01/03/2024 Por Bárbara Rocha
25 pontos turísticos da Cidade do México que você precisa conhecer
Montar um roteiro de viagem para Cidade do México pode ser bem difícil. Não porque falta o que fazer na Cidade do México, e sim porque existem muitos atrativos!
Considerada uma das maiores cidades do mundo, a capital mexicana que, muito antes de ser explorada pelos espanhóis, era capital do Império Asteca, foi formada por um misto de civilizações que, até hoje, garantem uma enorme diversidade ao destino.
Prepare-se para explorar sítios arqueológicos, visitar muitos museus, dançar ao som dos famosos Mariachis, experimentar pratos únicos, se divertir em um enorme parque temático, recarregar as energias em um bosque lindo, tomar muita tequila…
Parece muito? Isso não é nem metade do que a Cidade do México oferece. A menos que você tenha mais de um mês para explorá-la, saiba que será necessário fazer algumas escolhas difíceis e excluir alguns atrativos da sua rota.
Mas vamos te ajudar! Basta ler, com calma, essa lista que preparamos com os 25 pontos turísticos da Cidade do México mais incríveis, além de uma sugestão de roteiro e dicas dos melhores hotéis na Cidade do México e restaurantes.
5 motivos para viajar para a Cidade do México
- Habitada, inicialmente, pelo povo asteca e, posteriormente, colonizada por espanhóis, os passeios na Cidade do México encantam os amantes de história e antropologia. Há muitos museus e sítios arqueológicos para visitar!
- Por muitos anos lar da famosa Frida Kahlo, a Cidade do México tem como um de seus principais pontos turísticos um museu dedicado à artista, onde você vai poder conhecer a antiga casa dela e várias de suas obras.
- Apesar de ser uma cidade grande, a capital mexicana possui áreas verdes deliciosas para relaxar e passar o dia, como o Bosque Chapultepec.
- Das barraquinhas de rua aos autênticos mercados e alguns dos melhores restaurantes do mundo, a capital do México não decepciona quando o assunto é comida. Prepare-se para comer muitos pratos deliciosos de uma culinária que é considerada Patrimônio Mundial!
- Arenas de luta livre, mirantes, parques de diversão, igrejas, bibliotecas, barcos coloridos e templos, além dos atrativos que falamos acima, são só alguns exemplos de que a Cidade do México tem de tudo, para todos os gostos.
Onde fica a Cidade do México
A Cidade do México é a capital do México, país latino-americano localizado na América do Norte.
Localiza-se na margem sul do Anáhuac, próximo de Tarasco-Nahua, ocupando a maior parte da região do Sudoeste da bacia do México.
É a segunda maior cidade em número de habitantes do continente americano, além de ser a sede dos poderes federais da República do México.
Onde ficar na Cidade do México
Decidir onde ficar na capital do México pode ser um desafio, afinal, essa é a maior cidade do país (e uma das maiores da América Latina), com cerca de 2 mil hotéis.
A verdade é que tudo vai depender do seu estilo. O bairro Reforma, por exemplo, é ideal para quem quer ficar perto de tudo (restaurantes , lojas, estação de metrô e bares). Já o Centro Histórico é perfeito para quem pretende visitar em uma curta caminhada os principais pontos turísticos da Cidade do México, enquanto Roma é a melhor área para mergulhar, de fato, na cultura mexicana.
Para conhecer todos os detalhes, é só ler nosso post sobre onde ficar na Cidade do México, onde contamos tudo o que você precisa saber para fazer uma viagem inesquecível (e segura!) aos bairros mais emblemáticos da Cidade do México.
Você também pode fazer essa escolha de acordo com o seu orçamento. Inclusive, já separamos os melhores hotéis para todos os bolsos, abaixo, confira:
Hotéis na Cidade do México 5 estrelas:
- Com decoração moderna e um atendimento impecável, o Sofitel Mexico City Reforma, localizado no centro, perto do Paseo de la Reforma e das melhores taquerias e restaurantes da cidade, é um hotel que se destaca por oferecer restaurante, piscina coberta, serviço de concierge, um saboroso café da manhã e suítes com vistas panorâmicas para a capital (algumas com banheira).
- Outra sugestão para a sua viagem para Cidade do México é o Círculo Mexicano, no Centro Histórico, um hotel que dispõe de piscina, academia, restaurante, bar, sauna, terraço e suítes com design minimalista.
Hotéis na Cidade do México com bom custo x benefício:
- Situado na Zona da Rosa, área famosa por seus bares, o NH Collection Mexico City Reforma é um hotel com estrutura e móveis novinhos, onde você vai encontrar quartos confortáveis e amplos, piscina, academia e spa, além de aproveitar um café da manhã muito bom.
- O City Centro Ciudad de México é outra alternativa interessante, a apenas 600 metros da Praça Zócalo, no centro histórico. Essa hospedagem conta com acomodações aconchegantes, todas com uma decoração colorida e moderna, piscina, academia e restaurante.
