomar um banho de mar e apreciar o pôr do sol, como é o caso da Praia do Farol da Barra.

Onde ficar em Salvador no Carnaval 2023

durante o dia, cadeiras e mesas em frente a piscina e terraço com vista para a cidade
Foto divulgação: Hotel Pousada da Mangueira
  • Aos foliões que vão curtir os blocos, seja da rua ou do camarote, um dos melhores hotéis para passar o carnaval 2023 em Salvador é o Hotel Villa Bahia, que possui uma decoração colonial tradicional, terraço com vista panorâmica para o Pelourinho, piscina, restaurante e quartos luxuosos equipados com comodidades modernas. A Arena Fonte Nova está a cerca de 800 metros da hospedagem!
  • Outra opção, na mesma distância da Fonte Nova, é o Hotel Pousada da Mangueira, que tem um custo-benefício interessante e oferece piscina, acomodações aconchegantes e um café da manhã delicioso e variado.
  • Para quem quer apenas curtir os dias de praias e economizar com estadia no carnaval 2023, a dica é o Hostel Sol da Barra, que está situado 500 metros da Praia da Barra e conta com acomodações compartilhadas/privadas, cozinha de uso comum e café da manhã.

3. Recife

durante o dia, vista aérea de árvores em frente a praia, com mar azul, em recife
Foto: thiago japyassu no Unsplash

Lar de praias muito bonitas e um povo hospitaleiro, Recife celebra um dos carnavais mais famosos do Brasil.

As comemorações costumam acontecer na  rua ao som de axé e frevo e com desfile de bonecos gigantes, como a Rainha do Carnaval e o Rio Momo. E no carnaval 2023 não será diferente! 

O agito será comandado pelos bloquinhos, desfiles de escolas de sambas, trios elétricos, com apresentação de artistas locais e nacionais, e o tradicional bloco Galo da Madrugada, que é um dos mais famosos do Brasil – tudo isso na região do Recife Antigo, o Centro Histórico da cidade.

Onde ficar em Recife no Carnaval 2023

durante o dia, canudo rosa em coco verde, em cima de mesa da madeira em frente a piscina
Foto divulgação: Hotel Luzeiros Recife
  • Para aproveitar o melhor que o carnaval 2023 de Recife tem a oferecer, indicamos ficar pertinho do Recife Antigo. O Zili Pernambuco – Hostel Pousada, por exemplo, está a apenas 1 km de distância da região, e é uma boa opção por disponibilizar  quartos confortáveis, bar com karaoke e um incrível café da manhã
  • Caso queira economizar, e ainda assim curtir os agitos de um dos melhores lugares onde passar o carnaval no Brasil, vale a pena conferir o Hotel Luzeiros Recife que, além do excelente custo-benefício, dispõe de piscina, sauna, academia e acomodações aconchegantes a 15 minutos de carro do Centro Histórico.
  • No entanto, caso o objetivo seja também curtir praias com calma, se hospedar perto da Praia de Boa Viagem é uma boa ideia. Por lá, a sugestão é o Apraiana Hostel, um hotel econômico, a 5 minutos da praia, que dispõe de quartos privados/compartilhados, churrasqueira e cozinha compartilhada.

4. Olinda

durante o dia, vista aérea de árvores ao redor de casas e, ao fundo, mar
Foto: Nat Belfort no Unsplash

Vizinha de Recife, Olinda é outra opção incrível onde passar o carnaval no Brasil. A cidade possui uma cultura encantadora e pontos turísticos que marcaram a história do Brasil. 

Quanto às festividades, prepara-se para encontrar muitos bonecos gigantes – de mais de 2 metros de altura – descendo e subindo as ladeiras de Olinda, e apresentações de frevo, tradicional dança com guarda-chuvas coloridos.

No carnaval 2023, a festa acontece no Centro Histórico, provavelmente com a presença do Bacalhau do Batata, o Cariri Olindense, o Elefante de Olinda, o O Homem da Meia-Noite, os Batuques de Pernambuco e muitos outros blocos animados!

Só é bom saber que essa cidade é uma das mais disputadas neste feriado e, por isso, no momento, todos os hotéis já estão esgotados. No entanto, basta se hospedar em Recife, a cerca de 20 minutos de Olinda. Confira, a seguir, as opções que encontramos, e faça a sua reserva o quanto antes!

