Como Viajar de forma barata pela Nova Zelândia
Share

Como Viajar de forma barata pela Nova Zelândia

 

foto

A Nova Zelândia é um dos destinos turísticos preferidos de mochileiros do mundo todo, mas comparada à lugares como Sudeste da Ásia e América do Sul, é um país super caro de se viajar neste estilo. Depois do rombo inicial no orçamento com a passagem aérea, ao chegar você vai encontrar preços elevados para a gasolina, comida e excursões. É de chorar e pedir pra sair!

A boa notícia é que, apesar de nada na NZ ser baratinho, com criatividade e disposição, dá pra explorar as duas ilhas com um orçamento mais restrito. Nós dois somos exemplos disso! Chegamos aqui com pouca grana, arrumamos uma forma de manter a grana entrando todo mês e há um ano e quatro meses estamos rodando o país. O mais incrível: gastamos por mês menos do que gastávamos no Brasil!

Nosso gasto mensal para duas pessoas hoje não passa de NZ$ 1.200 (mil e duzentos dólares), excluíndo a gasolina e gastos extras, mas foi necessária uma sucessão de erros e acertos para que isso fosse possível.Este post trata das nossas experiências e o que deu certo pra gente! Aprenda aqui como viajar de forma barata pela Nova Zelândia.

Este é o 25º artigo, veja as dicas de viagem na Nova Zelândia dos artigos anteriores:

Dividimos as despesas em quatro categorias principais: Transporte, Acomodação, Alimentação e Atividades.

Transporte

Explicamos em detalhes no artigo Dicas de transporte na Nova Zelândia o quanto é fácil viajar pelo país e quais as melhores opções de transporte de acordo com o tempo que você tem disponível pra viagem e seu orçamento.

Em resumo, você pode:

Comprar um carro usado (em nossa opinião, a melhor opção!)

– Alugar um carro, van ou motor-home

Ônibus entre cidades

– Ônibus hop-on hop-off

– Pegar carona

– Vôos domésticos

10152999_555892631193280_1818572338192001031_n

Esta é a Elenora compramos por 3.300 doláres

Nós resolvemos o problema de transporte e acomodação de uma única vez, comprando uma campervan que, pra quem não sabe, é um carro adaptado com cama de casal na parte de trás.  A nossa campervan, ano 1994, foi comprada no site www.trademe.co.nz por NZD 3.300 e nunca nos deixou na mão. Guerreirona!

Milhares de mochileiros e visitantes compram suas vans e as vendem ao final da viagem, o que cria um fornecimento constante de vans baratas. O bônus adicional é que muitas vezes você vai herdar a maioria, se não todo, o equipamento que você vai precisar para camping.

Pra compra de utensílios, fomos à Warehouse‎, onde adquirimos os seguintes itens: fogão a gás (NZD 39,00), bujão (NZD 12,00), chuveiro solar (NZD 12,00), cadeiras e mesas dobráveis (NZD 50,00), cobertas, travesseiros, lençóis (cerca de 80,00 tudo), utensílios de cozinha, como panelas, talheres, etc (50,00), vara de pescar (NZD 60,00). Com NZD 300,00 compramos tudo o que precisamos!

Para carregar nossos equipamentos eletrônicos no carro, compramos um “invertido” (aqui eles chamam de “inverter”) em uma loja de eletrônicos, que custa cerca de NZD 70,00.

A Nova Zelândia lhe dá perfeitas condições para este tipo de viagem! Dormimos muitas e muitas noites em nossa campervan, sem pagar 1 centavo por isso. Apenas procurávamos por um canto onde não houvesse uma placa proibindo e estacionávamos. Uma sensação de liberdade indescritível!

Em toda cidade, você encontra pelo menos um parque com banheiro público bem limpo para os nossos padrões, com água potável, churrasqueira e mesas.