Hotéis na Cidade do México baratos:
- Se você quer economizar na viagem para Cidade do México, recomendamos reservar o Ayenda Frida Costa Azul. Apesar de simples, o hotel é muito limpo, todos atendentes são simpáticos, a estrutura é boa (com academia, estacionamento, lounge compartilhado, máquina de venda automática) e a localização é ótima, perto da estação de metrô Isabel la Católica e a 10 minutos da Praça da Constituição, no centro histórico.
- Também indicamos o Ayenda Frida Costa Azul, a apenas 2km do bosque Chapultepec, que dispõe de restaurante, quartos satisfatórios com camas confortáveis, estacionamento, bar e restaurante.
O que fazer na Cidade do México
1. Caminhe pelo Centro Histórico e Zócalo
Qualquer roteiro de viagem para Cidade do México deve começar pelo Centro Histórico, bairro que funciona como centro comercial da capital, guarda vários prédios com uma bela arquitetura colonial e boa parte dos pontos turísticos.
Indicamos começar seu passeio pela Praça de Constituição, mais conhecida como Zócalo, que é simplesmente a quarta maior praça do mundo!
Não falta o que ver por aqui e ao redor: museus e construções históricas (falaremos dos principais abaixo), feirinhas de artesanato, teatros, lojas, monumentos, restaurantes… Mas já aviso que é bem tumultuado, principalmente na alta temporada!
Para conhecer tudo isso, você pode ir tranquilamente por conta própria, mas na primeira vez na cidade nós preferimos explorar a região com um guia local e recomendamos que você faça o mesmo, caso queira saber a história por trás de cada ponto turístico
Existem várias opções, mas recomendo reservar essas que estão disponíveis no Get Your Guide (além de poder ler a avaliação de viajantes que já fizeram o tour, dá para escolher o idioma que o guia vai falar no passeio):
- Cidade do México: passeio a pé pelo centro histórico – a partir de 20,96 € por pessoa.
- Cidade do México: City at Night Walking tour – a partir de 20,38 € por pessoa.
2. Conheça a Catedral Metropolitana da Cidade do México
A Catedral Metropolitana, que fica exatamente em frente ao Zócalo, é um dos mais importantes pontos turísticos da Cidade do México, por isso, merece uma descrição à parte!
Assim que chegar no Centro Histórico, tenho certeza que ela vai chamar a sua atenção: são 59 metros de altura e 110 metros de comprimento, de uma estrutura que levou mais de 200 anos para ser concluída e mistura vários estilos, como o barroco, gótico, neoclássico e renascentista.
São várias fachadas, entradas e, ao todo, 16 capelas, sendo 14 abertas para o público. Recomendo começar o passeio pelo Altar do Perdão, em frente a fachada central, um dos mais bonitos do local, formado por folhas de ouro. O Altar dos Reis, decorado com figuras de monarcas europeus, também é bem bonito.
- Endereço: P.za de la Constitución S/N, Centro Histórico de la Ciudad. de México, Centro, Cuauhtémoc, 06000
- Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 17h30.
- Preço: Gratuito.
3. Se surpreenda com a vista da Torre Latinoamericana
Primeiro arranha-céu do México, a Torre Latinoamericana, com cerca de 182 metros, esteve no top 1, por alguns anos, dos maiores prédios do México (e até da América Latina). Apesar de ter perdido esse título, segue sendo um dos principais pontos turísticos da Cidade do México.
No total, são 45 andares, com destaque para a plataforma de observação, no 44° andar, onde é possível conferir, em janelas panorâmicas, os 4 cantos da cidade.
Você pode visitá-la o dia inteiro, mas o horário mais disputado é ao entardecer – evite se você quiser fugir de tumulto. Também é recomendado durante a noite, quando as luzes tomam contam da Cidade do México. Independente do horário, não deixe de passar no Museo de la Ciudad y de la Torre, que conta a história deste edifício e do centro da cidade.
Apesar da vista ser realmente surpreendente, se você quiser economizar na viagem para Cidade do México, achamos que compensa mais ir ao restaurante no 41º, o Miralto, e gastar o dinheiro que iria para o ingresso com comidas e bebidas. A vista lá também é fantástica e eles servem, além da comida mexicana, diversas massas italianas.
- Endereço: Eje Central Lázaro Cárdenas 2, Centro Histórico de la Cdad. de México.
- Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 22h.
4. Reserve um tour guiado na Cidade do México
Em qualquer viagem, um tour guiado é sempre recomendado, mas na viagem para Cidade do México achamos que ele é basicamente obrigatório para quem quer mergulhar na história e cultura local. E como essa cidade foi fundada pelos astecas, palco da Revolução Mexicana e lar de Frida Kahlo, não faltam fatos interessantes para descobrir!
A maioria dos passeios na Cidade do México é realmente focada na parte histórica, como o ”Cidade do México: passeio a pé pelo centro histórico” que passa pelos principais marcos e ruínas da cidade, mas também há opções que focam na arte, como o ”Cidade do México: passeio de bicicleta pela arte de rua com lanche”, um tour agradável, realizado de bike, que passa por bairros coloridos, cheio de murais bem bacanas, e inclui várias comidinhas de rua deliciosas.
