05/09/2021 Por Bárbara Rocha

O que fazer na Ilha de Bali

Cercada por mares azuis e praias de areia douradas, a Ilha de Bali é, sem dúvida, um paraíso para os surfistas e, se você está buscando férias na praia, não há lugar melhor para encontrá-las do que nesta linda ilha situada no meio da Indonésia.

Além do mar e da areia, Bali oferece muitos outros atrativos como templos, cavernas, cachoeiras, museus e mercados. Se você gosta de história e cultura, pode passar horas aprendendo sobre as tradições balinesas em lugares como Ubud.

viajante surfando, uma das atrações entre muito o que fazer na ilha de bali Foto: Katie Rodriguez

Se gosta de aventura, também não vai se desapontar, e pode esperar uma variedade fantástica de esportes aquáticos, mergulho em naufrágios e a chance de voar na floresta como Tarzan.

Em suma, o que quer que você queira fazer, provavelmente vai encontrar em Bali, e pode facilmente passar alguns meses aqui (como eu) e ainda ver apenas uma fração das atrações que o lugar oferece. A parte mais difícil da viagem é escolher aonde ir primeiro e o que você quer ver.

Quer saber mais? Separei uma lista com 52 atrações imperdíveis desse paraíso. 

Confira as 52 atrações imperdíveis da Ilha de Bali:

Sumário ocultar

Ilha de Bali: 52 atrações imperdíveis da Ilha dos Deuses

vista aérea de praia
Foto: Yann Schaub

1. Pegue sol nas melhores praias de Bali.

A brisa fresca do oceano, o cabelo salgado, a pele bronzeada e aquele livro que você morre de vontade de ler há meses – tem como a vida na praia ficar melhor que isso? 

Em Bali, SIM! As praias aqui também vêm com surf da melhor categoria, esportes aquáticos radicais, e clubes animados. 

Então, leve seu protetor solar e embrulhe sua canga, porque você vai querer incluir as melhores praias de Bali na sua lista de desejos.

As praias de Jimbaran e Sanur são as opções mais populares, com muitos restaurantes à beira-mar e bares por hotéis de luxo. Duas outras praias que valem a pena conferir são a pitoresca Karma Beach e a Dream Beach (um ótimo lugar para ver o pôr do sol). 

E por falar em praia…

drinks em cima de mesa em bar
Foto: Artem Beliaikin

2. Tome um coquetel de frutas ao pôr do sol.

Para ficar melhor, que tal assistir ao pôr do sol no horizonte com uma cerveja gelada ou um delicioso coquetel de frutas na mão? Os bares de praia mais famosos da ilha são Ku De Ta e Potato Head. 

Eles ficam movimentados à noite com um público jovem e cosmopolita. Rock Bar, Woobar, Cocoon e o recém-inaugurado Finn’s Beach Club em Canggu também são boas opções.

Existe um tour privado, que além de te levar para as praias, leva aos clubes e bares mais populares.

prato típico de ilha de bali
Foto: Artem Beliaikin

3. Faça uma aula de culinária.

Com tantas ervas aromáticas, especiarias, produtos agrícolas frescos e sabores únicos disponíveis, participar de uma aula de culinária em Bali deve ser prioridade entre muito o que fazer na Ilha de Bali.

Depois de aprender as técnicas tradicionais, e comprar os melhores ingredientes dos mercados locais, você vai saber como preparar um Sambal, e um verdadeiro Nasi Goreng, pratos típicos de Bali (deliciosos!)

dançarina balinesa durante show. Um bom atrativo para quem busca o que fazer na ilha de bali é a famosa Dança Kecak
Foto: Vagner Alcantelado

4. Assista a uma dança balinesa.

Esta antiga tradição ainda faz parte da cultura balinesa e, definitivamente, vale a pena assistir. Vá ao Templo Pura Luhur Uluwatu para ver a famosa Dança Kecak em um anfiteatro, executada por mais de cem homens em volta de uma fogueira. 

Ou faça uma viagem a Ubud para assistir as danças tradicionais no Palácio de Ubud, onde balinesas em trajes cerimoniais te hipnotizam ao interpretarem antigas crônicas.

Você não vai se arrepender, ambas são incríveis! 

queda d'água de cachoeira, um dos principais atrativos da ilha de bali
Foto: Mikael Frivold

5. Vá atrás das cachoeiras.

Um ponto obrigatório na sua lista do que fazer na Ilha de Bali tem que ser, sem dúvida, se aventurar numa das melhores cachoeiras de Bali, a maioria das quais você pode pular, nadar ou admirar à distância.

Minha preferida é a Cachoeira do Align-Align graças ao seu escorrega natural que se formou ao longo dos anos. Pegue uma boia e deslize pela borda rochosa lisa – uhuuuuuuuuuu!

Você pode comprar aqui um ingresso para experimentar essa e outras 4 cachoeiras.

vista aérea floresta ao redor de estrada
Foto: Dan the Drone

6. Passeie pelas ilhas.

Mais um passeio que não pode ficar de fora da sua lista sobre o que fazer na Ilha de Bali!