Outras campevans e trailers estarão estacionados por lá também, aumentando sua sensação de segurança, que já não é algo preocupante por aqui!

Para tomar banho, é só utilizar o chuveiro de algumas piscinas púbicas espalhadas pelo país (fecham às 5 da tarde). Em toda cidade maiorzinha você encontra uma, é só se informar no i-site de lugar. O custo fica em torno de NZ$3.50 por pessoa / dia. Para as regiões mais remotas, é só usar o chuveiro solar, ou pular um dia de banho. Não faz tão mal assim… hehe

Há, ainda, inúmeros campings gratuitos  do departamento de conservação espalhados pelo país, que oferecem área de piquenique e banheiro.

Conheça as melhores opções de transportes neste artigo.

Acomodação

Existem muitas opções, desde gratuitas à caras e luxuosas, e mais uma vez tudo depende de quanto você pretende gastar e o que esta procurando.

No artigo Onde ficar na Nova Zelândia mostramos em detalhes as melhores formas de economizar com acomodação na Nova Zelândia. Em resumo, as opções são:

– Comprar ou alugar uma campervan e usá-la como casa

– Acampar

– Ficar em Albergues

– Bed & Breakfast, hoteis, etc

– Trabalhar em Albergues em troca de acomodação

– Woffing

– Housesitting

– Couchsurfing

Nós já fizemos de tudo um pouco: dormimos muitas noites na nossa van, acampamos,  ficamos em albergues, trabalhamos em troca de acomodação, fizemos housesitting e couchsurfing.

574940_318080808307798_1545051009_n

Amigo Glen, que ficamos hospedados um bom tempo.

Conhecemos o Glen pela internet e eles nos hospedou por 7 dias em Auckland. Foi demais, pois tivemos o suporte que precisávamos para o início da viagem e ainda fizemos um ótimo amigo!

No site couchsurfing é possível encontrar muitas pessoas da Nova Zelândia (e do mundo inteiro) que se dispõem a hospedar completos estranhos num cantinho de suas casas sem cobrar nada por isso. Fazem isso com o único objetivo de se beneficiarem da troca cultural proporcionada pela convivência com pessoas de outras partes do mundo.

Em Tauranga, trabalhamos na colheita de hortências e acabamos fazendo amizade com os donos da chácara, que todos os anos viajam pra Europa por 3 meses e precisam que alguém tome conta da casa e da cachorrinha deles. Normalmente eles anunciam no jornal, mas como estávamos por lá e queríamos sossegar por um tempo, eles nos fizeram o convite.

O bacana foi que descobrimos que a prática de housesitting é muito comum na Nova Zelândia e que há, inclusive, vários sites onde você pode se inscrever pra fazer housesitting e buscar casas por região. Alguns sites: TrustedHousesitters , Kiwi House Sitters , New Zealand – Luxury House Sitting, entre outros.

996667_484437101672167_1731742272_n1

Moramos nessa casinha por 3 meses

Outra prática extremamente comum na Nova Zelândia é trabalhar em troca de acomodação.

Muitos albergues procuram pessoas dispostas a ajudarem na arrumação ou a trabalharem algumas horas na recepção em troca de acomodação. A rotatividade é grande, e tem jovens que ficam apenas 1 ou 2 dias como jovens que ficam meses.

Em nosso caso, queríamos sossegar de novo por um tempo, e encontramos como alternativa  trabalhar por 3 meses como gerentes da noite em um albergue em Christchurch. Trabalhávamos 4 horas por dia, eu na recepção e o Vagner dando uma geral no albergue. Em troca, tínhamos nosso próprio quarto com cama de casal e frigobar. Foi uma experiência válida, pois aprendemos bastante e fizemos vários amigos.

Quem estiver interessado em trabalhar em troca de acomodação, basta ir até os albergues e perguntar na recepção se estão precisando de alguém. Ou então enviar um email com antecedência perguntando. Pode começar por esta lista de albergues aqui.