Mas, para nós, que somos foodies de carteirinha, o melhor mesmo foi o ”Cidade do México: Authentic Downtown Food Tour‘‘, um tour gastronômico, que passa por 8 lugares, incluindo o incrível mercado de San Juan, para você saborear o melhor da culinária mexicana!
5. Faça uma parada na Casa de los Azulejos
Antes de começar a explorar os principais pontos turísticos da Cidade do México localizados no centro histórico, recomendo que você passe na Casa de los Azulejos, um atrativo que mistura história, bela arquitetura e boa gastronomia em um só lugar.
Também chamada de Palácio de los Condes del Valle de Orizaba, por ter sido construída pelo Conde do Valle de Família Orizaba, a construção ficou conhecida como Casa de los Azulejos por um motivo claro: os vários azulejos coloniais, brancos e azuis, que formam a fachada. O interior também é bem bonito! A maioria das mesinhas fica em um pátio, onde estão algumas fontes e murais, além de uma coleção de porcelanas.
Aproveite a visita para tirar MUITAS FOTOS, inclusive, você pode entrar apenas para isso (é permitido), mas recomendo parar para tomar um café da manhã, sem pressa. Apesar de muitos turistas pararem lá para almoçar, não indico, pois, por quase sempre estar cheio, o atendimento costuma demorar um pouco.
- Endereço: Av Francisco I. Madero 4, Centro Histórico da Cidade do México.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7h até 1h.
6. Mergulhe na cultura mexicana
Explorar a Cidade do México é mergulhar em uma cultura vibrante que se manifesta na dança, música, gastronomia, artesanato e rituais. Aqui estão algumas dicas para vivenciar o melhor da cidade:
- Música e Dança: A Plaza Garibaldi, conhecida pelos seus Mariachis e bares, é melhor visitada de dia por questões de segurança e iluminação. Negocie preço e quantas músicas vão tocar antes de curtir. Para quem busca segurança, “Cidade do México: Garibaldi à Noite” apresenta um show folclórico mexicano num local fechado e com guia.
- Gastronomia: Não deixe de provar as famosas tequilas. Visite o Museo del Tequila y Mezcal para aprender sobre sua história e degustar diferentes tipos.
- Artesanato: O Mercado De Artesanias La Ciudadela é perfeito para quem quer levar um pouco da cultura mexicana para casa. Lá, você encontrará desde caveirinhas coloridas até bolsas estampadas.
- Culinária: Para os amantes da culinária, o “Cidade do México: Tour Segredos do Mercado e Aula Culinária” é imperdível. Você irá comprar ingredientes em um mercado local e preparar sua própria refeição em um restaurante típico.
7. Visite o Museu Frida Kahlo, um dos principais pontos turísticos da Cidade do México
Um dos principais pontos turísticos da Cidade do México é o Museu Frida Kahlo, também chamado de Casa Azul, por funcionar em uma charmosa construção azul.
Antes lar de Frida Kahlo e Diego Rivera (marido de Frida), o museu, localizado no bairro Coyoacán, na zona sul da cidade, conta a história da pintora, famosa por seus retratos e autorretratos.
É possível ver também onde a artista pintava, conhecer o seu quarto, a cozinha com cores vibrantes e apreciar os quadros inacabados, além de paredes com frases escritas pela própria Frida.
- Endereço: Londres 247, Del Carmen, Coyoacán, 04100, Cidade do México.
- Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h às 18h.
- Cidade do México: Museu Frida Kahlo com opção de acesso antecipado – a partir de 27,97 € por pessoa.
8. Relaxe no Bosque de Chapultepec
Um dos mais tradicionais passeios na Cidade do México é o Chapultepec, um parque ENORME (quase 700 hectares), com muitas áreas verdes, lago e vários museus, como o Museu Tamayo, o Museu de História Natural, o Museu de Arte Moderna e o Museu Nacional de Antropologia, que é o maior e mais interessante deles (mais detalhes abaixo).
Mas o principal atrativo do bosque, certamente, é o preservado Castelo de Chapultepec, antiga residência presidencial, situada no alto de um morro (a cerca de 2.325 metros acima do nível do mar), onde é possível descobrir detalhes da história dos governantes do México do século XX e tirar fotos incríveis!
Como o parque é realmente muito grande, já aviso que um dia não é suficiente para conhecer tudo, escolha alguns atrativos para visitar com calma ou divida o passeio em dois dias. Também é bom chegar nas primeiras horas do dia, pois depois tudo costuma ficar bem cheio.
De qualquer forma, tire um tempo para relaxar, não esqueça de levar comidas e bebidas para fazer um piquenique e observe os lindos esquilinhos que vivem por lá!
- Endereço: Miguel Hidalgo, Cidade do México, Distrito Federal.
- Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 05h às 18h.
- Preço: Gratuito (porém, o valor para conhecer o interior do castelo é de 50 pesos por pessoa).