Onde ficar em Olinda no Carnaval 2023

durante o dia, vasos de planta em frente a piscina em quintal de hotel em recife para o carnaval 2023
Foto divulgação: Pousada Flat Hotel em Casa Forte
  • Localizado no Rosarinho, bairro de Recife, a 3 km de Olinda, o Jaqueira Home Service é um apartamento que oferece quarto, sala e cozinha equipada, recomendado para até 3 pessoas. Há também estacionamento grátis e a possibilidade de utilizar piscina, sauna e academia.
  • Mais uma dica é a Pousada Flat Hotel em Casa Forte, que dispõe de acomodações, para até 4 pessoas, com piscina, quartos confortáveis, cozinha, churrasqueira e terraço ao ar livre por um preço atrativo.
  • Para economizar, sugerimos o Sun Smart Recife Hotel by Vivapp, a 4 km de Olinda e a 1,2 km da Praia de Pina, em Recife, ideal para casais ou viajantes solos, que vão poder descansar em suítes simples, mas confortáveis e bem limpas.

5. São Paulo

durante o dia, vista aérea de carros em estradas e prédios são paulo, lugar onde passar o carnaval no brasil
Foto: Renan no Unsplash

Conhecida por seus arranha-céus, edifícios modernos, várias instituições culturais, monumentos históricos e restaurantes para todos os gostos, São Paulo vem se tornando cada vez mais famosa por seus blocos e desfiles que prometem animar o carnaval 2023!

Os desfiles das escolas de samba de São Paulo acontecem no Sambódromo do Anhembi, em 11, 17, 18 e 19 de fevereiro (mais informações no site da LigaSp), enquanto os blocos de rua se espalham, principalmente, no Centro, sendo os mais famosos o Casa Comigo, o Bloco da Favorita e o Bicho Maluco Beleza.

Onde ficar em São Paulo no Carnaval 2023

cama de casal e poltrona em suíte de hotel de são paulo
Foto divulgação: Holiday Inn Parque Anhembi, an IHG Hotel
  • Caso você queira curtir os desfiles das escolas de samba do carnaval 2023, a dica é ficar em frente ao Sambódromo do Anhembi, no Holiday Inn Parque Anhembi, an IHG Hotel, hotel luxuoso que oferece piscina, academia, bar, um excelente atendimento e quartos confortáveis com cafeteria.
  • Para quem prefere aproveitar os bloquinhos, ficar no centro é a melhor escolha. O Hotel Amália, que dispõe de restaurante, lounge compartilhado, academia e acomodações amplas, é a nossa sugestão.
  • Já para os viajantes que estão com o orçamento apertado e querem economizar com estadia no carnaval 2023 em São Paulo, vale a pena conferir o Balcony Hostel Hotel, que está a apenas a 50 m da Estação do Metrô Luz, possibilitando a locomoção para outra áreas da cidade, e oferece bar, cozinha compartilhada e opções de quartos privados e compartilhados.

6. Belo Horizonte

durante o dia, vista aérea de árvores ao redor de lago em belo horizonte, lugar para passar o carnaval 2023
Foto: Claiton Conto no Unsplash.jp

Um carnaval que tem ganhado força nos últimos anos é o de Belo Horizonte, capital mineira, conhecida por seus ótimos bares e povo hospitaleiro. 

Durante o feriado, os foliões tomam conta das ruas para curtir os bloquinhos, como os tradicionais Então Brilha e Baiana Ozadas, que acontecem na região central.

Para quem prefere festas fechadas, a dica para o carnaval 2023 são os eventos com apresentações musicais de renome nacional. A We Love, por exemplo, vai rolar na Expominas, com a participação de Ivete Sangalo, Alok, Jorge e Mateus, Luísa Sonza e muito mais!

Onde ficar em Belo Horizonte no Carnaval 2023

durante o dia, flores rosas formando coração em cima de cama de casal em hotel com vista para a cidade
Foto divulgação: Normandy Hotel
  • Se você pretende curtir os blocos espalhados pelas ruas de Belo Horizonte, é importante escolher uma hospedagem na região central para conseguir ir aos melhores blocos e ter fácil acesso às outras regiões da cidade. Uma sofisticada alternativa nessa área é o Belo Horizonte Plaza, que fica a menos de 1 km do centro e dispõe de quartos elegantes, academia, sauna, piscina e restaurante. 
  • Outra dica central é o Samba Belo Horizonte, que possui um custo-benefício atrativo, fica a poucos passos da Praça Sete – onde muitos eventos do carnaval 2023 vão acontecer – e oferece suítes aconchegantes, restaurante e um café da manhã satisfatório.
  • Para curtir o We Love a melhor alternativa é se hospedar perto do Expominas. Uma sugestão econômica nessa área é o Front Hotel Expominas, que está a menos de 10 minutos de carro do local e dispõe de acomodações amplas e serve um café da manhã muito bom.