Tendo disposição, é possível gastar muito pouco com acomodação na NZ.

Atividades

A indústria do turismo da Nova Zelândia trabalha a todo vapor e onde quer que você vá, irá sentir a pressão para reservar coisas e gastar dinheiro.

Um salto de bungy fica entre NZ$ 120-260, um skydive  custa de NZ$ 300-500,  um black water rafting nas cavernas de Waitomo custa NZ$ 100-200, Fox Glacier trekking não sai por menos de NZ$ 100. E essas são apenas algumas das muitas atividades que você pode fazer.

A dica é sair do Brasil já com uma reserva para essas atividades ao invés de tirá-la do seu orçamento diário e equilibrar as atividades caras com atividades gratuitas.

A Nova Zelândia tem milhares de quilômetros de trilhas e atividades ao ar livre que não custam um só centavo, e isso é sem dúvida o que o país tem de melhor, então não tem porque não tirar proveito.

Faça muitas trilhas, pare a cada placa do DOC que encontrar no caminho e pergunte sempre no I-site (local Information Center) de cada cidade quais as opções de atividades gratuitas. Você vai se surpreender como é possível aproveitar o país sem gastar tanto com atividades.

Internet

A Internet na Nova Zelândia é muito lenta e muito cara! A ponto de irritar!

Apesar de alguns albergues oferecerem internet gratuita, a grande maioria cobra por fora, então se a ideia é ficar mais de 1 mês no país, não desperdice seu dinheiro comprando internet em hotéis e ou indo à lan houses: compre logo um modem!

É sem dúvida, a opção mais barata! Compramos o nosso da operadora 2Degrees, mas existem outras opções, como Vodafone , Telecom, entre outras…

Por 39,00 dólares é possível comprar um modem de 3GB e, para quem vai ficar muitos meses, há o plano de 12GB por NZD 99,00 da 2Degrees.  É só fazer os cálculos e verá que vale a pena!!!

E saiba que McDonalds e livrarias oferecem wi-fi grátis.

Gasolina

A gasolina na Nova Zelândia é uma das mais caras do mundo. no entanto, existem alguns truques para minimizar o gasto com combustível.

– Fique atento aos descontos em combustível que todas as grandes cadeias de supermercados oferecem, que variam de 4 a 35 centavos por litro de gasolina nas compras acima de NZ$40.

– Registe-se para um cartão de recompensas AA nos postos de gasolina. Isto lhe dará 6 centavos por litro de desconto toda vez que abastecer com um valor acima de NZ$40.

– Abasteça nos principais centros, já que eles são mais baratos do que as pequenas cidades.

novo

Comida

Comer fora na Nova Zelândia é absurdamente caro e a melhor forma de poupar grana é cozinhando a própria comida.

Nós raramente comemos fora. Compramos os ingredientes no mercado e cozinhamos, seja na nossa campervan ou nos albergues onde nos hospedamos.

Há 3 grandes redes de supermercados na Nova Zelândia: Pak’ n Save, Countdown e New World, sendo que o primeiro é o mais barato!

Nós gostamos de comer e  de comer bem, portanto este é um setor onde nos damos ao luxo de não economizar tanto, uma vez que já economizamos com tantas outras coisas. Nosso gasto semanal com mercado fica em torno de NZ$ 170,00 com o carrinho cheio, mas conhecemos pessoas que gastam muito menos do que isso. Neste valor semanal também está incluso um vinho ou uma caixa de cerveja.

Mas, como nem sempre dá tempo de preparar a própria comida na correria, você vai acabar comendo na rua muitas vezes. Neste caso, opte por restaurantes asiáticos e turcos, que muitas vezes fornecem refeições baratas, para comer ou “levar”. Devido às normas de higiene rigorosas na Nova Zelândia, o padrão geralmente é muito bom. O supermercado Pak’ n Save geralmente tem saunduíches ótimos, baratos e saudáveis também.

Custo na Nova Zelândia

Aqui está uma lista que irá ajudá-lo a planejar seu orçamento para a viagem para Nova Zelândia.  Os preços são aproximados e, claro, variam muito.

Restaurantes

Refeição em restaurante barato NZ$ 13,00 – 20,00
Refeição em restaurante médio (entrada, prato principal e sobremesa) NZ $ 60,00 – 100,00
Combo no McDonalds ou Similar NZ$ 8,50 – 10,50
Cerveja nacional NZ$ 5,50 – 8,00
Cerveja importada (0,33 litro ) NZ$ 7,00 – 8,50
Cappuccino (regular) NZ$ 4,00 – 5,50
Coca-Cola / Pepsi (0,33 litro ) NZ$ 2,00 – 3,50
Água ( 0,33 litro ) NZ$ 2,00 – 3,50

Mercados

Leite (1 litro) NZ$ 2,00 – 3,00
Pão branco fresco (500 g) NZ$ 1,40 – 3,00
Arroz (branco), (1 kg ) NZ$ 2,00 – 3,00
Ovos (12) NZ $ 3,50 – 5,90
Queijo Local (1kg) NZ$ 9,00 -12,00
Peitos de frango ( sem ossos,sem pele) , (1 kg) NZ$ 12,00 – 21.00
Maçãs (1 kg) NZ$ 2,99 – 4,00
Laranjas (1 kg) NZ$ 2,99 – 4,00
Tomate (1 kg ) 5,36 NZ$ 4,00 7,00
Batata (1 kg ) 2,37 NZ $ 1,68 3,00
Alface NZ$ 1,99 – 2,99
Água (1,5 litro ) NZ$ 1,50 – 3,50
Garrafa de Vinho (Mediano) NZ$ 9,00 – 16,00
Cerveja nacional (0,5 litro) NZ$ 2,50 – 5,99
Cerveja importada (0,33 litro ) NZ$ 2,20 – 5,00
Maço de cigarros Marlboro ( 18,00 ) NZ$ 16,00 – 20,00

Transporte
Bilhete de ida (Transporte Local) NZ$ 2,42 – 4,50
Passe mensal (Preço Normal) NZ$ 90,00 – 150,00
Taxi (inicial) (tarifa normal) NZ$ 2,80 – 4,00
Taxi 1km (tarifa normal) NZ $ 2,30 – 3,10
Taxi uma hora de espera NZ $ 30,00 – 63,00
Gasolina (1 litro ) NZ $ 2,10 – 2,25

Gastos básicos

1 min. de celular pré-pago tarifa local (sem descontos ou planos ) NZ$ 0,44 – 0,95 Internet NZ$ 75,00 – 100,00

Esporte e lazer
Academia de ginástica, taxa mensal para 1 Adulto NZ $ 50,00 – 100,00
Ténis Aluguel ( 1 Hora no fim de semana ) NZ$ 10,00 – 20,00
Cinema , Internacional Release, um assento NZ$15,00 -17,50

Roupas e sapatos
1 par de jeans ( Levis 501 ou similar) NZ$ 80,00 – 120.00
1 Vestido de Verão de uma cadeia de lojas ( Zara, H & M, … )NZ $ 50,00 – 100,00
1 par de tênis Nike NZ $ 120,00 – 200,00
1 par de sapatos de couro masculino NZ $ 100,00 – 199,00

Bárbara Rocha

Bárbara Rocha

Melhores Momentos da vida - Nômades Digitais at Alcantelado & Rocha
Jornalista e produtora cultural, desistiu de esperar ser rica um dia para ir atrás do sonho de conhecer todos os países do mundo. Fanática por livros, gastronomia, música e filmes. É sócia da agência Alcantelado & Rocha e nômade digital.
Bárbara Rocha

Latest posts by Bárbara Rocha (see all)

Comentários

comments