Nômade digital: O que é preciso pra se tornar um?
Share

Nômade digital: O que é preciso pra se tornar um?




Nômade digital: O que é preciso pra se tornar um?

Nômade digital: Pensando em largar tudo e sair pelo mundo? Vive sonhando com um trabalho que não depende de um local fixo?

O conceito de “nômade digital” é relativamente novo, mas não é de hoje que algumas pessoas, insatisfeitas com suas vidas de escritório de 9 às 6, optam por largar tudo e sair pelo mundo em busca de uma vida mais excitante, com maior qualidade de vida e flexibilidade.

Elas se deram conta de que o tempo é um artigo de luxo e que não faz sentido ficar preso num escritório durante os melhores anos da sua vida – quando você está saudável e cheio de vida – para juntar dinheiro, se aposentar com mais de 60 anos e aí sim poder viajar. Querem viver isso agora!

Nômades Digitais – Bushy parkNo final de 2012, saímos do Brasil apenas com o suficiente para comprarmos nossa campervan e nos mantermos por cerca de 2 meses.

Não sabíamos muito o que iria nos aguardar, arriscamos, e hoje podemos dizer que temos liberdade para ganhar dinheiro de qualquer lugar do mundo. Desde então, passamos 1 ano e 4 meses na Nova Zelândia e, em maio, partiremos para uma aventura sem data de fim no Sudeste da Asia.

Coragem? Desprendimento? Sair da zona de conforto? Chamamos apenas de dar o primeiro passo! Como?

Nômade digital: Escolha uma profissão que possa ser exercida de qualquer lugar.

A internet mudou tudo. Não apenas a forma como trabalhamos, mas de onde.

Se, no início dos anos 90, a concepção de ambiente de trabalho começou a mudar e o Home Office ganhou destaque no mercado, hoje há um movimento de pessoas que não estão apenas trabalhando de casa, mas tomando uma nova liberdade – a oportunidade de escolher viver em qualquer lugar, sem ter que considerar o local de trabalho – e o que acontece em seguida.

São pessoas que, assim como nós, estão vivendo no exterior, viajando, experimentando coisas que nunca viriam a experimentar se trabalhassem em um escritório tradicional. Esta é a primeira geração que realisticamente consegue manter um trabalho 9-6 e viajar ao redor do mundo ao mesmo tempo!

Só é preciso uma boa conexão wi-fi, um pouco de criatividade e vontade de fazer algo diferente.

Entre as profissões que permitem que você trabalhe como freelancer ou monte seu próprio negócio online, entre outras soluções criativas, estão:

– Produtor de conteúdo: Escrever textos, produzir vídeos, gerenciar mídias sociais, fazer (e vender) fotos… tudo isso pode ser feito online.

– Criar e gerenciar sites: Web designers, programadores, analistas de SEO, enfim, quem domina computadores pode facilmente cair na vida nômade.

– Video maker: Quem tem habilidade para produzir videos profissionais pode conseguir uma boa grana vendendo vídeos para empresas ao longo do caminho. Também é possível trocar vídeos por algumas semanas de acomodação e alimentação, etc.

– Venda de produtos: Vários nômades digitais passam a vender alguma coisa para se manterem na estrada, aderindo ao Drop Shipping, uma técnica de vendas em que o comerciante (ou seja, você) não fica com aquele montão de produtos estocados. 

snoop-camera-messenger

Outras formas de ganhar dinheiro como nômade digital:

Marketing de Afiliados: os blogueiros e editores de conteúdos ganham dinheiro ao divulgar serviços / produtos de anunciantes através de banners e links em troca de comissões.

– Estoque de Fotografia: Se você se empenhar em construir um portfólio com fortes imagens comerciais, poderá ser capaz de ganhar alguns dólares diariamente.

– Ebooks: Se você tem conhecimento especializado, considere escrever um Ebook! É tão fácil se auto publicar hoje em dia que se houver um mercado para o seu assunto, você poderá se dar bem. Certifique-se de pesquisar bem seus potenciais leitores e divulgar para eles – afinal, você não quer ser deixado na prateleira digital!

– Sites de nicho: Você consegue enxergar uma lacuna no mercado? Se você é capaz de escrever conteúdo de qualidade, considere a opção de construir alguns sites de nicho. O conteúdo é realmente importante aqui – verifique se o site preenche uma necessidade real e é útil e bem escrito. Depois de conseguir algum tráfego, o próximo passo é se inscrever para adsense, afiliados amazon, ou outros sistemas semelhantes para começar a fazer algum dinheiro de seus esforços.

– Blogs: Um dos favoritos dos nômades digitais. Se você gosta de escrever sobre suas viagens, um blog pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro. É similar aos sites de nicho e você pode “rentabilizar” através de adsense ou pagamento por clique em programas semelhantes, mas não se limitando a isso!Você terá que manter seu blog atualizado com bastante regularidade. 

Alguns nômades digitais que vale a pena acompanhar:

Mundando 
Libertação Digital
Caio pelo mundo
Casal Partiu
Academia de nômades digitais
Wandering Earl
Making it Anywhere
Never Ending Voyage
Almost Fearless
Nomadic Matt
Legalnomads.com
Travel Fish
Fluent in three months

E você, o que você acha? Poderia se tornar um nômade digital? Ou já é um? Deixe aqui seus comentários e conselhos.

Bárbara Rocha

Bárbara Rocha

Melhores Momentos da vida - Nômades Digitais at Alcantelado & Rocha
Jornalista e produtora cultural, desistiu de esperar ser rica um dia para ir atrás do sonho de conhecer todos os países do mundo. Fanática por livros, gastronomia, música e filmes. É sócia da agência Alcantelado & Rocha e nômade digital.
Bárbara Rocha

Latest posts by Bárbara Rocha (see all)

Comentários

comments