9. Confira o Museu Nacional de Antropologia
Como falamos, o Museu Nacional de Antropologia fica dentro do Bosque de Chapultepec, é um dos pontos turísticos da Cidade do México mais visitados e também um dos museus mais renomados do mundo.
Muita gente descreve ele como o museu mais incrível do planeta e, realmente, para quem tem interesse em conhecer mais da história dos maias, astecas, entre outros povos originários do México, é o melhor lugar!
Desde a entrada, ele surpreende pela arquitetura, que lembra um guarda-chuva, formada por uma cascata artificial – não esqueça de tirar algumas fotos.
Mas a grande estrela mesmo é o acervo. Para você ter ideia, é aqui que está a famosa Pedra do Sol, conhecida como calendário asteca, além de várias outras estátuas e objetos relacionados à era pré-colombiana.
Vá com roupas e tênis confortáveis, pois se quiser conferir toda a coleção você vai andar bastante, não leve mochila (só é permitido entrar com bolsas pequenas), e reserve algum dinheiro para comer na lanchonete local, ou coma bem antes de visitar o museu, já que não é permitido levar alimentos.
No exterior do museu, é possível, ainda, explorar jardins muito bonitos e alguns templos pequenos.
- Endereço: Av. Paseo de la Reforma s/n, Polanco, Bosque de Chapultepec I Secc, Miguel Hidalgo, 11560.
- Horário de funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h.
- Cidade do México: ingresso sem fila para o Museu de Antropologia – a partir de 7,99 € por pessoa.
10. Comemore o Dia de los Muertos (Dia dos Mortos)
Assim como no Brasil, o dia 2 de novembro é feriado no México. Enquanto aqui a data, conhecida como Dia dos Finados, é triste, em terras mexicanas, ela é chamada de ”Día de los muertos”, e é uma verdadeira festa, com muitas cores, comidas, bebidas e música.
A grande diferença, é que os mexicanos seguem uma tradição, de origem indígena, que acredita que as almas dos mortos são autorizadas a visitar os entes queridos vivos neste dia.
Por esse motivo, as famílias mexicanas costumam se reunir e criar um altar com uma foto, objetos que pertenciam ao parente falecido e flores. Ao final do dia, todos deixam oferendas, como flores, comidas e bebidas, no túmulo desse parente.
Mesmo não conhecendo nenhum mexicano, caso sua viagem para a Cidade do México seja entre os dia 1 e 2 de novembro, você pode ver de perto e até fazer parte da festividade que é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade!
Basta ir para rua, e você vai esbarrar com vários desfiles de fantasias, principalmente no Zocalo, no Coyoacán e no Chapultepec.
11. Vá ao Museu Soumaya
Se você curte arquitetura e arte, vale incluir o Museu Soumaya ao planejar o que fazer na Cidade do México.
Criado pelo bilionário Carlos Slim Helú (uma das pessoas mais ricas do mundo), ele possui uma arquitetura bem diferente, cheia de curvas, formada por azulejos assimétricos que brilham com a luz do sol, que é considerada uma das mais modernas da capital.
Já no interior, está um acervo com cerca de 60 mil peças, incluindo objetos decorativos, retratos, quadros, documentos históricos, mobiliário, instrumentos musicais, peças de cerâmica, roupas, medalhas, entre muitos outros, principalmente da Europa, mas também das Américas, com destaque para o México.
Destacam-se obras de artistas do país, como Diego Rivera, mas também há obras de Dalí e Botticelli, mundialmente famosos.
- Endereço: Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra, Granada, Miguel Hidalgo, 11529 Ciudad de México.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h30 às 18h30.
- Preço: Gratuito.
12. Confira a Basílica de Guadalupe
Reza a lenda que, no século XVI, em um lugar chamado Tepeyac, a Virgem de Guadalupe apareceu para o índio Juan Diego e pediu para que ele se comunicasse com o bispo do México para mandar construir ali uma igreja.
O Bispo, por sua vez, pediu que o índio apresentasse provas dessa apreciação. O índio, então, seguindo ordens da Virgem, colheu flores, para levar para ela, e carregou em um manto que a santa pediu que ele levasse até o bispo. Ao encontrar o bispo, o manto desenrolou e nele estava pintada a imagem da Virgem de Guadalupe.
Assim, nasceu a Basílica de Guadalupe, uma das mais importantes igrejas da capital e um dos principais pontos turísticos da Cidade do México.
Achamos a energia do lugar super serena, e devotos (ou não) costumam se emocionar. Também dá para conferir o famoso manto, altares, lustres e uma arquitetura barroca muito bonita.
- Endereço: Fray Juan de Zumárraga No. 2, Villa Gustavo A. Madero, Gustavo A. Madero, 07050
- Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 18h30.
- Preço: Gratuito.
13. Se perca na “megabiblioteca”
Para os amantes de livros, como nós, a Biblioteca Vasconcelos, mais conhecida como “megabiblioteca”, é um lugar imperdível ao fazer turismo na Cidade do México.