7. Porto Seguro

durante o dia, vista aérea de área arborizada em frente a praia
Foto: J. Balla Photography no Unsplash

Se você quer curtir praias e muitas festas, não precisa mais procurar onde passar o Carnaval 2023, Porto Seguro é o lugar certo.

Essa cidade baiana oferece o melhor de dois mundos, com festas animadas, realizadas em belas praias, como as da Axé Moi e Toa a Toa, complexos com uma ótima estrutura à beira-mar. Isso sem contar a Passarela do Álcool, uma rua agitada, cheia de bares e restaurantes.

De todas as opções, o evento mais famoso, e que promete agitar o carnaval 2023 é o CarnaPorto, que vai contar com a presença de Ivete Sangalo, Bell Marques, Xanddy Harmonia, Dennis, Parangolé, Léo Santana, Timbalada e Psirico. Outra opção para se divertir no carnaval em Porto Seguro são os bloquinhos de rua, como o  Suvaco Cabral.

Onde ficar em Porto Seguro no Carnaval 2023

durante o dia, árvores ao redor de grande piscina em hotel para passar o carnaval 2023 em porto seguro
Foto divulgação: Capoeira Village
  • Para quem vai curtir o CarnaPorto no carnaval 2023, o luxuoso Capoeira Village é uma opção interessante, já que está a 500 metros do evento. A propriedade dispõe de piscinas, uma extensa área verde e acomodações com cozinha equipada, além de churrasqueira e lounge compartilhado de uso comum. 
  • Outra indicação nessa localidade, com um custo-benefício atrativo, é o Vitoria Regia Praia Hotel, que está a menos de 500 metros da Arena Axé Moi e conta com piscinas, restaurante e suítes espaçosas (algumas com varanda e sala de estar).
  • Se a ideia é curtir os bloquinhos que percorrem a Passarela do Álcool, vale a pena conferir o Santo Hostel, que oferece quartos compartilhados/privativos, cozinha compartilhada e um bom café da manhã a apenas 1 km da Passarela.

8. Florianópolis

durante o dia, vista aérea de prédios em frente a estrada e mar
Foto: Gabriel Rodrigues no Unsplash

Conhecida como a Ilha da Magia, por seu clima tranquilo e seguro, além de uma paisagem maravilhosa, formada por praias e lagoas, Florianópolis é uma ótima dica de onde passar o Carnaval 2023, especialmente por agradar a todos os públicos.

Desfiles de escolas de sambas, blocos de ruas, como o Bloco dos Sujos e o Bloco SOS, festas com DJ e praias para relaxar, incluindo a Praia Mole e Joaquina, são algumas alternativas.

Enquanto os desfiles e blocos acontecem, geralmente, no Centro, os eventos fechados ocorrem no Jurerê Internacional, bairro sofisticado, lar das famosas baladas P12, Café de La Music e La Serena.

Onde ficar em Florianópolis no Carnaval 2023

durante dia ensolarado, espreguiçadeiras em frente a piscina em terraço com vista para o mar
Foto divulgação: LK Design Hotel Florian¢polis
  • Se a ideia é curtir os blocos de rua e os desfiles de escolas de samba no carnaval 2023 de Floripa, reserve o LK Design Hotel Florianópolis, um hotel que oferece piscina, academia, bar, restaurante e quartos aconchegantes, no Centro, perto de diversos comércios.
  • Já se você pretende ir aos eventos badalados em Jurerê, se hospedar no Flor De Jurerê é melhor. Esse apartamento completo (para até 3 pessoas dispõe de quarto, sala, cozinha equipada e varanda a apenas 400 metros da Praia de Jurerê. 
  • No entanto, se você quer descansar e aproveitar as praias de Floripa, ficar perto da Praia Joaquina é o ideal. A Pousada Bizkaia, uma opção econômica a apenas 1km da praia é a nossa dica, por disponibilizar suítes espaçosas e confortáveis, estacionamento gratuito e um café da manhã excelente.

Agora você sabe onde passar o Carnaval 2023.

E aí, esse post te ajudou? 

Antes de sair se liga nessa dica: em nossas viagens pelo Brasil, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e a gente recomenda que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem. 

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar! 

Você também pode gostar de ler: