Como ir de trem de Bangkok para Chiang Mai




Como ir de trem de Bangkok para Chiang Mai

Decidimos fazer nosso trajeto de Bangkok à Chiang Mai de trem e foi uma ótima ideia!

A Tailândia tem um dos melhores sistemas ferroviários do mundo e, ao contrário de vôo, a viagem de trem é uma verdadeira experiência tailandesa, além de ser confortável, segura e barata.

estacao

Pegamos o trem na estação Hualamphong, no centro de Bangkok, de onde todos os trens partem.

Atualmente, sete trens fazem diariamente o transporte de Bangkok a Chiang Mai, com a primeira partida às 08:30 e chegada no mesmo dia às 20:30, e a última partida às 22:00 e chegada no dia seguinte às 12:45. A viagem durante a noite leva cerca de 12-15 horas. As passagens custam de 270-620 baht, enquanto viagens noturnas variam de 880 a 1.460 baht.

cama1

Sleeper train – 1ª classe

A 1ª classe não oferece nenhum luxo, mas garante o sono tranquilo, pois sua bagagem fica toda com você na cabine que pode ser trancada por dentro. Como temos muito equipamento conosco, escolhemos esta opção.

As duas passagens de 1ª classe saíram por 2703 Bhat (beliche de baixo = 1453 Bhat / beliche de cima = 1253 Bhat). Quem viaja sozinho divide a cabine e uma beliche com outro passageiro, ou pode “bloquear” a cabine só para ele pagando um adicional de 500 Bhat.

2trem

A cabine é minúscula, porém limpa, e com camas e travesseiros confortáveis, além de uma pequena pia.

Assim que deixamos Bangkok, uma funcionária veio até a cabine e nos mostrou o menu, e pegou nosso pedido para o jantar e café-da-manhã do dia seguinte.

Escolhemos um rango de frutos do mar para duas pessoas, bem gostoso, que custou 400 Bhat (U$ 12).

É bom ficar atento aos suquinhos e frutas que os funcionários “deixam” na sua cabine, pois a 1ª vista parece um “mimo” da 1ª classe, mas no final vem a conta (superfaturada).

fotosvideos2014-09-09-11h50m14s24

Sleeper train – 2ª classe

Em termos de conforto, não há tanta diferença entre 1ª e 2ª classe. O que muda é que o espaço é compartilhado entre vários passageiros, com várias beliches alinhadas ao longo do vagão. Cada “vaga” tem sua própria cortina para privacidade

individual e, ao final do vagão há duas pias, e banheiros nos estilos tailandês e ocidental.

Quem viaja sozinho e não está levando consigo praticamente tudo o que possui, como nós, esta é provavelmente a opção mais divertida, e uma verdadeira chance de interagir com outros passageiros, fazer amizades.

As passagens de 2ª classe ficam em torno de 881Bhat (beliche de baixo) e 791 Bhat (beliche de cima).

cabine2

*Foto de thurmondthailand.wordpress.com

Dica: Escolha a cama de baixo pra despertar com uma bela paisagem de montanha, enquanto o trem atravessa o Parque Nacional Kuntan Doi, entre Lampang e Lamphun.

Assentos da classe 3

Esta opção é incrivemente barata, mas não recomendada para uma viagem tão longa quanto Bangkok – Chiang Mai, pois há apenas poltronas, e não camas, e a diferença dos é muito pequena, apenas 100 ou 200 Bhat (U$ 5 – 10).

Para viagens mais curtas, é super tranquilo, pois os vagões não costumam lotar e são limpos, geralmente com assentos acolchoados, (alguns trens mais velhos têm assentos de madeira). A passagem custa cerca de 671 Bhat.

Restaurantes

A maioria dos trens modernos possuem um vagão-restaurante, onde a comida é boa e barata, custando em torno de 150-200 baht (US $ 5 a US $ 6). O menu tem fotos e legendas em inglês. Ufa! A cerveja, infelizmente, não está disponível desde julho de 2014.

tremchangmai

 Informações Gerais para viajar de trem na Tailândia…

Como comprar passagens de trem de fora da Tailândia:

Embora seja fácil comprar as passagens na própria estação, se você já sabe a data do embarque, ou pretende viajar durante as férias tailandesas (Natal, Ano Novo, etc), o ideal é reservar com antecedência para não correr riscos.

Isso pode ser feito das seguintes formas:

(1) Consulta on-line à uma das várias agências de viagens tailandesas:

Por uma taxa, que vai de 200 e 350 baht (U$ 6 – 12), as agências resolvem tudo para você e ainda entregam as passagens no seu hotel. Você também pode buscar os bilhetes no escritório da agência em Bangkok, e pagar um pouco menos.

Pesquise online os encargos de cada agência e lembre-se de que as reservas abrem sempre 60 dias (2 meses) antes de cada partida.

Algumas agências para pesuisa:

www.thailandtrainticket.com

www.asia-discovery.com

www.thaifocus.com

www.royalexclusive.com

www.travelconnecxion.com/thailand_train_schedule.php

(2) Enviando um e-mail para Thai Railways.

É possível reservar diretamente com a State Railways of Thailand enviando um email para passenger-ser@railway.co.th ou fax pro número + 66 2 225 6068, com pelo menos 15 dias de antecedência à viagem. A Thai Railways cobra 200 Baht (U$ 6) por cada reserva feita por e-mail.

O seu e-mail ou fax deve incluir itinerário, data, número do trem, hora de partida, classe, assento/cama (viagens noturnas), número de passageiros, nome e e-mail.

Esta opção normalmente funciona bem, mas as vezes a resposta da empresa demora pra chegar.

Na estação

Bagagem: Se precisar deixar suas malas na estação por algumas horas, há um sala destinada a isso no canto esquerdo traseiro da estação, aberta das 4 às 23h, por preços que variam de 30 a 100 por cada 24 horas, dependendo do tamanho da bagagem.

Comida: KFC, Donuts, ‘Tiffy Mart’, e um restaurante tailadês, são algumas das opções.

Banheiros e chuveiros: Há banheiros e chuveiros ao lado de fora do guichê de informações no canto direito do saguão. Uma pequena taxa é cobrada, 3 baht para o uso dos banheiros e 10 baht para chuveiros.

Levando bagagem em trens tailandeses: Passageiros de 2ª classe levam a bagagem consigo e podem colocar a mochila na beliche durante a noite.

Limites de bagagem: Cada passageiro tem direito a uma mala grande e um item menor, sedo permitidos 60 kg para os passageiros da 1ª classe, 40 kg para a 2ª classe e 30 kg para 3ª classe. No entanto, eles não são tão rigorosos com este limite e as malas nem ao menos não são pesadas.

Bárbara Rocha

Bárbara Rocha

Melhores Momentos da vida - Nômades Digitais at Alcantelado & Rocha
Jornalista e produtora cultural, desistiu de esperar ser rica um dia para ir atrás do sonho de conhecer todos os países do mundo. Fanática por livros, gastronomia, música e filmes. É sócia da agência Alcantelado & Rocha e nômade digital.
Bárbara Rocha

Latest posts by Bárbara Rocha (see all)

Comentários

comments