A arquitetura é, provavelmente, diferente de qualquer biblioteca que você já visitou. São cerca de 6 andares, divididos em duas colunas (oeste e este), que parecem estar suspensos no ar, e vários jardins super bonitos!
Ao todo, são mais de 600.000 livros, que você pode pegar para ler em um dos vários lounges silêncios, cheios de mesas e cadeiras.
Frequentemente, também costumam rolar alguns eventos culturais e é possível fazer visitas guiadas, basta dar uma olhada na programação no site da Biblioteca Vasconcelos.
- Endereço: Eje 1 Nte. S/N, Buenavista, Cuauhtémoc, 06350 Ciudad de México.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h30 às 19h30.
- Preço: Gratuito.
14. Experimente os tacos recomendados por Anthony Bourdain
Como você já deve saber, é praticamente obrigatório experimentar os famosos tacos na viagem para a Cidade do México. Mas precisa ser na Los Cocuyos!
O motivo? Anthony Bourdain – que foi um famoso chef, apresentador e escritor que nós amamos -, ficou apaixonado por esses tacos e disse que esses eram os seus tacos favoritos na capital.
Claro que, depois dessa declaração, muitos turistas começaram a frequentar o lugar só por causa disso e é real: os tacos vendidos por aqui são deliciosos.
O lugar costuma funcionar até tarde, sempre com filas, então prepare-se para esperar um pouco. Há opções para todos os gostos, incluindo carnes especiais (cérebro, coração, bochecha, língua e olho de boi). Mas vá com calma, porque os temperos são fortes.
- Endereço: Calle de Bolívar 57, Centro Histórico de la Cdad. de México.
15. Divirta-se nos barcos coloridos de Xochimilco
Patrimônio Mundial da UNESCO, Xochimilco, que remonta ao tempo dos astecas, está localizada ao sul da capital mexicana, e é muito procurada por quem faz turismo na Cidade do México por causa dos seus vários canais, que lhe renderam o título de “Veneza Mexicana”.
O grande barato por aqui é fazer um passeio nos barquinhos coloridos de madeira, para observar os canais, cercados por árvores, que também passam por barraquinhas de comida e artesãos, e é animado pelos mariachis.
Os mais aventureiros, também podem conhecer a Ilha das Bonecas, uma ilha marcada por lendas assustadoras, que já foi apresentada na série Ghost Adventures e na série Lore, ambas sobre atividades paranormais, e é cheia de bonecas penduradas em árvores que, segundo relatos, costumam sussurrar e até mover a cabeça.
Particularmente, só pelas fotos achamos bizarra, mas se você curte histórias de terror, pode fazer como muitos outros turistas e pegar um barco em Xochimilco para ir até lá durante a sua viagem para Cidade do México.
- Sugestão de tour – Cidade do México: Xochimilco, Casa Azul, Coyoacán e UNAM Tour (inclui traslado, passeio de barco em Xochimilco, companhia de guia bilíngue e seguro viagem)
16. Visite o Templo Mayor
Mais um dos pontos turísticos da Cidade do México que deve ser visitado por quem gosta de história e antropologia é o Templo Mayor.
Inaugurado em 1325, ele foi um dos principais templos dos astecas e, hoje, conta através de salas dedicadas a diferentes deuses, mais de 7 mil artefatos e várias ruínas, detalhes da rica cultura desse povo.
Na nossa opinião, ele só perde para o Museu Nacional de Antropologia. Então, se você tiver que escolher só um, opte pelo Museu.
- Endereço: Seminario 8, Centro Histórico.
- Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 17h.
- Cidade do México: ingresso sem fila para o Templo Mayor – a partir de 7,99 € por pessoa.
17. Aproveite a culinária mexicana
Já falamos bastante da culinária mexicana nessa lista de o que fazer na Cidade do México, mas ela é realmente única e precisamos repetir: prove o máximo de pratos que você puder!
Os sabores e técnicas, herdadas dos astecas e influenciada por espanhóis, são tão únicos que a culinária do país foi a primeira do mundo a entrar na lista de Patrimônio Mundial.
Indicamos provar os clássicos: guacamole, taco, tortilla, burrito, nacho… e o que mais você encontrar no caminho, principalmente na Zona Rosa, Condessa e Roma (os preços são mais atrativos) e nos mercados locais, onde a comida é mais autêntica.
Falaremos, abaixo, sobre os restaurantes que mais gostamos. Mas já adianto alguns imperdíveis: Azul Condesa, Porfirio’s, El Cardenal e Pujol, esse último, inclusive, classificado pelo Wall Street Journal como o melhor restaurante da capital mexicana.
18. Explore o Mercado Roma
Falando em comida… um lugar que gostamos bastante e indicamos para um de seus dias de passeios na Cidade do México é o Mercado Roma, um super galpão, com restaurantes para todos os gostos, além de barracas de produtos orgânicos e lojas de decoração.
Diferente de outros mercados, populares e com pratos mais autênticos, ele é mais moderninho e gourmetizado, ideal para quem não quer se arriscar nas comidas de rua, mas experimentar os pratos típicos, ou para quem busca um lugar descolado para comer e beber bem.