A Indonésia é composta por mais de 17.000 ilhas, lar de hectares de selva, picos vulcânicos, uma variedade de vida selvagem e alguns dos locais de mergulho com maior biodiversidade do mundo. 

Naturalmente, então, passear por suas ilhas é uma obrigação. A apenas uma curta distância de Bali, estão Nusa Lembongan, Nusa Ceningan, Nusa Penida e as ilhas Gili, assim como Lombok, Sumba, Flores e o extremo sul de Java. 

Não deixe de ir a uma delas para nadar com tartarugas, relaxar em praias de areia branca ou surfar em ondas sem crowd – a escolha é sua.

Há um passeio incrível que dura 3 dias e que, além de levar para conhecer essas ilhas maravilhosas e nadar com tartarugas, inclui estadia em resorts à beira mar, café da manhã e equipamentos de mergulho. Você pode reservar esse passeio online.

viajante fazendo yoga, um bom atrativo para quem busca o que fazer na ilha de bali é o Yoga Barn, um lugar para relaxar
Foto: Jared Rice

7. Relaxe no Yoga Barn.

Em sétimo lugar na nossa lista sobre o que fazer na Ilha de Bali, está um atrativo interessante.

Bali é conhecido como um lugar para relaxar e se reconectar. Se você estiver procurando por isso, recomendo uma passada no Yoga Barn, um dos retiros de ioga mais famosos da ilha. 

Localizado na tranquila Ubud, o Yoga Barn tem cinco estúdios diferentes e uma variedade de programas para todos os níveis de habilidade.  

Você pode até reservar uma estadia aqui para um retiro de vários dias. Os  programas de limpeza e desintoxicação vão te ajudar a relaxar e a desacelerar. 

vendedor de comida em warung, um pequeno restaurante
Foto: Yuriy Fomin

8. Coma como um morador local em um warung à beira da estrada.

Um warung é um pequeno restaurante que normalmente serve pratos tradicionais indonésios e balineses.

Por apenas US$2, você pode aproveitar um monte de comidas deliciosas, incluindo os pratos nasi goreng, babi guling, beef rendang, tempe manis e muito mais. 

curandeiros em ilha de bali
Foto: Vagner Alcantelado

 9. Consulte um curandeiro tradicional.

Pode ser que você esteja mais interessado (a) nos passeios dessa lista sobre o que fazer na Ilha de Bali, mas que tal acabar dez vez com as visitas rotineiras ao médico?

Sério, consulte um curandeiro ao redor da ilha de Bali! Eles oferecem remédios tradicionais para seus problemas (físicos e emocionais).

Claro que o mais famoso é o curandeiro local, Ketut, do filme Comer, Rezar e Amar

Durante anos e anos, o antigo ritual de cura tradicional foi usado para curar todos os tipos de doenças com: energia divina, medicamentos à base de ervas e massagens para equilibrar a mente e o espírito.

Não critique antes de experimentar – os melhores curandeiros de Bali realmente fazem maravilhas!

Para tirar a prova real, compre o seu ingresso para participar de uma sessão de cura.

árvores e plantas em Munduk
Foto: Niklas Weiss

10. Passe um tempo em Munduk.

Munduk, no norte de Bali, costuma ser deixado de fora do roteiro de muitos viajantes, o que é uma pena. Mas eu recomendo que você o inclua na sua lista sobre o que fazer na Ilha de Bali. O lugar fica afastado das áreas mais turísticas, e por isso é bem mais tranquilo!

É o lar de algumas das cachoeiras mais bonitas de Bali e fica ao lado do espetacular Lago Tamblingan.

Se você gosta de caminhadas, esta é uma ótima escolha, você vai encontrar trechos de terras agrícolas, campos de orquídeas e vários mercados locais.

O ponto negativo é que existem poucas pousadas por aqui, mas se você quiser conferir um lado menos visitado de Bali, vá nem que seja por um dia a Munduk.

Passei uma semana na pousada Sanak Retreat, que é fantástica. Apenas a hospedagem neste local já vale a ida a Munduk. 

Onze bangalôs de madeira bem espaçosos e equipados, com terraço ou varanda privativa, com vista para os arrozais, foram projetados para quem valoriza um estilo de vida simples, sem abrir mão do conforto. Uma oportunidade única de explorar a natureza e buscar uma sensação mais profunda de serenidade.

scooter em estrada
Foto: Ryan Gerrard

11. Explore a ilha numa scooter.

A maneira mais rápida de se locomover neste destino é, sem dúvida, de scooter, principalmente se você quer conhecer a maioria dos atrativos que indicamos nessa lista sobre o que fazer na Ilha de Bali.

Em quase todos os cantos, você encontra scooters disponíveis para aluguel diário, semanal e mensal.

O preço médio diário é de cerca de US$ 4. Lembre-se de usar um capacete, as estradas têm muitos buracos escondidos.

Para não precisar buscar pela Ilha, você pode alugar uma scooter online.