Guimbal Zhiyun Crane

Guimbal Zhiyun Crane

Guimbal Zhiyun Crane –  Ótima Ferramenta de trabalho !

Quem nos acompanha, sabe que prezamos pelo minimalismo, e que esta é uma condição fundamental pra todos aqueles que pretendem viver na estrada. Facilita seus deslocamentos, o fazer e desfazer das malas ao trocar de base e as colunas agradecem!

Praqueles que, como nós, trabalham com produção de vídeos em suas viagens, então, nem se fala…

Passa a ser uma “arte” escolher bem seus equipamentos, uma vez que precisamos manter a qualidade dos trabalhos, porém além dos equipamentos, temos também as bagagens com nossas coisas pessoais.

Nós, que trabalhamos filmando uma série de TV e produzindo vídeos promocionais para hoteis e empresas ligadas ao turismo, carregamos sempre conosco os seguintes:

 

– Câmera Sony A6300

– Câmera Canon 70D

–  lente 50mm

–  lente 18 x 200mm 3,5

–  lente 10 x 18mm

– Drone DJI Phantom  + 3 baterias

– 2 Gro Pro 4 + baterias

– Tripé

– Guimbal Zhyiun Crane ( Câmera Sony A6300 )

– Guimbal Rider M ( Go pro 4 e 5 )

– Acessórios (baterias, carregadores, adaptadores, cartões de memórias, HDs)

– Refletor

– Microfone de lapela e Microfone Rode

– 2 laptops

– 2 Iphones

 

Antes tínhamos mais equipamentos, como um slider e uma grua, mas com nossa mais nova aquisição, pudemos nos livrar desses dois pesos.

Nossa nova aquisição: O estabilizador 3-axis gimbal: Zhiyun Crane

Gravar um vídeo com qualidade quando se está segurando a câmera pela mão pode ser uma tarefa complicada e muitas vezes o resultado sai tremido, desfocado e difícil de assistir. Por isso, a necessidade de um Guimbal para vídeos profissionais.

Chegou pra gente, recentemente, o Guimbal Zhyiun Crane e tivemos a chance de trabalhar com ele em nossa última viagem ao Vietnã.

É um estabilizador manual de 3 eixos projetado para DSLRs e câmeras mirrorless com um peso até 1.2kg. O estabilizador de câmera custa em torno de US$ 650, que é um bom preço em comparação aos produtos similares no mercado atualmente (dezembro de 2016).

2

Primeira Impressão

O guimbal vem numa caixa normal, com todas as especificações e afins em inglês. O manual também. O que surpreende é a caixa bonita e robusta em que todos os materiais são colocados de forma segura, estando protegidos com esponja.

 

A Instalação e Configuração

O equilíbrio é atingido de forma bastante rápida e fácil, ao contrário de outros estabilizadores que já utilizamos. Não tem ferramentas, então os pequenos ajustes ao equilíbrio da câmera podem ser feitos sem precisar recorrer a uma chave de fendas ou algo semelhante. Após alguns minutos, a câmera se fixa de forma relativamente horizontal sem inclinação e está pronta para ser usada. Um detalhe que notei enquanto equilibrava a câmera, foi que os motores não bloqueiam, então a placa onde a câmera é colocada está sempre se movendo.

 

Reúne várias funções num único equipamento!

Como falamos acima, o Guimbal Zhyiun Crane eliminou a necessidade do slider e da grua, tornando nosso equipamento mais enxuto. Hoje, com excessão do tripé, que vai junto na mala que despachamos com nossas roupas, nosso equipamento se resume a uma mala de mão e a uma mochila pequena. Ambos vão com a gente no avião. E isso porque ainda não chegou nosso DJI Mavic , pois a meta é conseguirmos concentrar tudo num único volume.

 

A suspensão do Guimbal Zhyiun Crane contém motores sem escovas codificados que podem rodar a 360 graus, e podem ser controlados através de um botão alternador – útil para alguns aplicativos. Tem 3 modos de operação que incluem:

  • Rotação – O movimento que a câmera executa para a esquerda e direita enquanto está na plataforma da suspensão cardan, ou a rotação no eixo frente-trás.
  • Inclinação – O movimento que a câmera faz para a frente e para trás enquanto está na plataforma da suspensão cardan, ou a rotação no eixo esquerda-direita.
  • Guinada – O movimento que a câmera faz de um lado para o outro enquanto está na plataforma da suspensão cardan, ou a rotação no eixo vertical.

Em resumo: é possível utilizar o guimbal para fazer os movimentos semelhantes ao slider, steadicam e a grua!

Se você nunca utilizou um guimbal estabilizador, talvez precise passar por uma pequena fase de adaptação até se familiarizar com os três termos dos eixos: rotação, inclinação e guinada. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças.

O Guimbal Zhyiun Crane pode ser utilizado tanto no modo padrão (vertical) como no modo invertido (com a câmera em baixo).

 

O que está na caixa!

  • Guimbal Zhyiun Crane

  • Suporte para lente de câmera

  • Parafuso de suporte para a lente de câmera

  • Parafuso de montagem de câmera

  • Micro cabo USB

  • Baterias 2,000mAh x4

  • Carregador de bateria

  • Caixa de bateria x2

  • Estojo de transporte de revestimento duro

  • Manual de usuário

 

E a fluidez do filme?

O Guimbal Zhyiun Crane fez excelentes imagens, e o movimento adicionou uma dinâmica excelente ao vídeos, com certeza, aumentando o valor da sua produção.

Este vídeo, abaixo, foi todo filmado com Zhiyun-tech – Crane 3-Axis, Zhiyun-tech Rider M, DJI Phantom 2, Go Pro e Câmera Sony A6300.

 

Considerações Finais

O Guimbal Zhyiun Crane é uma excelente opção se você pretende filmar com uma câmera miroless e caso tenha lentes nativas para ela. A configuração é rápida e tem uma boa performance que consegue filmagens de qualidade em movimento que oferecem muito mais vida aos vídeos e filmes, sem precisar gastar muito.

 

Existem algumas limitações, mas e então?

Como em qualquer modelo, a prática é o elemento chave para alcançar a perfeição. Uma lente mais leve ajudaria com as perturbações, e para as filmagens nas quais não se consegue ver a tela, um monitor seria a solução. Considerando o valor, o Guimbal Zhyiun Crane é uma excelente escolha.

No geral, é fácil se habituar a utilizar o Zhyiun Crane Guimbal mas esse produto foi realmente desenhado para aqueles que querem filmagens com fluidez sem ter de gastar uma fortuna em uma steadicam.

 

Já experimentou o Guimbal Zhyiun Crane? Você o recomendaria? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Bárbara Rocha

Bárbara Rocha

Melhores Momentos da vida - Nômades Digitais at Alcantelado & Rocha
Jornalista e produtora cultural, desistiu de esperar ser rica um dia para ir atrás do sonho de conhecer todos os países do mundo. Fanática por livros, gastronomia, música e filmes. É sócia da agência Alcantelado & Rocha e nômade digital.
Bárbara Rocha

Latest posts by Bárbara Rocha (see all)

Comentários

comments