Nossas dicas, para beber, são a Cervejaria Robles (várias cervejas artesanais, internacionais e nacionais) e, para comer, a Antojeria Querétaro (comida mexicana de qualidade por um bom preço).
- Endereço: C. Querétaro 225, Roma Nte., Cuauhtémoc, 06700.
- Horário de funcionamento: Segunda a quarta das 10h às 22h30 | quinta até 00h30 | sexta e sábado até 1h | Domingo até 19h30.
19. Faça um bate e volta até Teotihuacán
Há muito o que fazer na Cidade do México… Você já deve ter percebido, né? Mas há também uma infinidade de coisas incríveis para se fazer por perto, a começar por Teotihuacan.
Patrimônio Mundial da UNESCO, essa cidade pré-hispânica, guarda muitas pirâmides impressionantes, de povos desconhecidos que viveram antes dos astecas!
Apesar de várias delas impressionarem, a mais incrível (e a mais disputada) é a Pirâmide do Sol, considerada a maior de Teotihuacan, a segunda maior do México e terceira maior do mundo!
Aqui vão algumas recomendações: vá com roupas confortáveis, pois essa pirâmide tem mais de 200 degraus bastante irregulares. Faça algumas pausas para descansar e tente chegar cedo ou você vai encontrar o lugar lotado e vai ser difícil tirar uma boa foto.
Também é bom levar água e já aviso que pode ser bem cansativo para quem não está com um bom preparo físico, mas, se possível, faça um esforço: a vista para região é recompensadora. Porém, nos dias quentes, é melhor evitar – o calor pode ser insuportável!
Para chegar até Teotihuacán, você pode ir por conta própria, o que recomendamos para quem está com tempo e quer fazer o passeio no próprio ritmo. Quem está com o tempo mais curto, pode fazer alguma das excursões que saem da Cidade do México, como a “Cidade do México: Viagem de 1 Dia a Teotihuacán e Tlatelolco”, que inclui traslado, taxa de entrada nos sítios, companhia de guia bilíngue e degustação de licores.
O que fazer na Cidade do México com crianças
20. Divirta-se no Six Flags
Ao planejar o que fazer na Cidade do México com crianças (ou até mesmo sem ela) o Six Flags é obrigatório!
Localizado no extremo sul da capital mexicana, ele é o parque temático mais visitado da América Latina e um paraíso para toda a família.
Como o lugar é enorme, com várias montanhas-russas – uma delas considerada a mais rápida do mundo – muitos atrativos tranquilos para os pequenos, alguns aquáticos, e várias lanchonetes, recomendamos passar o dia todo por lá.
- Endereço: Carr. Picacho-Ajusco Km 1.5, Jardines del Ajusco, Tlalpan, 14200.
- Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h até 00h.
- Cidade do México: ingressos para o parque temático Six Flags – a partir de 41,39 € por pessoa (gratuito até 2 anos).
21. Aquário Inbursa
Centro de Conservação e Laboratório de Reprodução, que tem como objetivo preservar a vida marinha e inspirar os visitantes a viver de maneira amigável com o meio ambiente, o Aquário Inbursa também não pode faltar na sua lista de o que fazer na Cidade do México com crianças.
Considerado um dos maiores aquários da América Latina, ele é formado por 4 andares, onde vocês vão poder ver inúmeras espécies marinhas, como peixes, tartarugas, águas-vivas e raias.
- Endereço: Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra 386, Amp Granada, Miguel Hidalgo, 11500.
- Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 18h.
- Preço: 300 pesos.
- Ingressos no site oficial do Aquário Inbursa
22. Papalote Museo del Niño
Outro lugar bem legal para os pequenos aprenderem brincando é o Papalote Museo del Niño, um museu interativo onde as crianças vão poder conhecer mais sobre física, química e história de uma forma divertida, através de cinema 180 graus e 3D.
Os atrativos são vários, como uma árvore enorme, que as crianças podem passar por dentro para descobrir mais da história do México; um mercado inteligente; uma plataforma de lançamento, para eles se sentirem verdadeiros astronautas; um laboratório para se perder no mundo na imaginação, entre muitos outros.
- Endereço: Av Constituyentes 268, Bosque de Chapultepec II Secc, Miguel Hidalgo, 11840
- Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h às 18h.
- Preço: 99 pesos.
23. Zoológico de Chapultepec
Visitar o Zoológico de Chapultepec também pode ser uma boa pedida para as famílias que buscam o que fazer na Cidade do México com crianças.
Por lá, além de ver hienas, hipopótamos, girafas, bisontes, linces, gamos, diversas espécies de antílopes e de macacos e ursos, vocês vão poder curtir uma extensa área verde.
Como a estrutura é muito boa, com banheiros, estacionamento e várias barraquinhas que vendem brinquedos, comidas e bebidas, vale passar o dia todo por lá!
- Endereço: Calz. Chivatito s/n, Bosque de Chapultepec I Secc, Miguel Hidalgo, 11850
- Horário de funcionamento: Terça a domingo das 09h às 17h.
