17 pratos e bebidas Tailandesas que você precisa provar
Share

17 pratos e bebidas Tailandesas que você precisa provar




 

Os restaurantes tailandeses vêm ganhando popularidade no mundo todo, por conta de seus fortes sabores e diversidade de ingredientes.

Enquanto grande parte da gastronomia internacional tem como preceito básico a simplicidade de suas receitas, a tailandesa não é bem uma delas –  seus pratos incluem, muitas vezes, uma enorme quantidade de ingredientes, que harmonizam-se, criando impressionantes (e deliciosos) resultados.

Confira 17 dos nossos pratos e bebidas tailandesas favoritas, antes de pegar um vôo para Banguecoque ou visitar o melhor restaurante tailandês em sua cidade.

 

COMIDAS

 

Nuea daet diao kaphrao thot
Photo: Takeaway

Photo: Takeaway

Nuea daet diao kaphrao thot é frequentemente consumido com bebidas alcoólicas. Trata-se de carne seca, em seguida frita, misturada com manjericão frito crocante, e servida com um molho picante.

Khao man kai
Photo: Takeaway

Photo: Takeaway

khao man kai  , a versão tailandesa do arroz de frango Hainanese,  não é encontrado com frequência nos restaurantes tailandeses ocidentais. Este prato consiste em pedaços de frango macios e suculentos por cima do arroz de jasmim temperado com caldo de frango, servido com um molho de pimentão.

Khao tom kui
Photo: Takeaway

Photo: Takeaway

Khao tom kui é tipicamente consumido no café da manhã e consiste num simples mingau de arroz, servido com vários acompanhamentos. Outras variações do prato incluem carnes e cebola verde.

 

Kai yang
Photo: Takeaway

Photo: Takeaway

Kai yang é é originário do Laos e de Isan, região nordeste da Tailândia, no entanto, pode ser encontrado em toda a Tailândia. O frango é marinado e, em seguida, grelhado em fogo baixo em uma chama de carvão vegetal por um longo tempo. É  servido com “som tum” e arroz pegajoso, num pequeno cesto de bambu.

Laap pet
5

Photo: Garrett Ziegler

Laap pet é outro prato tailandês do nordeste, encontrado em muitos restaurantes tailandeses. Consiste em pato picado (servido cozido ou cru), tipicamente temperado com molho de peixe, suco de limão e outros aromáticos, misturado com pimenta e hortelã. O arroz pegajoso é o acompanhamento habitual.

 

Yam pla duk fu
6

Photo: Takeaway

Yam pla duk fu é um prato da cidade de Isan que consiste em peixe crocante (pla duk) e salada picante de manga. A salada é tipicamente servida em uma tigela separada do peixe, permitindo que o peixe permaneça crocante.

 

Sai krok Isan
Photo: Ron Dollete

Photo: Ron Dollete

Um dos pratos mais famosos do nordeste da Tailândia, sai krok Isan é uma salsicha fermentada com um distintivo sabor levemente azedo, feita a partir de carne de porco, alho picado e arroz glutinoso.

 

Som tam
Photo: Karen Blumberg

Photo: Karen Blumberg

Uma das saladas mais populares da Tailândia, som tam é feita de papaia verde ralada misturada com limão, pimentão, sal, molho de peixe, e açúcar (para cortar a acidez). Em um pilão ou em outro recipiente, os ingredientes são triturados.

 

Kor moo yang
Photo: Jeffrey Chiang

Photo: Jeffrey Chiang

kor moo yang não é o prato mais complexo em termos de ingredientes. Trata-se do pescoço do porco temperado e grelhado. Este, que também é  um prato originário de Isan, é servido geralmente com um molho à base de pimentão.

 

Khao nia mamuang
Photo: Dorami Chan

Photo: Dorami Chan

Este prato é servido tanto nos restaurantes quanto nas barracas de rua, sempre que as mangas estão na época.  khao nia mamuang é feito de arroz pegajoso doce com mangas. O arroz glutinoso usado neste prato é tipicamente adoçado pela adição de leite de coco.

 

Kaeng khiao wan
Photo: Takeaway

Photo: Takeaway

Este prato é encontrado tanto na Tailândia quanto no Ocidente. kaeng Khiao wan significa “curry verde doce.” A base do prato vem do leite de coco e dos pimentões verdes, do qual deriva seu nome.

 

Roti kluai khai
Photo: Su Lin

Photo: Su Lin

Encontrado nas barracass de rua, roti Kluai khai é um tipo de “panqueca” preenchida com banana e ovo (fritos no interior do roti). É frequentemente adoçado com leite condensado e açúcar, ou coberto com calda de chocolate.

 

Tod man pla
13

Photo: Takeaway

 

Tod man pla consiste em peixe picado e frito misturado com pasta de curry vermelho, feijão, e folhas de limão kafir. É normalmente servido com um molho doce.

 

Khanom tom
Photo: Dorami Chan

Photo: Dorami Chan

A massa do Khanom tom é preparada com uma mistura aproximada de farinha de arroz glutinoso e água. A calda leva çúcar, leite de coco, e outros ingredientes. As bolas são fervidas e, em seguida, enroladas em coco ralado.  Esta sobremesa é tipicamente sevida por vendedores de rua que preparam o prato na hora.

 

 

BEBIDAS

 

Krating Daeng
Photo: Danny Choo

Photo: Danny Choo

A inspiração para o Red Bull. Krating Daeng é uma doce (muito mais doce do que o seu homólogo mundialmente famoso) bebida energética não-carbonatada encontrada no sudeste da Ásia. Os ingredientes de bebida incluem água, açúcar de cana, cafeína, taurina, inositol, e vitaminas B.

 

Cha yen
16

Photo: I Believe I Can Fry

Conhecido como chá gelado Thai em Inglês, cha yen é um forte chá de Ceilão, misturado com uma infinidade de ingredientes, adoçado, derramado sobre pedras de gelo, e servido com leite.

 

Cerveja Chang
17

Photo: Mark Fischer

A cerveja mais vendida da Tailândia. O volume de álcool da Chang é de 6% quando fabricada para consumo local e de 5% quando fabricada para exportação. Não é incomum ver esta cerveja sendo consumida a partir de garrafas de 640ml.




Por: JOE BATRUNY, Matador Network

Este artigo foi adaptado do Matador Network. (link original)

Bárbara Rocha

Bárbara Rocha

Melhores Momentos da vida - Nômades Digitais at Alcantelado & Rocha
Jornalista e produtora cultural, desistiu de esperar ser rica um dia para ir atrás do sonho de conhecer todos os países do mundo. Fanática por livros, gastronomia, música e filmes. É sócia da agência Alcantelado & Rocha e nômade digital.
Bárbara Rocha

Latest posts by Bárbara Rocha (see all)

Comentários

comments