- Preço: Gratuito.
O que fazer na Cidade do México à noite
24. Bares da Zona Rosa
Lembrando um pouco o clima da Rua Augusta, em São Paulo, a Zona Rosa, parte da Colonia Juárez, é um bairro cheio de mansões do século XIX, entre o Paseo de La Reforma e a Avenida Chapultepec.
Conhecido como lar da comunidade LGBTQIA+ na Cidade do México, por sediar, anualmente, a parada anual do orgulho da Zona Rosa, ele abriga vários bares, karaokês e casas noturnas animados.
As principais alternativas estão na Rua Amberes, incluindo o Kinky Bar, um bar com karaokê, que serve ótimos drinks e costuma funcionar até as 4h da manhã.
25. Assistir a uma luta livre
Para completar a lista de passeios na Cidade do México clássicos, não deixe de conferir um espetáculo de luta livre.
Bastante comum no país, na capital, eles costumam acontecer na Arena Coliseo e na Arena México, ambas localizadas próximas ao centro, com uma boa estrutura, incluindo locais para sentar.
O grande barato é que essas lutas não são exatamente reais, e sim simulações, encenadas por pessoas com máscaras, que fazem certas palhaçadas e fingem ser super-heróis brigando. Faça como os mexicanos: escolha seu “personagem” preferido e grite com a galera a cada golpe que ele conseguir acertar!
- Endereço: Arena Coliseo: República de Perú 77, Centro Histórico de la Cdad. de México, Centro, Cuauhtémoc, 06010 | Arena México: Av. de las Granjas 800, Santa Barbara, Azcapotzalco, 02230
- Preço: a partir de 100 pesos.
- Confira a programação no site oficial da CMLL ou garanta o Cidade do México: Noite de Lucha Libre (a partir de 78,90 € por pessoa).
Onde comer na Cidade do México: dicas de restaurantes e outras gostosuras
- Azul Condesa: com uma decoração típica do país, esse é um dos restaurantes na Cidade do México mais charmosos, onde você vai poder provar tortilhas de milho saborosas e, claro, o famoso guacamole.
- Porfirio’s: formado por um ambiente elegante, onde sempre tem música tocando, esse é um dos mais badalados e deliciosos restaurantes na Cidade do México – experimente as tortillas fritas e os churros.
- El Cardenal: com duas unidades na cidade, o El Cardenal é bem tradicional e serve o melhor da culinária local. O grande destaque da casa são os pratos com guacamole.
- Tierra Garrat: essa cafeteria mexicana serve os melhores cafés e chocolates quentes da cidade! Nossa sugestão é pedir o chocolate com infusão de pimenta rosa, que é maravilhoso. A casa também serve sanduíches e salgados diversos.
- El Califa: funcionando no estilo fast food, esse é mais um dos restaurantes na Cidade do México onde você vai poder experimentar deliciosos tacos com os mais variados recheios, incluindo com kebab, guacamole e sour cream.
- Azul Histórico: sempre indicado para quem busca onde comer na Cidade do México, o Azul Histórico serve pratos clássicos deliciosos, mas o grande destaque mesmo é o ambiente, cheio de arvores, decoradas com velas – a sensação que tivemos era que estávamos jantando em uma floresta, mas uma floresta super chique e romântica!
- Máximo: sempre com produtos frescos do mar e do campo, este restaurante, localizado na animada Roma, com uma vibe rústica, ao mesmo tempo que sofisticada, oferece de churrasco até robalo grelhado, mas o melhor mesmo é o menu degustação (cerca de 3400 pesos) que inclui várias delícias, como caranguejo, polvo, ostra, caviar e sorvete de queijo de vaca vermelha!
- Churraria El Moro: sem experimentar os tradicionais churros, sua viagem para Cidade do México não estará completa! Passe na Churraria El Moro e peça um churros junto com um maravilhoso chocolate quente.
Roteiro Cidade do México: sugestão de 5 dias
O que fazer na Cidade do México – Dia 01
Comece o seu roteiro Cidade do México tomando um café na Casa de los Azulejos, antes de explorar o Zócalo – a praça principal da cidade.
Aproveite o dia inteiro explorando o restante dos atrativos do centro histórico, um dos pedacinhos mais incríveis da capital mexicana. Lembre-se que o Palácio Nacional e a Catedral Metropolitana são imperdíveis.
À noite, experimente os tacos recomendados por Anthony Bourdain na Los Cocuyos
O que fazer na Cidade do México – Dia 02
No segundo dia, conheça o Bosque Chapultepec, relaxe e curta a natureza ao redor. Visite também os pontos principais dentro do local, como o Castelo Chapultepec e o magnífico Museu de Antropologia.
Após um dia intenso de passeios na Cidade do México, escolha alguns dos vários bares da Zona Rosa para tomar uma cerveja ou drink.
O que fazer na Cidade do México – Dia 03
Para o terceiro dia, a dica é visitar um dos mais famosos pontos turísticos da Cidade do México: o Museu Frida Kahlo. Veja com calma os objetos pessoais da artista e, no período da tarde, conheça a belíssima Basílica de Guadalupe, uma das mais importantes igrejas da capital mexicana.
Para fechar esse dia de roteiro Cidade do México com chave de ouro, jante no charmoso restaurante Azul Condesa.
O que fazer na Cidade do México – Dia 04
Ao viajar para a Cidade do México, não deixe de mergulhar na cultura mexicana. Reserve esse dia para os tours guiados!
De manhã, a dica é o agradável “Cidade do México: passeio de bicicleta pela arte de rua com lanche”. Para tarde, saboreie o melhor da culinária local com o “Cidade do México: Authentic Downtown Food Tour” ou passe no Museo del Tequila y Mezcal para conhecer mais da história da tequila.
Para encerrar o dia, se divirta com a tradicional luta livre em algumas das arenas da cidade.
O que fazer na Cidade do México – Dia 05
No último dia de turismo na Cidade do México, visite bem cedinho o icônico Templo Mayor
Depois, faça o tradicional passeio de barco em Xochimilco e finalize a viagem para a Cidade do México com algumas comprinhas no Mercado De Artesanias La Ciudadela.
Quantos dias ficar na Cidade do México
Para conhecer os principais pontos turísticos da Cidade do México recomendamos ficar, ao menos, 5 dias na capital mexicana.
Quando ir para Cidade do México
De forma geral, os melhores meses para fazer uma viagem para Cidade do México vão de setembro a dezembro, quando as temperaturas estão mais firmes e quase não há ocorrência de chuva. É nesse período também que ocorrem as principais festividades da capital, perfeitas para quem quer mergulhar na cultura mexicana.
Em 16 de setembro, por exemplo, é comemorado o dia Dia da Independência, com belos fogos de artifício. Já em novembro, os desfiles e várias festas para comemorar o Día de los Muertos tomam conta. Mas é bom saber que nessa época os preços são mais salgados e a cidade fica lotada – caso queira viajar para Cidade do México nesse período, reserve o seu hotel com antecedência. O mesmo vale para abril e junho, tipicamente os meses mais quentes e movimentados, com temperaturas médias de 27°C
Como circular na Cidade do México
Fazer os passeios na Cidade do México vai ser uma tarefa bem simples, já que o transporte público é super eficiente, com cerca de 12 linhas de metrô, além de trens e ônibus que conectam boa parte dos bairros.
Para usar o metrô, basta comprar um cartão recarregável nas estações. Eles custam em média 16 MXN (já com um bilhete garantido), e cada viagem 5 MXN. O ônibus público, por sua vez, é 6 MXN, e os micro-ônibus, privados, cerca de 4 MXN.
Há ainda a alternativa de usar o hop-on hop-off, que passa por vários pontos turísticos da Cidade do México e custa MXN 160 (dias úteis) e MXN 180 (final de semana).
Qual dos pontos turísticos da Cidade do México você mais gostou?
E aí, esse post te ajudou?
Antes de sair se liga nessa dica importante: em nossa viagem para Cidade do México, reservamos todos os nossos hotéis com o booking.com e recomendamos que você faça o mesmo, já que, por meio desta plataforma, é possível ler as avaliações dos hóspedes anteriores e até cancelar a reserva gratuitamente (na maioria dos hotéis), caso os planos mudem.
Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de enviá-la pelos comentários, nós ficaremos felizes em poder ajudar!
Você também pode gostar de ler:
- Onde ficar em Playa del Carmen: TOP 20 hotéis e resorts
- Onde ficar na Cidade do México: melhores áreas e hotéis
- Pontos Turísticos do México: 12 lugares imperdíveis para visitar em 2023
- 25 Curiosidades sobre o México para conhecer antes de embarcar!
- O que fazer em Cancún, México: 15 melhores atrações
- Onde ficar em Cancún, México: melhores áreas e hotéis
- Melhores Hotéis em Cancun: 20 opções escolhidas a dedo
- Onde ficar em Tulum, México: melhores áreas e hotéis
- Onde ficar em Cozumel, México: melhores áreas e hotéis
PLANEJE SUA TRIP
Tenha quem te socorrer nos perrengues. O voo atrasou, sua mala foi danificada ou sofreu algum acidente? O Seguros Promo garante sua indenização. Feche agora e com desconto o seguro ideal para sua viagem.
Economize na passagem. Quer viajar mais? Com o Passagens Promo você encontra descontos imbatíveis em passagens áreas.
Durma no conforto, mesmo fora de casa. Seja sua procura um hotel, apartamento, resort ou chalé, no Booking.com você encontra as acomodações mais baratas e mais confortáveis.
Desbrave o destino escolhido. Se você quer quebrar barreiras, e aproveitar ao máximo o seu destino, alugue um carro com o melhor preço e com possibilidade de parcelamento em até 12x através do RentCars.
101 DICAS INCRÍVEIS E TRUQUES PARA VIAGEM
Quer embarcar nas nossas dicas? Então faz o check-in: